terça-feira, 18 de janeiro de 2011

HOMEM BOMBA MATA 42 NO IRAQUE

Um homem-bomba atacou na terça-feira um posto de recrutamento de policiais em Tikrit, cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein, matando pelo menos 42 deles, e deixando mais de 100 feridos, segundo autoridades.
Ahmed Abdul-Jabbar, vice-governador da província de Salahuddin, disse que o autor do atentado, usando um traje repleto de explosivos, atacou homens que estavam com seus documentos na fila de emprego. "Quem mais seria se não a Al Qaeda, que continua nos massacrando?", disse ele. "São terroristas."
Uma fonte policial na cidade, que fica 150 quilômetros ao norte de Bagdá, disse que o principal hospital local ficou lotado. Mesquitas usaram seus alto-falantes para pedir doações de sangue.
"O teatro (ambiente) hospitalar agora está cheio de mortos e jovens feridos. As ambulâncias continuam retirando as vítimas", disse uma fonte policial no hospital, sem se identificar.
Um porta-voz da polícia disse que mais de 300 pessoas estavam na fila na hora da explosão. "Há muitos mortos e feridos. O lugar está cheio de rapazes mortos e rapazes feridos."
A violência no Iraque diminuiu consideravelmente em relação ao auge do conflito sectário, em 2006 e 2007, mas atentados e tiroteios continuam ocorrendo diariamente.
A província de Salahuddin, terra da família de Saddam, ainda sofre ataques frequentes, atribuídos a insurgentes sunitas contrários ao governo de Bagdá, dominado por xiitas. Tikrit é uma cidade de maioria sunita.
Os insurgentes têm ampliado seus ataques contra policiais e soldados iraquianos desde que as forças dos EUA encerraram oficialmente suas operações de combate, em agosto passado, preparando-se para uma retirada completa neste ano.
Um funcionário da assembleia legislativa provincial, Muhanad Abdulrahman, contou que correu para a sacada do prédio, no centro da cidade, ao escutar a explosão.
"Vi uma caminhonete da polícia sair correndo, com pilhas de feridos. O sangue escorria pelas laterais do veículo, e as pessoas na caçamba estavam cobertas de sangue."
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário