terça-feira, 29 de março de 2011

NEBULOSA QUADRADA É FOTOGRAFADA

Ninguém sabe realmente dizer como uma nebulosa toma a forma de um quadrado, mas esse é justamente o caso da MWC 922.

Nebulosa quadrada MWC 922 seria formada por gases expelidos de estrela ou conjunto de estrelas central

Uma das hipóteses diz que uma estrela, ou um conjunto de estrelas, que está no centro do sistema estelar expele cones de gases durante a fase final de desenvolvimento, originando esse peculiar feitio.

Com base em evidências científicas, os pesquisadores especulam que a MWC 922 pode se transformar, um dia, em uma supernova.

A foto, divulgada nesta quarta-feira pela Nasa (agência espacial americana), foi feita pelos telescópios espaciais Hale, na Califórnia, e Keck-2, no Havaí.

Fonte: Folha

NOVO TERREMOTO VOLTA A SACUDIR O JAPÃO

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu novamente o nordeste do Japão e foi sentido inclusive em Tóquio, com epicentro no litoral da província de Fukushima, onde se encontra o instável complexo nuclear que alarmou a população do país.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu no início da noite de segunda-feira local (início da manhã desta terça-feira pelo horário de Brasília), tendo epicentro a baixa profundidade sob o leito marinho, perto de Fukushima, uma das províncias mais afetadas pelo terremoto seguidop de tsunami no dia 11 de março.

Mais cedo, o governo japonês admitiu que a situação da crise nuclear é "muito grave" e "imprevisível". No Parlamento, o premiê Naoto Kan recebeu duras críticas pelo que a oposição vê como uma gestão "irresponsável" do desastre.

A discussão chega um dia após o país detectar a presença de plutônio no solo da usina nuclear de Fukushima Nº 1.

Desde sábado a situação na usina de Fukushima se agravou e os trabalhadores da empresa operadora, Tokyo Electric Power Company (Tepco), continuam as tentativas de refrigerar seus seis reatores, sem sucesso.

Nesta terça-feira foram feitas tentativas de drenar a água radioativa que inunda a zona de turbinas perto dos reatores 1, 2 e 3. Este último é o que mais preocupa por conter um combustível que mistura urânio e plutônio, altamente tóxico.

No Parlamento, o premiê japonês foi duramente criticado por não ter aumentado a zona de exclusão, que determina um raio de apenas 20 km em torno da usina em que as pessoas deveriam ser retiradas. O governo também nunca determinou a saída dos habitantes, apenas pediu que deixassem a área de forma voluntária.

"Há algo mais irresponsável do que isso?", disse o opositor Yosuke Isozaki. Em resposta, Kan disse que estava considerando a medida, que exigiria a saída de 130 mil pessoas, além das 70 mil já deslocadas.

Fonte: Folha

CRESCE EM 21% O CRÉDITO EM FEVEREIRO

O ritmo de crescimento do crédito continua acima do percentual considerado sustentável pelo Banco Central.

Dados da instituição mostram que o total de dívidas de consumidores e empresas cresceu 21% nos 12 meses encerrados em fevereiro. O BC quer um crescimento entre 10% e 15% neste ano.

O crédito chegou ao nível mais uma vez recorde de 46,5% do PIB (Produto Interno Bruto) no mês passado, o equivalente a R$ 1,74 trilhão. Em fevereiro, houve expansão de 1,3%, acima do verificado em janeiro.

Depois da queda verificada em janeiro, a média diária de concessões (novos empréstimos) cresceu 8,4%. Para os consumidores, os maiores aumentos foram no crédito pessoas (19,6%) e veículos (18,2%).

MEDIDAS

O BC vem adotando medidas para esfriar a economia e controlar a enxurrada de crédito que o mercado vive desde os últimos anos de gestão Lula.

A autoridade monetária impôs restrições a financiamentos com prazo superior a 24 meses e também retirou da economia, em dezembro, a última parte do dinheiro injetado na crise de 2008.

Essas medidas já se refletiram em juros mais altos e queda nos empréstimos, mas ainda não tiveram impacto significativo sobre o consumo.

Fonte: Folha

MORRE JOSÉ ALENCAR


O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h40 desta terça-feira, 29, informou a TV Globo. Alencar tinha 79 anos e lutava contra um câncer no abdome há mais de 13 anos. Ele havia passado por 17 cirurgias.

Alencar foi internado nesta segunda-feira, 28, e voltou a apresentar quadro de perfuração abdominal e de peritonite, uma infecção na membrana que protege a cavidade abdominal. Mais cedo, o médico afirmou que Alencar está passando por um tratamento à base de medicamentos, especialmente analgésicos para aliviar a dor, o que deixa o paciente em estado de constante sonolência.

Em virtude do estado crítico de saúde, Cutait havia descartado qualquer procedimento cirúrgico. O ex-vice-presidente apresentava ainda um quadro de pressão baixa. O último boletim médico divulgado pelo Sírio-Libanês, às 11h45, informava que o paciente estava sedado, sem dor e na companhia de seus familiares.

Fonte: Estadão

CASO KALINKA: COMEÇOU O JULGAMENTO

Quase 30 anos depois dos acontecimentos, teve início nesta terça-feira em Paris o julgamento do médico alemão Dieter Krombach, de 75 anos, acusado pelo assassinato da filha de sua mulher, Kalinka, na presença do acusado e do pai da vítima, André Bamberski, de 73 anos.


Dieter Krombach, julgado à revelia pela justiça francesa em 1995, que o condenou a 15 anos de prisão, chegou ao tribunal caminhando com dificuldade e auxiliado por uma bengala.

Krombach não olhou para André Bamberski, que o persegue desde 1982 e não hesitou em sequestrá-lo na Alemanha para que o padrasto de sua filha fosse julgado na França.

Kalinka tinha 14 anos em 10 de julho de 1982 quando foi encontrada morta na cama, na casa em que morava com a mãe e o marido desta em Lindau, no sul da Alemanha.

A necropsia não conseguiu esclarecer o motivo da morte, já que a adolescente estava em perfeito estado de saúde.

Análises no corpo da vítima revelaram uma série de elementos que colocaram em dúvida as explicações de Krombach sobre as horas prévias à morte da adolescente.

Em um primeiro momento, Dieter Krombach afirmou ter aplicado uma solução à base de ferro para que a jovem se bronzeasse mais rápido. Depois disse que Kalinka tinha anemia.

A justiça alemã considerou as provas insuficientes e arquivou o caso em 1987, mas a França o julgou em 1995 e o condenou à revelia a 15 anos de prisão - pena máxima para o caso - por "violência voluntária que provocou homicídio culposo".

A França pediu a extradição em 2004, mas a Alemanha afirmou que já havia julgado o caso.

Por este motivo, André Bamberski decidiu sequestrar o médico em 17 de outubro de 2009 em sua casa de Scheidegg. Dieter Krombach apareceu algemado perto do tribunal de Mulhouse, leste da França.

O episódio que parece retirado de uma cena de filme permitiu à justiça francesa prender Krombach e organizar um novo julgamento, que deve prosseguir até 8 de abril, para tentar esclarecer as misteriosas circunstâncias da morte de Kalinka.

"Para Krombach a perspectiva de ser julgado é insuportável, mas desta vez não escapará", disse Laurente de Caunes, advogado de Bamberski.

Um dos advogados de defesa de Krombach, Philippe Ohayon, vai pedir a anulação do julgamento, alegando as circunstâncias nas quais o médico foi levado para o território francês.

O médico foi condenado em 1997 na Alemanha por ter violentado uma paciente.

Fonte: AFP

JUNINHO PERNAMBUCANO DE VOLTA AO VASCO

O meia Juninho Pernambucano vai voltar ao Vasco. Na noite desta segunda-feira, o presidente do clube, Roberto Dinamite, garantiu que o ídolo voltará em julho, quando termina o seu vínculo com o Al-Gharafa, do Qatar.

– Ele quer encerrar a carreira no Vasco e, quem sabe, ser técnico de futebol. O Juninho está vindo com um contrato simbólico. Ele quer mesmo jogar, participar e vem porque gosta do Vasco –, disse.

As negociações para o retorno do jogador começaram no final do ano passado.

Juninho Pernambucano começou a carreira no Sport Recife e foi para o Vasco em 1995. Ele jogou ainda no Lyon, onde foi hexacampeão frânces, e disputou a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.

Fonte: Correio do Brasil

ESTADO DE SAÚDE DE JOSÉ ALENCAR É CRÍTICO

É crítico o estado de saúde do ex-vice-presidente da República José Alencar. Segundo o último boletim da equipe médica que o atende no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgado no início da tarde desta terça-feira, ele foi encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com um quadro de obstrução intestinal, causada por crescimento de tumores. O ex-vice-presidente, de 79 anos, luta há mais de uma década conta um câncer no intestino e já passou por mais de dez cirurgias.

"BOLETIM MÉDICO"
29/03/2011 – 11h45

"O Ex-Vice-Presidente da República José Alencar segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, com quadro de oclusão intestinal e peritonite, em condições críticas. O paciente está sedado, sem dor, na companhia de seus familiares e estão sendo oferecidas as medidas de suporte necessárias. As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão".

Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira – Direto Técnico
Dr. Paulo Ayroza Galvão – Diretor Clínico.”

Fonte: Correio do Brasil

MOTIVOS PARA NÃO VOTAR EM BOLSONARO

Na TV, Bolsonaro diz a Preta Gil que namoro com negra seria "promiscuidade"


Em entrevista na noite da segunda-feira, 28, ao programa CQC, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) deu declarações que tiveram grande repercussão nas mídias sociais e devem gerar reações de diversas entidades e militantes, como os movimentos gay e negro.

Entre outras coisas, o parlamentar disse que, se pegasse filho fumando maconha, o torturava. Quando indagado o que faria se tivesse um filho gay, respondeu: 'Isso nem passa pela minha cabeça, eu dei uma boa educação, fui pai presente, não corro este risco.'

Questionado sobre cotas raciais, disse: 'Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista.'

Por fim, a cantora Preta Gil, filha do ex-ministro e músico Gilberto Gil, perguntou o que ele faria se o filho se apaixonasse por uma negra. 'Ô Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como, lamentavelmente, é o teu', respondeu.

Fonte: Estadão/Conversa Afiada

JAPÃO INFORMA QUE PLUTÔNIO VASADO NÃO É PERIGOSO

A quantidade de plutônio detectada na usina nuclear danificada por um terremoto no nordeste do Japão é semelhante àquela que seria encontrada em uma localidade distante de um teste nuclear, mas não é prejudicial à população, disse nesta terça-feira a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão.

As autoridades pareciam estar gradativamente colocando a usina Fukushima Daiichi sob controle, mas no mais recente golpe às esperanças, a operadora da usina Tokyo Electric Power Co informou que plutônio foi encontrado em índices de baixo risco em duas das cinco amostras do solo no local.

"(A quantidade de plutônio detectada) era equivalente ao índice que é normalmente encontrado na atmosfera em resíduos de partículas radioativas após um teste nuclear atmosférico, mas um teste que seria realizado bem distante e não afetaria ninguém diretamente", disse Hidehiko Nishiyama, vice-diretor-geral da Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão em coletiva de imprensa.

A detecção de plutônio no local é mais um indício de que as barras de combustível em ao menos um dos seis reatores podem ter derretido consideravelmente antes de serem resfriados, e que as estruturas de contenção podem estar danificadas.

Apenas traços da substância tóxica foram detectadas. A medida de até 0,54 becquerels por quilo de solo não é considerada prejudicial.

O plutônio-239, usado principalmente nos reatores, tem uma meia-vida de 24.200 anos. Não é absorvido facilmente pelo corpo, mas o que é absorvido permanece, irradia para tecidos próximos e é cancerígeno.

Fonte: Reuters

JUÍZES FEDERAIS QUEREM QUE O STF ATROPELE O CONGRESSO POR AUMENTO SALARIAL

Juízes federais marcaram paralisação nacional em 27 de abril, para forçar a aprovação de reajuste de 14,79% para seus salários. Paralelamente, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) protocolou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que reconheça suposta omissão do Congresso ao não aprovar o reajuste e determine a revisão.

Segundo o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, há no STF defensores da tese que a própria corte pode conceder o aumento diante de omissão do Congresso. Se a correção ocorrer nos moldes do que foi pedido ao Congresso, o salário dos ministros do STF, que é o teto do funcionalismo, passará dos atuais R$ 26.723 para R$ 30.675. Como a remuneração dos juízes é toda escalonada com base no teto, um reajuste do salário do STF representará imediato aumento para toda a categoria.

Antes de se lançar na ofensiva pela votação do reajuste, Wedy já havia entrado em confronto com o Executivo no mês passado pelo mesmo motivo, após uma declaração polêmica: 'O governo não pode tratar sua relação com outro Poder, que é independente, como se estivesse negociando com sindicato de motorista de ônibus'. Com a repercussão negativa da frase, Wedy divulgou nota negando a comparação.

Não é a primeira vez que a Ajufe recorre ao Supremo para elevar os vencimentos dos juízes. Em 2000, às vésperas de um anunciado movimento grevista de magistrados, o STF concedeu liminar garantindo auxílio-moradia para a categoria, o que representou aumento na remuneração e afastou o risco de greve.

O presidente do Supremo, Cezar Peluso, não quis comentar ontem a decisão dos juízes federais. Em agosto, seis meses após o Judiciário ter recebido a segunda parcela de revisão salarial, Peluso enviou ao Congresso o projeto de lei propondo o reajuste de 14,79%. No entanto, a proposta ainda não foi votada pelo Legislativo e a entidade sustenta que há omissão do Congresso.

Wedy garantiu ontem que, no dia da paralisação, o Judiciário decidirá casos de emergência. 'A população pode ficar tranquila. Vamos atender aos pedidos de urgência', afirmou. A paralisação de um dia foi aprovada por 74% dos 767 juízes que participaram de assembleia na semana passada. Nova assembleia poderá ser marcada para avaliar a necessidade ou não de greve.

O presidente da Ajufe sustenta que a revisão anual dos salários dos magistrados está prevista na Constituição, que garante a irredutibilidade de vencimentos. Segundo ele, a possibilidade de revisão anual foi acordada em 2005, quando foi fixado o teto salarial do funcionalismo para acabar com supersalários de até R$ 100 mil.

Além da revisão salarial, os juízes reivindicam também que seja reconhecida a simetria de carreira com o Ministério Público. Segundo a Ajufe, promotores têm direitos como licença prêmio que não são garantidos a magistrados.

Sem pressa

Mesmo com a pressão do Judiciário, a Câmara não tem pressa para votar a proposta de reajuste. A tendência é deixar o projeto na gaveta até que o Congresso aprove uma alteração na Constituição para igualar os salários de deputados, senadores, presidente e vice-presidente da República e ministros de Estado aos vencimentos dos ministros do STF.

'Esse tema não está sendo colocado entre os assuntos prioritários', afirmou o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP). O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), também informou que o projeto não está na pauta.

Fonte: Estadão