sábado, 29 de janeiro de 2011

PRÉDIO DE 32 ANDARES E EM CONSTRUÇÃO DESABA NO PARÁ

Um prédio residencial em construção com 32 andares desabou em Belém por volta das 15 horas de ontem (horário de Brasília). Pelo menos seis funcionários trabalhavam no local no momento do acidente e estavam desaparecidos até as 20h, segundo os bombeiros. Seis pessoas tiveram ferimentos leves.
Toneladas de escombros interditaram a rua e afetaram a estrutura de duas residências e do prédio ao lado. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalham nas buscas com o apoio de retroescavadeiras e pás mecânicas. Cinco pessoas que passavam pela rua e outra que estava em uma casa vizinha foram retiradas com ferimentos leves cerca de 30 minutos após o acidente e levadas a hospitais da região.
A estudante Inara Cavalcanti, de 19 anos, proprietária de um apartamento no oitavo andar do edifício, soube do desastre pela irmã. "Ela me ligou dizendo que o prédio tinha caído e fui lá correndo ver." De acordo com ela, o empreendimento chamado Real Class teria 34 andares – 30 de apartamentos e quatro de áreas comuns –, dos quais 32 já estavam construídos. A obra seria entregue em novembro.
Pânico. "Só ouvi um estrondo e quando corri para ver o que era havia uma nuvem de fumaça branca que cobriu toda a área e a Rua Três de Maio", conta o webdesigner Fabrício Bezerra.
Vizinhos disseram que outros prédios balançaram na hora do desabamento. O pânico foi maior em um edifício de 20 andares, que fica ao lado da obra, onde moradores ouviram estalos na estrutura e saíram às pressas. Na correria, Maria Lemos de Oliveira, 52 anos, se feriu ao ser pisoteada.
Uma das casas atingidas foi a do jornalista Donizetti César, de 58 anos. "Eu já denunciei várias vezes essa obra. Não havia segurança para os operários e nem tela de proteção nos andares. Uma viga de madeira caiu em cima da minha casa e os responsáveis pela obra não tomaram nenhuma providência." Donizetti disse que registrou um boletim de ocorrência. A Real Engenharia, responsável pela obra, não comentou o acidente.
Para o secretário estadual de Saúde, Hélio Franco, que esteve no local, as equipes de resgate devem esgotar as possibilidades para encontrar possíveis sobreviventes e resgatá-los.
Sem punição. Em 13 de agosto de 1987, o edifício Raimundo Farias, de 16 andares, desabou no bairro do Umarizal. Trinta e nove operários morreram. Até hoje, ninguém foi punido.
Fonte: Estadão

QUASE 60% DOS PAULISTANOS ESTÃO ACIMA DO PESO APONTA ESTUDO

Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia mostra que 59,4% dos paulistanos estão acima do peso. O estudo ainda indica que 39,7% dos entrevistados se mantêm na faixa de peso considerada saudável, mas grande parcela destes encontra-se na área limítrofe da referência considerada saudável. A pesquisa foi feita com amostragem de 250 pessoas no final de 2010.

O estudo destaca que, entre aqueles que já procuraram auxílio médico, 18% disseram ter sido classificados como obesos, destes, 60,8% são homens e 39,2% são mulheres.

A situação na cidade São Paulo se repete no Brasil. De acordo com Pesquisa do Orçamento Familiar, divulgada no final de 2010, o sobrepeso atinge hoje 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Além disso, 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos também sofrem com o problemas de peso.

Segundo a nutricionista Carolina Godoy, as causas que levam mais da metade da população a estar acima do peso estão vinculadas ao estilo de vida. "As causas estão ligadas ao alto consumo energético. Excesso de gorduras saturadas e trans, muito sal e tudo isso aliado a pouca atividade física".

De acordo com a sociedade de endocrinilogia, a obesidade é o maior problema de saúde pública da atualidade. Desde 1980, o número de obesos dobrou e atualmente já são 300 milhões no planeta. Segundo a entidade, o excesso de gordura no corpo desencadeia e piora uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e aumento do triglicérides e colesterol. A perda de peso, na maioria dos casos, leva à cura ou ao controle dessas doenças, com a diminuição do colesterol e redução da glicose no sangue.

Fonte: Agência Brasil

RÚSSIA AFIRMA TER IDENTIFICADO O TERRORISTA SUICIDA

Investigadores russos afirmaram neste sábado que o suicida que matou pelo menos 35 pessoas em uma explosão no principal aeroporto internacional de Moscou no dia 24 de janeiro tinha 20 anos e era nativo do norte do Cáucaso, reportaram agências de notícias.
O porta-voz do comitê de investigações Vladimir Markin afirmou que o suicida já foi identificado, mas que seu nome não será divulgado enquanto a apuração continuar.
Fonte: Reuters

GOVERNO EGÍPCIO APRESENTA RENÚNCIA FORMAL

O Governo do Egito, liderado pelo primeiro-ministro Ahmed Nazif, apresentou sua renúncia formal neste sábado, após o anúncio antecipado na noite passada pelo presidente do país, Hosni Mubarak, informou a televisão pública.
Mubarak, que está no poder desde 1981 e cuja renúncia está sendo exigida em protestos públicos desde terça-feira passada, anunciou pouco após a meia-noite local (20h de Brasília) que, para superar a crise, um novo Gabinete seria nomeado.
Apesar da dissolução do Governo, a Presidência é mantida sem alterações, diante da resistência de Mubarak. Em seu discurso da última noite, o líder não expressou nenhuma intenção de abandonar o poder e disse que tinha pedido ao Governo que renunciasse e que um novo fosse formado.
Esta medida é a única solução política que Mubarak propôs para superar a crise que atinge o país, onde nesta sexta-feira ocorreu a jornada de protestos mais violenta dos últimos dias.
Fonte: EFE

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL PREVÊ LEVE DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL EM 2011

Os participantes do Fórum Econômico Mundial preveem uma leve desaceleração econômica no mundo em 2011 com relação ao índice de 2010, mas, ainda assim, se mostraram otimistas a respeito das perspectivas para este ano.

Na reta final do Fórum Econômico realizado desde quarta-feira em Davos, na Suíça, os analistas previram que, neste ano as economias desenvolvidas crescerão, em média, 2,5% - sendo que a taxa prevista para os Estados Unidos é de 3%, na zona do euro é de 1,5% e nos países emergentes, 6,5%.

A economia mundial enfrenta vários desafios como inflação (no caso das economias emergentes), encarecimento do petróleo e das commodities, "guerra cambial", consolidação fiscal e dívida soberana, no caso da zona do euro.

O presidente do Banco Mundial, Robert B. Zoellick, advertiu sobre o perigo de superaquecimento das economias emergentes e dos riscos derivados da dívida soberana na zona do euro.

A ministra da Economia e Finanças da França, Christine Lagarde, lembrou que o crescimento da zona do euro foi de 1,7% em 2010, com um déficit de 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB), e uma dívida de 84%.

Lagarde descartou um rápido crescimento da zona do euro e previu um leve arrefecimento em 2011 em relação a 2010.

Já o ministro de Economia alemão, Wolfgang Schäuble, considerou que a redução do déficit fiscal é a condição para conseguir um crescimento sustentável.

O Governo alemão prevê que a economia alemã cresça entre 2,2% e 2,3% neste ano.

O ministro das Finanças de Índia, Pranab Mukherjee, previu um crescimento econômico de 9% em 2011 para seu país.

As previsões de crescimento para a China para 2011 se situam em 9,6%, contra 10,5% de 2010.


Fonte: EFE

AO MENOS 74 MORTOS NOS CONFLITOS NO EGITO

Ao menos 74 pessoas foram mortas nos protestos pelo fim do governo de Hosni Mubarak no Egito, de acordo com um cálculo da Reuters a partir de fontes médicas, hospitais e testemunhas.
Não há um dado oficial, e o número real pode ser muito diferente, devido à confusão nas ruas do país.
Sessenta e oito mortes foram reportadas no Cairo, em Suez e em Alexandria durante os protestos de sexta-feira. Antes disso, fontes de segurança afirmaram que pelo menos seis pessoas, incluindo um policial, haviam sido mortas.
Neste sábado, fontes médicas disseram à Reuters que cerca de 2 mil pessoas haviam sido feridas. As fontes não souberam especificar quantos eram policiais e quantos manifestantes.
Fonte: Reuters

ALEMANHA EXIGE REFORMA TRIBUTÁRIA NA GUATEMALA

O governo alemão juntou-se aos organismos internacionais que pediram a Guatemala que implemente a sua reforma fiscal, a fim de que seja aumentada a carga tributária em torno de 10%.
Hans-Jürgen Beerfeltz, vice-ministro de Cooperação da Alemanha, está a três dias na Guatemala para visitar projetos financiados por eles, e para dialogar com empresários, partidos de oposição e com o Presidente Álvaro Colom, a quem expressou preocupação com a carga tributária.
Beerfeltz informou ontem que os políticos dizem "esperar" que seja tomada uma iniciativa para a realização da reforma, e que não pode ser para depois da próxima eleição.
"Caso isso não aconteça, a Alemanha deve considerar a possibilidade de não prosseguir cooperando para o desenvolvimento da Guatemala", disse ele em entrevista coletiva.
O diplomata criticou afirmando que enquanto na Alemanha a carga tributária é de 38 por cento na Guatemala é de 10 por cento, e qualificou "excessivas" as isenções e devoluções do dinheiro pago em impostos.
"Esses números são para as condições para países Africanos e não podemos mais aceitar isso em nossa cooperação para o desenvolvimento", disse Beerfeltz.
Recursos em risco
Na última negociação intergovernamental, a Alemanha liberou Q800 milhões (R$168 milhões) para o país, no âmbito da Cooperação Bilateral para o Desenvolvimento, afirmou o vice-ministro alemão.
Karin Slowing, secretária de Planejamento e Programação da Presidência, disse que o país trabalha para fortalecer os municípios, desenvolvimento rural, educação e apoio a projetos regionais.
"Por exemplo, na questão ambiental, apoiar a troca de dívida pela conservação da floresta", disse Slowing.
Beerfeltz disse: "Nós quase já não conseguimos explicar ao contribuinte alemão o motivo de apoiarmos aqui na Guatemala, com mais de Q800 milhões, um país muito próspero, com pessoas que também devem contribuir."
Além disso, também afirmou que se reuniu com Otto Pérez, possível candidato à Presidência nas próximas eleições pelo Partido Patriota (PP).
"O PP está disposto a se sentar e conversar sobre isso, porque estamos conscientes da necessidade de aumentar os impostos, sem remendos como fez o Governo, mas combatendo a sonegação fiscal e o contrabando, e retomar o pacto fiscal assinado em 2000 ", explicou Perez.
O líder do PP disse que iria ser difícil conseguir a concordância de todos, porque "o governo não tem credibilidade e está desgastado".
Rejeitar condição
Dirigentes de vários setores empresariais rejeitaram a condição imposta pelo governo alemão.
Javier Zepeda, diretor-executivo da Câmara da Indústria, disse: "Eu não sei que tipo de reforma ele está pensando ou o governo alemão. Eu acho que isto é uma questão interna do país,  e que eles não podem condicionar a ajuda, no entanto nós respeitamos seu ponto de vista. "
Fonte: Prensa Libre