quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EXECUÇÃO DE TROY DAVIS É ADIADA

A execução do americano Troy Davis foi adiada na noite desta quarta-feira no último minuto, a fim de permitir que a Suprema Corte dos Estados Unidos analise o pedido de suspensão apresentado por seus advogados. Segundo as redes de televisão CNN e MSNBC, o Estado da Geórgia adiou a execução prevista inicialmente para às 19 horas locais (20 horas no horário de Brasília) na prisão de Jackson (EUA). A morte está programada para ocorrer por injeção letal.

Davis aguarda no corredor da morte há 20 anos; sua condenação pela morte de um policial gerou protestos
Segundo o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, o presidente Barack Obama se recusou a intervir para impedir a execução por considerar que o caso diz respeito ao Estado da Geórgia, e não ao poder federal.

A Corte Superior do Condado da Geórgia, no sudeste dos Estados Unidos, negou dois recursos apresentados pela defesa de Davis, que apelou à suprema Corte da Geórgia. Os recursos insistiam na inocência do condenado e nas diversas dúvidas provocadas pelo processo judicial.

Também nesta quarta, um grupo de relatores de direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu aos Estados Unidos que suspendessem a execução. O argumento, segundo informações da Rádio ONU, é que “dado a natureza irreversível da pena de morte, é fundamental que os parâmetros de um julgamento justo sejam inteiramente respeitados”. Segundo eles, o caso contra Davis teria se fundamentado apenas em afirmações de testemunhas “que continham inconsistências sérias”.

No corredor da morte há 20 anos pelo assassinato do policial branco Mark MacPhail, Davis foi condenado à pena capital após um processo repleto de vícios judiciais que apresentaram dúvidas sólidas sobre a inocência do acusado.

Apresentado por seus defensores como o exemplo do negro condenado injustamente, Troy Davis recebeu o apoio de personalidades como o ex-presidente americano Jimmy Carter, o papa Bento 16 ou a atriz Susan Sarandon, e centenas de manifestações pedindo o indulto foram realizadas em todo o mundo.

Durante o processo, nove testemunhas do assassinato cometido em 1989 indicaram Troy Davis como o autor do tiro, mas a arma do crime nunca foi encontrada e nenhuma prova digital ou traço de DNA foi revelado. Depois, sete testemunhas se retrataram, mas isso não foi suficiente para convencer a justiça de rever seu veredito.

Fonte: UOL

ATACANTE DO ZARAGOZA É PRESO POR VIOLÊNCIA SEXUAL

A diretoria do Zaragoza foi surpreendida nesta quarta-feira com a prisão do atacante espanhol Braulio, que foi acusado de ter abusado sexualmente de uma mulher. O jogador compareceu à delegacia após o treinamento realizado por sua equipe e foi detido depois de prestar depoimento.

Formado nas categorias de base do Atlético de Madri, Braulio é o principal suspeito de ter violentado uma mulher na cidade de Cuarte de Huerva, em Zaragoza. Segundo as autoridades, o jogador teria cometido o crime no meio da rua, às nove horas da manhã, pouco tempo antes de um treinamento do clube espanhol.

O jogador foi solto ainda na quarta-feira, depois de ser paga a fiança. Não foi divulgado se o responsável pelo pagamento foi o clube ou o atleta.

Atualmente, o Zaragoza disputa a primeira divisão do Campeonato Espanhol, e ocupa a 13ª colocação na tabela. O time optou por não se manifestar sobre o caso e disse que a equipe permanece inteiramente focada em melhorar sua posição na tabela e se distanciar da zona de rebaixamento. O clube vem de vitória por 2 a 1 sobre o Espanyol pela quarta rodada do torneio e enfrenta nesta quinta-feira o Bétis, vice-líder do campeonato.

Fonte: IG

PETROBRÁS DESCOBRE ÓLEO E GÁS ENTRE ALAGOAS-SERGIPE

A Petrobras informou hoje que detectou a presença de óleo e gás em águas ultraprofundas, a cerca de 5.000 metros sob a superfície do mar, na Bacia de Sergipe-Alagoas. A confirmação veio após conclusão de testes na área de concessão BMSEAL-11, localizada no bloco Seal-M-426. É o primeiro projeto exploratório em águas ultraprofundas na parte sergipana desta bacia.

Foto: Divulgação
O poço, chamado 1-BRSA-851-SES (1-SES-158) e conhecido informalmente como Barra, está localizado em uma lâmina d'água de 2.311 metros, a 58 quilômetros da costa do Estado de Sergipe e a 90 quilômetros da cidade de Aracaju. "As informações até agora obtidas são suficientes para confirmar a descoberta de uma nova província petrolífera na Bacia de Sergipe-Alagoas", informa a empresa, em comunicado.

Segundo a estatal, a comprovação da descoberta ocorreu por meio de perfilagem (registros de características de uma formação) e amostragem (líquidos e gases) de fluido. "Foram confirmadas excelentes condições permoporosas dos reservatórios em profundidade de cerca de 5.050 e 5.400 metros", afirma o comunicado.

O consórcio para exploração do bloco SEAL-M-426, operado pela Petrobras (60%), em parceria com a IBV-BRASIL (40%), dará continuidade ao Programa Exploratório Mínimo, acordado com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A empresa informa ainda que a ANP aprovou a proposta de plano de avaliação enviada pelo consórcio, com objetivo de delimitar a acumulação descoberta.

Fonte: Estadão

NOVO ACIDENTE COM TREM NA ARGENTINA FERE 90 PESSOAS

Noventa pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira em um acidente envolvendo um ônibus, um caminhão e um trem do serviço de metrô de superfície no bairro de Flores, em Buenos Aires.

“Um (dos feridos) é um bebê de oito meses”, disse Alberto Crescenti, do Serviço Médico Metropolitano de Emergência (SAME).

Ele informou ainda que não há vitimas fatais ou feridos graves. Mas ao menos duas pessoas estão em observação, segundo o médico Damián Pagano, diretor de um dos cinco hospitais que atenderam as vítimas.

Mais de 30 ambulâncias participaram da operação de socorro às vítimas, que em sua maioria estava indo para o trabalho.

De acordo com a Polícia Federal argentina, o sinal de trânsito estaria funcionando na hora do choque. "É preciso agora investigar se houve imprudência de algum dos motoristas", disse um policial.

A partir dos depoimentos de moradores, especula-se que o trem do metrô não tenha freado na luz vermelha, provocando o choque com o caminhão e o ônibus, no cruzamento.

Investigações

O acidente desta quinta ocorreu dois dias após um choque entre um ônibus e dois trens que deixou onze mortos e 228 feridos, no mesmo bairro de Buenos Aires. A tragédia foi apontada pela imprensa local como "um dos piores acidentes de trânsito da história argentina".

As autoridades ainda apuram de quem é a responsabilidade pelo caso de terça. Segundo as imagens registradas no local, um ônibus avançou o sinal vermelho foi arrastado por um trem, que acabou batendo em outro trem parado.

"Pego esse ônibus, da linha 92, todos os dias. Por sorte, eu não estava lá (na hora da colisão de terça). Mas todos os dias é a mesma coisa. O sinal demora demais a abrir e deixa a impressão de que não funciona. E muitos passageiros começam a pedir que o motorista avance. Pra mim, era uma tragédia anunciada", disse à BBC Brasil a passageira Mercedes, que é empregada doméstica no bairro nobre da Recoleta.

As imagens na estação de trem estão sendo analisadas pela polícia para definir as responsabilidades da tragédia.

Soledad, mulher do motorista do ônibus, Filiberto Gallardo, morto no acidente, disse que o marido era "prudente" e que ele já tinha comentado que "a barreira era lenta" e que "às vezes o trem estava longe e ela não subia". Nesses casos, algum passageiro tinha que descer do ônibus para levantá-la.

Um porta-voz da empresa de trens TBA repetiu, várias vezes, que o motorista do ônibus avançou o sinal de maneira equivocada.

"A luz estava vermelha, o alarme disparava e a barreira funcionava, mas se estava quebrada a Polícia Metropolitana de Buenos Aires deveria ter nos avisado. Vamos esperar as investigações", disse Gustavo Gago, da TBA, à rádio Diez.

O secretário de Justiça e Segurança do governo da cidade de Buenos Aires, Guillermo Montenegro, disse que "responsabilizar a Polícia Metropolitana é ridicularizar um acidente grave".

A troca de acusações envolveu ainda o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, que afirmou que o governo nacional deveria evitar o "desperdício de recursos" para "investir nas obras necessárias" nas linhas férreas, administradas pelo governo central.

O ministro de Planejamento Federal, Julio de Vido, respondeu dizendo que as declarações de Macri eram "mesquinhas" e que o governo está realizando os investimentos.

Fonte: BBC Brasil

CASAL BRITÂNICO É ENCONTRADO NA AMAZÔNIA

Um casal de viajantes britânicos foi resgatado na manhã desta quarta-feira em plena Amazônia, cerca de 24 horas depois que seu motor-home quebrou ao tentar passar por uma ponte.

Na manhã de terça-feira, Lesley Norris e Bruce Scott tentavam atravessar uma ponte na BR-319, em uma área isolada no município de Manicoré, localizado entre Manaus e Porto Velho (RO), quando seu motor-home arrebentou a estrutura e acabou ficando pendurado.

O veículo do casal é um caminhão alemão Unimog, de 7 toneladas e 7 metros de comprimento, que tem a estrutura de uma casa em sua carroceria.

Depois do acidente, Lesley entrou em contato com sua irmã, que mora na cidade inglesa de Eastbourne, por meio de um telefone via satélite localizado no motor-home.

A irmã, por sua vez, deu o alerta à guarda-costeira britânica, que fez contato com as autoridades brasileiras.

"Eles (a guarda-costeira britânica) tinham a posição do acidente, então nós verificamos a posição e pudemos perceber que não havia no local acesso por vias navegáveis", disse à BBC o capitão de corveta da Marinha brasileira Elias Volgarelis.

Segundo o militar, a Marinha disponibilizou um helicóptero para decolar no início da manhã desta quarta-feira, já que o aparelho não teria capacidade de voar à noite na região de floresta.

Como o local onde os britânicos estavam era de difícil acesso, o helicóptero foi obrigado a fazer uma parada para reabastecimento no aeródromo de Manicoré.

De acordo com Volgarelis, Lesley e Bruce foram localizados entre 9h e 10h desta quarta, sendo deslocado em seguida para Manaus, onde chegaram por volta de 13h.

Noite ao relento

Como seu veículo ficou em uma posição instável devido ao acidente, o casal foi obrigado a passar a noite ao relento.

Em entrevista coletiva concedida em Manaus, os britânicos disseram que, nas 24 horas em que ficaram presos, nenhum veículo passou pela estrada onde estavam.

O casal - originário de Teddington, no sudoeste de Londres - ficou abalado com o ocorrido, mas não sofreu ferimentos. "Eles estavam bem, saíram andando (do local)", afirmou Volgarelis.

"Eles tinham alguns arranhões na pele, mas aparentemente estavam bem e aliviados por ser resgatados."

Já o motor-home, que ficou bastante danificado, ainda está no local do acidente.

O casal passou os últimos quatro anos viajando pela América Latina em seu veículo, tendo passado por México, Panamá e Equador antes de chegar à Floresta Amazônica.

A guarda-costeira da cidade de Falmouth, na região da Cornualha, disse estar muito feliz que o episódio terminou.

"Nós estamos acostumados com resgates ao redor do mundo. O incomum é que isto envolveu um acidente com um veículo", afirmou um porta-voz.

O site oficial de Lesley e Bruce informa que ela trabalhou como aeromoça por mais de 20 anos, tendo viajado por praticamente todo o mundo.

Já Bruce, de acordo com a página, é um fotógrafo profissional com uma "paixão pelas viagens pelo mundo", com treinamento de motorista de ônibus.

Depois de trabalhar em Londres nos últimos 20 anos, ele decidiu, segundo o site, vender seu apartamento na cidade e investir no Unimog.

Ele visitou a Amazônia pela primeira vez em 1974.

Fonte: BBC Brasil

MANTEGA AFIRMA QUE BRASIL NÃO FREARÁ AUMENTO DO DÓLAR



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que a alta do dólar é reflexo da crise europeia e descartou medidas imediatas para conter a valorização.

O valor da moeda americana ultrapassou a marca de R$ 1,80 nesta quarta-feira, maior cotação em mais de um ano.

"A alta do dólar no Brasil e em outros países reflete aversão ao risco que ocorre por causa da demora na resolução dos problemas europeus", disse o ministro a jornalistas brasileiros ao desembarcar em Washington.

Segundo o ministro, se houver apenas uma "piora relativa" na crise, a tendência é de uma movimentação gradual da moeda, "perfeitamente assimilada pela economia".

"É claro que, se houver uma forte desvalorização, pode preocupar, mais pelos efeitos que pode ter com alguns devedores brasileiros", disse.

"Mas para que isso aconteça é preciso um grande agravamento da crise", disse. "Se a coisa ficar feia, então nós vamos ter que repensar tudo e ver o que precisa ser feito."

Inflação

De acordo com o ministro, a valorização do dólar indica uma piora da crise internacional, que pode levar à queda de preços de commodities.

"Se de fato houver um agravamento da crise, significa, as variáveis vão se modificar. Se caem os preços de commodities então não há pressão inflacionária", afirmou.

A alta da inflação é uma preocupação do governo brasileiro, que vem tentando trazer a taxa de volta ao centro da meta, de 4,5%, até o próximo ano. Neste ano, há o risco de que a taxa de inflação feche acima do teto da meta, de 6,5%.

"Então uma coisa compensa a outra. Se por um lado a valorização do dólar pode trazer alguma pressão inflacionária no Brasil, por outro lado, a piora da crise, com a deterioração dos preços das commodities, traz uma queda", disse Mantega.

Mantega observou ainda que a menor valorização do real traz alguns benefícios para a produção industrial e os exportadores brasileiros.

A grande valorização do real frente ao dólar verificada nos últimos meses é motivo de reclamações do setor no Brasil, já que acaba prejudicando a competitividade das exportações no mercado internacional.

Ajuda à Grécia

Mantega chegou a Washington para participar de um encontro de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 (grupo que reúne as principais economias do mundo, do qual o Brasil faz parte) e da reunião anual do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial, nas quais a crise grega será um dos temas.

"O ponto nevrálgico é a questão da Grécia. Se a Grécia conseguir se equacionar, e as notícias de hoje são de que caminha nesta direção, não deve haver um efeito de contágio, outros países não serão envolvidos", disse Mantega.

A Grécia enfrenta uma crise de dívida e déficit que já provocou uma onda de desconfiança a respeito de outros mercados europeus.

Em maio, União Europeia e FMI fecharam um pacote de ajuda no valor de 110 bilhões de euros (cerca de R$ 276,7 bilhões) ao país. Outro acordo, fechado em julho, prevê o repasse adicional de 109 bilhões de euros (R$ 274 bilhões), mas ainda depende de aprovação de vários membros do bloco europeu.

Os repasses estão condicionados a que o governo grego avance nas medidas para equilibrar suas contas. Caso a avaliação seja de que não houve avanços, o país pode não receber o dinheiro e corre o risco de dar um calote em suas dívidas, o que teria impactos negativos nos demais mercados.

Nesta quinta-feira, Mantega se reúne com os ministros dos outros países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para discutir uma possível ajuda do bloco aos países da zona do euro.

Uma das ideias poderá ser a compra de títulos da dívida de países europeus, para ajudar a fortalecer esses papeis, em um momento em que a crise de dívida e déficit em diversas economias da zona do euro vem se agravando.

Fonte: BBC Brasil

QUEDA DE SATÉLITE ACONTECERÁ ESTA SEMANA

Um satélite desativado do tamanho de um ônibus vai cair em algum lugar da Terra nesta semana, provavelmente entre a quinta e a sexta-feira.

A informação é da Nasa (agência espacial americana), que afirma, porém, que as chances de que alguém seja atingido são mínimas --cerca de 1 em 3.200.

Lançado pela agência espacial americana em 1991, o Uars funcionou até 2005, observando a atmosfera.

Editoria de Arte/Folhapress 


Desde então, ele é apenas um entre vários satélites defuntos e outros objetos que sujam a órbita do planeta.

De acordo com a Nasa, há "pelo menos" 20 mil fragmentos com mais de 10 cm nos arredores terrestres.

Nesse "lixão" espacial tem de tudo. Desde satélites inteiros desativados, até peças de foguetes e naves. Também entram na conta câmeras fotográficas e até uma luva "perdidas" por astronautas.

No início do mês, um relatório do Conselho de Pesquisa Nacional dos EUA --entidade privada e sem fins lucrativos que fornece consultoria científica-- afirmou que os detritos espaciais chegaram a um "ponto crítico".

Em junho, o lixo espacial forçou a evacuação da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês). Os astronautas tiveram que se refugiar na nave Soyuz porque um pedaço de satélite passaria muito próximo. Felizmente, o objeto se desviou e a tripulação pode retornar logo depois.

O bilionário laboratório flutuante, aliás, já foi projetado para resistir ao impacto de pequenos objetos.

Um de grandes proporções, porém, seria desastroso. Por isso, a nave conta com um sistema que permite desviá-la da rota do lixo desgovernado.

Para que isso aconteça, porém, é preciso que o objeto seja detectado com antecedência. Com a quantidade crescente de dejetos, monitorar isso tudo é cada vez mais caro e complicado.

RISCOS

Embora sempre exista a possibilidade de cair na cabeça de alguém, o maior risco mesmo, diz a Nasa, é o de que o lixo se choque com satélites ou naves, prejudicando e muito a nossa vida.

Vagando no espaço, até um fragmento mínimo pode provocar um grande estrago ao colidir com uma nave ou um satélite. Com isso serviços como GPS e transmissões de tevê e internet seriam gravemente prejudicados.

SOLUÇÃO

Apesar de desejável, ainda não é possível fazer uma faxina espacial. Não existe tecnologia para remover todos os fragmentos, especialmente os menores, da órbita terrestre. Os cientistas, porém, continuam tentando.

Entre as alternativas apresentadas, há desde a criação de um sistema de redes gigante, que conseguiria capturar a sujeira, além de sistemas de raios laser que desviariam o lixo de sua rota.

Fonte: Folha

SUBSTÂNCIA ENCONTRADA EM CAMARÃO DETÉM VÍRUS DA HEPATITE A

Vem da biodiversidade marinha uma nova e potente arma contra os vírus de doenças como a febre amarela e a hepatite.


Trata-se de uma molécula que impede que os vilões microscópicos consigam grudar nas células que atacam, dificultando infecções.

O resultado não seria uma vacina contra os vírus, mas um medicamento potente, capaz de enfrentar os primeiros ataques virais contra o organismo e rebatê-los, reduzindo muito a chance de problemas de saúde para o doente.

Arte/Folha 


A substância protetora é a squalamina, assim batizada por causa do pequeno tubarão Squalus acanthias, que mede 1 m de comprimento. Ela também é encontrada no sistema de defesa do organismo de uma lampreia (estranho peixe cuja boca parece uma ventosa).

Contra uma série de vírus, entre os quais o da febre amarela e o da hepatite B, injeções de squalamina chegaram até a zerar a contagem viral (ou seja, o número de vírus no organismo) dos animais estudados pela equipe.

Os testes foram feitos com hamsters e camundongos, e também com células cultivadas no tubo de ensaio.

Embora a pesquisa seja preliminar, os especialistas afirmam que há boas chances de a molécula começar a ser testada em breve em seres humanos para enfrentar vírus. Ocorre que ela já alcançou o nível de testes em pessoas para outros fins, como combater tumores.

Por isso, os níveis da substância considerados seguros para seres humanos já são bem conhecidos, entre outros detalhes importantes. Além disso, a indústria já sabe como produzir a substância em grande escala -não será preciso capturar tubarões e lampreias para obtê-la.

ESCUDO

A chave para o sucesso da squalamina está na curiosa interação que ela tem com a membrana que circunda as células. Essa membrana é o portal para o interior da célula e, por ela, entram tanto nutrientes como vilões, como vírus e outros invasores.

A molécula dos tubarões consegue mexer com o equilíbrio elétrico da membrana quando a atravessa. E faz isso sem causar danos aparentes às células que adentra.

Ao fazer isso, ela dificulta a vida dos vírus, porque eles não conseguem "aprender" a se ligar à membrana alterada. Assim, eles têm dificuldade para entrar na célula ou, se já estão dentro dela, não conseguem sair para invadir outras células do organismo.

Um dado importante é que essa atividade protetora da substância parece valer para vários tipos de vírus.

O estudo está na revista científica americana "PNAS".

Fonte: Folha

CHICÃO BARRADO PARA O CLÁSSICO

Depois de ser barrado da equipe titular pelo técnico Tite, o zagueiro Chicão pediu para ficar fora do banco de reservas no duelo contra o São Paulo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Morumbi, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o site oficial da equipe do Parque São Jorge, Chicão "pediu para ser cortado da partida para que pudesse treinar e, assim, recuperar a melhor condição".

O zagueiro Chicão participa de treino no CT do Corinthians, na última segunda-feira

Na terça-feira, no último treino antes do clássico, o técnico Tite surpreendeu ao sacar o zagueiro do time titular. Ele preferiu escalar Wallace ao lado de Paulo André. Outra mudança feita pelo treinador foi improvisar o zagueiro Leandro Castan na lateral esquerda no lugar de Ramon.

"Não tem [cunho pessoal o afastamento de Chicão]. Ele foi afastado por motivo técnico e o novo capitão será definido amanhã [hoje]", disse Tite durante entrevista na última terça-feira.

"Fiz com ele [Chicão] aquilo que respeito e faço com todos os atletas. Chamei na minha sala e falei 'essa é minha decisão' e que vou começar com Wallace e Paulo André na zaga e o Castan [Leandro Castan] na esquerda", acrescentou.

O Corinthians ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos -um a menos do que o São Paulo, vice-líder.

Com 45 pontos, o Vasco ocupa a liderança da competição.

Fonte: Folha

UNIÃO EUROPÉIA PRETENDE CRIAR UMA CPMF

Uma proposta a ser apresentada em breve pela Comissão Europeia para taxar transações financeiras abrangerá uma ampla variedade de ativos, inclusive ações, bônus, derivativos e produtos estruturados, afirmou nesta quarta-feira, 21, David Boublil, porta-voz do comissário de política tributária da UE, Algirdas Semeta.

"Nós pretendemos propor um imposto sobre transações financeira de base abrangente", disse Boublil. Derivativos cambiais estarão inclusos na taxação, afirmou ele, mas a comissão ainda debate se haverá impostos sobre transações de câmbio spot.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), tem avançado com a proposta de taxar as transações financeiras apesar das profundas divergências entre os governos dos países que integram o bloco.

A medida tem o apoio da Alemanha e da França, mas é rejeitada por países como Reino Unido e Suécia, os quais temem que isso leve investidores a procurarem outros mercados.

Antes de a proposta ser transformada em lei, ela precisará da aprovação dos países da UE e do Parlamento Europeu. A comissão pretende tornar pública a íntegra da proposta nas próximas duas semanas, disse Boublil. O imposto, se aprovado, entraria em vigor provavelmente no início de 2014, concluiu o porta-voz.

Fonte: Estadão