quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CONSUMIDOR INSATISFEITO RECLAMA PELAS REDES SOCIAIS E É PRONTAMENTE ATENDIDO

O site You Tube e as redes sociais, como o Facebook, Twitter e Orkut, se transformaram em uma arma poderosa para os consumidores e hoje são uma séria ameaça à reputação das empresas instaladas no Brasil, um dos países com mais adeptos de internet do mundo.


A rapidez com que um vídeo postado há duas semanas por um cliente revoltado com Brastemp se disseminou pela internet (veja vídeo) mostra que esses novos canais de comunicação já são capazes de proteger mais os direitos dos consumidores do que o Código de Defesa do Consumidor e o Procon (Fundação de Defesa e Proteção do Consumidor) e são mais eficientes do que qualquer Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) dos fornecedores.

A queixa contra a Brastemp feita por Oswaldo Borrelli, que ficou mais de 90 dias sem conseguir com que a empresa consertasse sua geladeira, ganhou tamanha audiência em tão poucos dias na internet que forçou a fabricante a se desculpar publicamente pelo defeito, pelo mau atendimento e a trocar o refrigerador prontamente.

Diante da repercussão, o próprio diretor de serviços e qualidade da Whirlpool, a dona da marca, Fabio Armaganijan, ligou para Borreli para atender às suas reclamações.

Só no You Tube o vídeo "Não é uma Brastemp", feito por Borrelli, registrava mais de 170 mil acessos na noite de ontem. Nesta quarta-feira, às 13h, o número ultrapassava os 200 mil acessos.

No Twitter, a queixa contra a Brastemp chegou a figurar entre os assuntos mais comentados no mundo, o que chamou a atenção do professor da Escola Superior de Marketing do Rio de Janeiro, Bruno Chamma. Durante um curso específico sobre mídias sociais, Chamma dedicou uma aula ao caso. “Esse é um exemplo do poder das redes sociais e de gestão de crise de comunicação”, afirma o professor, para quem as empresas terão de melhorar o processo de atendimento ao consumidor.

Chamma salienta que soube do vídeo pela internet, pelo site da Brainstorm9, especializado em marketing, e que suas conversas com Borreli ocorreram pelo Facebook, o que demonstra por si só as mudanças dos canais de comunicação.

Boca a boca

A repercussão surpreendeu até mesmo Borrelli, funcionário público de 58 anos e morador de Santana do Paranaíba, na Grande São Paulo. “Recebi mensagens de apoio no Facebook até mesmo de brasileiros que vivem nos Estados Unidos”, afirma.

Após perder a paciência, sensação já vivenciada por qualquer consumidor, Borrelli decidiu arrastar a geladeira até a frente de sua casa e colocar um cartaz acusando a Brastemp. Só para o SAC da empresa, ele já havia feito mais de 10 ligações, todas sem resultados. “Pedi para que a minha filha gravasse o vídeo e coloquei no You Tube”, conta Borrelli, que possuía na época uma conta Twitter com 16 seguidores. Esse número saltou para 3 mil de uma hora para outra. 

Hoje, além de trocar sua geladeira por uma nova, Borrelli negocia uma indenização da Brastemp por danos materiais e pelo constrangimento. Por mais de 90 dias, explica, sua família precisou comer fora de casa.

Resposta da Brastemp

A Brastemp tratou o caso de Oswaldo Borrelli com urgência e vem respondendo a todos os consumidores, evidenciando que já estava preparada para administrar crises de imagem na web. Um dia depois de postar o vídeo, Borrelli conta que já foi procurado pela empresa.

Segundo a diretora de marketing, Claudia Sender, a empresa já possui, dentro do seu departamento dedicado à comunicação pela internet, uma equipe voltada só para redes sociais, que detecta todas as menções às marcas do grupo, que inclui a Brastemp e a Consul.

“Nós respeitamos o direito de expressão dos consumidores e precisamos ter humildade de reconhecer o que os nossos clientes dizem”, diz Claudia. Em um país como o Brasil, as redes sociais têm um papel ainda mais importante. O boca a boca sempre existiu, diz Claudia, mas a internet amplificou e deu uma outra dimensão a essa forma de comunicação.

Assim como Borrelli deve servir de inspiração para consumidores que se sentem lesados, a rápida resposta da Brastemp também serve de exemplo para as empresas que precisam fazer a gestão de uma crise semelhante.

Mas ainda o melhor que as empresas têm a fazer é poupar os consumidores de dias de fúrias e oferecer serviços de atendimento mais eficientes.

Fonte: IG

SONDA ESPACIAL ENCONTRA SISTEMA SOLAR COM SEIS PLANETAS EM SUA ÓRBITA

Na última década a descoberta de planetas fora do sistema solar literalmente explodiu. O número saltou de cerca de 50 para mais de 500 neste período. A descoberta de mais um não seria novidade não fosse pelo fato desta vez a sonda espacial Kepler, lançada pela Nasa em 2009, ter achado um sistema solar singular com seis planetas orbitando em torno dele. 

“Sabemos há anos que sistemas multiplanetários são razoavelmente comuns. Ano passado um grupo europeu encontrou um com seis planetas (que não transitam). O que é realmente surpreendente é quão perto eles estão um dos outros. Os cinco planetas mais perto da estrela formam o sistema mais compacto já encontrado. Todos eles tem uma translação [tempo em que demora para dar uma volta em torno da estrela] menor do que 50 dias”, explicou o astrônomo Jonathan Fortney, da Universidade da California em Santa Cruz.

Batizada de Kepler-11, a estrela e seus planetas estão descritos na edição desta quarta (2) da revista Nature. O trabalho pode trazer novas compreensões sobre sistemas planetários segundo Fortney, um dos autores do estudo. “Em nosso próprio sistema solar conseguimos entender melhor nossos planetas [..] comparando as semelhanças e diferenças entre eles. Podemos fazer algo semelhante com esses seis planetas. Temos evidências fortes de que a atmosfera de cinco deles [os mais internos] é dominada por hidrogênio. Com isso podemos entender melhor o processo de 'evaporação' delas”, explica Fortney.

Os cinco planetas mais perto da Kepler-11 já são um dos menores a terem massa e tamanho medidos por cientistas – o menor deles, chamado Kepler-11b, tem raio de 1,97 vezes o da Terra e massa de cerca de 4,3 vezes maior que o do nosso planeta. A Kepler irá continuar a enviar dados sobre os planetas e, com a análise deles, mais detalhes sobre eles serão conhecidos.

De 1200 candidatos a planeta, 54 potencialmente habitáveis

A busca por novos planetas, no entanto, não para. A Nasa anunciou nesta quarta que em seus 4 meses de envio de dados a Kepler detectou 1235 candidatos a planetas. “Foram detectados 115 sistemas com dois planetas, 45 com três, 8 com quatro e 1 com cinco [...] Todos eles devem ser considerados candidatos ainda pois, diferentemente do Kepler-11, não temos a confirmação de sua massa [a Kepler mede apenas os raios dos planetas e não suas massas]”, afirmou Fortney.

A Kepler, no entanto, ainda não achou um planeta com características semelhantes às da Terra. Ou seja: rochoso, com translação de centenas de dias e considerável pelos cientistas como habitável: ou seja, com a presença de água e condições favoráveis à vida. "A Kepler encontrou 54 candidatos a planeta na zona habitável", afirmou William Boroucki, principal cientista da missão Kepler durante coletiva da Nasa. "Serão necessários ao menos 3 anos de análise de dados da Kepler em conjunto com dados de telescópios localizados na Terra para confirmar esses dados", disse Douglas Hudgins também da missão Kepler durante a coletiva. Destes 54 candidatos a planetas na zona habitável, cinco são de tamanho similar à Terra e os outros 49 vão de até 2 vezes o tamanho da Terra a maiores do que Júpiter.

Apesar de a tarefa de encontrar planetas fora do sistema solar vá de vento em popa, o financiamento para o trabalho não tem sido fácil. Os astrônomos têm tido que se virar para detectar os planetas enquanto missões bilionárias específicas para a busca de outras Terras são canceladas, como foi o caso da Missão Espacial de Interferometria que iria buscar especificamente planetas com massa e órbita semelhantes à da Terra em estrelas próximas semelhantes ao Sol.

Fonte: IG

AÇÚCAR PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA AFIRMA ESTUDO


A grande maioria das pessoas não consegue resistir ao chocolate – mesmo quando a vontade é dizer "não". A suspeita de que o açúcar cause dependência levou pesquisadores do Instituto Central para Saúde Psicológica de Mannheim a mergulharem no tema.
Da mesma maneira que a pessoas se viciam em álcool, tabaco ou outras drogas, os estudiosos tentam compreender quando e por que o açúcar pode causar dependência.

O efeito da comida

Para desvendar a questão, o pesquisador Falk Kiefer submete pacientes acima do peso a uma sessão de ressonância magnética e observa suas reações diante da exibição de imagens de doces, bolos e sorvetes.

Com o experimento, Kiefer descobriu que as imagens ativam o chamado mecanismo de compensação do cérebro em pessoas que apresentam problemas alimentares.

Em todos os casos, foi observada a liberação de dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central. Também conhecida como "hormônio da felicidade", a substância proporciona expectativas positivas e a sensação de bem-estar.

Açúcar e drogas

Esta reação é comparável aos efeitos provocados por drogas ou álcool. Quando administrado em doses cada vez mais altas em ratos, por exemplo, o álcool provoca a liberação da dopamina. Quando o animal deixa de receber a substância, ele demonstra sintomas humanos de abstinência, como tremores, inquietação e ansiedade.

Sintomas semelhantes são observados quando os ratos recebem água com açúcar. Os pesquisadores encontraram no cérebro dos ratos "viciados em açúcar" as mesmas alterações observadas em pessoas viciadas em drogas.

"Os processos que são liberados no mecanismo de compensação pelo açúcar são, de fato, comparáveis com o álcool e a nicotina", assegura o pesquisador Rainer Spanagel.

Vício e o cérebro

Além do mecanismo de compensação, o consumo de drogas envolve ainda o circuito cerebral do estresse, liberando neurotransmissores produzidos pelo próprio corpo, como a endorfina e opióides.

Esses neurotransmissores são responsáveis pela sensação de felicidade e causam o vício. Grande quantidade de açúcar transforma os dois sistemas nos ratos, explica Spanagel. O pesquisador acredita que as conclusões possam também ser válidas para pessoas, já que testes com animais na área de dependência química são geralmente aplicáveis a seres humanos.

Fonte: Deutsche Welle

PRODUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL TEVE A MAIOR ALTA DESDE 1996

Apesar da freada no ritmo de atividade nos últimos meses de 2010, a produção industrial acumulou alta de 10,5% de janeiro a dezembro de 2010, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a maior alta anual desde 1986. Já em dezembro, a produção industrial caiu 0,7% na comparação com novembro, quando havia recuado apenas 0,2%.

No acumulado do ano até novembro, a produção tinha crescido 11,1%. Em 2009, a produção industrial recuou 7,4%.

De acordo com a pesquisa, houve crescimento em 23 das 25 atividades, com o maior impacto no índice global veio do ramo de veículos automotores (24,2%).

As expansões assinaladas em máquinas e equipamentos (24,3%), produtos de metal (23,4%), metalurgia básica (17,4%), indústrias extrativas (13,4%), outros produtos químicos (10,2%) também tiveram destaque.

Os dois únicos ramos com queda foram fumo (-8%) e outros equipamentos de transportes (-0,1%).

Considerando apenas o resultado de dezembro, houve alta de 2,7%, na comparação com dezembro de 2009, numa taxa de expansão menos intensa do que em meses anteriores

A atividade industrial apresentou redução em 8 ramos e registrou crescimento em 19 na comparação com dezembro de 2009. As altas mais expressivas ficaram com veículos automotores (12,1%), seguido por indústrias extrativas (10,4%) e máquinas e equipamentos (6,2%). Já a principal queda foi registrada pelo setor de material elétrico de comunicações (-28%).

Fonte: Folha

CAI O NÚMERO DE FORMANDOS EM PEDAGOGIA E OUTRAS LICENCIATURAS

O número de formandos nos cursos que preparam docentes para os primeiros anos da educação básica - como Pedagogia e Normal Superior - caiu pela metade em quatro anos, segundo os últimos dados do Censo do Ensino Superior, realizado anualmente pelo MEC. De 2005 a 2009, os alunos que concluíram essas graduações foram de 103 mil para 52 mil, o que comprova o desinteresse dos jovens pela carreira.

Houve queda também nos graduandos em cursos de licenciaturas, que preparam professores para atuar no ensino médio e últimos anos do fundamental - em 2005 foram 77 mil, contra 64 mil em 2009. No mesmo período, o total de concluintes do ensino superior no País cresceu de 717 mil para 826 mil.

Ao mesmo tempo em que o Brasil forma menos professores, o número dos que estão em sala de aula sem diploma vem crescendo. Em 2009, docentes sem curso superior somavam 636 mil nos ensinos infantil, fundamental e médio - cerca de 32% do total. Em 2007, eram 594 mil.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, a queda na quantidade de formandos é "preocupante". "Os municípios se preparam para ampliar o número de matrículas para crianças de 4 e 5 anos, que se tornarão obrigatórias em 2016. Isso projeta um cenário de falta de docentes", afirmou.

Especialistas em ensino alertam que o Brasil já enfrenta um déficit de professores nas redes públicas. "Muitos desses formandos preferem seguir na área acadêmica, ir para colégios particulares ou atuar em outras áreas, onde ganham mais. Eles não vão para as escolas públicas", diz Mozart Ramos Neves, membro do movimento Todos Pela Educação.

Para reverter o quadro e trazer mais jovens para o magistério, Neves aponta três medidas. "Precisamos de um salário inicial atraente para o jovem, ter uma carreira promissora e dar boas condições de formação e de trabalho", recomenda. "Enquanto não houver um pacto nacional pela valorização do professor, não resolveremos o problema."

A coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Márcia Malavasi, diz que a desvalorização do magistério tem feito muitos docentes abandonarem a carreira e muitos jovens desistirem antes mesmo de entrar na faculdade. "Ao procurar informações sobre a profissão e conversar com quem atua na área, os jovens não têm ouvido boas recomendações e se desmotivam", afirma.

Márcia também diz que os alunos, de forma geral, acabam prejudicados pelo fenômeno. "O professor que está em sala deixa claro que não gostaria de estar lá - e mesmo assim o aluno precisa se submeter. Isso cria um ambiente desfavorável ao aprendizado", explica.

A coordenadora lembra, porém, que existem exceções. "Professores em algumas escolas particulares têm bons salários e se sentem valorizados."

Plano B

Quem entra no curso de Pedagogia, além do amor pela sala de aula, costuma ter também um plano alternativo de carreira. É o caso de Regiane Ferreira, de 22 anos, que cursa o último ano de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "Assim que me formar, vou tentar um mestrado. Quero seguir a carreira acadêmica", conta. "Vou tentar conciliar a pós-graduação com dar aulas na rede municipal de Marília, mas, se não der, posso pedir uma bolsa."

Músico profissional, Welington das Neves Moreira, de 53 anos, terminou há um semestre o curso de Pedagogia e diz estar animado para tentar um concurso e dar aulas na rede pública de São Paulo. "Sei que não é uma carreira fácil, mas tive boas experiências nos estágios. Se não der certo, continuo tocando." 

Fonte: Estadão

GOVERNO DE SÃO PAULO DISCRIMINA OBESOS

Candidatas a um cargo de professora da rede estadual paulista afirmam que foram impedidas de assumir o trabalho por serem obesas.

Cinco docentes de três cidades diferentes da Grande SP disseram que seus exames clínicos não tinham alteração e, mesmo assim, foram consideradas "inaptas" pelo Departamento de Perícias Médicas de SP.

Elas foram aprovadas em uma prova, participaram de um curso de formação e passaram em uma segunda prova. No começo deste ano, foram submetidas à perícia.

Na semana passada, ouviram dos diretores de escolas onde dariam aula que foram reprovadas no exame.

Elas afirmam que ainda não tiveram acesso ao laudo e que não foram informadas oficialmente do motivo da reprovação. Entraram com recurso e com um pedido de vistas do resultado.

Duas dizem que ouviram dos médicos, no dia da consulta, que provavelmente não seriam aprovadas pela perícia em razão do peso.

OUTRO LADO

A Secretaria de Gestão Pública, que responde pelo Departamento de Perícias Médicas de São Paulo, disse que o estatuto dos funcionários públicos determina que um dos requisitos para o ingresso no serviço público é que o candidato goze de boa saúde, "comprovada em inspeção realizada em órgão médico oficial, no Estado de SP".

O órgão não respondeu, entretanto, se a obesidade foi o fator que tornou inaptas para o cargo as cinco professoras citadas, por motivos de "sigilo médico".

Fonte: Folha

EM EXTINÇÃO DEMOCRATAS RECLAMAM CARGOS NO SENADO

Sem vaga na Mesa Diretora, o Democratas (DEM) discordou da forma como o PMDB e o PT compuseram os cargos, abrindo mão de uma das duas vagas a que teriam direito para aliados. Com cinco senadores, os peemedebistas cederam a segunda vaga ao PP. O PT, com o mesmo número de vagas, entregou sua segunda indicação ao PR. Tanto o PR quanto o PP têm a mesma bancada do DEM que, por sua vez, ficou de fora da composição da Mesa. Essa composição excluiu o DEM na participação da Mesa Diretora.

– Se tem três (DEM, PP e PTB) partidos com cinco senadores para duas vagas o normal é que se fizesse um sorteio e não o PMDB ficar cedendo vaga para um e o PT para outro – afirmou senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que tomará posse na liderança do partido em março.

A controvérsia levou todas as lideranças a uma reunião que acontece desde a manhã na liderança do PSDB, inclusive o presidente do Senado, José Sarney. O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), defendeu que se cumpra a proporcionalidade para a escolha dos cargos da Mesa Diretora. Ele lembrou que o PMDB e o PT têm direito a duas vagas na regra prevista pelo regimento interno.

– A proporcionalidade tem que ser um acordo – destacou o parlamentar.

A ideia dos líderes é encerrar a reunião já com um consenso às 16h, quando seria eleita a nova Mesa Diretora do Senado para o biênio 2011/2012.

Fonte: Correio do Brasil

DISPARAM AS AÇÕES DO PANAMERICANO


As ações do Banco PanAmericano dispararam 22,54%, a R$ 5,22, no pregão desta quarta-feira após a compra do controle da instituição pelo BTG Pactual. Ainda restam dúvidas, porém, sobre o tamanho do rombo nas contas do banco vendido pelo Grupo Silvio Santos.

O BTG Pactual anunciou na noite de segunda-feira a compra do controle do problemático Banco PanAmericano por R$ 450 milhões, em uma operação que marca a entrada do conglomerado financeiro de André Esteves no varejo bancário. O BTG acertou a aquisição da totalidade da participação do Grupo Silvio Santos no Panamericano, assumindo 51% das ações ordinárias do banco e quase 22% das preferenciais, representativas de 37,6% do capital total.

"A aquisição representará a criação de uma quarta linha de negócios para o Banco BTG Pactual no Brasil. O PanAmericano será uma plataforma independente de distribuição de produtos e crédito para o varejo", disse Esteves, presidente-executivo do BTG Pactual, em comunicado. A instituição já atuava nas áreas de banco de investimentos, gestão de recursos e gestão de fortunas. O próprio Esteves chegou a negar, no final do ano passado, interesse do BTG em entrar no varejo bancário.
Em novembro, o Grupo Silvio Santos, na condição de controlador do PanAmericano, anunciou aporte de R$ 2,5 bilhões no banco, obtidos com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para cobrir problemas na contabilidade da instituição. Na semana passada, jornais publicaram notícias afirmando que a nova diretoria do PanAmericano teria descoberto que o rombo contábil seria ainda maior, totalizando ao redor de R$ 4 bilhões. Havia expectativa de que o banco divulgasse até 31 de janeiro seu balanço com o detalhamento das falhas, o que acabou não ocorrendo.

Fonte: Terra

MULTIDÃO MANTÉM PROTESTOS NO CAIRO

A multidão aumentava de tamanho na praça Tahrir, no Cairo, nesta quarta-feira para o nono dia de protestos que buscam a saída do presidente egípcio, Hosni Mubarak, do poder com uma mensagem clara: "Não sairemos, ele sairá".
O grito ecoava de pessoas na praça, num momento em que os manifestantes se reagrupavam sem se impressionar com a declaração de Mubarak em cadeia nacional no fim da terça-feira prometendo não concorrer a um sexto mandato.

O núcleo dos manifestantes terá de convencer o público a manter o impulso dos protestos para pressionar Mubarak, num país onde grande parte dos egípcios está chocada com a agitação em suas ruas geralmente tranquilas.

Pelo menos 1.500 estavam na praça localizada na região central, que se tornou ponto focal das manifestações que atraíram centenas de milhares de pessoas na terça-feira. Muitos estavam acampados em tendas ou abrigados embaixo de cobertores, determinados a só deixarem o local após a queda de Mubarak.

Faixas de cerca de 20 metros de largura afirmavam: "O povo exige a queda do regime".

Muitas lojas seguiam fechadas no centro do Cairo, mas alguns clientes afirmaram na terça-feira que vários caixas eletrônicos estavam funcionando normalmente.

Embora o serviço de mensagens por SMS estivesse funcionando de forma irregular, algumas mensagens de grande circulação estavam chegando aos seus destinatários. Uma delas, que chegou nesta quarta-feira, dizia: "As Forças Armadas estão preocupadas com sua segurança e bem-estar, e não recorrerão ao uso da força contra este grande povo".

Fonte: Reuters

OBAMA QUER MUDANÇAS JÁ, NO EGITO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na terça-feira ter falado a Hosni Mubarak que a transição de poder no Egito "deve começar agora", não apoiando publicamente o plano do líder egípcio de permanecer no cargo mais seis meses.
Egypt Protest
Obama conversou com Mubarak durante meia hora por telefone depois que o aliado de longa data dos Estados Unidos anunciou planos de deixar o poder em setembro e de não concorrer nas eleições presidenciais.

"O que está claro e o que indiquei nesta noite ao presidente Mubarak é minha crença de que uma transição ordenada deve ser significativa, deve ser pacífica e deve começar agora", afirmou Obama.

Falando na Casa Branca, Obama dirigiu suas observações à juventude egípcia que está nas ruas desde terça-feira da semana passada para exigir reformas democráticas no Egito e o fim do governo de 30 anos de Mubarak.

"Ao povo do Egito, particularmente ao povo jovem do Egito, quero ser claro: nós escutamos suas vozes. Tenho uma crença inabalável de que vocês vão determinar seu próprio destino e aproveitar a promessa de um futuro melhor para seus filhos e seus netos", ele disse.

Depois de dias pressionando Mubarak para resolver as queixas do seu povo, Obama enviou um emissário na terça-feira para exortar particularmente o presidente do Egito a preparar uma transição de poder.

Horas mais tarde, Obama e seus conselheiros assistiram a um discurso gravado de Mubarak, transmitido pela TV estatal do Egito, no qual o líder egípcio disse que não concorrerá nas eleições presidenciais de setembro e que trabalhará nos últimos meses de seu mandato pela transição de governo.

Fonte: Reuters