quinta-feira, 7 de julho de 2011

ENEM TEM RECORDE DE INSCRIÇÕES: 5,4 MILHÕES DE INSCRITOS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem 5,4 milhões de candidatos habilitados para fazer a prova. O número final de inscritos foi informado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após participar da assinatura de convênio com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram a inscrição pelainternet, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aguardava a confirmação do Banco do Brasil sobre a quantidade de inscrições cujas taxas foram efetivamente pagas.
O número de participantes da edição 2011 é recorde. Em 2010, cerca de 4,6 milhões se inscreveram para fazer a prova. O exame será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro, em 12 mil locais de prova distribuídos por 1.599 municípios.
Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) deu início ao projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso no ensino superior. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o país.
A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem nos anos anteriores.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.
Fonte: Agência Brasil

MARINA SILVA DEIXA O PV

Em evento realizado na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, a ex-senadora Marina Silva anunciou oficialmente sua saída do Partido Verde (PV), legenda pela qual disputou a presidência da República em 2010 e obteve 19,6 milhões de votos, cerca de 20% do eleitorado brasileiro. Marina ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral, atrás de José Serra (PSDB) e da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). "É um momento para ficarmos tristes e alegres. Não é um fim, é um início", afirmou Marina.
Questionada sobre uma possível candidatura para as eleições presidenciais de 2014, Marina Silva garantiu que ainda não sabe se disputará. "Estou sendo sincera e verdadeira, não sei. (...) Não se trata de uma saída pragmática, com olhos nos calendários eleitorais", disse ela.
O chamado "Encontro Por Uma Nova Política" reuniu mais de 300 pessoas, entre apoiadores e simpatizantes, além de políticos como Alfredo Sirkis, Ricardo Young e Fernando Gabeira, que deu uma breve declaração por Skype. "O movimento que surge hoje é muito importante e representa uma resposta a um problema, que é o de aproximar a sociedade dos grandes temas. Desejo sucesso a todos e contem comigo", disse Gabeira, que segue no PV.

Marina Silva disse, ao deixar o PV, que "é um momento para ficarmos tristes e alegres"
Marina Silva disse, ao deixar o PV, que "é um momento para ficarmos tristes e alegres"

Coerência
No discurso de adeus ao PV, Marina Silva ressaltou que está mantendo a coerência do seu discurso. "Estamos aqui hoje para reafirmar que esta continua sendo a nossa palavra, que vale o que está escrito. Está nesta palavra dada a principal razão pela qual eu mesma e tantos companheiros estamos nos afastando do Partido Verde. Para manter nossa coerência e seguir em frente, em união com aqueles que, embora não se desligando do partido por diversas razões, permanecerão críticos e em consonância com o mesmo pensamento", disse.
"Hoje, as pessoas se mobilizam por causas muito diferenciadas, se manifestam pela internet, mas tem dificuldades de se integrar, de amalgamar suas diferentes preocupações num grande projeto de País. Junto-me a todos que se identificam com esse pensamento, para fazer chegar o momento da integração. De inventar outra cultura política para nosso futuro. Vamos discutir democracia, educação, desenvolvimento, sem as amarras das ambições de poder como um fim em si mesmo, que diminuem e pervertem os sonhos e as intenções", afirmou Marina.
Avançar
No encerramento de sua fala, Marina Silva defendeu que o debate das eleições presidenciais de 2014 não pode ser o mesmo de hoje. Porém, ela não informou quais os planos para o próximo pleito. "As eleições de 2010 tiveram o papel de fazer a luta socioambiental abrir suas janelas e portas para a sociedade. Fizeram com que milhões de pessoas escolhessem uma proposta diferente. Agora é hora de ir mais fundo. A hora da verdade".
"Como alguém já disse, o ideal que move as pessoas para melhorar o mundo em que vivem, e onde no futuro outros irão viver, deve estar na popa e não na proa, a nos impulsionar para o futuro. Não é hora de ser pragmático, é hora de ser sonhático e de agir pelos nossos sonhos", concluiu a ex-senadora.
Um dos fundadores do PV, Alfredo Sirkis, que foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, confirmou também o seu afastamento da legenda. Ele reiterou que o movimento político anunciado hoje, capitaneado e reforçado com a saída de Marina "não se trata de mais um racha" partidário e descartou a criação de um novo partido formado por dissidentes. Segundo ele, neste momento, seria trocar "seis por meia dúzia".
Fonte: Jornal do Brasil

SENADOR BLAIRO MAGGI É CONVIDADO A ASSUMIR O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

O senador Blairo Maggi (PR-MG) foi convidado pelo Palácio do Planalto para ser o novo ministro dos Transportes em substituição a Alfredo Nascimento, que pediu demissão nesta quarta-feira após denúncias da existência de um suposto esquema de superfaturamento de obras e de recebimento de propina por meio de empreiteiras. A sondagem do Palácio do Planalto foi feita na quarta-feira, mas Maggi ainda não aceitou o convite.

Segundo aliados, ele ainda fará consulta a integrantes do Partido da República (PR), a seus familiares, verificará que contratos suas empresas têm o governo e se essas transações poderiam inviabilizar sua indicação. "Blairo é um grande nome e há uma grande possibilidade de ele se tornar ministro", afirmou o líder do PR na Câmara dos Deputados, Lincoln Portela (PR-MG). "Ele precisa se cercar de todos os cuidados para não dar um passo em falso. Ele tem envolvimentos empresariais com o governo, mas em relação à legislação fiscal e trabalhista está tudo bem nas empresas", disse o parlamentar, em referência às análises que Maggi faz antes de eventualmente aceitar chefiar a pasta dos Transportes.

"Estou fazendo uma avaliação se posso ou não ser ministro. Não sei se teria condições hoje por causa das minhas empresas", disse Maggi a seus correligionários, conforme relato de Portela. Considerado um dos maiores produtores de soja do mundo, Blairo Maggi tem patrimônio declarado à Justiça eleitoral no valor de R$ 152,47 milhões.

Caso ele não aceite o cargo, integram a lista de ministeriáveis os deputados Luciano Castro, Jaime Martins e Aracely de Paula.

A queda do ministro dos Transportes

Uma reportagem da revista Veja do início de julho afirmou que integrantes do Partido da República teriam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por meio de empreiteiras dentro do Ministério dos Transportes. O negócio renderia à sigla até 5% do valor dos contratos firmados pelo ministério sob a gestão da Valec (estatal do setor ferroviário) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

O esquema seria comandado pelo secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto. Mesmo sem cargo na estrutura federal, ele lideraria reuniões com empreiteiros e consultorias que participavam de licitações do governo no ramo. Pelo menos dois assessores diretos do então ministro, Alfredo Nascimento (PR), foram afastados dos cargos. Também deixaram suas funções o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, e o diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves.

O PR emitiu nota negando a participação no suposto esquema e prometendo ingressar com uma medida judicial contra a revista. Nascimento, que também negou as denúncias de conivência com as irregularidades, abriu uma sindicância interna no ministério e pediu que a Controladoria-Geral da República (CGU) fizesse uma auditoria nos contratos em questão. Assim, a CGU iniciou "um trabalho de análise aprofundada e específica em todas as licitações, contratos e execução de obras que deram origem às denúncias".

Apesar do apoio inicial da presidente Dilma Rousseff, que lhe garantiu o cargo desde que ele desse explicações, a pressão sobre Nascimento aumentou após novas denúncias: o Ministério Público investigava o crescimento patrimonial de 86.500% em seis anos do filho do ministro, Gustavo. Diante de mais acusações e da ameaça de instalação de uma CPI, o ministro não resistiu e encaminhou, no dia 6 de julho, seu pedido de demissão à presidente.

Fonte: Jornal do Brasil

POÇO NO PRÉ-SAL TEM A MAIOR PRODUÇÃO MENSAL DA PETROBRÁS

O poço 9-RJS-660, no campo de Lula, no pré-sal da bacia de Santos, foi o que registrou a maior produção da Petrobras para o mês de maio, afirmou a companhia nesta quinta-feira em comunicado.

O poço, o primeiro a produzir comercialmente no pré-sal, atingiu produção média de 28.436 barris de óleo por dia.

"Esse resultado confirma o alto potencial dos reservatórios do pré-sal brasileiro, e, se considerarmos a produção de óleo mais gás natural, o volume alcançou 36.322 barris de óleo equivalente por dia (boed)", afirmou a Petrobras.

O campo de Lula tem reservas de 6,5 bilhões de boe, a maior jazida com volumes estimados provados do Brasil.

De acordo com a estatal, o poço foi o primeiro a ser interligado ao FPSO Cidade de Angra dos Reis.

"Além desse poço, já está conectado à plataforma um poço injetor de gás que, desde o início de abril de 2011, reinjeta no reservatório gás produzido pelo 9-RJS-660", afirmou a estatal.

A previsão é que o FPSO Cidade de Angra dos Reis esteja produzindo cerca de 100 mil bpd ao longo do ano de 2012.

O poço está em área operada pela Petrobras, no bloco BMS-11, sob concessão de consórcio integrado também pela BG Group (com 25 por cento de participação) e Galp Energia (10 por cento).

Recentemente, a BG Group duplicou sua estimativa para a sua parte das reservas de gás e petróleo na bacia de Santos, para 6 bilhões de barris.

A Petrobras não quis comentar a mudança na estimativa da BG.

Fonte: Reuters

BRASIL EMITE US$ 500 MILHÕES NO EXTERIOR COM PREÇO HISTÓRICO

O Brasil aproveitou o apetite internacional por títulos de economias emergentes e quebrou nesta quinta-feira um jejum de quase nove meses em emissões externas, com a venda de 500 milhões de dólares em um bônus de 10 anos referenciado em dólares.

O papel foi vendido oferecendo aos investidores o menor rendimento já pago pelo país, 4,188 por cento ao ano, em um reflexo da elevada demanda pelo título. O spread em relação ao título norte-americano equivalente, de 105 pontos-básicos, também foi o mais baixo da história.

O título saiu a 105,348 por cento do valor de face.

De acordo com o IFR, um serviço da Thomson Reuters, a demanda pelo bônus teria superado os 4 bilhões de dólares.

A emissão do Global 2021 foi feita nos mercados norte-americano e europeu e o Tesouro informou que ofertará mais 50 milhões do título na Ásia após a abertura daquele mercado.

A operação eleva o estoque desse título a pelo menos 2,1 bilhões de dólares, nível considerado adequado pelo Tesouro para garantir liquidez aos bônus --o que favorece os preços e permite que eles deem referência às emissões de empresas privadas.

A última captação soberana do Brasil no mercado internacional havia sido feita em outubro do ano passado, com a reabertura de bônus em reais com vencimento em 2028.

O Tesouro tem como prioridade reforçar a venda de títulos referenciados em reais no mercado externo, mas o momento atual não seria favorável a esse tipo de emissão por conta da recente valorização da moeda brasileira e da incerteza no mercado em relação a possíveis medidas cambiais do governo.

O secretário do Tesouro, Arno Augustin, já vinha antecipando mais uma venda de títulos no mercado internacional para "breve".

Na quarta-feira, um dia após a Colômbia ter feito uma emissão que teve rendimento mínimo histórico, Augustin afirmou que, apesar da volatilidade dos mercados internacionais por conta da crise europeia, considerava que os preços estavam favoráveis para emissões brasileiras.

Há cerca de duas semanas, a Moody's tornou-se a segunda grande agência de classificação de risco a dar ao Brasil uma nota dois degraus acima do nível considerado especulativo, dando mais respaldo a uma nova captação externa.

Fonte: Reuters

O FACEBOOK JÁ É LÍDER EM 119 PAÍSES

O Facebook, rede social online criada por Mark Zuckerberg, teve um crescimento de mais de 100% no Brasil nos últimos seis meses e já é o líder entre os sites de rede social em 119 países do mundo, segundo serviços de monitoramento de tráfego.

Um mapeamento do tráfego de sites de rede social feito pelo designer gráfico e especialista em mídias sociais italiano Vincenzo Cosenza, que analisou 134 países em todo o mundo entre 2009 e 2011, mostra que o site americano ganhou terreno nos últimos meses e caminha para a hegemonia global.

Nos últimos dois anos, além de dobrar o número de usuários no Brasil e ameaçar o último reduto do Orkut, o Facebook alcançou a liderança em 38 novos países. Atualmente, uma em cada nove pessoas utiliza o serviço no mundo.

"Em 2009, havia 17 redes sociais online entre as mais populares no mundo. Hoje, há somente 9. Sites com ambições globais como o MySpace e o Friendster foram destruídos pelo Facebook, a adesão a ele foi impressionante", disse Cosenza à BBC Brasil.

Segundo Cosenza, no final de 2009, o Facebook ultrapassou o Orkut na Índia, onde este era a rede social mais popular. E ele afirma que o mesmo deve acontecer no Brasil, último país onde o Orkut ainda é o site mais visitado do gênero, nos próximos meses.

De acordo com o Social Bakers, serviço de estatísticas do Facebook, o número de usuários brasileiros do serviço cresceu 133% nos últimos seis meses. Com 21 milhões de usuários, o Brasil se tornou o nono país do mundo e o primeiro país da América do Sul em presença no site, que já tem cerca de 750 milhões de usuários no mundo. Na América Latina, a rede social online já é líder em pelo menos 19 países.

Mas o crescimento do Facebook levanta questões entre analistas sobre o acúmulo de dados pessoais dos usuários em uma só plataforma, segundo o pesquisador Silvio Meira, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

“O risco que ele (o Facebook) oferece é diretamente proporcional à quantidade de oportunidades que está criando com esta facilitação de conexões”, disse Meira à BBC Brasil.

Presença do Brasil

A adesão dos brasileiros ao Facebook é confirmada pela empresa de pesquisa de dados americana ComScore. Entre maio de 2010 e maio de 2011, o número de visitantes do site cresceu 172% no Brasil, contra somente 20% do Orkut.

A visualização de páginas do Facebook também cresceu 615% em um ano, enquanto no Orkut, elas caíram 9%.

De acordo com o serviço de monitoramento de tráfego na internet Alexa, uma das fontes utilizadas por Vincenzo Cosenza em sua análise, o Facebook já é o terceiro site mais visitado no Brasil. O Orkut estaria em sétimo lugar.

No entanto, o serviço Google Trends e a comScore ainda registram o Orkut à frente do Facebook em visitas e pageviews no país.

"Os serviços de monitoramento usam metodologias diferentes, mas o que temos que considerar é a tendência principal. Acredito que, nos próximos meses, o Facebook deverá superar o Orkut no Brasil. Observei o mesmo tipo de ascensão na Índia", disse Cosenza.

Atualmente, segundo o Alexa, o Facebook é o site mais visitado em 15 países, que incluem México, Argentina, Peru, Chile Egito e Grécia. Nos Estados Unidos e na maior parte da Europa, ele fica em 2º lugar, atrás do Google.

Segundo Gustavo Pereira, gerente de operações da Bites, consultoria especializada em redes sociais, o aumento do número de brasileiros no site criou uma demanda maior de ações publicitárias e anúncios no Facebook pelas empresas.

"O Facebook está em uma curva ascendente e, por causa da maneira como é organizado, dá mais visibilidade a ações publicitárias do que o Orkut. O Orkut tem mais usuários do Brasil e é importante, mas tem uma estrutura mais engessada, que torna o trabalho das empresas mais difícil", disse Pereira à BBC Brasil.

Monopólio de informações

Silvio Meira diz que a evolução do Facebook, com uma oferta cada vez maior de aplicativos e serviços, explica a rápida escalada mundial do site, que já eliminou importantes concorrentes deste a sua criação, em 2004.

“Eles evoluíram mais rápido do que todo mundo. Vaporizaram o MySpace numa capacidade nunca vista simplesmente porque souberam criar e desenvolver uma oferta que não existia antes”, diz.

O MySpace, que chegou a ter 300 milhões de usuários e foi a rede mais popular do mundo antes do Facebook, foi uma das principais vítimas da migração de usuários e, consequentemente, de publicidade para o concorrente.

Em 2005, o serviço foi comprado pela empresa NewsCorp., do magnata da comunicação Rupert Murdoch, por US$ 580 milhões (R$ 904 milhões).

Mas a partir de 2008, o MySpace começou a sofrer o impacto do sucesso do Facebook. No início do mês de julho, com cerca de 70 milhões de usuários, o site foi vendido por US$ 35 milhões para uma empresa de publicidade.

Na última quarta-feira, Mark Zuckerberg anunciou seu novo serviço de vídeo chamadas, em associação com o Skype. A funcionalidade era um dos carros-chefe do concorrente Google+, o novo site de rede social do Google, que foi lançado na última semana.

Para Meira, os dados sobre o crescimento do Facebook no mundo indicam que ele está a caminho da hegemonia no mercado das redes sociais online. Isso pode dar à empresa, de acordo com o pesquisador, um controle sem precedentes de informações valiosas sobre os usuários.

"O Facebook sabe as redes das quais eu participo e, mesmo sem invadir a minha rede explicitamente, consegue saber exatamente quem eu sou ao analisar as conexões com pessoas e serviços que eu faço dentro dele."

“O risco é que ele (o Facebook) se torne um verdadeiro monopólio não só de informações pessoais, mas das conexões entre as pessoas. Se isso acontecer, será preciso encontrar uma maneira de fazer com que as informações sobre o usuário sejam portáteis, para que ele possa levá-las para a rede social que quiser", afirmou o pesquisador.

Fonte: BBC Brasil

JORNAL BRITÂNICO NEWS OF THE WORLD FECHA AS PORTAS APÓS ESCÂNDALOS

O diretor do grupo que controla o tabloide britânico News of the World,James Murdoch, anunciou nesta quinta-feira o fechamento do jornal, após o escândalo de grampos ilegais atribuído à publicação na Grã-Bretanha.

Jornal News of the World
A última edição do semanário, que é publicado há 168 anos e é o mais vendido do país, irá circular no domingo. A cada edição são vendidos cerca de 2,8 milhões de exemplares.

A decisão foi tomada depois que surgiram informações de que o jornal grampeou o telefone celular de uma adolescente que desapareceu em 2002 e também de familiares de vítimas dos atentados de julho de 2005 em Londres.

Em um comunicado, Murdoch disse que o lado bom do News of the World "foi ofuscado por um comportamento que foi errado e, se as recentes alegações forem verdadeiras, (foi um comportamento) desumano, que não tem espaço na nossa empresa".

"O News of The World tem a missão de fiscalizar e responsabilizar (as pessoas). Mas não fez isso consigo mesmo."

Milly

O tabloide, de propriedade da mesma empresa que edita os diários The Sun e The Times, controlada pelo magnata australiano Rupert Murdoch, também é acusado, desde 2006, de ter pagado detetives para interceptar mensagens telefônicas de celebridades, políticos e esportistas.

O atual escândalo ganhou grande repercussão na Grã-Bretanha após a revelação de que o jornal grampeou o celular da Milly Dowler, uma garota de 13 anos que desapareceu em 2002 e foi encontrada morta depois.

Durante as escutas, mensagens deixadas na caixa de recados do telefone foram apagadas, prejudicando as investigações.

Depois, veio a público a notícia de que o jornal também grampeou celulares de parentes das vítimas dos atentados de 2005 e até de soldados britânicos mortos no Iraque e no Afeganistão.

As revelações feitas pelo jornal The Daily Telegraph de que a polícia encontrou celulares de familiares dos soldados mortos nos arquivos do detetive particular do News of the World, Glenn Mulcaire, provocou revolta nos parentes.

O coronel Richard Kemp, ex-comandante das forças britânicas no Afeganistão, disse que as acusações o deixaram "absolutamente sem palavras e com raiva".

Para Adrian Weale, representante do associação de militares Federação das Forças Armadas Britânicas, "esta é uma situação lamentável, se de fato ocorreu".

"Se você perde um parente numa situação operacional, é um momento de máxima angústia, de luto e desolação, e a ideia de que um tabloide esteja fuçando nas suas mensagens e ligações telefônicas privadas para encontrar sujeira para suas histórias é simplesmente inacreditável", afirmou.

Murdoch

Além de controlar alguns dos principais jornais do país, Rupert Murdoch também negocia a compra da subsidiária britânica da operadora de TV a cabo Sky.

O escândalo pode agora interromper os planos de Murdoch, que na última semana sofreu o boicote de anunciantes do News of the Worldapós o escândalo.

O caso derrubou as ações da News Corporation, que caíram mais de 3% nas bolsas da Austrália e dos Estados Unidos.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediu a abertura de uma investigação sobre os grampos.

Fonte: BBC Brasil