segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MINEIROS SE REENCONTRAM COM A CÁPSULA QUE OS RESGATOU

Os 33 mineiros que ficaram soterrados por mais de dois meses numa mina no Chile se reencontraram na segunda-feira com a cápsula que os resgatou, numa homenagem oficial em que foram saudados como celebridades.

O mineiro Claudio Yanez, um dos 33 resgatados, segura bandeira e miniatura da cápsula Fênix 2

Vestidos em traje social, incluindo um com traje típico de camponês, os homens chamados de "heróis" no país tiveram uma audiência privada com o presidente Sebastián Piñera e os ministros envolvidos no resgate, para depois participar de um ato de gala em que se comemorou uma das maiores façanhas de sobrevivência no mundo.

"Estamos totalmente agradecidos", disse Luis Urzúa, que era o chefe de turno dos trabalhadores dentro da mina, na homenagem em que foi lançada uma música composta para os operários.

Os mineiros saudaram e deram autógrafos para as milhares de pessoas que se aglomeraram em frente ao palácio do governo, após o ato onde receberam uma medalha e uma réplica em miniatura da cápsula Fénix.

"Os 33" se aproximaram do dispositivo original de salvamento, que parece um foguete espacial e está exposto em uma praça na frente da sede do governo.

A operação de resgate em meados de outubro foi seguida por uma grande audiência global e ocupou espaços na mídia em todo o mundo. A partir daí, os operários tem recebido tratamento de celebridades, com a perseguição dos veículos de comunicação e viagens para cumprir compromissos internacionais.

Fonte: Reuters