terça-feira, 18 de janeiro de 2011

USO DE CARTÕES DE CRÉDITO FAZ CAIR O NÚMERO DE CHEQUES SEM FUNDOS


A substituição crescente dos cheques pelos cartões de crédito levaram a uma queda expressiva nas devoluções desses documentos por falta de provisão do correntista, em 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo. Do total de pagamentos feitos com cheques (1,120 bilhão de documentos), 1,76% não tinha fundos, o correspondente a 19,7 milhões – o mais baixo nível desde 2004, quando a taxa atingiu 1,58%.
De janeiro a dezembro de 2009, foram devolvidos 2,15% dos cheques emitidos, um volume de 26,5 milhões de documentos sem fundo. No ano passado, o estado do Amapá liderou com 10,79%, enquanto São Paulo apresentou o menor índice de devolução (1,32%).
Por meio de nota, a Serasa informou que na análise dos economistas a redução “é resultado da preferência do consumidor por formas de financiamento com prazos mais longos que o pré-datado e com possibilidade de fazer pagamentos mínimos, como no cartão de crédito”.
Esses analistas apontaram que as devoluções cresceram apenas nos dois últimos meses do ano passado, período em que o consumidor evitou atingir o limite do cartão de crédito. Para o primeiro trimestre deste ano, os economistas da Serasa preveem maior risco de inadimplência com cheques em razão do aumento das despesas tradicionais dessa época: pagamento do Imposto Predial e Territorial e Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e despesas escolares.
Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário