quinta-feira, 8 de julho de 2010

FMI RECOMENDA REMÉDIO AMARGO PARA O TIO SAM

O governo Obama deve tomar medidas mais agressivas - incluindo aumento da receita de impostos - para conter o déficit orçamentário e a dívida pública dos Estados Unidos sem prejudicar a recuperação do crescimento, de acordo com avaliação do Fundo Monetário Internacional.

Segundo o relatório do FMI, a perspectiva para a economia norte-americana melhorou, mas o governo está usando concepções exageradamente otimistas em seu plano para cortar o déficit até 2013 e estabilizar a dívida pública em 70% do produto interno bruto até 2015. As atuais políticas elevarão a dívida a 95% do PIB em 2020, prevê o Fundo.

Alguns ajustes podem ser obtidos por meio de cortes de gastos, mas o FMI também destacou que alguma forma de aumento de imposto será necessária - colocando um duro desafio para os políticos norte-americanos, geralmente pouco afeitos a elevação de impostos. Os possíveis alvos, diz o fundo, incluem a popular dedução para juros sobre hipotecas, aumento de impostos de energia ou a imposição de um imposto nacional de consumo ou sobre atividade financeira.

"O tempo e a composição do ajuste precisam ser cuidadosamente delineados para minimizar o impacto na demanda ao mesmo tempo assegurando a credibilidade", diz o relatório. O FMI endossou o plano de redução de 2% no déficit no orçamento do governo para o ano fiscal de 2011, mas afirmou isso deve ser seguido por um compromisso com outros passos nos próximos anos e medidas para lidar com os crescentes gastos com benefícios sociais.

O FMI elevou sua previsão de crescimento para os Estados Unidos para 3,3% em 2010 e 2,9% em 2011, ante estimativas feitas em abril de 3,1% em 2010 e 2,6% em 2011. Mas alertou que o possível impacto dos problemas com dívidas soberanas na Europa podem aumentar os riscos (de recessão).

Considerando que o dólar está agora "moderadamente supervalorizado em uma perspectiva de médio prazo", o FMI afirmou que outros países precisarão permitir maior flexibilidade de taxa de câmbio ou apreciação - uma possível referência ao forte controle de câmbio na China.

Deu no Estadão

CRESCE O EMPREGO NA INDÚSTRIA


O emprego industrial subiu 0,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 8. Na comparação com maio do ano passado, a ocupação na indústria registrou variação positiva de 4,2%, maior variação ante igual mês de ano anterior apurada pelo IBGE desde outubro de 2004, quando a expansão foi da mesma magnitude. Ainda nessa comparação, o resultado de maio representou a quarta taxa positiva consecutiva na ocupação do setor.

No ano, o emprego acumula alta de 1,9% e em 12 meses, de -2,6%. A folha de pagamento real da indústria registrou queda de 0,8% em maio ante abril e variação positiva de 3,7% ante maio do ano passado, acumulando alta de 3,8% no ano e queda de 0,9% em 12 meses.

Em termos regionais, ante maio de 2009, houve aumento do emprego na indústria em todas as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, com destaque de influência positiva para São Paulo, que contribui com cerca de 40% da ocupação nacional do setor e registrou expansão de 3,3% nesse confronto.

Entre as principais contribuições setoriais para a elevação do emprego ante igual mês do ano passado, destacam-se as atividades de produtos de metal (8,9%), alimentos e bebidas (2,5%), máquinas e equipamentos (6,4%), calçados e couro (8,2%) e meios de transporte (5,8%). Dos 18 segmentos pesquisados, 15 aumentaram o número de vagas em maio na comparação com maio de 2009.

Fonte: Estadão
PSDB NÃO TEM CREDIBILIDADE EM PROGRAMAS SOCIAIS, DIZ DILMA


A candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, disse há pouco, em campanha na cidade de São José do Rio Preto (SP), que os governos do PSDB não têm credibilidade para propor programas sociais e que há uma desconfiança a respeito de seus adversários em cumprir metas nessa área. “Faça o que fizerem, a desconfiança a respeito dos governos do PSDB de cumprir programas sociais permanece”, disse a petista. “Não por causa das palavras, mas por atos e fatos que eles produziram ao longo dos governos”, completou a candidata.

A petista voltou a criticar compromisso assinado pelo seu adversário na disputa eleitoral, José Serra (PSDB), que garante a manutenção de programas sociais do governo Luiz Inácio Lula da Silva, como o Bolsa Família. Serra pretende entregar aos eleitores carta em que garante a permanência dos benefícios. Dilma afirmou ainda que, quando Serra foi prefeito de São Paulo, não fez um cadastro como deveria para implantação de um programa semelhante, referindo-se ao programa Renda Cidadã.

“Se quando estava no governo não fez o que prometeu, não pode, de maneira alguma, ter credibilidade para dizer que vai dobrar (o Bolsa Família).” De acordo com Dilma, a questão não é dobrar o valor do Bolsa Família, mas manter um programa que impede que os beneficiados vivam em situações de privação. “Não é possível que os programas sociais tenham marcas eleitorais. Tanto que começamos a implantar o Bolsa Família quando o País se recuperava de uma crise, da qual recebemos em 2002″, explicou a ex-ministra, numa crítica indireta ao governo tucano de FHC.

Mesmo lançando críticas contra os adversários, Dilma disse que não fará uma campanha de baixo nível e garantiu que manterá o padrão do debate com os seus concorrentes. “Eu tenho propostas, um conjunto de realizações a apresentar. Não tenho motivo para aceitar um debate em nível menor”, afirmou a candidata.

Deu no Estadão


JOSÉ SERRA: O MEU VICE É ÍNDIO

Fonte: O Recôncavo
CONDENADA PROCURADORA QUE ESPANCAVA CRIANÇA

Reprodução / TV Globo

A procuradora aposentada Vera Lúcia Sant’Anna Gomes foi condenada nesta quinta-feira (8) a oito anos e dois meses de prisão. A decisão é do juiz Mário Mazza, da 32ª Vara Criminal. Segundo o Tribunal de Justiça, essa é uma decisão de primeira instância e a procuradora ainda pode recorrer. Ela é acusada de torturar uma menina de dois anos que estava sob sua guarda provisória à espera de adoção.

O caso foi denunciado em abril pelos empregados da procuradora. Segundo eles, ela agrediu fisicamente e com xingamentos a menor. A criança foi encontrada pelo Conselho Tutelar no apartamento da procuradora com sinais de maus tratos. Vera Lúcia está presa há quase dois meses.

Em parecer encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, defendeu a manutenção da prisão da procuradora de Justiça aposentada.

Deu no G1.

Ver imagem em tamanho grande

MERCADANTE DEFENDE MUDANÇAS NA COBRANÇA DOS PEDÁGIOS EM SÃO PAULO

São Paulo – Ao participar de um evento na tarde de hoje (07) na favela de Heliópolis, em São Paulo, o candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, disse que a redução dos preços e a modificação na forma de cobrança dos pedágios nas estradas paulistas estão entre suas propostas de governo.

Segundo ele, a questão dos pedágios passa pela revisão do modelo de concessão estabelecido em contrato com as concessionárias das estradas paulistas. Os contratos mais antigos de concessão variam conforme o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) e os novos, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Mercadante disse ainda que também vai estudar a implantação de um novo sistema de cobrança, que já existe nos países desenvolvidos e onde o usuário só pagaria pelo quilômetro efetivamente rodado. A ideia é acabar com as praças de pedágio, com o sistema passando a funcionar por meio de um chip no caro e a cobrança sendo feita por meio de uma conta do usuário.

“Se pagarmos pelo quilômetro efetivamente rodado, vamos conseguir gerar uma coisa mais equilibrada para a população. Mas as tarifas, de qualquer forma, estão muito abusivas. São as mais altas do mundo”, disse.

Deu no: Vi o Mundo

Kassab já admite SP sem abertura da Copa

COPA DE 2014: KASSAB JÁ CHUTA O BALDE

A cidade de São Paulo corre mesmo o risco de não receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. Depois da exclusão do Morumbi pelo Comitê Organizador Local, a incerteza em relação à capital paulista persiste. Durante visita na manhã desta quinta-feira (8) ao Soccer City, em Johannesburgo, o prefeito Gilberto Kassab reforçou o discurso de fazer todos os esforços para abrir o evento no Brasil, mas admitiu a possibilidade de não ser escolhido.

- É o maior evento do mundo e temos a preocupação em corresponder da melhor maneira possível, com o objetivo de alcançar o patamar de excelência. Vamos fazer todo o esforço pela abertura, mas se não der, paciência.

Apesar de ainda não descartar o Morumbi (a CBF garante que o estádio não tem chance de voltar), o prefeito de São Paulo evitou falar sobre novos projetos e advertiu que seria impossível levantar uma arena do porte do Soccer City com dinheiro público.

- Há [como opções] o Pacaembu, o Morumbi e também o estádio do Palmeiras. Não há estádio em Pirituba, o que existe é um projeto para um grande complexo de eventos, para exposições e outras coisas também.

Kassab assistiu ao jogo entre Alemanha e Espanha, nesta quarta-feira (7), ao lado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Porém, o político garantiu que ainda não adiantou o assunto sobre a cidade de São Paulo. A expectativa é que Teixeira se encontre com o governador paulista, Alberto Goldman, na próxima semana.

O presidente da CBF mostrou, nesta quinta, sua preocupação com os preparativos do Mundial de 2014. Segundo o dirigente, os principais problemas são aeroportos e atrasos de São Paulo e Curitiba.

Deu no R7
CASO BRUNO É DESTAQUE INTERNACIONAL

O goleiro Bruno do Flamengo é acompanhado pela po

A prisão do goleiro Bruno, do Flamengo, principal suspeito do desaparecimento da ex-amante, Eliza Samudio, ganhou repercussão em emissoras de televisão e sites internacionais que não cobrem apenas esporte. A fato também ocupou páginas da mídia especializada.

O canal de TV americano CNN noticiou o caso durante toda a programação. A matéria, feita por um correspondente no Rio de Janeiro, mostrou que o crime virou manchete nos jornais esportivos brasileiros dois dias depois de o país ser eliminado na Copa do Mundo. O canal também informou aos americanos que não existe pena de morte no Brasil.

O site do canal britânico BBC deu destaque para o fato de Bruno ser o goleiro do time de futebol brasileiro mais popular. Já a versão online do jornal italiano "Corriere della Sera" optou por uma manchete mais sombria: "A sombra da morte está sobre o goleiro do Flamengo, que foi parar na cadeia".

O periódico espanhol “El País” destacou o depoimento do adolescente, primo de Bruno: “Jovem assegura que a amante desaparecida do capitão do Flamengo está morta”. A edição online do New York Times noticiou: “Astro do futebol brasileiro é preso pelo desaparecimento da namorada”.

Fonte: Band.com

MERA COINCIDÊNCIA?

CABEÇA DE HERÓDOTO CAI NA TV CULTURA

A cabeça do jornalista Heródoto Barbeiro rolou no programa Roda Viva, da TV Cultura (do governo do Estado de São Paulo, sob comando demo-tucano).

Quem assumirá o lugar é Marília Gabriela.

"Coincidentemente", a cabeça de Heródoto rolou, logo após o jornalista fazer um questionamento ao vivo, à Serra, sobre os pedágios abusivos nas estradas paulistas, durante os governos do próprio Serra e Alckmin:


Em SP, Dilma sobe o tom de críticas contra Serra


Nos primeiros lances da disputa presidencial nas ruas, a candidata do PT, Dilma Rousseff, intensificou o tom dos ataques ao principal rival, o tucano José Serra, a quem veladamente chamou de presunçoso, em vez de seguir a estratégia de só comparar projetos de governos do PT e do PSDB. A ofensiva é resposta a uma escalada de críticas diretas feitas pelo candidato do PSDB à petista nos últimos dias. Os candidatos, que participaram de agendas em horários simultâneos em São Paulo, sugerem que os ataques pessoais poderão dominar essa fase da campanha eleitoral.

"Quero ser a primeira mulher presidente do Brasil. Não sou daqueles que acham que são capazes de fazer tudo, daquele tipo orgulhoso, presunçoso, que acha que tudo sabe e tudo faz. Eu preciso de gente e de equipe", afirmou Dilma, em discurso na Praça da Sé, centro da capital paulista, quando criticou indiretamente o que considera estilo centralizador de Serra e começou a elucidar políticas para educação, saúde e segurança. Foi o primeiro ato oficial de campanha no Estado.

Fonte: Agência Estado


Dilma critica política tucana paulista de educação


Nos primeiros lances da disputa presidencial nas ruas, a candidata do PT, Dilma Rousseff, intensificou o tom dos ataques ao principal rival, o tucano José Serra, a quem veladamente chamou de presunçoso, em vez de seguir a estratégia de só comparar projetos de governos do PT e do PSDB. A ofensiva é resposta a uma escalada de críticas diretas feitas pelo candidato do PSDB à petista nos últimos dias. Os candidatos, que participaram de agendas em horários simultâneos em São Paulo, sugerem que os ataques pessoais poderão dominar essa fase da campanha eleitoral.

"Quero ser a primeira mulher presidente do Brasil. Não sou daqueles que acham que são capazes de fazer tudo, daquele tipo orgulhoso, presunçoso, que acha que tudo sabe e tudo faz. Eu preciso de gente e de equipe", afirmou Dilma, em discurso na Praça da Sé, centro da capital paulista, quando criticou indiretamente o que considera estilo centralizador de Serra e começou a elucidar políticas para educação, saúde e segurança. Foi o primeiro ato oficial de campanha no Estado.


Deu na Agência Estado

PREFEITO DO DEM DECLARA APOIO A DILMA E ATACA TUCANOS

São José do Rio Preto (SP) - O prefeito de Tanabi (SP), José Francisco de Mattos Neto, do DEM, roubou a cena hoje no jantar de empresários e políticos em apoio à candidata doPT à Presidência, Dilma Rousseff. Além de declarar o apoio à candidata, o prefeito fez duras críticas aos governos tucanos no Estado de São Paulo. "São duas décadas de desmonte do Estado e de sucateamento do serviço público", disse Mattos Neto. Segundo ele, Dilma é a mais preparada para a Presidência e os servidores públicos estão mobilizados para eleger o senador Aloizio Mercadante governador paulista.O prefeito afirmou ainda, sem citar o seu partido, que a atual direita vai acabar no País e que vai haver uma nova direita "que escreve Brasil com 's' e que sabe negociar".Dilma chegou por volta das 20h45 a um bufê de São José do Rio Preto, acompanhada de Mercadante e de Marta Suplicy, candidata do PT ao Senado. Um pouco mais tarde, chegou Netinho de Paula, candidato a senador pelo PCdoB.Na mesa da candidata do PT sentaram-se alguns empresários, entre eles os usineiros Luciano Sanches, do Grupo Cerradinho, e Hermelindo Ruete de Oliveira, do Grupo Virgolino de Oliveira.