sexta-feira, 27 de maio de 2011

LÍDER SEM-TERRA É ASSASSINADO EM RONDÔNIA

O agricultor Adelino Ramos, líder do MCC (Movimento Camponês Corumbiara), considerado um dos movimentos sociais agrários mais radicais do país, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (27) em Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho.

Segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra), ele informou à Ouvidoria Agrária Nacional, em 2009, que sofria ameaças de morte porque denunciava a ação de madeireiros na região da divisa entre Acre, Amazonas e Rondônia.

De acordo com informações da Polícia Civil de Rondônia, o agricultor foi morto a tiros por um motociclista enquanto vendia verduras produzidas no acampamento onde vivia. O crime ocorreu por volta das 10h.

Nenhum suspeito foi preso até o momento.

Adelino era um dos sobreviventes do massacre de Corumbiara, em 1995, que ocorreu durante a desocupação da fazenda Santa Elina. Morreram no conflito dez sem-terra que estavam acampados na fazenda e dois policiais militares.
Jimmy Maciel/Sepror 
Ramos foi morto a tiros por um motociclista enquanto vendia verduras produzidas no acampamento onde vivia

EXTRATIVISTA NO PARÁ

A morte de Adelino acontece três dias depois que o casal José Claudio Ribeiro da Silva, 54, e Maria do Espírito Santo da Silva, 53, serem assassinados a tiros em Nova Ipixuna (PA).

Os dois eram lideranças na extração de castanheira na região e lutava contra os madeireiros na região de Marabá. A polícia suspeita que os dois foram mortos em uma emboscada.

A polícia suspeita que os dois foram mortos em uma emboscada.

Em novembro do ano passado, Silva declarou durante uma palestra na conferência TEDx Amazônia que vivia "com uma bala na cabeça" por denunciar madeireiros da região. "A mesma coisa que fizeram com o Chico Mendes e a irmã Dorothy [Stang], querem fazer comigo".

Fonte: Folha

JAQUES WAGNER "TRABALHANDO" PELA BAHIA

INTERIOR DA LUA PODE CONTER MUITA ÁGUA

Uma análise dos sedimentos trazidos de volta à Terra pelos astronautas da missão à Lua com a nave Apollo 17, na década de 70, mostrou que o interior do satélite terrestre pode ter muito mais água do que se imaginava anteriormente.

A análise dos cientistas americanos, publicados na revistaScience, examinou material vulcânico incrustrado em pequenos fragmentos de vidro.

Esta análise encontrou cem vezes mais água nos fragmentos em comparação a medidas anteriores e sugere que a Lua já conteve um volume de água comparável ao Mar do Caribe.

A teoria predominante afirma que a maior parte da água vista na superfície da Lua chegou ao satélite pelos impactos de cometas cobertos de gelo ou de meteoritos com água.

Mas, esta recente pesquisa está ajudando a esclarecer qual a quantidade de água que pode estar no interior da Lua e também dá pistas sobre como e a partir do que esta água se formou.

A descoberta dos cientistas do Instituto Carnegie Para Ciência, nos Estados Unidos, também gera dúvidas em relação a alguns aspectos da teoria que explica a formação da Lua.

Pesquisa anterior

Em 2008, uma equipe de pesquisadores do Instituto Carnegie e da Universidade Brown and Case Western, nos Estados Unidos, analisaram água encontrada em amostras de magma lunar, que as missões Apollo trouxeram de volta à Terra.

Em um artigo na revista Nature, eles escreveram que as amostras continham dez vezes mais água do que eles esperavam.

Mas, o magma que eles estudaram tinha se formado em eventos vulcânicos parecidos com os que ocorrem em alguns lugares da Terra, como o Havaí, por isso, a maior parte da água destas amostras pode ter sido fervida durante o evento.

Agora, a mesma equipe descobriu várias "cápsulas do tempo" geológicas entre os fragmentos.

"O que fizemos agora foi encontrar amostras de magma que estão presentes como 'inclusões', que estão presas dentro de cristais sólidos chamados olivina", explicou Erik Hauri, um geoquímico do Instituto Carnegie e autor da nova pesquisa.

"Devido ao fato de o magma estar preso dentro de um cristal, durante uma erupção não pode perder sua água, então estas inclusões derretidas preservam o conteúdo original de água do magma", disse Hauri à BBC.

A equipe descobriu que estes medalhões de magma lunar continuam cerca de cem vezes mais água do que as amostras anteriores, o que significa que o interior lunar já teve tanta água como a camada da Terra que fica logo abaixo da crosta.

Formação da Lua

Assim como a pesquisa de 2008, este novo estudo aumenta ainda mais a confusão em relação às teorias sobre a formação da Lua.

Acredita-se que um objeto do tamanho de Marte tenha atingido a Terra durante sua formação. Com o impacto, um disco de material fragmentado e derretido se separou da Terra e, com o tempo se aglutinou e formou a Lua.

Mas, nesta hipótese, as temperaturas extremas geradas pelo impacto teriam simplesmente fervido a água e a Lua deveria ter começado sua vida como um corpo celeste relativamente seco.

Existem provas para dar apoio a este teoria, em termos de modelos de computadores para formações planetárias e também em termos de quantidades comparadas de vários elementos encontrados na Terra e na Lua. Mas, segundo Erik Hauri, algo nesta teoria não está certo.

"Estas coisas não são consistentes com a quantidade de água que encontramos."

"Acho que, em sua forma muito básica, a ideia (da teoria do impacto) provavelmente ainda está certa, mas há algo fundamental a respeito da física do processo que não compreendemos", afirmou o cientista.

Fonte: BBC Brasil

PROFESSORES DA UESC, NA BAHIA, DECIDEM MANTER A GREVE

O governo Wagner não demonstrou disposição de flexibilização em relação à proposta dos professores de excluir as universidades do campo dos atingidos do decreto 12.583. E ainda, reformulou a redação da cláusula apresentada pelo Movimento Docente na última segunda-feira (23/05). Diante desse cenário, os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em assembleia realizada hoje (26/05), não cederam às ameaças do governo, rejeitando a cláusula reeditada e decidiram permanecer em greve até que suas reivindicações sejam atendidas.


A assembleia da ADUSC deliberou que seja encaminhada a proposta de flexibilização da vigência do acordo salarial para dois anos. Em seguida, aprovou algumas atividades para fortalecimento do movimento. Amanhã (27/05) fazer um “twittaço” a partir das 17 horas e acontecerá uma nova reunião com o governo em Salvador. Na segunda (30/05), Ato Público em frente à UESC. No dia 31/05, outro Ato Público na Assembleia Legislativa e reunião do fórum das 12 entidades. E na quarta-feira (01/06), reunião do fórum das 12 entidades com o fórum dos reitores e Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Itabuna, com a presença do DCE e da presidente da Comissão de Educação, deputada Kelly Magalhães.

Fonte: ADUSC

O AIRBUS AF447 LEVOU 3 MINUTOS PARA CAIR

Os pilotos do voo 447 da Air France tiveram dificuldades com os controles da aeronave antes de o avião sofrer uma queda de 3 minutos e meio até colidir no oceano Atlântico com o nariz voltado para cima, matando as 228 pessoas a bordo, disseram investigadores franceses nesta sexta-feira.

O acidente de 2009 no voo Rio de Janeiro-Paris começou com um aviso de pane duas horas e meia após a decolagem e nove minutos após o capitão ter saído do cockpit para um intervalo de descanso de rotina.

O Airbus A330 subiu para 38 mil pés e depois iniciou uma queda dramática de três minutos e meio, oscilando da esquerda para a direita, e o mais jovem dos três pilotos entregou o comando ao segundo piloto mais experiente um minuto antes do impacto.

A sequência de eventos foi descrita em uma nota do BEA, organismo francês responsável pela investigação de acidentes, que, no entanto, disse ainda ser precipitado apontar as causas da queda antes de um relatório mais completo previsto para os próximos meses.

"Até o momento estas são apenas observações, não uma compreensão do evento", afirmou o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, a repórteres.

O capitão retornou após "várias tentativas" de chamá-lo de volta ao cockpit, mas ele não estava no controle nos momentos finais, de acordo com as informações obtidas das caixas-pretas.

Quando o piloto de 58 anos voltou, pouco mais de um minuto após o início da emergência, a aeronave caía a 10 mil pés por minuto com o nariz elevado em 15 graus e em um ângulo inclinado demais em relação à corrente de ar para permitir uma nova ascensão.

O BEA disse que a leitura das caixas-pretas retiradas do fundo do oceano Atlântico no início do mês dão a entender que a tripulação não conseguiu determinar quão rápido o avião voava.

Isto ecoa os achados anteriores, que indicam que as sondas Pitot, ou sensores de velocidade do avião, podem ter congelado.

A Air France afirmou, em comunicado separado, que o problema inicial teria sido uma falha nas sondas de velocidade no avião da Airbus, segundo o relatório do BEA.

"Parece que a tripulação da cabine de comando estava monitorando as mudanças nas condições climáticas e então alterou a rota de voo, que o problema inicial foi a falha nas sondas de velocidade que conduziram a uma desconexão do piloto automático e a perda dos sistemas de proteção de pilotagem associados, e que o avião paralisou a uma alta altitude", disse a Air France nesta sexta-feira.

De acordo com o BEA, a tripulação reagiu ao alerta de pane sobretudo tentando erguer o nariz da aeronave.

Em nota, a Airbus disse as informações preliminares divulgadas pelo BEA são um "passo significante" para entender as causas da queda do avião.

"O trabalho do BEA constitui um passo significante para a identificação completa da cadeia de eventos que levou ao trágico acidente do voo 447 da Air France em 2009", disse a Airbus em comunicado.

Fonte: Reuters

MEMBRO DO PCC É PRESO NA BAHIA

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal de Itabuna prendeu por volta das 23h30 de quinta-feira (26), no km 594 da BR-101, no município de Camacan, um dos chefes do tráfico de drogas em Porto Seguro, no sul da Bahia, que também é integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa de São Paulo.

O traficante foi preso quando a PRF pediu para Betinho parar o veículo de marca Renault, modelo Clio, de placa DMP2108/SP. Roberto Carlos Dantas Santos, 45 anos, teria tentado fugir do local, mas ao perceber a aproximação de uma viatura, parou um pouco mais a frente.

Além de Roberto, havia no veículo um passageiro, que estava sem documento e se identificou como Rivaldo Freitas de Oliveira, 30. Durante no interior do carro, a PRF encontrou 12 cartuchos intactos de calibre 45 e de uso restrito das forças armadas e R$ 425,00 em espécie. A polícia encontrou uma pequena quantidade de maconha escondida na meia que o Roberto usava, e mais uma quantidade na sua mochila.

No porta-malas do veículo, os policiais descobriram um fundo falso atrás do banco traseiro, utilizado para o transporte de armas e drogas vindas de São Paulo para a Bahia. Ao ser realizada buscas nas proximidades, os policiais localizaram ainda sob a vegetação uma pistola marca Taurus, calibre 45, municiada com 11 cartuchos. A arma tinha sido jogada para fora do veículo.

O material, Bentinho e o passageiro, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária de Camacan, onde foram autuados em flagrante. Roberto Dantas, conhecido como "Betinho", foi preso na cidade de Ilhéus, em 2008, com outros integrantes do PCC, quando planejavam assaltar um Banco na cidade de Teixeira de Freitas.

Atualmente, o criminoso conhecido pela violência nas suas ações, mora em Porto Seguro, e segundo informações passadas pela polícia local, desde que chegou de São Paulo, comanda o tráfico de drogas no bairro do Baianão e em outras loclaidades do município, após ter expulsado os antigos chefes do crime.

Fonte: Correio

BENTO XVI FECHA CONVENTO EM QUE FREIRAS DANÇAVAM

O papa Bento XVI mandou fechar um famoso convento em Roma, de acordo com informações de jornais italianos. O jornal La Stampa informou que o monastério da Basílica di Santa Croce in Gerusalemme (Basílica da Santa Cruz de Jerusalém) estaria sendo fechada devido a "irregularidades" litúrgicas, financeiras e morais.

Segundo os jornais, alguns monges cistercianos da igreja foram transferidos para outras congregações na Itália. O abade Simone Fioraso, um extravagante ex-estilista de Milão, já tinha sido transferido do mosteiro há dois anos.

O jornal Il Messaggero informou que Fioraso tinha restaurado o convento, que estava muito danificada, e aberto um hotel no local, em que realizava concertos. Ele também realizou uma maratona de leitura da Bíblia que foi transmitida pela televisão e constantemente atraía celebridades para visitar o mosteiro, em que promovia uma abordagem menos convencional da religião.

Uma das freiras do mosteiro, Anna Nobili, ex-dançarina erótica, fez várias apresentações de dança com outras freiras durante cerimônias religiosas.

Investigação

O Vaticano teria expressado sua insatisfação com os boatos a respeito do mosteiro.

"Uma investigação descobriu provas de irregularidades litúrgicas e financeiras, além de (irregularidades de) estilo de vida, que provavelmente não estavam de acordo com o de um monge", teria dito ao jornal britânico Guardian o padre Ciro Benedettini, um porta-voz do Vaticano.

O inquérito foi feito pela Congregação dos Institutos de Vida Consagrada do Vaticano e seus resultados ainda não foram publicados, segundo o La Stampa.

A Basílica de Santa Croce é uma das mais antigas e famosas de Roma, foi construída em volta de uma capela do século IV.

A igreja é um dos locais mais importantes de peregrinação na capital italiana e acredita-se que ela guarda relíquias sagradas.

Fonte: Terra

IPAD 2 COMEÇA A SER VENDIDO NO BRASIL

As vendas do iPad 2 começaram à 0h desta sexta-feira (27) em evento no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP), e também por meio de sites de comércio eletrônico. A nova versão do tablet, mais potente e leve que a anterior, é vendida a partir de R$ 1.649. Mais de 200 pessoas formaram fila para comprar o produto.

A A2You, revendedora "premium" da Apple, montou um estande especial para receber os consumidores da nova versão do tablet da Apple e disponibilizou entre 2 e 3 mil unidades para venda. Segundo os revendedores da Apple, as unidades enviadas pela Apple para o lançamento devem se esgotar em poucas horas. A fabricante prevê entrega semanal de tablets nas lojas para atender a demanda.

Em todo o País, somente os paulistanos tiveram a oportunidade de comprar o tablet durante a madrugada. O primeiro a comprar o iPad 2 no Brasil foi Pedro Wilson, 20 anos, estudante de engenharia bioquímica. Para comprar seu primeiro tablet, ele chegou antes das 17h à fila. "A emoção de comprar o produto é muito grande. A primeira coisa que vou fazer com o tablet é assistir filmes", disse em entrevista ao iG.


Já o bancário André Rodrigues, 26 anos, que foi o primeiro da fila na venda da primeira versão do iPad em dezembro do ano passado, ficou em terceiro lugar na fila. Apesar de desapontado, ele comemorou a compra do iPad 2. "Estou muito feliz em comprar a nova versão do iPad que é bem mais potente", disse Rodrigues.

Várias celebridades também marcaram presença no evento de lançamento do iPad 2 no Brasil, entre elas os atores Dani Calabresa e Marcelo Adnet e a VJ e blogueira MariMoon, todos da MTV. O músico Dinho Ouro Pedro, vocalista da banda Capital Inicial, também esteve no evento.

Além do Brasil, Chile, Índia, Rússia e Ucrânia também recebem o iPad 2 a partir de 27 de maio. O aparelho já é vendido em 16 países, entre eles China e Japão, países que registraram filas enormes de consumidores para comprar o tablet. Na China, houve tumulto e duas pessoas ficaram feridas.

A nova versão do tablet mais desejado

A nova versão do iPad é mais leve, fina e potente que a anterior. O aparelho pesa apenas 600 gramas, tem 8,8 milímetros de espessura e vem com processador A5 com dois núcleos, o que garante o dobro de capacidade de processamento do modelo anterior.

Fãs do iPad 2 que desejarem comprar a nova versão e sair da loja com o produto em mãos ainda nesta sexta-feira podem encontrar o produto após o horário de abertura das lojas físicas da Fast Shop, Fnac, Ponto Frio, Saraiva, entre outros. O produto já está a venda em sites de comércio eletrônico, como o Submarino, além da loja online da Apple.

Fonte: IG

PRESIDENTA DILMA AFIRMA QUE DESMATAMENTOS NÃO PODEM SER ANISTIADOS

A presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta quinta-feira que poderá vetar pontos aprovados no novo Código Florestal pelo Congresso Nacional que "prejudiquem o País". A presidente inicia hoje uma série de encontros com as bancadas dos partidos no Senado Federal, onde a matéria será analisada, para tentar "construir uma solução que não leve a situação de impasse que houve na Câmara".

"Não sou a favor da consolidação dos desmatamentos, da anistia aos desmatamentos. (...) O desmatamento não pode ser anistiado, não por alguma vingança, mas porque as pessoas têm que perceber que o meio ambiente é uma coisa que temos que preservar. E que também é possível sermos um dos maiores produtores de alimento do mundo."

Na última terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o Código Florestal com uma emenda que desagradou o governo. Ela permite que os Estados possam autorizar a manutenção de atividades em Áreas de Preservação Permanente (APPs). O governo queria definir quais atividades poderiam ser consolidadas posteriormente, por meio de decreto presidencial. "Fui contra a aprovação da emenda e, respeitando a posição de todos aqueles que divergem de mim, continuarei defendendo a mudança dessa emenda no Senado."

A presidente ainda mandou um recado para a base aliada no Senado. "Eu sou a favor do caminho da compreensão e do entendimento. O governo tem uma posição, espero que a base siga a posição do governo."

Na Câmara, a emenda aprovada foi apresentada pelo PMDB e defendida pelo líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), evidenciando um racha na base governista. Ao defender a proposta, o líder disse que era a hora de o Parlamento "se afirmar".

Dilma não quis confirmar se prorrogará o decreto que prevê multa para o proprietário que não registrar a reserva legal de seu imóvel até o próximo dia 11 de junho. No entanto, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), já afirmou que pedirá a prorrogação, para que a Casa tenha tempo de analisar e "dar sua contribuição" ao texto do Código Florestal.

Fonte: Jornal do Brasil

BANDO EXPLODE CAIXA ELETRÔNICO NA BAHIA


Criminosos explodiram por volta das 19h30 desta quinta-feira, 26, um caixa eletrônico 24 Horas que funcionava na Farmácia Paulino's, localizada na rua principal (Caminho 20) de Vida Nova, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O impacto da explosão destruiu parte do caixa e todo o forro do teto da farmáciaDe acordo com o depoimento da testemunha Rosileide Silva Lima, 39, esposa do proprietário do estabelecimento, a ação foi praticada por cinco homens que, armados com revólveres e pés-de-cabra, renderam os funcionários e realizaram a explosão.

O dinheiro da máquina, no entanto, não foi levado pelo grupo, pois o estouro provocado pelos artefatos não chegou a abrir o cofre do equipamento eletrônico.

A explosão provocou estragos na Farmácia, mas ninguém ficou ferido. Antes de fugir, os bandidos roubaram um aparelho celular, cartões de crédito e uma quantia em dinheiro não revelada. O caso está sendo investigado pela a 23ª Delegacia (Lauro de Freitas).

Com este caso, Salvador e RMS somaram três explosões de caixas eletrônicos registrados somente nesta quinta.

Uma das ações foi na Rua Novo Horizonte, em Campinas de Pirajá, onde uma máquina do Bradesco foi destruída. A outra aconteceu num posto de combustíveis, no Largo Dois Leões.

Fonte: A Tarde

MANTEGA AFIRMA QUE CRESCIMENTO DO BRASIL OCORRE SEM BOLHAS

Antes mesmo da divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o crescimento da economia brasileira já está em torno de 4,5%, que considerou ideal para a situação atual do país. A afirmação foi feita hoje (26), na conferência do Ministério da Fazenda e do Fundo Monetário Internacional (FMI), no Rio de Janeiro, sobre o impacto dos fluxos de capitais nas economias emergentes.

Desde o fim da crise, países emergentes, como o Brasil, vêm atraindo grande quantidade de capital, que pode ter como consequência benigna mais recursos para financiar projetos no setor produtivo e desenvolver os mercados financeiros. Mas Mantega lembrou que o fluxo de capitais, escasso ou abundante, é sempre uma preocupação para ministros da Fazenda.

“Já vivemos a falta de capitais no passado. Certamente, é muito melhor perder o sono pelo excesso de capitais do que pela falta, como no passado. Mas tanto o excesso quanto a falta são problemas que têm que ser administrados. A nossa perspectiva é que continuemos tendo um grande fluxo de capitais nos países emergentes”, afirmou Mantega.

Para o ministro, neste momento, os países emergentes precisam “se defender” e adotar políticas macroeconômicas mais prudentes. Mantega lembrou que, desde o ano passado, o Brasil vem adotando medidas para restringir o crédito, frear o crescimento e contornar o cenário inflacionário, inclusive com restrição de fluxo de capitais.

“Não há outra saída senão limitar os fluxos [de capitais], principalmente com medidas de tributação que diminuem as possibilidades de arbitragem. E estamos tomando medidas para impedir que esse excesso de capitais cause bolhas na economia brasileira, que cause inflação, porque parte do credito vem, por exemplo, para o crédito, e outra parte vai para os mercados. Não estamos permitindo a formação de bolhas nem no mercado de renda variável, nem de renda fixa e, tampouco, no setor imobiliário”.

Na avaliação de Guido Mantega, as medidas têm se mostrado eficazes para conter a sobrevalorização cambial e a entrada de capitais de curto prazo, sem desestimular os investimentos diretos. “Os investimentos continuam se expandindo. Em 2010 foram US$ 48,5 bilhões e a previsão é que, este ano, chegue a US$ 65 bilhões. Ou seja, as medidas não estão segurando os investimentos”, garantiu Mantega.

Para o ministro, as medidas têm se mostrado eficazes, por exemplo, para conter a sobrevalorização cambial e a entrada de capital de curto prazo, sem desestimular os investimentos diretos no país.

“Os investimentos continuam se elevando no Brasil. As medidas não espantam os investimentos. No ano passado, o Brasil teve US$ 48,5 bilhões em investimento, e este ano, as previsões são de mais de US$ 65 bilhões de investimentos estrangeiros direto no Brasil”, avaliou Mantega.

O ministro ainda apontou como soluções para um maior equilíbrio das economias mundiais a recuperação de países avançados, para desestimular a política monetária expansionista (que inunda de dinheiro a economia mundial), e reformas do sistema monetário internacional, com adoção, por todos os países, de uma política de câmbio flutuante, e do sistema financeiro internacional que, segundo Mantega, “passou por excessiva desregulação que nos levou à crise de 2008”.

Fonte: Agência Brasil

LULA ASSUME A LIDERANÇA NA DEFESA DE PALOCCI

A reação à crise que atinge o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, contará com a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de agora. Ele assumiu, nos bastidores, a coordenação política para blindar o ministro. Responsável pela operação que conduziu Palocci de volta ao Palácio do Planalto no início do governo da presidenta Dilma Rousseff, Lula tem se revezado entre encontros com líderes políticos e conversas com o próprio chefe da Casa Civil, num esforço para evitar que a insatisfação da base dê lugar à abertura de uma investigação no Congresso.

Em Brasília desde terça-feira, Lula mostrou-se preocupado com as insatisfações e ameaças de aliados sobre os requerimentos para convocar o ministro a prestar esclarecimentos no Congresso e a proposta de ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O ex-presidente, então, teve uma conversa reservada com o chefe da Casa Civil, na qual avisou que, ou o ministro atende os parlamentares, ou mesmo aliados podem vir a endossar a criação de uma CPI no Senado.

O ex-presidente relatou o diálogo que teve com Palocci durante café da manhã com dez líderes de partidos aliados do governo, ontem, na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). “Você tome cuidado porque sua situação no Congresso não é boa. Todo mundo está insatisfeito com sua conduta”, disse Lula a Palocci, de acordo com relatos de senadores.

Na tentativa de evitar a CPI, Palocci passou a telefonar para os senadores e pedir apoio. Disse estar sendo vítima de uma “campanha de difamação” e se prontificou a marcar conversas privadas com os parlamentares, para esclarecer as denúncias que pesam contra ele.

O encontro marcou o segundo dia consecutivo em que Lula reuniu-se com líderes políticos e incluiu o caso Palocci nas conversas. Na terça-feira, o ex-presidente teve um encontro com senadores petistas. Na saída, os parlamentares eram uníssonos na defesa do ministro. “Não há necessidade de maiores explicações”, disse, na ocasião, o senador José Pimentel (PT-CE). “Palocci é nosso ministro”, resumiu.

Preferência da candidata

Nome da preferência de Lula para integrar o governo Dilma, Palocci foi levado pelo ex-presidente para dentro da campanha presidencial petista do ano passado. Embora não integrasse o círculo próximo a Dilma – onde se encaixavam figuras como o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel -, Palocci conquistou progressivamente a confiança da então candidata e entrou na lista de cotados para chefiar a Casa Civil.

Palocci por pouco não foi alocado na Secretaria-Geral da Presidência. Na época, alguns setores do PT argumentavam que seria melhor mantê-lo em uma posição de menor visibilidade, para que o histórico da quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa não pesasse na nova administração.

Outra versão que circulava era a de que o próprio Palocci havia pedido para ficar fora da Casa Civil, mas acabou cedendo a pedido de Dilma e de Lula. Se Palocci fosse descartado no processo de definição do nome que ocuparia a Casa Civil, o nome mais cotado era o do hoje ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Fonte: Correio do Brasil