quarta-feira, 15 de junho de 2011

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA RISCO DE O BRASIL DE NÃO PAGAR AS DÍVIDAS É MENOR DO QUE O DOS ESTADOS UNIDOS

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (15) que o risco de o Brasil deixar de pagar suas dívidas é menor do que o dos Estados Unidos. “Pela primeira vez na história, o risco do Brasil é menor do que o risco dos Estados Unidos”, destacou Mantega, em entrevista à imprensa depois de café da manhã com a presidenta Dilma Rousseff e os governadores de estados do Nordeste e do Norte, no Palácio do Planalto.

Mantega se referiu ao risco avaliado no mercado do Credit Default Swap (CDS), uma espécie de seguro usado por investidores como proteção contra o risco de o devedor não ter condições de quitar suas obrigações. “Então, quem tem medo de que possa haver um não cumprimento, um não pagamento, faz o seguro [CDS]”, ressaltou.

Ele lembrou que atualmente existe um volume de mais de US$ 70 trilhões nesse tipo de operação. Segundo dados divulgados por Mantega, atualmente, quando se faz um seguro sobre a dívida brasileira, paga-se menos do que no caso da dívida norte-americana.

O ministro disse ainda que está feliz com a notícia porque ela representa a solidez da economia brasileira e a confiança dos investidores sobre o Brasil. “A presidenta Dilma ficou satisfeita pelo fato de o Brasil ter um risco menor do que os EUA. Isso mostra que estamos praticando um política econômica correta”, disse.

Fonte: Agência Brasil

METADE DOS BRASILEIROS CONSIDERA O GOVERNO DILMA ROUSSEFF ÓTIMO OU BOM, APONTA DATAFOLHA

Metade dos brasileiros (49%) considera ótimo ou bom o governo de Dilma Rousseff (PT). Outros 38% o classificam de regular e 10% o chamam de ruim ou péssimo. Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha nos dias 9 e 10 de junho mostra que a popularidade da administração petista junto aos brasileiros não sofreu alteração significativa nos últimos três meses. Em março deste ano, essas taxas correspondiam a 47%, 34% e 7%, respectivamente. O índice que mais sofreu alteração foi o dos que não sabem opinar – caiu de 12% para 3%. Foram ouvidas 2.188 pessoas em todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

Nos últimos três meses, a aprovação a Dilma cresceu especialmente entre os homens (cinco pontos percentuais), entre os mais velhos (quatro pontos), entre os que possuem renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos (quatro pontos), entre os habitantes do Nordeste (quatro pontos) e Norte e Centro-Oeste (cinco pontos em cada). A reprovação subiu principalmente entre os que têm de 35 a 44 anos (cinco pontos), nível superior de escolaridade (seis pontos), os mais ricos (sete pontos) e os que moram na região Sudeste (cinco pontos).

A nota média atribuída pelos brasileiros à presidente da República nestes seis primeiros meses de governo é 6,8. Em março, era 6,9. No total, 13% dão a nota máxima (dez) ao desempenho de Dilma. A nota mínima (zero) é atribuída por 3% dos entrevistados. As maiores médias encontram-se entre os habitantes do Nordeste (7,3), entre os menos escolarizados (7,2) e entre os mais velhos (7,1). As menores estão entre os mais ricos (5,8) e os mais escolarizados (5,9).

A demissão do Ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que aconteceu na última semana, pode não ter arranhado a opinião dos brasileiros sobre o governo petista, mas parece ter atingido alguns aspectos da imagem pessoal da presidente. O episódio, que começou com a revelação do enriquecimento súbito do ex-ministro e se arrastou por algumas semanas sem explicações totalmente claras sobre a origem dos recursos, pode ter influenciado a queda na percepção que a população tem da presidente no quesito “decisão”. Apesar da maioria julgar Dilma uma presidente decidida (62%), 34% a classificam de indecisa, taxa duas vezes maior à verificada em março deste ano. Na ocasião, 15% a chamavam de indecisa.

A presidente também sofreu prejuízo de imagem no aspecto inteligência. A taxa dos que a julgam muito inteligente caiu de 85% para 76% e a dos que a chamam de pouco inteligente subiu de 9% para 20%. No quesito sinceridade, não são observadas mudanças significativas – o índice dos que a consideram sincera oscilou negativamente de 65% para 62% e a dos que a julgam falsa foi de 17% para 22%. Em outro item, o resultado pode ser considerado até positivo. A taxa dos que acham Dilma democrática subiu de 44% para 52%, enquanto a dos que a vêem autoritária foi de 44% para 41%.

Fonte: Datafolha

O CORINTHIANS NÃO MERECE ISTO! RECORD DENUNCIA ANDRÉS SANCHEZ

RECORD DENUNCIA NEGÓCIOS OBSCUROS DE ANDRÉS SANCHEZ

OPERADORAS DE TELEFONIA ACUSAM A REDE GLOBO DE TENTAR BARRAR PROJETO DE LEI DE TV A CABO

As operadoras de telefonia acusam a Globo de tentar barrar o projeto de lei (PLC 116) que abrirá o mercado de televisão a cabo para as teles pondo fim às restrições ao capital estrangeiro, informa reportagem de Julio Wiziack para a Folha.

Oficialmente, as operadoras não falam do assunto. Nos bastidores, dizem que a Globo está tentando "segurar" ao máximo a tramitação do projeto, porque ele abre a possibilidade de que as operadoras se associem a emissoras de TV para formar um novo programador de canais concorrente da Globosat, maior programadora da América Latina.

A Globo nega

"Apoiamos a aprovação do projeto tal como se encontra no Senado", afirma Evandro Guimarães, vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo. Segundo ele, as acusações são infundadas.

Em uma carta enviada pelas Organizações Globo ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a que a Folha teve acesso, o grupo afirma que concorda com o projeto desde que "haja compromisso da liderança de que não haverá vetos do Executivo, que de qualquer forma possam mutilá-lo, provocando desequilíbrio nas relações entre produtores e distribuidores de conteúdo".

Fonte: Folha

JUSTIÇA DECRETA A PRISÃO DE EDMUNDO

O advogado Arthur Lavigne, que representa o ex-jogador de futebol e atual comentarista esportivo Edmundo Alves de Souza Neto, disse que a decisão do juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, é "sem cabimento". O magistrado determinou nesta terça-feira a expedição de mandado de prisão contra Edmundo por um acidente de trânsito em 1999, quando morreram três pessoas.

"Este processo está prescrito desde 2007. Em 2010, o Ministério Público reconheceu a prescrição e tanto a defesa quanto a acusação concordaram. O juiz, que é novo na Vara, entendeu que não havia prescrição. Não sei qual é a fundamentação dele. Um habeas-corpus será impetrado nesta quarta-feira mesmo. Estamos todos surpresos, é uma decisão sem cabimento", disse Lavigne.

Em 1995, o então jogador do Flamengo chocou seu Cherokee com um Fiat Uno na Lagoa, zona sul do Rio. Ele foi condenado, em março de 1999, a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto. O ex-jogador chegou a passar uma noite na cadeia em função dos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais também culposas em outras três vítimas.

No acidente, morreram Joana Maria Martins Couto, Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota. Ficaram feridas Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer. A defesa de Edmundo recorreu, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999. Segundo o juiz Carlos Eduardo de Figueiredo, ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei.

Fonte: Jornal do Brasil

BRASIL CONSOLIDARÁ PRODUÇÃO AGRÍCOLA NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS

O Brasil deve avançar na consolidação de potência agrícola nos próximos dez anos e disputar a liderança na produção de alimentos com os Estados Unidos. A projeção é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que hoje (14) divulgou o estudo Projeções do Agronegócio 2010/11-2020/2021.

De acordo com o estudo, produtos agrícolas de alto consumo interno e já constantes da pauta de exportação brasileira tendem a ter aumento de produção, sobretudo por avanço tecnológico, e ganhar mais mercado.

A produção do algodão deve crescer 47,8% nos próximos anos e a exportação do produto (sem as barreiras comerciais americanas) em mais de 68%. O café terá aumento de produção em mais de 24% e a venda para o comércio exterior crescerá em quase 46%. Já a produção de soja subirá em cerca de 36% e a exportação em 39%.

“Os números são conservadores”, disse o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, ao afirmar que a projeção feita pelos técnicos do Mapa e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se baseou em resultados medianos.

De acordo com ele, a demanda por alimento está em expansão nos mercados interno e externo e os preços dos produtos agrícolas estão em ascendência, o que estimula a produção. “Isso não é uma situação circunstancial.”

O ministério avalia que o país manterá a dianteira na produção da carne de frango e carne bovina, e incrementará a produção de carne suína. No total, o país passará da produção atual de 24,6 milhões de toneladas de carne para 31,2 milhões de toneladas na temporada 2020/21 (crescimento de 36,5%).

Alguns produtos como leite e milho – cadeias produtivas nas quais Brasil não é líder de vendas - terão incremento significativo nas exportações. A venda de leite deverá crescer 50,5% (atingindo 300 milhões de litros) e a comercialização do milho crescerá em 56,5% (alcançado 14,3 milhões de toneladas).

Se o cenário se confirmar, o Brasil terá 12% do mercado de milho; 33,2% do mercado de grão de soja; 49% da participação da carne de frango; 30,1% da carne bovina e 12% da carne suína.

O crescimento das exportações será acompanhado da expansão do consumo interno, que continuará sendo o principal destino da produção: 85,4% do milho; 83% da carne bovina; 81% da carne suína; 67% da carne de frango; e 64,7% da soja.

Além de mais produção e mais vendas, o Mapa avalia que o país terá uma nova fronteira agrícola – batizada como Matopiba (formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e pela Bahia). Essas áreas estão atraindo novas lavouras porque têm terras mais baratas que a Região Centro-Oeste e poderão aumentar a produção de algodão, frango, carne bovina e soja; além de celulose e papel.

O cenário otimista do Mapa poderá ser contrariado, no entanto, se houver nova recessão internacional, se as áreas agrícolas foram afetadas por problemas climáticos, ou se houver aumento de protecionismo, diz o coordenador do estudo, José Garcia Gasques.

Na próxima semana, o ministro Rossi estará na França, participando da reunião do G20 (20 principais economias do planeta) sobre a produção de alimentos. Ele não pretende criticar a política de subsídios da França e dos países europeus. “Reconheço o direito desses países de proteger seu produtores”, disse, ao adiantando que se empenhará para que haja maior flexibilização quanto aos produtos já importados. Rossi defende que o G20 crie instrumentos financeiros para proteger os países pobres da alta das commodities e que também seja criado um estoque mínimo emergencial para essas economias.

Fonte: Agência Brasil

JUNINHO PERNAMBUCANO COMEÇA TREINOS NO VASCO

A torcida do vasco ainda está eufórica com o título da Copa do Brasil e com a volta de Juninho Pernambucano, apresentado no último sábado, em São Januário. O ídolo que começou a treinar, não sabe se vai conseguir render o esperado pelos vascaínos, mas garante que vai colaborar muito no Vasco.

– Sinto-me um privilegiado por estar jogando aos 36 anos e jogando bem. Pela conquista da Copa do Brasil, acredito que o time está motivado para buscar o Brasileiro. Não sei se vou jogar como antes, mas se eu não tivesse condições de voltar, não voltaria. Acredito que vou ajudar bastante e estou muito motivado para fazer um grande Brasileiro –, disse o reizinho.

Nesta terça-feira, o grupo vascaíno foi à praia realizar atividades físicas, mas o reforço ficou na academia do clube, onde fez reforço muscular. Ricardo Gomes foi à praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde o preparador Rodrigo Poletto comandou as atividades.

Apesar de já aprimorar a forma física, Juninho ainda tem um longo caminho até a estreia. O jogador ainda deve voltar a treinar a parte técnica, e se integrar ao grupo

Além da alegria de retornar ao Vasco, Juninho ficou muito emocionado quando viu o estádio vascaíno lotado no sábado, e todos, cantando a música sobre o gol no Monumental.

– Estou vivendo um momento que poucos jogadores tiveram na carreira. Fiquei muito emocionado com o estádio cheio e todo mundo cantando minha música. Meu único gol na Libertadores foi aquele então jamais imaginei ser homenageado desta maneira. Estou muito feliz com tudo isso –, finalizou Juninho Pernambucano que ganhou uma camisa comemorativa em sua homenagem.

A camisa que está em edição limitada, é confeccionada com uma tecnologia inovadora e exclusiva da Penalty, a PoliPIMA. Uma construção de tecidos, que mistura as fibras naturais do algodão pima e o sintético da microfibra de poliéster.

Essa combinação proporciona mais leveza, conforto, rápida absorção e secagem do suor. A camisa começa a ser vendida no fim do mês. Outra lembrança do craque que o torcedor poderá adquirir será o boneco miniatura que estará a venda em julho.

Fonte: Correio do Brasil

POPULAÇÃO PAULISTANA PAGARÁ PELA CONSTRUÇÃO DO FIELZÃO

Será lido nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal o projeto enviado pelo prefeito Gilberto Kassab que prevê um pacote de R$ 420 milhões em incentivos fiscais para o Corinthians construir o estádio em Itaquera (zona leste de São Paulo), que está prometido para a abertura da Copa de 2014. Se o projeto for aprovado, será o maior abono fiscal já concedido pela prefeitura. 

Mario Ângelo/AE/AE
A leitura estava marcada para esta terça-feira (14), mas, com a morte da mãe do vereador Tião Farias (PSDB), a sessão que discutirá a isenção recorde passou para esta quarta, a partir de 15h (horário de Brasília). Tião criou na Câmara, em abril, a subcomissão da Copa, que acompanha semanalmente a evolução dos trabalhos das áreas da prefeitura envolvidas com o Mundial. 

O projeto prevê que, ainda durante a construção do estádio, uma empresa criada pelo Corinthians e pela Odebrecht receberá CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) no valor de R$ 50 mil cada e com validade de dez anos após a conclusão da obra. Esses papéis servirão para abater a cobrança de tributos junto à prefeitura, podendo também ser vendidos para levantar fundos para a conclusão do estádio. 

O R7 apurou que o pacote de incentivos fiscais é visto entre os organizadores da Copa em São Paulo como umas das últimas cartadas para a cidade receber a abertura do Mundial. Como ainda não há contrato firmado entre Corinthians e Odebrecht, o clube não teve acesso aos R$ 400 milhões que o BNDES liberou para cada uma das cidades-sede para construir ou reformar seus estádios para a Copa de 2014. A corrida para a aprovação do projeto é importante para os envolvidos porque a Fifa decidirá até o final de julho onde será a abertura do Mundial. 

Em maio, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, deu um ultimato a São Paulo. Disse que a cidade tem até o dia 28 de julho para mostrar garantias de que pode receber a partida inaugural. Como o BNDES ainda não pode liberar a verba para São Paulo, o pacote de R$ 420 milhões da prefeitura servirá para mostrar à Fifa que pelo menos existe um caminho para que a construção do estádio seja viabilizada. 

Atraso 

O atraso no início das obras já tirou o Fielzão da Copa das Confederações de 2013. Mesmo com a ajuda da prefeitura, o Corinthians ainda não consegue determinar uma data para quando a arena ficará pronta e quanto dinheiro será gasto. Especialistas envolvidos no projeto estimam que a obra pule dos R$ 350 milhões, previstos inicialmente pelo próprio clube, para mais de R$ 800 milhões como forma de adaptar o estádio às exigências da Fifa para o palco de abertura do Mundial de 2014. 

A construção do Fielzão foi iniciada há duas semanas, com a terraplanagem do terreno, que deve durar cerca de três meses. A Odebrecht trabalha com o prazo limite de 33 meses para a entrega do estádio que, desta forma, só ficaria pronto em março de 2014, três meses antes da Copa do Mundo.

Fonte: R7

MENINAS MAIS POBRES ESTÃO MENSTRUANDO MAIS CEDO

Meninas de nível econômico mais baixo têm maiores chances de começar a menstruar mais cedo, o que aumenta os riscos de que desenvolvam câncer de mama, dizem especialistas britânicos.

AP
Os pesquisadores basearam suas conclusões em um estudo de longo prazo do qual participam 90 mil mulheres britânicas e cujo objetivo é investigar que fatores genéticos, ambientais e outros relativos a estilos de vida, estariam associados ao câncer.

O estudo, intitulado Breakthrough Generations Study, iniciativa da entidade britânica de fomento a pesquisas Breakthrough Breast Cancer, terá a duração de 40 anos. Alguns dos resultados foram publicados na revista científica Paediatric and Perinatal Epidemiology.

Eles indicam que meninas mais pobres, com dietas alimentares também mais pobres, tendem a menstruar pela primeira vez por volta dos 12,1 anos de idade, em comparação com meninas mais ricas, que tendem a ter sua primeira menstruação aos 12,5 anos.

O risco de câncer entre as meninas mais pobres seria maior porque elas estariam produzindo o hormônio estrogênio durante mais tempo.

Além da idade da primeira menstruação, outros fatores que, acredita-se, estariam associados ao câncer de mama, seriam a idade da mulher, consumo de álcool, peso, uso de terapias de reposição hormonal e da pílula anticoncepcional.

Queda Progressiva

No início do século 20, a primeira menstruação em mulheres britânicas ocorria, em média, aos 13,5 anos de idade. Por volta da década de 1940, a média caiu para 12,5 anos. Houve poucas mudanças nas quatro décadas subsequentes.

No final da década de 1980, a média caiu novamente, para os 12,3 anos.

A idade da primeira menstruação está vinculada ao peso da menina. Portanto, o aumento nos índices de crianças obesas na Grã-Bretanha, particularmente em classes sócio-econômicas mais baixas, poderia talvez ajudar a explicar a mudança.

No passado, meninas de nível sócio-econômico mais alto, com dietas mais ricas e peso maior, tendiam a menstruar mais cedo.

"Não sabemos as razões por trás (da queda na idade da primeira menstruação), mas alterações na dieta podem ter cumprido algum papel", disse a autora do estudo, Danielle Morris, do Institute of Cancer Research, no condado de Surrey, Inglaterra.

"Essa queda é importante porque a idade na qual uma menina começa a menstruar pode influenciar suas chances de desenvolver câncer de mama mais tarde".

Efeito Estrogênio

Estudos anteriores demonstraram que o hormônio feminino estrogênio está associado ao crescimento de tumores nas mamas.

Meninas que menstruam mais cedo tendem a sofrer maior exposição ao hormônio mesmo quando deixam de menstruar, explicou a pediatra Tabitha Randall, do Nottingham Children's Hospital, em Nottingham, Inglaterra.

"As meninas que começam a menstruar mais cedo estão produzindo estrogênio por períodos mais longo de tempo", disse Randall. "E embora mulheres que começam a menstruar antes normalmente deixam de menstruar mais cedo, elas podem começar a usar terapia de reposição hormonal", explicou a pediatra.

Níveis de estrogênio no organismo também são influenciados pela dieta e, portanto, peso.

"A dieta é importante porque o tecido adiposo transforma o hormônio masculino em estrogênio", acrescentou Randall.

Hereditariedade

A incidência de câncer de mama na família também aumenta os riscos de que uma mulher desenvolva a doença.

Um outro especialista envolvido no Breakthrough Generations Study, Anthony Swerdlow, disse que índices de câncer de mama vêm aumentando na Grã-Breanha.

"Achamos que essas mudanças ocorreram por uma combinação de fatores que, individualmente, fazem uma pequena diferença".

"A compreensão de como esses fatores influenciam os riscos de uma mulher de desenvolver câncer de mama pode permitir que desenvolvamos estratégias para prevenir a doença no futuro".

O número de casos de câncer de mama diagnosticados na Grã-Bretanha aumentou 50% nos últimos 25 anos. Segundo estatísticas mais recentes, quase 48 mil novos casos foram identificados em 2008.

Fonte: BBC Brasil

PERU DESCOBRE 370 TUMBAS INCAS

Arqueólogos peruanos começaram a catalogar 370 tumbas incas encontradas nos Andes a cerca de 3,7 mil metros de altitude.

Peru
Os pesquisadores dizem que há tumbas quadradas, circulares, muradas e que algumas estão em buracos ou sob pisos de pedra.

Especialistas afirmam que o sítio arqueológico tem entre 500 e 600 anos e que algumas das tumbas ainda contêm os restos mortais dos falecidos, dentro cestas de vime.

"Os indivíduos tinham funerais característicos e as cestas eram feitas de acordo com o volume dos corpos ", afirmou Jorge Atauconcha, chefe do sítio arqueológico de Chumbivilcas.

Fonte: BBC Brasil

MERGULHADOR AMERICANO VAI PROCURAR O CORPO DE BIN LADEN

Um mergulhador americano vai iniciar a busca pelo corpo do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que os Estados Unidos alegam ter atirado ao mar depois de sua morte, no início de maio.

Bill Warren (Imagem capturada de vídeo do YouTube)
Bill Warren afirmou, junto com uma equipe especializada em buscas, pretende acabar com as especulações a respeito da morte de Bin Laden.

"A principal razão é estabelecer se Bin Laden está morto ou não, e mostrar fotos e vídeos, algo que o governo americano não fez para o mundo e para os cidadãos americanos", disse o mergulhador à BBC.

O líder da Al-Qaeda foi morto durante operação realizada por tropas de elite das Forças Armadas americanas na residência em que estava morando em Abbottabad, no Paquistão. O corpo dele nunca foi exibido pelo governo americano, o que gerou uma série de especulações.

"Eu tenho algumas dúvidas. Por que razão meu governo se negou a mostrar a foto do corpo? Pode ser que existam muitas provas, mas a maioria das pessoas com quem tenho conversado, de Londres a Moscou, não acredita que ele está morto", afirmou o mergulhador.

A busca

Warren afirma que tem fontes de informações secretas que podem ajudar na operação.

"Tenho muitos amigos que são soldados da Marinha e nos encontramos nos bares de San Diego, onde vive. E alguns deles estão tentando conseguir informações mais precisas da área onde o corpo foi jogado", afirmou o mergulhador.

E ele também conta como pretende fazer a operação no Mar da Arábia.

"Primeiro, começaremos em águas menos profundas, na costa do Paquistão, e vamos percorrer uma área, trecho a trecho", explicou Warren.

Caso o corpo tenha sido levado para águas mais profundas pelas correntes locais, Warren afirmou que já tem um plano alternativo.

"Iremos até as águas do oeste da Índia, a um barco que está posicionado ali, e a partir daquele local começaremos a busca em águas profundas, primeiro a 152 metros e poderemos chegar até os 2.740 metros."

Um problema adicional é identificar um saco com um cadáver em meio ao lixo que deve haver no fundo do mar.

Mas Warren, que é especialista em buscar tesouros escondidos no mar, lembra que já encontrou todo tipo de objeto a 3 mil metros de profundidade e que, por isso, acha que pode achar o corpo de Bin Laden.

"É possível. Já encontrei privadas, pneus... e o cadáver está em um saco, não está flutuando, está em um saco da Marinha dos Estados Unidos."

Plano

Bill Warren também já pensou no que fazer se encontrar o corpo de Bin Laden.

"Enviaremos um robô com controle remoto, que usamos nos últimos 30 anos, traremos o corpo para o barco, tiraremos uma foto, faremos um vídeo e vamos retirar amostras de seu cabelo para comparar com alguns de seus familiares na Arábia Saudita", afirmou.

O mergulhador também afirmou que, caso não encontrem o corpo, não significará que ele não foi lançado ao mar, como alegam os militares americanos.

Mas, um prêmio de consolação seria encontrar algum tesouro, já que poucos mergulhadores exploraram o Mar da Arábia com este objetivo.

"Deve haver muitos tesouros escondidos, como porcelana chinesa, nesta região, assim, pelo menos, poderemos cobrir nossos custos", disse o mergulhador em tom de brincadeira.

Warren conta que não houve nenhuma oposição por parte do governo dos Estados Unidos, mas acrescenta ainda que ninguém do governo americano entrou em contato com ele e ainda espera uma chamada.

Fonte: BBC Brasil

TAM E GOL VOLTAM A OPERAR NO CONE SUL

As companhias aéreas TAM e Gol anunciaram a retomada dos voos para Argentina, Paraguai e Uruguai no fim da tarde desta terça-feira, seguindo a melhora nas condições meteorológicas e de segurança para operar no Cone Sul, após 10 dias de transtornos causados pela nuvem de cinzas expelida por um vulcão chileno.

A Gol informou que voltou a voar para os aeroportos Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, e para Rosário, na Argentina, além de Montevidéu, no Uruguai.

"Verificou-se que a densidade da nuvem nas áreas a serem sobrevoadas, hoje (terça-feira), é cem vezes menor que o limite internacionalmente aceito para que se realizem operações aéreas", disse a companhia em comunicado.

A TAM afirmou que operaria normalmente a partir de 17h de terça-feira os voos programados para Assunção, no Paraguai, Montevidéu e ambos os aeroportos de Buenos Aires, mas alertou que poderia voltar a suspender os voos caso houvesse riscos.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), da Força Aérea Brasileira, informou em boletim no início da noite que a nuvem de cinzas vulcânicas diminuiu sua intensidade sobre o território brasileiro.

Segundo o comunicado, a nuvem está restrita a uma estreita faixa que se estende desde a capital argentina até Florianópolis, em Santa Catarina, passando pelas cidades gaúchas de Santa Maria, Bagé e Porto Alegre.

"A concentração de cinzas residuais encontra-se abaixo da altitude utilizada pelas aeronaves comerciais ficando a menos de 800 metros do solo", informou o CGNA no comunicado.

Os dados do mais recente boletim do centro que monitora o movimento das cinzas vulcânicas na Argentina, o Volcanic Ash Advisory Centres (VAAC), mostraram que a maior concentração da nuvem está sobre o oceano Atlântico.

De acordo com informações da Infraero, estatal que administra os aeroportos do país, 33 dos 182 voos internacionais programados até as 20h foram cancelados, ou 18,1 por cento do total.

O aeroporto com maior número de cancelamento de voos internacionais era o de Guarulhos, em São Paulo, seguido por Galeão, no Rio de Janeiro.

O vulcão Puyehue, adormecido há décadas, entrou em erupção no centro-sul do Chile na semana passada, o que provocou uma nuvem de cinzas sobre os Andes que tem atrapalhado o tráfego aéreo na América do Sul há dias.

Não é a primeira vez que cinzas vulcânicas provocam caos no espaço aéreo e impedem milhares de pessoas de viajar.

Em maio, a erupção do Grimsvotn, o vulcão mais ativo da Islândia, lançou uma enorme coluna de fumaça e cinzas, prejudicando algumas operações em parte da Europa.

O impacto, porém, foi menor do que outro vulcão mais ao sul da Islândia que entrou em erupção no ano passado e que fechou o espaço aéreo europeu por seis dias devido ao medo de que as partículas vulcânicas entrassem nos motores das aeronaves e causassem acidentes.

Na sexta-feira, a ação da TAM recuou 0,13 por cento, a 31,78 reais, enquanto o papel da Gol registrou alta de 1,29 por cento, a 18,87 reais. O Ibovespa, que reúne as principais ações brasileiras, avançou 0,29 por cento.

Fonte: Reuters