terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ENFERMEIRA QUE AGREDIU E MATOU CÃO SE DIZ ARREPENDIDA

Em depoimento à polícia, a enfermeira filmada agredindo um cachorro da raça Yorkshire em Formosa, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal, afirmou estar profundamente arrependida pela morte do animal. As informações são do seu advogado, Gilson Saad. 

As agressões ganharam grande repercussão após terem sido filmadas por um vizinho, que colocou o vídeo no Youtube. Nas imagens, a mulher aparece chutando e arremessando o cão contra a parede, na frente do filho. O animal acabou não resistindo e morreu.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 3 mil à enfermeira. A punição é baseada no artigo 32 da Lei 9.605, de 1998, e no artigo 29 do Decreto 6514 de 2008, que regulam crimes ambientais. Segundo o órgão, a multa independe das investigações. A mulher tem 20 dias para apresentar defesa. 

O advogado afirmou que a enfermeira agrediu o cão porque ele havia bagunçado a casa enquanto ela, o marido e a filha estavam em um restaurante. 

Saad acrescentou ainda que sua cliente sempre conviveu com animais de estimação e nunca havia cometido este tipo de agressão

O depoimento durou quase uma hora e meia. A mulher negou que maltratasse o animal com frequência. Contudo, vizinhos já haviam relatado que as agressões eram constantes. Durante o depoimento, cerca de dez pessoas chegaram a cercar a delegacia, mas nenhum incidente foi registrado.

Não está descartada a possibilidade de a enfermeira acionar legalmente os vizinhos que hospedaram o homem que fez as filmagens, por invasão de privacidade, acrescentou o advogado.

Homem depõe

O homem que filmou uma enfermeira de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, espancando até a morte um cachorro da raça Yorkshire, começou a prestar depoimento na manhã desta segunda-feira, em Barra do Garças (MT), onde mora. Claudemir Rodrigues Maciel foi convocado a depor por carta precatória, a pedido da delegacia de Formosa. 

Claudemir afirmou que começou a filmar as agressões ao ser acordado pelos latidos do cachorro. Ele passava o fim de semana no apartamento da madrinha da filha, que é vizinha da enfermeira. Ele admitiu que já tinha conhecimento das agressões da enfermeira ao animal e, por isso, decidiu gravar a cena.

Claudemir gravou tudo da área de serviço, que dá vista para a o apartamento da enfermeira, que fica um andar abaixo. De acordo com Claudemir, ele ainda filmou o cão vivo no dia seguinte. O animal estava molhado, na área de serviço.

A expectativa é de que a enfermeira preste depoimento ainda nesta semana. O delegado disse que negocia com a defesa da mulher uma data para ela depor.

A enfermeira chegou a afirmar que havia cometido a agressão porque estava num "mau dia", minimizando o ocorrido.

Fonte: Jornal do Brasil

SUICIDA-SE IVÁN HEYN, SUBSECRETÁRIO DE COMÉRCIO DA ARGENTINA


O subsecretário de Comércio da Argentina, Iván Heyn, que participava nesta terça-feira de uma reunião presidencial de cúpula do Mercosul, em Montevidéu, enforcou-se num hotel do centro da cidade, confirmou a presidência uruguaia.

O anúncio da morte abalou o encontro do Mercosul que se desenvolvia desde o meio-dia na capital uruguaia, com a presença dos presidentes de Argentina, Cristina Kirchner; Brasil, Dilma Rousseff; Paraguai, Fernando Lugo; Uruguai, José Mujica, além de Hugo Chávez da Venezuela, em processo de adesão ao bloco e Rafael Correa, do Equador, país associado.


Ivan participava, junto com Kirchner, do encontro da cúpula do Mercosul
Ivan participava, junto com Kirchner, do encontro da cúpula do Mercosul
"Ele se matou no hotel Radisson", disse um funcionário do governo uruguaio, que preferiu não ter o nome revelado, acrescentando que foi encontrado enforcado e que a presidente argentina, Cristina Kirchner, chegou a ser atendida por uma equipe médica, na sede do Mercosul, depois de uma crise nervosa ao saber da notícia.

Em torno do hotel Radisson, onde se hospedam os presidentes que participam da cúpula do Mercosul, foi reforçada a segurança no décimo andar, onde a Polícia Técnica realiza seus trabalhos, comprovou a AFP.

Pouco antes da divulgação da notícia foi suspensa a realização da foto oficial do encontro presidencial, no prédio onde fica a sede do Mercosul.

Heyn, de 33 anos, era economista e líder do grupo juventude peronista La Cámpora, do qual participa Máximo Kirchner, filho mais velho da presidente argentina.

Ex-dirigente da Federação Universitária argentina, ocupou outros cargos no ministério da Economia durante a primeira presidência de Cristina Kirchner e havia assumido há dez dias a subsecretaria de Comércio Exterior.

Foi presidente da estatal Corporación Antiguo Puerto Madero (de desenvolvimento urbano) a partir de julho de 2010, e entre 2009 e 2011 gerenciou estudos macroeconômicos no Banco de Investimento e Comércio Exterior.

Além disso, trabalhou como subsecretário de Indústria do ministério da Economia e Produção, entre maio de 2008 e janeiro de 2009, no primeiro mandato de Cristina Kirchner.

Formado em Economia na Universidade de Buenos Aires, Heyn viajou na semana passada a Montevidéu para participar de reuniões técnicas preparatórias à cúpula do Mercosul.

O grupo debatia, nesta terça-feira, uma solução jurídica para o ingresso da Venezuela, freado pelo Parlamento paraguaio, e medidas a serem tomadas ante a crise financeira internacional.

Fonte: Jornal do Brasil

COMBINAÇÃO DE RESULTADOS LEVA 17 PESSOAS À PRISÃO, NA ITÁLIA

Dezessete pessoas, inclusive o ex-capitão do Atalanta e o meio-campista italiano Cristiano Doni, foram presos nesta segunda-feira em ligação a um escândalo de resultados combinados e apostas, disse a polícia.


Operação Policial


A operação, chamada de “Última Aposta”, foi realizada em diversas cidades italianas após uma investigação de magistrados na cidade de Cremona, no norte da Itália.

Os detidos e acusados de combinar resultados de jogos tinham contatos com grupos criminosos em Cingapura e no Leste Europeu, segundo comunicado da polícia.

A investigação foi uma continuação de um inquérito anterior neste ano realizada por autoridades do setor de esportes, que levou à suspensão e proibição de diversos jogadores, entre eles, Doni.

Eles foram acusados de combinar os resultados de ao menos dois jogos do Atalanta no ano passado, quando a equipe estava na segunda divisão.

Outros jogadores e ex-jogadores da segunda divisão também foram presos, além do técnico de um clube e o ex-treinador do Ravenna, da quarta divisão.

Fonte: Correio do Brasil

GRUPO OPPORTUNITY SE DEFENDE DA PRIVATARIA

Em carta enviada ao site brasileiro especializado em política Congresso em Foco, a assessoria do grupo Opportunity, que pertence ao empresário Daniel Dantas, respondeu a parte do conteúdo da entrevista realizada com o jornalista Amaury Ribeiro Jr., autor do livro A Privataria Tucana. O livro de Amaury reúne documentos – a maioria recolhidos pela CPI do Banestado – que tratam do processo de privatização de empresas estatais ocorrido no governo Fernando Henrique Cardoso e de operações em paraísos fiscais que Amaury relaciona a esse processo.

Na carta, o Opportunity nega que tenha sido beneficiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no leilão da Telebrás. De acordo com o grupo, essa denúncia seria resultado de “diálogos incompletos pinçados das fitas do BNDES”, numa referência ao caso das conversas gravadas em 1998 de pessoas ligadas ao banco e ao processo de privatização, que ficou conhecido como escândalo dos grampos do BNDES. Diz também que a carta de fiança obtida pelo Opportunity às vésperas da privatização não foi fundamental para a participação no leilão de privatização.

Daniel Dantas“Além do Banco do Brasil o Opportunity tinha cartas de fiança do Citibank, do Unibanco e do Banco Francês Brasileiro, mais que suficientes para pagar as aquisições que pretendia fazer. Ou seja, o Opportunity não precisava da carta de fiança do Banco do Brasil”, diz a carta.

A nota do Opportunity menciona também a sociedade entre a irmã de Daniel Dantas, Verônica Dantas Rodenburg, e a filha de José Serra, Verônica Serra. Segundo a nota, Verônica Dantas fora indicada para ser conselheiro da empresa, JVN Decidir. Não seria sócia.

Leia a íntegra da nota do Opportunity

Prezados senhores,

A entrevista “Amaury Ribeiro Jr.: assim caminhou a privataria” publicada, em 19 de dezembro, no site Congresso em Foco, cita Daniel Dantas e Verônica Dantas.

Por isso, é preciso esclarecer que:

Daniel Dantas criou, em 1994, o Opportunity – uma das primeiras empresas de gestão independente de recursos do país. Em seu portfólio estão fundos de investimentos abertos (de liquidez diária) e fundos de private equity (fechados e de longo prazo). (*)

O Opportunity liderou consórcios que participaram do leilão de privatização da Telebrás em julho de 1998. Os consórcios liderados pelo Opportunity, capitalizados, adquiriram as empresas Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular. O Opportuntiy foi acusado de ter sido beneficiado pelo BNDES no leilão da Telebrás. O tempo e a Justiça provaram que não houve qualquer tipo de favorecimento.

Diálogos incompletos pinçados das fitas do BNDES suposta e indevidamente sugeriam que o Opportunity foi beneficiado pelos diretores do BNDES, falavam ainda sobre a concessão de uma carta de fiança do Banco do Brasil ao Opportunity. A solicitação dela ao patrocinador da Previ, aconteceu às vésperas do leilão e servia como garantia de que a fundação pagaria o combinado. Além do Banco do Brasil o Opportunity tinha cartas de fiança do Citibank, do Unibanco e do Banco Francês Brasileiro, mais que suficientes para pagar as aquisições que pretendia fazer. Ou seja, o Opportunity não precisava da carta de fiança do Banco do Brasil.

Em relação à Verônica Dantas esclarecemos que ela foi indicada pela JVN Decidir como conselheira da Decidir. Ou seja, a Verônica Dantas representava a JVN. Não era sócia da JVN. A JVN tinha uma participação pequena na Decidir e nunca foi um sócio/líder.

A Decidir foi lançada, em 1999, na Argentina e tinha como produto principal o serviço de avaliação de crédito de pessoas físicas e jurídicas. O Opportunity, por meio da empresa JVN Decidir, detinha uma participação de aproximadamente 3%. A participação da JVN Decidir atendia a um pedido do Citigroup, líder da rodada inicial de investimento.

O banco americano entendia que a JVN Decidir poderia ajudá-los a acompanhar a empresa no Brasil/Argentina. A Decidir, além da JVN Decidir, tinha como outros sócios: Latin American Investment Bank Bahamas Limited (Citicorp Venture Capital – Latin America) – 15%; SCP Partners – 12%; Latin Internet Ventures Inc. – 8%; GE Capital Equity Investments Ltd. – 7%; Investor International Cayman Limited (IRR) – 6% ; Cima Asset Management Inc. e Cima Consulting Ltd. – 5%; HSBC Tower Fund – 5%; Vas Latin America Corp. – 3%.

A participação da JVN Decidir foi vendida, em 2001, para os executivos da Decidir.com.

Atenciosamente,

Elisabel Benozatti
Assessoria de Comunicação do Opportunity

(*) O Opportunity figura entre as principais empresas independentes de gestão de recursos no mercado da América Latina. A destacada rentabilidade dos fundos geridos pelo Opportunity é reconhecida e marcada pela conquista de prêmios. Os números são melhores que adjetivos. Suponhamos que, em 14/03/1986, o leitor tivesse investido no Opportunity Lógica II Fia o equivalente a US$ 10 mil. Ao término de junho de 2011, ele teria acumulado cerca de US$ 17 milhões. Já quem aplicou, durante este mesmo período, o mesmo valor em ações que compõem o Ibovespa, acumulou US$ 180 mil.

Em 1997, O Opportunity passa a dedicar-se também a gestão de fundos de private equity. Esses fundos de private equity participaram das privatizações.

Fonte: Correio do Brasil

NASA ENCONTRA DOIS PLANETAS DO TAMANHO DA TERRA


Criado para caçar um planeta gêmeo da Terra, o telescópio espacial Kepler já encontrou, pelo menos, dois "primos". A Nasa (agência espacial americana) anunciou a descoberta de uma dupla que tem quase o mesmo tamanho do nosso planeta.

Associated Press
A partir da esq., o Kepler-20e, Vênus, a Terra e o Kepler-20f; veja galeria com mais planetas descobertos pela Nasa
A partir da esq., o Kepler-20e, Vênus, a Terra e o Kepler-20f; veja galeria com mais planetas descobertos pela Nasa

Os dois novatos orbitam uma estrela do mesmo tipo do Sol, localizada a quase 950 anos-luz da Terra e são, até agora, os dois menores planetas já registrados fora do Sistema Solar.

Um deles é ligeiramente menor do que a Terra. O Kepler-20e tem 0,86 vez o raio terrestre. Já seu companheiro, o Kepler-20f, tem praticamente o mesmo tamanho. Seu raio é só 0,03 vez maior.

Os cientistas acreditam que os dois planetas sejam rochosos, como a Terra, e tenham uma composição química parecida com a do nosso planeta.

Apesar das semelhanças, ambos são provavelmente quentes demais para abrigar vida. Eles estão bem próximos da sua estrela, a uma distância relativamente menor até a que a de Mercúrio com o Sol.

Por conta disso, em Kepler 20e a temperatura fica em torno de escaldantes 760°C. Já o Kelpler-20f, com 430°C, é um pouco mais ameno, mas ainda infernal.

"Essa descoberta é um marco, pois se trata de planetas muito pequenos. Os pesquisadores estão refinando cada vez mais sua capacidade de localização", diz Carolina Chavero, pesquisadora de astronomia e astrofísica do Observatório Nacional.

Além da dupla, a estrela Kepler-20 também têm outros três planetas ligeiramente maiores em sua órbita.

O trabalho foi publicado na versão on-line da revista "Nature".

Fonte: Folha

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE TER MATADO NAMORADA E ESCONDER O CORPO NUMA MALA

A polícia prendeu na madrugada desta terça-feira o garçom Leandro Rodrigues de Moraes, 30, suspeito de matar sua companheira de quarto e esconder o corpo dentro de uma mala, no bairro da Bela Vista, no centro de São Paulo.

Moraes estava desaparecido havia cerca de cinco dias, mesmo tempo que, calcula a polícia, ocorreu a morte de Gisele Garcia Barbosa de Farias, 28, garçonete.

O corpo de Gisele foi encontrado no domingo (18), após vizinhos notarem o cheiro do cadáver em decomposição. Policiais foram ao local e acharam o imóvel todo revirado.

No chão, encontrava-se uma mala grande de rodinhas, com uma sacola sobre ela. Dentro, havia um corpo embrulhado em roupas e panos. O banheiro tinha uma poça de sangue. Na despensa, mais sangue em um lençol jogado num balde.

Segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal), Gisele morreu por esganadura. A decomposição do corpo estava tão avançada que os policiais não conseguiram de imediato identificar o sexo do cadáver. Apesar disso, o filho dela conseguiu reconhecer um anel que era usado pela vítima.

A prisão de Moraes aconteceu após ele entrar em contato com seu chefe, dono do bar onde trabalha. Moraes disse a ele que tinha sido sequestrado e que estava em São Vicente, litoral de São Paulo. Para os criminosos o soltarem, ele precisaria pagar a quantia de R$ 10 mil, segundo a polícia.

Em contato com policiais, seu chefe marcou um encontro para a entrega do valor, na Ponte Pênsil de São Vicente, às 0h de hoje. No local, a polícia o prendeu.

Durante os depoimentos, o garçom afirmou que foi sequestrado e levado para São Vicente pelos mesmos homens que, segundo ele, mataram a jovem.

Para a polícia, no entanto, a história foi inventada e ele é o responsável pela morte de Gisele. Apesar de morarem juntos no apartamento da Bela Vista onde o corpo foi achado, a polícia disse não acreditar que eles mantinham relacionamento amoroso.

A polícia ainda não informou qual teria sido a motivação do crime, mas conclui que ele não foi premeditado. "Ele usou a mala porque não sabia o que fazer com o corpo", disse o delegado Maurício Guimarães, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Fonte: Folha

PASSA DE MIL O NÚMERO DE MORTOS NAS FILIPINAS

A tempestade tropical Washi, que atingiu o Sul das Filipinas no fim de semana, devastando as regiões mais pobres do arquipélago, causou mais de mil pessoas mortas ou desaparecidas, de acordo com o último balanço divulgado hoje (20) pelos serviços de socorros.

A tempestade tropical, registada na Ilha de Mindanao desde a noite de sexta-feira (16), provocou 957 mortos e 49 desaparecidos, de acordo com o balanço do Organismo Nacional de Prevenção de Catástrofes.

Ontem (19), a agência Lusa tinha dado conta de 662 mortos e 82 desaparecidos, enquanto a Cruz Vermelha filipina avançou 713 vítimas e 563 desaparecidos.

As cidades portuárias de Cagayan de Oro e de Iligan foram as mais fustigadas, com 579 e 279 vítimas, respetivamente.

A maioria das vítimas morava nos bairros de lata situados na costa, tendo sido surpreendida pela tempestade e arrastada pelas cheias.

Aldeias inteiras foram arrasadas, estradas e pontes ficaram destruídas, havendo registo de cerca de 47 mil pessoas desalojadas.

As Filipinas são afetadas por cerca de 20 tempestades tropicais ou tufões todos os anos.

Todavia, a maior parte incide sobre o Norte do país, o que explica o fato de os habitantes de Mindanao estarem despreparados para a tempestade, segundo as autoridades.

Fonte: Agência Brasil

SENADO BRASILEIRO AUMENTA A COTA DE PARTICIPAÇÃO DO PAÍS NO FMI

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira, o projeto que aumenta a cota de contribuição brasileira no Fundo Monetário Internacional (FMI) de 1,78% para 2,31% - um aumento de 0,53 ponto percentual na comparação com a reforma ocorrida em 2008 no fundo. A maior participação brasileira no FMI coloca o Brasil como o segundo maior beneficiário da reforma de 2010, depois da China. A matéria segue para promulgação em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Com a alteração, o País passa de 14º para o 10º maior cotista do fundo. A mudança também afeta a forma de escolha dos diretores do FMI, que passarão a ser eleitos, em vez de indicados. O projeto é um acordo entre todos os países membros do FMI. A mudança deve ser corroborada pelos parlamentos de cada nação até outubro do ano que vem.

A alteração no tamanho da cota brasileira aumenta, também, a participação do País nas decisões do fundo. As reformas têm como objetivo aumentar o peso da decisão dos países emergentes e em desenvolvimento nas decisões do FMI.

A continuidade dessas reformas foi uma das condições impostas pelo Brasil à época da escolha do novo dirigente do fundo. O ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, afirmou que apoiaria a candidatura daquele que desse continuidade às medidas para aumentar a participação dos emergentes no FMI. Em maio deste ano, o ex-dirigente do FMI, Dominique Strauss-Kahn foi afastado do cargo após denúncias de abuso sexual envolvendo uma camareira de um hotel de Nova York. Depois do escândalo, a francesa Christine Lagarde foi a escolhida para gerir o fundo. 

Fonte: Terra

NASCE NO PARÁ BEBÊ COM DUAS CABEÇAS

Um bebê com duas cabeças idênticas nasceu no Hospital Municipal de Anajás, no Pará, na segunda-feira e foi transferido de avião para a Santa Casa de Belém no começo da tarde de hoje para acompanhamento médico. De acordo com o hospital de Anajás, o menino estava consciente e não precisou ser encaminhado a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após o parto.

Segundo informou a direção do hospital, a criança nasceu por volta da 1h da manhã de ontem. A mãe, uma jovem de 25 anos, sentiu fortes dores e procurou a unidade de saúde. "Identificamos por meio de um ultrassom que o bebê tinha duas cabeças e imediatamente acionamos a equipe médica e o bloco cirúrgico para fazer a cesariana", contou o diretor da unidade, Claudionor Vasconcelos.

A cirurgia durou cerca de uma hora porque, segundo os médicos, o bebê estava sentado em uma posição difícil. "Mesmo com todos os problemas estruturais de um hospital de interior, os médicos conseguiram o objetivo, que foi de salvar tanto a mãe como o bebê", comemorou Vasconcelos.

O menino nasceu com 4,5 kg, sem nenhuma complicação. A criança ficou no quarto com a mãe na ala de pediatria, até a transferência para a capital. A mãe também não teve nenhuma complicação.

A transferência para o hospital da capital foi feita de táxi aéreo por uma equipe do Samu. Na chegada em Belém, um aparato de UTI já aguardava mãe e filho para fazer a transferência para a Santa Casa de Misericórdia.

O caso é considerado inédito na região. "Não temos nenhuma notícia de um caso assim aqui no município e acredito que também no Estado", ressaltou o médico.

A Santa Casa de Misericórdia informou, por meio de sua assessoria, que uma equipe de médicos fazia a avaliação da criança por volta das 15h50 e que somente irá se pronunciar sobre como será feito o acompanhamento do caso no final da tarde.

Fonte: Terra

PETROBRÁS E VALE AVALIAM PROJETO BILIONÁRIO EM SERGIPE

A Petrobras e a mineradora Vale estão avaliando a possibilidade de uma associação para explorar potássio e petróleo na mesma área, em projeto bilionário em Sergipe, informou o presidente da petroleira, José Sergio Gabrielli, nesta terça-feira.

"Estamos discutindo questões técnicas de cavernas e poços, como combinar risco de gás com risco de produção de potássio. São problemas técnicos", afirmou Gabrielli a jornalistas durante encontro de final de ano com a imprensa na sede da empresa, no Rio. "Evitar explosão é um dos problemas principais, exatamente por isso que é problemático", acrescentou.

A Vale tem interesse em implementar um grande projeto de produção de potássio em área no Sergipe cujos direitos de exploração estão em poder da Petrobras. Na mesma área está localizado o campo de Carmópolis, o segundo maior produtor de óleo em terra, onde a Petrobras já explora petróleo há décadas.

Indagado por esta reportagem sobre a possibilidade de a Petrobras abrir mão do petróleo ali, o diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella, foi contundente ao afirmar que a premissa básica do negócio é que a produção de petróleo é prioritária.

"A Petrobras certamente não vai abrir mão dos volumes que têm naquela área de Carmópolis em que se sobrepõem a possibilidade de lavra de sais de potássio e petróleo", respondeu Estrella.

"O que está se vislumbrando e estudando é a possibilidade de lavra de potássio e petróleo concomitantemente. Mas isso vai demorar um certo tempo porque envolve parte técnica muito sofisticada".

Gabrielli ponderou que a interface entre petróleo e potássio ocorre em área muito pequena em relação à área total que está em discussão com a Vale.

Segundo uma fonte ligada ao processo, o método de exploração de potássio que a Vale pretende usar na região, de dissolução da rocha de carnalita, pode deteriorar a estrutura que mantém os depósitos de petróleo. Outro problema é que a extração de petróleo e potássio pode ocasionar explosões provocadas pelos hidrocarbonetos.

A Vale já tem um contrato de arrendamento com a Petrobras pelo qual produz potássio na região a partir da mina de Taquari-Vassouras.

O objetivo da Vale é ampliar a produção de potássio em mais de três vezes a partir da exploração de outras minas que ficam na área da Petrobras.

A Vale já explora a mina de potássio arrendada da Petrobras em Sergipe desde 1991 e produz cloreto de potássio a partir dos sais de silvinita, num volume de cerca de 700 mil toneladas anuais.

Avaliado em cerca de 4 bilhões de dólares, o projeto é considerado pelo governo importante para reduzir as importações de potássio, estimadas em mais de 90 por cento do consumo.

Fonte: Reuters

VENEZUELA INSISTE EM ENTRAR NO MERCOSUL

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, voltou a insistir nesta terça-feira, em Montevidéu, na entrada de seu país no Mercosul como membro pleno do bloco, algo que já está em negociação desde 2006 e que depende da aprovação do Parlamento paraguaio.

O tema é um dos assuntos centrais da Cúpula de Presidentes do Mercosul, que ocorre nesta terça na capital uruguaia.

Chávez e o presidente uruguaio, José Mujica, em Montevidéu nesta terça (Reuters)Já de manhã, antes mesmo da abertura oficial da cúpula, Chávez disse aos jornalistas que "unir o Rio da Prata ao Orinoco é o que queremos".

"Já somos quase 30 milhões de habitantes (na Venezuela), e é aos países pequenos que mais vai beneficiar a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul. Nosso norte é o sul", disse o venezuelano.

O Mercosul tem como Estados plenos Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são membros associados. O Peru também estuda a entrada plena ao bloco.

A adesão venezuelana ao Mercosul foi autorizada há cinco anos, mas permanece emperrada no Legislativo paraguaio.

O presidente do Uruguai, José Mujica, pede que a entrada de Caracas seja acelerada por uma "revisão dos critérios" do bloco. Mas a declaração foi vista por críticos como um atropelamento do tratado original do Mercosul, que prevê a adesão de novos membros somente após decisão unânime dos Executivos e Legislativos dos membros atuais.

Defesa comercial

Durante a reunião, que acontece na tarde desta terça, serão discutidos mecanismos de defesa comercial a serem adotados dentro do bloco para enfrentar a crise financeira internacional - como adiantou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na segunda-feira.

O bloco deve negociar a ampliação da lista de produtos importados que podem ser sobretaxados, além de discutir divergências sobre práticas consideradas protecionistas por alguns membros.

Os países menores - Uruguai e Paraguai – frequentemente reclamam de supostas barreiras comerciais a seus produtos nos mercados maiores, Brasil e Argentina.

Os Estados-parte também assinarão um acordo de livre comércio com a Palestina. O instrumento segue os mesmos moldes de acordos semelhantes assinados entre o Mercosul e Israel, e entre o bloco sul-americano e o Egito, no ano passado.

O acordo, para abertura de mercados para bens, também inclui capítulos sobre medidas sanitárias e fitossanitárias (destinadas ao controle de pragas agrícolas), cooperação técnica e tecnológica, e solução de controvérsias.

A presidente Dilma Rousseff chegou à capital uruguaia às 12h40, acompanhada dos ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Marco Aurélio Garcia (assessor especial para assuntos internacionais).

Mantega e o chanceler Antonio Patriota já estão na capital uruguaia desde segunda-feira.

Participam do encontro de mandatários também Cristina Kircher, da Argentina; Fernando Lugo, do Paraguai; e Rafael Correa, do Equador.

Fonte: BBC Brasil

SUCESSÃO DE KIM JONG-LI PREOCUPA VIZINHOS DA ÁSIA



A morte do líder norte-coreano Kim Jong-Il e as incertezas sobre a sua sucessão aumentaram a preocupação dos vizinhos asiáticos com a capacidade nuclear do regime de Pyongyang.

Direta ou indiretamente – através de um ataque ou de exportação de sua tecnologia nuclear para outras nações –, a Coreia do Norte e suas ambições nucleares se tornam mais preocupantes na medida em que a sucessão do regime permanece incerta.

Corpo de Kim Jong-Il durante o funeral em Pyongyang (KRT / Reuters)Alguns analistas destacam a pouca experiência do sucessor de Kim Jong-Il, Kim Jong-un – de 27 ou 28 anos da idade –, sobre o qual pouco se sabe no Ocidente.

Muitos temem sua eventual disposição em fazer uso de armas nucleares para mostrar que está no controle.

No dia em que a morte de Kim Jong-Il foi anunciada, a Coreia do Norte realizou testes com mísseis de curto alcance, segundo autoridades da Coreia do Sul, mantendo em alerta a nação vizinha.

Tecnicamente os dois países ainda estão em guerra, já que nunca houve acordo de paz depois que cessaram os confrontos na Guerra da Coreia (1950-1953). Cerca de 28 mil soldados americanos estão estacionados na fronteira entre os dois países.

A Coreia do Norte realizou testes com armas nucleares em 2006 e 2009, mas especialistas não descartam a possibilidade de um novo teste para manter as potências ocidentais afastadas e receosas.

Algumas estimativas indicam que o arsenal norte-coreano inclua entre seis e 12 armas nucleares e entre 600 e 800 mísseis balísticos, inclusive um ou dois de longo alcance, capaz de viajar mais de 6 mil quilômetros.

Exportação de conhecimento

Além da ameaça direta, outra que vem sendo sublinhada por analistas é a capacidade do regime de Pyongyang de exportar seu conhecimento no campo nuclear.

Para o ex-secretário assistente do Departamento de Estado dos EUA, P.J. Crowley, a exportação de tecnologia nuclear é uma possibilidade atraente para um país quase isolado por um embargo econômico.

"A Coreia do Norte pode ser contida, mas não ignorada, porque o conhecimento nuclear é sua principal riqueza, que deseja vender para diversos compradores, do Paquistão ao Irã e à Líbia", disse Crowley em um artigo para a BBC.

Analistas observam que o regime norte-coreano ajudou a construir um reator de plutônio para armas atômicas na Síria, que terminou sendo bombardeado em 2007 pela aviação israelense.

De acordo com o centro de estudos britânico International Institute for Strategic Studies, Pyongyang também enviou urânio gaseificado à Líbia e é acusado de prover cooperação técnica para o regime iraniano.
Tensões regionais

Por isso o interesse – e a cautela – dos vizinhos da Coreia do Norte no manuseio de seu conhecimento e poderio nuclear durante a transição do regime.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, o governo de Seul expressou solidariedade com o povo norte-coreano após a morte do seu líder, mas permanece "cauteloso" em relação à capacidade de Kim Jong-un de se manter no poder.

O ministro sul-coreano da Defesa, Kim Kwan-jin, disse nesta terça-feira que esta é uma questão "imprevisível" e que não pode ser avaliada "de forma precipitada".

Autoridades japonesas também expressaram condolências pela morte de Kim Jong-Il – mas só depois de uma reunião de emergência do gabinete japonês em Tóquio.

Em 2009, a Coreia do Norte lançou mísseis que, segundo os japoneses, cruzou os céus do Japão.

Com várias cidades do país ao alcance do arsenal norte-coreano, o governo japonês expressou que acompanhará de perto "os riscos relacionados à sucessão".

O maior aliado da Coreia do Norte é a China, cujo presidente, Hu Jintao, compareceu nesta terça-feira à Embaixada norte-coreana em Pequim para prestar sua homenagem a Kim Jong-Il. Para analistas chineses, Pequim também acompanhará de perto a transição no vizinho da península coreana.

O maior interesse é manter a estabilidade na região, já que uma implosão do regime norte-coreano tenderia a enviar uma onda de refugiados para os países da região, em especial para a China, que se converteu em uma espécie de locomotiva da economia mundial.

Fonte: BBC Brasil

BRASIL SEGUE GERANDO EMPREGOS, MAS EM RITMO MENOR

O Brasil gerou 42.735 empregos formais em novembro deste ano, uma queda de 69,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram geradas 138.237 vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho.

A geração de empregos formais em novembro foi 0,11% maior do que a de outubro, de acordo com o governo.

Entre janeiro e novembro deste ano, segundo o Caged, foram criados 2.320.753 empregos formais, uma queda de 20,5% no número de vagas em relação ao mesmo período de 2010.

O anúncio da desaceleração do emprego ocorre duas semanas após a constatação, pelo IBGE, de que a economia brasileira estagnou no terceiro trimestre do ano, registrando avanço de 0% em relação aos três meses anteriores, num momento de incerteza sobre a economia externa.

"(Os números do Caged) não deixam de ser um reflexo da queda de atividade econômica (do Brasil)", diz Otto Nogami, professor de economia do Insper. "No mesmo período no ano passado, tínhamos euforia e crédito. Agora, os estoques da indústria estão mais altos, o que faz com que ela reduza seu nível de atividade."

Para André Pereira Perfeito, analista do Gradual Investimentos, os números do Caged "não são uma surpresa".

"O emprego já estava batendo recorde, havia uma estafa do mercado, que não tinha como continuar gerando (um número maior de vagas), principalmente com a falta de mão de obra", diz ele.

Ao mesmo tempo, diz Perfeito, o temor é que o mercado enxergue a redução do ritmo do emprego como um sinal de que o Brasil reduza sua arrecadação e, com isso, tenha menos margem para usar a política fiscal no estímulo à economia.

Carteira assinada

Nos últimos 12 meses, segundo o Caged, a geração de empregos formais chegou a 1.900.571 postos, o que aumentou em 5,23% o número de trabalhadores com carteira assinada no país.

O setor do comércio, com a criação de 107.920 postos de trabalho, apresentou a maior alta de novembro, com 1,3%.

Já a maior retração em números absolutos ocorreu na indústria de transformação, com o corte de 54.306 postos no mês passado (redução de -0,65% no número de postos), devido, segundo o ministério, a fatores conjunturais e sazonais.

Em novembro, 21 Unidades da Federação tiveram alta na criação de empregos. Os melhores resultados, em números absolutos, foram do Rio de Janeiro, com 24.867 postos (alta de 0,7%), Rio Grande do Sul, com 12.875 empregos (alta de 0,52%) e Santa Catarina, com 12.089 vagas (alta de 0,66%).

Já São Paulo perdeu 29.145 postos (queda de 0,24%), enquanto Goiás fechou 10.466 vagas (queda de 0,96%) e Mato Grosso, 5.791 (queda de 1,02%).

Fonte: BBC Brasil