sexta-feira, 1 de julho de 2011

CÉSAR CIELO É PEGO EM ANTIDOPING, MAS NEGA TER FEITO USO DE SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS

De terno e gravata e usando óculos, o nadador Cesar Cielo fez um pronunciamento em um hotel na região da avenida Paulista na noite desta sexta-feira para comentar sobre o exame antidoping positivo. O campeão mundial e olímpico não respondeu perguntas, apenas leu um texto.

"Vim aqui para deixar claro para o público que gosta de mim e da natação", afirmou. "É um assunto delicado", completou, dizendo que a substância que tomou foi contaminada no laboratório de manipulação.

O nadador Cesar Cielo faz pronunciamento e evita responder perguntas

Cielo disse que o caso foi isolado e afirmou que outros companheiros usaram o mesmo suplemento. "Me considero exemplar neste aspecto [de doping]", afirmou. "Ouvi do próprio [do médico especialista em doping Eduardo] De Rose que não houve negligência", completou.

O nadador afirmou que já passou por cinco testes antidoping em 2011. "Posso ser testado em qualquer momento e qualquer lugar, tenho consciência disto", disse.

"Me certifico sempre do que tomo, consulto meu médico ou meu pai que é médico pediatra. Sou extremamente cuidadoso, tenho consciência que não fiz nada", continuou. "Quem não deve, não teme. Estou de cabeça erguida e peito aberto porque não temo nada. estamos com a verdade do nosso lado. O que não te derruba, te fortalece", completou. O pai do atleta foi até o local, mas não quis se pronunciar.

No final, Cielo pediu para que os torcedores "rezem o triplo, torçam o triplo no Mundial e isto aqui é o início de uma grande história".

A médica Sandra Soldan, diretora-adjunta de doping da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), afirmou que a proximidade do Mundial de Xangai, que começa em 24 de julho, ajudou na decisão de não suspender o campeão olímpico que, ao lado de Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, testou positivo para substância proibida furosemida (diurético).

O CASO

A CBDA anunciou nesta sexta-feira que esses quatro nadadores do país foram flagrados no exame antidoping realizado no último Troféu Maria Lenk, em maio, disputado no Rio. Segundo a CBDA, eles tiveram resultado analítico adverso para a substância furosemida, da classe S5 Diuréticos, após exame verificado no Laboratório INRS (Institut Armand Frappier), no Canadá, credenciado pela Agência Mundial Antidoping.

Através de comunicado oficial enviado à imprensa, o campeão olímpico Cielo, 24, alegou ter havido "uma contaminação cruzada". E explicou: "Durante a manipulação de um suplemento, excepcionalmente, isso pode ocorrer, mesmo que observadas normas e protocolos de manipulação sob orientação da Vigilância Sanitária".

"Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento", completou.

Aceitando a justificativa, o "Painel de Controle de Doping" instaurado pela CBDA nesta sexta, composto por Eduardo de Rose, Sandra Soldan, Marcus Bernhoeft e Cláudio Cardone, disse "considerar o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação" para punir o quarteto apenas com uma advertência.

Segundo a confederação, os quatro atletas não quiseram fazer a contraprova e "definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento de seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição".

E acrescentou: "O painel, dentro do espírito da legislação da Federação Internacional de Natação, optou por uma advertência aos quatro atletas uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio".

Mesmo assim, eles terminaram perdendo os resultados, prêmios, certificados e medalhas alcançados no Troféu Maria Lenk.

O Flamengo, clube de três dos nadadores (Cielo, Nicholas e Henrique), também publicou uma nota oficial, assinada pela presidente e ex-nadadora Patrícia Amorim, dizendo que confia nos atletas e nas justificativas que eles deram.

Fonte: Folha

É GRAVE O ESTADO DE SAÚDE DE ITAMAR FRANCO

O senador Itamar Franco (PPS-MG) permanece internado nesta sexta-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma pneumonia.

Segundo boletim divulgado pelo hospital, o quadro de saúde do político ainda é grave. O boletim diz ainda que "o senador encontra-se sob ventilação mecânica com necessidade de baixo fluxo de oxigênio".

Itamar está internado desde 21 de maio, quando um exame confirmou que o ex-presidente e senador sofre de leucemia. De acordo com o boletim, o exame de medula óssea utilizado para avaliação da resposta ao tratamento de leucemia mostrou "remissão completa".

Itamar pediu afastamento temporário de suas atividades no Senado. Pelo regimento da Casa, o suplente de Itamar só assume a cadeira do senador se ele se afastar por um período superior a 120 dias.

Fonte: Folha

EM COCAL DOS ALVES, PIAUÍ, EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA

Em Cocal dos Alves nada é mais importante que competições educacionais

Alguns dos estudantes premiados com troféus e medalhas nas olimpíadas de matemática
Foto: Cinthia Rodrigues
O portal iG visitou a cidade campeã em matemática no interior do Piauí e descobriu que também há prêmios em química, português, geografia...

Em apenas três meses, a pequena cidade de Cocal dos Alves, de 5,6 mil habitantes no interior do Piauí, ganhou espaço nobre no noticiário brasileiro duas vezes. Em março, por ser a cidade onde nasceu e vive o vencedor do concurso Soletrando, programa de Luciano Huck, e na semana passada por receber quatro medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em visita à cidade, o iG descobriu que o cocalalvense não é bom só nessas áreas. Há títulos em competições de outras disciplinas e todos os 16 alunos que se candidataram a vagas na Universidade Federal do Piauí no ano passado foram aprovados.

Nos últimos dois anos, foram três medalhas nas olimpíadas estaduais de química e uma na brasileira de língua portuguesa, além de trófeus de equipe. Em 2008, a cidade participou de um campeonato de história e geografia em comemoração aos 250 anos do Estado. Sagrou-se campeã. No ano seguinte, repetiram o campeonato e a cidade chegou à final sem errar nenhuma pergunta, assim como os rivais de Teresina. Para desempatar, foi feito um esquema em que a mesma pergunta era feita para as duas equipes e respondia quem batesse primeiro em um botão, mas aí os cocalalvenses ficaram apenas com o vice.

Porcos e cajueiros 

Quanto mais se enumeram as vitórias, maior é o contraste com o tamanho da cidade a 300 quilômetros de Teresina. De perto, Cocal dos Alves parece menor ainda do que revela o tamanho de sua população. Muitas famílias moram em casas afastadas em meio a grandes plantações de cajueiros, a principal fonte de renda da cidade. A maior parte das ruas é de terra ou areia e frequentada por galinhas, cabras e porcos que vivem fora da cerca.

Na época de chuva, alunos como Clara Mariane Silva de Oliveira, de 13 anos – uma das que recebeu pessoalmente os cumprimentos da presidenta Dilma Rousseff pelo ouro em cerimônia no Rio de Janeiro – atravessam um rio com água até os joelhos para pegar o transporte escolar. “O carro atola ali, eu puxo a calça e passo”. 

No pequeno centro de meia dúzia de ruas de paralelepípedo e casas sem recuo, nada remete às recentes glórias educacionais. A única faixa, esticada na Praça da Igreja, diz “Bem-vindos aos festejos de São João Batista”. Mesmo nas duas escolas campeãs, a Unidade Escolar Teotônio Vieira Brandão, de ensino fundamental, e a Agostinho Brandão, de ensino médio, não há troféus expostos, por falta de estrutura – todas as salas são usadas para aulas, não há espaço de convivência, quadra ou laboratórios e biblioteca é um luxo que existe em apenas uma delas.

Sonho possível

Para os alunos e professores envolvidos nas competições, no entanto, nada é mais importante. Além das aulas regulares, há treinamentos aos sábados e, quase todos os dias, cada um estuda em sua casa, por prazer e pelo sonho, comprovadamente possível, de se destacar. Na zona rural, a energia elétrica vem sendo instalada nos últimos dois anos e a referência para crianças e adolescentes não é nenhum astro da música ou do futebol, mas os colegas medalhistas.

“Desde pequena, meu sonho é ganhar medalha”, diz Ana Carla de Brito Amaral, de 11 anos. Os pais e professores chegaram a temer uma frustração. “No ano passado, ela disputou pela primeira vez e a gente conversou que na 5ª série o máximo que alguém tinha ganhado era um bronze, então, uma menção honrosa estaria ótimo”, lembra a mãe, Edna de Brito.

Ana Carla conquistou a prata. Estabeleceu um novo recorde a ser perseguido pelos amigos, enquanto ela mesma já tem outros planos: “Quero o ouro na matemática e, quando tiver idade, vou disputar o Soletrando”, avisa, com um sorriso tímido, mas confiante. 

Para o coordenador estadual das olimpíadas, João Xavier da Cruz Neto, professor de Matemática da Universidade Federal do Piauí, o que faz os alunos de Cocal dos Alves terem mais paixão pelos livros do que pela bola são os professores. “A diferença entre o futebol e a matemática é que no esporte qualquer um reconhece e estimula um talento. Já na matemática, a maioria não enxerga e muitos vêem alunos desafiadores como problema.”

Professores nascidos e criados na terra

O desempenho do professor de matemática Antonio Cardoso do Amaral se traduz em números. Desde que a OBMEP começou em 2005, ele teve alunos premiados em todas as edições: 2 pratas e 1 bronze no primeiro ano; 1 ouro, 3 pratas e 2 bronzes em 2006; 2 ouros, 1 prata e 5 bronzes em 2007; 6 bronzes em 2008; 1 ouro, 1 prata e 8 bronzes em 2009; e o resultado recorde do ano passado, cuja premiação ocorreu neste mês. 

Por causa disso, foi convidado a falar ao Senado, fazer uma reunião com o ministro da Educação Fernando Haddad e dar informações à assessoria de Dilma Rousseff, que vai comentar o assunto no seu programa de rádio Café com a Presidenta. “Só dá certo porque os alunos querem aprender”, garante.

Para comprovar a tese, conta que se inscreveu em um concurso para uma vaga de mestrado em que havia 40 vagas e 800 inscritos. Ficou em 53º lugar. “Não estou entre os melhores. O que faço é me esforçar para apresentar a matemática como ela é. Nunca dou uma fórmula pronta, volto lá na história, resolvo do jeito difícil, mostro o caminho penoso e como alguém saiu dali para uma fórmula que tornou mais fácil resolver tal questão.”

Amaral nasceu em Cocal dos Alves, antes da emancipação do município, que ocorreu há apenas 15 anos. Fez o primário ali e o restante na vizinha que já foi sede, Cocal – sem "dos Alves" e sem medalhas. Nos primeiros anos em que deu aula, enfrentou resistência dos familiares dos alunos. “Ele era rígido, os pais vinham todos reclamar comigo”, conta José Maria Monção, primeiro prefeito da cidade, analfabeto – como quase toda a população acima de 50 anos – e avô de uma medalhista. Para Amaral, a olimpíada foi o que o salvou.

Futuro promissor

Os resultados educacionais começam a mudar a vida dos cocalalvenses. A primeira transformação ocorre nas próprias escolas. Todos os oito computadores e o datashow utilizados foram prêmios pelos resultados nas competições. Desde o campeonato pelo aniversário do Estado, também há a promessa da construção de uma quadra, luxo que nenhuma das unidades possui até agora. 

A própria escola de ensino médio vai mudar de prédio no próximo semestre. O governo federal construiu uma instituição modelo com prédios arejados e espaço de jardinagem que, por enquanto, destoa. “Lá vamos poder montar laboratórios, coisa que nunca se viu por aqui”, diz o coordenador pedagógico, Darkson Vieira Machado.

Nas casas dos premiados, também já se vê mudança. Algumas competições os premiaram com netbooks, e as medalhas nas olimpíadas brasileiras dão direito a bolsa de R$ 100 por mês durante um ano. No casebre sem reboco e com fogão à lenha de João Francisco Rocha, de 17 anos – medalha de bronze em 2008, o dinheiro se transformou na geladeira, que a família ainda não tinha.

O professor Amaral confia que vem muito mais por aí: “Se você voltar aqui em 10 anos, essa família vai ter uma condição de vida totalmente diferente, proporcionada pelo profissional bem formado e pago que este menino vai se tornar. Garanto.”

Fonte: IG

CIDADES EUROPEIAS DIFICULTAM O USO DE VEÍCULOS

Enquanto algumas cidades norte-americanas sincronizam os sinais de trânsito para melhorar a fluidez e oferecem aplicativos de celulares que ajudam a encontrar vagas de estacionamento, muitas cidades europeias estão fazendo o oposto: criando um ambiente abertamente hostil aos motoristas. 

Os métodos variam, mas a missão é clara: tornar o uso do carro mais caro e simplesmente desagradável o suficiente para fazer com que a população use cada vez mais meios de transporte alternativos.

Viena, Munique e Copenhagen fecharam grande parte das faixas de trânsito para o tráfico de carros. Barcelona e Paris construíram, no lugar de estacionamentos de carros, lugares onde as pessoas possam estacionar suas bicicletas.

Fonte: Jornal do Brasil

MARINA SILVA ESTÁ DE SAÍDA DO PV E LIBERA ALIADOS PARA BUSCAREM OUTRAS SIGLAS

Prestes a se desfiliar do PV, a ex-presidenciável Marina Silva autorizou seus aliados a buscarem abrigo temporário em outras legendas para disputar as eleições municipais de 2012. Marina traça roteiro para deixar PV e criar partido.

PV
A medida deve espalhar “marineiros” por partidos da base de apoio e da oposição ao governo Dilma Rousseff até que a ex-senadora funde uma nova sigla para concorrer ao Planalto em 2014. Marina liberou as filiações após ser pressionada por aliados que temiam sair do PV e ficar sem legenda para disputar cargos de prefeito ou vereador no ano que vem.

Outros seguidores foram autorizados a permanecer no PV numa espécie de afastamento branco, sem rasgar a carteirinha partidária.

– A orientação é que cada pré-candidato busque abrigo no partido que lhe assegurar espaço na eleição – disse Maurício Brusadin, ex-presidente do PV em São Paulo.

Na véspera, Marina se reuniu na capital paulista com integrantes do Movimento Marina Silva, que apoiou sua campanha à Presidência, e prometeu respeitar os acordos que forem fechados em cada estado. A tendência é que os “marineiros” se dispersem em várias legendas, sem distinção ideológica. Em São Paulo, já houve convite do PPS, que faz oposição ao governo federal. Em Pernambuco, o grupo é ligado ao PSB, que integra a coalizão de Dilma.

Marina pretende subir no palanque de prefeitáveis ligados à causa ecológica, mas pode ficar sem aliados nas maiores capitais. Seus pré-candidatos naturais no Rio, em São Paulo e Belo Horizonte não têm garantia de espaço em outros partidos.

O novo partido

Na reunião com militantes do movimento, Marina começou a comunicar a apoiadores e simpatizantes que deve deixar mesmo o PV na semana que vem. Ela ficará à margem de siglas partidárias até 2013, quando será articulada uma nova legenda — destinada a dar sustentação à sua provável candidatura presidencial em 2014.

O rompimento tem efeito político e ajuda a preservar o patrimônio político da ex-senadora, que saiu da eleição presidencial de 2010 em terceiro lugar, com quase 20 milhões de votos. Até a articulação do novo partido, em 2013, Marina ficará sob o guarda-chuva de um movimento que deverá se chamar Verdes e Cidadania.

Essa frente também abrigará a maior parte do grupo que se filiou com ela ao PV em agosto de 2009. Dele fazem parte os empresários Guilherme Leal, que concorreu ao cargo de vice-presidente, e Ricardo Young. Este último, mesmo disputando um cargo político pela primeira vez, saiu do pleito para o Senado em São Paulo com 4,1 milhões de votos, ficando na quarta posição.

Marina viajou nesta quarta-feira para a Alemanha, onde manterá contatos com representantes de partidos verdes europeus. A volta está programada para quarta-feira da semana que vem. A data do evento público no qual será anunciada a saída do PV deve acontecer na quinta ou sexta-feira.

Sirkis

No Rio, o deputado federal Alfredo Sirkis, um dos últimos verdes históricos, remanescente do pequeno grupo fundador do PV, já pediu o seu afastamento do cargo de presidente do diretório estadual.

– Não posso aceitar o tratamento ignóbil que a burocracia partidária do PV, sob o comando da dupla José Luiz Penna (presidente do PV) e Zequinha Sarney (deputado federal, pelo Maranhão) deu à Marina – disse.

Ainda filiado ao PV, Sirkis pretende dedicar seu tempo à articulação do Movimento Verdes e Cidadania.

– A proposta é de um movimento democrático, amplo e de grande capilaridade, com ramificações pelos estados, municípios, bairros, ruas, do mesmo modo que foi articulada a campanha de Marina – disse o parlamentar do PV.

Fonte: Correio do Brasil

CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA FIXA DEVEM COMEÇAR A OFERECER BANDA LARGA A R$ 35,00 EM 90 DIAS

Em até 90 dias, as concessionárias de telefonia fixa deverão começar a disponibilizar para os clientes a internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) a R$ 35 por mês. O acordo foi fechado hoje (30) entre as operadoras Telefônica, Oi, Sercomtel e CTBC e o Ministério das Comunicações.

As empresas devem assinar ainda hoje um termo de compromisso com o governo para oferecer a banda larga nos moldes combinados. Também deve ser assinado um decreto presidencial que institui o novo Plano Geral de Metas de Universalização da Telefonia Fixa (PGMU 3), que faz parte da renovação dos contratos de concessão.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o cronograma de oferta do serviço ainda não foi fechado, mas o serviço deve estar disponível em todo o país e em cerca de 70% dos domicílios até 2014. A velocidade também deve aumentar para até 5 Mbps.

Na avaliação do ministro, o acordo com as empresas é um “grande negócio”, pois o preço é a metade da média adotada no país. “Achamos que isso vai ser muito atraente, claro que se fosse mais barato seria melhor, mas não conseguiríamos fazer isso sem subsídio e não optamos por isso neste momento. Este plano não terá recursos públicos”, disse Bernardo.

O acordo com as empresas não estabelece metas de qualidade da internet a ser ofertada, mas Paulo Bernardo garantiu que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai votar até outubro um regulamento para estabelecer regras que devem ser seguidas por todas as empresas que oferecem a internet fixa e móvel.

Bernardo também explicou que as sanções a serem aplicadas às empresas, por descumprimento do acordo com o governo, podem ser convertidas em obrigações de novos investimentos e, em último caso, em multas pecuniárias. Nos locais onde as empresas não conseguirem oferecer o serviço banda larga fixa, haverá a possibilidade de oferta de internet móvel.

O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, disse que, por não ter subsídios do governo, as empresas terão que “usar técnicas criativas” para atender aos termos do acordo. “Esses novos valores vão possibilitar que novas famílias possam ter acesso a esse serviço, e esse é o principal objetivo”, disse.

Fonte: Agência Brasil

AMAZÔNIA PERDEU 268 KM² EM MAIO

Depois do avanço do desmatamento em março e abril deste ano, o ritmo da derrubada na Amazônia Legal (todos estados da Região Norte e parte do Maranhão e de Mato Grosso) caiu em maio, de acordo com os dados do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter), divulgados hoje (30), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em maio, a floresta perdeu 268 quilômetros quadrados (km²), desmate 44% menor que o registrado em abril pelo Inpe, de 478 km². Em relação a maio de 2010, quando os satélites apontaram 109,58 km² de desmatamento, houve aumento de 144% no ritmo da derrubada da floresta. No entanto, por causa da cobertura variável de nuvens, o Inpe não recomenda esse tipo de comparação.

O estado de Mato Grosso liderou o desmate na região em maio, com 93,7 km² de novas áreas derrubadas, seguido por Rondônia, com 67,9 km², e pelo Pará, com 65,5 km², a menor derrubada de florestas no período. A cobertura de nuvens impediu a visualização de 32% da Amazônia Legal, segundo o Inpe.

O Deter monitora áreas maiores do que 25 hectares e serve para orientar a fiscalização ambiental. Além do corte raso (desmatamento total), o sistema também registra a degradação progressiva da floresta.

A dois meses do fechamento do calendário oficial do desmatamento (que vai de agosto de um ano e julho do outro), os dados do Deter mostram tendência de aumento da taxa anual de desmate. Entre agosto de 2010 e maio de 2011, a derrubada acumulada foi de 2.116,8 km², frente a 1.567 km² registrados no período anterior (agosto de 2009 a maio de 2010). Apesar da tendência, a taxa anual é calculada por outro sistema do Inpe, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), e só deve ser divulgada em novembro.

Fonte: Agência Brasil

VICE DE CHÁVEZ PEDE APOIO E UNIDADE AOS ALIADOS

O vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, conclamou os simpatizantes do governo a mostrar “unidade” e “disciplina socialista”, e disse que a direção do país continuará atuando "sem fraturas" mesmo após o presidente Hugo Chávez admitir que sofre de câncer.

Venezuelanos vêem pronunciamento de Chávez na TV (Foto: Reuters)
"Com otimismo e esperança do presidente temos que, povo e governo, continuar avançando", afirmou Jaua, durante uma transmissão feita no Palácio de governo.

"Exortamos todos os poderes públicos a unir-se na consolidação do Estado democrático", afirmou o vice-presidente, acompanhado da maioria do gabinete.

Homem de confiança de Chávez, que está à frente do governo desde que o presidente adoeceu, Jaua disse que "não é tempo para recuar" e "nem para tristeza". "Unidade é o que precisamos nesse momento", acrescentou.

Jaua afirmou que, apesar da ausência de Chávez, o governo "aprofundará" as reformas da revolução bolivariana.

Em cadeia nacional de rádio e TV, Chávez admitiu na noite da quinta-feira que foi submetido a uma segunda cirurgia para retirar um tumor cancerígeno na região pélvica. O líder cubano, Fidel Castro, foi quem lhe deu a notícia.

"Fidel Castro em pessoa, o mesmo do quartel Moncada, o mesmo do (barco) Granma, o mesmo da Sierra Maestra, o gigante de sempre, veio me anunciar a dura notícia da descoberta cancerígena", relatou Chávez, durante pronunciamento à população.

Respeito

O governo pediu à oposição "respeito" à saúde do presidente. Em mensagens no Twitter, analistas políticos ligados à oposição pediram moderação aos políticos antichavistas.

O governador opositor do estado de Zulia disse "lamentar a difícil condição de saúde pela qual atravessa o Presidente", escreveu Perez em seu perfil. Os demais representantes da oposição ainda não se pronunciaram.

Para o diretor do Instituto Datanalisis, Luis Vicente León , "as declarações de Chávez são tão importantes que não é possível antecipar seu impacto até que seja absorvida".

Apesar dos rumores que antecipavam a notícia do câncer de Chávez, os venezuelanos reagiram com surpresa e preocupação ao anúncio feito pelo "comandante".

O jornaleiro Pedro Contreras, que acompanhou o discurso, disse "ainda ter dúvidas".

"Não sei, meu coração me diz que alguma coisa mais está acontecendo. É uma situação perigosa. Hoje à noite não vou dormir, estou vigilante", afirmou à BBC Brasil.

Apoio

Mensagens de simpatizantes do governo publicadas em redes sociais como Twitter e Facebook convocaram à radicalização do processo político venezuelano para garantir a continuidade da revolução.

Um grupo de seguidores do presidente tomou a Praça Bolívar, no centro de Caracas, em demonstração de apoio ao mandatário. Uma frenética cadeia de mensagens de texto em celulares convoca manifestações de solidariedade para esta sexta-feira.

Durante visita à Cuba, Chávez teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência para drenar uma abscesso pélvico que poderia ter ocasionado infecção generalizada, caso não fosse retirado.

Depois dessa primeira intervenção, a equipe médica cubana realizou uma série de exames no líder venezuelano, cujos resultados apontaram a presença de um tumor na região pélvica.

Chávez foi submetido a uma segunda cirurgia e deve permanecer em tratamento intensivo para bloquear a expansão das células cancerígenas para outros órgãos. Uma fonte do governo afirmou à BBC Brasil que o presidente está sendo recebendo sessões de radioterapia.

O líder venezuelano não estipulou uma data para retornar ao país.

A doença de Chávez projeta uma série de dúvidas sobre o futuro da revolução bolivariana e da candidatura à presidência em 2012, para a qual o líder venezuelano se apresentou, antecipadamente, como candidato à reeleição. Ele está no poder há doze anos.

Até agora, não há no campo aliado nem opositor um nome que reúna o carisma e a popularidade imbatível de Chávez.

Fonte: BBC Brasil

JAPÃO INICIA RACIONAMENTO DE ENERGIA

O governo japonês deu início nesta sexta-feira à medida que restringe o consumo de energia elétrica das empresas que a utilizam em larga escala, na tentativa de evitar a escassez de energia no verão e, consequentemente, os apagões.

Empregados do SMBC Niko Securities Inc. trabalham usando apenas a luz LED de seus computadores, durante o dia, no escritório em Tóquio, de 30 de junho de 2011 (Reuters)
A limitação é no horário comercial, das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, e vai até meados de setembro.

Quem violar a restrição intencionalmente terá de pagar multas que passam dos R$ 20 mil.

A decisão é consequência dos danos causados às usinas nucleares instaladas na região noroeste do arquipélago pelo terremoto seguido de tsunami no dia 11 de março deste ano.

O duplo desastre afetou seriamente a produção de energia elétrica no país, onde 35 dos 54 reatores nucleares do Japão estão parados desde a tragédia.

Por isto, os grandes consumidores localizados nas áreas servidas pela Tokyo Electric Power Co. (Tepco) e Tohoku Electric Power Co. são obrigados a reduzir o consumo de energia em 15% em relação ao verão do ano passado.

Mas o governo quer que a população em geral e as pequenas empresas também colaborem e economizem energia elétrica.

“Nosso objetivo para os meses entre julho e setembro é reduzir o gasto com energia elétrica em 15% (em relação ao consumo do ano passado) independentemente de saber se o consumidor é um grande usuário, pequeno ou mesmo doméstico”, disse à imprensa japonesa o secretário-chefe do gabinete, Yukio Edano.

Esta é a primeira vez que o governo do Japão impõe restrições ao consumo de energia para as grandes empresas desde a crise do petróleo, em 1974.

Cooperação

Apesar de a medida ter começado hoje, muitas empresas já vinham colaborando na economia de energia.

Nos principais prédios comerciais e de empresas de Tóquio, escadas rolantes, elevadores, letreiros e lâmpadas – em corredores e banheiros, por exemplo – ficam praticamente desligados o dia todo.

Nesta semana, muitas montadoras deram início ao esquema de folgas às quintas e sextas-feiras e trabalho normal aos sábados e domingos.

“Esperamos poder contribuir com a recuperação da economia do Japão ao alcançar o equilíbrio entre economia de energia e produção de carros”, disse à imprensa Toshiyuki Shiga, presidente da Associação Japonesa de Fabricantes de Veículos.

Empresas de autopeças e de componentes eletrônicos também começaram a trocar o turno da tarde pelo trabalho noturno, evitando assim o horário de pico no consumo de energia.

Outras companhias, como a fabricante de eletrônicos Sony, optaram por encurtar o horário de trabalho em uma hora.

Os funcionários da Sony trabalharão até as 17h e, para forçá-los a deixar os escritórios, o ar-condicionado será desligado às 18h.

Já as operadoras das linhas de trem e de metrô na capital anunciaram redução na circulação de comboios durante o dia e aumento da frota nos primeiros horários da manhã, além de diminuir o uso do ar-condicionado nos vagões.

Fonte: BBC Brasil

EUROGRUPO ANTECIPA REUNIÃO PARA LIBERAR AJUDA À GRÉCIA

Os ministros de Finanças da zona do euro anteciparam para este sábado a reunião que tinham fixado para domingo, na qual está previsto a aprovação do lote de ajuda de 8,7 bilhões de euros à Grécia, confirmaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

O encontro também não será presencial, como estava previsto, mas será realizado mediante videoconferência às 18h de Bruxelas (13h de Brasília).

A mudança de planos ocorreu após o Parlamento grego aprovar o plano de ajustes fiscais do Governo, condição imposta pela zona do euro para a concessão de empréstimos adicionais ao país.

"Estão sendo cumpridas as condições para tomar uma decisão sobre o desembolso do próximo lote de assistência financeira para a Grécia", anunciaram na quinta-feira os presidentes da Comissão Europeia - órgão executivo da União Europeia (UE), José Manuel Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, após a votação em Atenas.

Este pacote é necessário para impedir a suspensão dos empréstimos no meio do ano, o que teria provocado terríveis consequências para a Grécia, mas também para a economia global e especialmente para os países europeus mais suscetíveis ao contágio.

Na reunião deste sábado, os ministros de Finanças da zona do euro poderão dar sinal verde à parte europeia do quinto lote de ajuda, de 8,7 bilhões de euros. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) pretende liberar os 3,3 bilhões de euros que lhe correspondem em uma próxima reunião, no dia 8 de julho.

Os ministros de Finanças da zona do euro também discutirão durante a videoconferência sobre a preparação de um segundo resgate financeiro à Grécia, que se revelou necessário após constatar que a economia do país não estará em condições de voltar a se financiar nos mercados no ano que vem, como se previa com o pacote de 110 bilhões de euros aprovados em 2010.

Fonte: EFE

ESTUDANTES ENFRENTAM A POLÍCIA NO CHILE

Ao menos 80 mil pessoas saíram nesta quinta-feira às ruas de Santiago para exigir a melhoria do ensino público no Chile, num dos maiores protestos dos últimos 20 anos, que culminou com 38 detidos e violentos choques com a polícia.

Os manifestantes se reuniram na Plaza Italia e seguiram até o Ministério da Educação e o Palácio Presidencial de La Moneda, em um movimento que começou de maneira pacífica mas que nas últimas horas descambou em atos de vandalismo e enfrentamentos com a polícia.

Os distúrbios deixaram 38 detidos e 20 policiais feridos, "com contusões e cortes no corpo", explicou à imprensa o intendente de Santiago, Fernando Echeverría, que estimou a presença de 80 mil pessoas no protesto.

"Foi algo histórico, desde o retorno da democracia não se via algo assim", disse Giorgio Jackson, um dos líderes estudantis.

"Esperamos que as autoridades estejam à altura do desafio que representa, hoje em dia, recuperar um sistema público de educação. Até agora não vimos nenhum medida transformadora nesse sistema e, portanto, continuaremos pressionando", disse Jackson.

O presidente Sebastián Piñera se pronunciou sobre o assunto afirmando que a educação chilena não será melhorada com marchas e assegurou que anunciará uma proposta que cobrirá vários pontos pedidos pelos estudantes.

"As manifestações são legítimas, mas a educação só será melhorada com trabalho, com estudo, com responsabilidade e com compromisso", disse Piñera.

Houve saque a uma loja de telefonia celular e uma tentativa de ocupar a embaixada do Brasil em Santiago, que fica em frente ao Ministério da Educação, no centro da cidade e ponto nevrálgico da marcha, onde um grupo de manifestantes agrediu a polícia com paus e pedras, tentando atravessar as barreiras de proteção.

Os policiais revidaram lançando bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água contra os manifestantes.

Apesar dos problemas, a manifestação conseguiu uma grande representatividade. Participaram estudantes e professores de colégios e universidades públicas e privadas, que uniram sua voz para exigir um maior aporte fiscal à educação, que hoje alcança 4% do PIB, contra os 7% do recomendado pela Unesco.

Em várias partes do trajeto, a manifestação se assemelhou a uma grande festa popular, com centenas de manifestantes dançando ao som de tambores e trombetas. Houve ainda palhaços, pernas de pau e bonecos gigantes com a cara do presidente Sebastián Piñera e de vários outros políticos.

Durante a passeata foram levadas réplicas em cartolina dos tanques de jatos d'água com os quais a polícia dispersa os protestos e um caixão gigante que representava a morte do sistema educacional chileno, cujo modelo foi implementado durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Segundo o ministro da Educação, Joaquín Lavín, ele mesmo poderia ter ido à marcha, se ela fosse sobre a educação, "mas hoje temos um tema muito mais ideológico", disse o funcionário.

O Chile registra 3,5 milhões de estudantes do primário ao ensino médio e um milhão na educação superior.

O conflito se arrasta por mais de três semanas, com mais de 200 colégios e 30 universidades ocupadas pelos alunos.

Fonte: AFP

PROMOTORES DOS ESTADOS UNIDOS DESCOBREM ARMAÇÃO CONTRA DOMINIQUE STRAUUS-KAHN

A ação penal contra o ex-diretor-gerente do FMI Dominique Strauus-Kahn, acusado de agressão sexual, está a ponto de cair, após a promotoria descobrir que a suposta vítima mentiu sobre o incidente, revela nesta sexta-feira o jornal New York Times.

Segundo o jornal, os promotores duvidam do testemunho da suposta vítima de Strauss-Kahn e consideram que a camareira mentiu repetidas vezes desde o dia 14 de maio, quando ocorreu o incidente em um quarto de hotel em Nova York.

Foi apurado que algumas pessoas fizeram depósitos em dinheiro - que somaram 100 mil dólares - na conta bancária da suposta vítima nos últimos dois anos, e os promotores teriam conversas gravadas da camareira com indivíduos sobre o pagamento pela acusação de agressão sexual, destaca o jornal.

A polícia descobriu ainda supostos vínculos da vítima, uma guineana de 32 anos, com atividade criminosa, incluindo lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A mulher também teria mentido para obter seu visto de permanência nos Estados Unidos. Segundo o New York Times, deve haver um giro extraordinário no caso e o ex-diretor-gerente do FMI pode ser, inclusive, libertado de sua prisão domiciliar diante das novas evidências.

Os promotores provavelmente dirão nesta sexta-feira, quando Strauss-Kahn comparecer a uma audiência antecipada, que "o caso tem problemas", revela o jornal. "É um desastre, um desastre para ambas as partes", disse um funcionário ao jornal. Strauss-Kahn, de nacionalidade francesa, sempre negou as acusações de estupro e agressão sexual contra a camareira, que alegou ter sido atacada quando trabalhava em um hotel de Manhattan.

Após ser detido em um avião quando se preparava para voltar à França, DSK passou duas noites em uma delegacia do Harlem e quatro na prisão de Rikers Island, antes de conseguir mudar para prisão domiciliar em um luxuoso apartamento de Manhattan, depois de pagar uma fiança de 1 milhão de dólares.

Além de pagar esse montante milionário, o ex-diretor do FMI foi obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica, restringir-se a um regime de saídas e visitas muito rígido e entregar todos seus documentos de viagem. Strauss-Kahn renunciou a seu cargo no FMI poucos dias depois de sua prisão. A ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, foi eleita na terça-feira como sua substituta.

Fonte: IG