quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CHEGAM A CUBA OS PRIMEIROS TURISTAS NORTE-AMERICANOS


Um passeio pelas simpáticas ruas de Havana Vieja conquistou os turistas norte-americanos

O primeiro grupo de norte-americanos a fazer turismo em Cuba sob as novas, e mais liberais, regras dos Estados Unidos para viagens ao país foi recebido com abraços, apertos de mão e boas-vindas do governo cubano, segundo um agente de viagens. Os 30 viajantes são pioneiros da nova era de intercâmbio “de povo a povo”, aprovada em janeiro pelo governo de Barack Obama para “ampliar o livre fluxo de informação” aos cubanos, contrariando as objeções dos que eram favoráveis à manutenção da política linha-dura contra o regime comunista da ilha.

Estima-se que entre 30 e 35 grupos tenham obtido até o momento licenças de viagem, em conformidade com a nova legislação, que reintroduziu normas baixadas pelo ex-presidente Bill Clinton em 1999, mas revogadas por seu sucessor, George W. Bush, em 2003. O primeiro grupo de viajantes foi a orfanatos, instalações médicas, museus de arte, apresentações musicais e fazendas de cultivo de tabaco. Eles também andaram pelas ruas da Velha Havana, na primeira prova do fruto proibido que Cuba tem sido há cinco décadas para os Estados Unidos, desde a imposição de um embargo comercial contra a ilha.

As reações foram bastante variadas, segundo Tom Popper, da InsightCuba, a agência de viagens que levou o grupo.

– Algumas pessoas estão impressionadas pelo que veem e surpresas com o povo, a cultura e tudo ao redor. E algumas se sentem horríveis por ver que conseguir café é uma luta, e encontrar coisas para comer é difícil, e que há duas economias, e um médico precisa trabalhar como taxista para complementar sua renda – disse ele esta semana à agência inglesa de notícias Reuters.

Ele descreveu uma emotiva visita a uma unidade para cegos, onde 40 pessoas aguardavam o grupo e aplaudiram quando chegaram.

– Eles fizeram uma apresentação, dois deles tocaram, eles dançaram juntos. As pessoas se abraçaram. Houve muitas lágrimas. Foi simplesmente lindo. Tais trocas fazem diferença para os norte-americanos e também fazem diferença para os cubanos. Por isso, apenas espero que talvez um dia eles possam ver valor do que está sendo feito – contou Popper.

“Eles” é uma referência aos políticos e outros, na maioria exilados cubanos que vivem na Flórida, que se opõem à reaproximação com o governo liderado pelo presidente Raúl Castro e acreditam que a viagem de norte-americanos a Cuba ajuda o sistema comunista, cuja queda esperam há 50 anos. Eles lutam para manter parte do embargo que impede boa parte dos norte-americanos de ir a Cuba, e do qual as novas normas abriram uma brecha, de acordo com diretor do Fundo de Reconciliação e Desenvolvimento, John McAuliff, que defende a melhoria das relações EUA-Cuba.

– Em princípio, o anúncio feito pelo presidente em janeiro significa que virtualmente qualquer americano com um sério interesse em Cuba pode visitá-la – disse ele.

Entre outros aspectos, a nova lei permite que os norte-americanos viajem a Cuba por meio de agências como a Insight Cuba, que obtém uma licença dos EUA para realizar “viagens com determinados propósitos”, o que significa que tem de ser educacional e de interação com os cubanos.

– Sem praias – explicou Popper.

Esta semana os turistas se espalharam por Cuba. Na quinta-feira da semana passada, ao chegar à ilha, um participante enalteceu as virtudes da abertura para o turismo.

– É maravilhoso que mais gente possa vir aqui pelo fato de que é de povo para povo, e não de governo para governo. Acho que as pessoas têm um jeito de se entender sobre os problemas, algo que o governo não pode – disse o homem, que possivelmente diante da sensibilidade política da questão, se identificou como James Bond.

Popper disse que o governo cubano vem ajudando a organizar eventos para o grupo, incluindo encontros com autoridades que ouviram “perguntas muito fortes”.

Críticos afirmam que eles vão ter uma visão edulcorada de Cuba, mas Popper discorda.

– Não está havendo maquiamento das coisas – garantiu.

Fonte: Correio do Brasil

ACIDENTE NA BR-349 MATA 10 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA NA BAHIA

Dez pessoas de uma mesma família morreram em um acidente na BR-349, entre os municípios de Rosário e Correntina, na madrugada desta quarta-feira (17). As vítimas estavam em uma van de placa JKM-4365, quando o motorista teria ido para a contramão e colidiu com uma carreta, de acordo com policiais militares de Correntina.

As vítimas seguiam para o enterro de um familiar, Tibúcio Galvão da Silva, que morreu em Brasília, de parada cardíaca, e seria sepultado em Santana. Entre os mortos estavam filhos, netos, genro e a esposa de Tibúrcio.

O motorista da carreta Vilmar Luiz Kren, de 35 anos, estava a caminho do distrito do Rosário e sofreu apenas alguns arranhões. Segundo ele, quando percebeu que a van saiu da pista e passou para a contra mão, já não teve mais como evitar o acidente.

De acordo o prefeito de Santana, Marcos Cardoso (PT), o clima na cidade é de comoção e foi decretado luto de três dias.

Metade dos corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Santa Maria da Vitória e a outra metade para Barreiras, onde serão periciados, de acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Morreram no acidente: Carlos Alberto de Araújo Silva, 43 anos; Armindo Lopes Galvão, 62 anos; Joaquim Reinaldo Galvão, 54 anos; Talmo Galvão Araujo, 19 anos; Miguel Arcanjo de Lima, 50 anos; Maria Lopes Galvão, 57 anos; Gercina Lopes de Araujo, 58 anos; Maria da Conceição Galvão, 81 anos; Marinalva Pereira Galvão da Silva, 38 anos; e Luiz Gustavo Galvão, 4 anos.

Fonte: A Tarde

SÃO PAULO É A CIDADE COM MAIOR CUSTO DE VIDA DA AMÉRICA LATINA

Em um duplo levantamento das cidades com maior custo de vida e com nível de salários mais alto, São Paulo não se saiu bem: é a 19ª mais cara, mas apenas a 38ª que melhor paga no mundo.

O estudo é do banco UBS.

No nível de preços, a capital paulista aparece três posições acima da lista do ano passado (22ª) e 23 posições a mais que em 2009 (42ª). No de salários, a capital era a 40ª com mais altos pagamentos em 2010.

O custo de vida em São Paulo é apenas 3,5% inferior ao de Nova York, cidade referência do estudo do banco UBS. Em 2010, essa diferença era 15,2% menor; em 2009, de 37%.

O custo de vida do Rio de Janeiro também subiu: foi da 31ª posição entre as mais caras para a 26ª. Os preços são apenas 9,1% abaixo que os de Nova York; em 2009, eram 20,1% mais baixos.

Lideram a lista das mais caras Oslo, Zurique, Genebra e Copenhagen, que também são líderes, mas em posições diferentes, no ranking das que pagam melhor.

A pesquisa considera 122 bens e serviços e inclui 112 perguntas sobre salários, tributos e horas trabalhadas em 14 ocupações.

Fonte: Folha

CORPO DO MENINO JUAN É EXUMADO

O corpo do menino Juan Moares, 11, morto em junho, foi exumado no começo da tarde desta quarta-feira. Foram retiradas, ainda no cemitério, três amostras do fêmur da criança, enviadas para três laboratórios diferentes.

Segundo informações da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, uma amostra foi enviada para um laboratório conveniado a Defensoria, outra para UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e a terceira para o Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense, do Departamento de Polícia Técnico-Forense da Secretaria de Estado de Segurança.

Reprodução
Juan Moraes, 11, que morreu após operação policial no Rio

O pedido de exumação do corpo partiu do defensor público Antônio Carlos de Oliveira, advogado do cabo Edilberto Barros do Nascimento, um dos quatro PMs acusados de matar e ocultar o corpo da criança.

Segundo Oliveira, as perícias feitas anteriormente divergem. Primeiro laudo, da legista Marilena Campos de Lima, atestou que a ossada encontrada em 30 de junho em Belford Roxo era de uma menina.

O menino foi morto no dia 20 junho na favela Danon, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Policiais militares realizavam uma ação no local no mesmo dia e são acusados de matar o garoto.

Os quatro policiais cumprem prisão temporária, acusados de homicídio doloso duplamente qualificado -por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Fonte: Folha

ESPANHÓIS VÃO ÀS RUAS E FAZEM PROTESTO CONTRA O CUSTO DA VISITA DO PAPA BENTO XVI

Milhares de pessoas saíram às ruas de Madri nesta quarta-feira num protesto contra o custo da visita que o papa Bento 16 fará nesta semana à Espanha, num momento de crescente turbulência social e crise econômica no país.

Manifestantes de todas as idades participaram do protesto, sob o slogan "Dos meus impostos, zero para o papa." Bento 16 irá à capital espanhola no fim de semana para celebrar o Dia Mundial da Juventude (DMJ), com a participação prevista de centenas de milhares de pessoas.

"Isso está custando muito dinheiro para o Estado espanhol, que está passando por um período ruim", disse Rosa Vázquez, de 55 anos, que levava um cartaz com os dizeres: "A religião é o ópio do povo, não se drogue com os nossos impostos."

O papa chega a Madri na quinta-feira para uma programação que culmina no domingo com uma missa campal no aeroporto de Cuatro Vientos, nos arredores da capital, na qual são esperadas mais de 2 milhões de pessoas.

Críticos dizem que a visita custará cerca de 100 milhões de euros, mas o governo negou-se a citar cifras.

A passeata de quarta-feira -- reunindo também homossexuais, ateus e até alguns padres - transcorreu de forma pacífica. Perto da praça do Sol, a multidão encontrou um grupo de admiradores do pontífice, alguns deles agitando bandeiras do Vaticano.

"Não somos contra o povo celebrar a visita do papa, mas não concordamos em ter de pagar sem ninguém nos perguntar", disse Nora, de 20 anos, que participou da manifestação, na qual que um cartaz dizia: "O papa viaja, o papa paga."

PERDÃO AO ABORTO

Também nesta quarta-feira, o Vaticano autorizou padres a perdoarem o pecado o aborto quando ouvirem as confissões dos participantes do DMJ. A confissão coletiva ocorrerá no sábado, num parque de Madri, na presença do papa.

"Isso é para facilitar que os fiéis que participarem das celebrações do Dia Mundial da Juventude obtenham os frutos da divina graça", disse a arquidiocese de Madri em nota no seu site.

Duzentos confessionários móveis, brancos, foram montados no parque do Retiro. As confissões poderão ser feitas em várias línguas. O próprio papa estará em um dos confessionários, ouvindo três visitantes, antes de celebrar missa para até 6.000 seminaristas.

Em 11 de agosto, o Vaticano já havia anunciado uma indulgência plenária para todos os jovens que forem ao evento. Essa forma coletiva de indulgência -- uma remissão das penitências temporais por pecados cometidos -- é habitual nas celebrações do DMJ.

Fonte: Reuters

VENEZUELA ANUNCIA RETIRADA DE RESERVAS DE BANCOS EUROPEUS

O governo da Venezuela anunciou nesta quarta-feira que retirará suas reservas internacionais depositadas em bancos europeus para "proteger os ativos do país".

Hugo Chávez. Foto: AFP
Para a medida, a Venezuela usa como argumento a instabilidade do sistema financeiro internacional.

Dos US$ 29 bilhões que a Venezuela possui em reservas internacionais, cerca de US$ 6 bilhões estão em instituições europeias.

O governo estuda transferir parte destes ativos ao Brasil, Rússia e China. O restante das reservas está concentrado em cerca de 365 toneladas de ouro que serão transferidas gradualmente de volta aos cofres do Banco Central venezuelano.

"O que queremos (com a medida) é proteger nossos ativos", afirmou a jornalistas o presidente do Banco Central da Venezuela, Nelson José Merentes Díaz, em Caracas, ao lado do ministro de Finanças, Jorge Giordani.

Pelo telefone, o presidente do país, Hugo Chávez – que continua tratamento contra um câncer – interveio na entrevista para defender a medida, que, a seu ver, corrige medidas impostas pelo FMI, as quais seu governo teria demorado para identificar.

"Nos anos 1980, o ouro venezuelano foi levado a outros países por exigência do Fundo Monetário Internacional. É uma medida saudável para o país trazer esse ouro", disse o presidente.

A medida acompanha uma decisão de Chávez de nacionalizar o ouro do país, de olho no incremento das reservas internacionais.

"Vamos nacionalizar o ouro e vamos convertê-lo, entre outras coisas, em reservas internacionais", afirmou o presidente, pouco antes do anúncio referente à transferência das reservas.

O deputado opositor Julio Montoya, que antecipou a medida nessa terça-feira, afirma que a transferência dos ativos a Brasil, China e Rússia podem geram desconfiança entre os investidores.

"Pedimos que expliquem o porquê de todas essas medidas, que preferimos arriscar a estabilidade de nossas reservas internacionais e a confiança internacional para fazer uma operação desta dimensão", afirmou o deputado a uma rádio local.

O Parlamento convocou uma sessão extraordinária para discutir a medida, que tem sido criticada pela oposição.

Bric

Analistas consideram que a medida também responde à visão geopolítica do governo Chávez.

A aposta em transferir parte das reservas internacionais a pelo menos três países que integram o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) busca garantir maior estabilidade também no campo político.

Brasil, Rússia e China se converteram nos principais credores da Venezuela, em um montante que pode alcançar US$ 34 bilhões.

"Brasil e China são nações emergentes que não têm problemas econômicos e demonstram segurança e tranquilidade", afirmou o deputado governista Rodrigo Cabezas à TV estatal.

A seu ver, a transferência dos recursos venezuelanos a esses países "(pode) evitar que (a economia) seja afetada pelas crises capitalistas".

Fonte: BBC Brasil

PENAS DURAS PARA CAUSADORES DE DISTÚRBIOS NA INGLATERRA GERA POLÊMICA

As sentenças expedidas pela Justiça britânica aos envolvidos na onda de distúrbios que atingiu várias cidades do país na semana passada estão gerando polêmica entre ativistas e o governo.

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu as sentenças, afirmando que os tribunais estão enviando "uma mensagem dura".

David Cameron (PA)
"Cabe às cortes tomar decisões sobre as sentenças, mas eles decidiram enviar uma mensagem dura e é muito bom que as cortes se sintam capazes de fazer isso", disse o premiê.

No entanto, alguns parlamentares e ativistas afirmaram que sentenças de alguns dos 1.277 acusados que já compareceram à Justiça são severas demais.

Na terça-feira, dois homens foram sentenciados a quatro anos de prisão por usar o Facebook para incitar a violência. Um deles, Jordan Blackshaw, de 21 anos, deve entrar com recurso.

O advogado de defesa de Blackshaw, Chris Johnson, disse que seu cliente está "chocado pela sentença".

‘Exemplo’

O juiz da cidade de Chester, Elgan Edwards, afirmou que espera que as sentenças funcionem como um exemplo para evitar outros episódios como estes.

Mas, Andrew Neilson, da organização ativista Liga Howard para Reforma Penal, afirmou que estas condenações severas podem desencadear uma onda de recursos.

"Uma sentença de quatro anos normalmente estaria associada com crimes como ameaçar alguém com uma faca, lesão corporal com agravante, ataque sexual, e não acho que o crime em questão está realmente relacionado a nenhum desses", afirmou.

Decisões individuais

Em uma declaração, o Ministério da Justiça britânico afirmou que os juízes são independentes do governo e, "suas decisões são baseadas em circunstâncias individuais, de cada caso e do acusado".

"Por isso criminosos diferentes poderão ter sentenças diferentes do que pode surgir em crimes semelhantes", afirmou um porta-voz do Ministério.

O correspondente da BBC para assuntos jurídicos Clive Coleman, afirmou que as sentenças expedidas em toda a Grã-Bretanha para crimes como furtos, roubos, invasão de domicílio para furtos e roubos e receptação de mercadorias roubadas, sugerem disparidades entre tribunais britânicos.

Os tribunais deveriam impor sentenças parecidas, "não importa se você é sentenciado em Birmingham, Bournemouth ou Bradford", mas o que o público está observando pode ser apenas uma "versão distorcida do sistema normal", afirmou o correspondente.

O ministro britânico para Comunidades, Eric Pickles, também defendeu as sentenças severas em entrevista à BBC.

"Precisamos entender que as pessoas, por um tempo, pensaram que este era um crime sem consequência - e não podemos ter pessoas assustadas em suas próprias casas, temendo pela segurança pública", disse.

"Por isso é que estas sentenças exemplares são necessárias. Acho que as pessoas ficariam alarmadas, e com razão, se este tipo de incitação à violência fosse punida apenas com uma sentença leve".

Fonte: BBC Brasil

MINISTRO DA AGRICULTURA ENTREGA CARTA DE DEMISSÃO

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB-SP), entregou nesta quarta-feira sua carta de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Na carta, publicada no início da noite no portal do Ministério da Agricultura, Rossi lembrou "importantes conquistas" e negou todas as acusações. "Durante os últimos 30 dias, tenho enfrentado diariamente uma saraivada de acusações falsas, sem qualquer prova, nenhuma delas indicando um só ato meu que pudesse ser acoimado de ilegal ou impróprio no trato com a coisa pública", afirmou.

Segundo reportagem da revista Veja, o suposto lobista Julio Fróes teria "uma sala com computador, telefone e secretária na sobreloja" do prédio, onde funciona a Comissão de Licitação da pasta. De acordo com a revista, Fróes se apresentava como representante do ministério, e teria afirmado conhecer Wagner Rossi e o secretário executivo da pasta, Milton Ortolan. Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal na última segunda-feira para apurar a denúncia.

O jornal Correio Braziliense publicou reportagem que revela que o ministro viajava de carona no jato executivo de uma empresa do setor de agronegócio com contratos com o ministério. Rossi rebateu também esta denúncia.

Com a saída de Rossi, o governo Dilma perde o quarto ministro em oito meses. Antes de Rossi, caíram Antonio Palocci (PT-SP) da Casa Civil, Alfredo Nascimento dos Transportes (PR-AM) e Nelson Jobim da Defesa (PMDB-RS). 

Foto: Agência Brasil

Leia abaixo a carta na íntegra: 

"Brasília, 17 de agosto de 2011

Neste ano e meio na condição de ministro da Agricultura do Brasil, consegui importantes conquistas. O presidente Lula fez tanto pela agricultura e a presidenta Dilma continuou esse apoio integralmente.

Fiz o acordo da citricultura, anseio de mais de 40 anos de pequenos e médios produtores de laranja, a quem foi garantido um preço mínimo por sua produção.

Construí o consenso na cadeia produtiva do café, setor onde antes os vários agentes sequer se sentavam à mesma mesa, com ganhos para todos, em especial os produtores.

Lancei novos financiamentos para a pecuária, recuperação de pastagens, aquisição e retenção de matrizes e para renovação de canaviais.

Aumentei o volume de financiamento agrícola a números jamais pensados e também os limites por produtor, protegendo o médio agricultor sempre tão esquecido.

Criei e implantei o Programa ABC, Agricultura de Baixo Carbono, primeiro programa mundial que combina o aumento de produção de alimentos a preservação do meio ambiente, numa antecipação do que será a agricultura do futuro.

Apoiei os produtores de milho, soja, algodão e outras culturas que hoje desfrutam de excelentes condições em prol do Brasil.

Lutei por nossos criadores e produtores de carne bovina, suína e de aves que são protagonistas do mercado internacional.

Melhorei a atenção a fruticultura, a apicultura e a produtos regionais, extrativistas e outras culturas.

Apoiei os grandes, os médios e os pequenos produtores da agricultura familiar, mostrando que no Brasil há espaço para todos.

Deus me permitiu estar no comando do Ministério da Agricultura neste momento mágico da agropecuária brasileira.

Mas, durante os últimos 30 dias, tenho enfrentado diariamente uma saraivada de acusações falsas, sem qualquer prova, nenhuma delas indicando um só ato meu que pudesse ser acoimado de ilegal ou impróprio no trato com a coisa pública.

Respondi a cada acusação. Com documentos comprobatórios que a imprensa solenemente ignorou. Mesmo rebatida cabalmente, cada acusação era repetida nas notícias dos dias seguintes como se fossem verdades comprovadas. As provas exibidas de sua falsidade nem sequer eram lembradas.

Nada achando contra mim e no desespero de terem que confessar seu fracasso, alguns órgãos de imprensa partiram para a tentativa de achincalhe moral: faziam um enorme número de pretensas “denúncias” para que o leitor tivesse a falsa impressão de escândalo, de descontrole administrativo, de descalabro. Chegou-se à capa infame da “Veja”.

Tudo falso, tudo rebatido. Mas a campanha insidiosa não parava.

Usaram para me acusar, sem qualquer prova, pessoas a quem tive de afastar de suas funções por atos irregulares ou insinuações de que tinham atuado com interesses menos republicanos nas funções ocupadas. O principal suspeito de má conduta no setor de licitações passou a ser o acusador de seus pares. Deram voz até a figuras abomináveis que minha cidade já relegou ao sítio dos derrotados e dos invejosos crônicos. Alguns deles não passariam por um simples exame de sanidade.

Ainda assim nada conseguiram contra mim. Aí tentaram chantagear meus colaboradores dizendo que contra eles tinham revelações terríveis a fazer, mas que não as publicariam se fizessem uma só acusação contra mim. Torpeza rejeitada.

Finalmente começam a atacar inocentes, sejam amigos meus, sejam familiares. Todos me estimularam a continuar sendo o primeiro ministro a, com destemor e armado apenas da verdade, enfrentar essa campanha indecente voltada apenas para objetivos políticos, em especial a destituição da aliança de apoio à presidenta Dilma e ao vice-presidente Michel Temer, passando pelas eleições de São Paulo onde, já perceberam, não mais poderão colocar o PMDB a reboque de seus desígnios.

Embora me mova a vontade de confrontá-los, não os temo, nem a essa parte po dre da imprensa brasileira, mas não posso fazer da minha coragem pessoal um instrumento de que esses covardes se utilizem para atingir meus amigos ou meus familiares.

Contra mim nem uma só acusação conseguiram provar. Mas me fizeram sofrer e aos meus. Não será por qualquer vaidade ou soberba minha que permitirei que levem sofrimento a inocentes.

Hoje, minha esposa e meus filhos me fizeram carinhosamente um ultimato para que deixasse essa minha luta estóica mas inglória contra forças muito maiores do que eu possa ter. Minha única força é a verdade. Foi o elemento final da minha decisão irrevogável.

Deixo o governo, agradecendo a confiança da presidenta Dilma, do vice-presidente Michel Temer, do presidente Lula e dos líderes, deputados, senadores e companheiros do PMDB e de todos os partidos que tanto respaldo me deram.

Agradeço também a todos os leais colaboradores do Ministério da Agricultura, da Conab, da Embrapa e de todos os órgãos afins. Penso assim ajudar o governo a continuar seu importante trabalho, retomando a normalidade na agricultura.

Finalmente, reafirmo: continuo na luta pela agropecuária brasileira que tanto tem feito pelo bem de nosso Brasil. Agradeço as inúmeras manifestações de apoio incondicional da parte dos líderes maiores do agronegócio e de suas entidades e também aos simples produtores que nos enviaram sua solidariedade.

Deus proteja o produtor rural e tantos quanto lutem na terra para produzir alimentos para o mundo. Deus permita que tenham a segurança jurídica necessária a seu trabalho que o Congresso há de lhes garantir. Lutei pela reforma do Código Florestal. É importante para o Brasil. Outros, talvez mais capazes, haverão de continuar essa luta até a vitória.

Confio que o governo da querida presidenta Dilma Rousseff supere essa campanha sórdida e possa continuar a fazer tanto bem ao nosso país.

Sei de onde partiu a campanha contra mim. Só um político brasileiro tem capacidade de pautar “Veja” e “Folha” e de acumular tantas maldades fazendo com que reiterem e requentem mentiras e matérias que não se sustentam por tantos dias.

Mas minha família é meu limite. Aos amigos tudo, menos a honra.

Wagner Rossi
Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento"


Fonte: IG

PRESO NOS EUA ADOLESCENTE QUE QUERIA MATAR MAIS QUE EM COLUMBINE

Um adolescente de 17 anos preparava um ataque contra sua antiga escola secundária em Tampa, no noroeste da Flórida (sudeste dos Estados Unidos), com o desejo de causar "mais vítimas que as de Columbine", até ser detido na terça-feira, anunciou a polícia nesta quarta-feira. 

O suspeito, Jared Cano, de 17 anos, "mencionou seu desejo de causar mais vítimas que em Columbine", revelou em uma coletiva Jane Castor, chefe da polícia de Tampa, referindo-se à tragédia da escola Columbine (Colorado), um dos piores massacres da história dos EUA, que deixou 13 mortos e 23 feridos em 20 de abril de 1999. 

O jovem planejava seu suposto ataque para o primeiro dia de aula, na próxima semana, quando a grande maioria dos alunos nos EUA volta à escola após as férias de verão. A polícia de Tampa deteve Cano na tarde de terça-feira após receber uma ligação alertando que o estudante, que havia sido expulso da escola secundária Freedom, ameaçou colocar um explosivo no local. 

O adolescente atacaria algumas autoridades escolares específicas e todos os estudantes que se encontrassem próximos, segundo os planos desmantelados pela polícia de Tampa (460 km a noroeste de Miami) após receber uma ligação confidencial. 

Cano, filho de uma professora de matemática de outra escola secundária, foi preso após uma incursão realizada em seu apartamento e em seu quarto, autorizada por sua mãe. Na busca, a polícia encontrou combustível, fragmentos, tubos de plástico, cronômetros e outros elementos com os quais é possível fabricar uma bomba. 

As autoridades também apreenderam uma série de utensílios para cultivar maconha e um diário com vários desenhos das salas de aula e algumas reflexões expressando suas intenções de matar, afirmou a polícia. 

Cano compareceu diante do tribunal para uma audiência na qual foram lidas as acusações contra ele, que vão desde a posse de materiais para fabricar uma bomba, cultivo ilegal de maconha, posse de acessórios para a droga, posse de maconha e ameaça de lançar, projetar, semear ou descarregar um artefato de destruição. 

"Não encontramos armas de fogo no apartamento, mas Jared Cano foi preso no passado por posse de arma que havia sido roubada", explicou Castor. Em sua página do Facebook, Cano havia escrito na terça-feira de manhã: "Acabo de fazer a coisa mais idiota de todos os tempos", segundo o jornal Tampa Bay.

Fonte: AFP

BEBÊ ENGATINHA PARA A MORTE EM SÃO PAULO

Um bebê de 1 ano morreu após ser atropelado em Guarulhos, na Grande São Paulo, na última segunda-feira. O menino estava no colo do tio enquanto a mãe limpava a casa, na rua Borda da Mata, por volta das 19h. 

Segundo depoimentos, o tio foi com o bebê até a porta da casa, mas como a criança estava agitada, o tio a colocou no chão. Enquanto conversava com outra pessoa, não percebeu que a criança engatinhou até o meio da rua. O menino foi atropelado. 

O motorista do carro, que dirigia dentro da velocidade permitida, segundo a polícia, prestou socorro e levou o bebê para o pronto atendimento Paraíso, mas o garoto não resistiu. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial Guarulhos.

Fonte:IG