domingo, 9 de outubro de 2011

PRESIDENTE DO IÊMEN PODERÁ DEIXAR O PODER NOS PRÓXIMOS DIAS

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, disse neste sábado que deixará o poder nos próximos dias, depois de nove meses de protestos em massa no país contra o seu governo de 33 anos.

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh (foto), disse que deixará o poder nos próximos dias, depois de nove meses de protestos em massa no país contra o seu governo de 33 anos. REUTERS/Yemen TV via Reuters TV
"Eu recuso e continuarei a recusar poder e deixarei o poder nos próximos dias", disse, em pronunciamento na televisão.

Mas a oposição tem argumentado que o discurso é uma manobra para reduzir a pressão que virá com o relato ao Conselho de Segurança das Nações Unidas do enviado da ONU ao Iêmen, Jamal Benomar.

Os protestos contra Saleh paralisaram o Iêmen, enfraquecendo o controle do governo sobre algumas regiões do país e ventilando temores de que o braço regional da Al Qaeda possa usar a sublevação para expandir sua presença perto de rotas de navios petroleiros no Mar Vermelho.

Diplomatas disseram que estão perto de chegar a um consenso para uma resolução do Conselho de Segurança que pressione o país a finalizar uma transferência de poder.

"Isso é uma nova propaganda de Saleh antes de o Iêmen ser discutido no Conselho de Segurança", disse Mohammed al-Sabri, porta-voz da coalizão da oposição.

Fonte: Reuters

JUSTIÇA AMERICANA LIBERTA RENÉ GONZÁLEZ CONSIDERADO ESPIÃO CUBANO

O agente da inteligência cubana René González, que estava detido havia 13 anos em um presídio dos EUA, foi libertado nesta sexta-feira pela Justiça americana.

Condenado por espionagem pelos Estados Unidos, González, 55 anos, é tratado como herói por Cuba, onde havia forte campanha por sua libertação e a de seus quatro colegas ainda detidos – eles são conhecidos na ilha como os "cinco heróis".

Mas, mesmo solto, González por enquanto não poderá voltar a Cuba. Terá de passar mais três anos nos Estados Unidos, em regime de liberdade supervisionada.

Com isso, permanecerá, pelo menos por enquanto, em um país onde não quer estar, e onde nem mesmo seus simpatizantes querem que ele esteja.

Condenação

Ele foi preso em 1998, junto com Gerardo Hernández, Ramón Labanino, Antonio Guerrero e Fernando González, e condenado três anos depois, por tentativa de se infiltrar instalações militares americana no sul da Flórida.

As sentenças dos cinco variam de 15 anos de cadeia – caso de González – a prisão perpétua, no caso de Hernández, que também foi condenado por conspiração para cometer homicídio por conta da derrubada, em 1996, de dois aviões pilotados por um grupo de exilados cubanos.

O governo cubano sempre argumentou que seus "cinco heróis" não estavam em Miami para espionar as atividades americanas, e sim para vigiar exilados cubanos anti-castristas que supostamente planejavam atentados contra Cuba.

O caso há anos está na pauta das relações entre Havana e Washington, e o governo cubano frequentemente organiza manifestações para pedir a libertação do grupo.

Ao mesmo tempo, o governo americano exige a soltura de Alan Gross, que cumpre pena de 15 anos de prisão em Cuba por levar equipamentos ilegais de satélite para a ilha.

Liberdade assistida

González deixou a prisão nesta sexta e foi recebido por familiares, entre eles suas filhas adolescentes (sua mulher não recebeu o visto para visitá-lo nos EUA).

Ele deixou a cadeia antes do cumprimento total da pena por conta de bom comportamento e pelo tempo que passou detido antes de ser condenado.

Seu advogado não informou onde ele passará os três anos da liberdade assistida, mas disse que entrará com recurso contra a permanência obrigatória dele nos EUA.

Por também ser portador de cidadania americana, González tampouco pode ser deportado a Cuba.

A permanência dele em solo americano recebeu críticas de anti-castristas nos EUA – que se sentem ameaçados pela soltura do cubano – e dos próprios simpatizantes de González, por acreditar que ele corre perigo em solo americano.

Ao mesmo tempo, promotores dos EUA rejeitam a volta antecipada dele a Cuba, argumentando que ele pode se aproveitar de sua dupla cidadania para continuar praticando espionagem e para ficar fora do alcance da Justiça.

Havana, por sua vez, mantém a pressão para que González e os outros quatro regressem a território cubano.

Fonte: BBC Brasil

FORÇAS ANTI-KHADAFI CONTROLAM UNIVERSIDADE DE SIRTE


As forças do novo regime líbio assumiram o controle da Universidade de Sirte, um dos principais pontos de resistência da cidade natal do ex-ditador Muamar Khadafi, observou neste domingo um jornalista da AFP.
"Tomamos a universidade (...), libertamos a área dos cães de Khadafi", declarou o comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT) Nasser Zamoud, enquanto centenas de homens armados ocuparam o campus.
"Entramos pelo leste e os combatentes de Misrata pelo oeste. Foi uma luta muito díficil, já que havia muitos franco-atiradores escondidos".
Neste domimingo pela manhã, os combates continuavam, principalmente nas imediações do centro de conferências Uagadugu
Neste domimingo pela manhã, os combates continuavam, principalmente nas imediações do centro de conferências Uagadugu
Situado no sudeste de Sirte, o Campus foi durante semanas um dois principais bastiões dos fieis ao antigo regime. Desta posição, eles impediam a chegada de veículos pro-CNT na região leste da cidade.
Neste domimingo pela manhã, os combates continuavam, principalmente nas imediações do centro de conferências Uagadugu, quartel general dos khadafistas, localizado no noroeste da universidade, numa grande avenida que leva ao centro da cidade.
Fonte: Jornal do Brasil

INDIGNADOS DA EUROPA SE REÚNEM EM GRANDES MANIFESTAÇÕES

Capital belga, Bruxelas foi palco neste sábado da concentração do chamado grupo dos indignados da Bélgica, França, Espanha, Alemanha e Holanda. A ideia é organizar os atos em várias cidades da Europa para o próximo dia 15. Os ativistas esperam reunir apenas neste sábado cerca de 3 mil pessoas.

indignados
Eles informam que os atos são um protesto a uma série de incômodos que vão desde os impactos da crise econômica internacional até as questões ambientais e de direitos humanos. No próximo dia 15 estão previstas manifestações na Bélgica, França, Espanha, Alemanha e Holanda.

A crise econômica internacional é tema ainda de uma reunião hoje do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Ontem (7), durante visita à Turquia, a presidenta Dilma Rousseff reiterou sua preocupação com os efeitos da crise e advertiu que deve haver uma ordem mundial como reação a essas situações.

Fonte: Correio do Brasil

PRESIDENTE DA CHINA PEDE UNIFICAÇÃO PACÍFICA COM TAIWAN

O presidente da China, Hu Jintao, pediu a reunificação pacífica da China com Taiwan durante as comemorações deste domingo (9) por causa do centenário da Revolução de 1911 que acabou com a queda do império manchu, a última dinastia chinesa. "Deveríamos pôr fim aos antagonismos em ambos os lados do estreito (de Formosa), curar as feridas do passado e trabalhar juntos para conseguir o grande rejuvenescimento da nação chinesa", disse Hu, em declarações publicadas pela agência estatal de notícias "Xinhua".

O conceito de "rejuvenescimento da China foi cunhado por Sun Yat-sen e outros pioneiros da Revolução de 1911, e deve ser a aspiração comum de todos os compatriotas em ambos os lados do estreito de Taiwan", disse Hu. Taiwan, separada da China em 1949 após os nacionalistas do partido Kuomintang perderem a guerra civil contra os comunistas de Mao Tse-tung, comemora também o aniversário da rebelião de Wuhan, início da República da China, que se estabeleceu em 1º de janeiro de 1912 no país asiático e depois foi transferido para a ilha ao final da guerra.

A Revolução de 1911 teve começo em 10 de outubro, com o levante armado que pôs fim à dinastia Qing (1644-1911) e a 2 mil anos de regime imperial, o que culminou com a criação do primeiro Governo republicano na Ásia.

Fonte: UOL

JOSÉ ALDO MANTÉM O CINTURÃO

Foi mais difícil do que a maioria esperava. Mas no fim, José Aldo cumpriu seu papel com sucesso no UFC 136, em Houston (EUA). O brasileiro realizou uma luta cautelosa, mas fez o suficiente para derrotar Kenny Florian por pontos na decisão dos juízes (por 49 a 46) e manter o cinturão dos penas.


“Foi mais ou menos o que esperávamos, pois o Kenny é um ótimo lutador. Por isso, procurei conter mais o ânimo. Desculpa, mas na próxima vou vir melhor”, comentou o amazonense após ser apontado como o vencedor e ouvir poucas, mas presentes, vaias da torcida.

No início do combate, José Aldo mostrou uma postura bastante agressiva perseguindo o rival pelo octógono. Mas a partir do terceiro minuto, Florian segurou o brasileiro na grade com sucesso e conseguiu algumas quedas, suficientes para conquistar a simpatia dos fãs presentes na arena.

Após o primeiro intervalo, os dois se estudaram mais. Apesar de adotar uma postura bem mais conservadora do que de costume, Aldo foi mais preciso nos golpes em pé, com bons chutes baixos.

Já no terceiro round, o amazonense se impô com mais autoridade. Além de encaixar bons socos no rosto do anfitrião, ele derrubou Florian e manteve o controle no topo.

O assalto seguinte começou em um ritmo mais lento. Enquanto o norte-americano continuou buscando as quedas, José Aldo passou a escolher mais os golpes para não se desgastar.

Durante o último intervalo, o brasileiro chegou a levantar da cadeira para pedir apoio do público, com sucesso. E quando o round decisivo começou, o brasileiro lutou com bastante inteligência. Aproveitou um escorregão de Florian e montou em cima do rival durante boa parte do tempo e fechou o duelo com o triunfo por pontos.

Com o resultado, o brasileiro realizou com sucesso sua quarta defesa de cinturão da categoria. Apesar disso, ele atingiu nada menos do que seu décimo triunfo consecutivo desde que foi contratado pelos donos do Ultimate (somando as lutas do extinto WEC e do próprio UFC). Desta forma, ele ostenta agora um cartel de 20 vitórias e uma derrota.

Frankie Edgard continua campeão após reviravolta

Logo após o duelo de Aldo, foi a vez de Frankie Edgar e Grey Maynard disputarem o cinturão dos leves e definirem quem realmente mandava na categoria após dois combates inconclusivos. Melhor para o atual campeão, que manteve o título com um grande nocaute no quarto round.

E o duelo começou exatamente igual ao último encontro dos dois, no ano novo. Maynard encaixou uma série de golpes certeiros, derrubou Edgar algumas vezes e dominou amplamente o assalto.

Mas logo após o intervalo, Frankie Edgar se recompôs. E depois de vencer os assaltos seguintes, encaixou uma série de socos no adversário para vencer o confronto em grande estilo.

Confira os resultados dos principais duelos do UFC 136:

Frankie Edgar (EUA) venceu Grey Maynard (EUA) por nocaute no 4° round
José Aldo (BRA) venceu Kenny Florian (EUA) na decisão dos juízes 
Chael Sonnen (EUA) venceu Brian Stann (EUA) por finalização no 2° round
Nam Pham (EUA) venceu Leonard Garcia (EUA) na decisão dos juízes
Joe Lauzon (EUA) venceu Melvin Guillard (EUA) por finalização no 1° round
Demian Maia (BRA) venceu Jorge Santiago (BRA) na decisão dos juízes

Fonte: IG

VETTEL É O MAIS NOVO BICAMPEÃO MUNDIAL DA FÓRMULA 1

Com quatro corridas de antecedência, Sebastian Vettel se tornou bicampeão mundial de Fórmula 1. Neste domingo (9), Jenson Button venceu o Grande Prêmio do Japão, mas não conseguiu estragar a festa do piloto da Red Bull, terceiro colocado na prova – ele precisava de apenas um ponto para garantir a taça. Fernando Alonso, em segundo, completou o pódio.

Foto: AP

A conquista veio para coroar uma temporada dominante do alemão, que largou 12 vezes na pole, venceu nove vezes e obteve 14 pódios neste ano. Com o título, Vettel, com 24 anos e três meses, se tornou o bicampeão mais jovem da história da F1, superando Alonso.

Graças à conquista de Vettel, a Alemanha superou o Brasil na lista dos países com mais títulos de F1. Os dois do piloto da Red Bull, somados ao heptacampeonato de Schumacher, colocam os alemães no topo do ranking, ao lado da Inglaterra. as duas nações com nove taças.

Dentre os brasileiros, o melhor foi Felipe Massa, que acabou a prova na sétima colocação. Bruno Senna foi 16º e Rubens Barrichello, 17º.

Vettel mantém a liderança na largada

Nos primeiros metros da prova, Button tentou o ataque sobre Vettel, que conseguiu se defender. O piloto da McLaren chegou a reclamar da manobra do rival, mas os fiscais de prova não acharam que o alemão merecia ser punido. O britânico acabou sem espaço e perdeu posição para seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, que assumiu a vice-liderança.

Massa, Alonso e Mark Webber mantiveram suas posições na largada. Senna e Barrichello largaram mal, caindo para 13º e 16º, respectivamente, na primeira volta.

Líder, Vettel passou a imprimir um ritmo forte, baixando o tempo da melhor volta giro após giro. Enquanto isso, Alonso partiu para o ataque sobre Massa, seu companheiro de Ferrari. O espanhol conseguiu superar o brasileiro na sexta volta. No pelotão intermediário, Barrichello passou Senna e Maldonado e retornou ao 13º lugar, posição em que largou.

Na oitava volta, Hamilton passou a perder desempenho e foi superado por Button. O campeão mundial de 2008 teve de ir aos boxes e voltou em 11º. Vettel parou no giro seguinte, retornando à pista na sexta colocação.

Button, Alonso e Webber pararam juntos, no 12º giro e deixaram a garagem na mesma ordem em que entraram. Quem se deu mal após a primeira rodada de pit stops foi Hamilton, que caiu de segundo para quarto.

Desgaste dos pneus é elevado

Os carros da Red Bull tiveram de fazer a segunda parada já na 20ª volta. Os mecânicos da escuderia foram bem na parada, e o carro de Vettel foi liberado rapidamente, não comprometendo o pit stop de Webber.

No giro seguinte, Button fez sua parada. O britânico da McLaren conseguiu voltar na frente de Vettel. Enquanto isso, Massa tentou o ataque sobre Hamilton e os dois chegaram a se tocar na tentativa de ultrapassagem do brasileiro. O britânico se deu mal após a segunda rodada de pit stops, caindo para a sétima colocação. Webber, por outro lado, ganhou duas posições e passou para quarto.

Na volta 24, o Safety Car foi chamado para a pista por conta do pedaço do carro de Massa que se soltou após o contato com Hamilton. O carro de segurança deixou a pista somente no giro 27, o que aproximou os primeiros colocados.

Vettel inaugura a terceira rodada dos pit stops

No 34º giro, Vettel, que estava com desempenho inferior ao de Button, trocou seus pneus pela terceira vez na prova. Como o alemão não tinha mais compostos macios, os médios passaram ser usados. Na volta seguinte, Webber, seu companheiro de Red Bull, tomou a mesma iniciativa.

Na terceira parada, Vettel perdeu posição para Alonso, que passou para a vice-liderança. Massa também não se deu bem, já que foi ultrapassado por Hamilton no retorno à pista.

Com os pneus médios, os carros da Ferrari perderam desempenho e Vettel partiu para o ataque sobre Alonso. O ferrarista, no entanto, conseguiu manter a vice-liderança e ainda ensaiou um ataque sobre Button nas voltas finais, mas não obteve sucesso.

Veja a classificação completa do Grande Prêmio do Japão:

1 – Jenson Button (GBR) – McLaren – 53 voltas
2 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – a 1s1
3 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – a 2s0 (BICAMPEÃO MUNDIAL)
4 – Mark Webber (AUS) – Red Bull – a 8s0
5 – Lewis Hamilton (GBR) – McLaren – a 24s2
6 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 27s1
7 – Felipe Massa (BRA) – Ferrari – a 28s2
8 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 39s3
9 – Vitaly Petrov (RUS) – Lotus Renault – a 42s6
10 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – a 44s3
11 – Adrian Sutil (ALE) – Force India – a 54s4
12 – Paul di Resta (GBR) – Force India – a 1min02s3
13 – Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – a 1min03s7
14 – Pastor Maldonado (VEN) – Williams – a 1min04s1
15 – Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso – a 1min06s6
16 – Bruno Senna (BRA) – Lotus Renault – a 1min12s6
17 – Rubens Barrichello (BRA) – Williams – a 1min14s1
18 – Heikki Kovalainen (FIN) – Team Lotus – a 1min27s8
19 – Jarno Trulli (ITA) – Team Lotus – a 1min36s1
20 – Timo Glock (ALE) – Virgin – a 2 voltas
21 – Jérôme D’Ambrosio (BEL) – Virgin – a 2 voltas
22 – Daniel Ricciardo (AUS) – Hispania – a 2 voltas
23 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – Hispania – a 3 voltas
24 – Sébastien Buemi (SUI) – Toro Rosso – abandonou

Fonte: IG