sábado, 8 de outubro de 2011

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA LATINO, BELO E JOGADORES DE FUTEBOL

Após a Polícia Federal ter desarticulado um esquema de lavagem de dinheiro e compra de veículos importados seminovos contrabandeados, os cantores Belo e Latino se manifestaram através de nota assinada por seus advogados na tarde deste sábado (8).

Segundo Bruno Gomes, advogado de Latino, o músico “repudia qualquer insinuação sobre seu envolvimento ou participação em negócios de importação e comercialização de veículos”. Ele afirma ainda que Latino vai colaborar com as investigações e que o cantor era “apenas cliente, como tantos outros, que de boa-fé adquiriram veículos em uma loja bem estabelecida em local nobre da cidade do Rio de Janeiro”.
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
O advogado de Belo, Ivo Peralta, definiu como “absurda” a vinculação de seu cliente com o esquema e disse que o cantor recebeu da loja “toda a documentação de regularidade dos órgãos nacionais que fiscalizam e efetuam o cadastro de veículos”.

Assim como o advogado de Latino, Peralta afirma que Belo irá colaborar com as investigações e que o cantor não tinha conhecimento das irregularidades na importação e venda do automóvel.

Jogadores de futebol

A ligação de jogadores de futebol e cantores com o esquema de contrabando de carros importados foi revelada pelo iG. Além de Belo e Latino, a operação da Polícia Federal também atingiu os atletas Emerson, do Corinthians, Diguinho, do Fluminense, e Kleberson, do Atlético-PR.

Segundo a investigação da PF, a quadrilha era comandada pelo israelense Yoram El Al e pelo contraventor Haylton Escafura. Como as notas fiscais eram subfaturadas, os carros eram vendidos por valores até 30% abaixo dos preços de mercado.

Para a PF, os atletas se beneficiaram disso sabendo da origem ilícita dos automóveis – no direito, a prática é conhecida como “teoria da cegueira deliberada”, ou seja, quando alguém prefere fingir não saber de algo que lhe beneficia.

O assessor de Diguinho, Henrique Coelho, confirmou neste sábado que o jogador realmente comprou um carro há três meses na concessionária da Barra. "Mas o carro não tinha irregularidades e será devolvido na segunda ou terça-feira pela Polícia Federal", disse Coelho.

A Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça Federal informaram que aqueles que comprovarem ter adquirido os veículos de boa-fé, poderão mantê-los. Até então, porém, ficarão sem o bem.

Fonte: IG

BOXE BRASILEIRO TEM O SEU PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL

Na manhã deste sábado, no Mundial de Boxe que está sendo disputado em Baku, no Azerbaijão, o lutador Everton Lopes do Santos fez história e tornou-se o primeiro campeão mundial do Brasil na competição.

Participante da categoria meio-médio ligeiro (até 64 kg), o boxeador brasileiro, que já havia surpreendido ao chegar à semifinal e garantir vaga nos Jogos de Londres, no ano que vem, alcançou o feito inédito na competição ao vencer a luta final contra o ucraniano Denys Berinchyk por 26 a 23.

Mais agressivo, Everton chegou ao terceiro round com quatro pontos de vantagem sobre o adversário e sofreu pressão do boxeador da Ucrânia nos momentos finais de combate.

Porém, o boxeador segurou o ímpeto ucraniano e acabou convencendo os juízes de que deveria ser o campeão da categoria no Mundial. "Eu sabia que ele viria para dentro, mas, graças a Deus, eu consegui vencer", comemorou.

A Confederação Brasileira de Boxe enalteceu o feito do lutador. "A vitória sem precedentes de Everton Lopes escreveu uma nova página na história do boxe brasileiro, e é o reflexo do trabalho sério e de muito amor ao boxe desenvolvido pela CBBoxe ao longo dos anos", destacou.

Além do título de Everton, a campanha do Brasil no Azerbaijão teve bronze do peso médio Esquiva Florentino. Os dois - e também Robson Conceição, nono colocado na categoria peso leve - conquistaram vaga a Londres 2012 durante participação no Mundial de Baku.

Fonte: Terra

SONDA EUROPEIA DESCOBRE CAMADA DE OZÔNIO EM VÊNUS

Uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu a existência de uma camada de ozônio no planeta Vênus, o que permitirá avanços nas investigações sobre a ocorrência de vida fora da Terra.

A descoberta da Venus Express aconteceu quando a sonda permitiu a observação de estrelas situadas junto ao perfil do planeta e através de sua atmosfera, segundo comunicado da ESA. O ozônio pôde ser detectado porque absorveu parte dos raios ultravioletas procedentes de algumas dessas estrelas observadas.

Um dos cientistas responsáveis pela missão declarou que o achado permite entender a química de Vênus e além disso pode servir na busca de vida em outros planetas.

O ozônio contém três átomos de oxigênio e o do planeta estudado se forma quando a luz do sol rompe as moléculas de dióxido de carbono da atmosfera e permite a liberação de átomos de oxigênio. O elemento já tinha sido encontrado antes na Terra e em Marte.

Em nosso planeta, sua importância é fundamental para a vida porque absorve grande parte dos raios ultravioletas do Sol.

Os cientistas consideram que isso permitiu que a vida surgisse na Terra, onde o oxigênio começou a se formar há aproximadamente 2.400 bilhões de anos, ressaltou a ESA.

Fonte: Estadão

MPF PEDE A CASSAÇÃO DE TV NA PARAÍBA QUE EXIBIU CENA DE ESTUPRO DE MENINA DE 13 ANOS

O Ministério Público Federal está pedindo que a União casse a concessão de um canal de TV da Paraíba que exibiu em uma reportagem imagens de uma menina de 13 anos sendo estuprada.

A Procuradoria diz que o material, exibido na tarde do dia 30 de setembro pela TV Correio, afiliada da rede Record, se assemelhava a um "snuff movie" (filme com cenas reais de tortura e morte).

O crime foi registrado por um adolescente de 15 anos com uma câmera de celular. A vítima é uma aluna de escola pública da região metropolitana de João Pessoa.

A polícia diz que ela foi estuprada por um inspetor da escola, de 20 anos. O material, apresentado desfocado, não identifica a vítima.

Segundo a polícia, a menina relatou ter sido atraída pelo instrutor até a casa dele quando saía da escola. Ela disse que foi dopado e, depois, estuprada.

O Conselho Tutelar informou que, nos dias seguintes, o vídeo circulou entre colegas de escola da menina. A família procurou a polícia assim que viu as imagens.

O adolescente que fez o vídeo no dia 20 de setembro, segundo a polícia, alegou que a menina consentiu a relação sexual. Ele foi apreendido e o suspeito de estuprar a garota está foragido.

"Ainda assim o caso seria considerado estupro de vulnerável, já que ela é menor de 14 anos", afirmou a delegada Lídia Veloso.

Para o Ministério Público, a exibição de imagens envolvendo menores sofrendo violência, mesmo desfocadas, são proibidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

A ação também inclui um pedido de indenização de R$ 500 mil para a adolescente e de R$ 5 milhões por "danos morais à coletividade".

O apresentador Samuel Henrique também foi denunciado. Ele apresentou a reportagem no "Correio Urgente", programa policial diário da TV. "Olha o cara tirando a roupa dela aí, ó. Só um trechinho. Depois a gente vai mostrar tudo", diz Duarte, segundo a Procuradoria.

O diretor-superintendente da TV Correio, Alexandre Jubert, afirma que a reportagem não identificou a menina.

"A ação é uma forma de intimidar a imprensa. Outros canais já mostraram imagens bem piores."

Jubert também diz que não pretende tomar medidas contra o apresentador. "Se mostramos uma realidade ruim é porque ela é assim."

Fonte: Folha

JUIZ PEDE PRISÃO DOS PMs ACUSADOS DE MATAR PATRÍCIA ACIOLI

O juiz em exercício na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, Fábio Uchôa, decretou nesta sexta-feira a prisão preventiva dos PMs (policiais militares) Hayrton de Mattos Ferreira, Alex Ribeiro Pereira, Jefferson de Araújo Miranda, Carlos David Silva Pinto, Flávio Cabral Bastos, Charles de Azevedo Tavares e Alexandre Quintanilha dos Santos. Os sete respondem a processos de homicídio em autos de resistência - mortes de suspeitos em confronto com a polícia - na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde era titular a juíza Patrícia Acioli, assassinada na noite do dia 11 de agosto, quando chegava à sua residência, em Piratininga, Niterói.

Juíza foi assassinada com 21 tiros em Niterói / Mauro Pimentel/ Futura Press

O magistrado também determinou a suspensão do exercício da função pública e a entrega das armas dos PMs Milton Marques da Silva, Alan Moreira Cardozo, Roberto Dias Toledo, Marcio Alexandre Xerem, Macdowel Leite da Fonseca e Marcelo Vieira Lima. O juiz Fábio Uchôa indeferiu, no entanto, os pedidos de suspensão do exercício da função de mais sete policiais: Ricardo Mariano da Rocha, Eduardo Augusto Fernando de Souza, Maury Bustamante Correia, Rondineli José dos Santos da Silva, Marcelo Barreto França, Jean Carlos Andrade Couto, Genilson Saraiva.

Segundo ele, os réus respondem apenas a um processo relativo a autos de resistência. Já Luiz Cláudio dos Santos, Jefferson da Silva Almeida, Claudio Germano da Silva e Henry dos Santos Bueri foram suspensos de suas funções, por determinação do juiz, para evitar a prática de novos crimes.

No dia 8 de setembro, o Ministério Público Estadual requereu medida cautelar de suspensão de exercício de função de 34 PMs e reiterou o pedido de prisão de 28 deles. Na ocasião, o juiz Fábio Uchôa determinou que os advogados e defensores públicos dos acusados se manifestassem, primeiramente, sobre o pedido do Ministério Público.

Após analisar os processos e decretar a prisão de sete PMs, o juiz disse que a juíza Patrícia Acioli e o Ministério Público da Comarca de São Gonçalo iniciaram uma verdadeira “cruzada moralizadora” na região, a fim de apurar e punir eventuais crimes de homicídios praticados por policiais militares e que vinham sendo registrados como autos de resistência.

“Tanto isso é verdade que, a partir da deflagração dessas ações, policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar que respondiam a uma ação penal neste juízo, igualmente proveniente de um 'auto de resistência', teriam engendrado um plano, visando à morte da magistrada Patrícia [Acioli], a fim de impedir que continuasse seu trabalho”, disse o magistrado.

A decisão será encaminhada ao Comando-Geral da Polícia Militar, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias à prisão e ao afastamento dos policiais.

Fonte: Band

JUSTIÇA PROÍBE CAIXA ECONÔMICA DE NEGAR CRÉDITO PARA QUEM DEIXOU DE PAGAR CRÉDITO A MAIS DE CINCO ANOS

Clientes que deixaram de pagar empréstimos há mais de cinco anos não podem ter o crédito restringido pela Caixa Econômica Federal. Por unanimidade, a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou que qualquer informação negativa de correntistas inseridas em cadastro ou banco de dados interno antes desse prazo não pode ser usada na concessão de empréstimos e financiamentos. Caso o cliente tenha o crédito rejeitado, o banco também terá de apresentar uma justificativa.

A decisão é válida para todo o país e tem como base o Código de Defesa do Consumidor. A legislação, de acordo com o tribunal, estabelece que os cadastros de consumidores não podem conter informações negativas de mais de cinco anos e garante acesso a esses dados pelos clientes. O Ministério Público Federal, autor da ação, alega que essa norma tem como objetivo impedir que o consumidor seja eternamente punido por fatos antigos, o que configura pena de caráter perpétuo, proibida pela Constituição Federal.

O processo teve origem na 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará, que condenou o banco em primeira instância. A Caixa recorreu no TRF-5, onde também perdeu a ação, mas decidiu contestar novamente a sentença por meio de embargos de declaração. Para o TRF-5, a decisão não prejudica os riscos de negócio da Caixa, porque a instituição pode continuar a avaliar o perfil, a renda e o endividamento do cliente, desde que não sejam considerados dados de mais de cinco anos. Procurado pela Agência Brasil, o banco não informou se foi notificado nem se recorrerá da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: Agência Brasil

KEPLER DETECTA O MAIS ESCURO DOS PLANETAS

Pode ser difícil imaginar um planeta mais escuro que carvão, mas isso é que astrônomos descobriram na Via Láctea com o telescópio espacial Kepler, da Nasa. Orbitando a cerca de 4,8 milhões de quilômetros de distância da sua estrela, o gigante planeta gasoso chamado TrES-2B é do tamanho de Júpiter, tem uma temperatura de 980 °C e aparentemente não reflete quase nada da luz que chega até ele, de acordo com um novo estudo.

“Sendo menos reflexivo que o carvão ou até mesmo que a tinta acrílica preta mais escura, é o planeta mais escuro já descoberto”, afirmou o principal autor da pesquisa David Kipping, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge, Estados Unidos. E completou: “Se pudéssemos vê-lo de perto pareceria uma bola de gás quase preta, com um toque brilhante de coloração avermelhada – um exoplaneta verdadeiramente exótico”.

Kepler, o detector de planetas da Nasa

A sonda Kepler, que orbita a Terra, foi desenvolvida especificamente para encontrar planetas fora do sistema solar. Mas em distâncias tão grandes – o TrES-2b, por exemplo, está a 750 anos luz de distância – não é tão fácil captar imagens.

Em vez disso, a Kepler usa sensores de luz chamados fotômetros que monitoram continuamente dezenas de milhares de estrelas em busca de um escurecimento regular nelas. Tais variações no brilho estelar podem indicar que há um planeta passando em frente a uma estrela em relação à Terra, bloqueando uma parte da luz da estrela – nesse caso o planeta-carvão, está bloqueando surpreendentemente pouco dessa luz.

Ao observar a TrES-2b e sua estrela, a Kepler detectou apenas um pequeno sinal de escurecimento e brilho, apenas o suficiente para saber que um gigante gasoso parecido com Júpiter era a causa. “Ele representa o menor sinal fotométrico de um exoplaneta que já detectamos”, afirmou Kipping. Quando o planeta preto como carvão passou em frente a sua estrela, a diminuição da luz dela foi “tão pequena quanto a diminuição que enxergamos quando uma mosca de fruta passa em frente ao farol de um carro”.

Escuridão do planeta é um mistério

Modelos de computadores atuais preveem que planetas quentes como Júpiter – gigantes gasosos que orbitam muito perto de suas estrelas – só podem ser tão escuros como Mercúrio, que reflete cerca de 10% da luz do sol que chega até ele .O TrES-2b, porém, é tão escuro que reflete apenas 1% da luz de sua estrela, sugerindo que os modelos atuais podem precisar de ajustes.

“Alguns propuseram que a escuridão pode ser causada por uma grande abundância de sódio gasoso e óxido de titânio”, explicou Kipping. E completou: “Entretanto é mais provável que seja algo exótico que não pensamos antes. É este mistério que faz a descoberta tão interessante”.

O TrES-2b pode inclusive representar uma nova classe de exoplaneta, uma possibilidade que Kipping e seus colegas esperam colocar em teste com ajuda da Kepler, que já detectou centenas de planetas fora do nosso sistema solar até agora.“Com a Kepler descobrindo mais e mais planetas, dia após dia, esperamos poder procurar por planetas semelhantes e descobrir se este é único ou se todos os planetas quentes parecidos com Júpiter são muito escuros”, afirmou Kipping. Enquanto isso, a grande escuridão do novo exoplaneta sugere talvez um apelido engraçadinho para Três-2b. “O mais apropriado fosse Erebus[ deus Grego da escuridão]”, comentou Kipping.

O estudo do planeta preto como carvão foi aceito para publicação no periódico científico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: IG

VETTEL SAI NA FRENTE NO JAPÃO: FALTA APENAS 1 PONTO

Neste sábado (8), Sebastian Vettel obteve sua 12ª pole position na temporada. Depois de passar os três treinos livres, o Q1 e o Q2 sem liderar nenhuma sessão, o alemão voou no Q3 e cravou 1min30s466, tempo mais rápido de todas as práticas do fim de semana. Na madrugada deste domingo (9), às 3h (de Brasília).

A pole de Vettel, que pode ser campeão neste fim de semana, foi a 15ª da Red Bull em 15 corridas na temporada, igualando o recorde da Williams de 1993.

Vettel vai dividir a primeira fila com Jenson Button, único que ainda tem chances matemáticas de tirar seu título mundial. Os dois serão seguidos por Lewis Hamilton, Felipe Massa, Fernando Alonso e Mark Webber.

Bruno Senna conseguiu avançar para a disputa da pole, mas não marcou tempo no Q3 e vai largar em nono. Rubens Barrichello será o 13º no grid.

Rosberg tem problemas e não se classifica

Com problemas em seus carros, dois pilotos não conseguiram marcar tempos no classificatório. O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e o italiano Vitantonio Liuzzi, da Hispania, não fizeram voltas lançadas e vão largar nas duas últimas posições do grid.

Companheiro de equipe de Liuzzi, Daniel Ricciardo foi o mais lento daqueles que marcaram tempo. Ao seu lado, os carros da Team Lotus e da Virgin não conseguiram a classificação para o Q2.

Senna se garante no Q3 nos instantes finais

Com o cronômetro já zerado, Bruno Senna e Rubens Barrichello foram os últimos que conseguiram marcar tempo no Q2. O piloto da Lotus Renault fez o nono melhor tempo e conseguiu garantir vaga na disputa pela pole. Rubinho não teve a mesma sorte e vai largar em 13º, uma posição à frente de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.

Os carros da Red Bull, da McLaren e da Ferrari avançaram para o Q3 sem maiores problemas. Michael Schumacher, da Mercedes, Vitaly Petrov, da Lotus Renault, e Kamui Kobayashi, da Sauber, completaram a lista dos dez primeiros.

Vettel faz a 15ª pole da Red Bull no ano

Durante boa parte do classificatório, foi Hamilton quem apareceu no topo. Porém, em sua segunda volta no Q3, Vettel desbancou o rival e fez a pole. O britânico ainda foi desbancado por Jenson Button, seu colega de equipe, e caiu para terceiro.

Massa conseguiu superar Alonso e vai largar em quarto, uma posição à frente do espanhol. Mark Webber completa a lista dos seis primeiros. Senna decidiu não correr no Q3 e vai largar em nono.

Confira o grid de largada para o Grande Prêmio do Japão:

1 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1min30s466
2 – Jenson Button (GBR) – McLaren – 1min30s475
3 – Lewis Hamilton (GBR) – McLaren – 1min30s617
4 – Felipe Massa (BRA) – Ferrari – 1min30s804
5 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – 1min30s886
6 – Mark Webber (AUS) – Red Bull – 1min31s156
7 – Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – Sem tempo no Q3*
8 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – Sem tempo no Q3*
9 – Bruno Senna (BRA) – Lotus Renault – Sem tempo no Q3*
10 – Vitaly Petrov (RUS) – Lotus Renault – Sem tempo no Q3*
11 – Adrian Sutil (ALE) – Force India – 1min32s463
12 – Paul di Resta (GBR) – Force India – 1min32s746
13 – Rubens Barrichello (BRA) – Williams – 1min33s079
14 – Pastor Maldonado (VEN) – Williams – 1min33s224
15 – Sébastien Buemi (SUI) – Toro Rosso – 1min33s227
16 – Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso – 1min33s427
17 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – Sem tempo no Q2
18 – Heikki Kovalainen (FIN) – Team Lotus – 1min35s454
19 – Jarno Trulli (ITA) – Team Lotus – 1min35s514
20 – Jérôme D’Ambrosio (BEL) – Virgin – 1min36s439
21 – Timo Glock (ALE) – Virgin – 1min36s507
22 – Daniel Ricciardo (AUS) – Hispania – 1min37s846
23 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – Sem tempo no Q1
24 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – Hispania – Sem tempo no Q1

* Após o classificatório, os comissários decidiram colocar Kobayashi em sétimo porque, apesar de não ter marcado tempo, o japonês abriu volta rápida no Q3. Schumacher, Senna e Petrov, que nem abriram volta rápida, foram classificados pela ordem crescente do número de seus carros.

Fonte: IG

ALEMANHA E FRANÇA DIVERGEM SOBRE AUXÍLIO AOS BANCOS

Alemanha e França estavam divididas pouco antes das negociações cruciais que ocorrerão no domingo para decidir como fortalecer os instáveis bancos europeus e combater um contágio do mercado financeiro, a fim de se preparar para um possível default da Grécia.

Sob forte pressão dos Estados Unidos e do mercado, a chanceler Angela Merkel e o presidente Nicolas Sarkozy tentarão superar suas diferenças sobre como utilizar o poder de fogo financeiro da zona do euro para enfrentar a crise de dívida soberana, que ameaça a recuperação econômica global.

O corte dos ratings tanto da Itália quanto da Espanha pela agência de classificação de risco Fitch nesta sexta-feira evidenciou o clima sombrio.

Uma fonte alemã afirmou que Paris deseja poder empregar o fundo de resgate da zona do euro, de 440 bilhões de euros, para recapitalizar seus próprios bancos, que têm a maior exposição à dívida periférica da zona do euro.

Já Berlim insiste que o fundo deve ser utilizado apenas como último recurso, quando nenhum fundo nacional estiver disponível.

Após reunir-se com o premiê holandês Mark Rutte, Merkel confirmou que a posição alemã era de que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF) é uma barreira para ser usada "somente se determinado país for incapaz de administrar os problemas por conta própria".

Uma fonte do Tesouro francês disse à Reuters que Paris defende que bancos incapazes de levantar capital no mercado aberto devem poder se beneficiar do fundo, mas afirmou que divergências com Berlim são prematuras, pois o problema ainda não foi debatido.

Merkel disse que os bancos com problemas devem primeiro olhar para os mercados, depois para seu governo nacional, e só em última instância para o EFSF.

"Isso certamente será discutido na próxima reunião", disse, referindo-se a uma reunião de líderes da União Europeia em 17 e 18 de outubro em que ela e Sarkozy tentarão definir a agenda.

O governo francês e o Bank of France desconsideravam até esta semana qualquer necessidade de recapitalizar os bancos franceses e agora estão discutindo como fazê-lo de uma maneira que não coloque o rating do país em risco.

"Ouvi dizer que os franceses estão com medo de que recapitalizações bancárias em excesso possam prejudicar a nota "AAA" francesa, e é por isso que eles querem pressionar pelo uso do EFSF pelos bancos franceses. Eu espero que Merkel se atenha a fundos nacionais de recapitalização", disse o economista Jacques Delpla, membro do conselho consultor de análise econômica do governo francês.

A França tem a maior relação dívida/PIB de todos os países com nota "AAA" da zona euro, de 86,2 por cento.

Se a França, segunda maior fiadora do fundo de resgate depois da Alemanha, perder sua ótima classificação, todo o apoio financeiro para Grécia, Portugal e Irlanda desmoronaria.

Fonte: Reuters

MEIRELLES DEIXA O PMDB E VAI PARA O PSD

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles trocou o PMDB pelo PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e mudou seu domicílio eleitoral de Goiás para a capital paulista, informou a nova sigla nesta sexta-feira.

"Agradeço a acolhida no PMDB, o maior partido do país, mas essa oportunidade de participar da formação de um grande partido nacional desde o seu início me estimula muito", disse Meirelles após assinar sua ficha de filiação, segundo nota do PSD.

A desfiliação de Meirelles do PMDB foi confirmada mais cedo pelo diretório do partido em Goiás, onde Meirelles era filiado.

Esta sexta-feira é o prazo final previsto pela legislação para que pessoas que pretendem se candidatar nas eleições municipais do ano que vem estejam filiadas a um partido e mudem seu domicílio eleitoral.

"É importante ressaltar que não se trata de um projeto eleitoral, mas de contribuir no debate e na formulação de políticas para sustentar e incrementar o nosso desenvolvimento", acrescentou o ex-presidente do BC.

A transferência do domicílio eleitoral de Meirelles e sua filiação ao PSD transformam o ex-presidente do Banco Central em uma das alternativas do novo partido à sucessão de Kassab no comando da capital paulista.

Até então, o nome do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, vinha sendo considerado o provável candidato do PSD à prefeitura paulistana no ano que vem.

Meirelles se filiou ao PMDB há dois anos, de modo que pudesse disputar as eleições do ano passado. Ele foi apontado como um dos nomes para a vaga de vice-presidente na chapa liderada pela então candidata a presidente Dilma Rousseff e como possível candidato ao governo de Goiás.

Mas o PMDB fechou em torno de Michel Temer para a vaga de vice de Dilma e com Íris Rezende para a disputa pelo governo goiano. Cogitado para disputar uma vaga no Senado, Meirelles decidiu permanecer à frente do Banco Central até o fim do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, Meirelles comanda o Conselho Público Olímpico dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Fonte: Reuters

MÉXICO VIVE COM DOIS GRANDES PROBLEMAS: O NARCOTRÁFICO E AGORA OS PARAMILITARES

Eles se autointitularam os Mata Zetas e dizem ser o "braço armado do povo". Para alguns, no entanto, eles representam a chegada ao México de um temido fantasma: os paramilitares.

Vídeo divulgado pelo grupo Mata Zetas. AFP
O grupo ganhou destaque no último dia 24 de setembro, após divulgar um vídeo onde seus membros aparecerem encapuzados, prometendo acabar com o cartel de drogas Los Zetas, do estado de Veracruz.

Para o governo, trata-se de mais um grupo criminoso entre tantos outros que se multiplicam pelo México. O vídeo, no entanto, fez muitos mexicanos temerem o início de uma nova fase de violência no país, com o enfrentamento entre carteis e paramilitares.

O vídeo foi divulgado quatro dias após a aparição de 35 corpos, amarrados e com marcas de tortura, em uma rua da cidade de Boca del Rio, no estado de Veracruz.

Até o momento, não há consenso entre especialistas de segurança sobre a existência de paramilitares no país.

Edgardo Buscaglia, professor de direito do Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM) diz que existem hoje cerca de 167 grupos paramilitares no México. A contagem foi feita a partir de notícias na imprensa, pesquisa de campo e informações de suas fontes, diz.

"Existem casos de policiais que fazem o trabalho sujo de grupos criminosos, limpando algumas regiões de grupos adversários. Isso ocorre em todo o país. Ele são extensão do estado, policiais que usam veículos ou recursos do Estado para desempenhar essa tarefa", diz.

Em 2010, o Senado pediu ao governo informações sobre a atuação de paramilitares. A resposta oficial foi a de que eles não existiam.

Fenômeno novo

Não é a primeira vez que um grupo armado mexicano divulga mensagens de vídeo pela internet. Mas nunca antes uma organização disse estar "ao lado dos mais desprotegidos", prometendo respeitas as Forças Armadas e "não extorquir ou roubar" a população, como fizeram o Mata Zetas nesta semana.

Buscaglia insiste que o grupo se encaixa na definição clássica do paramilitarismo, ao dizer que não vai fazer contrabando de armas e drogas e que irá limpar Veracruz dos criminosos.

Para o general da reserva e fundador do Centro de Investigación y Seguridad Nacional (CISEN), Jorge Carrillo, o México está "diante de algo diferente, que não sabemos exatamente o que é".

"É um grupo que se parece muito mais preparado que outros grupos criminosos, mas não significa que sejam paramilitares".

Modelo colombiano?

A penetração de paramilitares nas instituições do Estado é uma realidade na Colômbia, onde políticos frequentemente são acusados de ligações com esses grupos.

Os especialistas apontam uma diferença essencial, no entanto, entre o contexto de violência do México e o da Colômbia, que é a existência, no último país, de uma guerrilha que enfrenta o Estado, no caso as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Mundo Eric Olson, especialista do Instituto México do Centro Woodrow Wilson, diz que na Colômbia os paramilitares "surgiram como uma guarda dos fazendeiros para enfrentar as Farc ou o M-19".

"Eles acabaram se convertendo em um corpo irregular das Forças Amradas, com organização militar e comandos coordenados com batalhões do Estado. Até agora não vimos isso no México", diz.

Gustavo Duncan, pesquisador da Universidade dos Andes, de Bogotá, reconhece as peculiaridades dos dois países mas ressalta uma semelhança.

"Os Mata Zetas lembram os chamados Pepes da Colômbia, perseguidos por Pablo Escobar, um grupo paramilitar que também se dedicava ao narcotráfico e que reunia os prejudicados pelo cartel de Medelín (comandado por Escobar)", diz.

Governo frágil

Para o general Carrillo Olea, o surgimento do Mata Zetas é um reflexo da debilidade do governo do presidente Felipe Calderón em garantir a segurança de um país onde a violência já matou mais de 40 mil pessoas nos últimos seis anos.

"Não podemos falar de paramilitares, mas o que está, sim, ocorrendo é que pequenos e médios empresários estão recorrendo à proteção privada. Existem grupos se organizando à margem da lei, sem permissão para usar armas", adverte.

"O México permitiu o surgimento de empresa ilícitas de proteção, que durante o dia cuidam de um supermercado e de noite fazem travessuras. E o governo não sabe onde estão nem quanto são", diz.

Investigação

A Procuradoria Geral da República do México está investigando o vídeo dos Mata Zetas e diz que irá persegui-los como qualquer outra "organização criminal".

Esta semana, o governo anunciou o envio de mais forças federais ao Estado de Veracruz, investimentos em inteligência e uma "depuração" na polícia local.

A estratégia é a mesma já adotada nos Estados de Tamaulipas e Nuevo León. A questão é se isso irá prevenir a aparição dos paramilitares.

Fonte: BBC Brasil

JOVENS SÃO OS MAIS AFETADOS PELO DESEMPREGO NOS ESTADOS UNIDOS

Os dados mais recentes sobre o desemprego nos Estados Unidos, divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho, revelam um cenário com quase nenhum avanço nos últimos meses, no qual os jovens são os mais afetados.

Ocupe Wall Street. Getty
Se entre a população geral, a taxa de desemprego é de 9,1% (patamar inalterado desde julho), entre os adolescentes (16 a 19 anos) o índice sobe para 24,6%.

Essa taxa é cerca de três vezes maior que a registrada entre homens (8,8%) ou mulheres (8,1%) com idade acima de 20 anos.

Diante desse cenário de poucas perspectivas, foram os jovens que deram início ao movimento batizado de Ocupe Wall Street, que há três semanas vem protestando contra o desemprego e o auxílio do governo às grandes corporações.

O protesto, nascido em Nova York, onde um punhado de jovens resolveu montar acampamento perto de Wall Street para protestar, continua crescendo e hoje engloba americanos de todas as idades.

O movimento vem ganhando a adesão de sindicatos de trabalhadores, associações de estudantes, ativistas e da população em geral, e já se espalha por dezenas de cidades dos Estados Unidos e até pelo exterior.

Simpatia

Nos últimos dias, diversas autoridades fizeram declarações simpáticas ao movimento. Na quinta-feira foi a vez de o presidente Barack Obama dizer que os protestos expressam a “frustração” sentida pelos americanos.

No último mês, Obama tem viajado pelo país para promover um plano de geração de empregos no valor de US$ 447 bilhões (cerca de R$ 808 bilhões).

A proposta, porém, encontra resistência no Congresso, onde a oposição republicana controla a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados).

O desemprego é considerado uma das principais preocupações dos americanos e tem sido tema constante da campanha para as eleições presidencias do ano que vem, nas quais Obama vai buscar um segundo mandato.

Segundo o Departamento do Trabalho, 14 milhões de americanos estão desempregados. Desses, 6,2 milhões estão há mais de seis meses procurando emprego.

Enquanto a taxa é de 8% entre americanos brancos, sobe para 11,3% entre a população hispânica e para 16% entre os negros.

Como a pesquisa leva em conta apenas os trabalhadores que estão em busca de emprego (e não inclui aqueles que desistiram de encontrar uma vaga), os números podem ser bem mais altos.

Quando são incluídos nas estatísticas pessoas que são forçadas a trabalhar apenas meio período por não conseguirem encontrar empregos com turno completo e aqueles que desistiram de procurar emprego, a taxa total de desemprego cresce para 16,5% em setembro (era de 16,2% em agosto).

Novas vagas

O relatório de setembro revela que foram gerados 103 mil empregos nos Estados Unidos, acima dos cerca de 50 mil esperados por analistas.

O Departamento do Trabalho também revisou os dados relativos a agosto – que antes eram de zero – para 57 mil novas vagas criadas.

Apesar do aumento, economistas ainda consideram o mercado de trabalho fraco e não descartam a possibilidade de uma nova recessão no país.

"O relatório de empregos de setembro veio melhor do que o esperado, mas não pode ser descrito como forte", diz o analista Nigel Gault, economista-chefe da consultoria IHS Global Insight.

Segundo Gault, é "ilusório" pensar que o aumento na geração de vagas em setembro – assim como os números revisados para cima de agosto e julho – signifiquem um fortalecimento do mercado de trabalho.

O analista alerta para uma distorção nos números de setembro, que incluem 45 mil funcionários da Verizon que estavam em greve em agosto e retornaram ao trabalho no mês passado.

Se esses trabalhadores forem deixados de fora da conta, o total de vagas gerados em setembro cai para apenas 58 mil.

"É animador que, apesar dos choques sofridos em agosto e setembro por conta da crise sobre o aumento do teto da dívida pública americana e da crise de dívida na zona do euro, a criação de empregos ainda se mantenha em um território positivo e nós não estejamos em recessão", afirma Gault.

"Mas as tendências recentes continuam perigosamente próximas a uma estagnação da economia. Falta muito para estarmos fora de perigo."

Fonte: BBC Brasil