terça-feira, 9 de agosto de 2011

LÍBIA AFIRMA QUE BOMBARDEIO DA OTAN MATOU DEZENAS DE CIVIS

Autoridades líbias disseram nesta terça-feira que dezenas de civis foram mortos em um bombardeio da Otan contra uma comunidade rural a leste de Trípoli, mas a aliança disse que se tratava de um alvo legítimo.

Um ataque com grande número de vítimas civis pode abalar o apoio popular nos países da Otan à campanha militar na Líbia, que já tem se revelado muito mais longa, custosa e sangrenta do que previam seus defensores.

Um porta-voz do governo de Muammar Gaddafi, que levou jornalistas estrangeiros até o local do bombardeio, disse que 85 pessoas foram mortas por mísseis que caíram em propriedades rurais na aldeia de Majar, cerca de 150 quilômetros a leste da capital. Entre os mortos, segundo o porta-voz, havia 33 crianças e 32 mulheres.

"Eles (Otan) não diferenciam entre soldados, crianças e idosos", disse Abdulkader Al-Hawali, estudante de medicina que trabalha no hospital da vizinha Zlitan, aonde alguns mortos e feridos foram levados, segundo as autoridades.

O governo líbio decretou três dias de luto oficial pelas vítimas, segundo a TV estatal.

Esta correspondente da Reuters, levada ao hospital de Zlitan por funcionários do governo líbio, contou 20 cadáveres em sacos numa sala, alguns deles amontoados.

Funcionários do hospital abriram alguns dos sacos. Um deles continha o corpo de uma criança que parecia ter cerca de dois anos. Outro também continha o cadáver de uma criança.

Ao todo, jornalistas viram cerca de 30 corpos no hospital de Zlitan. As autoridades dizem que as demais vítimas foram transportadas a outros hospitais, mas a Reuters não pôde verificar essa informação de maneira independente.

OUTRO LADO

Numa entrevista coletiva em Bruxelas, um porta-voz militar da Otan disse que o alvo dos ataques era uma área militar usada como apoio para ataques do governo contra civis.

"Era um alvo legítimo, e ao atacá-lo a Otan reduziu a capacidade das forças pró-Gaddafi de ameaçarem e atacarem civis", disse o coronel Roland Lavoie. "Não temos evidências de vítimas civis a esta altura, embora baixas entre o pessoal militar, inclusive mercenários, sejam muito prováveis devido à natureza do alvo."

As forças da Otan têm realizado ataques regulares, por mar e ar, contra alvos na região de Zlitan, onde a aliança diz que forças do governo tem matado e perseguido civis envolvidos na rebelião contra Gaddafi.

O governo nega que esteja atacando civis, e diz que a campanha militar da Otan é um ato de agressão colonialista, com a intenção de se apropriar do abundante petróleo líbio.

Gaddafi, no poder há 41 anos, enfrenta desde fevereiro uma insurgência que começou como parte da onda de protestos no Oriente Médio e norte da África chamada de "Primavera Árabe". Desde março os rebeldes contam com apoio da Otan.

Fonte: Reuters

CIENTISTAS PROPÕEM A CRIAÇÃO DE SATÉLITES GARI

Um grupo de cientistas propôs o que, segundo alguns, talvez seja uma solução viável para o acúmulo crescente de lixo em órbita em torno da Terra.

A ideia envolve o lançamento de um satélite que se acoplaria aos objetos - fragmentos de foguetes usados e outros detritos - e os equiparia com um motor propulsor. O motor levaria o objeto em direção à atmosfera da Terra, onde ele se desintegraria.

Lixo espacial cerca a Terra (Imagem: Nasa)
Os autores dizem que o esquema, descrito em artigo publicado na revista científica Acta Astronautica, poderia remover, de forma relativamente barata, entre cinco e dez objetos do espaço por ano.

O problema é sério e pode se agravar. Mais de 17 mil objetos com tamanho acima de dez cm orbitam a Terra hoje.

Os maiores entre eles podem, ao se chocar com outros objetos, se desintegrar, gerando milheres de objetos menores.

"Na nossa opinião, o problema é um grande desafio e é urgente (que encontremos uma solução)", disse Marco Castronuovo, pesquisador da Agência Espacial Italiana, um dos autores da proposta.

"O momento de agir é agora. Com a passagem do tempo, teremos de remover mais e mais fragmentos", disse Castronuovo à BBC.

Em 2007, a China apresentou ao mundo um sistema antisatélite criado para destruir satélites desativados. Para demonstrar o funcionamento da tecnologia, os chineses destruíram um de seus próprios satélites. A operação produziu, no entanto, outros dois mil fragmentos.

O que os cientistas temem é uma espécie de reação em cadeia, a chamada Síndrome de Kessler (batizada assim em referência ao cientista da Nasa que descreveu o fenômeno pela primeira vez, em 1978).

Como parte do fenômeno, fragmentos se chocam com outros fragmentos que, por sua vez, se chocam com mais detritos, gerando uma nuvem de objetos que tornaria inúteis grandes porções da órbita da Terra.

Os detritos representam um risco não apenas para outros satélites, mas também para a Estação Espacial Internacional e missões espaciais tripuladas.

Política Espacial

O estudo de Castronuovo identificou mais de 60 objetos em órbita a cerca de 850 km de distância da Terra, dois terços deles pesam mais de três toneladas cada um e muitos se movem a uma velocidade aproximada de 7,5 km por segundo.

Entre os objetos maiores, a grande maioria é composta de pedaços de foguetes usados. Segundo Castronuovo, é por eles que a faxina deveria começar."É difícil do ponto de vista político. Muitos desses objetos pertencem a nações que não querem cooperar ou não permitem acesso a seus objetos, mesmo que estejam no fim de sua vida operacional", explicou o cientista. "E não existe um regulamento internacional sobre quem deveria remover os objetos que são deixados no espaço"."Se começarmos a nos concentrar nos fragmentos de foguetes usados - que não contêm equipamento confidencial à bordo - não seria problema para o proprietário dar permissão para sua remoção".

Foguetes usados são o lixo mais perigoso do espaço
(Foto: Nasa)
Castronuovo propõe um esquema no qual pequenos satélites são lançados em missões de sete anos. Cada um é equipado com dois braços robóticos.

Um braço intercepta um pedaço de foguete ou satélite desativado ou quebrado e o segura. Outro fixa no objeto um motor propulsor que levará o fragmento para fora da órbita.

Completada a operação, o satélite liberaria o fragmento, seguindo em direção ao próximo.

Repercussão

Fazendo uma avaliação sobre a proposta de Castronuovo e sua equipe, Stuart Eves, engenheiro da empresa de tecnologia de satélites inglesa Surrey Satelite Technology, disse:

"As operações e manobras de proximidade mencionadas aqui não são fáceis, mas a tecnologia está chegando lá".

"As pessoas chegam com todo tipo de ideia absurda, que não passam de ficção científica no momento. Uma coisa como essa é bem mais prática".

Entretanto, o grande problema pode ser político. Propostas desse tipo nunca são vistas como puramente motivadas pela necessidade de retirar o lixo do espaço, explicou Castronuovo.

"Esse tipo de abordagem poderia ser visto como uma ameaça a sistemas operacionais. Se você tem o poder de ir a um objeto no espaço e derrubá-lo, nada impede você de derrubar um satélite em funcionamento, então essa questão é realmente delicada".

Fonte: BBC Brasil

TRINTA E OITO PESSOAS SÃO PRESAS EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Trinta e oito pessoas foram presas durante a Operação Voucher, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã de hoje (9). A ação, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Secretaria de Controle Externo do Amapá, investiga supostos desvios de verbas públicas repassadas ao Ministério do Turismo, por meio de emendas parlamentares, destinadas a convênios para qualificação profissional.

Entre os presos estão o secretário executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, número dois na hierarquia da pasta, que estava em casa; o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, o político baiano Colbert Martins; o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moisés, além de diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi) e empresários.

Ao todo foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, 19 de prisão temporária e sete de busca e apreensão em São Paulo, Brasília e Macapá. Cerca de 200 policiais federais atuaram na operação.

Segundo a PF, os presos preventivamente em São Paulo e em Brasília foram levados para Macapá em aviões da própria PF. De acordo com investigações feitas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários no Amapá, foram apurados fortes indícios de desvio de recursos públicos, além de outras irregularidades na execução de convênio entre o Ministério de Turismo e o Ibrasi, ligado à capacitação profissional para o turismo no Amapá.

Fonte: A Tarde

ELEVADOR DESPENCA E MATA 9 OPERÁRIOS EM SALVADOR

A polícia técnica confirmou a identidade dos nove operários mortos em um acidente na obra do edifício empresarial Comercial 2, da Construtora Segura, localizado na Rua Saturnino, região do Iguatemi. Os homens estavam em um elevador que despencou do 28º andar do edifício em construção, de uma altura de 90 metros, por volta das 7h30 desta terça-feira (9). Antônio Reis do Carmo, Antônio Elias da Silva, Antonio Luis Alves Santos, Hélio Sampaio, José Roque dos Santos, Jairo Almeida Correia - que operava o elevador -, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes dos Santos e Manoel Bispo Pereira são as vítimas fatais do acidente que não deixou sobreviventes.

Nove operários morreram após elevador despencar do 28º andar
“Eles estavam subindo para ir trabalhar. O cabo soltou, mas não sabemos o porquê. O elevador era seguro, eu mesmo usava ele todos os dias. Não sabemos como aconteceu”, lamentou o engenheiro responsável pela obra e também proprietário da Construtora Segura, Manoel Segura. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local, além do Salvar, Polícia Militar, equipes do IML e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Madeira do Estado da Bahia (Sintracom-BA), José Ribeiro, afirmou que a categoria lamenta e está abalada com o acidente. O equipamento tinha capacidade para oito homens mais o operador.

A delegada titular da 16ª CP (Pituba), Jussara Souza, explicou que a balança (elevador) tinha capacidade para 1.200 kg, ou 12 pessoas. "A perícia vai verificar o que houve. Se for constatada imperícia, imprudência ou negligência, os culpados podem ser indiciados por homicídio culposo", disse.

Alvará

De acordo com o responsável pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Cláudio Silva, a obra do edifício Comercial 2, da Construtora Segura, era licenciada, tinha alvará e era fiscalizada com regularidade. "É o primeiro acidente que acontece aqui, agora vamos aguardar o laudo técnico. Por enquanto, a obra está totalmente interditada", disse. A obra contava com dois técnicos em segurança: Jadson Silva de Jesus e Josevaldo Almeida Melo.

O presidente da Central de Trabalhadores do Brasil - Seção Bahia (CTB), Adilson Araújo, que esteve no local, afirmou que 15 operários já morreram e outros 60 ficaram feridos em acidentes na construção civil apenas este ano em Salvador.

"Nós já vínhamos alertando sobre os riscos, mas as medidas não aconteciam", disse. Araújo informou que uma reunião foi agendada para as 15h de hoje entre a CTB, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do Estado, Nilton Vasconcelos, e a Superintendência Regional do Trabalho para discutir o assunto.

Vítimas

Dentre as vítimas identificadas, Antônio Alves Reis, conhecido como Antônio de Itinga, era carpinteiro e estava de férias. "Ele veio na obra para vistar o pessoal", afirmou o irmão da vítima, Adilton, que também trabalha na obra há cerca de um ano e afirma que o elevador vinha apresentando problemas. "Eu não sabia que ele estava no elevador. Quando cheguei aqui embaixo foi que soube", afirmou.

Muito emocionado, Washinton Santana dos Santos, filho de Martinho, acompanha o resgate. “Só queria sair daqui com meu pai”, disse. Ele explicou ainda que outros operários já haviam reclamado da segurança do elevador.

Apoio

O advogado da Construtora Segura, Fernando Magalhães, informou que a empresa enviou assistentes sociais e psicólogos para prestar toda a assistência às famílias das vítimas. O operário Adailton dos Santos, de 44 anos, escapou por pouco. Ele iria entrar no elevador, quando o operador informou que a cabine estava lotada. “O elevador estava mais ou menos na 20ª laje quando a gente viu o fogo”, disse o operário, que completou 44 anos ontem. “Poderia estar morto”, disse.

Também operário, o ajudante de prático Guilherme José da Silva, de 42 anos, exercia a mesma função dos colegas mortos. A esposa dele, Diolena Costa Silva, de 41 anos, ouviu a notícia do acidente quando estava trabalhando. "Peguei um táxi e vim correndo, achei que meu marido tinha morrido", disse.

O tráfego segue interditado no local, a partir da Rua Saturnino, para facilitar o trabalho das equipes de resgate.

Fonte: A Tarde

BOVESPA FECHA EM ALTA DE 5,10 %

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operou todo o dia na expectativa de que o Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve) trouxesse, junto com a manutenção do juro perto de zero, medidas que injetassem dinheiro na economia – como a compra de títulos da dívida pública do país.

A medida não veio, a bolsa oscilou com a expectativa frustrada, mas ainda fechou em alta de 5,10%, aos 51.150 pontos, recuperando parte da perda amargada na segunda-feira – de 8,08%. Foi a maior alta porcentual desde 29 de outubro de 2009 (+5,91%).

Na mínima do dia, a Bovespa registrou 48.666 pontos (estabilidade). No mês, a queda acumulada é de 13,04% e, no ano, baixa de 26,19%. O giro financeiro foi o maior do ano, excetuando-se pregões com vencimentos ou eventos excepcionais, e totalizou R$ 10,336 bilhões.

O comportamento do mercado de ações no Brasil seguiu Nova York. O Dow Jones subiu 429,92 pontos, ou 3,98%, para 11.239,77 pontos, depois de oscilar cerca de 640 pontos entre a mínima e a máxima da sessão. O Nasdaq avançou 124,83 pontos, ou 5,29%, para 2.482,52 pontos, enquanto o S&P 500 teve alta de 53,07 pontos, ou 4,74%, para 1.172,53 pontos. O bom desempenho dos índices ocorre apenas um dia depois de o Dow Jones ter registrado sua maior queda em pontos e em termos porcentuais desde 1º de dezembro de 2008.

Entre os destaques da sessão, as ações da Apple subiram 5,89%. Ao longo do pregão, a companhia superou a Exxon Mobil como a maior empresa dos EUA em valor de mercado. A Apple chegou a valer US$ 343 bilhões, ao mesmo tempo em que a Exxon tinha um valor de US$ 334 bilhões. As ações da petrolífera fecharam em alta de 0,04%.

Fonte: Estadão

CRISE ECONÔMICA GLOBAL FAZ DILMA ROUSSEFF CONVOCAR POLÍTICOS PARA DISCUTIR O TEMA

A presidente Dilma Rousseff convocou para esta quarta-feira (10) uma reunião do seu Conselho Político, do qual fazem parte os presidentes dos partidos aliados ao Planalto e os líderes dessas legendas na Câmara e no Senado.

Deve participar também o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele e Dilma pretendem falar alentadamente sobre a situação econômica do Brasil. O objetivo é tranquilizar os aliados, mas também pedir ajuda no Congresso.

Para minimizar os efeitos da crise econômica-financeira internacional no Brasil, o Planalto espera que os partidos aliados ajudem a conter as insatisfações de deputados e de senadores no Congresso, incomodados por causa da retenção do dinheiro de suas emendas ao Orçamento neste ano -nada foi liberado.

Uma das principais preocupações do Planalto é a aprovação até dezembro de uma emenda constitucional para prorrogar a DRU (Desvinculação de Recursos da União) até 31 de dezembro de 2015.

A DRU em vigor no momento só vale até 31 de dezembro deste ano. Trata-se de um dos mais importantes instrumentos de gestão orçamentária do governo federal, pois permite ao Planalto usar como quiser até 20% da arrecadação de todos os tributos existentes.

Como se trata de uma emenda constitucional, a DRU precisa ser aprovada por três quintos da Câmara e do Senado, com duas votações em cada uma das Casas. O Planalto teme que o momento político seja um obstáculo para obter apoio ao projeto em apenas cerca de quatro meses, antes dos feriados de Natal e Ano Novo.

O Conselho Político é composto pelos dez partidos que apoiaram oficialmente a chapa de Dilma Rousseff na eleição do ano passado. Além do PT, são eles PC do B, PDT, PMDB, PR, PRB, PSB, PSC, PTC e PTN. Além desses, há os partidos que se integraram a blocos governistas neste ano -PT do B, PRTB, PRP, PHS e PSL.

Fonte: Folha

DISTÚRBIOS EM LONDRES SEGUEM PELO QUARTO DIA SEGUIDO

A polícia britânica registrou na noite desta terça-feira (horário local) novos distúrbios no centro da cidade de Manchester e incidentes isolados nas cidades de Wolverhampton e de West Bromwich, próximas a Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra.

A Scotland Yard divulgou ainda um novo balanço de 563 prisões e 105 indiciados pela onda de violência que se espalha pela capital britânica desde a noite de domingo.

Os distúrbios deixaram ainda ao menos um homem de 26 anos morto e um morador de Ealing gravemente ferido.

Os distúrbios marcam o quarto dia consecutivo da onda de violência que deixou dezenas de lojas e carros queimados, além de centenas de feridos e ao menos um morto.

A polícia de Manchester alerta os moradores que fiquem longe das ruas.

Já no centro da Inglaterra, a polícia diz que uma multidão de jovens saqueou lojas e queimou carros nesta terça-feira.

                                                                                            Reuters 
Fumaça sobe de depósito da Sony em Enfield, no norte de Londres; 16 mil agentes vão às ruas
hoje

Segundo a rede de TV BBC, lojas em Wolverhampton foram saqueadas e dois carros foram incendiados em West Bromwich.

No microblog Twitter, moradores relatam que um grupo de 200 jovens estão marchando rumo ao centro de Birmingham, mas a polícia não confirma.

Não há mais informações sobre a extensão dos danos ou se há confrontos entre os jovens e a polícia.

Mais cedo, o premiê britânico, David Cameron, prometeu colocar 16 mil agentes nas ruas. Já a Scotland Yard disse que cogita usar balas de borracha e de plástico contra a multidão, estratégia rara no país.

PRESOS

O homem de 26 anos foi baleado na noite de segunda-feira (8), em Croydon, subúrbio do sul de Londres, palco de cenas de violência e onde um quarteirão inteiro ficou em chamas, informou a polícia metropolitana.

A polícia disse ter recebido o chamado às 21h15 com relatos de que um homem ferido estava na Warrington Road, em Croydon. "Duas outras pessoas, na faixa dos 20 anos, também estavam na cena. Eles foram presos por posse de bens roubados e levados a uma delegacia do sul de Londres", disse um porta-voz da polícia.

Matt Dunham/Associated Press 
Bombeiros  avaliam  danos  causados  por incêndio em loja de Battersea; temor de nova noite de 
violência


Os jornais britânicos relatam ainda que um morador de Ealing corre risco de morte depois de enfrentar um grupo de saqueadores no oeste de Londres.

Segundo o "Daily Telegraph", o homem sofreu um ferimento na cabeça quando um grupo de jovens o atacou. Ele tentava sair apagar um dos focos de incêndio.

O ataque teria ocorrido às 23h30, quando donos de lojas locais viram o homem deitado no chão na Springbridge Road, em Ealing.

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Metropolitana de Londres disse que os incidentes são imitações de atividades criminosas, que começaram após um protesto pela morte de Mark Duggan, 29. A vítima seria pai de quatro filhos e popular na comunidade em que vivia.

Os protestos sobre a morte de Duggan, que foi morto em circunstâncias ainda não esclarecidas na quinta-feira, foi pacífico inicialmente. Mas no sábado (6), cerca de 500 pessoas se reuniram em frente à polícia em Tottenham. Alguns manifestantes jogaram garrafas com gasolinas enquanto outros enfrentaram os policiais com tacos de beisebol.

Duggan foi morto após ser abordado em um táxi por uma unidade que investiga crimes com armas de fogo no bairro. Um policial foi ferido à bala.

A Comissão de Reclamações da Polícia Independente divulgou nesta terça-feira que não há evidência de que Duggan abriu fogo contra os policiais antes de ser morto a tiros, segundo testes de balísticas.

A Comissão disse ainda que a bala que foi retirada do rádio da viatura policial foi disparada de uma arma de um policial - o que dá força à hipótese de que Dugan não reagiu e não ofereceu resistência.

A investigação indica ainda que dois tiros foram disparados por um policial, um de uma Heckler e outro de uma Koch. Duggan foi morto com um tiro no peito, e atingido ainda por um tiro no braço.

A polícia encontrou ainda uma arma Bruni na cena do crime.

Fonte: Folha