quarta-feira, 25 de maio de 2011

GOVERNO REFORÇA FISCALIZAÇÃO SOBRE DESMATAMENTO NO MATO GROSSO

O governo decidiu aumentar a ofensiva contra o desmatamento em Mato Grosso, que voltou a registrar avanço das derrubadas em março e abril. No bimestre, o estado foi responsável por 80% de todo o desmatamento verificado na Amazônia Legal pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A derrubada em Mato Grosso, tradicionalmente concentrada no norte do estado, se deslocou para o centro-oeste, na região de influência do município de Sinop, distante 500 quilômetros (km) de Cuiabá.

Mais de 200 homens da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Polícia Rodoviária Federal e pelo menos 500 agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão na região para reforçar a fiscalização e tentar coibir o avanço dos desmatamentos.

A minsitra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, visitaram hoje o estado para acompanhar o trabalho de campo dos agentes. “Para sufocar o desmate, vamos entrar não só com a fiscalização, vamos para as áreas embargadas”, disse a ministra.

Os ministros estiveram em uma área de 120 hectares, desmatada recentemente, onde a vegetação foi derrubada com o uso do chamado correntão, que é uma extensa corrente de metal, presa a dois tratores, usada para derrubar mais rapidamente grandes áreas de floresta. Lá, o Ibama apreendeu dois tratores e multou o dono da terra, que é produtor de arroz, em R$ 600 mil.

O Inpe e o Ibama vão começar a monitorar áreas embargadas para que o governo seja alertado quando o proprietário estiver descumprindo a ordem de manter paralisadas as atividades agropecuárias. “Vamos tirar todo o equipamento, os tratores, a madeira. Quem aposta na ideia de que o boi vai ficar lá, vai perder”, alertou Izabella Teixeira.

O governo também quer aumentar o controle sobre as licenças estaduais para desmatamento legal. A lei determina que a emissão de licenças de supressão de vegetação é prerrogativa dos órgãos estaduais de meio ambiente, mas as informações devem ser compartilhadas com a União, que é responsável pela fiscalização. “Queremos saber onde o estado autoriza os desmatamentos. A responsabilidade é do estado, mas as informações precisam ser compartilhadas. Vamos ter um sistema para saber que desmatamento são legais ou ilegais na Amazônia”.

Mato Grosso, Pará e Amazonas já começaram a compartilhar dados de licenças ambientais com o governo federal e, segundo a ministra, deverão assinar acordos com a União para formalizar a troca das informações.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, pediu apoio do Exército para reforçar as ações no estado até 31 de julho. Os meses de maio, junho e julho são considerados críticos para o combate ao desmatamento na Amazônia por causa do período da estiagem, quando é mais fácil derrubar e transportar a madeira extraída ilegalmente. A operação pode ser estendida para outros estados. “Quando as nuvens abrirem, vamos começar a enxergar como está a situação e definir novas estratégias", adiantou.

Fonte: Agência Brasil

OBAMA ELOGIA CRESCIMENTO DO BRASIL

Em Londres, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, negou, nesta quarta-feira, que as grandes potências temam o crescimento econômico do Brasil, da China e da Índia. em discurso, Obama disse que este crescimento cria novos mercados e oportunidades, sem ameaças à liderança existente no mundo. Segundo ele, Estados Unidos e Reino Unido não estão em decadência e servem como exemplos para os emergentes. O Brasil foi citado em dois momentos no discurso.

"Países como a China, o Brasil e a Índia estão crescendo rapidamente, criando oportunidades e mercados para as nossas nações. Também conseguiram tirar muitos da pobreza. Estas nações crescem porque se baseiam em princípios de mercado que os Estados Unidos e o Reino Unido sempre defenderam”, afirmou o presidente norte-americano no Parlamento Britânico, no segundo dia de visita à capital inglesa.

Em resposta aos que temem o crescimento dos emergentes, Obama tentou afastar o medo. “Há quem acredite que tal crescimento virá junto com a decadência inevitável da influência de nossos países no mundo. Há quem diga que essas nações são o futuro e nós, o passado, mas isso está errado. Esse argumento está errado. O tempo para a nossa liderança é agora", disse.

“As ameaças e os desafios exigem das nações que trabalhem em conjunto umas com as outras. Nós [norte-americanos e britânicos] continuamos a ser o maior catalisador para a ação global”, disse ele.

Expectativa de vida

Obama ressaltou que os esforços globais devem priorizar a melhoria das expectativas de vida para “milhões que estão privados de direitos humanos básicos”. Segundo ele, o caminho ideal para alcançar essas pessoas é o do livre comércio. "Foi o que levou à Revolução Industrial, que começou nas fábricas de Manchester [no Reino Unido] e se estenderam para o resto do mundo estabelecendo uma nova ordem mundial”, ressaltou.

O presidente norte-americano acrescentou que a economia reflete a atuação dos Estados Unidos. “Vivemos em uma economia global que é, em grande parte, de nossa própria fabricação. Hoje, a competição pelos melhores empregos e indústrias favorece os países que são livres pensadores e progressistas, países que estimulam a criatividade, a inovação e o empreendedorismo”, disse ele.

Segundo Obama, os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido são parceiros na promoção da paz, da justiça e da prosperidade no mundo. De acordo com ele, a liberdade e a dignidade humana são os valores que regem as políticas dos dois países.

Fonte: Jornal do Brasil

PIMENTA NEVES JÁ ESTÁ EM TREMEMBÉ PARA CUMPRIR PENA

O jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, 74, deu entrada às 15h30 desta quarta-feira na penitenciária "Dr. José Augusto Salgado", em Tremembé (147 km de São Paulo).

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, ele vai cumprir a pena inicialmente no regime de observação, no qual não pode conceder entrevista e só recebe a visita de advogados.

Pimenta Neves foi levado do 2º DP, no centro de São Paulo, onde estava preso, por uma equipe da Divisão de Capturas. Ele deixou a delegacia em meio a uma confusão de policiais, jornalistas e curiosos, sem falar com a imprensa.

No complexo de Tremembé estão presos atualmente Lindemberg Alves, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel; Alexandre e Ana Carolina Nardoni, condenados pela morte da menina Isabella; e Suzane von Richthofen, condenada pela morte dos pais.

Condenado pela morte da ex-namorada, a jornalista Sandra Gomide, há 11 anos, Pimenta Neves está preso desde a noite de ontem. Ele se entregou à polícia após o STF (Supremo Tribunal Federal) negar, por unanimidade, o último recurso dele e determinar sua prisão imediata.

Assassino confesso, ele havia sido condenado a 19 anos de prisão por júri popular, em 2006, mas conseguiu, no STJ (Superior Tribunal de Justiça), reduzir a pena para 15 anos, em regime inicialmente fechado.

O jornalista passou a última noite sozinho em uma cela do 2º DP (Bom Retiro). Segundo policiais da unidade, ele ficou acordado durante toda a noite e passou a maior parte do tempo andando.

Na manhã de hoje, sua advogada, Maria José da Costa Ferreira, levou comida para a delegacia, já que Pimenta Neves recusou o café da manhã oferecido pelos policiais. Ele recebeu suco, água, pão e queijo.

SUJEIRA

A advogada de Pimenta Neves reclamou das condições de higiene encontradas na carceragem do 2º DP. "Chega a ser trágico. Ele realmente está numa cela sozinho, mas nem um cachorro ficaria em um lugar sujo e sem higiene como o que ele está", disse Ferreira.

Ela disse também que o vaso sanitário da cela não estava funcionando e que não havia água disponível.

Procurados pela reportagem, policiais da delegacia disseram que o vaso sanitário funciona, mas é diferente do instalado normalmente nas casas, pois fica no chão. Policiais disseram também que o acusado tinha água disponível na cela.

O delegado do 2º DP, José Carlos de Melo, afirmou que a decisão de deixar Pimenta Neves isolado foi tomada devido à repercussão do caso e para garantir sua segurança. Ele disse ainda que o tratamento dado ao jornalista foi o mesmo dado aos demais presos.

"O lugar [a cela] é pequeno mesmo. Não tem nenhum conforto, não tem nenhum privilégio", disse o delegado.

O CASO

Sandra foi morta em 2000, em um haras, com dois tiros --um nas costas e outro na cabeça-- disparados pelo ex-namorado, que foi diretor de Redação do jornal "O Estado de S. Paulo".

Quase 11 anos depois de cometer o crime, Pimenta Neves permaneceu solto graças a diversos recursos propostos por sua defesa, em diversos tribunais.

"É chegado o momento de cumprir a pena", afirmou o ministro do STF Celso de Mello, relator do recurso do jornalista, que contestava a condenação. "Esta não é a primeira vez que eu julgo recursos interpostos pela parte ora agravante, e isto tem sido uma constante, desde o ano de 2000. Eu entendo que realmente se impõe a imediata execução da pena, uma vez que não se pode falar em comprometimento da plenitude do direito de defesa, que se exerceu de maneira ampla, extensa e intensa."

A ministra Ellen Gracie chegou a dizer que o caso Pimenta Neves era um dos delitos mais difíceis de se explicar no exterior. "Como justificar que, num delito cometido em 2000, até hoje não cumpre pena o acusado?", afirmou, dizendo que a quantidade de recursos apresentados pela defesa do jornalista era um "exagero".

Neves não terá qualquer benefício por ter mais de 70 anos. Quem ultrapassa essa idade tem o tempo de prescrição da pena reduzido pela metade. No entanto, isso não será aplicado ao jornalista porque ele foi condenado a pena superior a 12 anos.

Caso Pimenta Neves consiga comprovar que tem algum problema de saúde, porém, ele poderá conseguir benefícios, como, por exemplo, a prisão domiciliar, mas não caberá ao STF decidir.

Fonte: Folha

PRESIDENTA DILMA SUSPENDE O KIT GAY

A presidenta Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira a suspensão da produção e distribuição do kit anti-homofobia em planejamento no Ministério da Educação, e definiu que todo material do governo que se refira a "costumes" passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados.

Segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Dilma considerou o material do MEC "inadequado" e o vídeo "impróprio para seu objetivo".

A manifestação ocorreu na esteira de uma reunião de Carvalho com a bancada evangélica da Câmara. O grupo de parlamentares chegou a ameaçar o governo com obstrução da pauta no Congresso, colaborar com assinaturas para convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) a se explicar sobre sua evolução patrimonial e propor uma CPI para investigar o MEC.

Ontem, no plenário, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) chegou a pedir a demissão do ministro da Educação, Fernando Haddad. Na semana passada, o mesmo Garotinho, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, afirmou que a bancada evangélica, composta por 74 deputados, não votaria "nada", nenhum projeto na Câmara, até que o governo recolhesse os vídeos anti-homofobia.

Mesmo depois das declarações do Planalto, Gilberto Carvalho afirmou que não há "toma lá, dá cá" entre o governo e a bancada evangélica na questão do kit e da convocação de Palocci.

O MEC nega que o kit e os vídeos que vazaram na internet tenham sido aprovados pelo ministério. Eles teriam sido produzidos por ONGs que prestam serviços à pasta e estariam em avaliação.

Os deputados da bancada evangélica afirmam que os vídeos e a cartilha anti-homofobia " são um estímulo ao homossexualismo".

"Mostramos ao ministro Gilberto Carvalho que é virulenta a maneira como o material está sendo aplicado", disse o ex-governador do Rio.

Fonte: Folha

EGITO VAI REABRIR FRONTEIRA COM GAZA

O governo provisório do Egito vai abrir a passagem de Rafah, que liga a península do Sinai à Faixa de Gaza. A abertura ocorrerá no sábado e será feita em caráter permanentemente, segundo informação da agência oficial do país, Mena, divulgada nesta quarta-feira, 25. A medida deve aliviar o bloqueio mantido por Israel sobre o território palestino.

A agência anunciou que a junta militar que governa o Egito desde fevereiro já estabeleceu a data para a abertura da passagem como parte dos esforços para "acabar com a divisão entre os palestinos e chegar à reconciliação nacional". De acordo com a agência, Rafah ficará aberta das 9 horas às 21 horas todos os dias, exceto às sextas-feiras e feriados - dias sagrados no Islã.

A decisão marca uma grande mudança em relação às políticas mantidas pelo ex-presidente Hosni Mubarak, que restringia, junto a Israel, a entrada de pessoas e bens na Faixa de Gaza desde 2007, quando a facção radical palestina Hamas tomou o controle do território.

No mês passado, o ministro de Exteriores egípcio, Nabil Elaraby, disse à rede de TV Al-Jazira que o fechamento de Rafah estava "perto de acabar". Segundo ele, o bloqueio era um "assunto repugnante".

Ao longo da fronteira entre o Egito e o território palestino, no corredor conhecido como Philadelphi, há inúmeros túneis clandestinos usados para o contrabando de todo tipo de produtos que faltam em Gaza. Há informações sobre o contrabando até de veículos, em túneis especialmente construídos para essa finalidade.

Israel acusa o Hamas de usar tais túneis para levar armas que seriam usadas para atingir centros urbanos em seu território. Rafah é a única passagem da Faixa de Gaza que não é controlada por Israel, já que fica na fronteira com o Egito. Ao longo da fronteira entre o sul de Israel e o território palestino há outras três passagens: Kissufim, Karni e Erez.

Fonte: Estadão

FILIPINAS PREPARA EVACUAÇÃO DE 200 MIL PESSOAS ANTE A CHEGADA DO TUFÃO SONGDA

As autoridades filipinas começaram nesta quarta-feira os preparativos para evacuar cerca de 200 mil pessoas ao leste do país perante a chegada nos próximos dias do tufão "Songda", que ganhou força nas últimas horas.


José Salceda, governador da província de Albay, ao leste da ilha de Luzon, assegurou em entrevista a uma emissora de rádio que sua administração prepara-se para a evacuação de 49.893 famílias durante pelo menos dois dias devido ao risco de inundações e deslizamentos de terra.

A agência estatal de Meteorologia (Pagasa) anunciou em seu último boletim que o "Songda" passou de tempestade tropical a tufão por volta das 12h locais (1h de Brasília), com ventos sustentados de 130 km/h, com sequências de até 160 km/h.

O tufão está situado cerca de 350 quilômetros ao leste da província de Samar, no litoral oriental do país e se desloca em direção noroeste a uma velocidade aproximada de 9 km/h.

A Pagasa elevou o alerta ao nível dois, em uma escala de cinco, nas províncias de Catanduanes, Sorsogon, Albay, Camarins Sul, Camarins Norte e Samar, enquanto outras sete províncias seguem em alerta um.

Os meteorologistas não descartam que o tufão chegue no fim de semana a Manila, que há dias sofre fortes aguaceiros e inundações em algumas áreas, onde 80 famílias foram evacuadas.

O presidente do país, Benigno Aquino, pôs em alerta várias agências governamentais para alcançar o objetivo de nenhuma vítima fatal.

Ao todo, 33 pessoas morreram neste mês nas Filipinas pela tempestade tropical "Aere", a primeira da incipiente estação chuvosa que a cada ano deixa o saldo de 15 a 20 tufões.

Fonte: EFE

TORNADO JÁ MATOU 123 NO MISSOURI

O número de mortos pelo tornado que atingiu no domingo a cidade de Joplin, no Estado norte-americano do Missouri, subiu para 123, com 750 pessoas feridas e muitas outras desaparecidas, disseram autoridades na terça-feira.

As equipes de resgate vasculhavam os destroços da pequena cidade do Meio-Oeste dos Estados Unidos, que foi devastada por um turbilhão de vento de alta velocidade que destruiu cerca de 2.000 edifícios.

Meteorologistas preveem novas tempestades na região durante a noite como parte de uma série de tornados que se moveu a leste de Oklahoma, onde pelo menos duas pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas quando um tornado atingiu o oeste da cidade de Oklahoma. Duas outras pessoas morreram em Kansas.

Mesmo assim, os agentes de resgate em Joplin prometeram trabalhar o maior tempo possível durante a noite à procura de sobreviventes. "Há sempre uma esperança que você vai encontrar alguém vivo", disse o porta-voz da cidade, Dan Crain.

Entre os desaparecidos está o pequeno Skyular Logsdon, cuja camiseta vermelha e calças foram encontradas rasgadas, encharcadas pela chuva e enroladas em um poste telefônico.

A criança não é vista desde a noite de domingo, quando o tornado gigantesco passou pelo centro da cidade.

Enquanto as equipes de busca aproveitavam a trégua no tempo ruim da terça-feira para procurar por sobreviventes sob montanhas de destroços, os parentes de Skyular levantavam com cuidado vigas de madeira e metal retorcido no local que era a casa deles.

Eles rezaram pedindo sinais de vida do pequeno garoto que tinha 15 meses de vida. Os seus pais, feridos, estão hospitalizados. "Nós procuramos em cada necrotério, em cada hospital, em cada lugar que a gente conseguiu pensar", disse Rusty Burton, avô de Skyular. "Eu procurei em cada canto dessa casa."

A descoberta das roupas da criança no poste telefônico a quase 180 metros de distância foi arrasadora para os parentes.

"Está tudo rasgado. Eu não quero imaginar que ele estava vestindo isso", disse a parente Pamela Tate, chorando enquanto pegava a pequena roupa encharcada. "Tudo o que eu quero é que ele esteja vivo. Isto é o que eu quero."

A busca por Skyular é apenas uma entre várias na cidade do sudoeste do Missouri com 50 mil moradores que tem 1.500 pessoas ainda desaparecidas.

Autoridades disseram que estão trabalhando contra as previsões de mais mau tempo e poucas chances de sobrevivência para encontrar alguém que ainda está preso depois que o tornado passou, arrancando árvores, destruindo prédios e transformando carros em pedaços de metal.

"Seguimos esperançosos de encontrar mais gente", afirmou o chefe do corpo de bombeiros de Joplin, Mitch Randles, que disse que houve vários relatos de gritos vindo debaixo dos prédios que desabaram. "Queremos aproveitar todas as oportunidades que temos para resgatar quem está nos destroços e sobreviveu até agora."

O governo disse que os desaparecidos podem incluir várias pessoas que estão vivas, mas não conseguiram avisar aos seus parentes onde estão.

Para Kenny McKeel, a busca pela sua família terminou. Horas depois que o tornado chegou, McKeel encontrou o corpo do seu pai e da sua madrasta no gramado, com a casa deles destruída atrás. Os vizinhos, um casal com três crianças, também morreram, ele disse.

Na terça-feira, ele resgatou a vara de pescar do seu pai dos destroços enquanto tentava conter as lágrimas. "Eu vejo isso, significa demais para mim", disse McKeel. "E isso está me matando."

O tornado que atingiu Joplin foi o mais mortal nos Estados Unidos desde 1947, quando um tornado em Woodland, Oklahoma, matou 181 pessoas.

Fonte: Reuters

MOTORISTA NEOZEOLANDÊS SOBREVIVE DEPOIS QUE TEVE O CORPO INFLADO COM GÁS COMPRIMIDO

Um motorista de caminhão neozelandês quase foi inflado como um balão, depois de cair em cima de uma mangueira de ar comprimido.

Steven McCormack, de 48 anos, caiu entre a boleia e a carroceria de seu caminhão, quebrando a mangueira de ar.

O bico da mangueira perfurou um dos glúteos do motorista e começou a bombear ar para dentro de seu corpo, que inchou rapidamente.

Ao ouvir os gritos de McCormack, seus colegas desligaram o ar da mangueira e viraram seu corpo de lado, salvando sua vida.

O acidente aconteceu no último sábado, na cidade de Opotiki, na ilha norte da Nova Zelândia. O motorista ainda está no hospital da cidade mais próxima, Whakatane.

Pele separada

Ele disse que os médicos se surpreenderam com o fato de que a pele do seu corpo não se rompeu, já que o ar comprimido separou a gordura e a pele dos músculos.

'Senti o ar entrar no meu corpo e achei que eu iria explodir a partir do pé', disse McCormack ao jornal Whakatane Beacon.

'Estava inflando como uma bola de futebol. Me sentia como se estivesse sofrendo da doença de descompressão, como quando se faz mergulho. Não tinha escolha a não ser ficar ali, enchendo como um balão.'

O motorista disse ainda que sua pele parecia 'carne de porco assada' - dura e quebradiça na superfície, mas mole por dentro.

Ele diz que seus colegas, Jason Wenham, Ross Hustler e Robbie Petersen, merecem o crédito por terem salvo sua vida.

Depois de desligarem o ar e virarem McCormack de lado, os três retiraram a mangueira que ainda estava presa em seu corpo e colocaram gelo em volta de seu pescoço inchado, até a chegada da ambulância.

No hospital, os médicos inseriram um tubo em seus pulmões para drenar os fluídos e limparam o ferimento causado pela mangueira.

O motorista disse que o ar está deixando seu corpo gradualmente, da maneira mais comum.

Fonte: BBC Brasil

GM DE SÃO PAULO AMPLIA EM 30% A PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS

Trabalhadores da General Motors em São José dos Campos e São Caetano, no Estado de São Paulo, aceitaram no final da terça-feira acordo que amplia em 30 por cento o valor da participação nos resultados das fábricas.

A montadora aceitou pagar 10.834 reais pelo cumprimento de 100 por cento das metas de produção para o ano, o que implica em um compromisso de volume conjunto de 410 mil veículos para as duas fábricas em 2011, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

O acordo ocorreu depois de uma greve de 24 horas promovida pelos trabalhadores na sexta-feira. A GM se propunha a pagar inicialmente uma participação nos resultados de 9.500 reais.

Segundo a GM, o valor representa um acréscimo de 29,7 por cento sobre o valor de 2010.

"Dependendo do alcance das metas de produção, qualidade e absenteísmo, o valor total do prêmio pode chegar a 10.834 reais (no caso de 100 por cento das metas) e 13.000,80 reais (120 por cento das metas). Se houver adicional de produção da meta de 120 por cento, o valor do prêmio pode chegar a 13.710,59 reais", afirmou a GM em comunicado.

Os trabalhadores receberão uma antecipação de 5.800 reais da participação nos resultados ainda em maio. A segunda parcela será paga em janeiro de 2012.

A GM de São José dos Campos possui cerca de 9 mil trabalhadores e a fábrica de São Caetano tem 8 mil funcionários.

No Paraná, trabalhadores da Volkswagen em São José dos Pinhais estão parados há 20 dias, cobrando participação nos lucros de 12 mil reais, com uma primeira parcela de 6 mil reais. A montadora oferece parcela de 4,6 mil reais e a discussão do restante no segundo semestre.

O prolongamento do impasse que já dura quase um mês fez o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba organizar um fundo para apoiar os trabalhadores durante a paralisação.

Fonte: Reuters

ORGANISMO INTERNACIONAL PREVÊ RECESSÃO DE 2,1% E DESEMPREGO DE 11,7% EM PORTUGAL

A organização, que divulgou hoje as suas mais recentes previsões macroeconômicas para os países membros, apresenta previsões menos pessimistas que as recentemente divulgadas pela Comissão Europeia, que apontavam para uma queda do PIB na ordem dos 2,2 por cento em 2011 e 1,8 por cento em 2012.

Também nas expectativas para o crescimento da taxa de desemprego a OCDE apresenta uma visão menos pessimista, apontando para uma taxa na ordem dos 11,7 por cento este ano e 12,7 por cento no próximo, quando a Comissão Europeia espera que a taxa atinja uns históricos 13 por cento já este ano.

A OCDE assume ainda que os objetivos do défice estipulados pela 'troika' no acordo entre Portugal e Bruxelas e o Fundo Monetário Internacional (FMI) serão atingidos (déficit orçamental de 5,9 por cento este ano e 4,5 por cento no próximo).

A instituição espera ainda que a inflação acelere para 3,3 por cento ainda este ano, estabilizando no próximo nos 1,3 por cento à medida que a procura interna diminui e que os efeitos do aumento do preço do petróleo e dos impostos indiretos se dissipem.

"A redução do déficit está a ser prosseguida e irá continuar no contexto do programa de apoio financeiro acordado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. Apear dos custos no curto prazo, a implementação estrita das medidas de consolidação é essencial para reequilibrar a economia", diz a organização.

Fonte: Diário de Notícias

PRESIDENTE SUL-AFRICANO PEDIRÁ A SAÍDA DE KADHAFI DO PODER

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, embarcará na próxima segunda-feira rumo a Trípoli, capital da Líbia, para conversar com o líder Muamar Kadhafi sobre a possibilidade deste deixar o poder. O anúncio da viagem foi feito nesta quarta-feira pela Presidência da África do Sul.

"O presidente Zuma fará uma escala no próximo dia 30 em Trípoli para conversar com o chefe libanês Muamar Kadhafi, na qualidade de líder de um dos principais países da União Africana, visando à solução do conflito naquele país", informou o comunicado da Presidência.

"O objetivo é discutir uma estratégia para a saída de Muamar Kadhafi", explicou, por sua vez, uma fonte ligada ao presidente.

Fonte: AFP

BRICS EXPRESSAM PREOCUPAÇÃO SOBRE A SUCESSÃO DO NOVO CHEFE DO FMI

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul divulgaram nesta terça-feira comunicado em que expressam “preocupação” quanto ao processo de escolha do novo diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional).

O grupo dos Brics afirmou que a escolha com base na nacionalidade prejudica a legitimidade do Fundo.

Tradicionalmente, o cargo de diretor-gerente é ocupado por um europeu. O francês Dominique Strauss-Kahn recentemente abdicou do cargo, acusado em um escândalo sexual nos Estados Unidos.

A Europa defende sua continuidade na liderança do Fundo, num momento em que a principal tarefa do FMI é lidar com a crise da dívida em alguns países europeus.

Mas representantes dos Brics no FMI expressaram posição diferente em um comunicado conjunto.

“Estamos preocupados com declarações públicas feitas recentemente por autoridades seniores europeias quanto (ao fato de) a posição de diretor-gerente continuar sendo ocupada por um europeu”, dizem eles.

“A recente crise financeira que eclodiu em países desenvolvidos mostrou a urgência em reformar instituições financeiras internacionais, de forma a refletir o crescente papel dos países desenvolvidos na economia global.”

Favorita

As nações emergentes têm reclamado há anos mais poder de voto no Fundo – a votação é feita por meio de cotas.

Por enquanto, porém, a candidata que aparenta ter mais força é a ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde.

Entre os países em desenvolvimento, acredita-se que o presidente do Banco Central mexicano, Agustin Carstens, deva se candidatar.

Em comunicado na última sexta-feira, o FMI disse que a decisão final sobre o novo diretor-gerente será anunciada em 30 de junho.

"O candidato escolhido terá um histórico eminente em políticas econômicas em nível sênior", diz o texto a respeito do "processo seletivo".

"Ele ou ela deve ter demonstrado as habilidades gerenciais e diplomáticas necessárias para liderar uma instituição global e será cidadão de qualquer um dos países-membros do Fundo."

Fonte: BBC Brasil