terça-feira, 5 de julho de 2011

APÓS 5O ANOS HOMEM É PRESO NOS ESTADO UNIDOS POR TER MATADO MENINA DE 7 ANOS

A descoberta de um bilhete de trem antigo acabou levando ao indiciamento de um suspeito em um caso que assombrou a cidade de Sycamore, no Estado norte-americano de Illinois, por mais de 50 anos. Jack Daniel McCullough, hoje com 71 anos, foi indiciado pelo sequestro e assassinato de Maria Ridulph, uma menina de 7 anos que desapareceu enquanto brincava com uma amiga perto de casa em dezembro de 1957.
menina
Segundo os arquivos do jornal Dekalb Daily Chronicle, a amiga disse que um homem havia se aproximado delas, se apresentado como “Johnny” e perguntado se elas não queriam montar nas costas dele. A amiga de Maria foi então para casa buscar suas luvas e quando voltou, eles não estavam mais lá.
As buscas por Maria envolveram mais de mil policiais e chamaram a atenção do presidente Dwight D. Eisenhower e do chefe do FBI J. Edgar Hoover, que queriam receber informações sobre o caso diariamente, de acordo com o procurador-geral do Condado de Dekalb, Clay Campbell.
Os restos mortais de Maria foram encontrados meses depois, em abril de 1958, por duas pessoas que procuravam cogumelos no noroeste do Estado.
Suspeito com álibi
Na época, McCullough usava outro nome, John Tessier, tinha 18 anos de idade e era um dos suspeitos do crime.
– Ele se encaixava na descrição do suspeito, estava usando as mesmas roupas, tinha o mesmo primeiro nome, ‘Johnny’, e morava a um quarteirão – disse o chefe da polícia de Sycamore, Don Thomas.
Mas ele tinha um álibi: ele estaria viajando entre Rockford e Chicago na hora em que Maria desapareceu. O caso esfriou depois que Tessier se tornou militar e mudou seu nome para Jack Daniel McCullough.
Novas pistas
O corpo de Maria Ridulph foi encontrado, por acaso, meses após seu desaparecimento. Segundo a polícia de Sycamore, as autoridades receberam, anos atrás, novas pistas sobre o caso, que voltaram a colocar McCullough no centro das investigações.
Thomas confirmou à mídia local que um antigo bilhete de trem, do dia em que Maria Ridulph desapareceu, foi uma das pistas que levaram à prisão de McCullough.
Segundo documentos apresentados ao tribunal e obtidos pelo The Seattle Times, durante uma entrevista, em 2010, com a mulher que era namorada do acusado na época do crime, a polícia pediu que ela encontrasse fotos dos dois juntos.
Em um dos porta-retratos, ela encontrou o bilhete de trem, que ele havia dado a ela, e que não havia sido usado, já que não tinha nenhum carimbo. Isso provaria que McCullough não havia feito a viagem e que seu álibi não era válido.
Segundo a polícia, não há prova de DNA, mas há fortes indícios da culpa do acusado.
– Durante a entrevista (com McCullough), conseguimos confirmar que ele é o criminoso – disse Thomas ao Dekalb Daily Chronicle.
McCullough está preso e a fiança foi estabelecida em US$ 3 milhões.
Fonte: Correio do Brasil

PARA BANCO CENTRAL, BRASIL TEM VOCAÇÃO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTADO NOS PRÓXIMOS ANOS

O crescimento forte e sustentado é a vocação do Brasil nos próximo anos, disse o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que participou de audiência pública no Senado, nesta terça-feira. Tombini destacou a ampliação da classe média no Brasil, o número de pessoas em idade ativa, que gera aumento de produtividade e as oportunidades de investimentos que o país oferece com a exploração de petróleo na camada do pré-sal e os eventos esportivos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

O presidente do BC também ressaltou que a economia brasileira está mais preparada, com nível adequado de reservas internacionais e de depósitos compulsórios, recursos que os bancos são obrigados a deixar no BC.

Para Tombini, houve reconhecimento internacional do país, com aumento de notas de classificação da dívida soberana do Brasil por agências de risco. Além disso, ele destacou a moderação do crescimento econômico brasileiro, o recuo na inflação e a moderação nos fluxos de capitais para o país.

– É bom que não entrem em velocidade muito forte. Na margem, vemos redução no fluxos. Isso tem que ser acompanhado – disse.

Fonte: Correio do Brasil

SANTOS ESTÁ ENTRE OS 10 MELHORES TIMES DO MUNDO NO RANKING DA IFFHS

Atual campeão da Libertadores, o Santos é o nono colocado no ranking dos 400 melhores times do mundo estabelecido pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, em inglês). Na lista referente à 1.º de julho de 2010 e 31 de julho de 2011, o Barcelona ocupa a liderança.

Com 236 pontos, o time da Vila Belmiro subiu quatro posições desde a última divulgação e aparece à frente de times fortes como Chelsea (28.º) e Milan (30.º).

A segunda equipe brasileira a fazer parte da listagem é o Internacional, em 12.º lugar. Ainda aparecem Cruzeiro (38.°), Grêmio (46.º), Palmeiras (53.º), Fluminense (58.º), Vasco (76.°), São Paulo (121.°), Corinthians (140.°), Botafogo (163.°) e Flamengo (197.°).

Já o time sul-americano melhor colocado é o Vélez Sarsfield, da Argentina, com 239 pontos, em oitavo lugar.

Confira a lista dos dez primeiros colocados do ranking da IFFHS:

1. Barcelona (ESP) - 317 pontos
2. Real Madrid (ESP) - 307 
3. Porto (POR) - 291,5 
4. Manchester United (ING) - 285 
5. Manchester City (ING) - 254 
6. Villarreal (ESP) - 250 
7. Inter de Milão (ITA) - 246 
8. Vélez Sarsfield (ARG) - 239 
9. Santos (BRA) - 236 
10. Dynamo de Kiev (UCR) - 222

Fonte: Estadão

SENADO CONVIDA MINISTRO DOS TRANSPORTES PARA EXPLICAR DENÚNCIAS

A Comissão do Meio Ambiente do Senado aprovou nesta terça-feira, 5, requerimento dos senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) convidando o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, para explicarem as denúncias de suposto esquema de corrupção na pasta.

De acordo com denúncia da revista Veja, Pagot, o presidente afastado da Valec, José Francisco Neves, e dois assessores diretos do ministro Alfredo Nascimento (Mauro Barbosa e Luiz Tito) integram suposto esquema de cobrança de propinas na concessão de obras de rodovias e ferrovias a empreiteiras e empresas de consultoria.

Fonte: Estadão

JURI NO ESTADO DA FLÓRIDA INOCENTOU CASEY ANTHONY

Um júri do Estado americano da Flórida inocentou nesta terça-feira a americana Casey Anthony, acusada pelo assassinato de sua filha de 2 anos, Caylee. O caso ganhou repercussão nacional nos EUA e, repleto de revelações, foi considerado o "julgamento da década".

Casey Anthony (esq.) aguarda veredicto em corte da Flórida; ela foi inocentada de assassinato da filha de 2 anos

O júri inocentou Anthony das acusações de homicídio em primeiro grau, homicídio agravado e de abuso infantil, mas a condenou por dar falsas informações aos detetives que investigaram o caso.

Se tivesse sido condenada por assassinato em primeiro grau, Anthony poderia ser sentenciada à pena de morte. Mentir para os detetives é uma acusação de menor gravidade e deve render uma sentença menor.

Caylee foi vista pela última vez em 16 de junho de 2008, mas seu desaparecimento só foi relatado em 15 de julho do mesmo ano, quando a mãe de Casey, Cindy Anthony, pressionou a filha e exigiu saber onde estava sua neta.

A promotoria alegava que Anthony usou clorofórmio para deixar a filha inconsciente e então a sufocou até a morte ao colocar fita adesiva sobre sua boca e o nariz. A promotoria alega ainda que ela teria colocado o corpo no bagageiro de seu carro, onde teria ficado por vários dias. Já em decomposição, o corpo foi jogado em um bosque perto de sua casa, em Orlando.

Segundo a acusação, ela estaria cansada de ter de cuidar da menina, que teria atrapalhado sua vida amorosa.

Quando foi à polícia pela primeira vez, Casey afirmou inicialmente que Caylee havia sido sequestrada por uma babá. Seus pais chegaram a contratar investigadores particulares para procurar a neta.

Em dezembro de 2008, contudo, os restos mortais da menina foram encontrados no bosque, após um funcionário de uma empresa de checagem de medidores de energia ter relatado algo suspeito no local.

Suspeita da morte, Casey mudou sua versão e disse que a filha morreu afogada acidentalmente na piscina de casa em 16 de julho e que não reportou a morte por medo.

A defesa alega que, em pânico, ela escondeu o corpo de Caylee com a ajuda do pai, George Anthony. Ele nega a acusação.

A promotoria alega que ele teria pregado cartazes com a foto da neta supostamente desaparecida com a mesma fita adesiva usada para sufocá-la.

A rede de TV CNN exibiu ao vivo os minutos anteriores e a leitura do veredicto do júri pelo juiz Belvin Perry, alcançado após mais de dez horas de debate.

O caso foi tema de discussões em talk shows, canais de notícias e lidera listas de notícias mais lidas em vários sites americanos.

Fonte: Folha

NEGROS E POBRES SÃO AS VÍTIMAS DA POLÍCIA DE SÃO PAULO

Estatísticas mostram que negros e moradores da periferia são as maiores vítimas da violência em São Paulo e nos grandes centros urbanos do país. De acordo com Ivan Seixa, do Conselho dos Direitos Humanos de São Paulo, o perfil de quem morre em situações violentas é muito claro: negros, jovens, homem e morador da periferia. 

Em São Paulo, a morte do trabalhador Jorge José Macedo, de 33 anos, mostra o perfil das vítimas da polícia. Jovem, negro e morador da periferia, Jorge foi assassinado por um policial após uma briga de trânsito. Ele foi morto a menos de 1 km de casa, quando voltava do trabalho de moto. 

O desrespeito ao cidadão continuou mesmo após sua morte: do momento do crime até que o corpo fosse enterrado foram 37 horas. Na versão do policial que matou o rapaz, Macedo teria tentado assaltar o carro onde estava. A corregedoria da polícia, porém, desconfiou da história e agora o policial está sendo investigado. De acordo com o boletim da corregedoria, o policial pode ter inclusive simulado um tiro no pé. 

Não foi o caso de Macedo, mas entidades de direitos humanos denunciam que muitas vezes os registros policiais trazem mentiras para proteger policiais que matam. A polícia muitas vezes usa a expressa “resistência seguida de morte” para justificar os abusos.


Fonte: R7

JORNALISTA BRITÂNICO AFIRMA QUE O BRASIL NÃO PRECISA DE RICARDO TEIXEIRA

Conhecido internacionalmente por suas reportagens investigativas, o jornalista britânico Andrew Jennings, autor de denúncias veiculadas pela emissora de televisão pública inglesa BBC contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, entende que o governo da presidenta Dilma Rousseff deveria agir para o afastamento imediato do cartola. 

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, nesta terça-feira, pouco antes de participar da gravação do programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, que vai ao ar no próximo sábado, às 21h, Jennings lamentou uma suposta omissão do governo brasileiro em relação às denúncias contra Teixeira. 

"Eu fico chocado que eles (do governo brasileiro) não estejam envolvidos. Vocês vão sediar uma Copa do Mundo. O que nós sabemos lá fora sobre o Brasil? Nós sabemos isso (tapa o nariz com o mão e insinua mau odor) por causa de Ricardo Teixeira. Não sou eu, é o que as pessoas pensam do Brasil. Se ele admitiu que aceitou propina, como pode administrar a Copa?", disparou Jennings. 

O jornalista da BBC revelou, em reportagem divulgada pela emissora recentemente, que Teixeira teria admitido suposto pagamento de propina na Fifa e tentado fazer um acordo com a Justiça da Suíça para barrar a divulgação dessas informações. Além disso, as reportagens apresentaram uma série de outras acusações também contra o ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange. 

"Qualquer presidente faz isso, se há algum problema. O Brasil parece agir de forma estúpida. Vocês não precisam disso. Você s podem organizar a Copa sem Ricardo Teixeira", continuou Jennings. "Ele é a única pessoa nesse grande país com habilidades suficientes para organizar uma Copa do Mundo? Isso é um insulto".

Andrew Jennings destacou o "histórico de corrupção" do presidente da CBF e do COL e afirmou que já passou o tempo do afastamento do cartola. "Ele está lá pelo dinheiro, não pelo futebol. Teixeira tem um histórico de corrupção. Como ele pode ter o controle da Copa da Mundo em suas mãos?", questiona. 

"Ele está sendo investigado neste momento. Me desculpem, mas em qualquer outro país, se você está sendo investigado por corrupção, o presidente vem e diz: ‘Simplesmente vá embora. Não estou condenando você, mas vamos ver o que acontece após as investigações’. É tempo de dizer: ‘Ricardo, acho que você tem que renunciar, você não acha?" Se vocês não fizerem isso, outros escândalos virão", finalizou Jennings.

O jornalista da BBC está em São Paulo para divulgar seu livro "Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa: Compra de Votos e Escândalo de Ingressos", com denúncias envolvendo dirigentes do alto escalão da entidade máxima do futebol mundial. O Bola da Vez com Andrew Jennings, na ESPN Brasil, vai ao ar no próximo sábado, às 21h.

Fonte: ESPN