quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CRÔNICAS DE UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA: EM 2010 VERBAS DA FECAM FORAM PARAR NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO



Fonte: Viomundo

EM DEPOIMENTO JOGADOR SOMÁLIA PEDE DESCULPAS

Envolvido num episódio policial no último dia 5 de janero, Somália veio a público, nesta quinta-feira, para comentar o caso pela primeira vez. Em um pronunciamento na sala de imprensa de General Severiano, o jogador do Botafogo confirmou que prestou esclarecimento à polícia, nesta manhã, sobre o falso sequestro e aproveitou para se desculpar com os envolvidos.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
"Queria pedir desculpas. Perdão, como filho, pai de família e cidadão. Perdão à torcida, que sempre me apoiou e vai continuar apoiando", disse, até que foi às lágrimas. "Acho que foi um erro e estou aqui para assumir. Tenho que pedir desculpas e dar prosseguimento à minha carreira", completou.
O jogador ainda lamentou por ter envolvido o Botafogo num episódio de repercussão negativa. "Desculpa à instituição Botafogo, que é muito maior que eu e a qual acabei manchando. Estou arrependido e tenho certeza que não vai acontecer novamente. Espero que seja página virada", garantiu.
Fonte: O Dia

NA ITÁLIA O VULCÃO ÉTNA ENTRA EM ERUPÇÃO

O vulcão Etna, na Itália, começou a expelir cinzas e lava nesta quinta-feira, forçando as autoridades a fechar brevemente os aeroportos durante a noite.
Os dois aeroportos de Catânia, a segunda cidade mais importante da Sicília e localizada aos pés do vulcão, foram reabertos, mas as autoridades da aviação civil (Enac) disseram que observavam o aumento da atividade vulcânica e as emissões de cinzas. Os aeroportos já haviam sido fechados por precaução na tarde de quarta-feira.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV) informou que a atividade sísmica do Etna havia aumentado na quarta-feira antes da última erupção, que até agora foi leve. O Etna, o vulcão mais alto e ativo da Europa, entra em erupção regularmente, mas provoca poucos danos nas regiões desabitadas.
Ao entrar em erupção na ilha italiana da Sicília na noite de quarta-feira, o Etna formou um rio de lava por uma de suas encostas, onde autoridades locais anunciaram estado de alerta. Segundo informou o  INGV, a atividade do vulcão se intensificou na noite de quarta-feira pouco depois das 22h48 locais (19h48 horário de Brasília).
O jornal "Corriere della Sera" informou que o espetáculo de lava foi visível nas cidades de Catânia e Taormina.
Segundo os cientistas do INGV, os sinais registrados nos últimos dias lembram as fases preliminares das violentas eruções de 2006 e 2007 e não se descarta que a lava volte a correr pela encosta nas próximas horas.
A última grande erupção do vulcão de 45 quilômetros de diâmetro localizado no leste da Sicília, que esteve acompanhada de mais de 200 pequenos terremotos, foi em maio de 2008. O Etna tem 3.322 metros de altura e é a montanha mais alta da Itália ao sul da cordilheira dos Alpes.
Fonte: IG

PRESIDENTA DILMA ÁREA DEVASTADA NO RIO

A presidente Dilma Rousseff avaliou nesta quinta-feira após visitar as áreas devastadas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro que o momento vivido pelos moradores é "dramático" e que as cenas que presenciou são "muito fortes".
A presidente disse ainda que o Estado vive agora o momento de resgate das vítimas, mas alertou que a prevenção contra novas tragédias terá de ser levada em conta pelas autoridades.
"Houve no Brasil um absoluto desleixo em relação à população de baixa renda, que como não tinha onde morar foi morar em fundo de vale, beira de rio, beira de córrego e encosta de morro", afirmou Dilma, em sua primeira entrevista coletiva desde que tomou posse, no dia 1º de janeiro. Voltando-se a Cabral, a presidenta disse que teria sido fundamental assegurar bons programas de moradia e saneamento. "E aí vou defender o presidente Lula e nós, Serginho, pois nós fizemos uma parceria. Fizemos o PAC em parceria com governos estaduais e prefeituras", disse Dilma, em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais bandeiras de sua campanha presidencial.
"Estamos aqui para garantir que o momento da reconstrução será também o momento da prevenção", disse a presidente em entrevista coletiva.
Fonte: Reuters/IG

MORTES NO RIO JÁ ULTRAPASSAM DE 350

Os mortos pelas chuvas que devastaram a região serrana do Rio de Janeiro na quarta-feira subiram para 356, e autoridades acreditam que o número possa ser ainda maior, pois equipes de resgate não conseguiam chegar a áreas afetadas após deslizamentos de terra bloquearem acessos, especialmente nos bairros mais afastados de Teresópolis.
Jadson Marques/AE
A cidade mais afetada pela chuva até o momento foi Nova Friburgo, com 168 mortes, seguida por Teresópolis com 152 e Petrópolis com 36, de acordo com informações da GloboNews.
"Algumas estradas estão sem condições de passar carro", disse Gilberto Júnior, porta-voz da prefeitura de Teresópolis. "A informação que a gente tem é que algumas vítimas ainda estão nessas regiões", acrescentou.
Além das dificuldades de acesso dentro de Teresópolis, as chuvas também dificultavam os contatos por telefone com a cidade de Nova Friburgo, a mais afetada pelas chuvas. Nesta manhã, não chovia na região mas o céu mostrava nuvens carregadas.
A presidente Dilma Rousseff sobrevoará a região serrana do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, na companhia do governador do Estado, Sérgio Cabral, e dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Nelson Jobim (Defesa). Na quarta-feira Dilma assinou medida provisória liberando 780 milhões de reais para a reconstrução das cidades atingidas.
Jobim anunciou na quarta que determinou o envio de um hospital de campanha da Marinha para a região serrana do Rio de Janeiro, o equipamento deve chegar na sexta-feira. Helicópteros da Marinha também ajudarão nos esforços de resgate.
Além disso, o Ministério da Saúde enviará 7 toneladas de medicamentos, o suficiente para atender 45 mil pessoas por um mês.
Também acompanharão a presidente os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais), Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social). O general José Elito Siqueira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, também estará presente.
As três cidades atingidas devem voltar a enfrentar pancadas de chuva nos próximos dias, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Fonte: Reuters