quinta-feira, 28 de abril de 2011

REGRAS MAIS DURAS PARA O USO DE CHEQUES

O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou nesta quinta-feira uma série de normas para a utilização de cheques que afetarão bancos, clientes e comerciantes. Entre as regras, está a obrigatoriedade dos bancos disponibilizarem informações sobre os cheques aos estabelecimentos comerciais, como se um cheque foi cancelado, extraviado ou bloqueado.

Hoje, quem presta essas informações são entidades como a Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com algumas informações já repassadas pelas instituições financeiras, como a devolução de um cheque de determinado cliente. Com a decisão de hoje, a responsabilidade por prestar informações aos comerciantes passa a ser dos bancos e o leque de informações será maior.

De acordo com o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, a tendência é que os bancos se organizem e criem uma instituição única ou mesmo contratem as entidades que hoje já existem para atender a essa determinação. As instituições financeiras têm um ano para iniciar o serviço, que poderá ser cobrado dos comerciantes.

"Nós passamos essa obrigatoriedade para os bancos. Não temos dúvida de que isso vai aperfeiçoar a sistemática que tem hoje", afirmou.

TRANSPARÊNCIA

Outra mudança é que, no prazo de um ano, os bancos terão que incluir em todos os contratos já existentes os critérios que utiliza para conceder ou não cheques a um determinado cliente. No caso de novos contratos, a exigência valerá a partir de amanhã.

O CMN deixou livre para cada instituição decidir quais regras utiliza para a concessão de cheque, como já ocorre hoje, mas determinou que os bancos observem se há restrições cadastrais, o histórico de ocorrência com cheques, a suficiência de saldo e o estoque de cheques em poder do correntista.

"Hoje o banco já pode não entregar um cheque para o cidadão, é o banco que conhece o cliente. Agora, vamos transformar isso em mais transparente, em que condições vão dar ou não o cheque para uma pessoa", completou dos Anjos.

SUSTAR

Os bancos terão ainda que exigir um boletim de ocorrência quando o cliente quiser sustar cheque por furto, roubo ou extravio. Atualmente, isso já é feito por alguns bancos, mas ainda não era obrigatório. Depois de sustar o cheque nesses casos, o cliente não poderá reverter a decisão, ou seja, o cheque não poderá ser compensado.

Será impresso nos cheques também a data em que ele foi confeccionado, a exemplo do que faz hoje com a data em que o titular do cheque passou a ser cliente do banco. Para isso, os bancos terão seis meses. A medida tem como objetivo dar mais informações aos comerciantes no momento de receber o cheque. Ele poderá, por exemplo, se negar a aceitar um cheque muito antigo.

Outra norma obrigará as instituições financeiras a informar a seus clientes o nome completo e endereço de uma pessoa ou empresa que depositou um cheque que não tinha fundos. Isso será feito para permitir ao cliente regularizar sua situação junto ao portador do cheque.

Fonte: Folha

PRESIDENTA DILMA DESEJA CONSTRUIR 120 ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS

Para atingir a meta de criar 8 milhões de vagas na educação profissional até o fim do mandato, a presidenta Dilma Rousseff prevê a construção de mais 120 escolas de educação profissional e tecnológica. A meta foi divulgada hoje (28), no lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A presidenta Dilma Roussef ainda vai inaugurar 81 escolas que começaram a ser construídas ainda no governo anterior, de Luiz Inácio Lula da Silva. Somadas às 214 inauguradas pelo ex-presidente e às 140 que funcionavam antes de 2002, a previsão é que a rede seja ampliada para 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Quando a expansão for concluída,a rede federal atenderá a 600 mil estudantes.

Promessa de campanha de Dilma, o Pronatec vai ofertar vagas gratuitas em instituições públicas e privadas, incluindo as do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), a estudantes e trabalhadores interessados em qualificação profissional. O programa prevê, além da ampliação da rede federal, pagamento de bolsa formação para trabalhadores e estudantes, aumento das vagas gratuitas em cursos do Sistema S e a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursos técnicos.

Fonte: Agência Brasil

GOVERNO OFERECERÁ 8 MILHÕES DE VAGAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado hoje (28) pela presidenta Dilma Rousseff, tem como meta oferecer 8 milhões de vagas, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação. O programa prevê a ampliação das redes federal e estaduais de educação profissional, pagamento de bolsa formação para trabalhadores e estudantes, aumento das vagas gratuitas em cursos do Sistema S e a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursos técnicos.

As vagas serão oferecidas por instituições públicas e privadas e pelo Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), em cursos presenciais e à distância. Promessa de campanha da presidenta, o programa foi pensado inicialmente como ferramenta para melhorar o ensino médio, ampliando a formação do aluno, em cursos profissionalizantes integrados ao ensino regular. Mas a iniciativa vai incluir também trabalhadores interessados em qualificação profissional.

Trabalhadores reincidentes no seguro-desemprego serão recrutados para participar de cursos profissionalizantes em instituições públicas ou do Sistema S. Eles serão orientados sobre o tipo de curso e a área em que podem se capacitar. Após a matrícula, a frequência do aluno será controlada e ele só receberá o seguro-desemprego se comparecer às aulas.

Já os alunos do ensino médio que quiserem combinar a escola com cursos profissionalizantes receberão uma bolsa formação caso não consigam uma vaga em instituição pública. O valor da bolsa vai variar de acordo com o curso escolhido. Os beneficiários serão definidos pelos sistemas estaduais de ensino e estudarão essencialmente em escolas do Sistema S. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, serão ofertadas 3,5 milhões de bolsas formação nos próximos quatro anos.

O Pronatec também pretende atingir os beneficiários do Bolsa Família, que vão ser selecionados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para cursos de formação em diferentes níveis, a partir da oferta disponível em cada município. Os cursos poderão ser voltados à alfabetização de adultos ou ao aperfeiçoamento profissional.

O projeto de lei que cria o Pronatec será encaminhado ao Congresso Nacional com pedido para tramitar em regime de urgência.

Fonte: Agência Brasil

PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA: GOVERNO FARÁ USO DAS GRANDES OBRAS PARA AMPLIAR A REDE DE FIBRAS ÓTICAS

O governo pretende aproveitar as grandes obras, como o projeto do Transporte de Alta Velocidade (TAV), para ampliar a rede de fibras óticas do país. De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, é provável que isso seja implantado por meio de decreto presidencial. A afirmação foi feita nesta quinta-feira durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

– As obras do TAV terão também fibras óticas. Provavelmente por meio de decreto presidencial, vamos obrigar a colocação de fibras óticas em todas as obras do governo –, disse o ministro durante a abertura da audiência.

Segundo ele, entre essas obras, há algumas previstas para a Copa de 2014, na área de mobilidade urbana.

– A Copa de 2014 também deixará legados que servirão para a difusão da internet –, acrescentou.

Paulo Bernardo apontou a precariedade da rede de distribuição (backhaul) em cidades de menor porte como uma preocupação. Ele também destacou a necessidade de dar condições para o aumento da velocidade da banda larga, a preços mais acessíveis. A previsão do ministro é que o Estado invista entre R$ 6,5 bilhões e R$ 7 bilhões apenas nessas frentes.

– Alguns veículos noticiaram uma bronca que levei da presidenta Dilma Rousseff por causa da necessidade de aumentar a velocidade da banda larga. Isso de fato é verdade. As empresas terão a obrigação de baixar os preços –, disse após defender que os custos de implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) sejam feitos por meio de parcerias entre o Poder Público e as empresas privadas.

Fonte: Correio do Brasil

EXPLOSÃO MATA 14 E FERE 20 EM ATENTADO NO MARROCOS

Uma explosão sacudiu a principal praça da cidade de Marrakesh, matando ao menos 14 pessoas e ferindo ao menos 20.

Autoridades acreditam que a explosão - que destruiu o café Argana, na praça Djemaa el-Fna - tenha sido "criminosa".

Inicialmente foram divulgadas informações de que a explosão teria sido causada por um vazamento de gás.

O local é extremamente popular com turistas. Segundo testemunhas, a maioria dos mortos estava no café, e haveria 11 estrangeiros entre as vítimas.

O Marrocos viveu dois meses de protestos pedindo que o rei Mohammed 6º abra mão de alguns de seus poderes.

Explosão

Testemunhas disseram ter ouvido uma grande explosão, que fez os destroços voarem pela praça.

O britânico Hugo Somershan-Jones disse à BBC que estava em sua casa, em Marrakesh, perto da praça, quando ouviu a explosão.

"Parecia uma bomba. Saí de casa e vi fumaça, fui ao café e vi partes da construção caindo (...) o primeiro andar do café em ruínas. As pessoas estavam com extintores de incêndio, tentando apagar o fogo, e outros tiravam as pessoas do prédio."

O último grande ataque terrorista no Marrocos ocorreu em 2003 na cidade de Casablanca, quando 45 pessoas morreram.

Fonte: BBC Brasil

ESTÁTUA DE AMENHOTEP III É DESENTERRADA

Arqueólogos desenterraram uma das maiores estátuas encontradas até agora do faraó egípcio Amenhotep III, avô de Tutancâmon, em seu templo mortuário ao sul da cidade de Luxor, anunciou a autoridade de antiguidades do país na terça-feira, 26.

A estátua de 13 metros de altura tinha um par idêntico e ficava na entrada norte do templo funerário do faraó. Ela é formada por sete enormes blocos de quartzito e sua cabeça ainda não foi encontrada. Segundo os arqueólogos, a estátua foi encontrada pela primeira vez em 1928 e escondida. Eles esperam encontrar a outra estátua idêntica nas próximas escavações.

Amenhotep III foi o nono faraó da 18ª dinastia, no período conhecido como Novo Reino. Ele governou por cerca de 40 anos durante o século 14 a.C. Amenhotep III foi o pai de Akhenaton, o faraó que tentou fazer com que os egípcios antigos venerassem um Deus único, o Deus do Sol Rá, fazendo dele o primeiro proponente conhecido do monoteísmo. Luxor é um dos destinos turísticos mais procurados do Egito, famoso pelo Vale dos Reis e outros ruínas dos tempos dos faraós.

Fonte: Estadão

GANSO JÁ É JOGADOR DO MILAN

O destino do meia Paulo Henrique Ganso deve ser mesmo o Milan. Ao menos é o que publica nesta quinta-feira um dos principais jornais italianos, o Corriere Dello Sport, que já dá como certa a transferência do jogador para a equipe de Milão após o encerramento da atual temporada do futebol brasileiro. A informação, entretanto, não foi confirmada por nenhuma das partes envolvidas. 

O diário italiano noticia que, na última quarta-feira, representantes do jogador do Santos e do grupo DIS (que detém 45% dos direitos econômicos de Ganso) estiveram reunidos com o vice-presidente de futebol do Milan, Adriano Galliani, e o diretor esportivo do clube, Ariedo Braida, praticamente selando a negociação. 

Na quarta, outro importante jornal da Itália, a Gazzetta Dello Sport, já havia informado, em primeira-mão, sobre a reunião entre os agentes de Ganso e a diretoria do Milan. O presidente do Santos, Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, no entanto, vem negando reiteradamente que exista algum acerto e atribui os rumores ao grupo ligado ao ex-presidente do clube alvinegro, Marcelo Teixeira. 

Na noite de quarta-feira, Ganso ajudou o Santos a vencer o América do México por 1 a 0, na Vila Belmiro, no primeiro confronto entre as duas equipes pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O time volta a campo no sábado, no Morumbi, contra o São Paulo, pela semifinal do Campeonato Paulista.

Fonte: Estadão

POPULAÇÃO DA CHINA É DE 1,339 BILHÃO DE PESSOAS

A China, o país de maior população do mundo, anunciou nesta quinta-feira o resultado do Censo de 2010, que mostrou uma população de 1,339 bilhão e cada vez mais velha e urbana.

A população chinesa aumentou em 73,9 milhões de habitantes na última década, equivalente à população da Turquia e superior às de França ou Reino Unido.

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (BNS), a população chinesa em 2000 era de 1,265 bilhão de pessoas. Em 1953, quando foi realizado o primeiro censo, o país tinha "apenas" 594 milhões de habitantes.

O Censo, um verdadeiro quebra-cabeças para um vasto país como a China, mobilizou mais de 10 milhões de agentes. Os resultados destacam a aceleração do envelhecimento da população: 13,26% dos chineses têm agora mais de 60 anos, contra 10,33% em 2000.

O envelhecimento é preocupante: ainda há poucas pessoas com aposentadorias razoáveis, os asilos e centros médicos sãos insuficientes e os filhos cuidam cada vez menos de pais cada vez mais idosos.

O Censo destaca ainda que os cidadãos urbanos chineses representam 665 milhões de pessoas, 13,46% a mais que há dez anos, enquanto a população "flutuante" de migrantes, que vive principalmente nas cidades, representa mais de 221 milhões de habitantes.

O grande fluxo de população nas cidades implica uma série de enormes desafios de infraestruturas, transporte, fornecimento de energia e tratamento de resíduos, principalmente.

Os homens continuam mais de 51% da população chinesa, enquanto na maioria dos países as mulheres são maioria. O desequilíbrio de nascimentos entre sexos na última década ficou em 100 meninas para cada 118,06 meninos.

O resultado é visto como um reflexo da política do filho único, adotada pela China para tentar conter o crescimento e que leva pais a favorecerem bebês do sexo masculino. Os abortos seletivos e a falta de registro de nascimentos de meninas continuam frequentes.

"A cifra de 118,06 meninos está acima do normal. A China deve adotar medidas mais firmes, tratar melhor a infância do sexo feminino e dar empregos melhores e salários melhores às mulheres", declarou um dos diretores do BNS, Ma Jiantang.

Um estudo publicado ano passado destacou que mais de 24 milhões de homens podem ficar sem mulher até 2020 em consequência do desequilíbrio. O presidente chinês, Hu Jintao, anunciou, contudo, que a política de restrição de nascimentos será mantida. O governo chinês alega ter evitado mais de 400 milhões de nascimentos com a prática.

Fonte: Folha

SANTANDER NO BRASIL OBTEVE LUCRO DE R$ 2,071 BILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE

O lucro líquido do banco Santander no Brasil atingiu R$ 2,071 bilhões no primeiro trimestre, com expansão de 17,5% na comparação com igual período do ano passado e alta de 8% em relação ao trimestre anterior.

A carteira de crédito chegou a R$ 164,598 bilhões, com alta de 17,6% em 12 meses. O segmento para pessoa física registrou crescimento de 21,5% nesse intervalo, com destaque para as modalidades consignado, imobiliário e cartões.

Já o volume de crédito para pequenas e médias empresas apresentou acréscimo de 27,7%.

A provisão para cobrir eventuais calotes recuou 18,4% ante o mesmo período em 2010, para R$ 2,059 bilhões no primeiro trimestre. Já a receita com recuperação de créditos registrou aumento de 217,7%.

O índice de inadimplência, considerando atrasos superiores a 90 dias, alcançou 6,1% no primeiro trimestre deste ano, ante 7,0% nos três primeiros meses de 2010.

Ontem (27), o Bradesco anunciou lucro líquido de R$ 2,702 bilhões no primeiro trimestre, resultado 28,5% acima do contabilizado no mesmo período do ano passado.

No mundo, o Santander teve lucro líquido de 2,11 bilhões de euros no primeiro trimestre, registrando queda anual de 4,8%. O ganho do banco na Espanha, que representa menos que o Brasil ou a Inglaterra para os negócios, caiu 31% nesse confronto.

Fonte: Folha