sexta-feira, 13 de maio de 2011

PARLAMENTO EM UGANDA DISCUTE A PENA DE MORTE PARA HOMOSSEXUAIS

O Parlamento de Uganda adiou nesta sexta-feira a decisão sobre uma nova lei que previa a pena de morte para alguns tipos de atos homossexuais e que havia sido condenada por líderes ocidentais e grupos de defesa dos direitos humanos.

O presidente do Parlamento, Edward Ssekandi, disse nesta sexta-feira que o tempo havia se esgotado para discutir o tema e que o projeto não voltaria aos debates durante esta legislatura, que acaba na próxima quarta-feira.

Apresentada em 2009, a lei ainda pode voltar à discussões quando tomarem posse os novos parlamentares, eleitos em fevereiro.

O projeto determina que pessoas consideradas culpadas de "homossexualidade agravada" - quando elas fizerem sexo com um menor de idade ou deficiente físico ou mental, ou quando o acusado for HIV-positivo - possam ser condenadas à morte. O mesmo valeria para pessoas acusadas de estuprar pessoas do mesmo sexo.

Além disso, ele prevê criminalizar o aluguel de propriedade a uma pessoa cujo homossexualismo seja conhecido e o ato de ajudar uma pessoa a realizar um ato homossexual. Pessoas que deixarem de denunciar homossexuais às autoridades também estariam sujeitas a processos.

Abominável

No país africano, o homossexualismo já é crime, punido com multas e prisão. O que estava sendo proposto é um endurecimento da legislação, o que causou uma forte reação negativa em vários outros países.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descreveu a proposta de "abominável".

O correspondente da BBC para o leste da África Will Ross afirma que, assim como em muitas partes do continente, a homossexualidade é ilegal em Uganda, que tem uma sociedade muito conservadora, na qual a homofobia é comum.

Uma petição online contra a lei, criada pela rede de ativistas Avaaz.org, ganhou 2 milhões de assinaturas - sendo mais de 1 milhão apenas na semana passada, quando aumentaram os temores de que o projeto seria aprovado.

Longa luta

A representante do grupo Human Rights Watch na África Central, Maria Burnett, diz que o assunto não está encerrado, e que ainda existe uma longa luta pela frente para impedir a nova legislação antigay em Uganda.

O deputado David Bahati, que apresentou o projeto de lei, disse à agência AFP que atingiu seu objetivo foi iniciar um debate. "Nós demos passos importantes em levantar a questão e isso vai continuar", afirmou.

Em janeiro, o ativista David Kato, que liderou a campanha contra a lei, foi assassinado depois de processar um jornal que o chamou de homossexual. A polícia negou que a morte tenha sido ligado à sua opção sexual.

Três meses antes do assassinato de Kato, o jornal de Uganda Rolling Stone publicou as fotos de diversas pessoas consideradas gays, ao lado do título: "Enforque-as".

Fonte: BBC Brasil

PROFESSORES DAS FATECS E ETECS ENTRAM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Um dia depois de receber reajuste de 11% do governo, funcionários das escolas e faculdades técnicas do Estado de São Paulo (as Etecs e Fatecs) decidiram nesta sexta-feira entrar em greve, por tempo indeterminado. Os servidores do Centro Paula Souza querem 58% de aumento para professores e 71% para funcionários. Além disso, pretendem reajuste de 15% do ano passado até este mês, que é a data-base da categoria.

"Decidimos pela greve na quarta-feira. Hoje (em assembleia no Centro Paula Souza) foi só um ato público para confirmar", afirma Silvia Helena de Lima, membro do sindicato.

"Nossa perda acumulada é tão imensa. Estamos sem reajuste salarial desde 2005", diz Silvia.

Fonte: Estadão

ADOLESCENTE DE 15 ANOS É SEQUESTRADA NA PORTA DA ESCOLA

A adolescente Ianca Alves Lima, 15 anos, foi sequestrada na manhã desta sexta-feira pelo ex-namorado, identificado apenas como Carlos Alberto, 19 anos, na porta da Escola Municipal Estados Unidos, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Desesperados, os pais da menina procuraram a empresa onde o suspeito trabalha como auxiliar de limpeza e não o encontraram. Em seguida, se encaminharam para a 6ª DP (Cidade Nova), onde registraram a ocorrência.

Segundo a mãe da adolescente, Iara Alves, colegas de trabalho de Carlos Alberto disseram à família que a vítima teria sido levada para a casa do tio do suspeito, em Inhaúma, também na Zona Norte. Ela teme pela vida da filha.

"Estava tudo planejado. Ele falou que se eles não ficassem juntos, ele não ficaria com ninguém. Se a polícia não agir rápido, ela será morta", disse, em prantos.

Iara informou ainda que, há algumas semanas, registrou queixa contra o suspeito por crime de ameaça.

Fonte: Jornal do Brasil

VENEZUELA DECLARA EMBARGO ÀS EXPORTAÇÕES DE PETRÓLEO PARA OS ESTADOS UNIDOS

O embargo venezuelano às exportações de petróleo para os Estados Unidos poderia fazer aumentar os preços mundiais desse produto 15% e retardar o crescimento da economia norte-americana. Essa previsão foi divulgada pela edição The Financial Times, que alega os resultados de uma pesquisa realizada por um grupo especial no Congresso dos Estados Unidos.

petróleo
Há um ano e meio, Richard Lugar, presidente do Comitê para as Relações Internacionais no Senado, mostrou-se preocupado relativamente à confiabilidade dos fornecimentos de petróleo a partir da Venezuela e pediu efetuar uma pesquisa a respeito.

O referido grupo investigador achou que os Estados Unidos ainda não estão preparados para o termo dos fornecimentos desde esse país sul-americano, o quinto exportador de petróleo mais importante do mundo, sendo que os Estados Unidos são o mercado mais importante para seu escoamento.

O presidente Hugo Chávez não excluiu que as exportações de petróleo venezuelano para os Estados Unidos possam cessar, caso esse país continue tecer intrigas voltadas para derrubá-lo. O petróleo procedente da Venezuela participa com 11% no total das importações petrolíferas ianques.

Fonte: Correio do Brasil

LAURENT BLANC PEDE DESCULPAS POR COTAS RACIAIS NO FUTEBOL FRANCêS

O técnico da seleção da França, Laurent Blanc, pediu desculpas nesta sexta-feira pelas conversas entre dirigentes da federação de futebol do país sobre a possibilidade de criação de cotas raciais em centros de formação de jogadores, e afirmou que, embora tenha cogitado renunciar a seu cargo devido à polêmica, acredita que esta não teria sido a decisão correta.

"Minhas palavras foram equivocadas e usadas fora de contexto, de forma ofensiva. (...) Deveríamos ter nos concentrado no jogo, mas a conversa entrou no problema de jogadores com dupla nacionalidade", disse o treinador em entrevista à rede de televisão "TF1".

Nessa reunião, segundo uma gravação que vazou à imprensa, Blanc afirmou: "Atualmente, os grandes e fortes (jogadores) são os negros. É assim, é um fato. Deus sabe que nos centros de formação, nas escolas, há muitos. Acho que é preciso buscar outros critérios, modificados com nossa própria cultura".

Em sua entrevista de hoje, Blanc explicou que "é preciso determinar se há um problema ou não com a dupla nacionalidade", e indicou que no caso de considerá-lo existente, é preciso debatê-lo "prestando muita atenção às palavras que são utilizadas, porque se trata de um tema sensível".

O técnico, que foi desculpado pelo Conselho da Federação Francesa de Futebol (FFF) e pela comissão de investigação do Ministério dos Esportes, disse que a polêmica em torno do tema lhe afetou "não só como profissional, mas também como pessoa".

"Apresentei minha renúncia? Em nenhum momento. Pensei em renunciar? Sim, porque chega um momento em que você sente que tudo acelera, e que as coisas ganham uma dimensão que vai além do esportivo", disse Blanc, que pretende continuar com sua "missão" de classificar a França para a Eurocopa de 2012.

"Não se pode sair imune desta tempestade, mas o que estimula um técnico é a vitória. Não cabe a mim decidir se é preciso reformar o futebol francês, o que me interessa é ser competitivo", finalizou.

Fonte: EFE

EM SALVADOR, VICE-DIRETORA É EXONERADA POR QUESTIONAR SEXUALIDADE DE ALUNO DE 11 ANOS DE IDADE

A vice-diretora de uma escola estadual de Salvador foi exonerada nesta sexta-feira por questionar a sexualidade de um aluno de 11 anos.Margnólia Oliveira, que trabalha no Professora Armandina Marques, na periferia de Salvador, suspendeu o aluno por dois dias na semana passada. O motivo, segundo a própria educadora, foi ter flagrado a criança em atos de “ousadia e indecência” com um colega.

A servidora não foi localizada pela reportagem. Em entrevista à TV Bahia, Oliveira relatou como abordou o aluno: “Meu filho, como é que você faz um negócio desses? Você gosta de homem ou de mulher? Você é uma criança. Eu perguntei a ele dessa forma, e redigi (a carta) para que a mãe conversasse com seu filho.”Ao abordar o garoto, a vice-diretora perguntou se a criança “gostava de homem ou de mulher”. Também enviou carta à mãe do garoto em que repetiu a questão e recomendou que “prestasse atenção” na criança por seu suposto comportamento “indecente”.

Com a identidade preservada, o menino declarou à TV Bahia que passava a mão na cabeça do colega durante brincadeira quando foi abordado pela vice-diretora. “Eu estava balançando a cabeça do meu colega (...) e a vice-diretora perguntou se eu gostava de homem”, disse. Oliveira não suspendeu o outro menino por considerar que ele foi “assediado”.

A mãe da criança apresentou uma reclamação contra a educadora na Secretaria da Educação, que anunciou a exoneração da vice-diretora por “atitude preconceituosa”.

“Lamentamos a atitude da vice-diretora. Nossa orientação é sempre no sentido da inclusão e de respeito às diferenças. Atuamos de forma pedagógica, na perspectiva de construção do indivíduo e sua cidadania, com inclusão social, de gênero e de respeito à diversidade”, disse, em nota, o chefe de gabinete da secretaria, Paulo Pontes.

Como é funcionária concursada, a vice-diretora perderá o cargo de chefia na escola, mas continuará a trabalhar na rede estadual de educação da Bahia.

Fonte: IG

HOMEM DECAPITA MULHER NA ESPANHA E CABEÇA É EXPOSTA NA RUA

Uma mulher britânica foi decapitada nesta sexta-feira em um supermercado no balneário espanhol de Tenerife, por um homem que depois foi à rua segurando a cabeça dela, informaram os serviços de emergência locais. O prefeito da cidade de Arona, citado pela imprensa espanhola, disse que o homem, que foi preso quando tentava fugir, é um búlgaro de 28 anos com um histórico de problemas mentais.

Polícia isola local onde uma britânica de 62 anos foi assassinada a facadas e decapitada no meio da rua central de Los Cristianos, nas Ilhas Canárias, .... Foto: AFP
Polícia isola local onde uma britânica de 62 anos foi assassinada e decapitada, nas Ilhas Canárias
Foto: AFP
A mídia descreveu a mulher como sendo britânica, na casa dos 60 anos, que não teria qualquer relação conhecida com o agressor. Testemunhas disseram que o homem caminhou em direção à vítima em uma loja de produtos chineses no bairro de Los Cristiano, na manhã desta sexta, sacou uma faca e a acertou no pescoço.

"Ouvi os gritos e olhei para trás, e vi um homem sujo, desgrenhado, de uns 20 e poucos anos, segurando uma cabeça pelo cabelo", disse Colin Kirby, da Tenerife Magazine. "Primeiro pensei que fosse algum tipo de brincadeira, o homem estava berrando, e mais pessoas começaram a gritar", disse.

O agressor foi detido por seguranças e transeuntes. Tenerife, a maior das Ilhas Canárias espanholas, é um destino popular para turistas e aposentados britânicos.

Fonte: Terra

PETROBRÁS TEM LUCRO RECORDE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 10,985 bilhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 42% frente aos R$ R$ 7,726 bilhões registrados em igual período em 2010.

O resultado é recorde dentro de um primeiro trimestre.

O Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) de janeiro a março somou R$ 16,093 bilhões, 7% a mais do que o constatado no trimestre anterior.

O resultado foi influenciado pelo aumento de 9% da receita de vendas, pelo aumento dos preços médios nas exportações de petróleo, e pelo crescimento das vendas no mercado interno.

As vendas de combustíveis no primeiro trimestre subiram 7% se comparadas aos três primeiros meses de 2010. O destaque ficou por conta do óleo diesel, cujo volume comercializado cresceu 9%.

Em relação ao quarto trimestre de 2010, houve retração de 4% nas vendas de derivados. As vendas de gasolina, no entanto, tiveram incremento de 6%, ao mesmo tempo em que o consumo de álcool caiu.

Em comunicado ao mercado, o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli ressaltou o aumento das reservas da empresa, que chegaram a 15,986 bilhões de barris, alta de 7,5% frente ao ano anterior.

"Foi um trimestre marcado por grandes desafios, mas também por importantes realizações tanto no campo operacional quanto no corporativo", afirmou.

A receita líquida atingiu R$ 54,800 bilhões no primeiro trimestre, um acréscimo de 9% na comparação com período correspondente em 2010.

A média de produção da companhia nos três primeiros meses foi de 2,627 milhões de barris de petróleo e gás em campos nacionais e internacionais, apresentando alta de 3% sobre o registrado no mesmo período do ano anterior.

Os investimentos da Petrobras no primeiro trimestre de 2011 totalizaram R$ 15,871 bilhões, queda de 11% em relação ao registrado em igual período de 2010. Houve retração, inclusive, nos recursos aplicados na área de exploração e produção. Foram R$ 7,196 bilhões, recuo de 7% ante o primeiro trimestre de 2011.

O balanço do primeiro trimestre foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da empresa, em São Paulo. Foi avaliado ainda o novo plano de negócios da companhia, que vai englobar o período 2011-2015. O conselho indicou que o plano ainda passe por ajustes antes de ser lançado ao mercado, e o anúncio não será feito agora.

Fonte: Folha

TALEBÃ MATA 80 PESSOAS NO PAQUISTÃO

Um ataque a bomba duplo contra uma academia paramilitar no noroeste do Paquistão matou ao menos 80 pessoas na manhã desta sexta-feira, segundo a polícia local.

Outras dezenas ficaram feridas no atentado, que alvejou um centro de treinamento em Shabqadar, no distrito de Charsadda.

Há relatos não confirmados de que uma das explosões teria sido promovida por um homem-bomba em uma motocicleta e que a segunda bomba teria sido plantada no local.

O Talebã paquistanês assumiu a autoria do atentado e disse que foi uma vingança pela morte de Osama Bin Laden.

O saudita, líder da rede Al-Qaeda, foi morto em uma operação militar americana na cidade de Abbottabad, no norte do Paquistão, no dia 1º de maio.

Ataques frequentes

O atentado ocorreu no momento em que novos cadetes recém-formados pela agência de fronteiras entravam em ônibus para sair para folgas após concluírem seus cursos de formação.

Segundo as autoridades, a maioria das vítimas eram recrutas, mas há também pelo menos quatro civis mortos.

Os feridos foram levados a um hospital próximo, e as forças de segurança isolaram a região.

Vários veículos foram destruídos pelas explosões.

Shabqadar fica na fronteira com o Afeganistão, cerca de 35 quilômetros a noroeste de Peshawar.

Segundo o correspondente da BBC em Islamabad Aleem Maqbool, as forças de segurança vêm lutando contra o Talebã na região e sofrem com frequência ataques desse tipo, mas os atentados desta sexta-feira foram os mais mortíferos deste ano.

Ele afirma ainda que o Exército do Paquistão, que está sob intenso questionamento e críticas desde a operação que matou Bin Laden, deve usar o atentado como um exemplo dos supostos sacrifícios que vêm fazendo na chamada “guerra ao terror”.

Fonte: BBC Brasil