terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CUBA LANCARÁ FILME SOBRE ZUMBIS JÁ EM 2011


O cineasta cubano Alejandro Brugues deve lançar ainda em 2011 o primeiro filme de zumbis feito em Cuba, a comédia The Juan of the dead.
Na trama, uma cidade inteira da ilha é tomada por mortos-vivos. As autoridades insistem que é um plano de dissidentes para derrubar o governo cubano, com apoio dos Estados Unidos. Neste cenário surge Juan (Alexis Diaz Villegas) que promete, por preços camaradas, exterminar os zumbis.
Este é o segundo filme de Brugues, formado na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba. O cineasta afirma que, apesar de o filme ser sobre zumbis, o enredo mostra também como os cubanos reagem a uma crise, algo que Brugues diz não ter faltado nos últimos 50 anos em Cuba.
Ele também conta que quis fazer uma comédia social, mas que contivesse elementos de ação e horror.
O país já produziu muitos sucessos e filmes vencedores em festivais internacionais de cinema. Mas, o último a conseguir reconhecimento internacional foi Morango e chocolate, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1994.
Juan of the dead pretende retomar este sucesso. O filme é o mais novo exemplar do cinema independente cubano.
Ao invés de subsídio do Estado, a produção do longa foi financiada por recursos estrangeiros. O filme é uma coprodução cubano-espanhola, e a atriz principal é da Espanha. Apesar de não ter entrado com dinheiro, o governo teve que aprovar o roteiro.
Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário