terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EX-DITADOR É DETIDO NO HAITI PARA INTERROGATÓRIO

O ex-ditador do Haiti Jean-Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc, foi detido por autoridades haitianas nesta terça-feira, para ser interrogado na Promotoria de Porto Príncipe.

Mais cedo, cerca de dez policiais, o promotor Aristides Auguste e o juiz Gabriel Ambroise foram ao Hotel Karibe, onde o ex-ditador se hospeda desde seu retorno inesperado à ilha no último domingo (16). Ele passou os últimos 25 anos exilado na França.

Eles não revelaram aos jornalistas o tema do encontro, mas uma fonte do governo citada pela agência de notícias Reuters afirma que as autoridades discutem se vão processá-lo por roubo do Tesouro durante seu governo. "Ele será questionado e permanecerá à disposição da Justiça", disse a fonte, que pediu anonimato.

O ex-ditador saiu pelos fundos do hotel, acompanhado de um grande contingente policial e sem dizer uma só palavra. Questionada se ele estava sendo preso, sua companheira Veronique Roy apenas riu.

Organizações de direitos humanos, como a Anistia Internacional, pediram que as autoridades haitianas levassem Baby Doc à Justiça para responder pela morte e tortura de milhares de opositores nas mãos da milícia dos Tonton Macoutes durante seus 15 anos no poder.

Baby Doc governou o país entre 1971 e 1986. Uma multidão recebeu o ex-ditador no aeroporto internacional Toussaint Louverture, onde chegou acompanhado de vários colaboradores pouco depois das 17h30 (20h30 de Brasília).

A notícia da presença de Baby Doc de novo no Haiti 25 anos após ser derrubado por uma revolta popular e no meio da crise que vive o país circulou pela capital e foi retransmitida ao vivo por várias emissoras de rádio.

O retorno de Duvalier fez surgir perguntas na capital sobre o significado do retorno deste ex-líder, considerado, junto com seu pai, François, que governou entre 1957 e 1971, responsável por um regime que governou com mão de ferro, desprezo aos direitos humanos e corrupção. Seus governos são considerados responsáveis pela morte de milhares de opositores e do desvio de recursos significativos do país durante 29 anos.

O presidente haitiano, René Préval, advertiu em 1997, durante seu primeiro mandato, que Duvalier seria preso se retornasse ao Haiti.

Comentaristas destacaram que não é possível imaginar que as altas autoridades do país não estavam conscientes das diligências de Duvalier para voltar ao Haiti.

Duvalier chegou ao poder em 1971, aos 19 anos, após a morte de seu pai, François Duvalier, o Papa Doc, que previamente o havia nomeado seu sucessor.

Após permanecer na Presidência do Haiti até 1986, teve que exilar-se perante o agravamento da situação no país caribenho, indo para a França, onde morou em várias localidades durante todos estes anos.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário