quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MUSCULAÇÃO AJUDA A EMAGRECER

“Atividades clássicas de trabalho aeróbico, como caminhar, correr, nadar ou pedalar são, geralmente, as mais indicadas para o emagrecimento. Ainda assim, a musculação pode ser um grande trunfo para a perda de peso, pois utiliza a glicose como substrato energético principal, contribuindo para o emagrecimento saudável. Esta prática, aliada a um plano alimentar adequado, resulta em uma musculatura rígida, definida e sem flacidez.

Um outro fator importante é que a prática de musculação tende a aumentar os níveis naturais do hormônio do crescimento e da testosterona, classificados como emagrecedores por mobilizarem gorduras para a produção de energia.

Em um treino de musculação bem orientado de alta intensidade nosso corpo acumula grandes quantidades de ácido lático, que tende a ser removido durante o período em que o corpo estará queimando calorias em repouso. Fato que não acontece depois de um treino de caminhada, corrida, ou pedalada.

Então, siga a receita que sempre deu certo: pratique uma atividade muscular localizada, como musculação, de duas a três vezes na semana, aliado a uma atividade aeróbica que lhe dê prazer (caminhada, corrida, uma aula de boxe ou de bike), também de duas a três vezes por semana.

Uma caminhada moderada de uma hora pode ajudar a eliminar entre 200 e 300 calorias. Durante 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de calorias, o que pode variar de acordo com cada metabolismo.

Manter um quilo a mais de músculos consome 15 calorias extras por dia. Se, em um prazo de 40 semanas você conseguir ganhar dois quilos de músculos, poderá eliminar 8.400 calorias. Você poderá eliminar de dois a três quilos de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3 vezes por semana.

E por fim, pense seriamente em rever seus hábitos alimentares. É no plano alimentar diário que está a diferença dos resultados, revelando os benefícios de quem opta em se alimentar sob uma orientação especializada, de forma segura e equilibrada, dos que apenas tentam compensar eventuais exageros gastronômicas com exercícios extenuantes no dia seguinte”.

Por: Marcelo Piva é personal trainer especializado em Nutrição Esportiva do Centro Marcelo Piva e da Academia Body One, em Porto Alegre (RS).

Fonte: IG

UNIÃO EUROPÉIA VETA JOGOS DA COPA DO MUNDO E DA EUROCOPA POR TVs PAGAS

O Tribunal Geral da União Europeia determinou nesta quinta-feira que os países podem proibir a transmissão exclusiva de jogos da Copa do Mundo e da Eurocopa em TVs pagas por considerar que as competições tem "grande importância para sociedade".

A corte argumentou na decisão "o direito à informação e a necessidade de garantir amplo acesso do público à cobertura da televisão de eventos" que os estados-membros da UE "considerem de grande importância para a sociedade", conforme comunicado.

O Tribunal Geral emitiu a sentença sobre a disputa entre a Fifa e a Uefa com a Comissão Europeia, pela decisão do Executivo comunitário de aprovar as decisões da Bélgica e do Reino Unido de incluir em sua lista de eventos importantes todos os jogos da fase final da Copa do Mundo e, no caso de Reino Unido, da Eurocopa.

O tribunal lembrou nesta quinta que a legislação europeia permite que os estados proíbam a transmissão fechada de certos jogos, quando se prive a uma parte importante do público da possibilidade de acompanhá-los na televisão aberta.

Além disso, considerou que é complicado determinar quais jogos terão interesse para a classificação dos países no momento da compra dos direitos de televisão, por isso que descartou o argumento das federações de que só proibiria a emissão de pagamento dos jogos com participação das seleções nacionais.

Embora o tribunal tenha admitido que o fato de obrigar a transmitir em rede aberta afetará a receita da Fifa e da Uefa, isto obriga a ceder os direitos gratuitamente.

Na nota de imprensa, o tribunal lembra que cabe recurso contra as resoluções do Tribunal Geral no Tribunal de Justiça.

A Fifa é a organizadora da Copa do Mundo, enquanto a Uefa é a responsável pela Eurocopa, o campeonato europeu de seleções nacionais, dois torneios realizados a cada quatro anos.

Fonte: EFE

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF QUER MAIS PRESENÇA POLICIAL NAS FRONTEIRAS

A presidente Dilma Rousseff defendeu, nesta quinta-feira, na abertura do seminário de implantação dos Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas, um combate sistemático à distribuição de entorpecentes, o monitoramento de fronteiras e o fortalecimento de centros de referência para treinamento de médicos e agentes comunitários de saúde.

"Será uma luta sem quartel no combate sistemático ao crack. Precisamos impedir que mais crianças sejam vítimas do crack. É fundamental perceber que tudo passa pelo combate ao crime organizado através do controle de fronteiras e do reforço da Polícia Federal no combate às drogas", disse a presidente, no Palácio do Planalto, ao lado dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Fernando Haddad.

"É um quadro que nenhum de nós, tanto do governo federal, estadual e municipal, professores e da sociedade civil, podemos nos tornar indiferentes a ele", afirmou Dilma, destacando que os desafios no combate ao crack devem levar em conta o fato de a droga ter baixo custo e de ser muito destrutiva.

Ao lado da nova secretária nacional de Política sobre Drogas, Paulina Duarte, a presidente disse ter "orgulho" de tê-la na administração pública. Paulina substituiu Pedro Abramovay, demitido após ter defendido publicamente que não houvesse prisão para pequenos traficantes.

Ao Terra, Abramovay defendera, ainda como secretário nacional de Justiça no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que a prisão de pequenos traficantes, ao invés de servir como punição, só contribuiria ainda mais para a formação de mão-de-obra de grandes organizações criminosas. Uma possível mudança da atual Lei de Drogas, que não estabelece claramente a proporção da pena para quem é pego transportando substâncias ilícitas, poderia, na avaliação dele, fixar penas alternativas, como prestação de serviços comunitários, para pessoas pegas com pouca quantidade de droga.

"Estão prendendo as pessoas erradas. Qual é o benefício para a sociedade o fato de se colocar na prisão essas pessoas e depois as devolver para a sociedade? Na prisão estão sendo formados criminosos. Estão entregando de graça para o crime organizado a mão-de-obra", afirmou Abramovay na ocasião.

Fonte: Terra

MOÇAMBIQUE GASTA ANUALMENTE US$ MILHÕES COM A AIDS E O HIV

O Estado moçambicano gasta anualmente cerca de 800 milhões de dólares norte-americanos em despesas relativas ao HIV/Sida, disse o ministro da saúde, Alexandre Manguele, durante o I Fórum Anual de Reflexão Social, evento que teve lugar ontem na capital do país, sob o tema “Impacto Econômico do HIV/SIDA em Moçambique”.

Assim, a doença consta como obstáculo de grande dimensão na prossecução dos planos de desenvolvimento econômico e social do país, um dos objetivos fundamentais do Governo.

O volume dos gastos com a AIDS, segundo o ministro, representa cerca de 25% da ajuda financeira que o país recebe do exterior. São recursos que contribuíram significativamente para avançar com diversos projetos de desenvolvimento.

O avanço da doença tem exigido do executivo cada vez mais recursos, que “roubam” uma proporção crescente de fundos financeiros, o que retarda a execução de projetos de desenvolvimento econômico. O executivo gasta 35 milhões de dólares anuais em campanhas de conscientização e precisaria de 78 milhões só para garantir a cobertura das campanhas de prevenção.

Ainda durante o encontro, organizado pelo Grupo Soico, através do programa Moçambique em Acção, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama e a embaixada dos Estados Unidos, a embaixadora norte-americana, Leslie Rowe, referiu que as empresas de países com elevados índices de soropositivos, incluindo Moçambique, gastam entre 6 e 10% dos lucros em despesas relativas ao HIV/AIDS.

Na mesma ocasião, Leslie Rowe reiterou a disponibilidade do seu país em continuar a apoiar Moçambique a combater o flagelo, que afeta 11% dos pouco mais de 20 milhões de moçambicanos, sendo 15,9% dos infectados no meio urbano e 9,2% no rural. “O presidente Obama afirmou, claramente, que os Estados Unidos continuarão a ser parceiros de Moçambique no combate ao HIV/AIDS”, disse.

Setores dos transportes, das obras, e todos cuja natureza exige movimentação dos trabalhadores de um lugar para outro, são os mais afetados pela pandemia.

Intensificar campanhas de prevenção

Em linhas gerais, os painelistas do fórum descreveram como assustadoras as consequências do Sida. Por exemplo, o economista e docente universitário, Constantino Marrengula, abordou, entre outros aspectos, o aumento do número de órfãos devido à doença como um fator que aumenta a população desqualificada, o que tem consequências negativas para as empresas e para a economia. O administrador-delegado da Ceta, Romeu Rodrigues, lembrou a perda de quadros importantes nas empresas.

O apelo que fica é de que todos temos que ser ativistas na luta contra o Sida, sobretudo a comunicação social; as empresas têm que dar ao problema a mesma prioridade que dão aos programas de produção.

Patrona do evento saúda iniciativa de abordagem na vertente econômica

A primeira-dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, patrona do evento, saudou a iniciativa do Grupo Soico, de abordar na vertente econômica um tema que é habitualmente abordado sob ponto de vista social.

Fonte: O País Online

QUATRO MANIFESTANTES MORREM NO BAHREIN

Quatro manifestantes xiitas morreram nesta quinta-feira no Bahrein após a repressão das forças de segurança durante a noite contra um protesto em Manama, anunciou a oposição.

Durante a madrugada, a polícia dispersou os manifestantes acampados no centro de Manama para exigir reformas e matou duas pessoas, segundo um balanço inicial.

Duas pessoas feridas não resistiram e faleceram horas mais tarde, de acordo com os opositores, destacou o movimento xiita Al-Wefaq.

Mais de 90 pessoas ficaram feridas na ação policial.

Fonte: AFP

FARC LIBERTA MAIS DOIS REFÉNS

Dois colombianos que estavam sob o poder da guerrilha Farc foram entregues na quarta-feira a uma missão humanitária, concluindo a libertação de seis reféns prometida pelo grupo, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os reféns libertados são o major da polícia Guillermo Solórzano e o suboficial do Exército Salín Antonio Sanmiguel. Os dois chegaram de helicóptero a Cali, de onde foram levados de avião para Bogotá.

Na semana passada, as Farc já haviam liberado quatro reféns à missão humanitária, que usa helicópteros cedidos pelo Brasil e é liderada pela ex-senadora Piedad Córdoba.

Solórzano revelou que tentou fugir uma vez. Contudo, os guerrilheiros o encontraram e, como castigo, o acorrentaram por três anos.

"Me prenderam no pescoço e no tornozelo. Foram anos pesados, de muita caminhada", disse o major de 35 anos, que permanecia sequestrado desde junho de 2007.

Sanmiguel também denunciou que recebeu tratamento degradante por parte das Farc.

"Estive o tempo todo acorrentado", declarou o militar de 27 anos, que estava em poder da guerrilha desde maio de 2008.

Os dois foram libertados em boas condições de saúde, de acordo com seus familiares.

Solórzano e Sanmiguel deveriam ter sido soltos no domingo, mas o governo disse que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia passaram coordenadas erradas do local da libertação.

Nos três últimos anos, as Farc libertaram 20 reféns de caráter político, o que analistas veem como uma estratégia da guerrilha para manter seu protagonismo e melhorar sua imagem.

Quinze efetivos das Forças Armadas continuam sequestrados.

Fonte: Reuters

LUCRO DO BANCO DO BRASIL FOI DE R$ 11,7 BILHÕES EM 2010

O Banco do Brasil, maior instituição financeira do país, apresentou lucro líquido de R$ 11,7 bilhões em 2010, resultado 15,3% maior do que o apurado em 2009. O balanço do BB foi comunicado ao mercado nesta quinta-feira.

A carteira de crédito ampliada (que inclui garantias prestadas e os títulos e valores mobiliários) do banco atingiu R$ 388,2 bilhões no ano, subindo 20,8% em 12 meses e 4,4% no trimestre. A carteira de crédito encerrou 2010 com saldo de R$ 358,4 bilhões, expansão de 19,1% frente a 2009.

De acordo com o balanço da instituição a "expansão da carteira de crédito decorreu do crescimento das concessões para financiamento ao consumo, investimento e crédito imobiliário".

O crédito às empresas cresceu e a carteira evoluiu 19,5% em 12 meses e 6,6% sobre o terceiro trimestre de 2010, totalizando R$ 149,8 bilhões em dezembro. Destaque para o investimento e capital de giro que cresceram, respectivamente, 31,3% e 19,8% em 12 meses, registrando saldos de R$ 33 bilhões e R$ 75,6 bilhões.

Já o crédito à pessoa física subiu de R$ 107,4 bilhões no terceiro trimestre para R$ 113,1 bilhões ao final do quarto, crescimento de 23,2% em um ano e de 5,3% no trimestre. Esse montante representa 31,6% da carteira total do BB, percentual igual ao registrado no trimestre anterior. Destaque para o crescimento do crédito consignado que atingiu R$ 45 bilhões, expansão de 23,2% em 12 meses que garantiu ao Banco do Brasil a liderança com 32% de participação de mercado.

O crédito imobiliário mantém sua trajetória de crescimento com saldo de R$ 3 bilhões em dezembro, expansão de 92,8% em 12 meses.

As operações de financiamento a veículos também registraram desempenho ascendente, totalizando R$ 27,4 bilhões ao final de dezembro, crescimento de 32,1% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 8,3% na comparação com setembro de 2010.

Fonte: Folha

PEDRO SIMON NÃO QUER MAIS A APOSENTADORIA DE EX-GOVERNADOR

A partir do dia 1º de março o senador Pedro Simon (PMDB-RS) não receberá mais a aposentadoria a que tem direito como ex-governador do Rio Grande do Sul. Simon encaminhou um ofício à Secretaria de Fazenda do estado pedindo a suspensão.

Sem dar explicações sobre o motivo de abrir mão do benefício, o senador apenas anunciou, na tarde passada, que estava encaminhando o pedido ao secretário da Fazenda Odir Tonollier. A concessão de aposentadoria vitalícia para ex-governadores, prevista nas constituições de alguns estados como o Rio Grande do Sul e o Paraná, foi criticada recentemente.

Em alguns casos, os ex-governadores acumulavam a aposentadoria com os salários dos cargos que ocupam, como o caso de Simon que também recebe como senador. O Supremo Tribunal Federal começou hoje (16) a julgar a constitucionalidade das leis que instituíram o benefício, mas o ministro José Antônio Dias Toffoli pediu vista ao processo e adiou a decisão.

Fonte: Correio do Brasil

DILMA ROUSSEFF TEM A SUA PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA NO CONGRESSO

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o aumento do salário mínimo de R$ 540 para R$ 545. A proposta segue agora para o Senado e, se for aprovada, começa a valer em 1º de março.

A votação é considerada por analistas uma vitória da presidente Dilma Rousseff, no primeiro grande teste de sua articulação política no Congresso desde que ela tomou posse, em janeiro.

A aprovação só ocorreu após a a rejeição de duas emendas que previam reajustar o salário mínimo para R$ 560 (do DEM) e R$ 600 (do PSDB).

O valor de R$ 545, proposto pelo governo, foi criticado pelas centrais sindicais e pela oposição. Especulava-se que até mesmo setores da base aliada votariam a favor de um aumento maior do que o apresentado pelo Planalto.

A aprovação do novo salário mínimo também ocorre em um momento no qual integrantes do governo, sob orientação de Dilma, têm sido pressionados a conter gastos e equilibrar as contas públicas.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no início de fevereiro o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União para 2011. A maior parte da redução de gastos ocorrerá no custeio do setor público. Também foram suspensas a realização de concursos e as nomeações de servidores concursados.

O economista Felipe Salto, analista da Tendências Consultoria, avalia que cada R$ 1 dado de reajuste no mínimo representa um aumento de cerca de R$ 280 milhões nas contas do governo federal.

Disputa

A aprovação do salário mínimo ocorre depois de várias semanas de disputas políticas e reivindicações de diferentes setores.

Desde 2006, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o reajuste do mínimo é feito com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior somada à alta do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Como a economia brasileira não cresceu em 2009, devido à crise global, o governo propôs em meados de janeiro um mínimo de R$ 545, aumentando em R$ 5 o salário atual, de R$ 540. O reajuste repõe a inflação de 2010, quando o INPC foi de 6,47%.

O valor proposto pelo governo foi contestado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Força Sindical, maiores centrais sindicais do país. Ambas as entidades foram a público defender o valor de R$ 580.

Depois que o governo encaminhou ao Congresso a proposta de R$ 545, a oposição começou a articular a aprovação de um salário mínimo de R$ 560 - proposta que acabou ganhando a adesão tanto dos sindicalistas quanto de setores de partidos da base aliada, como o PDT.

Já setores do PSDB - principalmente o ex-candidato a presidente José Serra - se mostraram favoráveis a adotar um salário de R$ 600, uma das bandeiras do partido na campanha eleitoral de 2010.

No início de fevereiro, integrantes do governo afirmaram que o Planalto não cederia em sua proposta original. Até mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, chamando os sindicalistas de 'oportunistas' por defenderem os R$ 580.

O governo ainda cogita, como forma de compensação pela aprovação do mínimo de R$ 545, negociar um reajuste na alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física para 2011.

Caso seja aprovado no Senado, o salário mínimo de R$ 545 passa a valer no primeiro dia do mês subsequente à sua sanção.

Fonte: BBC Brasil