quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MUBARAK DIZ QUE NÃO RENUNCIA

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, provocou raiva nas ruas do Egito na quinta-feira, ao fazer um pronunciamento em que anunciou que irá transferir alguns poderes ao seu vice, mas que não irá renunciar imediatamente ao cargo.

"Fora! Fora!", gritavam milhares de pessoas reunidas na praça Tahrir, no Cairo, epicentro das manifestações das últimas duas semanas contra Mubarak, no poder há 30 anos.

Mas o ex-general de 82 anos não cedeu aos manifestantes, e durante o pronunciamento preferiu se apresentar como um patriota com a obrigação de promover uma transição ordeira até as eleições de setembro, quando deve afinal deixar a Presidência.

Ele elogiou os jovens que deixaram o mundo árabe perplexo com suas inéditas manifestações, e ofereceu mudanças constitucionais que deem mais influência a seu recém-nomeado vice Omar Suleiman.

Agitando seus sapatos acima da cabeça, num clássico gesto árabe de desprezo, a multidão no centro do Cairo mantinha o grito: "Abaixo, abaixo Hosni Mubarak".

Em seu discurso de 20 minutos transmitido pela TV, Mubarak disse que não cederá à pressão internacional -- um recado para Washington, que tem cobrado uma saída rápida do seu antigo aliado --, e afirmou que irá "delegar ao vice-presidente da república as prerrogativas do presidente da república, pela maneira fixada na Constituição".

Suleiman, de 74 anos, ex-chefe dos serviços de inteligência, não é muito popular entre os manifestantes, que reivindicam um rompimento completo com o sistema de domínio militar que há seis décadas vigora no país, o mais populoso do mundo árabe.

Após o discurso de Mubarak, Suleiman apareceu na TV estatal dizendo que já há um "mapa" para a transferência de poderes, e garantiu que irá comandar uma "transição de poder pacífica".

Depois de ter prometido na semana passada que não irá disputar um novo mandato em setembro, Mubarak disse, dirigindo-se aos manifestantes: "Senti toda a dor que vocês sentiram (...). Não vou recuar na minha reação à sua voz e ao seu apelo. Suas exigências são legítimas e justas (...). Não há vergonha em escutar suas vozes e opiniões, mas recuso todo e qualquer ditame do exterior."

"Anunciei meu compromisso de entregar pacificamente o poder depois das próximas eleições", acrescentou. "Vou entregar o Egito e seu povo em segurança."

COMUNICADO MILITAR

Após o discurso da semana passada, muitos egípcios que não pertencem às elites urbanas, as quais representam a vanguarda dos recentes protestos, se disseram satisfeitos com a promessa de mudança, e afirmaram que o mais importante agora seria o fim dos transtornos econômicos provocados pelos protestos.

Mas a raiva nas ruas do Cairo e de Alexandria, a poucas horas das grandes manifestações de sexta-feira - batizadas de "Dia dos Mártires", em homenagem aos pelo menos 300 mortos nos protestos desde 25 de janeiro -, turvava um ambiente onde há forte presença militar.

"Ele (Mubarak) não parece entender a magnitude do que está acontecendo no Egito. A esta altura não acho que (o novo discurso) seja suficiente", disse Alanoud al Sharek, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos. "Ele transferiu a autoridade para Omar Suleiman, mas de alguma forma reteve sua posição como governante."

Mohamed El-Erian, diretor de investimentos da Pacific Investment Management Co., disse: "Diante da intensa frustração com o discurso no Egito, o país entrou nesta noite num período nefasto de extrema tensão e perigo, que só poderá ser resolvido por meio de uma mudança crível de regime que possa ser aceita pela maioria dos egípcios".

Durante o dia, a cúpula militar divulgou o que chamou de "Comunicado No 1", dizendo estar assumindo o controle da nação. Muitos equipararam isso a um golpe militar. Instalou-se então o rumor de que Mubarak poderia renunciar ou ser deposto. Na praça Tahrir, muita gente reagiu com emoção a essa perspectiva, mas alguns já começavam a se mobilizar contra a possibilidade de um regime militar.

Fonte: Reuters

CABO DE FIBRA ÓTICA DA VENEZUELA CHEGA A CUBA

Um cabo venezuelano de fibra óptica chegou na terça-feira a Cuba, acelerando em 3.000 vezes a baixa velocidade de conexão da ilha e burlando as restrições de conectividade impostas pelos Estados Unidos.

O cabo de 1.700 quilômetros de comprimento foi estendido a partir da costa sul-americana, passando sob o mar do Caribe, por uma unidade da empresa francesa Alcaltel-Lucent.

“Quero lhes informar que o barco chegou à praia de Siboney, na cidade de Santiago de Cuba, no leste”, disse o vice-ministro de Informática e Comunicações da ilha, Ramón Linares, segundo a agência estatal de notícias Prensa Latina.

O cabo aumentará dramaticamente a capacidade de transferência de dados de Cuba, que até agora precisava usar uma conexão por satélite, mais cara e lenta, por causa das restrições dos EUA para o acesso a cabos submarinos.

A nova ligação, no entanto, não afetará de imediato a conectividade de Cuba, uma das mais baixas das Américas. Segundo dados oficiais, Cuba tinha 1,6 milhão de usuários da Internet em 2009, ou 14,2 por cento da população. A maioria dos cubanos, no entanto, não tem acesso pleno, apenas ao e-mail e a uma intranet com páginas selecionadas pelo governo.

As autoridades locais dizem não haver obstáculos políticos para abrir o acesso à Internet, mas que faltam investimentos em infraestrutura de redes. Cuba e Venezuela, que têm os EUA como inimigos em comum, veem o novo cabo como uma forma de garantir sua independência em relação a Washington.

A conexão será oficialmente inaugurada na quarta-feira em Santiago de Cuba, 870 quilômetros a leste de Havana, e as autoridades esperam que esteja operacional em julho. O projeto, de 70 milhões de dólares, inclui também a conexão de Santiago de Cuba com a localidade jamaicana de Ocho Rios.

Fonte: Agências

KASSAB ATROPELA A EXTREMA DIREITA COM A CRIAÇÃO DO PDB

A cada dia que passa, mais distante do Democratas, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab já planeja para maio o lançamento do Partido da Democracia Brasileira (PDB), legenda que, na largada, contaria com cerca de 20 parlamentares em Brasília, mais o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, atualmente filiado ao DEM. A decisão de Kassab é mais um revés na coligação de direita que levou à derrota o candidato tucano José Serra, nas eleições presidenciais.

Insatisfeito com a direção do DEM, Kassab anunciou seu desejo de sair da agremiação partidária logo após conhecer o resultado das urnas, em novembro último. Ele já mantinha contato com setores avançados do PT, no entanto, desde meados de 2010. O PDB, na realidade, tende a ser uma moeda de troca na possível fusão com outra sigla partidária de maior peso, entre elas o PSB e o próprio PMDB. Na opinião de Kassab, somente a fusão de alguns partidos poderá produzir um fato político capaz de gerar uma grande legenda com expressão nacional e situada, ideologicamente, mais ao centro.

As chances de Kassab e seu grupo permanecerem no DEM estão cada vez mais remotas, com as chances de o senador José Agripino (RN) ser eleito para presidente nacional do partido, em meados de março, aumentando cada vez mais, diante a demonstração de força das facções mais à direita na legenda. Agripino integra a falange que elegeu, semana passada, o deputado ACM Neto, da Bahia, como líder da bancada do DEM na Câmara.

Analistas, no entanto, consideram a possibilidade da criação da nova legenda uma tarefa complicada, pois uma legenda somente recebe o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral depois de cumprir, entre outras exigências, o recolhimento das assinaturas de 0,5% do total de eleitores que votaram para deputado federal na última eleição distribuídos em, pelo menos, nove Estados. 

Atualmente, esse número chega a 490 mil eleitores.

Fonte: Correio do Brasil

CLASSES MÉDIAS DO BRASIL, CHINA E ÍNDIA MOVERÃO A ECONOMIA NO MUNDO

A paulistana Bianca do Carmo, de 23 anos, comprou sua primeira câmera fotográfica digital no fim do ano passado. Seu sonho de consumo, agora, é um notebook com acesso à internet. Ela vive e trabalha em São Paulo, no bairro de Guaianases, zona leste. Com seu salário, consegue ajudar a família com as despesas do lar e realizar alguns pequenos desejos.

Cui Yingjing, de 25 anos, é chinesa e, no mês passado, gastou o equilvante a R$ 160 em duas peças de roupa que namorou na vitrine do shopping center próximo à sua casa, em Xangai. Agora, ela está poupando para pagar uma passagem aérea quando tirar férias.

Em Nova Déli, o indiano Sunil Vishwakarma, de 30 anos, comprou recentemente um vestido “não de uma loja qualquer, mas de um design” para sua mulher. O casal agora faz contas para encaixar no orçamento a mensalidade da escola do filho pequeno. 

Cada um desses cidadãos vive em um lugar do mundo, tem sua religião e sua cultura. Mas os três estão entre o contingente de 314 milhões de pessoas que fazem parte da classe média do Brasil, Índia e China – um grupo que deve mais do que quadruplicar nos próximos dez anos. Em 2020, um em cada cinco habitantes do planeta será de classe média destes países.

Para Jim O’Neill, o economista do banco Goldman Sachs que em 2001 criou o termo “Bric” - para Brasil, Rússia, Índia e China -, não há duvidas de que ”essas famílias serão o principal motor do crescimento global até 2020”. A Rússia tem sido reiteradamente ficado para trás na análises dos bancos. Isso aconteceu porque a classe média russa não tem apresentado níveis de crescimento tão expressivo na comparação com os demais países.

A classe C destes países responderá por um mercado de R$ 37 trilhões.

Fonte: IG

JOGADOR ADRIANO ENVOLVIDO EM MAIS UMA CONFUSÃO

O jogador Adriano teve sua carteira de habilitação apreendida durante blitz da Lei Seca na madrugada desta quarta-feira, 9. O atacante da Roma, na Itália, se recusou a fazer o teste do bafômetro ao ser abordado numa ação policial na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, por volta da 1h.

Segundo o major Marco Andrade, coordenador da Lei Seca, Adriano tinha sinais aparentes de embriaguez. Além de ter a carteira apreendida, o jogador terá de pagar uma multa de R$ 957 para reaver a carteira de habilitação. O atacante será julgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e, caso seja condenado, perderá a carteira de habilitação.

Adriano não teve o carro, um Porsche Cayenne, apreendido. Um amigo que acompanhava o atacante e fez o teste do bafômetro pôde dirigir o veículo.

Fonte: Estadão

CIENTISTAS REVELAM O MISTÉRIO DAS FLORESTAS FOSSILIZADAS DA ANTÁRTIDA

Cientistas que estudam fósseis de plantas e animais encontrados na Antártida descobriram que esses seres possuíam mecanismos sofisticados que lhes permitiam sobreviver vários meses no escuro.

Segundo teorias, no período em que essas criaturas viveram, cem milhões de anos atrás, a Terra estava à beira de um aquecimento extremo.

As calotas de gelo que tinham coberto os pólos haviam praticamente derretido, permitindo que amplas florestas crescessem no local.

Hoje, com o aumento nas médias de temperatura registradas no Continente Antártico, os cientistas não descartam a possibilidade de que plantas voltem a florescer na região.

Passado Sub-Tropical

Uma das primeiras pessoas a encontrar evidências de florestas antárticas foi o conhecido explorador britânico Robert Falcon Scott.

Retornando do Polo Sul em 1912, ele encontrou fósseis de plantas na geleira Beardmore.

O peso adicional dos espécimes pode ter contribuído para a sua trágica morte (Scott morreu congelado dias depois de alcançar o Polo Sul), mas revelou ao mundo o passado sub-tropical do continente.

A pesquisadora Jane Francis, da Universidade de Leeds, no norte da Inglaterra, seguiu os passos de Scott, passando dez temporadas na Antártida coletando fósseis de plantas.

"Ainda acho incrivelmente fascinante a ideia de que a Antártida foi um dia coberta de florestas", disse Francis à BBC.

"Temos como certo que a Antártida sempre foi uma vastidão gelada, mas as calotas de gelo são, em termos de história geológica, relativamente recentes".

Uma das mais incríveis descobertas da cientista foi feita nas Montanhas Transantárticas, não muito longe de onde Scott encontrou seus fósseis. 

"Estávamos no alto dos picos gelados quando encontramos uma camada de sedimento cheia de folhas frágeis e gravetos".

Mais tarde, a equipe descobriu que esses fósseis eram restos de arbustos de faia (árvore típica de climas temperados).

Com idade em torno de cinco milhões de anos, os arbustos estavam entre as últimas plantas a viver no continente antes do seu resfriamento.

Outros fósseis revelam que florestas verdadeiramente subtropicais existiram na Antártida em períodos anteriores, durante a chamada "era dos dinossauros", quando níveis muito mais altos de gás carbônico provocaram um período de aquecimento global extremo no planeta.

"Se você voltar cem milhões de anos no tempo, a Antártida estava coberta de florestas (de árvores) altas, semelhantes às que existem hoje na Nova Zelândia", disse à BBC Vanessa Bowman, colega de Francis na Universidades de Leeds.

"Encontramos com frequência troncos fossilizados que devem ter vindo de árvores muito grandes".

Longas Noites 

Para os especialistas, a característica mais intrigante e bizarra das florestas polares era sua capacidade de sobreviver a longos invernos, onde a noite dura meses, e aos verões sem fim, quando o sol brilha à meia-noite.

Experimentos revelam que o 'Ginkgo biloba' sobreviveu à escuridão da Antártida

O cientista David Beerling, da Universidade de Sheffield, no norte do país, explica qual foi o desafio que essas espécies tiveram de enfrentar:

"Durante períodos prolongados de escuridão no inverno quente, as árvores consomem seu estoque de nutrientes", ele disse. Mas se isso continua por tempo muito longo, elas vão acabar "passando fome", disse Beerling à BBC.

Para entender como as árvores sobreviveram a essas condições extremas, Beerling fez um experimento.

Entre as plantas que um dia viveram na Antártida está a espécie Ginkgo biloba, que por viver até hoje é considerada um fóssil vivo.

"O que fizemos foi plantar mudas dessas plantas em estufas sem luz onde pudemos simular as condições de luz da Antártida".

"Também aumentamos a temperatura e as concentrações de CO2 para obter as mesmas condições".

O experimento demonstrou que as árvores podem sobreviver incrivelmente bem a esse ambiente estranho. Embora usem seus estoques de alimento no inverno, elas compensam as perdas porque são capazes de fazer a fotossíntese 24 horas por dia no verão.

Dinossauros no escuro 

Outros fósseis encontrados mostram que dinossauros também habitaram a região.

O especialista em dinossauros Thomas Rich, do Victoria Museum, na Australia, encontrou vários exemplares desses fósseis.

"O único esqueleto de dinossauro completo que encontramos (na região) é o Leaellynasaura. O que é realmente incomum sobre esse espécime é o crânio. Ele indica que o animal tinha lóbulos ópticos maiores", ele explicou.

Segundo o especialista, isso indica que os dinossauros polares podem ter possuído uma visão noturna extremamente desenvolvida e, portanto, estavam bem adaptados para encontrar alimento e sobreviver aos prolongados invernos antárticos.

Antártida Esmeralda 

Com o aquecimento global, a Antártida pode voltar a ter florestas

Hoje, lençóis de gelo com espessura de três quilômetros cobrem uma região que um dia foi habitada por florestas e dinossauros.

Entretanto, registros geológicos oferecem provas irrefutáveis de que, em toda a história do planeta, vêm ocorrendo flutuações dramáticas no clima do Polo Sul.

Nos últimos 50 anos, a temperatura na Península Antártica subiu em torno de 2,8 ºC, um aquecimento mais rápido do que em qualquer outra parte do mundo.

Se esse aquecimento continuar, os cientistas não descartam a possibilidade de que o Continente Antártico volte a ter a cor verde esmeralda.

"Isso é possível", disse Francis à BBC. "Entretanto, isso implica que espécies de plantas sejam capazes de migrar pelo Oceano do Sul, vindas de lugares como a América do Sul ou a Austrália".

Fonte: BBC Brasil

GOVERNO BRASILEIRO PRODUZIRÁ GENÉRICOS CONTRA A AIDS E A HEPATITE

Um laboratório público brasileiro começará a produzir a partir da semana que vem uma versão genérica do medicamento Tenofovir, usado para tratamento contra aids e hepatite, cuja patente foi negada há dois anos ao laboratório multinacional Gilead, informam nesta quarta-feira fontes oficiais.

O laboratório Fundação Ezequiel Dias, controlado pelo Governo de Minas Gerais, recebeu nesta semana a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar seu genérico do Tenofovir, indica um comunicado do Ministério da Saúde.

A autorização permitirá que o laboratório comece a produzir a partir da próxima semana 36 milhões de comprimidos anuais deste medicamento, que atualmente é usado por 64 mil pacientes com aids e 1,5 mil com hepatite. Um primeiro lote com 9 milhões de comprimidos estará disponível no mês que vem, informou o Ministério da Saúde em sua nota. A produção do novo genérico permitirá que o Brasil fabrique 10 dos 20 remédios que distribui gratuitamente entre soropositivos, "o que fortalece a autonomia do País na produção de fármacos", indica o comunicado.

O diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Ministério, Dirceu Greco, afirmou no comunicado que, além de poder oferecer o medicamento aos pacientes com aids e hepatite que precisam, poderemos garantir a oferta a longo prazo e reduzir a dependência externa. Segundo dados oficiais, o Estado brasileiro gastou no ano passado R$ 577,6 milhões com a importação de remédios contra a aids e outros R$ 224,9 milhões com a compra de fármacos produzidos no País.

Em setembro de 2008 o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) negou à multinacional Gilead a solicitação de patente sobre o Tenofovir porque o medicamento, segundo um processo técnico, não contava com componentes inovadores que justificassem o direito ao monopólio. Poucos meses antes, o Governo tinha declarado o remédio como de interesse público -com o que, na prática, desconhecia a patente - para facilitar negociações com o laboratório para reduzir o preço do fármaco.

Até 2006, o Brasil adquiria o comprimido de Tenofovir por US$ 7,68, mas uma negociação com o Gilead permitiu reduzir esse preço para US$ 3,80 e gerar uma economia de aproximadamente US$ 31,4 milhões anuais. Após a rejeição da licença, o medicamento foi adquirido do próprio Gilead, mas ao valor de US$ 2,40 por comprimido, praticamente o mesmo preço que custará o produzido no País, sem contar frete e outros custos.

Crescimento

A produção nacional do fármaco gerará uma economia anual de aproximadamente R$ 80 milhões, segundo os cálculos do Ministério. O Brasil, cujos programas de combate à aids são considerados modelo pela ONU, negocia permanentemente o rebaixamento com os laboratórios multinacionais em um conjunto de antirretrovirais que distribui gratuitamente a cerca de 200 mil pacientes.


Fonte: Estadão

MAIS DE UMA TONELADA DE MACONHA É APREENDIDA EM SÃO PAULO

Policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) apreenderam mais de uma tonelada de maconha, em Carapicuíba (Grande São Paulo), por volta da 0h30 desta quinta-feira (10). A polícia conseguiu chegar ao local depois de receber uma denúncia anônima.

A droga estava dentro de 24 caixas de som escondidas em um lava-rápido na avenida Inocêncio Seráfico, na Vila Silva Ribeiro. Dois homens em uma moto fugiram com a chegada da polícia. No local, também foi apreendido R$ 1.200 em dinheiro.

Segundo a polícia, ninguém foi preso e o dono do lava-rápido não foi localizado.

A droga será levada para o DEIC (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado).

Fonte: Folha