segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CRISE POLÍTICA NA COSTA DO MARFIM PARECE NÃO TER MAIS FIM

Para o primeiro-ministro queniano, a Costa de Marfim simboliza a maior tragédia que já aconteceu na África, em que alguns concorrentes às eleições não estão dispostos a abandonar o poder quando perdem. Entretanto, a solução não deve ser importada, mas africana.















O mediador da Paz na Costa de Marfim, o primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, comparou ontem a Costa de Marfim a um país na ponta de uma espada, dada a situação em que se encontra mergulhada depois das eleições de 28 de Novembro passado, onde Laurent Gbagbo nega a vitória do seu concorrente Alassane Ouattara, este último reconhecido pelas Nações Unidas e pela Comunidade Internacional.

Chamado a dar um “briefing” na reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, convocada particularmente para discutir a crise na Costa do Marfim, Raila Odinga não conseguiu se conter até ao fim do encontro em que tinha, por direito, uma conferência de imprensa já marcada para se pronunciar sobre o impasse colocado por Laurent Gbagbo quanto à sua mediação no conflito costa-marfinense. Raila Odinga saiu da sala do plenário antes de começar o encontro do Conselho de Paz e Segurança marcado entre 18h00 às 20h00 locais (17h00 e 19h00 no fuso horário moçambicano), e convocou a imprensa para um local impróprio, onde “desabafou”.

A pior crise que a África já viveu!

Na sua locução e perante jornalistas de todo o mundo, o mediador da crise na Costa de Marfim classificou a situação daquele país de pior tragédia que já ocorreu no continente. As razões são claras: alguns concorrentes às eleições não estão dispostos a abandonar o poder, quando perdem. “A Costa de Marfim simboliza a maior tragédia que já aconteceu em África. A recusa de abandonar o poder é particularmente notória no caso da Costa de Marfim, uma vez que nunca houve unanimidade interna, regional e internacional entre as instituições independentes sobre o desfecho de uma eleição disputada na África”, disse Odinga.

O mediador da UA considerou a questão da Costa de Marfim como um problema africano.

Falta a cultura democrática em África

“A África nunca terá uma base política estável, a menos que comece a introduzir a cultura democrática de alternância de poder em processos eleitorais. Se o voto não conta para determinar quem irá liderar uma nação, que é a dimensão elementar da democracia, os atos eleitorais perdem sentido, a democracia perde o seu brilho e o futuro será cheio de inquietação generalizada e instabilidade”. 

Falando das formas da resolução deste conflito, o primeiro-ministro queniano chamou esta “uma crise africana” e que, por isso, “só a África deve procurar, e encontrar, uma solução durável que possa servir para a paz, com interesse para as partes em conflito”.

As palavras de Odinga fizeram coro com o discurso do vice-presidente da Comissão da UA, Jean Mfasoni, apresentada na última quarta-feira. “O fato de a África ter problemas não significa que os africanos não possam mediar os seus próprios conflitos”, disse Mfasoni.

Indicando como possíveis soluções, Raila Odinga sugere que a África tome uma decisão forte para resolver aquilo que chamou da pior crise na história de África. Sem especificar tais medidas, o primeiro-ministro queniano apela ao Conselho de Paz e Segurança a avançar com outras medidas: “tendo em conta o grave risco que a continuação desta crise representa para a Costa do Marfim, para o povo e para os estados da região, África deve estar pronta para implantar outras medidas caso não se atinja um consenso por via de negociações”, disse Odinga. E como que justificando o insucesso, Odinga acrescentou: “nossos esforços não são para impor a democracia ou as eleições livres e justas. Mas sim, para evitar um desastre ainda maior na Costa de Marfim”.
Ainda na esteira de Odinga, caso se opte pela continuidade das negociações para a questão costa-marfinense, Odinga recomenda a Laurent Gbagbo e Alassane Ouattara que negociem cara-a-cara. E defende que esta decisão deve sair da União Africana, através do seu Conselho de Paz e Segurança, órgão, aliás, com missão de dirimir conflitos e diferendos no continente.

“Esta Cimeira deverá enviar uma mensagem forte e inequívoca de que as duas partes devem negociar cara-a-cara. Cada dia perdido em direcção a uma resolução pacífica desta crise torna visível o espectro de ameaça à paz e segurança na região Côte d’voire e não só. A inação representa o maior perigo nesta crise”, conclui Odinga.

Fonte: O País

PROFESSORA É PRESA FAZENDO SEXO COM ADOLESCENTE DE 16 ANOS NOS EUA


Uma professora que trabalhava com aconselhamento profissional sobre como manter distância dos alunos foi presa após ser flagrada fazendo sexo com estudante de 16 anos de escola em que trabalhou, em Colorado, Estados Unidos. Policiais encontraram o casal no carro dela que estava estacionado em um parque da cidade de Loveland.

Os oficiais que realizaram a prisão afirmaram que o rapaz disse inicialmente que tinha 20 anos de idade, para só depois admitir que tinha apenas 16. Courtney Bowles, de 31 anos, pode pegar até 10 anos de prisão, caso seja condenada. A acusada, que tem duas filhas, saiu da prisão após pagamento de fiança, mas não poderá se aproximar de suas filhas.

Uma garrafa de vodka parcialmente consumida também foi encontrada no carro com o casal. Conselheiros foram chamados para a Mountain View High School, onde ela trabalhava para auxiliar as crianças.


Fonte: O dia

PORTUGUESES DEIXARÃO O EGITO AMANHÃ

O primeiro voo que vai retirar os portugueses no Egipto vai sair terça-feira de manhã da cidade do Cairo. Entre os cidadãos lusos está um bebê de nove meses.

A mesma fonte disse ainda à Agência Lusa que a embaixada está dando instruções aos portugueses que querem sair do Egito para se dirigirem para as instalações diplomáticas na terça-feira de manhã.

Se for necessário, a embaixada tem condições para acolher algumas pessoas que pretendam dormir esta noite, acrescentou. Segundo a fonte, entre os cidadãos portugueses que vão sair do país está um bebê de nove meses, filho de mãe portuguesa e pai egípcio.

Apesar do voo, a embaixada mantém para terça-feira, às 15:00 locais (13:00 em Lisboa), uma reunião com os portugueses que permanecem no Cairo para dar informação mais detalhada.

A Força Aérea Portuguesa enviou hoje, às 3.30, um C-130 para o Cairo para retirar portugueses do Egito. Residem oficialmente no país cerca de 100 portugueses.

Fonte: Diário de Notícias

ÍNDIOS ISOLADOS SÃO FOTOGRAFADOS PELA FUNAI

O Setor de Índios Isolados da Fundação Nacional do Índio (Funai) difundiu nesta segunda-feira, 31, no site da ONG britânica Survival, fotografias inéditas de uma tribo amazônica isolada, e cujo habitat encontra-se ameaçado pela ação de madeireiros peruanos.

Localizado perto da fronteira com o Peru, o povoado estaria sendo pressionado pelos madeireiros, que avançam pelo território nacional a partir do país vizinho. Autoridades brasileiras temem que o deslocamento dos indígenas provoque choques com outras tribos na região.

Em uma das imagens aéreas, é possível avistar indígenas de idades variadas, em aparente bom estado físico e com cestos cheios de papaias, mandioca e outras frutas da floresta.

As fotos foram tiradas pela Funai, que autorizou sua utilização pela ONG como parte de uma campanha internacional em defesa da tribos isoladas. A Survival explica que a tribo encontra-se seriamente ameaçada pela ação dos madeireiros.

"Os madeireiros ilegais irão destruir essa tribo. Por isso, é vital que o governo peruano os detenham, antes que seja tarde", disse em comunicado o diretor da ONG, Stephen Corry.

"As pessoas nestas fotos estão evidentemente muito bem, e o que precisam é que lhes ajudemos a proteger seu território, de forma com que possam tomar suas próprias decisões sobre o futuro."

A organização indígena peruana AIDESEP condenou a inação das autoridades do país. "Apesar das denúncias dentro e fora do Peru contra a ação dos madeireiros, nada foi feito à respeito", disse um porta-voz.

Mais fotos




Fonte: Estadão / survivalinternational

DILMA COMEÇA PELA ARGENTINA SUA VIAGEM INTERNACIONAL


A presidenta Dilma Rousseff chega nesta segunda-feira à Argentina acompanhada de uma comitiva de ministros para uma reunião de trabalho com a presidenta argentina, Cristina Kirchner. A previsão é de que Dilma permaneça apenas 5h30 no país, mas há uma extensa agenda de assuntos a serem discutidos.

Entre os temas da primeira viagem internacional de Dilma, está uma parceria para construção de casas populares baseada na experiência brasileira do Minha Casa, Minha Vida e uma parceria para construção de dois reatores nucleares de pesquisa.Na agenda do encontro estão ainda as discussões sobre ampliação de parcerias nas áreas de energia elétrica, de projetos de desenvolvimento social e também de tecnologia digital e investimentos no setor de mineração.

As questões comerciais terão espaço nas conversas de Dilma e Cristina Kirchner. O comércio entre Brasil e Argentina é intenso e só em 2010 registrou US$ 32,9 bilhões. A balança comercial é favorável ao Brasil.

A reunião entre as presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner dá continuidade aos encontros bilaterais periódicos mantidos entre a Argentina e o Brasil durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma chega a uma Argentina com eleições marcadas para o mês de outubro em que Cristina Kirchner deverá disputar a reeleição e irá ás urnas sem o apoio do marido, Néstor Kirchner, que faleceu em 2010.

O país tem passado por períodos conturbados na economia e nos últimos meses enfrentou desabastecimentos de energia e de mercadorias nas prateleiras dos supermercados. A Argentina ainda enfrenta suspeitas de ter mascarado os índices de inflação, registrando percentuais inferiores aos reais.

Durante a visita à Argentina, Dilma se encontrará com as mães e avós da Praça de Maio, associação criada há 30 anos, durante a ditadura militar (1976-1983), que cobra o paradeiro dos desaparecidos políticos e a punição dos envolvidos em tortura e assassinatos durante o período.

Com a visita a Argentina, Dilma começa o circuito do Mercosul que nos próximos meses inclui o Paraguai e Uruguai.

Fonte: Correio do Brasil

GOVERNO BRASILEIRO ECONOMIZA 2,78% EM 2010

União, estados, municípios e suas estatais fizeram em 2010 uma economia de R$ 101,7 bilhões para pagar os juros da dívida, o chamado superavit primário.

O valor equivale a 2,78% do PIB (Produto Interno Bruto). Pelo segundo ano consecutivo, o governo só vai alcançar a meta de 3,1% utilizando artifícios contábeis.

Além de realizar operações contábeis envolvendo Caixa Econômica Federal, Eletrobrás e Petrobras, o governo vai descontar da meta os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e declarar que ela foi alcançada.

Como o superavit primário não foi suficiente para pagar os juros da dívida, que representaram 5,34% do PIB (R$ 195,4 bilhões), o setor público registrou também um deficit de 2,56% do PIB nas suas contas.

Apesar desse resultado, a dívida líquida do setor público caiu de 42,8% para R$ 40,4% do PIB (R$ 1,48 trilhão) no ano passado. Isso porque o PIB brasileiro cresceu mais que a sua dívida.

Em dezembro, o superavit primário foi de R$ 10,8 bilhões, inflado por uma operação envolvendo a Caixa. Segundo o BC, trata-se do melhor resultado o último mês do ano desde 2001.

Fonte: Folha

EMBRAER VENDE 10 JATOS PARA A UCRÂNIA

A Embraer acertou acordo com a companhia aérea ucraniana Dniproavia para a entrega de 10 jatos modelo 190, numa operação de US$ 400 milhões a preços de tabela dos aviões, mas que pode chegar a US$ 600 milhões se outras cinco opções forem confirmadas.

Segundo a fabricante brasileira, o valor do acordo será incluído a carteira atual de pedidos firmes da Embraer. A operação foi estruturada por meio de uma operação de leasing organizada por terceiros, afirma a empresa.

Os aviões serão configurados em duas classes e terão capacidade para 104 passageiros. A entrega das duas primeiras aeronaves está prevista para o último trimestre de 2011. Todos os dez aviões servirão às rotas domésticas e internacionais. Além dos 190, a frota da Dniproavia terá 25 aviões da Embraer modelo 145 até o final deste ano.

Em 2010, a Embraer entregou 246 aviões, acima da meta de 227 aeronaves e mais que os 244 aparelhos despachados em 2009. A carteira de pedidos firmes fechou o ano passado em US$ 15,6 bilhões.

Fonte: Terra