domingo, 28 de agosto de 2011

EM ESTADO GRAVÍSSIMO, RICARDO GOMES É SUBMETIDO A UMA CIRURGIA

É gravíssimo o estado de saúde do técnico do Vasco, Ricardo Gomes. Levado para um hospital na zona norte do Rio de Janeiro ao passar mal durante o clássico do seu time contra o Flamengo, o treinador passou por exames, que diagnosticaram um acidente vascular encefálico com hemorragia, e vai ter que passar por uma cirurgia que dura em média três horas, para realizar uma drenagem no cérebro do técnico.

Ricardo Gomes 450

Segundo o boletim divulgado pelo Hospital Pasteur, o neurocirurgião José Antônio Guasti realizará o procedimento que será para "esvaziar o hematoma que se formou na área temporal do cérebro do treinador". 

Em entrevista a uma rádio carioca, o médico do Vasco, Clóvis Munhoz, pediu de 48h a 72h para poder ter alguma base para avaliação do estado de saúde do treinador após o procedimento. 

Ainda segundo Munhoz, a possibilidade do treinador ter sequelas não foi descartada.

A diretoria do Vasco está no hospital, ao lado de familiares de Ricardo Gomes. Roberto Dinamite, presidente do clube, Rodrigo Caetano, diretor de futebol, e Geovani, ex-jogador da década de 1980, estão no local para acompanhar a evolução do técnico. O meia Felipe, que não atuou no jogo por estar machucado, também foi para a clínica. 

O treinador do Vasco deixou o gramado do Engenhão de ambulância e, primeiro, foi atendido no Centro Médico do estádio. Depois de receber atendimentos, foi transferido para um hospital particular na zona norte do Rio de Janeiro, a poucos quilômetros do estádio, onde passará a noite.

O jogo estava na metade da segunda etapa quando Ricardo Gomes passou mal. Os atletas das duas equipes foram avisados do que estava acontecendo e a partia foi paralisada por alguns minutos, até a saída da ambulância. Quem assumiu o lugar de Ricardo Gomes à beira do gramado foi o seu auxiliar, Cristóvão.

No começo de 2010, quando dirigia o São Paulo, Ricardo Gomes sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou algum tempo afastado do clube, sendo internado. De acordo com Clóvis Munhoz, não há nenhum tipo de relação entre os problemas atuais e os de 2010.

Fonte: R7

BRASIL É O PAÍS QUE MAIS ATRAI AS MONTADORAS

O Brasil é hoje o país que mais atrai as montadoras. Nove fábricas já estão em construção ou em projetos, mesmo número de unidades em obras na China. Esse novo ciclo de investimentos dos fabricantes de veículos vai despejar US$ 5 bilhões no País até 2014.

Entre os interessados em desembarcar no País há marcas de carros populares, como os chineses, até luxuosas como os da alemã BMW. As empresas que já definiram projetos vão adicionar capacidade produtiva extra de 820 mil veículos ao ano e, segundo anúncios feitos pelas companhias, cerca de 14 mil empregos diretos. Hoje, a capacidade total é de quase 5 milhões de veículos.

O Brasil é o quinto país com maior número de montadoras já instaladas. São 26 fábricas de 19 marcas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

A Effa, do uruguaio Eduardo Effa, a última a anunciar investimento, pretende construir duas fábricas, uma para a produção de carros da chinesa Lifan, com quem tem parceria, e outra com a própria marca Effa, que importará componentes da chinesa Hafei. Cada projeto terá investimento de US$ 100 milhões, valor modesto diante de outros já anunciados. A Effa negocia as instalações com os governos de Santa Catarina e Goiás.

As duas unidades estão previstas para 2013. 'Quando as importações se aproximam de 20 mil veículos ao ano, o melhor é ter fábrica local por causa da complexa logística de importação', justifica ele, que tem uma linha de montagem no Uruguai, que traz conjuntos da China.

As outras novas instalações anunciadas, algumas já em construção, são da Fiat (investimento de US$ 2,3 bilhões), Toyota (US$ 600 milhões), Hyundai (US$ 600 milhões), JAC (US$ 600 milhões), Chery (US$ 400 milhões), Suzuki (US$ 60 milhões) e Nissan, que ainda não divulgou valor.

Fonte: Agência Estado

VETTEL VENCE MAIS UMA CORRIDA

O alemão Sebastian Vettel ampliou sua vantagem na liderança do Mundial na manhã neste domingo. O piloto de 24 anos venceu o Grande Prêmio da Bélgica e a Red Bull garantiu mais uma dobradinha, já que o australiano Mark Webber chegou em segundo. O britânico Jenson Button (McLaren) completou o pódio.

AFP PHOTO / JOHN THYS

Depois de passar três corridas sem vencer e ver Vettel terminar em quinto na Alemanha, a Red Bull consolida seu domínio na temporada. Atual campeão mundial, o piloto alemão ganhou pela 17ª vez na carreira, a sétima em 2011. Em 75 corridas, ele contabiliza 30 pódios e 640 pontos.

Vettel largou na pole position e perdeu a liderança para o alemão Nico Rosberg (Mercedes), mas recuperou a posição na terceira volta. Webber, por sua vez, chegou a cair do terceiro para o nono posto na largada. Ambos também fizeram uma dobradinha no Grande Prêmio da Turquia-2011.

Entre os brasileiros, o melhor foi Felipe Massa (Ferrari), oitavo colocado. Em seu retorno à categoria, Bruno Senna (Renault) ficou em 13º e Rubens Barrichello (Williams), em 16º. Já o alemão Michael Schumacher (Mercedes) comemorou seus 20 anos na Fórmula 1 com o quinto lugar após começar em último.

A Corrida

A largada do Grande Prêmio da Bélgica foi movimentada. O alemão Nico Rosberg (Mercedes) pulou da quinta para a primeira colocação, deixando o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) em segundo. Já o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ganhou um posto e tomou o terceiro lugar.

O britânico Lewis Hamilton (McLaren) foi da segunda para a quarta colocação e o australiano Mark Webber (Red Bull), em mais uma largada sofrível, caiu do terceiro para o oitavo lugar. O brasileiro Rubens Barrichello (Williams), por sua vez, perdeu quatro postos e ficou em 18º.

Um dos destaques do treino classificatório, Bruno Senna (Renault) começou a prova no sétimo lugar, mas o brasileiro, substituto do alemão Nick Heidfeld, tocou na Toro Rosso do espanhol Jaime Alguersuari logo na primeira curva e precisou visitar os boxes para trocar o bico. Para completar, foi punido pela organização e precisou retornar aos boxes.

Na terceira volta da corrida, Vettel ultrapassou Rosberg e retomou o primeiro lugar. Dois giros depois, Massa tentou atacar Rosberg e acabou ultrapassado pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari). Hamilton aproveitou e também deixou o piloto brasileiro para trás.

Vettel fez a primeira parada na sexta volta e deixou a liderança com Rosberg. No giro seguinte, Alonso passou o alemão e tomou a ponta. Após voltar dos boxes, Hamilton se envolveu em um acidente com o japonês Kamui Kobayashi (Sauber) e bateu forte, na 13ª volta. Ele aparentemente ficou inconsciente por alguns segundos, mas deixou o carro andando.

O carro de segurança entrou na pista e muitos pilotos aproveitaram para visitar os boxes. A corrida recomeçou depois de três voltas e, na 18ª, Vettel ultrapassou Alonso, retomando a ponta. Enquanto o alemão abria cada vez mais vantagem, o britânico Jenson Button (McLaren), que largou em 13º, fazia uma prova de recuperação.

Na 30ª volta, Alonso foi para os boxes. Em seguida, Vettel e Webber fizeram o mesmo. Desta forma, Button, que havia parado apenas uma vez até então, chegou a assumir a liderança por alguns momentos, mas foi ultrapassado pelo alemão da Red Bull no 33º giro.

Massa largou em quarto e chegou a brigar pelas primeiras colocações, mas precisou fazer sua terceira parada no 34º giro em função de um pneu furado, tendo a sua corrida significativamente prejudicada. Na 37ª volta, Webber tomou a segunda posição de Alonso e proporcionou a dobradinha da Red Bull. A dois giros do final, Button superou o espanhol e conseguiu um lugar no pódio.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Bélgica:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h26m44s893
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) 
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) 
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) 
10 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) 
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 
13 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) 
14 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) 
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) 
16 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) 
17 - Jerome d'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) 
18 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) 
19 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) 

Não completaram:

Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) 
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) 
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari)

Fonte: Correio Braziliense

PILOTO DE ASA-DELTA MORRE AO SALTAR DURANTE CAMPEONATO NO VALE DO PARAÑA

Um piloto de asa-delta morreu na tarde deste sábado (27/8) ao saltar da rampa no Vale do Paranã, localizada em Planaltina de Goiás, há 90km de Brasília. O acidente ocorreu entre 13h e 13h30 durante a 36ª edição do Campeonato Brasileiro de voo livre.

O corpo do juiz Enio Wilson Alves dos Santos, de 39 anos, estava a 500 metros da asa-delta, em uma fazenda na região de São Gabriel, em Goiás. Havia deformações no crânio e ferimentos no tórax. O Instituto Médico Legal foi até o local e fez a retirada do corpo.

A Polícia Técnica e Científica de Goiás constatou que ele caiu de aproximadamente 600 metros de altura. Além disso, a ponta esquerda da asa-delta estava quebrada e o paraquedas permanecia fechado. A perícia, que deve sair em 15 dias, vai mostrar se o acessório de segurança foi acionado ou não durante o acidente. O piloto morava no Rio de Janeiro.

Para Ricardo Ortega de Souza, um dos organizadores da competição, é pouco provável que o acidente tenha sido causado por alguma falha no equipamento. "Eu acredito que tenha sido um problema com o voo mesmo". Segundo ele, Enio deve ter enfrentado fortes térmicas, que são ventos quentes que ajudam os pilotos na subida, mas que também podem jogar o atleta com muita força para baixo. 

"O vento pode ter jogado ele contra a vela e a asa acabou quebrando. Enio deve ter perdido os sentidos e acabou caindo", explica Ortega. "Foi uma fatalidade. Essa não é a primeira e nem a última vez que algo assim acontece. Esse é um esporte de alto risco", avalia.

Ainda de acordo com Ricardo Ortega de Souza, essa é uma época de fortes térmicas em Brasília. E justamente por isso é a melhor para a prática do voo livre, porque a asa-delta sobe com mais força. 

Os pais da vítima moram em Brasília e aguardavam a aterrissagem do filho na Esplanada dos Ministérios. Por conta do acidente, a organização do evento suspendeu a premiação que aconteceria após o término desta etapa, que foi a última do Campeonato Brasileiro de Voo Livre.

Fonte: Correio Braziliense

IRANIANO RECEBE PENA DE MORTE POR ASSASSINATO DE CIENTISTA

Um iraniano acusado de assassinar um cientista por interesse de Israel foi sentenciado à pena de morte, informou neste domingo a agência de notícias oficial do Irã, IRNA.

Majid Jamali-Fashi foi considerado culpado por assassinar Massoud Ali-Mohammadi em janeiro de 2010, no primeiro de vários ataques a cientistas que, segundo o Irã, foram realizados por inimigos que desejavam impedir que o país desenvolvesse tecnologia nuclear.

A promotoria disse que Jamali-Fashi viajou para Israel para receber treinamento do Mossad, o serviço secreto do país judaico, e que ele ganhou 120 mil dólares pelo assassinato.

Um porta-voz judiciário disse à IRNA que o homem foi condenado à morte por "realizar guerra contra Deus" e por ser "corrupto na Terra", ambos crimes capitais na Lei Islâmica que se aplica no Irã.

Embora a IRNA tenha descrito Ali-Mohammadi como cientista nuclear, um porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã disse nos dias posteriores à morte que ele não tinha papel algum nas atividades da entidade.

Um site da oposição iraniana afirmou na época que Ali-Mohammadi era um partidário da oposição e que apoiou o candidato moderado Mirhossein Mousavi nas polêmicas eleições de junho de 2009, sugerindo que haveria outros possíveis motivos para a sua morte.

Onze meses após a explosão da bomba que matou Ali-Mohammadi enquanto ele ia para o trabalho, outros dois cientistas foram atacados.

Majid Shahriyari, que segundo autoridades participou dos maiores projetos nucleares do Irã, foi morto, mas Fereydoun Abbasi-Davani sobreviveu e acabou escolhido como chefe da organização nuclear do país.Um iraniano acusado de assassinar um cientista por interesse de Israel foi sentenciado à pena de morte, informou neste domingo a agência de notícias oficial do Irã, IRNA.

Washington negou qualquer envolvimento nos assassinatos, enquanto Israel nem sequer os comentou.

Majid Jamali-Fashi foi considerado culpado por assassinar Massoud Ali-Mohammadi em janeiro de 2010, no primeiro de vários ataques a cientistas que, segundo o Irã, foram realizados por inimigos que desejavam impedir que o país desenvolvesse tecnologia nuclear.

A promotoria disse que Jamali-Fashi viajou para Israel para receber treinamento do Mossad, o serviço secreto do país judaico, e que ele ganhou 120 mil dólares pelo assassinato.

Um porta-voz judiciário disse à IRNA que o homem foi condenado à morte por "realizar guerra contra Deus" e por ser "corrupto na Terra", ambos crimes capitais na Lei Islâmica que se aplica no Irã.

Embora a IRNA tenha descrito Ali-Mohammadi como cientista nuclear, um porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã disse nos dias posteriores à morte que ele não tinha papel algum nas atividades da entidade.

Um site da oposição iraniana afirmou na época que Ali-Mohammadi era um partidário da oposição e que apoiou o candidato moderado Mirhossein Mousavi nas polêmicas eleições de junho de 2009, sugerindo que haveria outros possíveis motivos para a sua morte.

Onze meses após a explosão da bomba que matou Ali-Mohammadi enquanto ele ia para o trabalho, outros dois cientistas foram atacados.

Majid Shahriyari, que segundo autoridades participou dos maiores projetos nucleares do Irã, foi morto, mas Fereydoun Abbasi-Davani sobreviveu e acabou escolhido como chefe da organização nuclear do país.

Washington negou qualquer envolvimento nos assassinatos, enquanto Israel nem sequer os comentou.

Fonte: Reuters

PORTA-VOZ AFIRMA QUE KHADAFI ESTÁ PRONTO PARA INICIAR A TRANSIÇÃO

Um porta-voz de Muamar Khadafi afirmou que ele está pronto para iniciar negociações para a transferência do poder na Líbia.

Em um telefonema para uma agência de notícias, Moussa Ibrahim teria dito que o filho de Khadafi, Saadi, lideraria a negociação. Mas os rebeldes afirmam que não vão negociar até que Khadafi se renda.

Rebeldes em Ras Lanuf (Reuters)
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), em Nova York, o porta-voz teria ligado e falado que Khadafi ainda está na Líbia, mas não especificou em qual cidade.

A AP afirma que identificou Moussa Ibrahim pela voz e o porta-voz também teria dito que Khadafi quer formar um governo de transição com os rebeldes. Ibrahim também teria dito à AP que ainda está em Trípoli e viu o ex-líder líbio na sexta-feira.

No começo da semana, a CNN informou que tinha recebido um email de Saadi Khadafi confirmando que seu pai queria negociar um cessar-fogo.

"Vou tentar salvar minha cidade, Trípoli, e os dois milhões de pessoas que vivem lá... senão Trípoli se perderá para sempre, como a Somália", escreveu.

Uma autoridade do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) disse à agência de notícias Reuters que eles não sabem onde Muamar Khadafi está e nenhuma negociação está acontecendo.

"Se ele quiser se render, então vamos negociar e vamos capturá-lo", disse Ali Tarhouni, a autoridade do CNT encarregada do petróleo e questão financeiras.

O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, descreveu a oferta de Khadafi como um "delírio" e afirmou que o CNT já está no comando da Líbia.

"O que precisamos dos restos do regime de Khadafi é que os confrontos parem", disse Hague à BBC.

Execuções

A organização de defesa dos direitos humano Human Rights Watch afirmou que existem provas de que as forças leais a Khadafi mataram pelo menos 17 prisioneiros e realizaram "execuções supostamente arbitrárias de dezenas de civis" dias antes de os rebeldes ocuparem Trípoli.

Na sexta-feira, mais de 200 corpos em decomposição foram encontrados em um hospital abandonado no bairro de Abu Salim. Médicos e enfermeiras fugiram devido aos combates e muitos pacientes feridos foram abandonados.

Mais de 50 corpos carbonizados foram encontrados em um depósito foi foi incendiado, ao sul da capital líbia.

Moradores do bairro de Salah al-Din afirmaram que estes corpos eram de civis que foram executados na terça-feira por integrantes de uma brigada comandada por outro filho de Muamar Khadafi, Khamis.

Emergência

Trípoli deve receber neste domingo carregamentos de combustíveis e água.

Os rebeldes afirmam que vão começar a distribuir 30 mil toneladas de gasolina e fornecer gás de cozinha dentro das próximas 48 horas. Um navio com carregamentos de água potável e diesel para as usinas de eletricidade deve chegar nos próximos dias.

Enquanto isso, os rebeldes avançam em direção aos últimos pontos de resistência das forças leais a Khadafi, na cidade de Sirte.

Os rebeldes já tomaram a cidade de Bin Jawad, a cerca de cem quilômetros, na tarde de sábado.

Comandantes rebeldes afirmam que estão negociando com os idosos da cidade para tentar uma rendição pacífica, mas até o momento estas negociações não progrediram.

Fonte: BBC Brasil

FURACÃO IRENE CHEGA A NOVA YORK

O furacão Irene atingiu a cidade de Nova York neste domingo com ventos fortes e chuva torrencial, o que levou a ameaça de enchentes no distrito financeiro da cidade.

Furacão Irene atinge Nova York
O sistema de transporte da cidade foi fechado e o prefeito, Michael Bloomberg, afirmou que agora é muito tarde para as pessoas deixarem suas casas.

Cerca de 370 mil habitantes das áreas mais baixas de Nova York receberam ordens para sair de suas residências. Mas o prefeito de Nova York alertou que, aqueles que insistiram em ficar, devem permanecer em suas casas.

'O tempo para a evacuação acabou. Neste momento, se você não foi embora, nossa sugestão é que você fique onde está. A natureza é muito mais forte do que nós', disse.

O temor é que a tempestade afete o rio de Nova York, o Hudson, o que pode causar a inundação das barragens da parte baixa de Manhattan e uma enchente em Wall Street, o distrito financeiro.

Sacos de areia foram colocados em volta das entradas do metrô e todos os trabalhos de construção foram suspensos na cidade inteira.

Cerca de dois milhões de pessoas na costa leste dos Estados Unidos estão sem energia elétrica. O mesmo número se retirou da área de maior risco, a maioria de Nova Jersey.

Mortos

O Irene já tinha atingido os Estados americanos da Carolina do Norte e da Virgínia, causando danos e a morte de pelo menos oito pessoas.

O olho da tempestade, com ventos de até 120 quilômetros por hora, deve atingir Nova York nas próximas horas.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que, na madrugada deste domingo o Irene se movia pela costa de Nova Jersey, a 185 quilômetros de Nova York.

O Irene já levou 30 centímetros de chuva na Carolina do Norte e Virgínia.

A região atingida pelo furacão, a nordeste, é a área mais habitada dos Estados Unidos com mais de 65 milhões de pessoas vivendo em cidades como Washington, Baltimore e Nova York.

Emergência

Scott Snyder, da Cruz Vermelha dos Estados Unidos, disse à BBC que cerca de 13 mil pessoas estão nos 150 abrigos da Cruz Vermelha mantidos na costa leste.

Foi declarado estado de emergência na Carolina do Norte, Maryland, Virgínia, Delaware, Nova Jersey, Nova York e Connecticut.

Os aeroportos John F. Kennedy e La Guardia, de Nova York, além do Newark em Nova Jersey, foram fechados. Foram cancelados cerca de 8 mil voos.

Um reator nuclear em Maryland foi desligado automaticamente depois que um grande pedaço de alumínio, levado pelo vento, entrou em contato com o principal transformador da usina.

O presidente americano, Barack Obama, interrompeu suas férias para supervisionar os preparativos para a passagem do furacão.

O correspondente da BBC em Washington, David Willis, afirmou que Obama está tentando evitar as críticas que cercaram a ação do governo federal há seis anos, quando o furacão Katrina atingiu Nova Orleans.

A Amtrak, a rede ferroviária dos Estados Unidos, anunciou que o cancelamento de seus serviços entre Washington e Boston. A companhia também já tinha suspendido operações ao sul do Estado da Virgínia.

O Pentágono carregou 200 caminhões com suprimentos de emergência e 100 mil soldados da Guarda Nacional estão de prontidão.

Fonte: Estadão