terça-feira, 15 de março de 2011

BRASIL BATE RECORDE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM FEVEREIRO

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou hoje que o saldo líquido de empregos criados com carteira assinada no País em fevereiro foi de 280.799, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O desempenho foi inédito para meses de fevereiro, superando o recorde anterior, de 209.425 novas vagas, registrado no segundo mês de 2010.

No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a criação de novos postos de trabalho foi de 448.742. O resultado nos dois primeiros meses de 2011 também é recorde para o período. A meta do governo para este ano é de atingir 3 milhões de novos empregos com carteira assinada.

Desde o mês passado, o ministério passou a divulgar também os resultados com ajustes, contabilizando as declarações entregues pelas empresas fora do prazo. Com isso, o saldo líquido de vagas com carteira assinada em janeiro foi revisado de 152.091 para 167.943.

Regiões

O desempenho positivo da geração de empregos em fevereiro foi disseminado em todas as regiões do País, de acordo com dados do Caged. Todas as regiões registram recorde para o mês na criação de vagas com carteira assinada.

O Sudeste liderou a geração de postos de trabalho com 165.523 vagas, seguido do Sul (59.095) e do Centro-Oeste (32.225), cujo resultado foi recorde para qualquer mês do ano. A Região Norte criou 14.527 vagas e o Nordeste gerou 9.429 postos.

Entre os setores da economia, o ramo de serviços foi o que obteve o melhor resultado, com saldo líquido de 134.342 novas vagas. "O setor de serviços foi influenciado pelos efeitos positivos do carnaval, principalmente nos ramos de hotelaria e restaurantes. Apesar de ter sido em março este ano, em fevereiro já começam os preparativos", afirmou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

O ministro também destacou os desempenhos da indústria de transformação e da construção civil, que geraram 60.098 e 30.701 novas vagas, respectivamente. "Indústria aproveitou o número maior de dias úteis em fevereiro para aumentar produção", avaliou Lupi. Para ele, março também deverá ter resultado positivo, possivelmente com novo recorde.

Fonte: Estadão

PARA VALDIVIA O PACAEMBU É A CARA DO CORINTHIANS


A reforma para a transformação do Estádio Palestra Itália em arena obrigará o Palmeiras a atuar longe do local até o término das obras, previsto para o fim de 2012. Neste período, o time adotou o Pacaembu como "casa", mas não se identificou com o local. No último sábado, Luiz Felipe Scolari e o elenco "estrearam" no Canindé na vitória por 2 a 0 contra o São Bernardo, e se identificaram com o local, ao contrário do "antigo" palco.

"O Pacaembu é a cara do Corinthians, pelo que acontece há algum tempo de eles mandarem os jogos lá, transformando-o na casa deles. Não temos o Palestra e o Canindé é um campo legal, pela proximidade do público, que está bem perto e incentiva bastante", afirmou Valdivia nesta segunda-feira, reiterando as observações feitas pelo zagueiro Danilo no final de semana.

Depois do triunfo do último final de semana, o defensor palmeirense chamou o Estádio do Pacaembu como a "casa do Corinthians", pela identificação da torcida, e do próprio clube, com o campo municipal. Os elogios do zagueiro Danilo, no entanto, foram um pouco abafados por Valdivia, que criticou o gramado da "nova casa" do time alviverde.

"Só precisa melhorar o gramado, que é muito fofo. Mas lá é um campo muito legal para nós e nossa torcida. O Pacaembu já é do Corinthians", disse o chileno.

Valdivia e Danilo admitiram, assim, a estranheza por atuar no Paulo Machado de Carvalho. No entanto, a própria história do clube mostra que o Pacaembu é um dos palcos preferidos pelo Palmeiras para obter vitórias e, principalmente títulos - o clube é o maior ganhador de taças da história da arena.

Segundo dados levantados pelo Terra, tomando por base o Almanaque do Palmeiras, o clube de Palestra Itália soma 505 vitórias, 270 empates e 228 derrotas em toda a história no estádio municipal, totalizando 1.003 confrontos no local.

Ao todo, a equipe conquistou 26 títulos neste ambiente, o que torna a agremiação a maior detentora de taças no Pacaembu. O último troféu erguido pelo Palmeiras no estádio ocorreu em 1994, justamente diante do atual "dono da casa", o Corinthians, no Campeonato Brasileiro daquela temporada

Fonte: Terra

ACIDENTE NUCLEAR EM FUKUSHIMA CHEGA AO NÍVEL 6

O acidente nuclear na usina japonesa de Fukushima é de nível 6 (num total de 7) e a construção em torno do reator número 2 já não é hermética, anunciou nesta terça-feira a Autoridade Francesa de Segurança Nuclear (ASN). "O fenômeno adquiriu um alcance muito diferente do de ontem (segunda-feira). Está claro que estamos num nível 6", afirmou André Claude Lacoste, presidente da ASN (organismo independente).

Lacoste disse ainda que o prédio de contenção do reator número 2 de Fukushima também já não é hermético. Na véspera, Lacoste afirmou que o acidente nuclear de Fukushima alcançou um nível de gravidade maior do que Three Mile Island, mas não chegou ao nível de Chernobyl. "É algo além de Three Mile Island (nível 5) sem alcançar Chernobyl (nível 7). Estamos com toda certeza num nível intermediário, mas não se pode descartar que podemos chegar a um nível da catástrofe de Chernobyl", acrescentou.

No sábado, as autoridades japonesas anunciaram que o acidente na usina de Fukushima alcançou o nível 4 da escala de acontecimentos nucleares e radiológicos (INES), que tem seu máximo no nível 7. Segundo esta escala, a catástrofe nuclear de Chernobyl, ocorrida em abril de 1986, foi avaliada no nível 7, o mais alto jamais alcançado, definido como um "acidente maior, com um efeito estendido ao meio ambiente e à saúde".

O nível 6, ou "acidente grave", se refere a um "vazamento importante que pode exigir a aplicação integral de contramedidas previstas", e o nível 5, um "acidente com vazamento limitado".

Three Mile Island é uma central nuclear americana que, em 28 de março de 1979, sofreu uma fusão parcial. 

Fonte: AFP

ARRASTÃO EM RESTAURANTE DOS JARDINS EM SÃO PAULO

O restaurante Galeto's da alameda Santos, na região dos Jardins, na zona sul de São Paulo, foi roubado no fim da noite desta segunda-feira (14) por quatro homens armados.

A quadrilha invadiu o estabelecimento pouco antes da 0h. Os criminosos --um deles armado com uma metralhadora-- levaram o dinheiro que havia no caixa, além de joias, bolsas e carteiras de clientes que jantavam no local

Segundo a Polícia Militar, um pedestre que passava em frente ao restaurante no momento do crime avisou a polícia. Entretanto, os criminosos fugiram em um Vectra preto antes da chegada dos policiais.

Pelo menos dez clientes assaltados registraram boletim de ocorrência no 4º DP (Consolação), mas o caso deve ser encaminhado para o 78ºDP (Jardins).

A assessoria do restaurante confirmou o assalto de ontem e disse que essa é a primeira vez que registra um crime como esse em alguma de suas unidades.

Segundo o estabelecimento, funcionários foram obrigados a ficarem deitados no chão durante o crime. Cerca de 15 clientes tiveram seus pertences levados, como dinheiro, celulares, relógios e notebooks.

O restaurante afirmou ainda que possui câmeras internas, mas não disse se elas flagraram a ação dos criminosos. O estabelecimento destacou ainda que continua investindo em segurança. O local funcionará normalmente nesta terça-feira.

Fonte: Folha

BOLSA DE TÓQUIO TEM QUEDA DE 10,55%. PIOR RESULTADO DESDE 2008

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio chegou a despencar 12% na tarde desta terça-feira, arrastada pela crise nuclear no complexo de Fukushima, mas fechou o pregão com perda de 10,55% a 8.605,15 pontos. Essa é a maior queda diária desde outubro de 2008.

Enquanto isso, o índice Nikkei de futuros chegou a recuar 16%.

O Nikkei perdeu cerca de 17% de seu valor desde o terremoto e tsunami que atingiram o Japão na sexta-feira (11), causando explosões em várias usinas nucleares e forçando milhares de fábricas a fechar as portas.

Às 04h30 GMT (1H30 Brasília), o índice Nikkei dos 225 principais valores recuava 12,38% ou 1.190,75 pontos, a 8.429,74 unidades, caindo a seu nível mais baixo desde abril de 2009.

O índice ampliado Topix baixava 11,80%, a 747,01 unidades.

"É uma situação de pânico, e não apenas entre os investidores estrangeiros, todo mundo quer se livrar de suas ações", disse Yosuke Shimizu, operador da Retela Crea Securities.

Empresas como a BTP, que haviam subido na segunda-feira diante da perspectiva dos trabalhos de reconstrução no nordeste do país, recuavam hoje em média 15%.

A ramo imobiliário também era duramente atingido, com perda média de 20%.

As montadoras, que sofreram muito na véspera, perdiam menos nesta terça-feira, com Toyota caindo 6,19%, a 3.105 ienes, Honda, 7,01%, a 2.875, e Nissan, 8,03%, a 664 ienes.

Entre os fabricantes de eletrônica, Sony perdia 8,62%, a 2.330 ienes, e Panasonic, 13,62%, a 843 ienes.

A crise nuclear provocada pelo tsunami de sexta-feira passada se agravou nesta terça, com um incêndio no reator Nº 4 da central de Fukushima 1, o que elevou "consideravelmente" o nível de radiação.

Uma explosão já havia destruído parcialmente hoje o reator dois da central nuclear, atingindo o reservatório do condensador do cilindro de confinamento.

Houve explosões em dois outros reatores desta usina, sábado e segunda-feira. Nos dois casos, a deflagração, devido ao escapamento de hidrogênio, danificou ou destruiu o prédio externo do reator, mas sem atingir o núcleo da instalação.

Fonte: Folha

POLÍCIA DO PSDB DE SÃO PAULO ENVOLVIDA EM ESCÂNDALOS DE ESPIONAGEM

O escândalo de espionagem contra o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, derrubou ontem um dos mais importantes delegados da cúpula da Polícia Civil: Marco Antônio Desgualdo. Ex-delegado-geral, ele dirigia desde 2009 o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. E foi flagrado entre os homens que foram ao Shopping Pátio Higienópolis obter, por meio de suposta fraude, a fita de um encontro que Ferreira Pinto teve com um jornalista.

O Estado procurou Desgualdo, mas não conseguiu localizá-lo. Foi o centro de compras que revelou a existência do esquema de espionagem contra o secretário. Depois que o vídeo foi divulgado na internet, o shopping informou que havia entregue as imagens a policiais civis que diziam estar investigando 'uma ocorrência de outra natureza'. Não havia nada, entretanto, a ser investigado, a não ser o próprio chefe da Segurança do Estado.

Em um desses sites, ligado a um delegado de polícia, o ex-delegado Paulo Sérgio Oppido Fleury - demitido por Ferreira Pinto em 2010 sob a acusação de desviar mercadorias - ameaçava divulgar o vídeo antes de ele se tornar público. O objetivo da espionagem era jogar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) contra o secretário, acusando Ferreira Pinto de ser o responsável pela divulgação de informações contra o sociólogo Túlio Kahn, ex-coordenador de estatísticas da Secretaria da Segurança. Sites ligados a policiais civis afirmavam que Ferreira queria atingir seu colega de secretariado Saulo de Castro Abreu Filho, titular de Logística e Transportes, a quem Kahn seria ligado.

Responsável por afastar 200 policiais do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) e pela investigação sobre fraudes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que envolveram 162 delegados, Ferreira Pinto não nega que tenha se encontrado no shopping com o jornalista da Folha de S. Paulo. Mas disse ao Estado que o objeto da conversa foi o caso de uma escrivã despida em uma revista por corregedores - o abuso provocou a queda da cúpula da Corregedoria da Polícia Civil.

Além de Desgualdo, outros dois delegados de classe especial são suspeitos no episódio do shopping: o ex-diretor do Detran Ivaney Cayres de Souza e o ex-diretor do Denarc Everardo Tanganelli. Fleury e um investigador conhecido como Cardenutto também são investigados. Outros dois diretores da Polícia Civil ainda podem cair.

QUEM É QUEM NA CRISE?

Antônio Ferreira Pinto

Assumiu a Secretaria da Segurança Pública em 2009, depois de passar pela Administração Penitenciária - para onde foi em 2006, pouco depois das rebeliões nos presídios. Uns o consideram próximo demais da PM. Outros dizem que ele não gosta da Polícia Civil.

Saulo de Castro Abreu Filho

Atual secretário de Logística e de Transportes, foi titular da Segurança entre 2002 e 2006. Em sua gestão, três dos suspeitos de envolvimento na espionagem faziam parte da cúpula da Polícia Civil. Seria desafeto de Ferreira Pinto.

Os suspeitos de 'vigiar' o secretário

Marco Antônio Desgualdo

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa é próximo ao ex-secretário Saulo. Conhecido por investigar homicídios misteriosos, foi delegado-geral por oito anos.

Everardo Tanganelli

É investigado sob suspeita de fraude na reforma do prédio do Denarc, setor que dirigiu até 2009. Na gestão, policiais foram acusados de achacar traficantes colombianos.

Ivaney Cayres de Souza

Ex-diretor do Detran e do Denarc. É investigado por suspeita de participar de fraude de R$ 40 milhões no sistema de emplacamentos do Detran e por lavagem de dinheiro.

Paulo Sérgio Oppido Fleury

Ex-delegado, foi demitido sob a suspeita de desvio de mercadorias. É filho do delegado Sérgio Paranhos Fleury, símbolo da repressão na ditadura.

Fonte: Estadão

MESTRANDA DA UNESP TENTA MATAR PROFESSOR ACUSADO DE ESTUPRÁ-LA

A cirurgiã-dentista C.R.M.S., de 33 anos, foi presa após manter a doméstica M.L., de 52, sob a mira de uma pistola 380 por 2h30, em Ilha Solteira, interior de São Paulo. Seu objetivo, porém, era matar o patrão dela, E.J., professor efetivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ela o acusa de estupros consecutivos em 2010 - a acusação é investigada pela polícia e pela faculdade.

Mestranda da Faculdade de Odontologia no câmpus de Araçatuba, ela teve E.J. como orientador de sua tese. Ele teria usado de chantagem para estuprá-la dentro da sala de aula do câmpus. A acusação está registrada em sindicância aberta pela Unesp e em inquérito policial - os nomes são mantidos em sigilo e citados por iniciais.

Ontem, pela manhã, C. - que mora em Itapura com o marido e as duas filhas, de 6 e 12 anos - pegou a pistola 380 do marido, tenente reformado da PM, e seguiu até a vizinha Ilha Solteira. Ela entrou na casa do professor e, como não o encontrou, reteve a empregada. 'Ela dizia que não ia fazer nada comigo, que estava esperando meu patrão chegar para matá-lo e depois se matar. Mas tive muito medo de morrer, porque ela estava transtornada', disse M. A polícia cercou o local e a cirurgiã passou a ameaçar se matar, caso o professor não voltasse para casa.

Com muito custo, os PMs conseguiram que ela falasse com familiares pelo celular e, aproveitando a distração, entraram na residência e a detiveram. 'Ela estava muito pressionada por ameaças que vinha recebendo do professor. Então, ela conseguiu o endereço dele na sindicância, pegou minha arma e foi até a casa dele. Agora, passou de vítima a acusada', contou o marido de C. A mulher dele foi indiciada e presa em flagrante por sequestro, cárcere privado e posse de arma.

Fotos sensuais

Segundo o marido, C.R. passou por várias sessões de estupro, durante pelo menos nove meses, dentro da sala da Unesp. Isso desde que o professor pegou um pen drive que continha fotos dela em roupas sensuais. 'Nós fizemos essas fotos em um motel, no aniversário de casamento, e passei para o pen drive para transferir os arquivos para o notebook dela', disse o marido de C.

Ao gravar o projeto de mestrado, porém, sua mulher não teria apagado as fotos. 'Ele (o professor) se apossou dos arquivos e passou a chantageá-la', prosseguiu o tenente. 'Só descobri isso em janeiro deste ano - isso porque minha mulher estava com comportamento estranho, tinha ganhado 11 quilos e sua autoestima estava no chão. Daí, ela me contou e fomos até a polícia. O problema é que o professor passou a ameaçar minhas duas filhas, dizendo que ia estuprá-las. Minha mulher se descontrolou.'

Fonte: Estadão

NÚMERO DE MORTOS NO JAPÃO ULTRAPASSA 2.400

A polícia informou nesta terça-feira que o número oficial de mortos no terremoto e tsunami que devastaram o Japão já ultrapassa 2.400.

Segundo a Polícia Nacional, 2.414 mortes estão confirmadas e há 3.118 desaparecidos, além de 1.885 feridos.

Na segunda-feira, a polícia informava 1.647 mortos na catástofre que devastou o nordeste do país.

O chefe da polícia de Miyagi, uma das regiões mais afetadas pelo tsunami, estimou que há mais de 10 mil mortos na zona.

Fonte: AFP

RADIAÇÃO PODE CONTAMINAR ÁGUA E ALIMENTOS NO JAPÃO

Material radioativo lançado ao ar pela usina nuclear japonesa afetada por um terremoto na sexta-feira pode contaminar a água e alimentos, e as crianças e os bebês que ainda não nasceram correm o maior risco de possivelmente desenvolverem câncer.

Especialistas afirmam que qualquer exposição a material radioativo tem o potencial de causar vários tipos de câncer, e o risco aumenta quanto mais elevado for o nível de radiação.

Mas eles afirmam ser necessário medições mais precisas para o nível de radioatividade no Japão e na região para que se possa ter uma ideia mais clara dos riscos.

"As explosões podem expor a população à radiação por um longo período, o que pode elevar o risco de câncer. Os tipos são câncer da tiróide, câncer ósseo e leucemia. As crianças e os fetos são especialmente vulneráveis", disse Lam Ching-wan, químico patologista da Universidade de Hong Kong.

"Para alguns indivíduos, mesmo uma quantidade pequena de radiação pode elevar o risco de câncer. Quanto maior a radiação, maior o risco de câncer", disse Lam, que também é membro do Conselho Americano de Toxicologistas.

O material radioativo lançado ao ar pode ser diretamente inalado para o pulmão ou ser levado pela chuva ao mar e ao solo, e eventualmente contaminar plantações, a vida marítima e a água consumida pela população.

O leite de vaca também é especialmente vilnerável, segundo especialistas, caso os animais entrem em contato com o pasto contaminado.

Segundo Lee Tin-lap, toxicologista e professor associado da Escola de Ciências Médicas da Universidade de Hong Kong, as águas que banham o Japão precisam ser testadas para saber seu nível de radiação.

"Ninguém está medindo os níveis de radiação no mar", disse Lee à Reuters.

"A névoa que está sendo lançada ao ar eventualmente voltará para a água, e para a vida marítima será afetada... quando houver uma chuva, a água usada no consumo também será contaminada."

A Organização Mundial de Saúde disse nesta terça-feira que o Japão está tomando as medidas corretas para proteger sua população da radioatividade, incluindo a retirada de pessoas e a estocagem de iodeto de potássio, um antídoto à radiação.

Fonte: Reuters