sábado, 12 de março de 2011

CAI O NÍVEL DE RADIAÇÃO NO ENTORNO DA USINA NUCLEAR

O Japão informou neste sábado que os níveis de radiação em torno da usina nuclear de Fukushima, que sofreu uma explosão após o forte terremoto de ontem, "diminuíram nas últimas horas".

De acordo com a agência da ONU para energia nuclear, com sede em Viena, houve um aumento inicial desses níveis mais cedo, mas eles estão se reduzindo.

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), também afirmou que tinha sido informada pelas autoridades japonesas que a explosão de sábado na fábrica de Fukushima Daiichi, ocorreu fora do vaso de contenção primária.

"O operador de usina, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), confirmou que a integridade do vaso de contenção primária permanece intacta", disse em um comunicado.

O acidente em uma central nuclear na cidade de Fukushima, no Japão foi classificado como de nível 4 na Escala Internacional de Sucessos Nucleares, que vai de 0 a 7. A classificação é a terceira mais alta já concedida, ficando atrás apenas do acidente em Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979 (nível 5) e de Tchernobil, em 1986 (grau 7).

A classificação 4 qualifica acidentes "com consequências de alcance local", segundo documentos da AIEA (Agência internacional de Energia Atômica).

O termo anomalia é utilizado para o nível 1 e, incidente, para os níveis 2 e 3. O nível 4 é o pior até o momento no Japão, de acordo com a Agência japonesa de Segurança Nuclear e Industrial.

O reator Daiichi 1, ao norte da capital Tóquio, começou a vazar radiação depois que o terremoto de magnitude 8,9 causou um tsunami, prontamente levantando temores de um derretimento nuclear. O sistema de resfriação do reator nuclear falhou após os tremores, causando uma explosão que rompeu o telhado da usina.

O governo insistiu que os níveis de radiação eram baixos. Segundo a agência de notícias japonesa Jiji, três trabalhadores sofreram de exposição radioativa perto da usina de Fukushima.

Esta foi a primeira vez que o Japão confrontou uma ameaça significativa de radiação desde o maior pesadelo de sua história, uma catástrofe exponencialmente pior: os ataques com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, que resultaram em mais de 200 mil mortes.

As autoridades afirmam que os níveis de radiação em Fukushima estavam elevados antes da explosão. Em determinado momento, a usina estava liberando a cada hora a quantidade de radiação uma pessoa normalmente absorve do ambiente em um ano.

IODO

Autoridades japonesas disseram neste sábado que o núcleo do reator estava intacto, e que água do mar seria jogada no reator que está vazando para resfriá-lo e reduzir a pressão na unidade, um comunicado que deve acalmar os temores de um acidente nuclear.

Especialistas disseram que é crucial assegurar que o recipiente de aço do reator não tenha sido afetado pela explosão ou pelo terremoto.

"Se o recipiente de pressão, que comporta de verdade o combustível nuclear... se ele estava para explodir, é basicamente o que aconteceu em Tchernobil, você terá uma liberação enorme de material radioativo," afirmou o professor Paddy Regan, físico nuclear da Universidade Surrey, no Reino Unido.

O governo do Japão avisou aos agentes de inspeção nuclear da ONU (Organização das Nações Unidas) que estão preparando uma distribuição de iodo às pessoas que moram perto das usinas nucleares afetadas pelo terremoto de sexta-feira, segundo a agência da ONU, em Viena.

O iodo pode ser usado para ajudar na proteção contra câncer na tireóide, para o caso exposição radioativa em um acidente nuclear.

Após o desastre de Tchernobil, milhares de casos de câncer de tireóide foram registrados em crianças e adolescentes, expostas no momento do acidente. Mais casos são esperados.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou ainda que o risco para a saúde pública do vazamento de radiação no Japão parece ser "muito baixo", mas que a rede da OMS de peritos médicos estava pronta para ajudar se for solicitado.

"Neste momento parece ser o caso que o risco para a saúde pública é provavelmente muito baixo. Entendemos que a radiação que escapou da planta é muito pequena em quantidade," disse o porta-voz da organização, Gregory Hartl.



Fonte: Folha

CAI O TURISMO EM MOÇAMBIQUE

As chegadas internacionais a Moçambique reduziram em 668.421 visitantes entre 2009 e 2010, de acordo com Indicadores de Referência na Área do Turismo.

O número de pessoas que visitam o país caiu de 2.386.326 para 1.717.895 e refere-se, principalmente, ao turismo de lazer e férias, visita a familiares e amigos, entre outros tipos de visitantes. Em 2009, mais de um milhão de pessoas escalou o país para lazer e férias, número que veio a cair para 405 mil no ano seguinte. Ao mesmo tempo, o número de viajantes a Moçambique, com o objetivo de visitar familiares e amigos, reduziu em 400 mil pessoas. Mas não só: outros tipos de turistas também deixaram de vir ao país.

Os dados do Ministério do Turismo indicam que o segmento de outros visitantes verificou uma quebra de 83,7%, saindo de 724 mil visitantes para 118 mil. Os turistas que deixaram de vir a Moçambique são, majoritariamente, do Zimbabwe, África do Sul, Suazilândia, Portugal, Reino Unido e Alemanha. Por exemplo, o número de visitantes portugueses caiu 69,7%, o que representa uma queda de 85 mil para 25 mil entre 2009 e 2010. Já as chegadas internacionais a partir do Zimbabwe reduziram 84,8% e as alemãs 45,9%.

Do lado zimbabweano, cerca de 700 mil pessoas não escalaram Moçambique e do da Alemanha verificou-se uma descida de 20 mil visitantes. O ministro do Turismo, Fernando Sumbana, reage aos números, afirmando que os dados são preliminares e servem para a gestão interna. Diz Fernando Sumbana que dos contactos havidos com os operadores da área tinha-se a percepção de que o desempenho seria bom.

Fonte: O País Online

NORTE DA ÁFRICA PREOCUPA GUTERREZ

A situação no norte da África pode piorar e a transição da Tunísia para a democracia vai levar tempo e exigir apoio de outros países, como aconteceu com Portugal depois da revolução dos cravos, disse o ex-primeiro-ministro português Antonio Guterrez, em Genebra, agora Alto Comissário da ONU para os Refugiados, de volta de uma viagem de avaliação da situação na fronteira da Tunísia com a Líbia.

Antonio Guterrez, ex-primeiro-ministro português, esteve na fronteira da Tunísia com a Líbia, com o dirigente da Associação Internacional de Migrações, Wiliam Swing, e ambos fizeram, em Genebra, na ONU, um relato do que viram e disseram o que temem.

Dessa avaliação destacam-se a preocupação de ambos pelo risco de uma agravação da crise, com a já existente guerra-civil na Líbia, e com os milhares de tunisianos, que fogem da Líbia, para se tornarem desempregados no seu país.

Ambos destacaram a maneira solidária como o povo e autoridades locais tunisianas têm recebido os refugiados e as organizações de ajuda. Chamou a atenção de William Swing o fato de que todos que chegam da Líbia preferirem voltar para seus países e não pedirem refúgio em outro país.

Cerca de 250 mil pessoas já passaram a fronteira e 130 mil já foram enviadas aos seus países. Existem tendas e barracas suficientes, mas os vôos de repatriamento custam caro, 300 mil dólares cada, o que tem implicado numa despesa diária de três milhões e seiscentos mil dólares. Sem contar a alimentação dos refugiados nas barracas. Para se aumentar a cadência dos repatriamentos, disse William Swing, será preciso mais dinheiro.

O antigo primeiro-ministro português, Antonio Guterrez, destacou para os países reunidos em torno da avaliação permitida por sua viagem ao local, haver ainda muitos imigrantes na Líbia que ficaram lá dentro com medo de sair e serem confundidos seja com mercenários ou com revoltados contra Kadhafi.

Antonio Guterrez destacou a solidariedade dos tunisianos para com os refugiados, mas teme que as coisas se compliquem nos próximos dias e semanas com um fluxo maior de pessoas, entre elas os próprios líbios contrários a Kadhafi em fuga, o que exigirá a acolha de milhares de pessoas a serem distribuídas entre diversos países, pois a Tunísia não poderá acolher todos os refugiados líbios.

Para ele a revolução do jasmim lembrou a dos cravos, e que Portugal precisou de dois anos para encontrar o equilíbrio, por isso a Tunísia, assim como os outros países vão precisar de apoio, nessa transição. Uma transição que poderá levar alguns anos até se chegar a uma normalização, acentuou Guterrez.

Fonte: Correio do Brasil

ADRIANO NÃO INTERESSA AO FLAMENGO

Vanderlei Luxemburgo encerrou o assunto Adriano no Flamengo. Na noite desta quinta-feira, após a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Bangu,em Macaé, pela Taça Rio, o técnico disse que o atacante, que rescindiu seu contrato com o Roma, não está nos planos do clube.

– O Adriano está fora da filosofia do Flamengo. O Adriano não vem para o Flamengo e isso tem de acabar. Temos um projeto, um entrosamento muito legal. Gostaria que fosse a última vez que se diga que ele está negociando com o Flamengo, que é a bola da vez do Flamengo. Não é. Respeitamos o Adriano, é um grande profissional.

Com um gol aos 51 minutos do segundo tempo, a vitória manteve o time com 100% de aproveitamento na Taça Rio e a liderança do Grupo A com seis pontos positivos.

Se não chegou a apresentar um futebol de encher os olhos da torcida, o Mengão teve o mérito de lutar pelo resultado até o fim do jogo. Ronaldinho abriu o marcador cobrando um pênalti e o Bangu também empatou ainda no primeiro tempo, também com Pipico cobrando um pênalti. No segundo tempo, depois de inacreditáveis sete minutos de descontos, Diego Maurício deu a vitória ao Rubro-Negro. O próximo confronto do Flamengo, ainda invicto na temporada, será domingo, diante do Fluminense, às 18h30, no Engenhão.

No primeiro tempo, o Flamengo começou num ritmo alucinante, criando e desperdiçando chances. Mas o Bangu também esteve perto do primeiro gol quando Pipico obrigou Felipe a uma defesa milagrosa. Aos 24 minutos, o juiz marcou penalty em Leo Moura que Ronaldinho converteu em gol. Só que a vibração da torcida rubro-negra durou pouco. Dois minutos, depois, pênalti de Welinton em Pipico. O atacante do Bangu foi para a cobrança e conseguiu converter e empatar o confronto.

No segundo tempo, o jogo ficou equilibrado e o Flamengo trocou Bottinelli por Wanderley, mas foi o Bangu, aos 27 minutos, que chegou ao gol de Felipe. André Barreto soltou uma bomba e o arqueiro rubro-negro se esticou todo para defender. Já nos acréscimos, Thiago Neves fez fila na defesa do Bangu e na entrada da área chutou forte no canto direito.

Caprichosamente a bola passou tirando tinta da meta alvirrubra. No último lance do confronto, a recompensa pelo esforço. Depois de cobrança de escanteio, Diego Maurício apareceu no meio da área para estufar a rede adversária. Apito final e festa rubro-negra.

Fonte: Correio do Brasil

PRESIDENTA DILMA LAMENTA O TERREMOTO E O TSUNAMI NO JAPÃO

A presidente Dilma Rousseff lamentou nesta sexta-feira as mortes e destruição no Japão causadas pela sucessão de um terremoto de mais de 8 graus na escala Richter e de um tsunami. Em nota encaminhada ao primeiro-ministro Naoto Kan, a presidente diz que o governo brasileiro "se coloca à disposição do governo japonês com vistas a contribuir ao apoio internacional ao Japão".

"Foi com profunda consternação que recebi a notícias das perdas humanas e da destruição causada pelo forte terremoto e subseqüente tsunami que atingiu o Japão em 11 de março corrente. O governo e o povo brasileiros são tomados hoje pelos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade diante desta calamidade que atinge o Japão, onde vivem cerca de 260 mil nacionais brasileiros", disse Dilma.

"Estou certa de que a mobilização, competência e empenho com que a nação japonesa responderá a este desastre natural permitirão ao país uma rápida recuperação. Ainda assim, o Brasil se coloca à disposição do governo japonês com vistas a contribuir ao apoio internacional ao Japão", completou a presidente, que, na nota, não citou que tipo de ajuda o Brasil poderia fornecer ao país asiático.

O porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena Soares, informou que ainda não há mecanismos para avaliar que tipo de ajuda o Brasil pode dar no momento.

Fonte: Jornal do Brasil

BREGA É BOMBARDEADA POR GADDAFI

A força aérea fiel a Muammar Gaddafi bombardeou novamente a localidade de Brega, a cerca de 110 quilômetros de Ras Lanuf, onde continuam os combates entre as forças ligadas ao coronel e os milicianos rebeldes, segundo uma fonte da oposição.

"Nossos homens seguem em, pelo menos, parte de Ras Lanuf", disse à Agência Efe o porta-voz rebelde, Mustafa Geriani, que indicou que militares profissionais continuavam participando da defesa destas localidades, consideradas a principal linha defensiva rebelde, cujo posto avançado, Benghazi, fica situado a cerca de 450 quilômetros.

Alguns moradores começaram a abandonar Brega, que já foi bombardeada nesta semana pela força leal a Muammar Gaddafi, cujos carros de combate impuseram superioridade com apoio por terra e mar.

Por outra parte, Geriani, que considerou que os avanços e retrocessos da frente de combate era uma situação normal de qualquer enfrentamento, insistiu na importância do reconhecimento internacional dos rebeldes como interlocutores do povo líbio.

"Com o reconhecimento do Conselho Nacional (de Transição Interino) esperamos que o povo deixe Gaddafi", disse o porta-voz

As tropas do coronel, que travaram durante toda a semana duros combates em Ras Lanuf, ameaçam Brega e Ajdabiya, a 170 quilômetros ao sul de Benghazi.

Esta cidade, transformada na retaguarda dos milicianos e principal reduto rebelde antes de Benghazi, é fundamental por constituir a principal rota de comunicação com a capital provisória do CNTI (Conselho Nacional Transitório Interino).

Fonte: Folha

KASSAB TENTA SALVAR-SE ANTES QUE O BARCO DO DEM AFUNDE

A partir da próxima semana, a política nacional começará a viver uma das maiores movimentações partidárias das últimas décadas. O marco será a convenção do DEM, na terça-feira, 15, e o provável anúncio de criação do novo partido que abrigará o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e correligionários.

Os advogados Alberto Rollo e João Fernando Lopes de Carvalho, responsáveis pela elaboração do estatuto da sigla, batizada de Partido Democrático Brasileiro (PDB), afirmam que, do ponto de vista jurídico, está tudo pronto para o lançamento do PDB. Apesar de ter nascido da insatisfação do grupo de Kassab no DEM, os advogados informam que mais de três mil políticos de diversas correntes já demonstraram interesse em compor a nova legenda. "O PDB deve entrar para a história política como uma espécie de terceira via", diz Rollo.

Até que a nova sigla seja formalizada pelo TSE, o prefeito deve continuar nos quadros do DEM. De acordo com os advogados, para que o PDB esteja apto a disputar as eleições municipais de 2012, é preciso estar efetivamente criado até outubro deste ano. A legislação eleitoral obriga os partidos e políticos a estar em situação regular um ano antes da data do pleito.

O estatuto do novo partido já está pronto, faltando apenas preencher o campo com o nome da sigla. A ficha para recolhimento das assinaturas também já foi aprovada, restando só o manifesto e o programa partidário, que vem sendo produzido pela equipe política do prefeito. Os advogados aguardam apenas o aval do prefeito, que está retornando de uma viagem à França, para o início dos trâmites legais.

Durante o trâmite de registro da nova sigla, os advogados afirmam que Kassab não precisa deixar o DEM. O prefeito e os fundadores da legenda podem seguir em seus respectivos partidos, até que o TSE oficialize o PDB. "Ele (Kassab) permanece ainda com a filiação partidária do DEM, mas imagino que ele vá deixar os cargos que ele tem hoje no DEM", comentou João Fernando.

Entre os "notáveis" que deverão integrar a nova sigla estão os governadores Raimundo Colombo (DEM-SC) e Omar Aziz (PMN-AM), além do vice-governador de São Paulo Guilherme Afif Domingos (DEM), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e seu filho, o deputado Irajá Abreu (DEM-TO). "Não é só do DEM, tem gente de outros partidos", lembrou Rollo. "É um partido que tem recebido muitas consultas, telefonemas que sequer puderam ser respondidos pelo prefeito. Esse partido não é só do Kassab, ele está surgindo de várias lideranças do País", emendou João Fernando.

Gilberto Kassab, que vem supervisionando diretamente a criação da nova legenda, já dá sinais aos advogados de que não pretende criar um partido para incorporá-lo a outro futuramente, mesmo tendo nos bastidores o assédio do PSB e do PMDB, além da atuação direta do presidente pessebista Eduardo Campos no "alistamento" de potenciais "pedebistas". Kassab foi convencido pelos seus advogados de que coligar é mais vantajoso politicamente do que promover a fusão, seja a médio ou a longo prazo. "Diante da coligação você não precisa fundir e sacrificar o ideário do novo partido, não precisa ser incorporado e ainda tem a flexibilidade de poder coligar em diferentes lugares, com diferentes aliados", explicou Rollo.

Fonte: Estadão

PROBABILIDADE DE QUE REATOR NUCLEAR ESTEJA DERRETENDO É ALTA

A Agência de Segurança Nuclear do Japão afirmou ser “altamente provável” que esteja ocorrendo o derretimento do reator número 1 da usina nuclear Daiichi, na cidade de Fukushima, nordeste do Japão, após os danos causados pelo violento terremoto seguido de tsunami na sexta-feira, 11. 

Às 15h36 na hora local deste sábado (3h36 em Brasília), os muros e o teto da usina caíram em meio a várias colunas de fumaça. Houve vazamento radioativo e quatro funcionários se feriram levemente. Segundo a imprensa japonesa, a explosão ocorreu quando uma equipe tentava esfriar o reator nuclear número 1.

A Agência de Segurança Nuclear do Japão informou que liberou "vapores radioativos" para reduzir a pressão dentro do reator, que continua o dobro da normal. Medições detectaram radiação oito vezes maior que a usual nas redondezas da usina e mil vezes maior que a normal dentro da sala de controle do reator 1. A central nuclear Daiichi é operada pela companhia de geração de energia Tokio Electric Power Co (Tepco) e fica a 250 quilômetros ao norte de Tóquio.

Cerca de 46 mil moradores em um raio de dez quilômetros da usina foram retirados emergencialmente de suas casas e transportados para lugares seguros. Porém, segundo a rede NHK, no momento da explosão ainda havia cerca de 800 pessoas nas redondezas, algumas delas idosas.

O governo japonês pediu calma à população e disse que atuará como se o pior tivesse ocorrido na hora de ajudar os moradores. Também afirmou que vai ampliar de três para dez quilômetros o raio de evacuação da usina nuclear número 2 de Fukushima, situada a dez quilômetros da primeira e também afetada pelo terremoto.

Entenda processo

A Tepco está tentando esfriar o núcleo do reator após um apagão incomum na usina - a perda total da energia necessária para manter a água circulando pelas máquinas para evitar o superaquecimento.

Os reatores das unidades 1, 2 e 3 da usina Daiichi se desligaram automaticamente às 14h26 (hora local) devido ao terremoto. Porém, cerca de uma hora depois, os geradores de segurança a diesel também se desligaram, deixando os reatores sem uma fonte de energia alternativa.

Tal apagão é "uma das mais graves ocorrências que podem atingir uma usina nuclear", segundo especialistas do grupo de supervisão nuclear "Union of Concerned Scientists", baseado nos EUA. "Se toda a eletricidade alternativa é desligada, as opções para refrigerar o núcleo ficam limitadas", advertiu o grupo.

Os reatores da usina Daiichi continuam a funcionar sem eletricidade alternativa, pois são impulsionados por vapor e, portanto, não requerem bombas elétricas. Mas precisam de eletricidade direta de baterias para que suas válvulas e controles funcionem.

Se a energia das baterias se esgota antes do restabelecimento do fornecimento alternativo de eletricidade, a usina deixaria de bombear água e o nível de água de esfriamento no núcleo do reator pode baixar.

Fonte: Estadão