quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DILMA ROUSSEFF CRIA PAC CONTRA A MISÉRIA

A primeira ação da presidente Dilma Rousseff será a criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do combate à miséria.

Ela se reuniu com 12 ministros nesta quinta-feira (6), pela manhã, e pediu que organizem o programa de forma a garantir que haja metas, prestação de contas e monitoramento das medidas.

Segundo a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), que coordenará o novo PAC, o programa partirá de iniciativas como a ampliação das redes sociais e das políticas de transferência de renda e inclusão produtiva.

"A presidente pediu que não se faça anúncios que não tenham consistência. Vamos estabelecer metas objetivas para vocês [jornalistas] cobrarem", disse Campello, em entrevista após a reunião.

O Bolsa Família integrará o novo PAC, que ainda não tem nome definido pelo governo.

Campello disse que a ideia do PAC não é "apagar" programas sociais já existentes, mas ampliar as medidas em curso e o atendimento a pessoas que vivem em situação de pobreza extrema.

Ana Fonseca, responsável pela criação do Bolsa Família, em 2004, foi anunciada como secretária executiva do novo programa.

Fonseca disse que na reunião com Dilma não foi definido os recursos e a fonte do Orçamento para o programa.

Além de Campello e Fonseca, participaram da reunião os ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Fernando Haddad (Educação), Miriam Belchior (Planejamento), Mário Negromonte (Cidades), Alexandre Padilha (Saúde), Carlos Lupi (Trabalho), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), e o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho.

Fonte: Folha

NOVA CERTIDÃO DE NASCIMENTO PASSA A VIGORAR

CNJ/Divulgação

A nova certidão de nascimento entra em vigor a partir desta quinta-feira, 6 de janeiro. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). As capitais do Nordeste serão os primeiros a emitir o documento em um novo tipo de papel. A expectativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir da segunda quinzena, os cartórios informatizados da região deverão emitir o certidão em papel segurança.

A partir de agora, certidões de nascimento, casamento e óbito serão emitidas Neste tipo de papel, produzido pela Casa da Moeda. No verso do papel, terá a palavra "autêntico", visível apenas sob lâmpada ultravioleta com luminescência verde limão, além de marca d'água. O objetivo é evitar falsificações.

Ainda neste mês, os locais informatizados das capitais da Região Norte devem começar a emitir os novos tipos de certidão, seguidos pelas capitais do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Como cerca de 1.200 cartórios do Brasil ainda não são informatizados, esses locais deverão demorar mais para emitir com o novo papel. A partir de fevereiro, essas repartições irão receber computadores e outros equipamentos tecnológicos. O CNJ espera que até meados de abril, as certidões de todo o País passe a ser emitido com o novo modelo.

Essa certidão foi elaborado pela Corregedoria Nacional de Justiça, em conjunto com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Fonte: Estadão

FMI APROVA MEDIDAS DO BRASIL PARA CONTER O DÓLAR

O Fundo Monetário Internacional considera que a recente medida do Banco Central do Brasil para tentar conter a valorização do real é um passo "macroprudencial" apropriado para amparar o sistema bancário, disse uma porta-voz nesta quinta-feira.

O Brasil impôs recolhimento compulsório sobre a posição vendida dos bancos em dólar como forma de tentar conter a especulação no mercado.

"Nós vemos tais medidas como medidas macroprudenciais que visam fortalecer o sistema bancário no Brasil diante de grandes ingressos de capital, e elas podem ser uma parte apropriada do kit de ferramentas", disse a porta-voz Caroline Atkinson.

Fonte: Reuters

RECORDE BRASILEIRO NA PRODUÇÃO DE VEÍCULOS EM 2010

A produção brasileira de veículos em 2010 bateu recorde de 2008, crescendo 14,3 por cento sobre 2009, para 3,64 milhões de unidades, informou nesta quinta-feira a associação que representa as montadoras instaladas no país, Anfavea.

O volume ficou exatamente em linha com a estimativa de produção de 3,64 milhões de unidades esperadas para o ano passado pela entidade.

Somente em dezembro, melhor mês de vendas da história do setor no país, a indústria produziu 283,9 mil unidades, queda de 10,3 por cento sobre novembro, mas aumento de 12,3 por cento sobre um ano antes.

Enquanto isso, as vendas de veículos novos no mercado interno, incluindo automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, cresceram 11,9 por cento em 2010, para 3,52 milhões de unidades. A expectativa da entidade, informada no mês passado, era de um volume de 3,45 milhões de unidades para o ano.

No último mês de 2010, a comercialização de veículos novos no país avançou 16,2 por cento sobre novembro e subiu 30,2 sobre dezembro de 2009, somando 381,6 mil de unidades.

Em exportações, o setor registrou movimento de 12,9 bilhões de dólares em 2010, avanço anual de 54,7 por cento. Já as vendas externas em dezembro caíram 12,5 por cento sobre novembro, mas saltaram 23,2 por cento na comparação anual, para quase 1,1 bilhão de dólares.

Em todo o ano passado, a Fiat vendeu 760.494 automóveis e comerciais leves, alta de 3,2 na comparação com 2009.

A Ford comercializou 336.297 veículos nessas duas categorias em 2010, aumento de 10,6 por cento.

Enquanto isso, a General Motors apurou vendas de 657.706 unidades no ano passado, volume 10,5 por cento maior na relação anual.

Já a Volkswagen AG vendeu 700.620 veículos no ano, incremento de 2,1 por cento ante 2009.

CAMINHÕES

As vendas de caminhões novos em 2010 cresceram 43,5 por cento, totalizando 157,696 mil unidades.

A Scania comercializou 15.408 caminhões pesados no ano, volume 85,1 por cento superior ao vendido em 2009.

A Mercedes-Benz registrou vendas de 13.761 unidades em 2010, alta de 79,6 por cento, enquanto as vendas da Volvo aumentaram 83,3 por cento, para 12.083 caminhões pesados.

Fonte: Reuters

BRASIL BATE RECORDE NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 2010

A produção agrícola do Brasil alcançou em 2010 o número recorde de 149,5 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, superando em 11,6% o percentual do ano anterior.

Nesse ano, a produção será 2,5% inferior, com cerca de 145 milhões de toneladas, número similar ao registrado em 2008, que até agora havia sido a melhor colheita do país, conforme a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado inédito consolida o Brasil como um dos principais celeiros do mundo, contrasta com a redução de 1,3% da área plantada, um claro indicativo do aumento da produtividade do conjunto dos cultivos.

A produção de soja, o principal grão colhido no Brasil, subiu 20,2%, para os 68,5 milhões de toneladas, puxado pelo aumento dos preços que estimularam a expansão do plantio associado às condições meteorológicas favoráveis, que melhoraram a produtividade.

Logo atrás, o milho, segundo grão do país, elevou a produção em 9,4%, para os 56,1 milhões de toneladas. Contou para o bom resultado a ajuda do tempo e a recuperação dos preços, levando mais agricultores optando pelo plantio do cereal.

O arroz registrou uma queda de produção de 10,1%, para os 11,3 milhões de toneladas, o que foi motivado pelo excessivo volume de chuvas registrado no estado do Rio Grande do Sul, onde fica a maior parte das lavouras dessa cultura.

O IBGE calculou que a produção de arroz deve se recuperar neste ano, uma vez que não se espera uma quantia de precipitações desmesurada no sul do país.

Registraram aumentos de produção outros importantes produtos em que o Brasil se destaca como maior exportador do mundo, como a cana-de-açúcar (5,7%), laranja (4,1%) e café (17,6%), grão que sempre alterna anos bons e ruins.

Fonte: EFE