segunda-feira, 28 de março de 2011

FORAM CRIADAS NO BRASIL MAIS DE 1 MILHÃO DE EMPRESAS EM 2010

A criação de empresas no Brasil dobrou no ano passado na comparação com 2009. Mais de um milhão de empresas foram abertas em 2010. Esse número mostra uma tendência do brasileiro de deixar a condição de empregado e se tornar patrão.

Para quem quer empreender, especialistas dão dicas de como abrir o próprio negócio. Uma possibilidade é apostar nos modelos já testados, como as franquias normais ou microfranquias. Segundo o gerente da unidade de acesso a mercados e serviços financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, o custo menor da microfranquia - ou franquia de baixo custo - é o diferencial que mais atrai novos investidores.

- A franquia tem a vantagem de trazer um produto ou serviço já definido, com uma marca conhecida. Com tudo isso, o risco envolvido na abertura de um negócio é menor.

Nos últimos três anos, a procura por parte de interessados em iniciar o próprio negócio nesse segmento específico de franquias cresceu entre 20% e 30% ao ano. Ele diz que a pessoa já consegue adquirir uma dessas franquias com um capital de R$ 10 mil a R$ 30 mil – algumas despesas de maior valor, como com o ponto comercial, são bem menores (ou mesmo nem existem) no caso das microfranquias.

No caso de apostar em negócio próprio, os especialistas dizem ainda que o novo empreendedor deve se envolver em todo o processo e tentar entender todo o funcionamento da empresa. Para o consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Renato Fonseca, o bom gerenciamento é fundamental e exige aprendizado.

Outro conselho é valorizar a relação com o cliente e buscar contatos fora da empresa em feiras do setor, reuniões com empresários e grupos de estudo. Conhecer outras pessoas do ramo pode ser importante para aprender e pedir ajuda quando necessário, acrescenta Fonseca.

Além de fugir da cobrança de patrões e de conseguir elevar os seus ganhos, os novos empresários têm a possibilidade também de abrir vagas no mercado de trabalho, com a contratação de funcionários. Isso tem colaborado para o aumento de empregos no país.

Levantamento do Sebrae divulgado no início deste mês mostrou que as micro e pequenas empresas lideraram a criação de empregos com carteira assinada em janeiro. Das 152.091 vagas abertas no início do ano, 121.368 – equivalente a 79,8% - foram geradas por negócios com no máximo 99 funcionários. Dentro desse total, 69,6% foram vagas abertas por empreendimentos que empregam até quatro trabalhadores.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, essa situação reflete a estabilidade econômica atual do Brasil, além das oportunidades dos próximos anos por conta dos grandes eventos – como a Copa em 2014 e a Olimpíada de 2016. 

- As micro e pequenas empresas são as grandes geradoras de emprego e renda no Brasil e cada vez mais se firmam como propulsoras de desenvolvimento. Esses números serão cada vez melhores.

Fonte: R7

CRISE NO CAPITALISMO DIMINUI, MAS AINDA EXISTE

Diante dos desafios impostos pela crise do capitalismo internacional, na China, maior país comunista do mundo, o crescimento de capital e crédito está de acordo com as metas e uma política econômica prudente ainda é necessária para manter a inflação sob controle, disse o Banco Central chinês nesta segunda-feira. Em comunicado após a reunião de política monetária do primeiro trimestre, o Banco do Povo chinês também disse que as bases da recuperação econômica global não são sólidas. O BC repetiu a promessa de melhorar o mecanismo da taxa de câmbio do yuan, uma linguagem habitualmente usada para deixar que as forças de mercado tenham um papel um pouco maior no valor da moeda.

Na Europa, o índice dos principais indicadores da zona do euro continuou apontando para recuperação da economia em fevereiro, no quarto mês de alta, informou o grupo de pesquisa Conference Board nesta segunda-feira. O indicador subiu 0,9%, para 108,9, comparado a altas de 0,7% em janeiro e de 0,8% em dezembro. O índice visa indicar os movimentos econômicos de até seis meses à frente, agregando oito dados que medem atividade. O componente de atividade econômica atual ficou estável em fevereiro, em 103,0, após subir 0,2% em janeiro.

Um dos países mais afetados pela crise capitalista, a Inglaterra impõe fortes medidas de reajuste econômico. Membro do Banco da Inglaterra, Adam Posen disse que a inflação pode cair para 1,5% até meados de 2012, conforme as medidas de austeridade do governo e uma economia fraca ajudem a conter o gasto do consumidor. Posen disse em entrevista ao jornal britânico The Guardian que o núcleo da inflação não sugere que a economia esteja superaquecendo e que seria custoso adotar uma postura de esperar para ver na elevação do juro se houver risco de uma espiral inflacionária. A inflação atingiu máxima em 28 meses no mês passado, a 4,4%, alimentando especulações de que o BC não irá esperar mais muito tempo para elevar o juro.

Gastos nos EUA

País de origem da crise capitalista mundial, os EUA patinam há três anos, sem conseguir alcançar níveis sólidos de crescimento. O gasto do consumidor norte-americano, no entanto, subiu ligeiramente mais do que o esperado em fevereiro, marcando o oitavo mês seguido de alta, enquanto a inflação acelerou no maior ritmo desde junho de 2009. O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta segunda-feira que o gasto pessoal aumentou 0,7%. A alta de janeiro foi revisada de 0,2 para 0,3%. Economistas consultados pela agência inglesa de notícias Reuters previam que o gasto subiria 0,6% em fevereiro. Ajustado para inflação, o gasto pessoal subiu 0,3%, depois de ficar estável no mês anterior.

Após a maior alta em quatro anos registrada nos últimos três meses de 2010, o gasto dos norte-americanos deve desacelerar no primeiro trimestre, com a escalada dos preços de energia e alimentos reduzindo o consumo em outros setores. No quarto trimestre do ano passado, o gasto teve alta anual de 4%, ajudando a impulsionar o crescimento econômico dos EUA para 3,1%, ante 2,6% entre julho e setembro. Os preços de alimentos e energia elevaram a inflação no mês passado. Segundo o Departamento de Comércio, o índice de preços PCE subiu 0,4%, a maior taxa desde junho de 2009, após subir 0,3% em janeiro.

A medida de inflação preferida pelo Federal Reserve — o núcleo do PCE, excluindo alimentos e energia — subiu 0,2%, mesma taxa de janeiro. Nos 12 meses até janeiro, o núcleo do PCE avançou 0,9%, maior ganho em quatro meses, após subir 0,8% em janeiro. Até agora, o Fed considera transitória a inflação elevada de alimentos e energia, mas o chairman Ben Bernanke disse que agirá para garantir que as pressões inflacionárias não fiquem arraigadas.

A renda pessoal nos EUA cresceu 0,3% no mês passado, após uma alta de 1,2% em janeiro. Economistas esperavam um ganho de 0,4%. Com o consumo superando o crescimento de renda, a taxa de poupança caiu de 710,5 bilhões de dólares em janeiro para 676,7 bilhões de dólares em fevereiro.

Reação ao risco

Nesta segunda-feira, as bolsas de valores da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira, com os conflitos no Oriente Médio e a crise nuclear no Japão deixando os investidores avessos a ativos de maior risco. Investidores asiáticos realizaram lucros com ações de bancos em Hong Kong, fabricantes de computadores em Taiwan e mineradoras da Austrália, pressionando os mercados de ações da região após esses setores fecharem com ganhos fortes na semana passada. Porém, a maioria dos analistas acredita que os mercados asiáticos vão se recuperar por demanda estrangeira, com o fim do primeiro trimestre e do ano fiscal no Japão.

– Ainda há espaço para alta, pois a compra estrangeira em momentos de baixa deve continuar, mas as operações podem não ter uma direção comum antes do fim do ano fiscal – disse Hajime Nakajima, operador da Cosmo Securities em Tóquio.

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou em baixa de 0,6%. Às 7h46 (horário de Brasília), o índice da região Ásia-Pacífico exceto o Japão caía 0,34%. Junto com os ganhos contra o euro, o dólar também subia contra o iene, ajudado por comentários de uma autoridade do banco central dos Estados Unidos. Na sexta-feira, um membro do Federal Reserve disse que a política de juros baixos deve começar a ser retirada em um “futuro não muito distante”, para conter a inflação.

Os ataques aéreos ocidentais sobre a Líbia e as tensões na Síria, no Iêmen e no Barein continuavam alimentando a incerteza dos investidores sobre interrupções de fornecimento do petróleo vindo do Oriente Médio e do norte da África, algo que impulsionava investimentos considerados mais seguros, como o ouro.

Em Hong Kong, o mercado caiu 0,39% e a bolsa de Taiwan retrocedeu 0,67%, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,21%.

Cingapura encerrou em baixa de 0,44% e Sydney fechou com perda de 0,19%.

Fonte: Correio do Brasil

CURITIBA TEM OS MAIORES ÔNIBUS DO MUNDO EM CIRCULAÇÃO

Nove novos ônibus biarticulados, apelidados de “Ligeirão”, começam a circular esta semana em Curitiba, no Paraná. Movido a óleo à base de soja,o ônibus é o maior do mundo em comprimento, com 28 metros.

O ônivus é movido a óleo à base de soja

Os ônibus, com capacidade para 250 passageiros, têm sinal luminoso para indicar a abertura das portas e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

A previsão é de que, até agosto, 24 ônibus deste modelo estejam circulando. As viagens serão mais rápidas, com paradas nos terminais e em um número reduzido de estações.

Inicialmente, os ônibus farão as linhas Pinheirinho – Carlos Gomes, na Linha Verde, e Ligeirão Boqueirão, na Marechal Floriano.

Fonte: Correio do Brasil

JAPÃO DETECTA PLUTÔNIO NA USINA

Testes detectaram a presença de plutônio no solo em vários pontos do complexo nuclear de Fukushima Daiichi, atingido pelo terremoto e tsunami, mas não representa um risco à saúde, informou o operador Tokyo Electric Power Co (TEPCO) nesta segunda-feira.

O vice-presidente da TEPCO, Sakae Muto, disse a jornalistas que resultados de testes mostraram que o plutônio foi detectado em amostras retiradas há uma semana do local.

Essa foi a última notícia negativa sobre a usina, em relação à qual crescem as evidências de radiação. Engenheiros travam uma batalha para controlar os reatores danificados pelo terremoto e tsunami no dia 11 de março.

Fonte: Reuters

MOÇAMBIQUE PERDE POR 2 x 0 DA ZÂMBIA

Casa cheia no Estádio da Machava. Os adeptos dos “Mambas” dirigiram-se em massa àquele recinto desportivo, com o intuito de apoiar a equipa de todos nós. Estava, portanto, criado todo um cenário para que os “Mambas” quebrassem a tradição! Mart Nooij, selecionador nacional, voltou a apostar no sistema 4x4x2, com a frente de ataque na responsabilidade do regressado Dário Monteiro e Gonçalves Fumo. No meio-campo, o técnico holandês apostou em Simão Mathe para a zona de tampão; Genito a municiar o jogo; Dominguez e Miro encostados às alas. Certo, certo mesmo, é que Genito não esteve no seu melhor nível, tendo, em várias ocasiões, errado muitos passes. Faltou, na verdade, um jogador de criação, alguém que pensasse o jogo dos Mambas. A selecção nacional mostrava-se bastante lenta nas transições defesa-ataque. Os Mambas procuraram, desde cedo, assumir as despesas do encontro, sendo que, aos seis minutos, numa jogada rápida, Dário Monteiro, encostado à direita, faz um centro para área, mas Gonçalves Fumo, pressionado, não conseguiu fazer a emenda.

Os “xipolopolo”, esses, responderam com pressão alta. Os zambianos apostaram num futebol directo. Eram bastante pragmáticos. E, aos 11 minutos, numa jogada em que Dário Khan foi mal batido, a bola sobrou para Chamanga, que colocou a mesma no canto inferior direito da baliza defendida por Kampango. Era o um a zero, balde de água fria no Estádio da Machava, em tarde chuvosa. O combinado nacional ainda tentou esboçar uma reacção, mas encontrou muitas dificuldades para explanar o seu jogo. Dário Monteiro e Gonçalves perdiam a batalha com os defesas da Zâmbia. A solução passava, portanto, por remates de meia distância, a exemplo do de Goncalves Fumo, no minuto 20. Três minutos volvidos, Dominguez cobrou um livre na direita do ataque dos Mambas, tendo aparecido Dário Monteiro a saltar mais alto e cabecear ao lado. Os visitantes, pragmáticos e com melhor circulação de bola, “manietaram” os Mambas. Sempre que desciam ao ataque, provocam calafrios à defensiva moçambicana, bastante trémula. Os zambianos foram ao intervalo a vencer por 0-1.

Na segunda parte, Mart Nooij teve uma contrariedade, com a lesão de Mexer, imediatamente substituído por Campira, passando, desta forma, Dário Khan a fazer parelha com Mano na zona central da defesa da seleção nacional. Nos minutos iniciais da segunda parte, os Mambas ainda tentaram fazer pressão sobre os zambianos. E foi numa jogada bem desenhada que Dominguez foi travado à entrada da área. Na cobraça do livre, Miro obrigou o “keeper” Mwene a uma defesa apertada. Matreiros, os “xipolopolo” voltaram a criar perigo, aos 68 minutos, num lance em que valeu a atenção de Dário Khan, evitando que a bola sobrasse para Emmanuel. Com objectivo de mudar o rumo dos acontecimentos, o técnico holandês ainda lançou em campo Hélder Pelembe e Mbinho, para os lugares de Gonçalves Fumo e Paíto, respectivamente. Jumisse, que está a jogar no seu clube, voltou a não ser aposta do Mart Nooij. Mart preferiu “arrastar” Genito, que andou perdido no campo. Já no período de compensação, após um lançamento da lateral efetuado por Campira, Dário Monteiro, num golpe de cabeça, obrigou o guarda-redes Mwene a uma defesa apertada. Na sequência dessa jogada, há um lançamento em profundidade a chamar a velocidade de Emanuel. Mano, num lance aparentemente controlado, permitiu que a bola ficasse à mercê de Emanuel, que fez o 2-0. Balde de água fria no Estádio da Machava.

Com esta vitória, os zambianos assumiram, à condição, a liderança do grupo C, agora com seis pontos, enquanto os Mambas se mantêm com quatro.

Fonte: O País Online

GOVERNO MUDA COMANDO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

O governo federal decidiu trocar o comando da Polícia Rodoviária Federal. Prestes a completar oito anos como diretor-geral da corporação, o inspetor Hélio Cardoso Derene perdeu o cargo na tarde desta segunda-feira.

A portaria com a exoneração de Derene vai ser publicada amanhã no "Diário Oficial da União".

Para assumir o comando da PRF, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, escolheu Maria Alice Nascimento Souza, atual superintendente do Paraná. A nomeada enfrenta resistências de representantes sindicais da polícia rodoviária, que a consideram "continuísmo" da atual gestão.

Desde dezembro do ano passado, sindicatos da categoria em 22 Estados e no Distrito Federal pressionavam pela troca de comando. Às vésperas do Carnaval, ameaçaram fazer greve se a reivindicação não fosse atendida.

"A greve foi aprovada, mas está sobrestada porque o Ministério da Justiça abriu uma negociação. Não queremos reajuste salarial, apenas uma gestão mais eficiente", afirma Francisco Von Kossel, presidente do sindicato no Rio Grande do Sul.

Os policiais insatisfeitos com a gestão de Derene criaram uma página na internet para criticar a "apatia" da direção. Incluíram até um "Derenômetro" para contabilizar dias, horas, minutos e segundos que a instituição está sem mudanças na cúpula.

Foram encaminhados ao Ministério da Justiça pelo menos três ofícios assinados por policiais pedindo explicitamente a exoneração da cúpula da PRF diante do "sucateamento dos recursos materiais e humanos", "péssimas condições de trabalho e desmotivação dos servidores".

Fonte: Folha

15% DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS ESTÃO EM ZOOLÓGICOS

Espécies como o bisão-americano, o condor-da-califórnia, o cavalo-de-przewalski e o furão-do-pé-preto foram salvas da extinção graças ao trabalho de reprodução em zoológicos. A continuidade da ararinha-azul, que já foi extinta na natureza, também depende do sucesso do trabalho realizado em cativeiro.

Atualmente, os zoológicos no mundo todo abrigam representantes de cerca de 15% dos animais ameaçados. E cada vez mais especialistas dizem que não se pode menosprezar a importância dos zoos e aquários para a conservação.

Porém, a situação é bastante desigual: os zoológicos possuem exemplares de 20% a 25% das espécies de mamíferos e aves ameaçados ou quase ameaçados, mas apenas 3% dos anfíbios nas mesmas condições. E os anfíbios, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), são o grupo mais ameaçado entre os vertebrados terrestres, atualmente.

Os números foram publicados na revista Science. Os pesquisadores usaram dados do Sistema Internacional de Identificação de Espécies (Isis, na sigla em inglês). De acordo com o estudo, cada zoo pode ter uma contribuição maior para a conservação ao se especializar na criação de poucas espécies em risco, em vez de tentar aumentar a diversidade de espécies - a especialização, afirmam, faz crescer a chance de sucesso na reprodução.

O autor principal do estudo, Dalia Amor Conde Ovando, do Instituto Max Planck, da Alemanha, disse ao Estado que é difícil determinar qual seria a porcentagem ideal de animais ameaçados em cativeiro. "Porém, acho que precisamos ter uma priorização para garantir que teremos uma apólice de seguro das espécies que estão mais ameaçadas. Isso é ainda mais urgente para as espécies que são vulneráveis às mudanças climáticas", afirmou.

Ele ressalta ainda um fato que achou impressionante durante a pesquisa. "A Associação Mundial de Zoos e Aquários (Waza) é a terceira maior fonte de financiamento para conservação, atrás apenas das ONGs WWF e The Nature Conservancy (TNC). Cerca de US$ 350 milhões (R$ 580,4 milhões) são destinados a cada ano pelos zoos ligados à Waza para a conservação de espécies em seus hábitats naturais", disse.

Trabalho de campo. O presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Luiz Pires, avalia que hoje no Brasil a maior parte dos 127 zoos trabalha com conservação, educação, pesquisa e promoção do lazer à população voltado à educação.

Ele cita que o zoo de Curitiba tem um trabalho interessante na conservação do muriqui, o maior primata das Américas, e o zoo de Brasília faz o mesmo com a ariranha. E o de Bauru, do qual é diretor, conseguiu nos últimos 20 anos ter 17 nascimentos de lobo-guará.

Mas ele destaca que os zoos não têm espaço nem recursos para cuidar de todos os animais ameaçados. Além disso, no País falta a complementação com trabalho de campo, diz, para permitir no futuro que as espécies retornem para a natureza, como ocorreu com o bisão-americano. "A população desse animal chegou a 50 indivíduos na natureza. Mas hoje a espécie foi reintroduzida ao hábitat natural."

Pires lembra outro exemplo positivo, dessa vez no Brasil: o mico-leão-dourado. A população da espécie reduziu-se a cerca de 600 indivíduos e hoje praticamente deixou para trás o status de ameaçada.

O zoo de São Paulo tem quatro exemplares da rara ararinha-azul, das cerca de 70 em cativeiro no mundo. São dois machos e duas fêmeas, não expostas ao público. Mas não houve reprodução. O diretor técnico científico da instituição, João da Cruz, explica que uma das fêmeas tem atrofia ovariana. Um casal está quase formado. O outro macho deve ser enviado neste ano para as Ilhas Canárias, onde haverá uma tentativa de reprodução.

LIMITE

LUIZ PIRES PRESIDENTE DA SOCIEDADE DE ZOOLÓGICOS DO BRASIL

"A lista de espécies em risco brasileira só aumenta a cada ano. Não damos conta, não somos 
a arca de Noé."

ESPÉCIES EXTINTAS NA NATUREZA

Ararinha-azul

O último exemplar da espécie foi avistado na Bahia em 2000. Hoje, existem cerca de 70 indivíduos em cativeiro no mundo, a maior parte no exterior. No Catar estão 53 dessas aves.

Mutum-do-nordeste (ilustração)

A ave que ocorria na Mata Atlântica de Alagoas e Pernambuco desapareceu da natureza na década de 1980. Também sobrevive graças à reprodução em cativeiro - hoje, a população conta com cerca de cem exemplares.

Pomba-socorro

Ocorria num arquipélago do México e foi exterminada por gatos que foram introduzidos no local. A última vez que a avistaram foi em 1972. Segundo os autores do estudo publicado na revista Science, ela é criada em pelo menos 20 zoos.

Corvo-do-havaí

A última ave da espécie nativa do Havaí foi avistada em 2002. Em 2010, havia 78 indivíduos em cativeiro nos Estados Unidos. A cada ano, cerca de 2 mil alunos participam de um programa de educação ambiental e observam a espécie em cativeiro, no Centro de Conservação de Aves Keauhou.

Cervo-do-padre-david

Apesar de ainda ser considerada extinta na natureza, a população da espécie nativa na China tem crescido nos últimos anos em cativeiro e há possibilidade de reintroduzir o animal à vida selvagem. Quando isso ocorrer, seu status na lista vermelha será revisto. Está presente em pelo menos 56 zoos.

Antílope Oryx dammah

O animal ocorria no norte da África, mas há 15 anos não há mais evidência de exemplares na natureza. Até 1985, cerca de 500 exemplares da espécie viviam em Chade e Níger, no continente africano. De acordo com o estudo na Science, há exemplares da espécie em 103 zoos. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, só nos Emirados Árabes há 4 mil animais da espécie em cativeiro. 

Fonte: Estadão

BERLUSCONI NO TRIBUNAL

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, fez nesta segunda-feira, 28, sua primeira aparição em quase oito anos perante a Justiça da Itália, para responder por acusações de fraude fiscal envolvendo sua empresa de mídia Mediaset. 

No total, ele é réu em quatro casos: três por corrupção e um por supostamente ter pago por uma prostituta menor de idade. Ele alega inocência em todos.

No caso em audiência nesta segunda-feira - fechada à imprensa -, Berlusconi é acusado de fraude no seu grupo midiático, por supostamente ter inflado os preços pagos para a transmissão de filmes e de ter usado o dinheiro em um caixa dois, para financiar atividades políticas.

Seu filho Pier Silvio Berlusconi, executivo da Mediaset, também é réu no caso.

Acusações 'ridículas' 

Em entrevista à TV italiana nesta segunda, o premiê de 74 anos alegou que "não são verdadeiros os fatos em que os promotores de Milão" basearam as "ridículas" acusações contra ele.

A situação legal do premiê se complicou após uma lei de imunidade que o protegia ter tido seu escopo reduzido pela Corte Constitucional da Itália, em janeiro passado.

Berlusconi, que já se viu envolvido em mais de 50 processos judiciais ao longo de sua carreira política, alega perseguição da Justiça e da esquerda italianas e costumava evitar aparições em cortes. Faltou, inclusive, na audiência anterior relacionada ao caso de fraude fiscal.

Mas, agora, seus advogados afirmam que ele comparecerá a todas as sessões que conseguir para provar sua inocência.

Em abril, ele enfrentará nova audiência, dessa vez relacionada ao caso da dançarina marroquina Karima El-Mahroug, conhecida como Ruby. O premiê é acusado de ter pago para ter relações sexuais quando ela era menor de idade, em festas ocorridas na casa dele. As acusações podem lhe render pena de até 15 anos de prisão.

Os escândalos têm minado a popularidade de Berlusconi, mas ainda não há uma ameaça imediata contra seu mandato de primeiro-ministro.

Fonte: BBC

NO ESTADO MAIS RICO DO BRASIL OS PROFESSORES...SÃO CONTRATADOS!

Levantamento com 311 secretarias municipais de Educação de São Paulo feito pela Fundação Lemann revela que 80% das cidades recorrem à contratação de professores temporários, 40% das localidades consultadas ainda não estabeleceram padrões curriculares na rede de ensino e cerca de 50% não elaboraram planos municipais com diretrizes de políticas educacionais de longo prazo. Na opinião de especialistas e autoridades, os números são "graves" e comprometem a qualidade da educação. Esses e outros dados serão discutidos a partir de hoje no seminário "3º Seminário Líderes em Gestão Escolar", promovido pela Fundação Lemann e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em São Paulo

Fonte: Valor Online