terça-feira, 7 de junho de 2011

SENADORA GLEISI HOFFMANN É A NOVA MINISTRA DA CASA CIVIL

A presidenta Dilma Rousseff convidou a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) para ocupar a Casa Civil, no lugar de Antonio Palocci. A informação foi confirmada agora há pouco pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Antonio Palocci deixa Casa Civil e senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) assume pasta

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é filiada ao partido desde 1989 e, em 2002, compôs a equipe de transição do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e assumiu a presidência do PT no Paraná em 2008.

Gleisi disputou uma vaga para o Senado em 2006 e concorreu à prefeitura de Curitiba em 2008, mas só no ano passado conquistou a primeira vitória nas urnas. Foi diretora financeira da Itaipu Binacional e secretária de Gestão Pública de Londrina (PR) e de Reestruturação Administrativa de Mato Grosso do Sul. É advogada e tem 45 anos.

Em nota oficial divulgada agora há pouco, sobre o pedido de demissão de Palocci, a presidenta "lamenta a perda de tão importante colaborador". Ela também destacou a "valiosa participação" de Palocci em seu governo e agradeceu os serviços que ele prestou ao governo e ao país.

Fonte: Agência Brasil

CAI O IPCA NO BRASIL. TAXA FOI A MENOR DESDE SETEMBRO DE 2010

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou em maio em linha com o esperado, em razão da queda dos combustíveis, mas a taxa acumulada em 12 meses continuou acima do teto da meta perseguida pelo governo.

O indicador subiu 0,47% a menor leitura desde setembro, após alta de 0,77 % em abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. O dado ficou exatamente em linha com a previsão de analistas ouvidos pela Reuters.

- Os transportes foram determinantes para a redução na taxa de crescimento do IPCA de abril para maio - destacou o IBGE em nota.

Os preços desse grupo tiveram queda de 0,24o% em maio, após a alta de 1,57% em abril. O movimento deveu-se ao recuo de 0,35% dos combustíveis, depois do salto de 6,53% no mês anterior.

- O litro do etanol teve queda de 11,34% em maio, enquanto havia subido 11,20% em abril, e, com isso, constituiu-se no principal impacto para baixo no índice do mês – acrescentou o IBGE.

Também contribuiu para a queda de Transportes a maior baixa dos preços de passagens aéreas (-11,57 por cento), de automóveis novos (-0,58 por cento) e usados (-1,26 por cento).

Houve ainda desaceleração dos grupos Vestuário (que saiu de alta de 1,42% em abril para 1,19% em maio) e Saúde e cuidados pessoais (de 0,98% para 0,73%).

O grupo Alimentação e bebidas, por outro lado, continuou acelerando e fechou maio com alta de 0,63%, ante 0,58 % em abril. Os destaques de pressão foram tomate e leite pasteurizado.

Além de alimentos, outros quatro dos nove grupos do IPCA tiveram altas maiores em maio que no mês anterior.

12 meses em alta

O IBGE acrescentou que o IPCA acumulado em 12 meses acelerou para 6,55%, maior taxa desde julho de 2005, ante 6,51% em abril.

É o segundo mês seguido acima do teto da meta perseguida pelo governo, que tem centro em 4,5% e tolerância de 2 pontos percentuais.

Analistas esperam mais alguns meses de aceleração da taxa em 12 meses –provavelmente até o fim do terceiro trimestre– e desaceleração a partir daí, fazendo com que a inflação encerre 2011 perto mas abaixo do teto da meta.

O mercado, no entanto, não descarta totalmente a chance de a inflaçãodeste ano superar o teto. A última vez em que isso ocorreu foi em 2002. Em 2003 e 2004 a meta teve que ser ajustada para cima para evitar novos rompimentos.

O governo vem tomando medidas nos lados monetário e fiscal para conter a inflação. Nesta quarta-feira, o Banco Central deve anunciar mais um aumento do juro básico, segundo pesquisa da Reuters.

Fonte: Correio do Brasil

PF DESARTICULA GRUPO ESPECIALIZADO NO CONTRABANDO DE CIGARROS NA REGIÃO SUL

Vinte e sete pessoas foram presas hoje (7) durante a Operação Loki, desencadeada pela Polícia Federal (PF) com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros paraguaios de Ciudad del Este.

De acordo com a assessoria da PF, entre os presos estão dois policiais rodoviários federais do Paraná e cinco policiais militares da região oeste de Santa Catarina. Um casal foi preso em Foz do Iguaçu e uma mulher, suspeita de integrar a quadrilha, foi presa em um bairro de Curitiba e encaminhada à sede da PF.

Durante todo o dia devem ser cumpridos 41 mandados de busca e apreensão e 41 mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara da Justiça Federal de São Miguel do Iguaçu. De acordo com a PF, foram 12 meses de investigação, realizada pela Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira (SC), para desarticular a organização que agia em 16 cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Além desses três estados, os cigarros contrabandeados eram enviados para Montevidéu, no Uruguai.

Durante a investigação, iniciada há um ano, já haviam sido presas em flagrante 32 pessoas, apreendidos 36 veículos e 109.524 pacotes de cigarros contrabandeados.

Estão trabalhando na operação de hoje 172 policiais federais e 36 policiais da Força Nacional de Segurança Pública. A PF explicou que o nome Loki vem da mitologia nórdica e se trata do semideus da Trapaça e da Falsidade, postura atribuída aos policiais presos, que avisavam aos contrabandistas da presença da Polícia Federal e da Força Nacional em operações nas rodovias do sudoeste paranaense e oeste catarinense.

Fonte: Agência Brasil

PAI ARGENTINO ENCONTRA FILHO NO FACEBOOK

O argentino Adrían Unchalo localizou o filho, Federico, graças à rede social Facebook após dez anos de buscas, segundo relatos da família à imprensa local.

Adrián Unchalo, com a família e fotos do filho que não vê há 10 anos (Foto: Diario El Día)
Unchalo, de 32 anos, tinha perdido contato com o filho desde que a mãe da criança se mudou para a Europa, sem deixar endereço.

“Meu sobrinho tinha dois anos quando deixou o país com a mãe e sem o consentimento do pai. Ele agora tem doze anos”, disse a irmã de Unchalo, Érica, ao jornal El Día, da cidade de La Plata.

Federico mora com a mãe em Barcelona, na Espanha, e ainda não tem data certa para reencontrar o pai.

Unchalo disse à agência de notícias oficial Telam que a Justiça espanhola determinou que ele, primeiro, se reúna com psicólogos e depois com o juiz do caso, para que somente então se comece a ser discutida a data do reencontro com o filho.

“A Justiça espanhola marcou meu encontro com psicólogos no dia 8 (de junho) e no dia 10 com o juiz. Mas meu encontro com Federico só ocorreria no dia da audiência, em outubro”, afirmou.

Ansioso

Unchalo embarcou na último domingo para a Espanha. Ele disse que vai pedir ao juiz para ver o filho, o quanto antes, “mesmo que seja rapidamente”.

“Estou ansioso. Vou levar para ele o uniforme da seleção argentina de futebol e todos os presentes que lhe mandam os avós, os tios e primos”, disse.

Unchalo e a mãe do menino, Claudia Ávila, se casaram quando ele tinha 20 anos e ela, 15 anos.

Depois do casamento, disse ele à Telam, eles se mudaram para a Itália, mas se separaram antes do nascimento da criança.

A mãe teria registrado o bebê apenas com seu sobrenome e ainda retornou à Argentina, quando o menino tinha então dois anos, e embarcou de volta para a Europa.

Unchalo disse ainda que trabalha como taxista e fotógrafo freelancer, em City Bell, na província de Buenos Aires, e que ele e a nova esposa fizeram rifas para conseguir o dinheiro da passagem de avião para a Espanha.

Fonte: BBC Brasil

CHÁVEZ SE REÚNE COM DILMA NO BRASIL E PROMETE APROFUNDAR RELAÇÃO

A presidente Dilma Rousseff e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, se comprometeram nesta segunda-feira, em encontro em Brasília, a ampliar o comércio e aprofundar a integração entre os dois países.

“Estamos criando, assim o vejo, um novo modelo de relacionamento. Queremos a complementação e a cooperação econômica, política, científica e tecnológica”, disse Chávez em declaração à imprensa, após reunir-se com a presidente brasileira.

Dilma, por sua vez, ofereceu-se para compartilhar políticas brasileiras em habitação, como o programa Minha Casa, Minha Vida, e para aumentar a troca de experiências nas áreas de proteção social, educação, política para mulheres e agricultura.

A vinda de Chávez, em sua primeira visita oficial ao Brasil após a posse de Dilma, ocorre em meio a um impasse comercial entre a Petrobras e a PDVSA, petrolífera estatal venezuelana, acerca da participação conjunta das companhias na refinaria Abreu e Lima, em construção em Pernambuco.

No início de maio, a Petrobras enviou carta à PDVSA cobrando a liberação dos recursos acordados na definição da sociedade, pela qual a brasileira teria 60% da refinaria e a venezuelana, 40%. Caso o pagamento não ocorra até agosto, a Petrobras ameaça encerrar a sociedade.

Em declaração à imprensa, Chávez disse que a verba já está separada há dois anos e que o pagamento ocorrerá assim que o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), financiador da obra, aceitar as garantias dadas pela companhia.

Dívida

Outro impasse comercial entre os dois países diz respeito a obras realizadas pela empresa brasileira Odebrecht na Venezuela, entre as quais o metrô de Caracas. Segundo o jornal britânico Financial Times, o governo venezuelano deve cerca de US$ 800 milhões à companhia.

Chávez, no entanto, afirmou que quase todas as parcelas da dívida já foram pagas e se disse grato à empresa por não ter interrompido as obras no auge da crise econômica mundial, quando os cofres venezuelanos foram duramente afetados pela queda no preço do petróleo, commodity responsável pela maior parte das receitas do país.

O venezuelano também indicou que a Conviasa, uma companhia estatal de aviação venezuelana, tem interesse em comprar entre oito e 20 aviões da Embraer. Segundo ele, os países tentarão avançar nas negociações para que quando Dilma fizer visita oficial à Venezuela, o que deve ocorrer em setembro, ambos possam chegar a um acordo.

No encontro, também foram anunciados acordos de cooperação nas áreas de agricultura, biotecnologia e indústria e foi assinado memorando de entendimento entre a PDVSA, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e a Caixa Econômica Federal para a promoção de melhorias urbanas, econômicas e sociais no Estado venezuelano de Sucre e no vale do rio Orinoco.

Ao anunciar a cooperação na área agrícola, Dilma cometeu uma gafe ao dizer que “a similaridade entre biomas permite que possamos transferir tecnologia e experiência das nossas áreas para as áreas bolivianas”, corrigindo-se em seguida.

'Roubou meu coração'

O encontro também teve momentos descontraídos. No início de seu discurso, Chávez contou sobre a primeira vez em que viu Dilma, em Caracas, quando ela era ministra de Minas e Energia do governo Lula.

“A primeira vez que eu ouvi a Dilma falar ela roubou meu coração. É verdade. Começamos essa aproximação há uma década, mais ou menos. Dilma tomou a palavra e, confesso a minha ignorância, eu não a conhecia. Perguntei, sussurrando: ‘quem é essa mulher?’”, disse o venezuelano, provocando risos de Dilma e da plateia.

Em seu discurso, Chávez também parabenizou o esquerdista peruano Ollanta Humala, eleito presidente neste domingo.

“Neste momento de triunfo no Peru, felicitamos o povo do Peru e seu presidente eleito. Que nos unam nesse amanhecer de uma nova era, que não é época de mudanças, senão uma mudança de época.”

Após o encontro, o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que Dilma telefonou a Humala nesta manhã para parabenizá-lo pela vitória e convidá-lo a visitar o Brasil antes da posse, marcada para o fim de julho.

Comércio bilateral

O encontro entre Chávez e Dilma também ocorre em momento de crescimento do comércio bilateral, após a retração em 2009. Em 2010, segundo o governo brasileiro, o comércio entre os dois países totalizou US$ 4,6 bilhões, aumento de 11,8% em relação a 2009.

As exportações brasileiras somaram US$ 3,8 bilhões (alta de 6,7%), enquanto as importações vindas da Venezuela alcançaram US$ 832 milhões (crescimento de 43,2%), com suparávit de US$ 3 bilhões para o Brasil.

Empresas brasileiras têm investimentos na Venezuela nas áreas de infraestrutura, siderurgia, petroquímica, construção naval e indústria de processamento de alimentos.

Fonte: BBC Brasil

PARA JOHN DALLI, COMISSÁRIO DA UE, E. COLI É PROBLEMA DA ALEMANHA

O comissário da União Europeia para a Saúde, John Dalli, afirmou nesta terça-feira que o surto de infecções pela bactéria E.coli está limitado geograficamente ao norte da Alemanha e não necessita de medidas de controle no restante da Europa.

Dalli também advertiu a Alemanha sobre a divulgação de informações sobre o foco não confirmadas, dizendo que isso espalha o temor e tem um impacto negativo sobre os produtores agrícolas.

As declarações foram feitas durante uma sessão do Parlamento europeu, em Estrasburgo, na França, antes de uma reunião de emergência entre os ministros da Agricultura dos países do bloco na tarde desta terça-feira em Luxemburgo.

Mais de 2.200 pessoas em 12 países já apresentaram sintomas de infecções intestinais provocadas pela bactéria. Os casos registrados fora da Alemanha são de pessoas que moram ou viajaram ao país.

Das 22 mortes registradas, apenas uma ocorreu fora da Alemanha, na Suécia.

As autoridades alemãs inicialmente responsabilizaram pepinos importados da Espanha como foco da infecção, mas depois afirmaram que testes haviam descartado a possibilidade.

No último fim de semana, uma fazenda orgânica produtora de brotos de feijão para saladas perto de Hamburgo foi identificada como possível origem do foco, mas testes preliminares não comprovaram até agora a presença da bactéria no local.

Foco limitado

“Eu enfatizo que o foco está limitado geograficamente à área no entorno da cidade de Hamburgo, então não há razão para uma ação no nível europeu. Medidas (tomadas pela UE como um todo) contra qualquer produto são desproporcionais”, disse Dalli.

Mas ele admitiu que a proibição ao comércio de alguns produtos é um problema para toda a União Europeia. A Rússia, principal comprador de legumes e verduras produzidos pelos países do bloco, anunciou na semana passada a suspensão de todas as importações.

“Estamos em contato constante com outros países, incluindo a Rússia. Estamos pedindo à Rússia que suspenda a proibição, que é desproporcional”, afirmou Dalli.

Ao comentar o andamento da crise, ele disse que apontar inicialmente os pepinos espanhois como fonte da contaminação foi um erro.

“É crucial que as autoridades nacionais não corram para dar informações sobre a fonte da infecção quando elas não estiverem justificadas pela ciência”, afirmou.

“Isso cria medo e problemas para nossos produtores de alimentos. Precisamos ter cautela para não tirar conclusões precipitadas”, disse.

Honra do pepino

Após o discurso do comissário da Saúde, um deputado espanhol discursou no Parlamento segurando um pepino e afirmou: “Precisamos restaurar a honra do pepino”, disse.

A Espanha diz que vai exigir da Alemanha uma compensação por 100% das perdas verificadas pelos seus produtores após a acusação falsa contra os pepinos exportados pelo país.

A associação espanhola de exportadores de frutas e hortaliças estima as perdas em 225 milhões de euros (cerca de R$ 520 milhões) por semana.

Fonte: BBC Brasil

CORPO DE ORLANDO ZAPATA É EXUMADO, CREMADO E SERÁ LEVADO AOS EUA

As autoridades cubanas fizeram nesta terça-feira a exumação dos restos mortais do dissidente Orlando Zapata, que serão cremados e entregues a seus familiares.

Reina Luisa Tamayo, a mãe de Orlando Zapata, confirmou por telefone à Agência EFE que a exumação ocorreu nesta manhã e que ela mesma assistiu acompanhada de outros três dissidentes.

Fonte: EFE

ARQUEÓLOGOS ACREDITAM TER ENCONTRADO OS RESTOS MORTAIS DE MEMBROS DA FAMÍLIA IMPERIAL RUSSA

Arqueólogos acreditam ter encontrado os restos mortais de membros da família imperial russa que foram executados pelos bolcheviques e sepultados em valas comuns descobertas casualmente na Fortaleza de Pedro e Paulo de São Petersburgo.

"Fontes seguras dizem que quatro grão-duques da disnatia Romanov foram mortos em 1919 nesta fortaleza. Acreditamos ter encontrado os restos de Georgi Mikhailovich, Nikolai Mikhailovich, Dmitri Konstantinovich e Pavel Alexandrovich", afirmou à AFP Vladimir Kildiushevski, arqueólogo responsável pelas escavações.

Restos mortais de centenas de pessoas fuziladas já haviam sido encontrados no local em outra ocasião.

O grão-duque Pavel Alexandrovich Romanov era tio do último czar russo, Nicolau III, executado nos Montes Urais pelos bolcheviques em 1918 ao lado de sua família. As outras três vítimas eram seus primos, netos do czar Nicolau I.

Os quatro grão-duques foram assassinados em 1919 na Fortaleza de Pedro e Paulo, no coração da antiga capital do império russo, mas o lugar de suas sepulturas nunca fora localizado.

Os bolcheviques mataram inúmeras pessoas na fortaleza situada às margens do Rio Neva, na qual se encontra a Catedral de Pedro e Paulo. No local, foram sepultados todos os czares da Rússia desde Pedro, O Grande.

Quase um século depois, o descobrimento acidental de restos humanos durante obras de restauração, em 2007, deram início a novas escavações.

Os arqueólogos encontraram seis fossas comuns que datam de 1917-1919 com os restos de centenas de pessoas, incluindo jovens que tinham cerca de 16 anos de idade quando foram mortos.

"Todas as vítimas foram assassinadas com um tiro na cabeça e os corpos amontoados nas valas", explicou Vladimir Kildiushevski.

"Alguns crânios trazem marcas em particular, como se as vítimas tivessem levado uma coronhada na cabeça", acrescentou.

O arqueólogo mostrou objetos encontrados entre os ossos: óculos, uma grande cruz de ouro, cigarreiras, cadernos, pedaços de roupas, um chapéu ainda bem conservado e um sapato.

"Em algumas valas, foram jogadas apenas pessoas mais velhas, os civis. Em outras, jovens entre 20 e 30 anos que eram cadetes das escolas militares", contou o arqueólogo.

As mortes ocorreram durante o período conhecido como "Terror Vermelho" desencadeado pela Cheka (a polícia política) e o Exército durante a guerra civil no país, que durou de 1918 a 1923.

Durante estes anos, milhares de "inimigos" - nobres, burgueses, funcionários, sacerdotes, grevistas e camponeses - foram executados na Rússia.

"Estamos exterminando a burguesia como classe. Não busquem provas para saber se um acusado agiu contra o poder soviético com atos ou palavras. A pergunta que se deve fazer é a que classe ele pertence. Esta pergunta determinará o seu destino. Este é o significado do terror vermelho", escreveu em 1918 um dos chefes da Cheka, Martin Latsis.

Latsis foi quem determinou a morte dos quatro Romanov executados em Petrogrado (nome de São Petersburgo entre 1914 e 1924, antes de ser batizada como Leningrado de 1924 a 1991).

"Estamos agora tentando determinar com exatidão quem foi executado aqui (na Fortaleza) e pretendemos continuar com as investigações. É muito provável que existam mais restos mortais no local", disse Kildiushevski, lamentando que as escavações - a cargo do Museu de História de São Petersburgo - estejam suspensas por falta de financiamento.

Fonte: AFP

CINZAS DO VULCÃO CHILENO CANCELAM VOOS DO BRASIL PARA A AMÉRICA DO SUL SÃO SUSPENSOS

As companhias aéreas TAM e Gol tinham suas operações na América do Sul afetadas nesta terça-feira, com cancelamento de voos, depois que um complexo vulcânico no sul do Chile entrou em erupção, desprendendo uma alta coluna de rochas e cinzas que está sendo empurrada pelo vento para o nordeste do continente.

A TAM cancelou na véspera quatro voos noturnos que sairiam de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires e Montevidéu. Nesta terça-feira, a companhia estava avaliando a situação, mas pela manhã tinha cancelado outros quatro voos que sairiam de Buenos Aires e Montevidéu com destino a São Paulo e Rio de Janeiro.

A Gol confirmou que suas operações estavam sendo afetadas pelas cinzas, mas não pode informar detalhes imediatamente. A Avianca não pode informar de imediato se estava sendo afetada pelo fenômeno.

Segundo a empresa que administra os aeroportos brasileiros, Infraero, do total de 56 voos internacionais programados para até as 10h desta terça-feira, 18 tinham sido cancelados, um percentual de 32,1 por cento. A Gol tinha cancelado cinco voos e a TAM outros quatro.

O complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no sul do Chile, expeliu lava e provocou a movimentação de pedras atrapalhando a travessia de estradas na região da fronteira entre Argentina e Chile. Alguns trechos estavam interrompidos pelo acúmulo de cinzas. A nuvem vulcânica chegou à capital Buenos Aires nesta terça-feira, e afetou as operações no aeroporto internacional de Ezeiza, nos arredores da capital, o que gerou cancelamento de voos desde a noite de segunda-feira.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apesar da situação causada pelo vulcão, os passageiros afetados podem pedir reembolso e assistência das companhias aéreas enquanto estiverem impedidos de viajar.

Fonte: Reuters