quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PROPINA NO METRÔ DE SÃO PAULO CHEGA 8 MILHÕES DE DÓLARES

Foi protocolado nesta terça-feira (15) no Ministério Público Estadual (MPE-SP) um documento para ser anexado ao processo que desde 2008 apura denúncias de corrupção entre empresas multinacionais e o Metrô de São Paulo.

O documento refere-se ao contrato de licitação entre o metrô paulista e a empresa alemã Siemens, o qual sugere o pagamento de propina feito a autoridades de São Paulo e do Distrito Federal em valores que ultrapassavam US$ 8 milhões. O montante representava em torno de 7,5% do valor total dos contratos, afimou o deputado estadual Simão Pedro (PT), em entrevista à Rede Brasil Atual.

Segundo denúncias de testemunha que diz ter presenciado o processo de contratação, em reportagem da Rede Record e do portal R7, o esquema começava sempre com a manipulação dos editais de concorrência pública, tanto nos processos de compra de novos trens para a Companhia do Metropolitano de São Paulo como também a compra e manutenção dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Consta ainda no documento que o esquema de corrupção se estenderia ao projeto principal das obras do Metrô do Distrito Federal, cujo governo, à época, era comandado por José Roberto Arruda (ex-DEM).

O deputado afirmou que o novo documento apresentou como novidade um contrato específico de uma empresa terceirizada, que em nome da empresa alemã fazia parcerias com companhias brasileiras, cuja função seria o repasse da propina a diretores e políticos brasileiros.

“Apresentamos aos promotores notas fiscais e cópias de contrato entre a Siemens e as empresas terceirizadas. Eles estudarão a conexão destas denúncias com as já existentes no Ministério Público sobre este caso”, afirmou o deputado.

De acordo com Simão Pedro, foi anexada ao documento uma carta assinada pela testemunha da Siemens e direcionada ao porta-voz da empresa no ano de 2008. O conteúdo escrito dava detalhes de todo esquema de repasse de verbas ao Brasil. E, ainda, segundo as informações apuradas pela denúncia e pelo deputado, a Siemens, naquele momento, havia feito uma “devassa” em seu quadro de diretores, demitindo diversos funcionários.

“A intenção é investigar porque o escritório de advocacia que a Siemens contratou não avançou em relação às denúncias relacionadas ao Brasil”. O deputado também sinalizou preocupação pelo fato de o contrato denunciado já ser considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado, mas que ainda assim foi renovado e continua em vigor.

Sem resposta

Durante coletiva no início da tarde desta terça-feira (15), a reportagem da Rede Brasil Atual questionou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre as denúncias do dia anterior. Mas, ao ouvir a pergunta, Alckmin preferiu não comentar e encerrou imediatamente a entrevista.

Fonte: Brasil Atual

ATIVISTAS IMPEDEM QUE JAPÃO MATE 850 BALEIAS

O Japão suspendeu sua caça anual de baleias na Antártida por enquanto, depois que um grupo ativista contrário à caça de baleias perseguiu seu navio principal. O país poderá chamar a frota de volta para casa, informou uma autoridade do governo. Tentativas frequentes da Sea Shepherd Conservation Society para interromper a caça irritaram o Japão, um dos três países que hoje caçam baleias e onde o governo afirma que a atividade é importante para a tradição cultural.

– Colocando a segurança como prioridade, a frota interrompeu a caça científica de baleias por enquanto. Estamos atualmente considerando o que fazer em seguida – disse Tatsuya Nakaoku, autoridade na Agência de Pesca.

Ao lhe perguntarem se o Japão está considerando o retorno antecipado de sua frota, ele disse que isso ainda era uma opção e acrescentou que os planos do país na caça às baleias não estavam seguindo tranquilamente. Representantes da Sea Shepherd não estavam imediatamente disponíveis para comentar. O Japão introduziu a caça científica a baleias para contornar a proibição de caça às baleias, determinada por uma moratória em 1986, argumentando que tinha o direito de se preservar contra o impacto das baleias na indústria da pesca.

A frota, com cerca de 180 pessoas e quatro navios, pretende caçar cerca de 850 baleias mink nas águas da Antártida nesta temporada, que está prevista para terminar perto de março.

Fonte: Correio do Brasil

ECONOMIA CRESCEU 7,8% EM 2010 NO BRASIL

A economia brasileira cresceu 7,81% em 2010, segundo o indicador criado pelo Banco Central para antecipar o desempenho econômico do país.

Somente no mês de dezembro, o crescimento foi de 4% em relação ao mesmo período de 2009, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC). Esse foi o oitavo mês consecutivo de desaceleração no crescimento do país.

Na comparação mensal, o crescimento de 0,07% é o menor desde junho, quando o indicador ficou estável.

No quarto trimestre, o crescimento foi de 1% em relação aos três meses anteriores, ante 0,3% no trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento desacelerou de 7% para 5%.

O IBC-Br é divulgado pelo BC mensalmente com base nas estatísticas de vários setores da economia disponíveis no momento e mostra proximidade com os números oficiais do IBGE, que são divulgados trimestralmente.

Esse indicador é avaliado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) no momento de definir a taxa básica de juros, hoje em 11,25% ao ano.

Fonte: Folha

PADRASTO MATA A ENTEADA E A ENTERRA NOS FUNDOS DA CASA

Um homem de 26 anos, preso na terça-feira, confessou ter matado a enteada e enterrado o corpo da adolescente de 17 anos nos fundos da casa dela, no bairro Jardim Estádio de Santo André, município do Grande ABC paulista. A polícia investiga a possibilidade de a vítima, que já tinha uma filha, ter sido violentada sexualmente.

Policiais militares encontraram o corpo de Steffany Santos de Oliveira às 18h de terça-feira, após receberem a denúncia de uma testemunha que disse ter visto Johnny Conceição dos Santos escavando o terreno com uma enxada no final de semana.

A casa da vítima, desaparecida havia alguns dias, faz fundos com o imóvel do padastro. A terra do lote estava revolvida e, após escavação, os policiais encontraram o corpo de Steffany envolto em um lençol. Johnny foi conduzido ao 6º DP de Santo André, onde foi autuado em flagrante por homicídio e ocultação de cadáver e encaminhado a uma carceragem pública, onde permanece preso, à disposição da Justiça.

Fonte: Terra