quinta-feira, 3 de março de 2011

CRESCIMENTO EM MOÇAMBIQUE NÃO BENEFICIOU OS POBRES

“Entre 2002/2003 e 2008/2009 o crescimento não beneficiou os pobres”

Entre as razões que justificam este cenário negativo, estão o fraco nível de investimento público em infra-estruturas; baixo nível de acesso a serviços financeiros; fraco ambiente de negócios ...

Apesar de registrar níveis satisfatórios em comparação com a maior parte dos países da África Sub-sahariana, o crescimento econômico de Moçambique tem trazido menos benefícios aos pobres, uma situação que tende a piorar com o tempo. Esta é a conclusão do seminário que teve lugar ontem em Maputo, organizado pelo Movimento dos Estudantes Liberais de Moçambique, com o tema “Os Desafios e Estratégias de Crescimento Econômico Inclusivo em Moçambique”.

O seminário teve como principais oradores o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Moçambique, Victor Lledó, e o economista Roberto Tibana.

Na ótica de Victor Lledó, o país tem estado a alcançar um crescimento positivo nos últimos 10 a 15 anos, mas ao contrário dos casos de sucesso, em termos de crescimento inclusivo – crescimento com reflexos em todas as camadas da sociedade –, o arranque do crescimento econômico nacional não foi acompanhado por uma significativa diversificação econômica ou exportadora.

Assim, e com base nos dados estatísticos dos rendimentos familiares, “entre 2002/2003 e 2008/2009, o crescimento não beneficiou os pobres”, sublinhou Ledó. 

Ouros aspectos que justificam este cenário negativo, estão relacionados com o fraco nível de investimento público em infra-estruturas (estradas, pontes, energia, etc); baixo nível de acesso a serviços financeiros; fraco ambiente de negócios, entre outros.

Evitar conflitos sociais

“Evitar a desaceleração do crescimento em decorrência de conflitos sociais” é um dos caminhos a considerar para o alcance de um crescimento inclusivo, recomenda Victor Ledó, para quem é importante que haja igualdade de oportunidades e redução de desigualdades, sobretudo de rendimentos e de acesso ao emprego, por parte dos cidadãos.

As manifestações populares de 5 de Fevereiro de 2008 e de 1 e 2 de Setembro do ano passado são exemplos elucidativos da ausência de crescimento inclusivo no nosso país, e sugere-se que, para solucionar o problema, é preciso “implementar redes de proteção social sustentáveis e bem dirigidas e, sobretudo, preservar a estabilidade macroeconômica”.

“Na educação, Moçambique está criando confusão”

O economista Roberto Tibana, fazendo menção à importância do setor da educação para o crescimento inclusivo, mostrou-se indignado com o atual estágio da qualidade de ensino no país.

Fonte: O País Online

MACONHA AUMENTA RISCO DE PSICOSE, APONTA PESQUISA

Pessoas que consumiram maconha na adolescência ou no início da vida adulta enfrentam maior risco de apresentar sintomas de psicose mais tarde, afirma um estudo recém-divulgado.

A pesquisa, realizada pelo professor Jim van Os, da Universidade de Maastricht, da Holanda, foi feita na Alemanha, e contou ainda com pesquisadores da Suíça e da Grã-Bretanha.

A psicose é uma desordem mental na qual o indivíduo perde o contato com a realidade.

O estudo, publicado na revista especializada British Medical Journal, acompanhou um total de 1.923 pessoas ao longo de um período de dez anos.

Apesar de as relações entre maconha e psicose já serem conhecidas, ainda não estava claro se era a maconha que desencadeava os sintomas dessa condição ou se as pessoas se sentem propensas a consumir a droga devido a seus sintomas. A pesquisa indica que a primeira hipótese é a mais provável.

Estudo

Os participantes da pesquisa tinham entre 14 e 24 anos. Eles foram avaliados em períodos distintos para aferir possíveis relações entre o uso de maconha e de manifestações de sintomas psicóticos.

O primeiro período estudado foi feito três anos após o início da pesquisa. A segunda amostragem ocorreu oito anos depois que a pesquisa começou. E a conclusão ocorreu dez anos após o começo do estudo.

Os pesquisadores colocaram os que já fumavam maconha em um grupo e excluíram os que apresentavam um quadro pré-existente de psicose, para que pudessem melhor estabelecer as ligações entre novos usuários de maconha e a apresentação de sintomas da doença.

A pesquisa também teria mostrado que aqueles que já fumavam maconha na época do começo da pesquisa enfrentariam riscos mais elevados de apresentar sintomas psicóticos persistentes.

Aumento

O estudo concluiu que o uso de maconha aumenta ''significativamente'' a incidência de sintomas psicóticos, mesmo quando outros fatores, como situação sócio-econômica, o uso de outras drogas e de condições psiquiátricas estão em jogo.

Além de afirmarem que o uso da maconha +e um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psicóticos, os cientistas envolvidos com a pesquisa disseram também que ''o uso repetido de maconha pode aumentar o risco de sofrer desordens psicóticas por ter impacto na persistência dos sintomas

De acordo com Robin Murray, professor de pesquisa psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria da Grã-Bretanha, a pesquisa representa ''mais um tijolo no muro de provas'', de que o uso da maconha contribui para formas de psicoses como a esquizofrenia.

Segundo Murray, a pesquisa é um dos dez estudos similares que apontam nessa mesma direção.

Fonte: BBC Brasil

REDE RECORD VAI À LUTA CONTRA A GLOBO PELO BRASILEIRÃO

A guerra pelos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro ganhou um novo round. Após a Globo afirmar que desistiu de concorrer à licitação do Clube dos 13, dizendo que irá negociar em separado com cada clube, a Record reagiu. Em nota oficial, a emissora se diz totalmebte disposta a participar da licitação, elogia o Clube dos 13, critica o monopólio (sem citar diretamente a Globo) e também se mostra disposta a, se for preciso, negociar em separado com qualquer clube. 
Segundo a Record, a carta-convite do Clube dos 13 às emissoras promove uma “concorrência séria, transparente e com regras claras” e “rompe com as obscuras negociações que favoreciam o monopólio e descaracterizavam a concorrência”.
A Record também diz que o modelo de negociação anterior prejudicou os clubes, chegando a arimar que muitos deles foram ignorados e ficaram várias rodadas sem ter seus jogos transmitidos, além de seus parceiros comerciais, que tinham suas placas de propaganda cobertas durante as transmissões.
Leia a íntegra da nota da Record:
“A Rede Record vem a público expressar preocupação com as reações ao modelo de negociação proposto pelo Clube dos 13. O formato foi desenvolvido como consequência de um acordo entre o Clube dos 13 e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Pelo que foi acertado, cláusulas que caracterizavam o favorecimento a um monopólio e impediam a participação de outros concorrentes de forma democrática e transparente foram proibidas.
O modelo anterior impôs aos clubes brasileiros o endividamento e a perda sucessiva de seus maiores talentos para outros países. Alguns clubes brasileiros passam meses sem parceiros patrocinadores porque camisas, luvas, bonés e até placas publicitárias são evitadas ou encobertas nas transmissões esportivas. Ainda existem alguns clubes brasileiros que simplesmente são ignorados durante a temporada e passam semanas sem que seus jogos sejam transmitidos.
A carta convite enviada pelo Clube dos 13 contempla uma concorrência transparente, séria, com regras claras. O documento exige propostas entregues em envelopes fechados e pressupõe declarar vencedor aquele que fizer a melhor proposta financeira para todos os clubes. O modelo é semelhante ao estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional para a disputa de direitos dos Jogos Olímpicos. A Record detém os direitos de transmissão exclusivos dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Fez a melhor proposta e venceu. O mercado publicitário brasileiro – de forma ousada – correspondeu ao investimento da Rede Record e cobriu todos os custos de direitos e transmissão, além de gerar lucros. Parte do pacote olímpico já foi visto no Brasil com a premiada e pioneira cobertura esportiva dos Jogos de Inverno de 2010, de Vancouver, no Canadá. Prova inequívoca de que a Record quer inovar no esporte, tem apoio do mercado publicitário e retorno expressivo em audiência.
Este ano, em outubro, faremos o mesmo com os Jogos Panamericanos de Guadalajara.
A proposta do Clube dos 13 rompe com as obscuras negociações que favoreciam o monopólio e descaracterizavam a concorrência, impondo aos clubes valores e limitações exigidas pelos eternos favorecidos.
A Record reafirma o desejo de participar da concorrência do Clube dos 13, se os associados estiverem em acordo e unidos em busca de propostas que ofereçam alternativas para o torcedor brasileiro, melhorem arrecadações e ampliem a possibilidade de surgimento de novos patrocinadores.
Mas se os clubes desejarem uma negociação em separado, optando por outro modelo, a Record também pretende apresentar proposta, desde que as negociações sejam feitas seguindo padrões de transparência e regras claras. Ou seja, com a garantia de que a melhor proposta para a televisão aberta terá preferência.
Esta é a forma que a Record encontra para contribuir com a evolução e o desenvolvimento do futebol brasileiro, proporcionando ao torcedor acesso livre e gratuito ao esporte preferido da nação.”
São Paulo, 02 de março de 2011
CENTRAL RECORD DE COMUNICAÇÃO

ACESSO À INTERNET PODERÁ SER UM DIREITO SOCIAL CONSTITUCIONAL

A inclusão digital poderá ser inserida na lista de direitos sociais estabelecida pela Constituição Federal. O precário acesso à internet constatado entre estudantes pobres, negros e moradores de regiões menos desenvolvidas do país motivou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) a enfrentar essa realidade por meio de uma proposta de emenda à Constituição, em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Apesar de registrar avanços em suas redes de telecomunicações, o Brasil ocupava, em 2008, a 69ª posição entre 193 países com acesso à internet listados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Bem atrás de países como Austrália, Holanda, Suécia e Islândia, onde 70% a 90% da população se conectam à rede mundial de computadores, o Brasil – com apenas 17,2% de sua população, à época, inserida no mundo virtual – também perdia posição em relação aos vizinhos Argentina (17,8%), Uruguai (20,6%) e Chile (28,9%).

“O pior é que essa média baixa de inclusão digital encobre desigualdades extremas”, alerta Rollemberg na justificação da PEC.

Essa advertência encontrou respaldo no estudo “Lápis, Borracha e Teclado”, realizado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz em 2007. O levantamento apurou que, entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% tinham acesso a computador com internet, índice que alcançava 56,3% entre os 10% mais ricos. Na análise por raça, constatou que apenas 13,3% dos negros usavam a internet, realidade presente entre 28,3% dos brasileiros brancos. As disparidades regionais também se reproduzem nessa área. Enquanto o índice de acesso à rede mundial de computadores chegava a 26,6% no Sul,limitava-se a 11,9% no Nordeste.

O estudo citado mostrou ainda – assinala Rollemberg – profundas desigualdades no ambiente escolar. Revelou, por exemplo, uma distância expressiva na inclusão digital entre alunos do ensino médio público (37,3%) e privado (83,6%). O parlamentar teme que esse cenário possa comprometer o futuro do país ao reduzir as oportunidades educacionais, sociais e profissionais dos brasileiros vitimados por esse “apartheid digital”.

“O desfrute de muitos direitos do cidadão, como o da informação, o da educação, o do trabalho e o da remuneração digna, depende cada vez mais do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação. Daí a necessidade de incluir tal acesso como um direito constitucional”, afirma Rollemberg, no texto.

Fonte: Correio do Brasil

BRASIL JÁ É A 7ª ECONOMIA DO MUNDO, AFIRMA MANTEGA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse, nesta quinta-feira que, segundo dados preliminares, a economia brasileira ultrapassou a da França e do Reino Unido em paridade de poder de compra e é agora a 7ª maior economia mundial.

Entre os países do G20, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro foi o quinto maior, ficando atrás de China, Índia, Argentina e Turquia.

Segundo informou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o PIB brasileiro cresceu 7,5% em 2010. De acordo com Mantega, esse crescimento não sinaliza um superaquecimento da economia. Para ele, os dados mostram que já há um desaquecimento no último trimestre.

Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 3,675 trilhões em 2010.

"Isso mostra a capacidade produtiva da economia brasileira, o potencial que vem sendo realizado nesses últimos anos. Mostramos nossa capacidade de crescer cada vez mais", afirmou.

O ministro disse ainda que o crescimento significativo do investimento mostra a qualidade do crescimento brasileiro, já que está havendo expansão na capacidade produtiva brasileira.

"Isso nos habilita a continuar o crescimento nos próximos anos e crescimento equilibrado com mais oferta de produto afastando problemas de abastecimento e de inflação", completou.

O percentual do PIB é o maior desde 1986, quando houve a mesma alta. No entanto, a metodologia da série foi modificada em 1996.

Em 2009, o PIB havia apresentado retração de 0,6% --a primeira na atividade econômica desde 1992.

Com o crescimento mais arrefecido na parte final do ano, o PIB subiu 0,7% no quarto trimestre de 2010, em relação aos três meses imediatamente anteriores. Na comparação com o período de outubro a dezembro de 2009, a economia registrou alta de 5,0%.

Fonte: Folha

DESCOBERTOS NOVOS FUNGOS ZUMBIS

Pesquisadores descobriram quatro novas espécies brasileiras de fungos do gênero Ophiocordyceps, segundo o jornal online PLoS ONE. Os fungos fazem parte de um grupo conhecido por seu efeito "zumbificador" em formigas, manipulando seu comportamento e eventualmente matando-as depois de conseguir uma boa localização para depositar seus esporos.


O artigo dos doutores Harry Evans e David Hughes é notável pela atenção que dá a interações biológicas desconhecidas e complexas em hábitats ameaçados. As quatro espécies são originárias da Mata Atlântica, o local mais degradado em termos de biodiversidade no mundo, restando apenas 8% de sua cobertura original.

Apesar do efeito da perda da biodiversidade em estruturas de comunidades ser bem conhecido, o que os pesquisadores ainda não sabem é como esses "fungos zumbis" lidam com a perda do habitat. O artigo mostra que cada uma das quatro novas espécies é altamente especializada em apenas uma espécie de formiga, além de possuir uma gama de adaptações e tipos de esporos.

O ciclo de vida destes fungos que infectam, manipulam e matam formigas é altamente complexo. O estudo estabelece a identificação dessas ferramentas como forma de ir além e indagar como a deterioração da floresta afeta essa dinâmica.

Fonte: Estadão

OSSOS DE PTEROSSAURO SÃO ENCONTRADOS NO TEXAS

Os ossos fossilizados de um réptil voador descobertos no Texas e que morreu a cerca de 89 milhões de anos atrás pode ser a mais antiga ocorrência da criatura pré-histórica conhecida como Pteranodon.

Anteriormente, os ossos de Pteranodon foram encontrados no Kansas, Dakota do Sul e Wyoming nas formações geológicas de Niobrara e Pierre. Este espécime é o primeiro de seu tipo encontrado no Texas, de acordo com o paleontólogo Timothy S. Myers, da Southern Methodist University em Dallas, que identificou o réptil. O espécime foi descoberto ao norte de Dallas por um caçador de fósseis amador que encontrou vários ossos pertencentes à asa esquerda.

O Pteranodon era uma espécie de pterossauro que viveu na mesma época junto com alguns dinossauros, cerca de 100 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os únicos répteis a dominar os céus de antigamente, os pterossauros tinham largas asas de couro e torsos finos.

A amostra identificada por Myers é um pterossauro adulto da variedade desdentada e ao mesmo sendo maior do que a maioria das aves, não estava entre os maiores pterossauros, disse Myers, notando que o réptil tinha uma envergadura de asas entre 3,6 e 4 metros. O pterossauro foi descoberto no Austin Group, uma formação rochosa proeminente no Texas de cerca de 89 milhões de anos atrás, no início do período geológico chamado Cretáceo.

Os pterossauros, muitos dos quais caçadores de peixes. viveram numa época em que um enorme e antigo mar cortava a parte central dos Estados Unidos. A chamada Western Interior Seaway era um corpo de água superficial que dividiu a América do Norte no meio, indo do Oceano Ártico até o Golfo do México.

Mais de mil fósseis de Pteranodon foram desenterrados da parte do centro do mar. Nenhum exemplar definitivo de Pteranodon havia aparecido na parte do sul, onde agora está no Texas.

Fonte: Estadão

336 MIL CONTRIBUINTES JÁ ENTREGARAM SUA DECLARAÇÃO, AFIRMA RECEITA FEDERAL

A Receita Federal já contabiliza a entrega de 336 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 desde terça-feira, 1º de março, até as 10h desta quinta. Mesmo com a pane que paralisou o sistema na quarta-feira, o órgão afirma que o número está dentro da expectativa.

O Estado de São Paulo foi destaque entre as regiões fiscais, com maior número de declarações entregues (90.599 documentos), representando 27% do total já recebido pela Receita.

Em segundo lugar vem a 1ª Região Fiscal, que compreende o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, com 58.587 documentos. Na terceira posição aparece a 7ª Região Fiscal, que abrange os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com 37.239 documentos enviados.

O prazo de entrega do IR 2011 se estende até 29 de abril. Quem atrasar o envio estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do Imposto de Renda devido.

Fonte: Estadão

LEGISLADOR DO QUÊNIA É EXPULSO DO PARLAMENTO POR USAR BRINCOS

Um deputado no Quênia foi convidado a se retirar do Parlamento do país por usar brincos com pedras preciosas e óculos escuros.

Ele foi expulso da Casa na terça-feira após outros legisladores concluírem que a forma como Gidion Mbuvi se veste viola o decoro da instituição.

O vice-presidente do Parlamento, Farah Maalim, defendeu a expulsão de Mbuvi, disse que esta é a primeira vez que um parlamentar homem usou brincos durante o exercício da função.

Mbuvi, conhecido por seu estilo extravagante de se vestir, foi eleito para o legislativo queniano no ano passado.

Gidion Mbuvi/AFP
O jornal local Daily Nation cita o parlamentar Bifwoli Wakoli afirmando que seria errado “um homem copiar a forma de uma mulher se vestir”.

Já Mbuvi se defendeu dizendo que apenas representa a maneira jovem de se vestir, e seus simpatizantes acusaram Maalim de intolerância.

Após o vice-presidente do Parlamento afirmar que o código de vestimenta para um parlamentar é calça comprida, paletó, gravata, camisa de manga comprida, meias e sapatos fechados, Mbuvi concordou em retirar os óculos e os brincos, segundo o jornal.


Fonte: BBC Brasil

ECONOMIA BRASILEIRA CRESCEU 7,5% EM 2010

A economia brasileira acelerou no final do ano passado e encerrou 2010 com o melhor desempenho desde 1986, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,7 por cento no quarto trimestre de 2010 ante o terceiro, e 5,0 por cento frente ao mesmo período de 2009.

A mediana de previsões de analistas consultados pela Reuters para a expansão trimestral era de 0,90 por cento --com faixa de respostas de alta de 0,6 a 1,0 por cento-- e avanço na comparação anual de 5,05 por cento -- com faixa de 4,2 a 5,8 por cento.

Em 2010 como um todo, a economia brasileira cresceu 7,5 por cento, alcançando em valores correntes 3,675 trilhões de reais. A expansão anual foi a maior desde 1986, quando também variou 7,5 por cento.

No ano passado, a taxa de investimento representou 18,4 por cento do PIB e a taxa de poupança foi de 16,5 por cento do PIB.

No quarto trimestre em relação ao terceiro, o único segmento que registrou expansão foi serviços, de 1,0 por cento. Nessa base de comparação, a indústria diminuiu 0,3 por cento e a agropecuária encolheu 0,8 por cento.

A formação bruta de capital fixo aumentou 0,7 por cento no quarto trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior e o consumo das famílias teve expansão de 2,5 por cento.

Fonte: Reuters

MUHAMMADA YUNUS RECORRE CONTRA A SUA DEMISSÃO

Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz e pioneiro dos microcréditos, apelou à justiça contra sua demissão do Grameen Bank, o banco de que ele mesmo fundou, anunciou o procurador-geral Mahbubey Alam.

"O professor Yunus apresentou uma ação para impugnar a legalidade da decisão do Banco (Central) de Bangladesh de destituí-lo", declarou Mahbubey Alam.

Muhammad Yunus fundou o Grameen Bank para financiar os projetos de pobres agricultores bengaleses que não têm acesso aos créditos bancários habituais.

Fonte: AFP

BANCO CENTRAL EUROPEU MANTÉM TAXA DE JUROS

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) manteve nesta quinta-feira os juros básicos na zona do euro em 1%, apesar das pressões sobre os preços pelo forte aumento do petróleo.

A instituição europeia informou em Frankfurt que também deixou inalterada a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro aos bancos, em 1,75%.

Por sua vez, o BCE manteve a facilidade de depósito, que remunera os depósitos overnight nos bancos centrais, em 0,25%.

O BCE se encontra atualmente em uma difícil situação, já que deve enfrentar a inflação, seu principal atributo, mas ao mesmo tempo não pode dificultar o crescimento econômico dos países da zona do euro, que quase não crescem.

O objetivo da instituição é manter a inflação em taxas inferiores, embora próximas a 2% a médio prazo.

O barril de petróleo Brent, de referência na Europa, estava cotado nesta quinta-feira a quase US$ 115 em Londres.

Além disso, o forte encarecimento dos alimentos também cria pressões para a alta dos preços.

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) bateu o recorde dos últimos 20 anos em fevereiro ao se situar em uma média de 236 pontos, um recorde histórico tanto em termos reais quanto nominais.

Para frear a inflação, a entidade monetária deveria subir as taxas de juros, mas desta forma comprometeria o crescimento econômico de países como a Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha.

Entre o começo de outubro de 2008 e maio de 2009, o BCE reduziu sua taxa reitora em 3,25 pontos percentuais para estimular o crescimento econômico da zona do euro, que sofreu a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Além de manter a taxa de juros em um nível historicamente baixo, o BCE concede aos bancos toda a liquidez que necessitam e compra dívida pública dos países da zona do euro.

Fonte: EFE

PRIMEIRO-MINISTRO DO EGITO RENUNCIA

O primeiro-ministro do Egito, Ahmed Shafiq, renunciou nesta quinta-feira, após pressão de ativistas pró-democracia, que exigiam o expurgo da velha guarda do ex-presidente Hosni Mubarak.

O conselho militar que governa o país informou em um comunicado, colocado em sua página no Facebook, ter aceitado o pedido de demissão de Shafiq e designado um ex-ministro dos Transportes, Essam Sharaf, para o cargo de primeiro-ministro.

Mubarak havia nomeado Shafiq para o cargo de premiê dias antes de renunciar, em 11 de fevereiro, depois de 18 dias de manifestações populares contra seu governo, as quais tiveram repercussão em todo o Oriente Médio.

A Irmandade Muçulmana e outros grupos políticos estavam pedindo a saída de Shafiq e de seu gabinete, já que postos=chave como os de ministro da Justiça, Defesa e Relações Exteriores eram ocupados por pessoas nomeadas por Mubarak.

Sharaf foi ministro dos Transportes de 2004 a 2006, mas depois voltou a ser professor na Universidade do Cairo. Ele agora tem a incumbência de formar novo gabinete de governo.

Fonte: Reuters