sábado, 5 de março de 2011

MORRE AOS 88 ANOS ALBERTO GRANADO

Alberto Granado, amigo e companheiro de Ernesto Che Guevara em sua viagem de motocicleta pela América do Sul, morreu neste sábado em Havana aos 88 anos, confirmaram à Agência Efe fontes familiares.

Granado, nascido em 8 de agosto de 1922 em Córdoba (Argentina) e estabelecido em Cuba desde 1961, morreu de causas naturais, explicou seu filho Alberto Granado.

A televisão estatal cubana definiu neste sábado Granado como um "fiel amigo de Cuba" e detalhou que, segundo sua vontade, será cremado neste sábado em Havana e suas cinzas serão espalhadas por Cuba, Argentina e Venezuela.

Amigo de infância de Che Guevara, foi seu acompanhante na viagem que realizaram de motocicleta em 1952 pela América do Sul, um percurso que despertou a consciência política do guerrilheiro argentino.

Sobre "La Poderosa", o moto de Granado, os dois percorreram juntos boa parte do Cone Sul até que, nove meses depois, se separaram na Venezuela.

A viagem foi levada ao cinema em 2004 pelo filme "Diários de Motocicleta", dirigido por Walter Salles e protagonizado pelo mexicano Gael García Bernal, no papel de Che, e pelo argentino Rodrigo de la Serna, como Alberto Granado.

Após essa viagem, Granado retornou à Argentina para trabalhar como bioquímico, mas, após o triunfo da revolução cubana, Che o convidou para ir a Havana e, um ano depois, decidiu ficar na ilha com sua esposa e seus filhos.

Em 2008, Alberto Granado viajou à Argentina para participar das comemorações do 80º aniversário de nascimento de Che Guevara na cidade de Rosário.

Sua última viagem ao exterior foi ao Equador há alguns meses, disse à Agência Efe seu filho, que destacou que Granado foi um "grande revolucionário" e um homem que amava muito a vida.

Fonte: EFE

FAMILIARES VÃO O IML RECONHECER AS VÍTIMAS DO ACIDENTE NO RIO GRANDE DO SUL

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina informou que os familiares de vítimas do acidente que deixou 26 mortos na BR-282, na madrugada desta sábado, foram até o IML (Instituto Médico Legal) para fazer o reconhecimento dos corpos.

As cidades de Santo Cristo e Santa Rosa (RS), de onde saíram os passageiros que estavam no ônibus de turismo, ficam a aproximadamente 5 horas do local onde aconteceu o acidente.

A batida entre um caminhão e o ônibus onde estavam os passageiros aconteceu, por volta das 3h15, logo depois de uma curva. 

O veículo levava 47 passageiros em um excursão para Marechal Cândido Rondon, no Paraná. De acordo com a PRF, a pista da BR-282 foi totalmente desbloqueada às 9h30.

Os demais feridos foram levados ao Hospital de São Miguel do Oeste. Um funcionário do hospital, que não quis se identificar, informou que as vítimas estão no quarto e o quadro de saúde delas é estável. 

Fonte: R7

WEN JIABAO RECONHECE O DESCONTENTAMENTO DO POVO CHINÊS

O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao reconheceu neste sábado, diante do Parlamento, o descontentamento popular na China, vinculado em particular à inflação, que deseja limitar a 4% em 2011, ao mesmo tempo que fixou a meta de crescimento de 8% para a segunda economia mundial.

"Alguns problemas que são objeto de reações iradas da população não foram resolvidos completamente", admitiu o chefe de Governo para 3.000 delegados da Assembleia Nacional Popular (ANP), reunidos durante 10 dias na capital chinesa.

"A pressão da inflação se acentuou e devemos considerar a estabilização dos preços como a prioridade de nossa política econômica", destacou Wen.

O objetivo para o índice de preços ao consumidor, que alcançou 4,9% em janeiro em ritmo anual, foi fixado em mais ou menos 4% para 2011, contra 3% ano passado, enquanto a meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 8%.

O PIB da China se tornou o segundo maior do planeta em 2010, superando o Japão e atrás apenas dos Estados Unidos.

No ano passado, a inflação alcançou 3,3% e o crescimento do PIB 10,3%.

Wen Jiabao qualificou a alta dos preços e os temores da inflação como "problemas que afetam diretamente o nível de vida da população, a situação geral e a estabilidade do país".

No passado, a inflação provocou agitação social na China. A alta dos preços afeta em particular as classes desfavorecidas pela influência que tem no custo dos alimentos. Também reduz a renda dos chineses, que é elevada, mas mal distribuída.

Para 2011, o governo chinês "seguirá aplicando uma política de reativação", segundo Wen, mas com redução do déficit orçamentário, que deve ser mantido a mais ou menos 2% do PIB.

Os gastos prioritários serão destinados ao "desenvolvimento do mundo rural, a melhorar o nível da população e a desenvolver os setores sociais", segundo o discurso do chefe de Governo, que estabelece as grandes orientações oficiais do país para o ano em curso.

"Faltam recursos pedagógicos e médicos de qualidade, e sua distribuição continua sendo desigual", afirmou o premier.

"As contradições sociais provocadas pela requisição ilegal de terrenos e a demolição irregular de casas multiplicaram. A segurança alimentar deixa a desejar, enquanto certos setores são vulneráveis à corrupção", disse ainda Wen Jiabao, antes de destacar "um aumento excessivo dos preços do setor imobiliário em algumas cidades".

Apesar dos problemas, o primeiro-ministro insistiu no "avanço irresistível e firme" do povo chinês, que "tem boas razões para estar orgulhoso de suas realizações".

No plano internacional, a China se declarou "confrontada a uma situação extremamente problemática, vinculada à política monetária laxista dos países desenvolvidos e ao fluxo de capitais especulativos para os mercados emergentes, o que alimenta a inflação".

Por fim, para lutar contra a poluição e o aquecimento global, a China quer reduzir em 16% o consumo de energia por unidade do PIB e de 17% das emissões de CO2, também por unidade do PIB, durante o 12º plano quinquenal (2011-2015).

A Assembleia Nacional Popular (ANP) é o maior Parlamento do mundo e se limita no essencial a dar seu aval aos projetos do Partido Comunista e do governo.

Fonte: AFP

CRESCE O FOLIÃO DE RUA NO RIO DE JANEIRO

Com crescimento de público, os blocos de rua do Rio de Janeiro passaram a ser uma das maiores apostas para revigorar o turismo no Carnaval carioca, na opinião de especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

Segundo previsão da Riotur, 3 milhões de foliões devem seguir os blocos que desfilam pelas ruas da cidade neste ano. São 500 mil pessoas a mais do que no ano passado.

Bloco de Rua no Rio (Foto: Riotur/Publius Virgilius)
“Quem não pode ir ao Sambódromo assistir aos desfiles se diverte no carnaval de rua. Isso atrai turistas que antes não vinham para a cidade, inclusive o turista de baixa renda”, aponta João Batista Ferreira Mello, professor de Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e oferece roteiros de passeio para grupos de turistas no centro do Rio.

De acordo com Alfredo Lopes, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, os blocos são um grande diferencial para o setor hoteleiro.

“O público nacional começa a vir para o pré-carnaval nas semanas anteriores, chegando de São Paulo, Minas, Espírito Santo. E o turista internacional acaba ficando mais tempo, porque não consegue voos muito próximos ao Carnaval”, conta.

“Além disso, antes ele só tinha a opção de ir ao Sambódromo de noite. Agora, pode ficar na folia o dia inteiro e desfrutar das carioquices com os locais”, diz Lopes.

Segurança

Neste ano, 424 blocos foram cadastrados na Prefeitura do Rio para desfilar antes, durante e depois do Carnaval. Apesar de o público esperado ser maior, o número de blocos é 10% menor do que em 2010.

O prefeito Eduardo Paes já avisou que o número não vai aumentar no Carnaval de 2012, permanecerá no mesmo patamar ou terá de diminuir ainda mais. “Ou vamos manter o mesmo número ou diminuí-lo”, afirmou Paes no início desta semana.

A preocupação é com a possibilidade de uma superlotação do Carnaval de rua da cidade, que não tem cobrança de entradas, cordões de isolamento nem abadás.

Os efeitos colaterais da folia nos blocos costumam ser problemas no trânsito e foliões urinando nas ruas, o que fez com que o número de banheiros químicos instalados próximos a eles fosse novamente aumentado neste ano: serão 13 mil, contra 4,2 mil no ano passado.

Alternativa

Para Rita Fernandes, presidente da Sebastiana (Associação Independente de Blocos da Zona Sul, Santa Teresa e Centro), o Carnaval de rua passou a atrair mais turistas do que o Sambódromo.

Bloco de Rua no Rio (Foto: Riotur/Publius Virgilius)
“O Sambódromo não consegue comportar todo mundo, são 80 mil lugares, é caro... A maioria dos turistas vem para os blocos”, diz a responsável pela associação que reúne 12 blocos.

Rita afirma ainda que o cenário, hoje, é bem diferente de quando a associação foi criada, em 2000.

“Mudou demais. Saímos de um universo de 50 blocos para um de 500 blocos. Hoje está todo mundo botando o bloco na rua. E o que antes era uma brincadeira virou coisa séria. Temos que nos preocupar com segurança, trânsito, limpeza, porque somos responsáveis por isso.”

Fonte: BBC Brasil

TROPAS DE KHADAFI E REBELDES SE ENFRENTAM NA LÍBIA

Forças rebeldes contrárias ao regime de Muamar Khadafi na Líbia repeliram tentativas de tropas do governo do país de retomar o controle da cidade de Zawiya, situada a 50 km da capital, Trípoli.

Depois de violentos combates neste sábado pela manhã, tropas pró-Kadhafi foram forçadas a se retirar do centro da cidade. Mas há relatos de que elas estariam se reforçando se preparando para um novo ataque.

Reconquistar Zawiya é fundamental para que o líder da Líbia possa assegurar seu controle sobre Trípoli.

Os ativistas anti-Khadafi também tomaram o controle do porto de Ras Lanuf, ao leste de Trípoli.

Em Zawyia, um integrante das forças rebeldes que se identificou apenas como Mohammed disse à BBC que tropas do governo com muitos armamentos teriam entrado na cidade pelas regiões leste e oeste.

As forças leais a Khadafi, afirmou, se posicionaram em arranha-céus da cidade e dispararam contra manifestantes.

De acordo com o relato do ativista anti-Khadafi, alguns tanques teriam, inclusive, chegado à praça principal da cidade, mas foram capturados e queimados.

''Houve algumas baixas entre as tropas de Khadafi e entre as nossas tropas, mas Zawiya nunca foi capturada pelas tropas de Khadafi. Isso é confirmado'', afirmou.

Mulheres e crianças

Um outro morador da cidade, que se identificou como Hussein, confirmou que as tropas leais ao governo foram rechaçadas, mas acrescentou que houve uma ''grande luta'' na qual muitos civis foram mortos, inclusive mulheres e crianças.

''Há pessoas morrendo em todas as partes. É um desastre o que está acontecendo em Zawiya. Nós realmente precisamos de ajuda'', afirmou Hussein.

Tanto Mohammed como Hussein disseram temer por mais um novo ataque do governo. E houve relatos confirmando que as tropas pró-Khadafi estavam a poucos quilômetros do centro da cidade e estariam formando um cordão ao redor de Zawiya, provavelmente para atacar a cidade novamente.

Em Ras Lanuf, uma cidade portuária ao leste de Sirtre - cidade natal de Khadafi, que permanece fiel ao líder da Líbia - também foram travados fortes combates, com relatos de fotes explosões e pesada troca de tiros.

As tropas pró-Khadafi que estavam na cidade teriam se deslocado para quarenta quilômetros a oeste.

Forças do governo fugiram para Ras Lanuf há dois dias, depois de uma batalha travada perto dali, ao leste, na cidade de Brega.

Fonte: BBC Brasil

RECORD JÁ NEGOCIA BRASILEIRÃO COM 11 CLUBES

Na briga pelos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014, a TV Record decidiu seguir o exemplo da rival Globo e já iniciou os contatos com os clubes que decidiram negociar sem intermédio do Clube dos 13.

O jornal Folha de S. Paulo, na edição deste sábado, publica que a emissora que promete fazer a maior oferta da concorrência já colocou em prática seu discurso e conversou com 11 times até o momento, entre eles o Palmeiras.

Segundo a publicação, a ideia da Record é divulgar para o maior número possível de envolvidos que sua proposta é superior à da rival carioca. Para isso, além de enviar os valores aos dirigentes, pretende também encaminhar ao Conselho Deliberativo de cada clube, na intenção de constranger cartolas a aceitar suas ofertas.

O plano é que, com os números escancarados, presidentes não terão como fechar com a Globo e justificar a escolha.

Fonte: Jornal do Brasil

REFORMA POLÍTICA NO BRASIL AINDA É DÚVIDA

A reforma política, que tantas vezes frequentou a agenda do Congresso, recebeu neste ano o rótulo de prioritária. Dos mais de dez temas que serão abordados, a questão do tipo de voto para deputados tem tudo para gerar forte controvérsia entre partidos e especialistas.

A permanência do voto proporcional (para deputado federal, estadual, distrital e vereadores) estará em xeque com a proposta do PMDB, defendida principalmente pelo vice-presidente da República Michel Temer, de implantar o majoritário.

De saída, a questão coloca em campos opostos PMDB e PT, os maiores partidos do Congresso. O PT defende o voto em lista, em que os candidatos a deputado são apontados para o eleitor pelo partido. Com isso, o PT quer manter o voto na legenda, um dos trunfos da sigla nas eleições.

Na oposição, o PSDB defende o voto distrital, em que as regiões são divididas em distritos e cada um escolhe, de forma majoritária, apenas um representante. Argumenta que desta forma os políticos ficam mais próximos dos eleitores.

O voto proporcional leva em conta não apenas o desempenho dos candidatos, mas também o de seus partidos e coligações. Para que um candidato bem votado seja eleito, é preciso que o partido também tenha recebido um número mínimo de votos, enquanto no majoritário quem recebe mais votos é eleito. Há um coeficiente para o cálculo.

"Nós teríamos uma espécie de distritão. São Paulo tem 70 vagas e os 70 deputados mais votados seriam eleitos", disse Temer, explicando que os Estados seriam distritos eleitorais.

O majoritário é usado nos pleitos para presidente, governador, senador e prefeito.

Alberto Rollo, advogado especializado em direito eleitoral, expressa a principal crítica à proposta. "O voto majoritário acaba com a importância dos partidos, porque concentra a escolha nos candidatos."

Mas há vantagens: acabar com os chamados "puxadores de voto", que alavancam candidatos com pouca votação. Foi o caso dos deputados Tiririca (PR-SP) no ano passado e de Enéas Carneiro (Prona-SP) em 2002. Com 1,5 milhão de votos, Enéas chegou a "puxar" para a Câmara um candidato com menos de 300 votos.

Sem precisar atingir o coeficiente eleitoral, os partidos também não precisarão mais unir esforços e desapareceria a figura da coligação partidária.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), acredita que o majoritário é personalista.

"O PT defende o voto proporcional em lista fechada. É a maneira de fortalecer os partidos porque o voto do eleitor será no partido", disse o senador à Reuters.

Este sistema, disse, barateia o processo eleitoral e é a melhor forma para se aprovar o financiamento público de campanha, outro tema em discussão na reforma eleitoral. "Não precisa discutir a divisão dos recursos."

MINORIAS

Eleitores ouvidos pelo Vox Populi, no entanto, indicaram que o voto em lista cercearia o direito de escolha e cristalizaria cúpulas partidárias.

Também há quem diga que a pretensão real do PMDB é obter a chamada "janela" de infidelidade, em que o político poderia trocar de legenda num prazo anterior à eleição, como de seis meses. A proposta do majoritário seria apenas "um bode na sala".

Entidades da sociedade civil se manifestaram contra o "distritão". Cerca de 80 grupos estão circulando uma nota pública contrária ao majoritário para deputados. Para essas entidades, a medida beneficia os políticos tradicionais e estimula o clientelismo.

"A pretexto de simplificar o processo eleitoral, a proposta representará um duro golpe nas minorias e, por conseguinte, na própria democracia, já que o sistema majoritário favorece sempre os detentores do poder tanto político como econômico", diz o manifesto.

O texto é assinado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Brasileira de ONGs, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de organizações religiosas e de mulheres, entre outras.

Líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), acredita que os tucanos vão fechar com o distrital misto, mas alerta que o tema ainda está em discussão. A modalidade também é defendida pelo advogado Alberto Rollo.

"O PSDB quer dar este passo junto com o fim das coligações, para impedir que um eleitor escolha um candidato de um partido e eleja de outro", declarou Nogueira.

Simulação realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) com base na eleição de 2010 mostra que, mantido o proporcional mas sem coligações, os mais atingidos são os partidos pequenos que não alcançam o coeficiente eleitoral necessário.

O PMDB saltaria dos atuais 78 deputados para 109. O PT sairia de 88 para 108 e o PSDB, de 53 para 65. O DEM perderia, passando de 43 para 39, assim como o PSB (de 34 para 30). Com o majoritário, PMDB, PT, PSDB e DEM ganhariam. O PSB cairia.

Fonte: Correio do Brasil

OSSADAS INDÍGENAS SÃO ACHADAS NA BAHIA

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmaram neste sábado, dia 5, a descoberta de cinco urnas funerárias indígenas, na reserva Caramuru-Paraguau, no município de Pau Brasil, sul da Bahia, a 551 km de Salvador.

O local teria sido um cemitério indígena no passado, numa época ainda não precisa. As ossadas foram descobertas por índios pataxó, da nação hã-hã-hãe, que moram na região, quando faziam um plantio de mandioca. Umas dessas ossadas era de uma criança de idade presumida de sete a oito anos. Urnas de cerâmica idênticas foram encontradas em Porto Seguro em 1998. Estima-se que o achado em Pau Brasil tenha 650 anos.

Fonte: Terra

FILHA DE RORIZ É FILMADA PEGANDO PROPINA



Jaqueline e o marido demonstram satisfação quando veem Barbosa colocar o maço fornido de notas de R$ 100 sobre a mesa. Mas, com certa arrogância, reclamam do valor, supostamente abaixo do combinado, e tratam Barbosa como um empregado relapso. "Como só cinco?... Eu preciso de mais, por favor! Porque isso aí, para nós, é muito complicado de fazer", queixa-se Neto.

Mais adiante, Jaqueline explica as dificuldades de campanha e indaga: "Tem possibilidade de você aumentar (o valor) para mim?".

- Vamos ver - responde Barbosa.

A seguir, ela explica por que precisará de mais contribuição: "tem cinco pessoas que estão já nos ajudando. Isso enquanto não começa... não aconteceu nada ainda". Num diálogo entrecortado, ela conta que vários colaboradores, "como o Rogério, da CEB", prometeram ajuda, mas falharam - "até agora, nada", diz.

Até agora, Barbosa, que montou e operava o esquema de corrupção desde 2002, no governo Roriz, vinha preservando o antigo chefe e só havia delatado integrantes do governo Arruda, que o promovera a secretário de Estado para continuar operando a arrecadação de propina para o chamado mensalão do DEM. Roriz nega que a organização do esquema venha desde o seu governo.

Fonte: Estadão

MORTOS EM ACIDENTE NA BR-282 JÁ SOMAM 26

As vítimas do acidente envolvendo uma carreta e um ônibus na madrugada deste sábado, na BR-282, altura do município de Descanso (692 km de Florianópolis), tinham saído de Santo Cristo (RS) em direção a Marechal Cândido Rondon (PR) para participar de uma confraternização. O IML (Instituto Médico Legal) de São Miguel do Oeste confirmou 26 mortes. As vítimas feridas foram atendidas no hospital regional da cidade.

Informações preliminares indicam que havia ao menos 41 passageiros no ônibus e mais dois motoristas. Nos destroços do acidente foram encontrados equipamentos de bolão (esporte parecido com o boliche). O grupo pretendia passar o Carnaval no Paraná, onde disputaria partidas de bolão em Marechal Cândido Rondon, na tarde de hoje, e em Pato Bragado, amanhã.

O ônibus pertence a empresa Nyland Turismo Ltda, com placa de Horizontina (RS). Como acredita-se que a maioria dos passageiros era do Rio Grande do Sul, o governo do Estado deve mandar equipes para ajudar na identificação e translado dos mortos.

Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Fonte: Folha

AUMENTA A VIOLÊNCIA NA LÍBIA

As forças de Muammar Gaddafi avançaram na sexta-feira em direção a uma cidade dominada por rebeldes no oeste da Líbia, enquanto a oposição afirmou ter capturado a localidade petrolífera de Ras Lanuf, ampliando seu domínio sobre o leste do país.

Os combates parecem confirmar a divisão da Líbia entre uma zona controlada por Gaddafi no oeste, incluindo Trípoli, a capital, e uma parte dominada por rebeldes a leste.

Em Zawiyah, cidade que fica 50 quilômetros a oeste Trípoli, pelo menos 30 civis foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos na ofensiva governamental, segundo um morador. A cidade havia chegado a cair nas mãos dos rebeldes, causando um constrangimento para Gaddafi, que enfrenta a pior rebelião nos seus 41 anos no poder.

Um morador, que se identificou como Mohamed, relatou que as forças governistas usaram lançadores de granadas, metralhadoras pesadas e franco-atiradores no telhado de um hotel para alvejar manifestantes que fizeram um protesto contra Gaddafi após a prece de sexta-feira.

Uma força rebelde improvisada recuou para a praça dos Mártires, no centro da cidade, e as tropas do governo estavam a cerca de quatro quilômetros dali, segundo um porta-voz rebelde.

Um funcionário do governo líbio disse que a cidade 'foi liberada, (mas) talvez ainda existam alguns bolsões (de resistência rebelde)'.

No leste, os rebeldes disseram que suas forças tomaram Ras Lanuf, que fica em uma estratégica estrada litorânea. Horas antes, eles haviam anunciado a captura do aeroporto local.

'Dominamos Ras Lanuf cem por cento, as forças de Gaddafi foram todas embora', disse o soldado amotinado Hafez Ibrahim. Ele não disse quem está no controle da base militar e do terminal petrolífero que ficam próximos da cidade.

Em Trípoli, um vice-chanceler disse a jornalistas que as forças do governo ainda controlam Ras Lanuf.

BOMBARDEIO EM BENGHAZI

Os rebeldes já dominam grande parte do leste da Líbia, inclusive Benghazi, segunda maior cidade do país e epicentro da revolta contra Gaddafi.

Um porta-voz das forças rebeldes disse que forças governistas bombardearam na sexta-feira um depósito de armas nos arredores de Benghazi.

'Muita gente morreu. Há muitos hospitalizados. Ninguém pode se aproximar, ainda está muito perigoso', disse um morador que se identificou apenas como Saleh.

As forças de segurança isolaram a área, e uma testemunha da Reuters disse que pelo menos oito ambulâncias foram vistas retirando feridos. Vidraças se romperam num raio de vários quilômetros do ataque, segundo moradores.

Mais cedo, voluntários rebeldes disseram que um bombardeio aéreo do governo por pouco não atingiu um quartel controlado por militares rebeldes na cidade de Ajdabiyah, no leste.

Os relatos sobre os combates na Líbia - 12o maior exportador mundial de petróleo - levaram o petróleo a registrar sua maior cotação nos EUA desde setembro de 2008. O barril do tipo Brent com entrega em abril subiu 1,36 dólar, atingindo 116,17 dólares.

A Agência Internacional de Energia disse que 1 milhão de barris por dia estão deixando de ser exportados, o que representa a maior parte da produção habitual de 1,6 milhão de barris por dia na Líbia.

CRISE HUMANITÁRIA

A rebelião provoca também uma crise humanitária na vizinha Tunísia, onde dezenas de milhares de trabalhadores estrangeiros se refugiaram. Uma ponte aérea internacional foi implementada, reduzindo o número de refugiados nos acampamentos.

Os rebeldes disseram anteriormente à Reuters que estavam dispostos a negociar um acordo que leve à renúncia e/ou exílio de Gaddafi, que tem sido alvo de críticas e sanções internacionais devido aos ataques contra civis.

'Vitória ou morte (...). Não vamos parar até libertar todo este país', afirmou Mustafa Abdel Jalil, chefe do Conselho Nacional criado pelos rebeldes, com sede em Benghazi.

Governos ocidentais pressionam Gaddafi a renunciar e avaliam diversas opções, incluindo a imposição de uma zona de exclusão aérea, mas são cautelosos sobre qualquer envolvimento militar nessa crise.

Em Trípoli, tiroteios foram ouvidos no bairro de Tajoura, onde forças leais ao regime dispersaram uma multidão de manifestantes que chamavam Gaddafi de 'inimigo de Deus'.

Os manifestantes saíram em passeata da mesquita Adha Murat depois das orações de sexta-feira, e várias centenas começaram a entoar palavras de ordem pedindo a renúncia de Gaddafi.

Até cem pessoas foram presas na capital sob suspeita de colaboração com os rebeldes, segundo a TV Al Jazeera.

Fonte: Reuters