sábado, 27 de agosto de 2011

FURACÃO IRENE CAUSA 3 MORTES NA CAROLINA DO NORTE

A passagem do furacão Irene, que chegou na costa leste americana neste sábado, causou a morte de pelo menos três pessoas na Carolina do Norte.

O Irene chegou com ventos de 140 quilômetros por hora causando ondas altas, que podem ultrapassar os três metros de altura, e interrompendo o fornecimento de energia elétrica.

Um homem morreu quando atingido por um galho de árvore e outro está sendo considerado afogado, após ter sido levado pelos ventos para o mar.

A terceira vítima seria um homem que sofreu um ataque cardíaco enquanto tentava refugiar-se dentro de sua casa, disse o governador da Carolina do Norte, Bev Perdue.

O governador da Virgínia, Bob McDonnell, disse à repórteres as pessoas "não devem relaxar", apesar da leve diminuição da força do furacão.

"Com de cinco a dez polegadas de chuva e ventos com força de furacão por cinco, seis, sete horas, teremos danos, árvores derrubadas e cortes de energia", disse ele.

Nova York

Mais de dois milhões de pessoas na costa leste dos Estados Unidos receberam ordens para se retirar de suas casas devido ao furacão.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou a retirada de mais de 300 mil pessoas, antes da chegada do Irene, prevista para domingo.

"Nunca fizemos uma evacuação obrigatória antes e não faríamos se não achássemos que esta tempestade tem o potencial para ser muito séria", disse o prefeito.

Entre as partes afetadas da cidade de Nova York estão a região financeira de Wall Street, em Manhattan. Hospitais nas áreas afetadas da cidade também já começaram a levar os pacientes para locais seguros.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que a rede de transportes do Estado, incluindo o metrô de Nova York, permanecerão fechados neste sábado.

Aeroportos operados pela Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, incluindo o JFK, La Guardia e o Newark, também serão fechados. Estes estão entre os aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos.

Sete Estados americanos, da Carolina do Norte até Connecticut, declararam estado de emergência por causa do Irene. Dezenas de milhares de pessoas estão fugindo também em partes de Delaware, Maryland, Nova Jersey, depois da divulgação de ordens de evacuação para todos os que vivem nas áreas mais baixas.

Mais de 200 mil pessoas já se retiraram as partes costeiras da Carolina do Norte, pois as ondas altas e os fortes ventos já atingiram as ilhas próximas.

Categoria um

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos rebaixou o furacão Irene de categoria dois para categoria um, mas a previsão é de que continue na categoria de furacão enquanto se move para o norte no domingo.

O furacão Irene pode ser um fenômeno "histórico", disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Todas as indicações apontam para um furacão histórico. Não posso ser mais claro: se você está no caminho previsto deste furacão, você deve tomar precauções agora", disse ele.

"Não espere, não se atrase. Todos esperamos pelo melhor, mas temos que nos preparar para o pior", afirmou.

O Irene é o primeiro furacão a atingir o Atlântico nesta temporada. Calcula-se que 65 milhões de pessoas possam ser atingidas em grandes cidades da costa leste americana.

A Cruz Vermelha anunciou que está preparando dezenas de abrigos de emergência na região.

A Amtrak, a rede ferroviária dos Estados Unidos, anunciou que está cancelando seus serviços entre Washington e Boston a partir destes sábado. A companhia também já tinha suspendido operações ao sul do Estado da Virgínia.

O Pentágono carregou 200 caminhões com suprimentos de emergência e 100 mil soldados da Guarda Nacional estão de prontidão.

Fonte: BBc Brasil

ONU AFIRMA QUE SÍRIOS PRECISAM DE PROTEÇÃO



A comissão da ONU que esteve nos últimos dias na Síria, monitorando violações de direitos humanos no país árabe, disse nesta sexta-feira que os civis do país precisam de "proteção urgente" contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Repressão em Homs. APEm comunicado, a missão formada na última semana por decisão do Conselho de Segurança da ONU afirmou que a população síria está "sob constante ameaça".

Segundo o Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, pelo menos 2.200 pessoas morreram na repressão aos protestos que, desde março, pedem reformas democráticas no país, controlado há 40 anos pela família Assad.

Segundo entidades de defesa dos direitos humanos, oito pessoas morreram na última madrugada no país. Na tarde desta sexta-feira, a última do mês sagrado do Ramadã, mais três pessoas foram mortas.

Em declarações veiculadas pela agência Reuters, o porta-voz da missão, Farhan Haq, disse que "a presença constante de representantes do governo limitou a capacidade da missão de verificar de maneira independente e completa a situação (no país árabe)".

O relatório sobre a situação dos direitos humanos no país, divulgado na última semana, pede ao Conselho de Segurança que “considere levar a situação síria para o Tribunal Penal Internacional” (TPI, com sede na Holanda).

O documento afirma que as forças sírias usaram com regularidade três métodos para matar civis: soldados no terreno, atiradores nos telhados e bombardeios aéreos.

Foram descritas também execuções sumárias e o uso de frequentes batidas em hospitais para matar manifestantes feridos, além de relatos de tortura e detenções arbitrárias.

Conselho de Segurança

A ONU afirma que Assad tem usado tanques e tropas na repressão às manifestações. Segundo as autoridades sírias, mais de 500 membros do Exército foram mortos por opositores.

À medida em que aparecem mais evidências de violações de direitos humanos, aumentam no Conselho de Segurança as discussões sobre imposição de sanções mais duras contra a Síria.

O endurecimento da ONU, no entanto, enfrenta a oposição de Rússia e China, membros permanentes do Conselho de Segurança,. Brasil, Índia e África do Sul, que possuem cadeiras rotativas, também defendem uma solução negociada.

Cartunista

A repressão do regime de Assad não poupa nem as personalidades sírias – entre elas, um dos mais conhecidos cartunistas do país, Ali Ferzat.

Ferzat foi espancado e está internado por forças leais ao regime, segundo ativistas de direitos humanos.

O cartunista fez várias charges críticas ao governo nas últimas semanas.

Fonte: BBC Brasil

BANDIDOS PARAM VIATURA DA SAMU E MATA JOVEM DE 20 ANOS NA BAHIA

Um homem de 20 anos teria sido assassinado dentro do veículo do Serviço Móvel de Urgência (Samu), na rodovia BA-693, nas proximidades da cidade de Ibirapuã. Segundo o Bahia Notícias, Jesiel dos Santos Lopes sofreu uma tentativa de homicídio e estava sendo transportado pelo Samu para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), quando sete homens forçaram a parada da ambulância.

Assim que o veículo foi parado os bandidos teriam invadido o local e atirado em Jesiel, que estava na maca da ambulância. Os homens fugiram após o crime.

A delegada Maria Luiza, titular da Polícia Civil de Ibirapuã, informou que o assassinato pode ter acontecido por disputa pelo tráfico de drogas ou vingança. Segundo ela, a vítima era conhecida por comandar um grupo que costuma agir em arruaças e agressões.

Fonte: A Tarde

REBELDES PROMETEM NORMALIZAR SITUAÇÃO EM TRÍPOLI

Líderes do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) anunciaram neste sábado medidas para enfrentar a falta de água, combustíveis e remédios em Trípoli.

Líbios fazem fila para conseguir água em bairro de Trípoli (AFP)
Em uma entrevista, a primeira do CNT na capital desde o início dos confrontos há seis meses, Mahmoud Shamman prometeu que o diesel necessário para retomar o fornecimento de eletricidade e água na capital da Líbia deve chegar no domingo e eles pretendem conseguir trazer suprimentos pelo mar.

"Temos 30 mil toneladas de gasolina. Vamos começar a distribuir para o público a partir de hoje (sábado). Temos diesel que chegará amanhã (domingo), para abastecer as estações geradoras de eletricidade", afirmou.

"E, dentro de dois dias, também vamos fornecer gás de cozinha", acrescentou.

Mas, ele afirmou que os moradores da cidade não devem esperar milagres.

"Trípoli estava sob o controle de uma ditadura de 42 anos. Estamos começando do zero. Não peçam por milagres, mas prometemos tentar fazer com que este período difícil seja o mais curto possível", disse.

Aref Ali Nayed, diretor de operações da Equipe de Estabilização do CNT disse à BBC que "várias equipes" estão trabalhando o tempo todo para resolver o problema da falta de água.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu o envio urgente de ajuda humanitária para o país e também para a comunidade internacional ajudar a restaurar a ordem na Líbia.

Ban Ki-moon afirmou que milhões de pessoas dentro e fora de Trípoli estão ameaçadas devido à falta de água.

Nova fase

Segundo o correspondente da BBC em Trípoli Wyre Davies, a batalha pela capital líbia parece estar quase encerrada e, para muitos, isto é motivo para comemoração. Mas, a maior crise atualmente em Trípoli é a falta de bens e serviços básicos.

A cidade de quase 2 milhões de habitantes sofre com a falta de água e quase não há fornecimento de energia elétrica ou saneamento básico. O fornecimento de água, que geralmente vem de aquíferos no deserto, foi interrompido pelos combates e sua retomada deve levar algum tempo.

O correspondente da BBC afirma que a maioria dos moradores de Trípoli vai tolerar por algum tempo a falta de água e eletricidade, pois todos estão felizes pelo fim do regime de Muamar Khadafi.

No entanto, o paradeiro de Khadafi continua desconhecido. Líderes rebeldes acreditam que Khadafi ainda possa estar escondido em algum lugar próximo de Trípoli.

Um porta-voz dos rebeldes disse à BBC que Khadafi não deve estar em sua cidade natal, Sirte, onde as forças leais ao líder líbio ainda resistem.

O porta-voz afirmou que é possível que a esposa, filha e outros aliados de Khadafi já tenham fugido para a Argélia em um comboio de carros blindados. O governo argelino, por sua vez, nega categoricamente a entrada da família e aliados de Khadafi no país.

Durante a noite, aeronaves da Otan bombardearam Trípoli e Sirte.

Mesmo assim, o avanço rebelde para a cidade natal de Khadafi, que fica no sul do país, parece paralisado.

O correspondente da BBC na região Paul Wood, afirmou que ocorreram confrontos entre rebeldes e forças leais a Khadafi. E, segundo Wood, os rebeldes precisam tomar o controle de Sirte, caso contrário, a Líbia permanecerá dividida em dois países.

Fonte: BBC Brasil

SÓCRATES RECEBE ALTA E INICIA CAMPANHA POR DIRETAS JÁ NA CBF

Depois de oito dias internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, o ex-jogador Sócrates teve alta na manhã deste sábado. Destaque na história do futebol brasileiro e um dos idealizadores da “Democracia Corintiana”, o“Doutor” teve de ir para a UTI após uma hemorragia digestiva. Logo na saída do hospital, o capitão da seleção de 1982 já saiu falando em lançar uma campanha para a diretas da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

"Estou bem e já quero lançar uma nova campanha, a campanha das diretas já para a presidência da CBF", falou ele muito bem humorado.

Sócrates, que teve que conversar pouco com a imprensa para poder ter repouso absoluto, deve, inclusive, iniciar conversas com o senador Eduardo Suplicy para que a campanha ganhe corpo.

Apesar dos médicos evitarem apontar o motivo da hipertensão portal – que causou a hemorragia -, o problema é normalmente relacionado à cirrose, em que há um funcionamento anormal do fígado. O “Doutor”, apelido que Sócrates recebeu por conta de sua formação em medicina, agora terá de ser submetido a uma dieta especial e, até o momento, os médicos descartam a necessidade de um transplante de fígado.

"Estou muito bem, ainda mais saindo do hospital com um dia de sol desses. Eu nasci de novo e tenho que agradecer a todo mundo pelo carinho que tiveram comigo", completou.

O Doutor

Sócrates é um dos maiores ídolos da história do Corinthians e um dos principais nomes da seleção brasileira pós-era Pelé. Formado em medicina, se destacou fora de campo por conta de sua participação política e intenso debate sobre o estabilishment do futebol, cujo principal resultado foi o projeto "Democracia Corintiana", anos nos quais, apoiado em regime mais aberto entre jogadores, comissão técnica e diretoria, o clube paulista conquistou o bicampeonato estadual em 1982/83.

Apelidado de "Doutor", Sócrates e seu estilo elegante, no qual se destacava o uso do calcanhar, tiveram seu auge na primeira metade da década de 80, quando além de vencer títulos pelo Corinthians o craque foi apontado pela imprensa internacional como o melhor jogador do Brasil que encantou a todos na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Foi também eleito o melhor jogador sul-americano de 1983 no mais importante prêmio do continente, concedido pelo jornal uruguaio "El País". Tamanho prestígio o levou à Fiorentina, da Itália, onde acabou por fracassar e retornar ao Brasil em 1985.

Em 2004, Sócrates entrou na lista da Fifa (Federação Internacional de Futebol) dos 100 melhores jogadores vivos. Em anos anteriores já havia também sido premiado por veículos como a revista "World Soccer" e a TV norte-americana CNN como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Irmão do ídolo são-paulino Raí, Sócrates hoje participa como comentarista do programa "Cartão Verde", da TV Cultura.

Fonte: IG

DROGBA DESMAIA EM CAMPO NA VITÓRIA DO CHELSEA CONTRA O NORWICH

O Chelsea continua com um futebol econômico e burocrático no início da participação no Campeonato Inglês 2011/2012. Neste sábado, a equipe de Londres teve muitas dificuldades para bater em casa o Norwich por 3 a 1, pela terceira rodada do torneio nacional.

Drogba teve de ser substituído após dividida com o goleiro Ruddy

Até os 37 minutos da etapa complementar, o Chelsea amargava a igualdade por 1 a 1 - com gols de Bosingwa e Holt. Mas o brasileiro Ramires foi responsável por um lance capital do jogo. Ele sofreu o pênalti que determinou a expulsão do goleiro Ruddy e acabou convertido por Lampard. Nos acréscimos, Mata determinou os números finais.

A partida também foi marcada por um susto. O atacante Drogba chegou a ficar desacordado após uma dividida com Ruddy. O marfinense deixou o gramado em uma maca e com auxílio para a respiração.

Com a vitória, o Chelsea chega a sete pontos na classificação e encerra o sábado na ponta ao lado do Wolverhampton. Porém, as duas equipes podem ser ultrapassadas por Manchester City e Manchester United no domingo.

Ainda neste sábado, o jogo mais espetacular da rodada foi registrado no Ewood Park. Dono da casa, o Blackburn Rovers teve dois pênaltis à disposição e não converteu. No fim, foi castigado com o gol de Arteta, através de outra penalidade, que determinou a vitória do Everton por 1 a 0.

Por fim, Swansea e Sunderland voltaram a mostrar deficiências no início da temporada inglesa. A igualdade por 0 a 0 manteve os dois times sem vencer no torneio e com apenas dois pontos em três rodadas.

Ainda neste sábado, o Campeonato Inglês reserva mais um jogo, entre Liverpool x Bolton Wanderers. No domingo, estão previstos os seguintes confrontos: Newcastle United x Fulham, Tottenham Hotspur x Manchester City, West Brom x Stoke City e Manchester United x Arsenal.

Fonte: IG

MORRE O NÚMERO 2 DA AL-QAEDA

Autoridades dos Estados Unidos afirmaram nesta sábado que o número 2 da rede terrorista Al-Qaeda, Atiyah Adb al-Rahman foi morto no Paquistão em 22 de agosto.

Nascido na Líbia, Rahman atuou como líder operacional do grupo e foi alçado ao segundo cargo de mais poder após a operação dos EUA que matou Osama bin Laden.

Rahman morreu na região de Waziristão, segundo as autoridades americanas, que não quiseram ser identificadas e não informaram quais foram as circunstâncias na morte. Em 22 de agosto, porém, a mesma região foi alvo de um ataque da CIA com aviões não-tripulados.

No ano passado circularam boatos de que Rahman tinha morrido em um ataque similar, mas, na época, a informação não foi confirmada nem pelo governo americano e nem pela Al-Qaeda.

Trajetória

Rahman juntou-se a Bin Laden no Afeganistão quando era um adolescente, nos anos 1980. Desde então, ele ganhou um status considerável dentro da Al-Qaeda como especialista em explosivos e como estudioso do islamismo.

Ele retirou-se com Bin Laden para a região montanhosa da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão no final de 2001. Desde então, tornou-se um elo com outros grupos militantes islâmicos no Oriente Médio e no norte da África.

Em junho de 2006, as Forças Armadas americanas recuperaram uma carta que Rahman escreveu para o jordaniano Abu Musab al-Zarqawi (já morto), que comandava a Al-Qaeda no Iraque, criticando-o por indispor grupos insurgentes rivais e por atacar muçulmanos xiitas. Ele alertou Zarqawi que ele poderia ser substituído caso não mudasse seus modos.

Rahman teria negociado com sucesso uma aliança formal com o Grupo Salafista Argelino para Oração e Combate (GSPC, sigla em francês), que trocou seu nome para Al-Qaeda no Maghreb Islâmico (AQIM, sigla em inglês).

Fonte: IG