quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AVIÃO CAI NA BOLÍVIA E NOVE PESSOAS MORREM

Uma aeronave acidentada esta terça-feira com dois tripulantes e sete passageiros a bordo, entre eles dois colombianos, foi encontrada sem sobreviventes, informou a estatal Direção Geral de Aeronáutica Civil da Bolívia (DGAC) em um comunicado.

"Em horas da tarde, grupos de socorristas chegaram ao local do acidente evidenciando que não há sobreviventes na queda da aeronave", destacou a DGAC no comunicado.

Pouco antes, um porta-voz da companhia aérea comercial Aerocom, Nelson Kinn, havia informado que "a aeronave foi localizada no setor de Laguna Brava, situada a noroeste da cidade de Trinidad (nordeste de La Paz), a uma distância de 30 km" desta cidade, na Amazônia boliviana.

"Os restos mortais dos tribunais e passageiros estão sendo transportados ao aeroporto da cidade de Trinidad por via aérea", acrescentou o documento, entregue à AFP.

A ministra da Defesa, Cecilia Chacón, que chefiou os trabalhos de resgate, disse aos meios de comunicação em Trinidad que "efetivamente estamos coordenando com as famílias o local aonde são levados os corpos. O que desejam com maior veemência é que lhes sejam entregues os corpos".

Entre os passageiros estavam os cidadãos colombianos William Lara e Oscar Valencia.

A aeronave fazia o trajeto entre Santa Cruz (leste) e Trinidad (nordeste) e foi declarada desaparecida pelas autoridades aeronáuticas na noite de terça-feira.

Fonte: AFP

FORÇAS LEAIS A KHADAFI RESISTEM E ATACAM CNT

Forças leais a Muamar Khadafi atacaram nesta quinta-feira com foguetes e artilharia posições do Conselho Nacional de Transição (CNT) na cidade líbia de Bani Walid, uma das últimas controladas pelo regime.

Combatentes anti-Khadafi em base próxima a Bani Walid, nesta quinta-feira (Ap)
Um correspondente da BBC nas proximidades do local disse que pelo menos 10 explosões atingiram a linha de frente. Forças do CNT cercaram a cidade e esperam ordens para iniciar uma invasão.

O porta-voz do Conselho Nacional de Transição Abdullah Kinshil disse que os estoques de comida, remédios e gás de cozinha de Bani Walid estão se esgotando.

Kinshil afirmou também que ainda há tempo para forças leais a Khadafi se renderem. O CNT diz que as tentativas de negociação continuarão até o sábado, quando vence um ultimato dado aos partidários de Khadafi.

A lista de cidades líbias ainda controladas por forças leais a Khadafi inclui Bani Walid, Jufra, Sabha e Sirte, cidade natal do coronel Khadafi.

Ouro

Também nesta quinta-feira, o novo presidente do Banco Central líbio disse que Khadafi vendeu cerca de 20% das reservas em ouro do país desde que o levante contra seu regime ganhou força.

Qassim Azzuz disse que em abril foram vendidas 29 toneladas de ouro por US$ 1,4 bilhões (R$ 2,3 bilhões) quando sua administração começou a ficar sem fluxo de caixa.

Calcula-se que a Líbia tenha 145 toneladas de ouro em suas reservas.

Membros do CNT dizem acreditar que o comboio com cerca de 50 veículos líbios fortemente armados visto no Níger na última terça-feira carregava dinheiro e ouro do regime, além de combatentes de etnia tuaregue recrutados por Khadafi.

Um porta-voz do CNT disse que, se a suspeita for confirmada, pedirá ao Níger a devolução do dinheiro.

No entanto, Khadafi negou que tenha fugido para o Níger e classificou os rumores de que ele teria cruzado a fronteira entre os dois países como mentiras e "guerra psicológica".

Os comentários, em uma entrevista telefônica a um canal de TV sírio, teriam sido feitos de uma localidade não determinada dentro do território líbio.

Khadafi também afirmou que seus aliados derrotarão as forças da Otan e do CNT.

"Os jovens estão agora prontos para aumentar a resistência contra os 'ratos' em Trípoli e acabar com os mercenários", afirmou.

Refúgio

Anteriormente, as autoridades do Níger haviam afirmado que estavam analisando como lidar com Khadafi se ele tentasse entrar no país em busca de refúgio.

O ministro das Relações Exteriores do Níger, Mohamed Bazoum, afirmou à BBC que seu governo decidiria posteriormente se aceitaria abrigar Khadafi ou se o entregaria ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Segundo o ministro, "cerca de 20" integrantes do regime de Khadafi conseguiram se refugiar na capital nigerina, Niamei. Eles estariam "sob controle" do governo local e sendo tratados de acordo com leis internacionais de refúgio, tendo liberdade de ir embora se quiserem.

O Níger reconhece o TPI, que pede a prisão de Khadafi, de seu filho Saif al-Islam e de seu ex-chefe de inteligência Abdullah Sanussi.

O país também reconheceu na semana passada o CNT como novo governo de fato da Líbia. Mas segundo Mark Doyle, correspondente da BBC em Niamei, o governo do país está reticente em abandonar completamente Khadafi, com quem manteve uma longa relação de amizade.

Fonte: BBC Brasil

CIENTISTAS CRIAM O MENOR MOTOR DO MUNDO COM UMA ÚNICA MOLÉCULA

Pesquisadores americanos dizem ter criado o menor motor elétrico do mundo.

O motor, feito com uma única molécula com diâmetro de um bilionésimo de metro, é tema de um artigo no periódico Nature Nanotechnology.

Foto: Nature Nanotechnology)
Por suas dimensões minúsculas, o motor pode ser útil em nanotecnologia e medicina, onde pequenas quantidades de trabalho podem ser aproveitadas de maneira eficiente.

Motores feitos com uma única molécula já foram construídos antes, mas esse é o primeiro que pode ser movido individualmente por uma corrente elétrica.

"As pessoas já descobriram que podem fazer motores movidos a luz ou reações químicas, mas o problema disso é que você dirige bilhões deles ao mesmo tempo", disse à BBC Charles Sykes, químico da Universidade Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

"O que nos empolga em relação ao elétrico é que podemos estimular e observar o movimento de apenas um motor, e podemos ver como as coisas se comportam em tempo real."

Uso em miniatura

O motor consiste de uma molécula de sulfeto de butil metil colocada sobre uma superfície de cobre. O único átomo de enxofre presente na molécula age como um eixo.

A ponta de um microscópio de efeito túnel, ou STM (do inglês Scanning Tunneling Microscope) - uma minúscula pirâmide cuja ponta tem diâmetro de apenas um ou dois átomos -, é usada para enviar uma corrente elétrica para dentro do motor.

Simultaneamente, o STM também produz imagens da molécula enquanto ela gira.

A molécula se move em ambas as direções, com uma velocidade de até 120 rotações por segundo. No entanto, quando se tira a média após algum tempo, observa-se uma rotação real em uma única direção.

Segundo Sykes, se a molécula for levemente alterada, pode ser usada para gerar radiação de micro-ondas ou incorporada aos chamados sistemas nanoeletromecânicos.

"O próximo passo é colocar a coisa para trabalhar para que possamos medi-la - acoplando-a a outras moléculas, enfileirando-as, ao lado uma das outras, para que se transformem em rodas dentadas em miniatura."

"Depois, podemos observar a propagação da rotação em cadeia", disse o pesquisador.

Segundo seus criadores, o motor elétrico de uma única molécula também pode ser útil em medicina. Ele pode ser usado, por exemplo, para levar quantidades controladas de medicamentos a locais específicos no organismo.

Nesse momento, a equipe de Sykes está em contato com o Livro Guinness dos Recordes para tentar registrar sua invenção como o menor motor do mundo.

Fonte: BBC Brasil

CIENTISTAS AFIRMAM QUE OURO E PRATA VIERAM DO ESPAÇO

Cientistas britânicos dizem que metais preciosos, incluindo ouro e platina, vieram do espaço bilhões de anos atrás.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol chegaram à conclusão após analisar amostras de algumas das pedras mais antigas do mundo, na Groenlândia.

Ouro Foto: AP
Segundo eles, os isótopos encontrados nessas formações - átomos que identificam a origem e idade dos materiais - são claramente diferentes daqueles que se originaram na Terra.

Isso confirmaria a teoria de que os metais preciosos que usamos hoje chegaram ao planeta em uma violenta chuva de meteoros quando a Terra tinha apenas 200 milhões de anos.

"Nosso trabalho mostra que a maior parte dos metais preciosos nos quais se baseiam nossas economias e muitos processos industriais foram adicionados a nosso planeta por coincidência, quando a Terra foi atingida por cerca de 20 bilhões de toneladas de material espacial”, diz Mathias Willbold, que liderou a pesquisa da Universidade de Bristol.

'Estoque original'

Durante a formação da Terra, o planeta era uma massa de minerais derretidos, que era constantemente atingida por grandes corpos cósmicos.

O centro da Terra foi criado a partir de metais em estado líquido que afundaram.

De acordo com os cientistas, a quantidade de ouro e outros metais preciosos presente no coração do planeta seria suficiente para cobrir toda a superfície da Terra com uma camada de quatro metros de profundidade.

A concentração de todo o ouro e outros metais no centro do planeta deveria ter deixado as camadas externas da Terra praticamente livres da presença desses materiais, por isso a origem do ouro que exploramos na superfície e no manto terrestre (a camada imediatamente abaixo da crosta terrestre) já havia sido motivo de especulações no mundo científico.

Tecnologia

O estudo publicado na revista científica Nature foi o primeiro, segundo os pesquisadores, a conseguir realizar as medidas isotópicas com a qualidade necessária para descobrir que os metais preciosos vieram do espaço.

Os cientistas dizem que estudos futuros podem tentar descobrir mais sobre os processos que fizeram com que os meteoros que atingiram a Terra se misturassem ao manto terrestre.

Em seguida, processos geológicos formaram os continentes e concentraram os metais preciosos nos depósitos de minerais que são explorados hoje.

Fonte: BBC Brasil