domingo, 17 de abril de 2011

BANCO DO BRASIL AGORA NA CHINA

O Banco do Brasil anunciou ontem a abertura de sua primeira agência na China, a ser instalada em Xangai e que deverá estar operacional dentro de um ano.O objetivo é canalizar para investimentos no Brasil o "ouro de Pequim", como alguns empresários se referem ao caudaloso volume de recursos disponíveis na China.

Hoje, esses recursos passam por bancos estrangeiros radicados nos dois países, casos do Santander e principalmente do HSBC.

A decisão do BB é uma confirmação de que o foco no relacionamento Brasil/China deixou de ser o anunciado pelo Itamaraty, de melhorar a qualidade do comércio entre os dois países, e migrou para atrair investimentos chineses.

A presidente Dilma Rousseff, em discurso no seminário de negócios entre os dois países e depois na conversa com o presidente Hu Jintao, mencionou a necessidade de agregar valor à pauta exportadora brasileira, "excessivamente concentrada em soja, minério, petróleo e derivados".

Se o setor privado brasileiro não está animado com a melhora da pauta de exportações, é natural voltar o foco para o "ouro de Pequim".

Já há pelo menos um mecanismo para seduzir os chineses: uma medida provisória, em via de regulamentação, dá isenção de Imposto de Renda para investidores externos em fundos com regras que garantam a permanência do capital por pelo menos quatro anos.Paulo Roberto de Godoy Pereira, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, calcula em R$ 45 bilhões a necessidade de captação externa para financiar a área de infraestrutura.

A Petrobras ainda precisa levantar cerca de US$ 15 bilhões para o pré-sal.

A missão empresarial que acompanha Dilma na China dará o "pontapé inicial" nessa busca de fundos. Esse caminho seria mais viável do que esperar os chineses comprarem bens de maior valor agregado no Brasil.

Afinal, há sobra de capital na China, e a aplicação interna é pouco rentável. No Brasil, com a isenção do IR, o retorno do capital investido nesses fundos ficaria entre 7% e 10% reais, podendo chegar a 12%.

A presidente condiciona os investimentos à transferência de tecnologia e a que tragam valor agregado mesmo em agricultura, em que o Brasil tem padrão de excelência reconhecido.

Fonte: Os amigos da presidente Dilma

FHC DESAFIA LULA A UMA NOVA ELEIÇÃO

Fernando Henrique Cardoso volta a disparar. Em entrevista ao jornalista Alexandre Machado em seu programa "Começando o Dia", que estreia na rádio Cultura FM, na segunda, desafia Lula para disputar uma eleição contra ele. Diz que Lula, "lá de Londres, refestelado em sua vocação nova [de palestrante]", se "dá o direito de gozar" de FHC. "Ele se esquece que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo." Deu na coluna da Mônica Bergamo.

FHC deve estar fora de si. Ele derrotou o Lula quando tinha os bancos, as empreiteiras e a mídia toda do lado dele.Quando o povo era amordaçado e pensava que Lula era um comunista que comia criancinha,hoje as criancas são estudantes e tem e acesso á internet. As coisas mudaram com as novas mídias, (Blogs, orkut, Twitter, Facebook). E tem mais um detalhe; o povo, que Fernando Henrique mandou o PSDB abandonar, está mais consciente.O "povão" não esqueceu da compra de voto para reeleição e ás privatizações.

FHC, como sempre, apoiado pela grande midia, tenta sobreviver politicamente criando frases jocosas sem nenhum respaldo na realidade, porém, sempre amplificada pela imprensa a seu serviço e as fileiras reacionárias que o acompanham.O resultado dessa eleição podemos analisar pela aceitação que ambos deixaram o cargo: FHC 26% Lula 87%!..


Fonte: Os amigos do presidente Lula

LINGUAGEM HUMANA TEVE ORIGEM NA ÁFRICA

O continente africano, além de berço da espécie humana, também teria sido o local em que um idioma de verdade, com gramática e vocabulário complexos, foi falado pela primeira vez na história.

A ideia está sendo defendida em um novo estudo, que analisou mais de 500 línguas de todas as partes do mundo em busca do caminho que a "invenção" da linguagem teria seguido planeta afora.

Segundo o trabalho, publicado nesta semana na revista americana "Science", a variedade de fonemas --a menor unidade sonora, que permite a diferenciação entre as palavras-- altera-se conforme a localização geográfica.

A maior quantidade de fonemas se concentra no seria o "marco zero" das línguas, o centro-sul da África.

Conforme os idiomas vão se afastando dessa aparente fonte comum, eles vão ficando empobrecidos em fonemas --com menos tipos de vogais, consoantes e tons (variantes "musicais" das sílabas, comuns em línguas como o chinês, por exemplo).

COISA VIVA

O autor da pesquisa, Quentin Atkinson, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), aparentemente está construindo a carreira com base na ideia de que línguas podem funcionar de forma idêntica a coisas vivas.

Na década passada, ele usou métodos normalmente utilizados para estudar o parentesco evolutivo entre seres vivos para propor uma data para a origem das línguas indo-europeias --basicamente quase todas as línguas da Europa mais as de regiões como Índia, Paquistão e Irã.

Nesse estudo, ele estimou que esse tronco de línguas "brotou" pela primeira vez há 9.000 anos. Isso poderia ligá-las à expansão de agricultores da atual Turquia rumo à Europa, substituindo os antigos habitantes da região.

"É muito interessante, entre outras coisas porque muitos linguistas históricos aqui no Brasil, que estudam línguas indígenas, ainda não aplicam essas ideias à expansão de povos no passado", diz o geneticista Fabrício Rodrigues dos Santos, da UFMG.

Segundo Atkinson, uma coisa já sabida é que, quanto maior a população que fala uma língua, maior o número de fonemas de dita cuja.

Mas isso não significa que o chinês seja automaticamente a língua mais rica em fonemas do planeta. Faz muita diferença também o tempo que uma população grande fala certo idioma ±e nesse quesito a África parece ser imbatível, já que seres humanos modernos habitam o continente há bem mais tempo.

O padrão, além do mais, bate com o da genética --os africanos também são geneticamente mais diversificados que o resto da humanidade.

"E, de fato, eles possuem fonemas como os que envolvem cliques [estalos], aparentemente únicos", diz Santos.

Atkinson usa os dados para propor um único "eureca" linguístico há uns 70 mil anos na África, que teria, inclusive, uma associação com os primeiros indícios de arte e adornos corporais, também datados dessa época.

Segundo essa visão, a linguagem complexa teria sido uma das ferramentas centrais para que a humanidade moderna avançassem pelos continentes e acabasse suplantando, de algum modo, hominídeos como os neandertais da atual Europa.

Fonte: Folha

NASA PREPARA O SUBSTITUTO DO HUBBLE

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta quinta-feira, 14, que os seis primeiros de 18 segmentos que formarão o espelho principal do Telescópio James Webb Space, que substituirá o Hubble, já estão prontos para testes de resistência às temperaturas extremas do espaço.

Cada um dos espelhos tem 1,3m de diâmetro e juntos eles formam o espelho hexagonal de 6,5m do telescópio, necessário para as observações do espaço. Cada um dos espelhos pesa cerca de 40 kg e eles são feitos de um metal chamado Berílio coberto com uma camada microscópica de ouro, de forma que ele capte a luz de maneira eficiente.


Fonte: Estadão

ABDELMASSIH SEGUE FORAGIDO DA JUSTIÇA

Quase quatro meses após sua fuga, a polícia de São Paulo ainda não conseguiu capturar o médico Roger Abdelmassih, 67. A principal pista obtida até agora o coloca fora do Brasil.

A polícia acredita que o médico pode ter ido para o Líbano com passaporte falso, via Paraguai e Uruguai.

O médico Roger Abdelmassih, ao lado seu advogado Jose Luiz Oliveira Lima em imagem de novembro de 2010
Em 2009, quando ainda estava preso, Abdelmassih obteve uma liminar (decisão provisória) neste mesmo pedido de habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes que permitiu que ele fosse solto. Os ministros agora julgaram o mérito do pedido.

Em 2010, Abdelmassih foi condenado a 278 anos de prisão por ter estuprado ou violentado 37 mulheres entre 1995 e 2008. As vítimas eram pacientes e funcionária de sua clínica de reprodução.

O médico, que teve seu registro profissional cassado, sempre negou os crimes.

As primeiras suspeitas contra o médico foram reveladas em 2009.

Após denúncias contra o médico, uma série de vítimas procuraram a Promotoria para denunciar abusos. Naquele mesmo ano, ele foi ficou preso entre agosto e dezembro.

No final do ano passado, a juíza Kenarik Boujikian Felippe, da 16ª Vara Criminal de São Paulo, determinou a prisão de Abdelmassih quando a Polícia Federal informou que o médico tentava renovar seu passaporte.

O advogado José Luís de Oliveira Lima, um dos defensores do médico, nega que ele quisesse fugir. Tentava apenas renovar o documento, o que é permitido por lei.

Fonte: Folha

CRISE NUCLEAR NO JAPÃO DEVE CONTINUAR ATÉ O FIM DO ANO

A operadora da usina nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), disse neste domingo que precisará de nove meses para controlar a crise nuclear originada após o tsunami e o terremoto de 11 de março.

Usina de Fukushima (Reuters)
O presidente da empresa, Tsunehisa Katsumata, disse em uma entrevista coletiva em Tóquio que a companhia precisará de três meses para conter os vazamentos e de nove para resfriar totalmente os reatores.

Enquanto isso, o plano é permitir às famílias evacuadas do entorno da usina que voltem às suas casas o mais rápido possível.

"Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno. Estamos fazendo o possível para evitar que a crise piore", disse Katsumata.

Na sexta-feira, a medição dos níveis de radiação no mar próximo do reator número 2 da usina registrou 6,5 mil vezes o limite legal, comparado a 1,1 mil vezes além do limite legal medido apenas um dia antes.

O registro gerou preocupações com a possibilidade de um novo vazamento na estrutura. Desde o início do desastre, os técnicos têm sido impossibilitados de entrar nos edifícios dos reatores.

Neste domingo, a empresa enviará dois robôs controlados por controle remoto para os edifícios a fim de medir o nível de radiação e a temperatura do lado de dentro.

Os robôs da firma britânica QinetiQ são controlados por um joystick como o de videogames e podem realizar tarefas como limpeza de detritos, demolição e teste de radiação.

Crise

O repórter da BBC Roland Buerk, que está em Tóquio, disse que a prioridade absoluta da Tepco é interromper o vazamento de água radioativa para o Oceano Pacífico.

Entretanto, disse o repórter, há dúvidas sobre se nove meses são suficientes para a empresa resfriar os reatores afetados em Fukushima.

O governo japonês tem pressionado a Tepco a liberar um cronograma de resolução da crise, agora classificada no mesmo nível de gravidade que o desastre de Chernobyl, em 1986.

Analistas estimam que a conta de recuperação pode chegar a US$ 300 bilhões - o desastre mais caro da história -, mas o governo japonês afirma que o valor é exagerado.

Na sexta-feira, a Tepco anunciou que começará a indenizar moradores que tiveram de deixar suas casas ou ficar trancados em casa por conta da crise nuclear.

Quase 14 mil pessoas morreram nos desastres e outras 14 mil estão desaparecidas.

No plano diplomático, continuam as demonstrações de solidariedade com o Japão.

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, disse em uma breve visita ao país que acredita na capacidade dos japoneses de emergir desta crise como fez após a Segunda Guerra Mundial.

Hillary foi recebida pelo primeiro-ministro, Naoto Kan, e se encontrou com o imperador Ahikito no Palácio Imperial, um privilégio normalmente apenas concedido a chefes de Estado.

Os EUA enviaram inúmeros navios e aeronaves, assim como 20 mil soldados para ajudar nos esforços de emergência.

Brasil

No sábado, o ministro das brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, também levou uma mensagem de solidariedade ao povo e ao governo japonês.

Ele disse que o Brasil quer participar de perto da reconstrução do país através da "intensificação da nossa parceria econômica, através de laços comerciais mais estreitos e de cooperação em diversas outras áreas, principalmente a tecnológica".

Durante uma entrevista coletiva de imprensa, o chanceler japonês, Takeaki Matsumoto, prometeu manter informado o governo brasileiro sobre o problema nuclear na usina de Fukushima e pediu uma redução das restrições brasileiras às importações de produtos japoneses, sobretudo alimentares.

Patriota garantiu que o Brasil não está adotando medidas mais restritivas do que outros países, e que o Brasil está se baseando em critérios acordados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para restringir a importação de alguns produtos japoneses.

Fonte: BBC Brasil

TORNADOS E TEMPESTADES MATAM 24 PESSOAS NOS ESTADOS UNIDOS

Pelo menos 24 pessoas já morreram no sul dos Estados Unidos em três dias de tempestades de primavera, com as autoridades esperando mais vítimas à medida que as equipes de emergência trabalhem nas localidades mais afetadas.

Na Carolina do Norte, as tempestades causaram quatro mortes no sábado. Foram registrados mais de 60 tornados.

Sete pessoas morreram em Arkansas e outras sete no Alabama, os Estados mais afetados. Em Arkansas, um homem e a sua filha morreram quando uma árvore foi derrubada por um raio e caiu sobre a casa onde eles viviam. Outro menino de seis anos de idade morreu ao ser derrubado de uma árvore pelos ventos. O governador do Alabama declarou emergência em todo o estado.

Em Oklahoma, onde cinco escolas foram destruídas, duas irmãs anciãs morreram. Uma pessoa morreu no Mississippi, que declarou estado de emergência em 14 condados. No Texas, um bombeiro foi morto tentando apagar um incêndio florestal alimentado pelos fortes ventos. Os ventos fortes, os mais violentos da temporada, também derrubaram árvores na Geórgia.

Os alertas de tornados se espalham por diversos estados no sul do país e agora incluem partes do leste, como a capital, Washington D.C., e os estados de Vírginia e Maryland.

Fonte: BBC Brasil