sexta-feira, 8 de julho de 2011

SUDÃO DO SUL É O MAIS NOVO PAÍS DO MUNDO

O Sudão do Sul se tornou oficialmente às 18h01 desta sexta-feira (hora de Brasília, 0h01 de sábado, hora local) o mais novo país do mundo, ao oficializar sua independência do restante do Sudão.

Mulher comemora nas ruas de Juba a independência do Sudão do Sul. AFP
Nas ruas da capital do país, Juba, centenas de pessoas comemoraram a mudança logo após o horário oficial da separação do norte.

Segundo o enviado da BBC a Juba Will Ross, às vésperas do nascimento do país as rádios tocaram sem parar o hino nacional sul-sudanês, composto por estudantes locais.

O país nasce a partir de um acordo de paz firmado em 2005, após 12 anos de uma guerra civil que deixou 1,5 milhão de mortos. Em janeiro, 99% dos eleitores do Sudão do Sul votaram a favor da separação da região, predominantemente cristã e animista, em relação ao norte, governado a partir de Cartum, onde a população é em sua maioria muçulmana e de origem árabe.

Nesta sexta-feira, o governo do presidente sudanês, Omar Bashir, reconheceu formalmente a independência da parte sul de seu país. Ele estará em Juba, no sábado para a festa, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que será recepcionado pelo presidente interino do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit.

Apesar de possuir grandes reservas de petróleo, o Sudão do Sul nasce como um dos países mais pobres do mundo, com a maior taxa de mortalidade materna, a maioria das crianças fora da escola e um índice de analfabetismo que chega em 84% entre as mulheres.

Embora não haja estatísticas oficiais, a ONU estima que a população do país varie entre 7,5 e 9,5 milhões. O Sudão do Sul também nasce sendo um dos maiores do continente, superando as áreas de Quênia, Uganda e Ruanda somadas.

Após comemorar a independência, o Sudão do Sul
terá de resolver a questão da fonteira com o norte


Abyei e Kordofan

A independência está sendo celebrada sem que as fronteiras entre o sul e o norte já estejam completamente definidas. Um foco de tensão é o debate sobre quem ficará a região de Abyei, rica em petróleo.

Em maio, forças do Sudão do Norte entraram em Abyei. Os conflitos forçaram 170 mil pessoas a deixarem suas casas, para fugir da violência.

O acordo de 2005 previa um referendo para os moradores da área decidirem se ficariam com o norte ou o sul, mas por causa da tensão a votação ainda não ocorreu.

Antecipando-se a uma eventual retomada da guerra civil, o Conselho de Segurança da ONU aprovou, também em maio, o envio de uma missão de paz com 7 mil militares para a área, a maioria da Etiópia.

A separação também acendeu os ânimos na região de Kordofan do Sul, que está sob controle do governo de Cartum.

Povoada por minorias étnicas sem ligação com a população árabe do norte, a região quer se juntar ao novo país. Confrontos na região já provocaram o deslocamento de 60 mil moradores.

Petróleo, selos e capital

A questão do petróleo é uma das questões mais sensíveis na divisão do Sudão.

A maior parte das reservas fica no sul, mas quase toda a infraestrutura para refino e transporte fica no norte. Por enquanto, a receita é dividida meio a meio.

Além de discutir uma nova divisão nos lucros, o sul e o norte também têm de dividir a dívida pública do Sudão.

A nacionalidade dos sul-sudaneses que vivem no norte é outro problema. O governo de Cartum já revogou a cidadania destas pessoas, que agora migram em massa para a antiga terra natal, para se tornarem cidadãos do mais novo país do mundo.

Mas as delicadas questão envolvendo o norte não são os únicos problemas que o Sudão do Sul está tendo que enfrentar.

O país ainda discute, por exemplo, quem irá estampar as notas da futura nova moeda, o design dos selos e até qual será a capital – Juba ou uma nova cidade a ser construída, que pode até ter o formato de animais ou frutas africanas.

O nascimento do país também provocou mudanças na ONU, onde engenheiros discutem se incluem mais uma cadeira no já apertado plenário da Assembleia Geral, ou se o Sudão do Sul vai ocupar o espaço do Vaticano ou da Autoridade Palestina, que têm assento na sala, mas não são Estados-membros.
Sudão, um país dividido


As grandes diferenças que dividem o Sudão são visíveis até do espaço, como mostra essa imagem de satélite da Nasa. Os Estados do Norte são uma área desértica, interrompida apenas pelo fértil vale do Nilo. O Sul do Sudão é coberto por vastas áreas verdes, pântanos e florestas tropicais.

Fonte: BBC Brasil

MULHER MORRE APÓS FAZER LIPO EM BELO HORIZONTE

Uma mulher morreu após passar por uma cirurgia de lipoaspiração em Belo Horizonte. A paciente Kátia Maciel Dias de Oliveira, 39, internou-se em uma clínica da cidade na manhã da última quarta-feira (6) para operação no abdome e nas mamas e morreu na manhã do dia seguinte.

Oliveira foi enterrada nesta sexta-feira. A Polícia Civil de Minas Gerais, que investiga o caso, informou por meio de assessoria que um dos médicos disse que houve complicações após a cirurgia e que foram feitos diversos procedimentos para tentar reanimá-la, sem sucesso. Uma ambulância chegou a ser chamada para tentar salvar a paciente.

A polícia afirmou que o irmão de Oliveira seria ouvido nesta sexta-feira pela delegada Carolina Bechelani. Ele chegou à clínica quando a ambulância estava em frente ao local.

A polícia informou que o laudo do IML (Instituto Médico Legal) com detalhes sobre a morte de Oliveira sairá dentro de 30 dias.

Fonte: Folha

JUSTIÇA DECRETA A PRISÃO DO ACUSADO DE ASSASSINAR O ESTUDANTE VICTOR HUGO DA SILVA BRAGA

A Justiça decretou a prisão temporária de Deivid da Silva Oliveira, de 23 anos, acusado de assassinar o estudante Victor Hugo da Silva Braga, 15, no Rua Raul Veiga, em São Gonçalo, na noite do último domingo. A decisão foi da juíza Patrícia Aciolli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo.
Victor Hugo foi atingido com um tiro na cabeça e morreu a caminho do Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê. Ele conversava com um amigo quando o assassino desembarcou de um Palio prata e disparou aleatoriamente com os dois. Os disparos atingiram Victor na cabeça e seu amigo na boca. 
Deivid é acusado de matar estudante de 15 anos com tiro na cabeça. Tem informações de seu paradeiro? Ligue para 2253-1177
Deivid é acusado de matar estudante de 15 anos com tiro na cabeça. Tem informações de seu paradeiro? Ligue para 2253-1177
Segundo o delegado Jorge Veloso, responsável por investigar o caso, Deivid da Silva não conhecia a vítima, agiu sem motivação e fez uso de grande quantidade de drogas. Ele está foragido desde ontem.
"Esse garoto é um delinquente que saiu na rua drogado e bêbado para abordar pessoas. Ele atirou aleatoriamente contra um grupo de cinco jovens. Estamos procurando por ele e iremos encontrá-lo", garantiu o delegado. 
De acordo com Veloso, logo que o assassino desceu armado de um Palio prata, o grupo de jovens - que conversavam distraídos - se assustou. Enquanto um dos garotos correu, Victor deitou no chão e foi foi alvejado pelo assassino.
Pela manhã, agentes da 74ª DP (Alcântara) estiveram na casa do acusado, mas, segundo a família, ele está foragido desde a última segunda-feira (4). Ele seria filho de um empresário dono de uma loja na Ceasa do Colubandê.
A confirmação de que Deivid seria o autor do disparo que matou Victor Hugo veio do próprio pai do acusado. Por meio de uma foto, o pai de Deivid confirmou a identidade do assassino.
Informações que levem ao paradeiro do atirador devem ser repassadas à polícia através do Disque Denúncia (2253-1177). O anonimato é garantido.
Fonte: Jornal do Brasil

ATLANTIS VOA PARA O FIM DE UMA ERA

A nave Atlantis decolou, nesta sexta-feira, para a 135ª e última viagem dos 30 anos do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos. Com uma tripulação de quatro astronautas e carregando equipamentos para a Estação Espacial Internacional (ISS), o ônibus espacial decolou para sua missão de 12 dias às 12h29 (horário de Brasília), após um conserto rápido realizado devido a um problema técnico que surgiu no último minuto.

Nasa
Duas horas antes do momento previsto para o lançamento, a Atlantis foi selada, com toda a tripulação a bordo, e as portas não foram mais abertas até a decolagem. Até aquele momento, a Nasa cumpria o cronograma pontualmente, sem nenhum problema técnico. O lançamento dependia, então, apenas das condições climáticas, que se mostraram favoráveis.

Milhares de pessoas aguardavam, desde a madrugada, no Cabo Canaveral, local de lançamento da nave, o momento da partida da Atlantis rumo à ISS.

– Espera-se ao redor de 1 milhão de pessoas – disse Lisa Murtlend, porta-voz da Prefeitura de Titusville, cidade próxima ao Centro Espacial Kennedy.

Na véspera, uma tempestade elétrica atrasou as inspeções finais da nave, e um raio caiu a apenas 1km de distância do Centro Espacial Kennedy. Nesta manhã, a Nasa seguiu com as preparações para o lançamento conforme o agendado. Caso se visse obrigada a adiar o evento, a Nasa teria uma janela de oportunidade no sábado, quando as oportunidades favoráveis seriam de 40%, e outra no domingo, quando aumentariam para 60%. Caso contrário o lançamento seria possível apenas em agosto.

O impacto aconteceu às 12h (horário local), durante uma tempestade elétrica, nos arredores da plataforma de lançamento 39A, de onde se espera que a Atlantis comece amanhã a última missão do programa de ônibus espaciais da Nasa.

– Não encontramos nenhum dano – afirmou o porta-voz da Nasa Allard Beutel a um grupo de jornalistas, na manhã desta sexta-feira. No entanto, os engenheiros da Nasa se apressaram em revisar os dados e fazer testes para determinar se o raio afetou o corpo da nave ou qualquer equipamento de apoio à plataforma de lançamento localizada em Cabo Canaveral, no estado da Flórida.

Qualquer dano colocaria em perigo a decolagem do ônibus espacial. Apesar do dia ter amanhecido nublado e chuvoso e a previsão meteorológica para sexta-feira tenha dado apenas 30% de possibilidades de que haja condições favoráveis para a decolagem, a Nasa decidiu nesta manhã continuar o planejamento original.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta, Kathy Winters, do serviço meteorológico da Nasa, reconheceu que sua maior preocupação são “as tempestades elétricas” pelas quais teria que atravessar a nave após receber sinal verde.

Fonte: Correio do Brasil

GOL ACERTA COMPRA DA WEBJET

A companhia aérea Gol fechou acordo para comprar a rival de menor porte Webjet, ampliando sua participação no mercado doméstico e se aproximando da líder TAM.

A operação ocorre em meio a um movimento de consolidação no setor aéreo mundial e de forte crescimento do tráfego de passageiros no Brasil.

"Estamos confiantes de que, com essa aquisição, a Gol... continuará com sua missão de popularizar o transporte aéreo e se consolidará como uma das líderes no segmento de aviação de baixo custo no mundo", afirmou o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, em nota à imprensa.

A Gol informou que sua controlada Varig celebrou memorando de entendimentos com os acionistas majoritários da Webjet para aquisição de 100 por cento do capital da companhia.

A Webjet foi avaliada em 310,7 milhões de reais, mas o preço a ser pago pelo grupo Gol será de 96 milhões de reais, sujeito a ajustes após auditoria.

O fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após o fechamento da Bovespa não esclareceu se a diferença dos valores é decorrente de dívidas da Webjet que serão assumidas pela Gol.

A Webjet encerrou maio com participação no mercado de aviação brasileiro de 5,16 por cento, enquanto a Gol ficou com market share de 35,39 por cento. Juntas, elas teriam 40,55 por cento do mercado doméstico, ante 44,43 por cento da líder TAM naquele mês.

A Gol acredita que a operação conjunta fortalecerá sua posição nos principais aeroportos do Brasil. Segundo a companhia, serão exploradas sinergias que resultem na "distribuição dos voos de forma abrangente, ganhos de eficiência e maior qualidade e competitividade".

Fundada em 2005, a Webjet é atualmente controlada pela holding GJP Participações de Guilherme Paulus, que vendeu o controle da operadora de turismo CVC para o grupo de private equity norte-americano Carlyle.

Paulus preferiu não incluir a Webjet no acordo com o Carlyle porque esperava obter melhores ofertas de outros interessados, afirmaram pessoas próximas do assunto à Reuters na ocasião.

AÇÕES SOBEM

A Gol divulgou no início da tarde que estava "mantendo tratativas" com a Webjet, após o site da Aero Magazine, publicação especializada do setor aéreo, ter noticiado que o negócio estava perto de ser fechado.

Investidores ficaram animados com a possível aquisição, motivando alta de mais de 6 por cento das ações da Gol durante o pregão da bolsa paulista. Os papéis perderam força, mas ainda assim terminaram a sessão com alta de 3,51 por cento, a 19,77 reais, contra queda de 1,12 por cento do Ibovespa.

Em 2007, a Gol, que vem procurando conter a adição de aviões à frota para melhorar seus resultados, comprou ativos da Varig por 275 milhões de dólares, operação que custou à empresa anos para ser totalmente digerida.

A negociação da Gol com a WebJet ocorreu depois que a TAM anunciou em março a compra de 31 por cento da Trip, sexta maior empresa do setor no Brasil. Além da aliança com a Trip, a TAM tenta aprovar sua fusão com a chilena LAN para criar a maior companhia aérea da América Latina.

A compra da Webjet ainda depende da assinatura de contratos definitivos e do aval de reguladores.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse não ter sido notificada da operação e que não iria se pronunciar. Representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não estavam disponíveis.

A Webjet opera 154 voos diários para 14 cidades do país, incluindo as principais capitais do país, em uma faixa que vai de Porto Alegre a Fortaleza. A frota da empresa, que opera em modelo de baixas tarifas, é formada por 24 jatos 737 da Boeing, mesmo fornecedor da Gol.

A frota operacional da Gol atualmente é de 115 aeronaves Boeing 737-700 e 737-800.

Fonte: Reuters

BANDIDO ROUBA CARRO DE POLÍCIA EM SÃO PAULO

Um criminoso roubou uma viatura da Polícia Civil na região da Lapa, zona oeste da capital paulista, nesta sexta-feira (8). 

O veículo foi roubado na rua Tordesilhas, andou alguns metros até a rua Belmonte, onde o veículo foi abandonado.

De acordo com Marcos Carneiro, chefe da Polícia Civil, o roubo aconteceu quando agentes abordaram um homem durante uma investigação. Carneiro afirmou que o homem reagiu à abordagem e roubou o veículo. Não houve troca de tiros.

Segundo informações do delegado titular da 3ª Seccional, Jair Rodrigues, a viatura policial pertencia ao 41º Distrito Policial.


Fonte: R7

HOMEM MATA SETE NOS ESTADOS UNIDOS E SE MATA EM SEGUIDA

Um homem suspeito de matar a tiros sete pessoas e de fazer reféns após invadir um apartamento no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, teria se matado, segundo a polícia.

A morte de Rodrick Shonte Dantzler, de 34 anos, pôs fim a uma perseguição policial dramática de oito horas na cidade de Grand Rapids.

Segundo a polícia, os reféns não foram feridos.

A caçada começou após quatro pessoas terem sido encontradas mortas em uma casa e outras três em outro ponto da cidade.

O chefe da polícia de Grand Rapids, Kevin Belk, se disse decepcionado com o desfecho do caso.

Mulheres choram ao saber que homem matou um de seus familiares durante fuga da polícia nos Estados Unidos -CHRIS CLARK/REUTERS
REFÉNS

Dantzler teria se matado após soltar um dos três reféns que matinha em um apartamento - uma mulher de 53 anos.

Segundo Belk, as vítimas mortas pelo atirador seriam cinco adultos e duas crianças. Entre eles, estariam a filha e uma ex-namorada de Dantzler.

"Neste momento, ainda não sabemos os motivos", disse o policial.

Belk afirmou que outras duas pessoas foram feridas quando Dantzler trocava tiros com a polícia, mas que nenhum dos dois tem ferimentos graves.

Segundo a polícia, Dantzler abandonou seu carro no fosso entre as pistas de uma rodovia antes de fugir a pé. A estrada permaneceu fechada por várias horas.

Ele teria então invadido um apartamento e tomado seus ocupantes como reféns.

Segundo o governo de Michigan, os registros oficiais mostram que Dantzler foi libertado da prisão em 2005 após cumprir pena por assalto.

Fonte: Folha

AGÊNCIA MOODY'S REBAIXA A NOTA DE 4 BANCOS PORTUGUESES

A agência Moody's rebaixou nesta quinta-feira em três e quatro degraus a classificação da dívida de quatro bancos portugueses, como consequência do corte que sofreu a solvência financeira do país nesta semana.

A agência de classificação de riscos desceu em quatro degraus a nota da dívida, garantida pelo Estado, do Banco Comercial Português (BCP) e do Banco Internacional do Funchal (Banif), até Ba2 com perspectiva negativa, o mesmo nível de bônus lixo com o qual avaliou Portugal na quarta-feira.

A Moody's também reduziu em três níveis a nota do maior banco português, o estatal Caixa Geral de Depósitos (CGD), e a do Banco Espírito Santo (BES), até Ba1, um degrau acima da nota do país, mas os mantém em vigilância para outro possível rebaixamento.

Entre os grandes bancos lusos, os únicos que não estão incluídos no rebaixamento são o Banco Português de Investimento (BIS) e o Santander Totta, propriedade da entidade espanhola Santander.

Até agora, as quatro entidades financeiras afetadas tinham a nota Baa1, mas passaram a contar com uma classificação considerada de grande risco de insolvência e desaconselhável para os investidores, o que prejudicará, assim como no caso do Estado português, seu acesso a crédito e suas operações financeiras.

A Moody's justificou o rebaixamento da nota dos quatro bancos pela exposição das entidades aos problemas econômicos do Estado português, cuja classificação foi reduzida, por sua vez, pelo "crescente risco" de que descumpra a redução do déficit prevista e tenha de pedir mais ajuda.

A agência ainda deixou Portugal sob vigilância com perspectivas negativas, em uma medida questionada por empresários, banqueiros e autoridades do país e que motivou também críticas de vários Governos da União Europeia (UE) e da Comissão Europeia (CE).

A Bolsa de Valores de Lisboa, que abriu nesta quinta-feira com ligeira alta de 0,3%, caiu 3,03% ontem.

O governo português, surpreendido pelo rebaixamento de sua nota apesar das duras medidas econômicas que anunciou na semana passada, realizará nesta quinta-feira um conselho de ministros centrado na decisão da Moody's.

Fonte: Folha