domingo, 22 de agosto de 2010

SERRA NÃO MUDARÁ CAMPANHA APÓS ÚLTIMAS PESQUISAS

O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, disse neste domingo que sua campanha não deve mudar de rumo, mesmo depois dos resultados da última pesquisa Datafolha que mostram o tucano 17 pontos atrás de Dilma Rousseff, do PT.

"Nós vamos seguir nosso trabalho com muita seriedade, muito empenho, otimismo e propostas para mostrar para a população, e vamos chegar lá", afirmou a jornalistas.

Serra visitou o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na zona norte de São Paulo.

Ele estava acompanhado do candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que também minimizou os resultados da pesquisa.

"O processo eleitoral está em pleno curso, não tem nenhuma decisão definitiva. Acho que o Serra tem tudo para ir para o segundo turno e, indo para o segundo turno, é uma nova eleição. E ele tem chance de ganhar".

Fonte:Reuters

MINERADORES CHILENOS SÃO ENCONTRADOS VIVOS APÓS 22 DIAS

Um total de 33 mineradores presos há mais de duas semanas em uma mina no Chile, após um desmoronamento, disseram estar todos vivos em uma mensagem enviada por meio de uma sonda de perfuração, afirmaram neste domingo autoridades chilenas.

O presidente chileno Sebastián Piñera disse que um pedaço de papel foi amarrado a uma sonda usada pelas equipes de resgate para perfurar até o local onde os mineradores estão localizados. Mas o governante ressaltou que levará meses para tirá-los de lá.

"Os 33 de nós na câmara estão bem," informou a mensagem, segurada por Piñera na televisão. "Levará meses (para tirá-los de lá). Demorará, mas não importa o quanto demore para termos um final feliz," afirmou Piñera.

Parentes se abraçaram e se beijaram quando a notícia da mensagem se espalhou pelo lado de fora da entrada da mina, onde eles estão acampados desde o acidente, em 5 de agosto.

Equipes de resgate planejam enviar pequenos tubos de plástico por um buraco com comida, gel hidratante e equipamentos de comunicação. No fundo da mina, há depósitos de água e poços de ventilação, que podem ajudar os mineradores a sobreviver.

Parentes dos mineradores disseram que as equipes de resgate encontraram uma mensagem pintada em uma pequena sonda usada para perfurar cerca de 700 metros verticalmente na mina, confirmando que eles estão vivos na pequena mina de ouro e cobre perto da cidade de Copiapo, no norte do país.

Equipes de resgate afirmaram que uma sonda alcançou quase 700 metros de profundidade e perfurou um túnel perto de onde os mineradores mais provavelmente tinham procurado abrigo.

O ministro da Mineração, Laurence Golborne, afirmou que as equipes de resgate baixariam uma câmera e microfones em uma tentativa de localizar e contatar os mineradores.

Os trabalhadores presos estão sete quilômetros dentro da mina, cerca de 700 metros verticalmente abaixo da superfície. Equipes de resgate dizem que pode demorar até quatro meses para cavar um novo túnel e encontrar os mineradores, após a rampa principal da mina ter desmoronado.

O governo disse no começo deste mês que a probabilidade de encontrar sobreviventes era pequena.

Piñera demitiu duas autoridades da instituição reguladora da atividade mineradora do Chile e prometeu uma grande reforma na agência depois do acidente.

Grandes acidentes em minas são raros no Chile, mas o governo diz que a mina San José, cuja dona é a empresa local Compania Minera San Esteban Primera, sofreu uma série de problemas e 16 trabalhadores morreram nos últimos anos.

Fonte: Reuters