quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NA FRANÇA PAIS TROCAM FILHA POR CARRO


Os pais de uma jovem estão sendo acusados em um tribunal na França de ter trocado sua filha por um carro usado. A jovem, hoje com 30 anos, foi transformada em escrava doméstica e sexual pelo casal que a adquiriu.

O casal que escravizou a jovem também é réu no julgamento do caso, iniciado nesta semana na cidade francesa de Melun.

De acordo com o jornal francês Le Post, a jovem, identificada apenas como Sabrina, tinha 23 anos quando foi entregue a Franck Franoux, hoje com 51 anos, e Florence Carrasco, 36, como parte do pagamento de um carro usado - ela foi estimada em 750 euros (R$ 1760).

O cativeiro e tortura de Sabrina teriam ocorrido entre 2003 e 2006. Sabrina teria sido obrigada a viver acorrentada em um abrigo.

Segundo a promotoria, durante o tempo em que ficou presa, ela foi queimada com ferro quente e cigarros, espancada com barras de ferro e pedaços de madeira, obrigada a cuidar dos sete filhos do casal e a manter relações sexuais com outros homens, que pagavam por isso.

Em 2006, Sabrina ficou gravemente doente e foi deixada em frente a um hospital de Paris. Ela não tinha dentes e pesava apenas 34 quilos.

Além de Sabrina, outros dois homens, Maurice, 58 anos, e Jean-Luc, 56, também teriam sido torturados pela mesma família.

Cirurgia e traumas

Desde que foi abandonada no hospital, Sabrina passou por várias cirurgias, para a reconstrução de nariz e orelhas, que foram mutilados durante o tempo em que passou no cativeiro.

De acordo com declarações da polícia francesa ao jornal Le Post, ela foi encontrada em 'um estado físico e psicológico deploráveis'.

O advogado da vítima disse ao mesmo jornal que Sabrina teve 'as duas orelhas queimadas, o cabelo raspado, o nariz quebrado. Ela foi queimada com cigarros (...). Ela foi estuprada em várias ocasiões.'

Em entrevista ao jornal Le Parisien, Sabrina afirma que ainda não consegue dormir.

'Em algumas noites eu tenho lembranças. Eu não durmo', afirmou.

Se forem considerados culpados, os acusados poderão ser condenados a penas que variam entre dois e 15 anos de prisão.

Fonte: MSN

EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA ENCONTRA 3 NOVAS ESPÉCIES DE SAPO NA COLÔMBIA

Una expedición científica encuentra tres ...

O diretor da expedição científica e especialista em conservação de anfíbios, Alonso Quevedo, confirmou que foram encontradas três espécies de sapos que, segundo as primeiras análises, são completamente novas para a ciência.

Entre a novidades, encontra-se um sapo misterioso que tem os olhos com um vermelho intenso da cor de um rubi, outro com um pequeno nariz fino e uma rã que possui brilhos vermelhos nas suas ancas.

As três espécies foram encontradas durante o dia, quando se encontravam ativas, comportamento que os cientistas acreditam não ser usual para a maioria dos anfíbios, disse Quevedo.

O sapo de nariz pontiagudo pertence ao gênero Rhinella y fue encontrado na floresta tropical do Departamento de Chocó na Colômbia.

Além de sua estranha aparência, é bastante incomum o fato de que tais sapos não formam os girinos. Eles põem os seus ovos no solo da floresta e ao romperem a casca, já saem como sapos jovens.

O sapo com os olhos de rubi é um novo gênero para a ciência e foi encontrado no solo de uma floresta a uns 2000 metros acima do nível do mar e que mede de três a quatro centímetros.

Um dos pesquisadores, Robin Moore, informou que nunca viu um sapo com os olhos com uma cor vermelha tão intensa nos olhos, e disse ser " uma característica pouco usual para os anfíbios e seu descobrimento oferece uma grande oportunidade para aprender mais sobre como e porque se adaptou dessa maneira".

Para Moore, o mais importante agora é "proteger estes habitats", pois "no futuro será essencial para assegurar a sobrevivência tanto dos anfíbios como dos benefícios que eles proporcionam ao ecossistema e às pessoas", afirmou.

Fonte: EFE

FIXADA A DATA PARA O LEILÃO DO TREM BALA


A reunião ontem entre a presidente eleita, Dilma Roussef, e integrantes da Casa Civil e do setor de transporte do governo selou a data do leilão do trem-bala que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. Ele vai acontecer em 29 de novembro por decisão de Dilma.

Havia pedidos dos empresários para que a data fosse adiada e por isso houve o encontro ontem entre a presidente eleita e os integrantes do governo responsáveis pelo leilão.

Houve, segundo alegações dos interessados, atrasos do governo na divulgação das regras devido ao processo eleitoral, o que teria atrapalhado a tomada de decisão das empresas e o fechamento dos estudos que garantam a viabilidade do projeto.

Mesmo com as reclamações a decisão foi por manter a data prevista no edital. As propostas serão entregues dia 29 e o vencedor será conhecido 18 dias depois.

Fonte: Folha