domingo, 18 de dezembro de 2011

USP EXPULSA SEIS ESTUDANTES POR INVASÃO EM MARÇO DE 2010

A Universidade de São Paulo (USP) expulsou seis estudantes da instituição por envolvimento na invasão de uma sala da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) em março de 2010. A decisão foi despachada na sexta-feira pelo reitor João Grandino Rodas, e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo neste sábado.

De acordo com a reitoria, após a invasão, a Coseas moveu um processo administrativo disciplinar contra 13 alunos supostamente envolvidos. Segundo o despacho publicado hoje, foram expulsos os estudantes Aline Dias Camoles e Bruno Belém, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Amanda Freire de Sousa, Jéssica de Abreu Trinca, Marcus Padraic Dunne e Yves de Carvalho Souzedo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Os alunos foram expulsos com base no artigo 249 do decreto nº 52.906 de 1972, que pune com eliminação definitiva os "casos em que for demonstrado, por meio de inquérito, ter o aluno praticado falta considerada grave".

Também foram penalizados com a expulsão Paulo Henrique Oliveira Galego e Pedro Luiz Damião, mas a nenhum deles foi aplicada a punição - Galego não estuda mais na USP, e Damião se formou, segundo o documento oficial. Os outros cinco estudantes - Marcio Barbosa da Silva (da Escola Politécnica), Cássio Eduardo Nunes Domingos Aguiar e Valéria Alves de Souza (ambos da FFLCH), Thiago dos Santos Molina (Faculdade de Educação) e Vanderson Cristiano de Sousa (da FFLCH e do Instituto de Biociências) - foram inocentados das acusações, "tendo em vista a ausência de provas cabais que possam levar à conclusão de terem praticado os atos lesivos que lhes foram imputados", conforme consta no despacho. Contra eles, o processo foi arquivado.

A Coseas é a instituição responsável pela concessão aos alunos de bolsas para alimentação, transporte e moradia, entre outros. Os alunos beneficiados com o auxílio moradia obtêm uma vaga no Conjunto Residencial da USP (Crusp). O grupo de alunos que invadiu a sala da instituição no ano passado reivindicava, entre outras coisas, melhores condições de moradia aos estudantes e mais vagas no conjunto residencial.

Ocupação da Coseas

O movimento que invadiu e ocupou a sala da Coseas no bloco G do Crusp se intitulou 'Moradia Retomada'. Segundo eles, aquela sala originalmente era usada para abrigar estudantes. A reitoria nega. Após o episódio, alguns alunos passaram a morar na sala e os cerca de 15 funcionários da Coseas tiveram de transferir o local de trabalho.

Segundo a reitoria, na invasão foram extraviados milhares de documentos sigilosos - entre os quais 4 mil prontuários que listavam quem recebia determinado tipo de auxílio -, 17 computadores, duas impressoras, 13 aparelhos telefônicos, dois televisores, nove aparelhos eletrodomésticos, além de 20 talões de tíquetes-refeição destinado a bolsistas e 12 t de alimentos.

A Associação de Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo publicou em seu site uma nota de repúdio às expulsões (quatro deles eram estudantes da FFLCH, que ministra o curso de Geografia). No documento, a instituição diz que a ocupação da sala do Coseas foi um movimento "legítimo" e critica a formação do Conselho Universitário.

"Acreditamos que essas expulsões estão contidas em uma estrutura de poder dentro da Universidade que se constitui de maneira autoritária, em um Conselho Universitário no qual os seus membros não são eleitos de forma direta pelo conjunto da comunidade universitária, em que os representantes discentes e dos funcionários são sempre minoria e voto vencido", diz o texto.

A reitoria informou que o processo administrativo disciplinar contra os alunos passou por uma comissão de sindicância e uma comissão processante, e que "observou os Princípios Constitucionais da Ampla Defesa e do Contraditório, consectários do devido processo legal, bem como os Princípios da Legalidade, Moralidade e Impessoalidade", conforme o despacho. A decisão publicada hoje afirmou ainda que a expulsão dos seis estudantes teve "o respaldo de, praticamente, a totalidade dos dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa e Órgãos Centrais".

Fonte: Terra

BANCOS FECHAM AO PÚBLICO NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO ANO

Os bancos estarão fechados ao público na última sexta-feira do ano, dia 30 de dezembro. Os bancos só deverão funcionar, nesse dia, para transações com outras instituições financeiras. Assim, o último dia de atendimento ao público será 29 de dezembro e o horário de funcionamento deverá ser o habitual.

Próximo ao Natal, o expediente será normal até o dia 23 (sexta-feira). A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A instituição recomendou a afixação de cartazes nas agências até o dia 23 de novembro informando o horário normal de atendimento ao público no dia 23 de dezembro e o não atendimento no dia 30 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil

BRASIL TERÁ BIOINSETICIDA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE EM 2012

O país contará com um importante aliado para combater a dengue no próximo ano. Um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fabricado por uma indústria farmacêutica promete ser divisor de águas na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

O bioinseticida é resultado de quase dez anos de pesquisas coordenadas pela cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de medicamentos. Criado a partir do Bacillus thuringiensis e do Bacillus sphaericus, ele será produzido na forma de comprimidos, para dissolução em caixas d'água, ou em apresentações maiores, para utilização em açudes e reservatórios.

“No caso da dengue domiciliar, é recomendável a utilização do comprimido hidrossolúvel. O produto tem duas ações concomitantes: paralisa os músculos da boca e do intestino da larva e causa infecção generalizada nela”, explicou Elizabeth, engenheira bioquímica e bióloga.

A pesquisadora garantiu que o bioinseticida não apresenta qualquer risco para o meio ambiente. “Nós fizemos todos os testes referentes a impacto ambiental e toxicologia da formulação em animais de sangue quente, inclusive. Temos a segurança dos produtos que desenvolvemos, justamente por serem aplicados em ambientes domiciliares.

A Farmanguinhos concluiu o treinamento dos funcionários da empresa BR3, vencedora da licitação e que poderá iniciar a produção dentro de alguns meses, segundo Elizabeth. “A empresa acabou de ser treinada e está bem adiantada na implantação do projeto. Eu penso que no meio do ano que vem nós já tenhamos produtos dessa parceria tecnológica”.

Além do produto contra a dengue, a Farmanguinhos licenciou mais dois bioinseticidas: contra a malária e contra a elefantíase. A pesquisadora disse que produtos com ações semelhantes já são utilizados em outros países, como a China, mas não podem ser simplesmente importados para aplicação no Brasil: “O produto tem que ser desenvolvido com especificidade para o local de aplicação. Justamente para podermos ajustar a formulação para aquele ambiente”.

Fonte: Agência Brasil

MORRE DE CÂNCER AOS 28 ANOS A EX-MISS VENEZUELA


A ex-Miss Venezuela Eva Ekvall morreu neste sábado (17) na cidade americana de Houston (EUA), após enfrentar um câncer de mama diagnosticado em 2010, informaram pessoas próximas a ela. "Infelizmente o câncer teve a última palavra", disse o escritor Leonardo Padrón ao canal Globovisión, confirmando a morte da ex-modelo, de 28 anos.

Padrón disse que a atriz e apresentadora "tinha uma longa batalha" e estava demonstrando uma coragem extraordinária em sua luta contra o câncer. Ele não confirmou se o corpo de Eva será repatriado.

Eva, após ser diagnosticada de câncer, chegou a questionar a utilização da saúde como meio para conseguir a beleza e não para prevenir e curar doenças. "Já sei o que se sente não ter um fio de cabelo", publicou Eva em sua conta no Twitter no dia 10 de março após raspar a cabeça.

"Na Venezuela se investe muito dinheiro em ficar bela e não em saúde", considerou a ex-modelo, reivindicando "a prevenção em saúde como outra forma de se cuidar fisicamente, porque se você está doente não vai se ver bonita".

Com apenas 27 anos, Eva recebeu a notícia de que tinha câncer de mama e, durante oito meses, enfrentou o penoso tratamento da doença acompanhada de familiares e amigos, e sem deixar o trabalho de apresentadora de uma das principais emissoras de televisão do país.

A ex-miss lembra que, quando soube que tinha câncer, se incomodou com si própria por não ter ido antes a um médico, sabendo que sua avó havia morrido da mesma doença e que sua tia também tinha sofrido o tumor em outras duas ocasiões.

"Quando soube que estava doente, deixei de gostar de meus seios, pois eles tinham esta doença", ressaltou Eva, que até então achava os seios uma das partes mais agradáveis de seu corpo.

Eva, uma ex-miss pouco tradicional, viu sua vida mudar desde a época em que foi declarada mulher mais bela da Venezuela e uma das mais belas do Universo. E, desde o começo da carreira, demonstrou interesse em se dedicar ao jornalismo.

Reuters/Organização do Miss Universo/Roberto Mata
Eva Ekvall representando a Venezuela no Miss Universo em 2001; ao lado, com a filha, que tinha apenas 5 meses quando ela foi diagnosticada
Eva Ekvall representando a Venezuela no Miss Universo em 2001; ao lado, com a filha, que tinha apenas 5 meses quando ela foi diagnosticada

EUA RETIRAM SEUS ÚLTIMOS SOLDADOS DO IRAQUE

O último pelotão de soldados dos Estados Unidos baseados no Iraque deixou o país e cruzou a fronteira com o Kuwait, pondo fim à operação de retirada americana, nove anos após a invasão que derrubou Saddam Hussein.


A divisão formada por cem veículos blindados transportando 500 soldados cruzou o deserto do sul do Iraque entre o sábado de madrugada e a manhã deste domingo.

No auge da presença militar americana no Iraque, o país chegou a contar com mais de 170 mil soldados no país e um total de 500 bases.

O conflito matou cerca de 4.500 soldados dos Estados Unidos e dezenas de milhares de iraquianos desde o início da campanha militar, em 2003.

A guerra teve um custo de cerca de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 1,8 trilhão) para os cofres americanos.

Por conta própria

Com a saída das forças americanas, o Iraque espera poder conter as explosões de violência sectária que ainda assolam o país por meio de suas forças de segurança treinadas pelos Estados Unidos. Mas atentados e confrontos deixam em média 350 pessoas mortas todos os meses no Iraque.

De acordo com o correspondente da BBC em Teerã, Jim Muir, a segurança precisa estar ligada à estabilidade política, outro dos grandes desafios enfrentados pelo país.

Mas em meio à retirada americana, uma crise política começava a emergir em Bagdá, com deputados do bloco Iraqyya, do primeiro-ministro Ayyad Allawi, se retirando do parlamento, no sábado.

A facção política é formada por muçulmanos sunitas e acusa o governo predominantemente islâmico xiita do presidente Nouri al Maliki de concentrar demasiado poder em suas mãos.

Há também tensões em duas regiões predominantemente sunitas, que querem se declarar autônomas, à exemplo do que fizeram os curdos no Norte do Iraque.

Existe ainda uma convicção generalizada de que com a saída dos americanos, a influência iraniana sobre o Iraque irá aumentar.

Os Estados Unidos irão manter no país apenas 157 soldados responsáveis por treinamento na Embaixada americana, assim como um pequeno contingente de fuzileiros navais responsáveis pela segurança da missão diplomática.

Fonte: BBC Brasil

PLATAFORMA DE PETRÓLEO AFUNDA NA RÚSSIA

Uma plataforma de petróleo na Rússia afundou, matando pelo menos duas pessoas nas gélidas águas do extremo leste do país.

A plataforma Kolskaya, construída em 1985, estava sendo rebocada a cerca de 200 quilômetros da ilha de Sakhalin, quando tombou após uma forte tempestade.

Um total de 14 pessoas foram resgatadas com sucesso, mas há temores de que a plataforma tenha tombado antes que as 67 pessoas que estavam a bordo conseguissem escapar por meio de balsas de salvamento.

As operações de resgate foram prejudicas pelas extremas condições meteorológicas, com ventos fortes e ondas de até 4 metros de altura.

Águas gélidas

Helicópteros e um avião ajudaram a vasculhar a área, mas as buscas tiveram de ser suspensas ao anoitecer. As águas na região chegam a atingir temperaturas de -17 graus centígrados.

Duas das quatro balsas de salvamento foram encontradas depois sem que ninguém estivesse a bordo.

Um representante dos serviços de emergência russo disse à agência de notícias AFP que a estrutura da plataforma foi abalada pelo gelo e pelas ondas e que água começou a entrar na plataforma, o que levou ao afundamento.

Uma investigação está sendo realizada para estabelecer se normas de segurança foram violadas durante o transporte da plataforma Kolskaya em meio às más condições de tempo.

De acordo com a companhia que opera a plataforma, ela não estava realizando quaisquer operações de prospecção quando o acidente ocorreu e, portanto, não riscos de que o desastre provoque vazamento de petróleo.

Fonte: BBC Brasil

BARCELONA ARRASA O SANTOS


Barcelona não deu chances ao Santos, dominou a final e venceu por 4 a 0
Foto: Reuters

Com mais uma atuação de gala neste domingo, o Barcelona voltou a mostrar ao mundo por que é considerado uma das maiores equipes da história do futebol. Com jogo coletivo impecável e brilhos individuais, os comandados de Pep Guardiola massacraram o Santos na final do Mundial de Clubes, no Estádio Internacional de Yokohama, e venceram por 4 a 0 com facilidade, destruindo o sonho alvinegro de chegar ao tricampeonato. Messi (duas vezes), Xavi e Fàbregas anotaram os gols do confronto, que teve três gols só no primeiro tempo.

O título é o segundo Mundial conquistado pelo time catalão - em 2009, a mesma base venceu o Estudiantes de La Plata (ARG) na final. O time espanhol foi soberano na decisão deste domingo no início ao fim e não deu chance alguma à equipe de Muricy Ramalho. O treinador mexeu no time que venceu o Kashiwa Reysol na semifinal, sacando Elano para a entrada de Léo, mas não alterou o esquema com quatro defensores e três volantes da partida anterior. A marcação santista, porém, não se encontrou em nenhum momento.

Com grande expectativa sobre si, Neymar não conseguiu render. O único bom lance do camisa 11 foi um passe no primeiro tempo, começando jogada que terminou em chute de Borges, para defesa de Valdés. Isolado do time, que não conseguia levar a bola até ele, o astro santista teve uma chance clara de gol na segunda etapa após passe de Ganso, mas bateu em cima do goleiro.

Com mais de 70% de posse de bola, o Barcelona jogou a maior parte do confronto sem nenhum atacante de ofício - Daniel Alves, Messi e Thiago formaram a linha ofensiva da equipe, sempre com extrema movimentação e troca de posições. Na segunda etapa, o time catalão diminuiu o ritmo, mas jamais viu ameaçada a conquista, que consagra ainda mais a espetacular geração da equipe azul-grená.

Primeiro tempo: domínio total do Barcelona e três gols

Ao contrário do que os nomes sugeriam, o Santos não entrou em campo com três na zaga: Bruno Rodrigo fez a lateral direita, com Edu Dracena e Durval no miolo, e Léo na esquerda. Danilo, Arouca e Henrique ficaram plantados à frente da defesa para tentar dar liberdade a Ganso; na frente, Borges e Neymar. Já o Barcelona veio em um 3-4-3, com uma linha de frente formada por Daniel Alves na direita, Messi flutuando pelo centro e Thiago na esquerda.

Quando a bola rolou, o jogo natural do time espanhol logo apareceu. Trocando passes por todo o campo, infiltrando-se nas linhas de marcação do Santos e mantendo a posse de bola quase o tempo inteiro, o Barcelona dominou. Porém, a primeira chegada foi do time paulista: aos 7min, Daniel Alves errou inversão de jogo e os alvinegros puxaram ótimo contra-ataque, mas Neymar segurou demais a bola e foi desarmado.

A resposta dos catalães veio cinco minutos depois, com Messi. O camisa 10 escapou facilmente de Henrique pela meia direita, puxou para o centro e chutou de fora da área; Rafael espalmou e conseguiu também defender o rebote de Thiago. Mesmo acuado, o Santos voltou a ter uma oportunidade aos 15min, após Borges ser derrubado por Piqué. Neymar rolou a cobrança de falta para Ganso, que chutou para fora.

Controlando totalmente o andamento do jogo, o Barcelona enfim abriu o placar aos 16min. Xavi dominou com estilo na intermediária e buscou enfiada de bola para Messi; Durval falhou e deixou a bola passar entre suas pernas. O argentino só teve o trabalho de invadir a área e tocar por cima do goleiro Rafael. Bruno Rodrigo ainda tentou tirar de bicicleta, mas sem sucesso.

Perdido em campo, o Santos tinha dificuldades para achar os jogadores do Barcelona, que trocavam de posição e apareciam invariavelmente livres para receber a bola. Sem forçar o ritmo, a equipe espanhola aumentou o placar aos 23min: Daniel Alves cruzou rasteiro da direita, Durval e Bruno Rodrigo não cortaram o passe, e Xavi ficou na cara de Rafael, precisando apenas dominar e tocar no canto do goleiro alvinegro.

Sem conseguir receber a bola, Neymar finalmente apareceu bem aos 26min, com passe que encontrou Henrique livre no meio. O volante tocou para Ganso, que enfiou ótima bola para Borges, nas costas de Abidal; o camisa 9 bateu cruzado, mas Valdés defendeu bem. O massacre do Barcelona continuou e, dois minutos depois, Xavi deu passe perfeito por cima da zaga para Fàbregas, que dominou e emendou de esquerda na trave.

Muricy foi forçado a tirar Danilo aos 29min após o jovem jogador sentir lesão, colocando o barrado Elano em campo. Assim se encerrou a passagem do camisa 4 pelo Santos, já que ele ruma para o Porto em janeiro. A mudança não alterou o panorama da partida: o time brasileiro tentou apertar um pouco mais a saída de bola do Barcelona, mas os jogadores do time catalão seguiam sem errar passes e dominando o confronto.

O terceiro gol veio aos 44min. Messi controlou a bola na área, escapou de uma falta, protegeu de Edu Dracena e rolou de calcanhar para a passagem de Daniel Alves; o brasileiro cruzou e Rafael conseguiu espalmar. No rebote, Thiago tentou de peixinho, para nova defesa de Rafael. Em nova sobra, porém, Fàbregas tocou no contrapé do goleiro e balançou a rede.

Segundo tempo: espanhóis diminuem o ritmo e conquistam o título

Apesar do domínio completo dos europeus, o Santos voltou da mesma maneira para a segunda etapa, que começou acelerada. Com apenas 40s, Messi carregou pela direita, cortou Edu Dracena e serviu Fàbregas na área, mas Rafael conseguiu mandar para escanteio o desvio do espanhol. O Santos respondeu no minuto seguinte: em nova oportunidade de contra-ataque, Ganso achou Borges com bom passe na direita; o camisa 9 cruzou e Neymar escorou para fora de cabeça.

Tocando a bola no meio de campo sem ser muito incomodado pela marcação santista, o Barcelona apertou o ritmo aos 6min e quase fez. Messi enfileirou adversário pelo meio e abriu para Thiago na esquerda; o jogador cruzou na segunda trave, mas Daniel Alves cabeceou mal. Dois minutos depois, Fàbregas deu lindo passe por cima para Messi, que tentou colocar entre as pernas de Rafael, mas o goleiro defendeu.

Mesmo sendo dominado em campo, o Santos conseguia prendera bola um pouco mais que no primeiro tempo. Aos 9min, Elano tocou para Borges na área, mas o centroavante adiantou demais e Valdés conseguiu abafar. O Barcelona respondeu com uma tabela espetacular entre Fàbregas e Iniesta, com o último finalizando para fora.

Guardiola sacou Piqué para poupar o zagueiro, que vem de problemas físicos, e colocou Mascherano aos 11min. Foi então que Xavi errou no meio de campo, o Santos retomou a bola e Ganso deixou Neymar na cara do gol - o camisa 11, porém, bateu fraco, em cima de Valdés, perdendo a melhor chance da equipe paulista no jogo.

A partir dos 15min, o Barcelona passou a diminuir o ímpeto ofensivo e se focar mais em manter a posse de bola, para deixar o tempo passar. Como resultado, o Santos não conseguia jogar, e a partida ficou morna. Os ânimos só voltaram a se exaltar aos 25min, quando Mascherano chegou forte em Borges e recebeu cartão amarelo.

Jogando solto e rodando a bola pelo campo, o Barcelona por vezes se infiltrava na área do Santos. Aos 34min, o "atacante" Daniel Alves ficou com sobra na área e chutou forte na trave. Dois minutos depois, não teve jeito: Messi recebeu boa bola de Daniel Alves, driblou Rafael e tocou para o gol vazio, marcando pela segunda vez na partida e sacramentando a goleada.

FICHA TÉCNICA

Santos
Rafael; Bruno Rodrigo, Edu Dracena, Durval e Léo; Danilo (Elano), Henrique e Arouca; Ganso (Ibson); Borges (Alan Kardec) e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho

Barcelona
Valdés; Puyol (Fontàs), Piqué (Mascherano) e Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta e Fàbregas; Daniel Alves, Messi e Thiago (Pedro). Técnico: Pep Guardiola

Gols
Santos 0 x 4 Barcelona

Barcelona: Messi, aos 16min, Xavi, aos 23min, e Fàbregas, aos 44min do 1º tempo; Messi, aos 36min do 2º tempo
Cartões amarelos 

Santos: Edu Dracena e Ganso
Barcelona: Piqué e Mascherano

Árbitro 
Ravshan Irmatov (UZB)

Local 
Estádio Internacional de Yokohama, Yokohama (Japão)

Fonte: Terra

DENÚNCIAS CONTRA SERRA SÃO "UM SOCO NA CARA"


Expectativa é que o livro venda cerca de 300 mil exemplares / Divulgação


“É um fenômeno editorial”. Com estas palavras, acompanhadas de um indisfarçável orgulho, o editor Luiz Fernando Emediato fala sobre o desempenho do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, que traz denúncias contra pessoas ligadas ao ex-governador de São Paulo, José Serra. “É um soco na cara”, afirma. 


“Para um admirador do Serra e dos tucanos, é decepcionante. É como a revelação dos crimes de Stálin (ex-ditador da antiga União Soviética) para os comunistas". afirma Emediato, dono da Geração Editorial, responsável pelo lançamento, que traz denúncias de suposto pagamento de propina e lavagem de dinheiro durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

“Foram 15 mil exemplares vendidos em apenas 48 horas. Mais 30 mil estão saindo da gráfica e já estão totalmente vendidos". 

Com a procura alucinante pelo livro, alimentada sobretudo pela divulgação nas mídias sociais, “A Privataria Tucana” sumiu das livrarias. Mas Emediato promete mais 35 mil exemplares para a próxima semana. “A previsão é que atinja a marca de 300 mil unidades”, analisa. 

Precauções

O editor diz que o contato com Amaury Ribeiro foi natural. "Perguntei a ele se o livro realmente existia ou se era uma lenda. E ele me disse que não só existia como estava pronto. Conversamos a respeito e logo depois lançamos o livro". 

Segundo Emediato, o processo de edição foi demorado. “Fiz questão de obter todas as cópias originais dos documentos, que saíram de cartórios, autenticados e com firma reconhecida”. 

Além de obter cópias dos documentos já obtidos anteriormente, Emediato tomou outras precauções. "Antes de publicar, consultei três advogados e um membro do Ministério Público. Eles me disseram que são provas irrefutáveis”. 

Por isso, ele diz não se importar com as reações negativas ao livro. “Já vejo pessoas tentando desqualificar o autor, a editora e minha pessoa. Mas digo: ‘leia o livro e venha falar com a gente depois’. São 200 páginas de textos e mais 140 páginas de provas documentais”.

Fonte: Band