sábado, 17 de dezembro de 2011

CURIOSITY VAI EM BUSCA DE VIDA EM MARTE

O que produz o gás metano detectado no rarefeito ar marciano? A luz solar desintegra as moléculas de metano com facilidade, de modo que as emissões de metano são todas recentes.


Será que o gás se origina de algo vivo? Há seres que vivem sem oxigênio e também produzem metano.

A Nasa, Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço americana, pode obter respostas para essas perguntas em breve. Uma nave espacial chamada Laboratório Científico de Marte foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 26 de novembro, e vai chegar a Marte em agosto de 2012. Ela vai levar até lá um veículo do tamanho de um SUV, chamado Curiosity, que carrega um dispositivo capaz de detectar metano no ar. Se o experimento for bem-sucedido, vai despertar entusiasmo em relação à possibilidade da existência de formas de vida em Marte.

"Marte tinha condições favoráveis ao surgimento da vida -- e ponto final", disse Michael J. Mumma, cientista da NASA, que atua no Centro de Voos Espaciais Goddard, em Greenbelt, Maryland. Mumma liderou uma das três equipes que fizeram afirmações ainda polêmicas sobre a detecção de metano na atmosfera de Marte.

Como Marte é menor do que a Terra, passou mais rápido por um processo de resfriamento, e provavelmente teria tido condições favoráveis à vida mais cedo. Isso levanta a intrigante hipótese de que pedaços de Marte contendo microrganismos tenham sido lançados ao espaço ao serem impactados por asteroides e aterrissado na Terra, trazendo elementos que constituíram a vida aqui.

A possibilidade da existência de marcianos alimenta há muito tempo a imaginação dos terráqueos. Mas a Mariner 4, primeira sonda espacial a zumbir em Marte, em 1965, enviou imagens não de florestas verdejantes, mas de rochas estéreis. E em 1976, duas sondas Viking da NASA analisaram o solo e o consideraram desprovido dos elementos orgânicos que constituem a vida.

"Houve uma reação negativa das pessoas que acharam que os aspectos biológicos foram superestimados e que a pesquisa ofereceu uma conclusão prematura", disse Christopher F. Chyba, astrofísico da Universidade de Princeton.

Algumas das marcas geológicas presentes em Marte, como barrancos, leitos de lagos secos e cânions colossais, indicam um passado em que poderia ter existido água no planeta. Os últimos dois veículos da NASA que visitaram Marte encontraram provas convincentes da existência de ambientes que foram habitáveis no passado. O Curiosity vai procurar moléculas à base de carbono, como o metano, que são os elementos constitutivos da vida.

Imagens recentes da órbita de Marte mostram que ainda pode haver água, ocasionalmente, fluindo na superfície de Marte. Novos conhecimentos a respeito da vida na Terra e de como ela pode prosperar em ambientes aparentemente hostis, como as águas em ebulição localizadas perto de respiradouros vulcânicos no fundo do oceano, também fizeram com que os cientistas levassem mais a sério a hipótese de que ainda exista vida em Marte. Em 1996, cientistas anunciaram ter encontrado micróbios fossilizados em um meteorito marciano que tinha caído na Antártida. Essas alegações permanecem controversas.

Mas os experimentos que o Curiosity carrega não têm como objetivo dizer se os elementos constitutivos da vida se uniram ou não para viabilizar formas de vida. Isso é frustrante para Gilbert V. Levin, que acredita que sua experiência com as sondas Viking, 35 anos atrás, projetadas para encontrar formas de vida, de fato identificou formas de vida.

Gotas de uma solução de nutrientes contendo carbono-14 radioativo foram aplicadas ao solo marciano, e um fluxo de dióxido de carbono radioativo brotou do solo. Isso é o que se espera de microrganismos.

Para descartar a possibilidade de que um processo químico não biológico tivesse gerado o dióxido de carbono, outras amostras foram esterilizadas a 160 graus Celsius. Nenhum dióxido de carbono radioativo foi visto brotando das amostras quando as gotas de nutrientes foram aplicadas, o que confirma a hipótese de que o calor matou os micróbios marcianos. Se um processo não biológico estivesse em jogo, o dióxido de carbono radioativo teria sido detectado também após a esterilização.

Outros experimentos das sondas Viking não conseguiram detectar quaisquer moléculas orgânicas.

Contudo, em 2008, a sonda Phoenix, da NASA, encontrou substâncias químicas conhecidas como percloratos no solo marciano. O detector de moléculas orgânicas das sondas Viking aqueceu o solo para liberar elementos orgânicos. Aquecer moléculas orgânicas na presença de percloratos destrói estas substâncias; por isso, se elas realmente estavam lá, o experimento das sondas Viking pode não ter identificado sua presença.

O Dr. Levin disse que uma versão mais sofisticada de seu experimento teria como validar ou refutar definitivamente os resultados das sondas Viking.

Mas as duas missões das sondas que darão seguimento ao projeto que envolve o Curiosity _ colaborações entre a NASA e a Agência Espacial Europeia _ não planejaram fazer uma versão do experimento do Dr. Levin. O governo Obama, preocupado com orçamentos apertados, cogita cancelá-las.

"Isso prejudicaria todo o projeto de pesquisa de formas de vida em Marte, extintas ou existentes," disse Dr. Mumma. "Seria um desastre."

Fonte: IG

MORRE JOÃOZINHO TRINTA



Morreu neste sábado (17), às 10h30, aos 78 anos, o carnavalesco Joãosinho Trinta. Ele estava internado desde o dia 3 de dezembro, no Hospital UDI, em São Luís, no Maranhão, com um quadro de pneumonia e insuficiência respiratória. A causa da morte ainda não foi divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, mas nessa sexta-feira (16), ele passou por uma cirurgia de desobstrução intestinal.

Em 12 de maio, Joãosinho também havia sido internado no mesmo hospital com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca, sendo liberado um mês depois. Logo após sua saída, o carnavalesco concedeu uma entrevista ao iG, onde falou sobre seus planos para a festa de 400 anos de São Luís. "Estava no hospital pensando no que ia fazer na festa", afirmou Joãosinho Trinta na época.

Outra longa passagem do Carnavalesco na UTI foi em 2006, quando sofreu seu terceiro AVC. Após o derrame cerebral, que deixou seu lado direito do corpo paralisado, começou a se locomover em uma cadeira de rodas, mas isso não o impediu de desfilar na Marques de Sapucaí no Carnaval de 2009, quando foi homenageado pela Grande Rio. 

História no Carnaval 

Inventivo. Revolucionário. Polêmico. Inovador. O artista plástico ficou conhecido nacionalmente por sua história no Carnaval. Sua primeira escola foi a Salgueiro, agremiação que ingressou como assistente e se tornou o carnavalesco da agremiação, após a saída dos antigos detentores do posto. 

Foi o primeiro carnavalesco a entender o que significaria, a partir da construção e inauguração do sambódromo, em 1984, a transformação do carnaval. Joãosinho fez alegorias maiores, com mais esculturas, atento aos detalhes. Revolucionou a forma de apresentar um desfile, pensando não só em quem o via pelas arquibancadas, mas também pela televisão. 

Da Acadêmicos do Salgueiro, Joãosinho seguiu para a Beija-Flor, onde ficou por 15 anos. Em 1989 fez um dos desfiles mais emblemáticos da história da Marquês de Sapucaí, “Ratos e Urubus... larguem minha fantasia”. O abre-alas teve que ser coberto por sacos plásticos, porque a Arquidiocese proibiu o uso da imagem do Cristo Redentor. As primeiras alas presentavam mendigos e maltrapilhos. Uma imagem que ficou na memória de quem acompanha o carnaval carioca. 

Ele teve passagens também pela Viradouro, escola onde faturou o título de 1997 com o enredo “Trevas! Luz! A explosão do universo”. O ponto alto do desfile, além do refrão impactante e de paratinha funk, foi a divisão por cores de cada setor. Um desfile que tinha um enredo cientifica demais – o abre-alas era um big-bang, a expansão do universo – mas que, com a criatividade do “mago” Joãosinho tudo ficou às claras. E ele, amis uma vez, trouxe a luz. (“Lá vem a Viradouro aí, meu amor!/É Big-Bang, coisa igual eu nunca vi!/Que esplendor!”). 

Entre altos e baixos 

Na Grande Rio causou mais polêmica com um desfile sobre camisinhas e o perigo da Aids. Um dos carros alegóricos simulava o ato sexual. Teve que ser coberto. Dessa vez a “censura” dos plásticos pretos não surtiu o mesmo efeito de décadas anteriores. O enredo “Veste a camisinha, meu amor” foi um dos mais criticados de sua trajetória no carnaval carioca. 

Entre seus trabalhos de destaque na última década, enredos como “Gentileza, o profeta do fogo” (Grande Rio, 2001, 6º lugar), “Orfeu, o negro do carnaval” (Viradouro, 1998, 5º lugar) e “O Brasil que Vale” (Grande Rio, 2003, 3º lugar). 

Seu último trabalho como carnavalesco foi pela Vila Isabel, em 2005, auxiliado por Alexandre Louzada, com “Singrando em mares bravios... E construindo o futuro”. Em 2010, ele foi homenageado pela Grande Rio em um desfile que dava conta de narrar os vinte anos da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba). 

Nos últimos anos, Joãozinho vinha se dedicando a fomentar o desfile de escolas de samba em Brasília. Em 2010 foi lançado o documentário “A Raça Síntese de Joãosinho Trinta”, de Paulo Machline eGiuliano Cedroni, bem recebido pelo público no Festival do Rio. Paulo trabalha no roteiro e produção do filme em formato de ficção. Matheus Naschetergaele é o mais cotado para o papel. 

Em outra entrevista ao iG, em fevereiro de 2010, durante uma visita à Cidade do Samba, no centro da cidade, o carnavalesco foi perguntando de que forma gostaria de ser lembrado pelas futuras gerações. “O homem só é lembrado pelo que ele construiu. Eu contribuí, entre outras coisas, para essa festa grandiosa que é o Rio de Janeiro. Espero que assim se recordem de mim no futuro”.

Fonte: IG

SOBRINHO DE JOSÉ SARNEY PÕE À VENDA PARTE DA ILHA DE CUPURU POR R$ 20 MILHÕES

Um sobrinho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu colocar à venda, por R$ 20,2 milhões, parte da ilha de Curupu, uma paradisíaca propriedade do clã maranhense, com acesso pelos municípios de São José de Ribamar e Raposa, este a 20 quilômetros do centro de São Luís, a capital do Estado.

O radialista Gustavo da Rocha Macieira, sobrinho do casal José Sarney e Marly Macieira Sarney, quer vender 12,5% da ilha, que, segundo ele, possui um total de 16 milhões de metros quadrados.


O Estado foi informado do caso na última quarta-feira por uma pessoa próxima a Macieira, que ontem confirmou que nos próximos dias pretende publicar anúncios nos veículos de maior circulação do País. O local é um dos símbolos do poderio econômico da família Sarney. Trata-se, na verdade, de um complexo formado por três ilhas – sendo Curupu a maior –, que abriga mansões dos filhos do presidente do Senado e conta em sua área com manguezais e até um conjunto de dunas que fariam parte dos famosos lençóis maranhenses.

“Tem gado que nunca viu gente, selvagens, criação de carneiros de raça, excelente para pesca. A praia virgem tem uma extensão de oito quilômetros. É um espetáculo”, afirma o radialista, que justifica a iniciativa de venda também pelo fato de se manter distante da família.

“Eu preciso me capitalizar e não tenho nenhum vínculo lá com o Maranhão, nenhum negócio com a família. Então não tenho interesse em manter uma propriedade dessas.”

O radialista, que trabalha na Espanha e em Portugal, diz que comprou sua parte do pai, Cláudio Macieira, já falecido. A ilha pertencia ao pai de dona Marly, Carlos de Pádua Macieira e seus irmãos, todos médicos.

O casal Sarney doou 75% da propriedade aos três filhos – Roseana, Fernando e Sarney Filho. Os outros 12,5% pertencem ao espólio de Roberto de Pádua Macieira, outro irmão da dona Marly, que é a inventariante.

Independência

Macieira disse que há dois meses procurou, “por delicadeza” o tio em Brasília para informá-lo da decisão de colocar à venda parte do imóvel. “Ele me disse que (os filhos) Roseana ou Fernando entrariam em contato comigo. Aguardei por mais de um mês, mas não tive retorno. Aí fiz a comunicação como manda a lei através do cartório, dando a preferência de compra a cada um dos herdeiros e ao espólio do Roberto, irmão do meu pai, falecido recentemente. Esperei os 30 dias como manda a lei. Eles não se manifestaram”, afirmou. “Agora eu estou livre para vender para quem eu quiser.”

Ele enxerga na atitude uma certa soberba dos políticos do Maranhão. “Como as pessoas costumam fazer muitos pedidos a eles, acho que jogaram com a possibilidade de eu usar esse recurso. Só que eu como meu pai, sou totalmente independente. Não tenho nenhuma ligação com cargo público, nem pretendo ter, não sou empreiteiro”, destacou.

“Acredito que eles não se manifestaram, (porque) é aquela coisa: venha a nós... Acho que acharam que eu não levaria à cabo. Ou venderia por um preço que eles resolvessem impor.”

Macieira afirma também que está ciente de que sua iniciativa poderá gerar represálias. Ele relata que contratou um corretor em São Luís e ele teve dificuldades em anunciar no jornal O Estado do Maranhão, que pertence ao grupo de comunicação da família Sarney.

O anúncio, conforme o radialista, foi publicado, mas as imagens das casas e imóveis da ilha foram vetadas. “Isso é censura”, protestou. “É uma forma de represália.”

‘Fora da realidade’

Para o sobrinho de Sarney, o “acesso a muito poder”, gera “esse padrão de comportamento”. “A pessoa fica fora da realidade, ela acha que tem poder sobre determinadas situações, e onde ela não tem. Ela é um cidadão como eu, como o senhor, como o seu João da Silva da esquina, no que se refere a direitos e deveres.”

Segundo o radialista, a parte que lhe pertence na propriedade representa “fração ideal” da propriedade, o que significa que inclui porcentuais também dos imóveis.

Macieira acredita que o terreno deverá atrair empresários interessados em investir em resorts ou condomínios na região da baía de São Marcos. Ele não informou se já há interessados.

Procurado ontem pelo Estado, o presidente do Senado disse, por meio de sua assessoria, que não iria comentar o assunto. Sarney confirmou que Gustavo Macieira é seu sobrinho.

Fonte: Estadão

SEGUNDO ESCALÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO RECEBE AUMENTO KASSÁBICO

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), sancionou na quinta-feira, 15, o aumento de até 236% no salário de cargos de segundo escalão da Prefeitura. O texto da Lei 15.509 foi publicado ontem no Diário Oficial da Cidade.

A medida deve ter um impacto estimado em R$ 19,4 milhões nos cofres públicos no ano que vem. É o maior aumento já concedido para funcionários públicos da Prefeitura nos últimos oito anos.

A principal mudança será no holerite dos 31 subprefeitos: seus salários saltarão de R$ 6.573,27 para R$19.294,10. Como 28 deles também são coronéis da reserva da Polícia Militar, com aposentadoria mensal de R$ 15 mil, eles vão ter salários de R$ 35 mil. O teto constitucional para o funcionalismo na capital é de R$ 24.117,62, estabelecido em decreto de abril.

Além disso, o aumento sancionado por Kassab também triplica o salário de 28 secretários adjuntos e 59 chefes de gabinete de secretarias e subprefeituras, além dos de superintendentes de autarquias e fundações. Hoje, um chefe de gabinete (seja de secretários, prefeito ou subprefeita) recebe R$ 5.455,98 - o salário agora subirá para R$ 17.364,69, reajuste de 218,27%.

Secretários adjuntos, que ganham R$ 5.455,98, passarão a receber R$ 18.329,39, o equivalente a 235,9% de aumento. Para os cargos de presidentes de fundações ou superintendentes de autarquias, como o Serviço Funerário Municipal, que recebem hoje R$ 5.998,99, o holerite passará a marcar R$ 18.329,39 - 205,54% a mais do que o valor atual.

Com a autorização concedida ontem à noite pela Câmara, Kassab ainda vai pagar salários entre R$ 17.364,19 e R$ 19.294,10 para cargos de chefia que são comissionados - indicados sem concurso público. Os novos valores serão pagos a partir de janeiro.

Aprovação

O projeto havia sido aprovado no fim da noite do dia 8 por 37 dos 55 vereadores. Horas antes, o prefeito telefonou para os líderes dos partidos do governo e exigiu a votação. No dia seguinte, Kassab defendeu em público o reajuste, argumentando que, com salários mais altos, ficará mais fácil para o próximo prefeito formar uma equipe preparada para assumir a administração pública.

Prefeito

Em julho, a Câmara também aprovou reajuste salarial do próprio Kassab, para R$ 24,1 mil. Ele já havia se dado, por decreto em fevereiro, aumento de R$ 12 mil para R$ 20 mil, mas a Justiça cassou, por liminar, esse decreto. Com a nova lei, a vice-prefeita Alda Marco Antonio ganhará R$ 21,7 mil, mais do que o dobro do que antes, e os ganhos dos secretários saltarão de R$ 5,5 mil para R$ 19,3 mil.

Fonte: Estadão

EXÉRCITO BRASILEIRO CONSTRÓI SIMULADOR DE HELICÓPTERO 100% NACIONAL


O Exército anunciou ontem a construção do primeiro simulador de voo de helicóptero feito 100% no Brasil. A entidade agora estuda transferir a tecnologia para a polícia de diversos Estados, além da Marinha e da Aeronáutica.

O projeto levou quatro anos para ser construído --em parceria com a empresa privada Spectra-- e consumiu ao menos R$ 4 milhões.

É o primeiro equipamento do tipo a ser feito na América Latina. Trata-se de uma grande esfera que imita a cabine de um helicóptero e se movimenta imitando as manobras da aeronave.

As imagens projetadas em seu interior são baseadas em fotos do território brasileiro e os movimentos do helicóptero em modelos matemáticos feitos pela Aeronáutica.

Ele permite tanto o treinamento de pilotos novatos como a simulação de missões de ataque ou de salvamento reais --poucas horas antes delas acontecerem.

Isso ajuda os comandantes a decidirem se a ação planejada é viável e também a acostumar o piloto ao local onde serão realizadas.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Simulador de voo de helicóptero modelo esquilo, com tecnologia nacional, destinado a equipar o Comando de Aviação do Exército
Simulador de voo de helicóptero modelo esquilo, com tecnologia nacional, destinado a equipar o Exército


São simulados, por exemplo, ataques com foguetes e metralhadoras contra inimigos em terra ou outros helicópteros, ou ainda pousos em locais difíceis durante missões de ajuda humanitária, tal como em enchentes.

Segundo o Exército, o projeto reduz custos. "A hora de voo de treinamento custa R$ 3.000. A do simulador sairá por R$ 300", disse o general Eduardo Diniz, do Comando de Aviação do Exército.

O simulador serve para treinar pilotos de helicóptero do modelo Esquilo (o Exército tem 36 deles), um tipo de aeronave largamente utilizado também por polícias militares e civis em diversos Estados.

"Há interesse do Exército em compartilhar essas tecnologias, oferecer condições para que as outras forças e órgãos ligados à defesa e à segurança pública possam usufruir desses desenvolvimentos", disse o general Sinclair Mayer, responsável pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

O equipamento também deve ser adaptado ao treinamento de pilotos de outros tipos de helicópteros usados pelo Exército.

Segundo a empresa Spectra, a tecnologia base desenvolvida pode ser usada para criar simuladores de combate com fuzil, tanto para militares quanto para policiais.

Fonte: Folha

BRASILEIRO QUER GASTAR MAIS NESTE NATAL



Pesquisa nacional divulgada hoje (16) pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) mostra que o número de brasileiros com intenção de comprar presentes neste Natal é o maior dos últimos três anos. E as famosas lembrancinhas, presentes mais baratos, estão sendo substituídas por roupas e acessórios, mais caros.

A pesquisa, feita em mil residências de 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas, revela que 57% dos consumidores estão dispostos a presentear neste Natal, contra 54% em 2010 e 46% em 2009. O gasto médio dos consumidores com presentes para parentes e amigos também deve aumentar este ano 25% em termos reais, em relação ao ano passado. O valor subiu de R$ 205 em 2010 para R$ 257.

Na avaliação do economista da Fecomércio-RJ Christian Travassos, o mercado formal de trabalho explica a maior disposição do brasileiro de gastar com presentes. “A carteira assinada faz diferença nesse momento”, disse à Agência Brasil.

Ele esclareceu que esse movimento não tem a ver apenas com o maior poder aquisitivo da população ou com a segurança do emprego, mas, também, com o acesso ao crédito. São, para ele, "oportunidades que a formalização do mercado de trabalho permite ao brasileiro na tomada de financiamento, no uso de cartão de crédito, entre outras modalidades de financiamento”.

A intenção de compra é maior (75%) entre os consumidores das classes de poder aquisitivo mais alto (A e B). Seguem-se a classe C, com 55%, e as classes D e E (37%).

A pesquisa destaca que, pela primeira vez, as lembrancinhas ficaram em segundo plano por parte dos consumidores que querem presentear neste Natal. A intenção de compra de produtos de menor valor caiu de 54%, no ano passado, para 42%. Já a intenção de comprar roupas e acessórios subiu um ponto percentual, atingindo 49%, com predominância nas classes A e B (54%) e C (48%).

O aquecimento do mercado de trabalho explica ainda a ampliação do número de pessoas com cartão de crédito. Em 2007, de acordo com sondagem da federação fluminense, 20% da população brasileira tinha o dinheiro de plástico. Este ano, o número subiu para 31% da população com mais de 16 anos. “[O cartão de crédito] é algo novo para uma parcela significativa da população brasileira mas, ao mesmo tempo, já causa um impacto”, comentou o economista.

Fonte: Agência Brasil

NA RETA FINAL, NEYMAR ELOGIA BARCELONA

O atacante Neymar do Santos afirmou neste sábado que o Barcelona, seu rival na final do Mundial de Clubes deste domingo, é "a melhor equipe do mundo" e negou que a partida seja um duelo entre ele e o argentino Lionel Messi.

Neymar garantiu na entrevista coletiva prévia à final que o jogo deste domingo é "o mais importante" e que "abre uma nova página na história do futebol".

"Não há um duelo Messi-Neymar, é Santos e Barcelona, e amanhã será um jogo histórico", disse a estrela do Santos, quem confirmou que sua equipe jogará seu futebol "sem se importar com o rival".

Ele revelou que seu sonho como jogador se "tornou realidade" graças ao fato de poder jogar pelo Santos a final contra o Barcelona, "a maior equipe do mundo", mas o importante agora é "ganhar o título para o Santos", disse.

Durante a final, Neymar tentará "pegar a bola e ir em frente como costuma fazer, dificultando as coisas "um pouquinho" para o zagueiro Puyol, com quem espera trocar a camiseta após a partida, por considerá-lo "um grande capitão".

Com relação a sua possível transferência para o Real Madrid ou o Barcelona, clubes que já demonstraram intenção em contratá-lo, Neymar disse que "seria um orgulho", mas que "o futuro pertence a Deus". "Sou jogador do Santos e quero ajudar a equipe a minha ganhar o Mundial de Clubes", assinalou.

Já o treinador da equipe brasileira, Muricy Ramalho, revelou que não pretende mudar o esquema da equipe para a final: "Santos manterá a bola, esse é nosso estilo, temos muita velocidade e com isso vamos criar oportunidades", ressaltou.

O treinador destacou que o jogo "é muito especial" porque é contra a equipe que, na sua opinião, é "a número 1" e que "apesar da diferença econômica grande" entre as duas, os jogadores vão "tentar mostrar o melhor" que têm, porque neste tipo de jogo "tudo pode acontecer".

Sobre a possibilidade de fazer uma marcação específica em Messi, Muricy declarou: "O Barcelona não é só o Messi, há muitos jogadores perigosos e marcar todos seria muito difícil". 

Fonte: EFE

ETTA JAMES SOFRE DE LEUCEMIA EM FASE TERMINAL



A cantora de blues e soul Etta James, ganhadora de vários Grammys e particularmente famosa por sua interpretação de "At Last", sofre de leucemia em fase terminal, informou seu médico nesta sexta-feira.

Etta James, de 73 anos, tem uma leucemia que não pode mais ser tratada, disse a doutora Elaine James ao jornal The Press-Enterprise, em Riverside, Califórnia. "Sou do sul e cristã, e peço apenas aos amigos e fãs que rezem por ela".

A cantora, hospitalizada no início de 2010 por demência e leucemia, voltou a ser internada por problemas similares em maio passado, revelou o jornal.

Lupe De León, agente da artista, confirmou ao site Entertainment Weekly que "Etta tem uma enfermidade terminal (...) e agora dorme a maior parte do tempo...".

"Seu marido passa as 24 horas do dia com ela e seus filhos a visitam regularmente. Estamos todos muito tristes e apenas aguardando".

James, cujo verdadeiro nome é Jamesetta Hawkins, ganhou quatro Grammys e 17 "Blues Music Awards". Em 1993, entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll.

Fonte: AFP

APESAR DA CRISE INTERNACIONAL, DILMA ROUSSEFF VÊ 2012 COM OTIMISMO

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira estar otimista com a economia brasileira em 2012, prevendo crescimento entre 4,5 por cento e 5,0 por cento, com inflação controlada.

Apesar disso, Dilma reconheceu que o cenário externo em 2012 é desfavorável, com a China crescendo menos e a Europa tendo mais dificuldades, por conta do aperto fiscal dos países na zona do euro.

"O que me permite dizer que sou otimista é porque temos recursos próprios para enfrentar esse momento", disse Dilma a jornalistas em encontro de fim de ano. "A tendência da economia brasileira é expansiva", acrescentou.

A presidente afirmou que o Brasil tem margem de manobra na política monetária e que a inflação seguirá controlada no próximo ano. "Temos certeza de que fica sob controle", disse.

Perguntada se a inflação iria convergir para o centro da meta, de 4,5 por cento, ela disse que será "uma curva suave". Para Dilma, "não faz diferença nenhuma", se a inflação fica em 4,5 ou 5 por cento, "no sentido de que não está descontrolada".

Segundo ela, por conta da política fiscal o país "tem fôlego" e "capacidade de manobra" para enfrentar as dificuldades que a crise global trará ao Brasil.

Ela argumentou ainda que o governo não poderia ficar exposto do ponto de vista orçamentário neste ano e, por isso, não autorizou nenhum reajuste ao funcionalismo. Questionada sobre a pressão do Poder Judiciário por aumentos salariais, ela evitou comentar a demanda específica, argumentando que seria uma ingerência indevida.

Contudo, disse que fez "tudo que tinha de fazer" para demonstrar a importância de manter as contas públicas sob controle. "Eu fui a público dizer. O que mais eu posso fazer?", acrescentou, ao falar sobre as demandas dos servidores por reajustes.

CRISE

Para Dilma, nos próximos meses, em decorrência da crise global, haverá uma "busca por mercados desenfreada". "Esse é um processo que se dará em todos os países", declarou. A presidente disse que as nações desenvolvidas vão tentar assegurar os empregos e o desenvolvimento local.

Nesse sentido, ela reafirmou que o Brasil reforçará sua política industrial. "Não somos mais daquela época em que era vergonha ter política industrial", disse, acrescentando que o governo fez revisões nos investimentos públicos para melhorar seus resultados.

Dilma também disse que o Brasil olha a situação europeia com "solidariedade". "Sabemos o que é um ajuste fiscal sem luz no fim do túnel", afirmou. Porém, salientou que o Brasil tem instado os líderes europeus a criar possibilidade de crescimento econômico para vencer a recessão provocada pelos cortes de gastos públicos.

A presidente previu que a crise se aprofundará no ano que vem e que ainda haverá "picos críticos" no decorrer dos próximos meses.

Fonte: Reuters

BRASIL ATRAI CADA VEZ MAIS ALUNOS QUE FORAM FAZER MBA NOS ESTADOS UNIDOS



Mesmo com ofertas de emprego nos Estados Unidos, mais brasileiros formandos em MBA (Mestrado em Administração de Negócios) de uma universidade americana têm preferido voltar ao Brasil para trabalhar.

Prédio da Universidade de Duke (Foto: Divulgação)
A observação é da diretora de admissões da Universidade Duke (Carolina do Norte), Megan Lynam, a partir da conversa com estudantes. "São pessoas que têm oportunidades de trabalho nos EUA, mas estão escolhendo regressar ao Brasil", diz Lynam.

"Nem sempre é uma decisão fácil. (Mas) muitos dizem querer ser parte de um período de crescimento de seu país. Além disso, o Brasil não tem executivos o suficiente, então as possibilidades de crescimento rápido na carreira são maiores."

O engenheiro Leandro Iwase, 34 anos, é um dos alunos do MBA de Duke que têm ofertas de trabalho nos dois países. Ele diz que recebeu propostas de emprego de duas empresas brasileiras e de duas americanas, e até janeiro tomará uma decisão.

"O interessante é que antes (os formandos) não tinham essa opção (de voltar ao Brasil)", diz ele, alegando que era pequeno o interesse das empresas brasileiras em pessoas com títulos de MBA. "Agora, a procura aumentou, os salários estão equivalentes e, em alguns casos, ainda maiores no Brasil. Tenho visto empresas e indústrias brasileiras criando programas para recrutar brasileiros aqui."

Segundo Iwase, muitas dessas empresas têm até ajudado nos custos do MBA (de cerca de US$ 100 mil, se considerado apenas o valor do curso), que também pode ser financiado por bolsas de estudo ou empréstimos universitários.

Mercado de trabalho

A amostra de Duke é pequena, mas é vista pela universidade como o indicativo de uma tendência: em 2003, só 1 dos 7 brasileiros que cursaram o MBA da universidade regressaram ao Brasil para trabalhar. Já na turma que se forma no ano que vem, o número cresce: dos 14 brasileiros, oito manifestaram desejo de voltar ao Brasil, quatro pretendem ficar nos EUA e dois (incluindo Iwase) ainda não decidiram.

A tendência se assemelha a outros fenômenos recentemente associados ao crescimento do Brasil e do mercado de trabalho brasileiro.

Reportagem de agosto do diário econômico britânico Financial Times relatava que um crescente número de executivos brasileiros que vivia no exterior havia muito tempo estava retornando ao país para preencher vagas abertas pela escassez de talentos locais em nível gerencial.

E pesquisa de novembro da consultoria de RH ManpowerGroup aponta que, por conta da falta de mão de obra qualificada o suficiente, 14% dos empregadores brasileiros têm buscado no exterior profissionais para preencher suas vagas.

Segundo Megan Lynam, que visitou o Brasil nesta quinta-feira, a tendência de regresso à terra natal é vista também entre estudantes do MBA da Duke vindos de outros países latino-americanos.

"Nossos alunos do Chile, por exemplo, tradicionalmente sempre voltaram ao seu país (após os estudos). Mas vejo no Peru uma tendência semelhante à observada no Brasil."

Por conta do crescimento da região, a Duke diz que está tentando recrutar mais alunos brasileiros e latino-americanos para seu MBA.

O brasileiro Leandro Iwase, que cursa MBA, recebeu ofertas de empresas brasileiras e americanas (Foto: arquivo pessoal)

"É importante que nossas classes sejam representativas e (etnicamente) diversas. Focamos a América Latina por causa do crescimento e pela existência de várias microeconomias dentro da região", diz Lynam.

'Ciência Sem Fronteiras'

A especialização de brasileiros no exterior virou tema de política governamental nesta semana, com o anúncio, por parte da presidente Dilma Rousseff, do programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo para brasileiros que queiram estudar em universidades do exterior.

Na primeira leva, o programa selecionou candidatos para estudar um ano de seus cursos de graduação em universidades norte-americanas. Mil e quinhentos candidatos foram selecionados, e os primeiros 841 embarcam em janeiro de 2012, segundo a assessoria do governo.

A princípio, os cursos focados pelo programa são mais voltados a áreas como engenharia, tecnologia e biologia. Mas Dilma disse que cursos de humanas também farão parte do projeto no futuro. Mais detalhes em www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Fonte: BBC Brasil