quarta-feira, 22 de junho de 2011

TAXA DE DESEMPREGO DE MAIO É A MENOR DESDE 2002

A taxa de desemprego fechou o mês de maio em 6,4%, informou hoje (22) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o menor para o mês de maio desde o início da série de coleta de dados da Pesquisa Mensal de Emprego, em 2002.

A taxa de maio também ficou estável em relação à registrada um mês antes. Na comparação com o mesmo período de 2010, quando o indicador ficou em 7,5%, houve diminuição de 1,1 ponto percentual.

De acordo com o levantamento, a população desocupada no país foi estimada em 1,5 milhão de pessoas e não aumentou em relação ao mês anterior. Na comparação com maio de 2010, esse contingente teve queda de 13,7%, o que indica que em maio deste ano havia 242 mil pessoas a menos em busca de emprego.

A população ocupada também ficou estável na passagem de um mês para outro, totalizando 22,4 milhões de trabalhadores, e aumentou 2,5% em relação a igual período de 2010. Com isso, em maio deste ano, havia 552 mil pessoas a mais ocupando postos de trabalho.

O documento do IBGE aponta ainda que o rendimento médio dos trabalhadores ocupados ficou em R$ 1.566,70 em maio, representando o valor mais elevado para o mês de maio desde o início da série da pesquisa. Em relação a abril, houve aumento de 1,1%; e alta de 2,5% na comparação com maio de 2010.

O número de trabalhadores com carteira assinada chegou a 10,8 milhões de pessoas, o que demonstra estabilidade em relação a abril e elevação de 6,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado aponta um adicional de 676 mil postos de trabalho formais entre os dois anos.

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) avalia a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre.

Fonte: Agência Brasil

MILIONÁRIO CHINÊS FOGE COM A AMANTE E DEIXA MENSAGEM PARA A MULHER NA INTERNET

Quem se lembra da famosa cena na série Sex and the City (O Sexo e a Cidade) em que Berger termina sua história com Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) num post-it? Estávamos no fim dos anos 90. Tal atitude continua a não ser muito agradável nos dias de hoje, mesmo que se recorra às novas tecnologias e às redes sociais. O protagonista desta história é um multimilionário chinês que quebrou recentemente os limites no que toca separações sem mútuo acordo.

china
Todos sabemos que é raro estas coisas acabarem bem, mas comunicar à família e aos amigos que vai deixar a mulher e fugir com a amante, através de um site de microblogging semelhante ao Twitter chamado Sina Weibo, é frio demais (por enquanto).

“Vou desistir de tudo e fugir com a Wang Qin”, escreveu Wang Gongquan, um investidor multimilionário. “Tenho vergonha e por isso vou-me embora sem dizer adeus. Ajoelho-me e imploro que me perdoem!”, acrescentou, segundo relata a edição desta terça-feira do Wall Street Journal.

Acontece que, para agravar ainda mais a história, a confissão de Gongquan foi quase de imediato partilhada por vários utilizadores chineses. De acordo com a publicação, a mensagem datada de 16 de Maio foi republicada por 60 mil pessoas em 24 horas, tornando-se assim viral.

“Por favor, contacta-me assim que puderes!”, comentou o Pan Shiyib, amigo de Gongquan e diretor-geral da Soho China Ltd, uma da maiores imobiliárias de Pequim. “A tua família está incrivelmente ansiosa… Por favor, contacte-os”, sublinhou o multimilionário, preocupado com o amigo.

Apesar de a internet ter alterado as normas sociais e as concepções de privacidade em todo o mundo, o comportamento de Wang foi muito polémico na China, onde as discussões abertas sobre questões íntimas são ainda raras. Porém, o recente advento do mundo em rede no país começa a permitir a troca rápida de informações, rumores, piadas e até mesmo críticas ao governo, antes de a censura ter tempo para atuar.

Com menos de dois anos, o Sina Corp.’s Weibo (cujo nome significa microblogue em chinês), captou mais de 140 milhões de usuários, quase um terço dos mais de 450 milhões que usam internet no país. O Twitter não é permitido na China e as empresas locais precisam de licenças do governo para oferecer serviços de microblogging. No entanto, a exposição dos dramas emocionais de Gongquan ainda não terminou. Após a revelação inicial, o chinês em fuga com a amante publicou várias mensagens e uma ligação para um vídeo onde está de pé, em frente a um rio, a cantar sobre a sua situação.

Eis alguns versos da sua cantoria sobre paixão e desgosto:

“Sempre voltado para os sussurros do vento com um coração ansioso por amor. O que mais detesto é trabalhar para realizações profanas. Quem já viu montanhas de ouro e prata durarem até dez mil gerações? Ao longo dos séculos, a única coisa preciosa é este sentimento”, conclui.

Fonte: Correio do Brasil

QUALIDADE DO AR PIORA EM 38% DAS CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Estado de São Paulo tem 159 municípios com ar considerado saturado por causa do poluente ozônio (O3) - ou 60% das cidades monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os dados entre 2008 e 2010, que constam em classificação elaborada pela Cetesb sobre a severidade do ar, mostram ainda que a qualidade do ar piorou em 38% das cidades, em comparação com o estudo realizado em 2009.

A poluição é medida em 42 estações espalhadas na capital, Região Metropolitana, Baixada Santista e regiões industrializadas. Os municípios em um raio de 30 km de onde ocorre a medição recebem a mesma avaliação. Entre as cem cidades em que houve piora do ar, 45 passaram do nível "não saturada" para quase saturada. O restante tornou-se saturada. A saturação é subdividida em três níveis: moderada, séria e severa. Cinquenta cidades têm grau severo. Sete também apresentam saturação por Material Particulado (MP) - os dois elementos são, hoje, os principais vilões da poluição.

Desde 2008, a Cetesb classifica a saturação do ar no Estado para condicionar a liberação de licenças para empreendimentos nessas áreas à implementação de programas contra a poluição. Uma cidade é considerada com ar saturado se for apurado pelo menos um dia com poluição acima do padrão traçado.

No caso de novas empresas e indústrias, a Cetesb obriga uma compensação mais criteriosa nas cidades em que há saturação. "Se determinada indústria vai ter emissões significativas de um poluente saturado na região, terá de compensar toda essa poluição e 10% mais", explica o gerente de Qualidade Ambiental da Cetesb, Carlos Komatsu. "Pode instalar equipamentos técnicos ou renovar a frota de carros da prefeitura", exemplifica.

Ozônio e secura

O número de cidades com ar saturado por conta do ozônio teve aumento de 14% em relação ao ano anterior. Para a Cetesb, o aumento se explica por causa de condições desfavoráveis do clima em 2010. "Houve um período de inverno muito seco e grandes períodos de insolação, que favorecem a formação do ozônio", afirma a gerente da Divisão de Qualidade do Ar, Maria Helena Martins.

O ozônio se forma a partir de reações químicas entre óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis na incidência de luz solar. Quando a qualidade do ar está ruim por ozônio, pessoas com doenças respiratórias têm os sintomas agravados. As pessoas podem apresentar ardor nos olhos, nariz e garganta. 

Fonte: Estadão

MEC DIVULGA NESTA QUARTA, 22, A PRIMEIRA CHAMADA DO SISU

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quarta-feira, 22, a lista dos aprovados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Cerca de 450 mil se candidataram para disputar uma das 26 mil vagas ofertadas em 48 instituições públicas de ensino superior.

Os aprovados terão os dias 27 e 28 deste mês para fazer a matrícula nas instituições de ensino. Os estudantes puderam escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não fizerem a matrícula.

No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula nos dias 5 e 6 de julho. Após esse período, o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes. Podem entrar na lista os estudantes que não foram selecionados (em nenhuma das opções escolhidas) nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer essa opção no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.

A lista dos aprovados pode ser consultada no site do MEC. Os estudantes também poderão consultar o resultado da seleção pelo telefone 0800 61 61 61. Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.

Fonte: Estadão

GANSO ESTARÁ NA FINAL CONTRA O PEÑAROL

A “geração Neymar e Ganso” pode fazer história com a conquista do terceiro título da Copa Libertadores da América, caso o Santos vença o Peñarol nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio do Pacaembu. Isso porque a atual equipe santista tem a chance de marcar a retomada de um time que sempre teve fama de campeão, oportunidade perdida pela geração “Diego e Robinho” - vice-campeã da Libertadores em 2003 ao perder a decisão para o Boca Juniors. 

Para ficar com a taça, o time brasileiro precisa vencer por qualquer placar. Novo empate, por qualquer placar, leva a decisão para a prorrogação. Persistindo a igualdade, o título será decidido nos pênaltis.

A geração de Robinho e companhia venceu o Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004, enquanto o Santos de Neymar pode conquistar o quarto título em um ano e meio. Antes de chegar à decisão da Libertadores neste ano, o time da Vila Belmiro alcançou o bicampeonato paulista (2010 e 2011) e a Copa do Brasil de 2010. 

Entretanto, é justamente o título da competição continental contra o Peñarol, que fará da “geração de Neymar e Ganso” os melhores “Meninos da Vila”. Até o início da temporada passada, Robinho e Diego eram incontestáveis, principalmente pelo fato de conquistarem um título após 18 anos, iniciando a retomada de um clube que sempre conquistou muitos títulos na história do futebol. 

No final dos anos 70, os primeiro "Meninos", liderador por Juari, encantaram o país, mas conquistaram "apenas" o Campeonato Paulista de 1978.

O atual elenco santista conta com dois jogadores que fizeram parte das duas últimas gerações vencedoras do Santos. O meia Elano e o lateral-esquerdo Léo também tinham eram titulares da equipe que conquistou o bicampeonato brasileiro.


Foto: Gazeta Press

Paulo Henrique Ganso treinou com confiança e será titular na grande decisão

O goleiro Rafael, um dos símbolos da nova geração santista, sabe que o título da Libertadores colocará a atual geração a frente do time de 2002. “Hoje você vê muitos torcedores na rua por causa daquela geração de 2003, mas para nós é importantíssimo o título. Fico feliz. Meu objetivo é marcar história aqui no Santos. O título fica para sempre. Quero marcar história e fico feliz”, disse o camisa 1. 

Para o duelo contra o Peñarol, o técnico Muricy Ramalho definiu o time titular. A grande dúvida era em relação à presença de Paulo Henrique Ganso. O meia está recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, e iniciará a partida como titular. Além de Ganso, O Santos terá os retornos de Léo e Edu Dracena. O primeiro está recuperado de uma lesão no tornozelo esquerdo, enquanto o capitão da equipe volta de suspensão após ficar de fora do jogo de ida no Uruguai.

Já o Peñarol deve utilizar a mesma formação dos últimos quatro jogos. O técnico Diego Aguirre, inclusive, confirmou a presença do atacante Oliveira, que era dúvida para o duelo decisivo contra os santistas. No entanto, os uruguaios apostam na qualidade técnica do argentino Martinuccio para surpreender o Santos na final. 

FICHA TÉCNICA - SANTOS X PEÑAROL (URU)

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 22/6/2011 - 21h50
Árbitro: Sergio Pezzotta (Fifa-ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG)

SANTOS: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo.
Técnico: Muricy Ramalho.

PEÑAROL (URU): Sebastián Sosa, Alejandro González, Carlos Valdez, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Nicolás Freitas, Luis Aguiar, Mathías Corujo, Matías Mier e Alejandro Martinuccio; Juan Manoel Olivera. 
Técnico: Diego Aguirre.

Fonte: IG

PSDB DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA IMPEDIR A CRIAÇÃO DO PARTIDO DE KASSAB

O PSDB deflagrou uma operação para impedir a criação do PSD, partido lançado pelo prefeito Gilberto Kassab, a tempo das eleições municipais do ano que vem.

A manobra consistirá na apresentação de ações pulverizadas por todo o país para a contestação do registro da nova legenda.

Para tirar o PSD do papel, Kassab precisa do apoio de 490,3 mil eleitores. As assinaturas devem ser colhidas em, pelo menos, nove Estados.

PSD de Kassab enfrenta denúncias de irregularidades na coleta de assinaturas para sua criação

Segundo o prefeito, a nova sigla já conseguiu mais de um milhão de assinatura e cerca de 100 mil já foram certificadas.

Porém, denúncias de irregularidades na coleta dessas assinaturas podem atrapalhas os planos de Kassab. Entre as suspeitas está o uso da máquina da Prefeitura de São Paulo para recolher apoio à criação do novo partido e até a inclusão de nomes de pessoas que já morreram.

Na última quinta-feira (15), o chefe de gabinete da Subprefeitura da Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, entregou uma lista de apoio à sigla a um repórter da Folha, que assinou o documento no gabinete do subprefeito Valdir Suzano, que estava no local.

Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" também mostrou que uma servidora comissionada de uma subprefeitura da zona sul enviou e-mail pedindo ajuda a amigos para coleta de assinaturas.

Ontem, vereadores de São Paulo protocolaram requerimento para a abertura de uma CPI para investigar o uso da estrutura da prefeitura na coleta das assinaturas.

Fonte: Folha

BAIXA RENDA TERÁ TELEFONE A R$ 9,50

O governo anuncia na próxima semana um programa de telefones fixos para famílias e pessoas de baixa renda a R$ 9,50 por 90 minutos mensais.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o objetivo é atender as cerca de 12,6 milhões de casas beneficiadas pelo Bolsa Família, mais os aposentados rurais e os cadastrados como deficientes.

O valor de R$ 9,50 prevê a isenção do ICMS (imposto estadual), sob o argumento de que os Estados não terão nenhuma perda de arrecadação, pois o público-alvo não é usuário atualmente e, portanto, não paga nenhum imposto ou taxa em relação ao serviço.

Na hipótese de Estados que, mesmo assim, não queiram abrir mão do imposto, o preço final passará de R$ 9,50 para R$ 13,30. O valor da assinatura básica é hoje de R$ 46, segundo Bernardo.

Fonte: Folha