terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TUCANO NÃO ROUBA, NÃO FALA, NÃO OUVE E NÃO VÊ.

MÍDIA "ISENTA", "IMPARCIAL" E "INVESTIGATIVA" SEGUE PERDIDA DIANTE DAS DENÚNCIAS CONTIDAS NO LIVRO A PRIVATARIA TUCANA

O Cafezinho inicia o ano com mudanças. Agora todos os posts têm algum conteúdo livre. A primeira análise de mídia vem mais concisa e publicada cedo, por volta das 7 horas. Os outros posts serão publicados até o meio dia.

Nas últimas semanas do ano passado, os jornais publicaram alguns textos pesadamente oposicionistas, a maior parte deles ainda refletindo as emoções despertadas com a publicação do livro Privataria Tucana. Refiro-me, especificamente, aos textos quase histéricos de Merval Pereira e Marco Antonio Villa, e ao artigo paranóico de José Serra.

Entretanto, o primeiro dia de 2012 amanheceu com editoriais e colunas que negavam o teor dos primeiros.

Por exemplo, a Folha publicou, neste domingo, um editorial intitulado “Dilma, ano 1″, surpreendentemente favorável ao governo petista, e não só à gestão Dilma como também à anterior, de Lula.

Confira os dois primeiros parágrafos:

A administração se saiu bem em vários aspectos, mas falta arrojo para desatar nós que emperram a economia e elevar o padrão da educação.

Sucessora de um presidente que fez bom governo e deixou o cargo sob consagração popular, era natural que Dilma Rousseff pautasse sua estreia pela continuidade. Devia o cargo à indicação de Lula, de quem herdou até mesmo boa parte do ministério.

No Globo de domingo, encontrei duas colunas, escritas por personalidades muito influentes da área cultural, que citam elogiosamente o livro de Amaury Ribeiro, que dias antes havia sido tratado com desprezo e até mesmo ódio por outros colunistas do mesmo jornal.

Aldir Blanc abre sua coluna de domingo de maneira impiedosa:

Abro a cortina do passado para melhor encarar 2012. Estou lendo “A privataria tucana”, de Amaury Ribeiro Jr, nos contando sobre o Brasil de FHC I e II, “vendendo tudo”, principalmente o que pertencia a nosotros. Não adianta nhe-nhe-nhem porque o jornalista e escritor tem três prêmios Esso, quatro Vladmir Herzog, e sofreu um sério atentado, investigando assassinatos de menores pelo tráfico no entorno de Brasília. O livro contém lama para mensalão nenhum botar defeito. Só um tira-gosto: o insuspeito Nobel de Economia (2001) J. Stiglitz cunhou o termo “briberzation”, ao invés de privatization. Bribe é coisa roubada, na gíria de ladrões ingleses, desde o século XIV. Infelizmente, não achei, durante a leitura, nada sobre um pretenso compêndio escrito pelo Serra, sob pseudônimo: “O ócio de Aécio no cio”.

Talvez embalada pelo slogan da tucanagem, “vender tudo”, a operadora de telemarketing, amiga de Adriano Ruínas do Imperador, tenha se apresentado — Luzes! Ação! — para depor na delegacia com aquele modelito Das pu Bangu Trois. Gastando um pouquinho meu francês aprendido na Praça Paris foi vraiment une efemèrde.

O outro colunista global que cita o livro é ninguém menos que Caetano Veloso, que aborda o tema, porém, de maneira bem mais comedida que Blanc e compensando com uma tremenda rasgação de seda em prol de Fernando Henrique Cardoso.

Dizem que 2011 foi o ano do livro “A privataria tucana”. (…) “A privataria tucana” tem estilo jornalístico vibrante.

Ainda no domingo, Jânio de Freitas faz uma referência sarcástica e algo misteriosa ao texto de Villa:

Por fim, Marco Aurélio Villa, professor de história da Universidade Federal de São Carlos e colaborador de jornais, escreve que o best-seller “A privataria tucana”, do repórter Amaury Ribeiro Jr., “foi produzido nos esgotos do Palácio do Planalto”.

Aí há duas possíveis metáforas e uma informação. As primeiras são “nos esgotos” e o próprio historiador e professor de história. É a informação que justifica o desejo inalcançável: ver provar-se, por qualquer meio inequívoco, que “A privataria tucana” “foi produzido” no Palácio do Planalto, mesmo que na garagem ou no abrigo das emas.

Com essas referências, pode-se dizer que o livro de Amaury, o grande acontecimento político do segundo semestre de 2011, finalmente conseguiu romper o bloqueio midiático e provocou um alvoroço interessante, forçando colunistas e intelectuais a tirarem a máscara, oferecendo ao leitor uma postura editorial confusa, contraditória, mas extremamente saudável do ponto-de-vista democrático. 

Fonte: Blog do Miro

IRÃ FAZ AMEAÇA AOS EUA CASO ESTES VOLTEM AO GOLFO PÉRSICO

O chefe do Exército iraniano advertiu nesta terça-feira que o país vai agir se um porta-aviões dos Estados Unidos retornar ao Golfo Pérsico. O porta-aviões deixou a região por causa de manobras navais iranianas, encerradas na segunda-feira após dez dias.

Irã
Imagem divulgada por agência iraniana mostra míssil Ghader de longo alcance que teria sido lançado durante manobras navais

–O Irã não vai repetir sua advertência. Recomendo e enfatizo que o porta-aviões americano não retorne ao Golfo Pérsico–, disse o comandante Ataollah Salehi, segundo a agência oficial Irna. Salehi não citou o nome do porta-aviões nem deu detalhes sobre o tipo de medidas que o Irã poderia adotar se ele retornar à região.

As manobras navais foram a mais recente demonstração de força do governo iraniano em meio à crescente pressão internacional contra o país por causa de seu programa nuclear. Durante os exercícios militares, o Irã anunciou ter testado com sucesso um míssil de cruzeiro terra-mar de longo alcance. O míssil Ghader teria um alcance de 200 km, suficiente para atingir alvos no Golfo.

A Rússia reagiu à notícia com ceticismo. “O Irã não possui a tecnologia para criar mísseis balísticos de médio ou longo alcance intercontinentais”, declarou o porta-voz do Ministério da Defesa, Vadim Koval, à agência de notícias Interfax. “E não os terá durante muito tempo”.

Na segunda-feira o governo iraniano voltou atrás na ameaça de interromper o tráfego no estreito de Ormuz, que havia sido feita na última semana. Um alto oficial da Marinha, almirante Mahmoud Mousavi, afirmou que o país não pretende fechar a importante rota marítima do petróleo que vai do Golfo Pérsico para os países ocidentais.

A ameaça à rota marítima foi feita após o anúncio de novas sanções dos Estados Unidos ao sistema financeiro do Irã na última semana. O governo disse que impediria a passagem de navios petroleiros pelo estreito caso os países ocidentais impusessem sanções à exportação do petróleo iraniano.

França defende sanções

Nesta terça-feira, o chanceler francês, Alain Juppé, afirmou que a França está convencida de que o Irã está desenvolvendo armas nucleares e deve enfrentar novas sanções da União Europeia. Teerã insiste que seu programa nuclear atende somente a propósitos pacíficos e que precisa de tecnologia nuclear para suprir sua demanda interna de eletricidade.

–O Irã está buscando desenvolver armas nucleares, não tenho dúvidas quanto a isso–, afirmou Juppé em entrevista ao canal I-Tele. “O último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica é explícito quanto a isso”, acrescentou, em referência a um documento divulgado no ano passado.

Juppé disse esperar que a União Europeia tome uma atitude similar aos Estados Unidos e aprove novas sanções contra o Irã até o fim do mês. Segundo ele, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, já propôs congelar os bens do Banco Central iraniano e determinar um embargo nas exportações de petróleo.

Também nesta terça-feira, o Irã pediu à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que apresentasse uma proposta de data e lugar para o reinício das negociações nucleares entre Teerã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França, China e Alemanha), interrompidas a um ano.

–Quando a data e o local forem anunciados, a equipe de negociadores apresentará seu ponto de vista e teremos um acordo final entre as duas partes–, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores iranianos, Ramin Mehmanparast.

O porta-voz de Ashton, Michael Mann, respondeu dizendo que antes de qualquer coisa o Irã deve responder a uma carta enviada pela UE em outubro. “A bola está no campo iraniano”, afirmou.

América Latina

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fará a partir do próximo domingo uma viagem de cinco dias pela América Latina, passando pela Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, igualmente informou a Irna.

Ahmadinejad viajará acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi; do ministro de Comércio, Indústria e Minas, Mehdi Gazanfari; de Energia, Majid Namjoo, indicou o diretor-geral de Assuntos Internacionais do gabinete do presidente iraniano, Mohammed Reza Forghani.

Durante sua estadia em Caracas, Ahmadinejad se reunirá com o presidente venezuelano, Hugo Chávez e na Nicarágua assistirá a posse do presidente Daniel Ortega, detalhou Forghani. Depois vai a Cuba e, por último, ao Equador.

Fonte: Correio do Brasil

MEDO DE ARRASTÕES FAZ COMERCIANTES FECHAREM AS LOJAS EM FORTALEZA


Com medo de mais arrastões, lojas de rua e de shoppings de Fortaleza, como nas ruas Floriano Peixoto e Major Facundo, fecharam as portas ou reforçaram a segurança particular. O receio começou depois da paralisação de policiais militares e bombeiros do Ceará, na manhã desta terça-feira (3). 

A Secretaria da Segurança Pública informou que a maior parte das denúncias sobre arrastões, que não são poucas, são boatos. Nas redes sociais e no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), são dezenas de relatos de supostas ocorrências de assaltos e arrastões. No início desta tarde, a hastag #CaosEmFortaleza era uma das mais comentadas no microblog Twitter.

A hastag #CaosEmFortaleza é uma das mais comentadas no microblog Twitter O governador Cid Gomes decretou situação de emergência no Ceará neste sábado (31) e solicitou tropas do Exército e Força Nacional que policiam o Ceará desde o réveillon. Os PMs parados estão acampados em um quartel da capital, para onde estão levando os carros da corporação.


A 10ª Região Militar, do Exército Brasileiro, passou a responder pela Segurança Pública no Ceará, após cabos e soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros decidirem entrar em greve, na última quinta feira, 29, às vésperas do Réveillon. 
Em nota divulgada na manhã desta terça-feira, o comando ressaltou que Fortaleza vai receber um reforço ainda hoje de 27 fuzileiros da Marinha do Brasil, 108 homens do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, que estava lotado no Rio Grande do Norte e que também terá o apoio de 130 viaturas da PM, que não foram tomadas por manifestantes.
A situação da Segurança Pública do Ceará começou a ficar tensa desde que a PM e os bombeiros entraram em greve. De acordo com as lideranças do movimento, cerca de 80% do efetivo das duas categorias está parado e concentrado na 6ª Companhia do 5° Batalhão, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Nesta segunda-feira, homens do Batalhão de Choque também aderiram à paralisação.

O tema continua gerando polêmica no Twitter
O tema continua gerando polêmica no Twitter

A desembargadora Sérgia Miranda, do Tribunal de Justiça do Ceará, determinou também que todos os prédios e viaturas da corporação que estejam em poder dos manifestantes sejam devolvidos ao comando da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e que os trabalhadores voltem imediatamente aos postos, sob pena de R$ 500,00 por dia aos militares e de R$ 15 mil a cada associação que apoiar o movimento.
Depois da determinação da Justiça, o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros do Ceará (ACSMCE), Flávio Sabino, disse que "só sairemos daqui mortos ou com a vitória".
Até agora, em substituição aos cerca de 10 mil policiais militares e bombeiros de braços cruzados, cerca de 813 homens do Exército Brasileiro e outros 204 da Força Nacional tentam manter a ordem na capital cearense.
Fonte: Jornal do Brasil

PESQUISADORES CONSEGUEM PRODUZIR ESPERMA EM LABORATÓRIO

Pesquisadores na Alemanha e em Israel conseguiram produzir sêmem de rato em laboratório, abrindo o caminho para a produção artificial de esperma humano, o que pode revolucionar os tratamentos de fertilidade.

Espermatozóide atingindo óvulo. WikimediaCommons
O estudo, publicado na revista Nature, detalha o cultivo de células germinativas, que dão origem aos espermatozóides masculinos e aos óvulos femininos.

As células foram colocadas em uma substância gelatinosa, similar à encontrada nos testículos.

A substância gelatinosa, chamada Soft Agar Culture System, já era usada em outras pesquisas envolvendo reprodução celular.

O professor Mahmoud Huleihel, da Universidade Ben-Gurion, da cidade israelense de Negev, celebrou a descoberta.

"O estudo deve abrir novas estratégias terapêuticas para homens inférteis que não conseguem produzir esperma ou pré-adolescentes com câncer, que correm o risco de ficarem inférteis por causa do agressivo tratamento com quimio e radioterapia", diz.

'Morfologia normal'

O estudo foi feito em parceria com o professor Eitan Lunenfeld, da Universidade de Soroka, em Beer-Sheva, Israel, e o professor Stefan Schlatt, da Universidade de Münster, na Alemanha.

Segundo o artigo da Nature, os espermatozóides produzido em laboratório tinham "morfologia normal".

O experimento também conseguiu reproduzir com sucesso a acrossoma, a parte dianteira do espermatozóide.

O artigo diz que a substância gelatinosa usada no experimento "poder ser utilizada em tubos de laboratórios para a maturação de células germinativas de ratos pré-mitóticas ao estágio pós-mitose".

Fonte: BBC Brasil

BRASIL FAZ NOVA EMISSÃO EXTERNA DE TÍTULOS PARA 2021

O governo brasileiro decidiu reabrir nesta terça-feira a emissão de bônus soberanos denominados em dólares com vencimento em janeiro de 2021, informou o Tesouro Nacional em comunicado. O valor inicial da emissão externa, segundo uma fonte familiarizada com a operação informou à Reuters, estava prevista para ser em torno de 500 milhões de dólares.

O governo já havia informado que uma nova emissão externa poderia ser feita no início deste mês, aproveitando que as condições para os papéis brasileiros estão melhores.

No início de novembro, durante fortes turbulências externas vindas da Europa, o Brasil captou cerca de 1 bilhão de dólares por meio da emissão do Bônus Global 2041. A operação foi marcada pela forte demanda, chegando a cerca de 6 bilhões de dólares, e pelo menor rendimento já pago pelo país em títulos de 30 anos: 4,694 por cento.

A emissão desta terça-feira será liderada pelos bancos BNP Paribas e Itaú BBA. Os títulos Global 2021 serão emitidos nos mercados norte-americano e europeu, com a operação podendo ser estendida à Ásia, informou o Tesouro.

A demanda pela emissão pode ter superado 1,5 bilhão de dólares, informou o IFR, um serviço da Thomson Reuters.

Segundo o comunicado do Tesouro, haverá "uma divulgação de resultados ao final da emissão nos mercados norte-americano e europeu, e o resultado total atingido pela emissão será anunciado somente depois de concluída a eventual oferta no mercado asiático".

Com emissões como a desta terça-feira, o governo pretende também abrir caminho para que as empresas nacionais consigam fazer captações no mercado externo.

Segundo fontes ouvidas pela Reuters, o cupom da nova emissão está em 4,875 por cento, com a data de emissão da operação é dia 6 de janeiro. Os spreads da operação devem ficar em 160 pontos acima da Treasury, segundo dois investidores próximos à operação.

Fonte: Reuters

NOVA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA JÁ ESTÁ EM VIGOR


A nova tabela do Imposto de Renda retido na fonte, com as alíquotas que serão aplicadas nos salários deste ano para a declaração do Imposto de Renda em 2013, já está em vigor.

De acordo com a nova tabela, estarão isentos da cobrança os trabalhadores que têm renda até R$ 1.637,11.

Pela tabela em vigor em 2011 --e que será usada no cálculo do imposto a ser declarado neste ano--, essa isenção era de R$ 1.566,61.

A correção aplicada na tabela foi de 4,5% --abaixo da inflação do período.

Há cinco faixas de tributação (veja nas tabelas abaixo). A maior alíquota, de 27,5%, passará a ser aplicada a quem ganha mais de R$ 4.087,65, contra R$ 3.911,63 no ano passado.

Compare, abaixo, as tabelas aplicadas em 2011 (usada no cálculo da declaração a ser prestada neste ano) e a atual (aplicada nos salários em 2012 e que servirá na prestação de contas do IR no ano que vem).

Tabela anterior
Renda (R$)alíquota (%)deduzir
Até 1.566,61isento-
De 1.566,62 a 2.347,857,5117,49
De 2.347,86 a 3.130,5115293,58
De 3.130,52 a 3.911,6322,5528,37
Acima de 3.911,6327,5723,95
Tabela atual
Renda (R$)alíquota (%)deduzir
Até 1.637,11isento-
De 1.637,12 a 2.453,507,5122,78
De 2.453,51 a 3.271,3815306,8
De 3.271,39 a 4.087,6522,5552,15
Acima de 4.087,6627,5756,53


Fonte: Folha

SOLDADO BRASILEIRO MORRE EM ACIDENTE NO HAITI

Em nota divulgada nessa segunda-feira (2), o Ministério da Defesa informou que um soldado brasileiro que integrava a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) morreu na última sexta-feira (30) em um acidente de carro em Porto Príncipe, capital do país. A informação foi confirmada por militares que integram o segundo Batalhão Brasileiro no Haiti (Brabatt 2).

Segundo informações da unidade, Diego Mendes dos Santos fazia a segurança de um veículo que deixava a base do Brabatt 2 quando se desequilibrou e caiu, batendo a cabeça no chão. Socorrido no Hospital Militar da Organização das Nações Unidas (ONU), ele não resistiu aos ferimentos e morreu em decorrência de traumatismo cranioencefálico.

Diego Santos tinha 22 anos e estava desde setembro de 2011 no Haiti, onde permaneceria até abril. O soldado integrava a tropa do 8º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), localizado na capital paulista.

Na nota, o Ministério da Defesa informou ainda que o corpo permanece em Porto Príncipe e só retornará ao Brasil depois de ser embalsamado em Santo Domingo, na República Dominicana. Existe a possibilidade também de que o corpo seja submetido a necropsia na capital dominicana, o que retardaria em cerca de um mês o envio ao Brasil.

De acordo com o Brabatt 2, um inquérito policial militar foi aberto para apurar as circunstâncias do acidente. O processo costuma durar 40 dias. A ONU deve adotar procedimento similar.

O contingente militar brasileiro no Haiti reúne cerca de 2.200 homens. Os efetivos se dividem entre os batalhões Brabatt 1 e 2, uma companhia de engenharia (Braengcoy), um grupamento de fuzileiros navais e um pelotão da Aeronáutica.

Fonte: Agência Brasil

SUSANA FREYDOZ ADMITE TER MATADO O MARIDO POR CIÚMES


Susana Freydoz, viúva do governador de Río Negro, Carlos Soria, morto no domingo, é a responsável pelo crime, afirmou nesta segunda-feira, 2, a Justiça provincial. Informações extraoficiais indicam que o caso se trata de um crime passional, já que Susana teria descoberto que o marido tinha uma amante. Ela passará por um exame psiquiátrico.

Segundo o presidente do Tribunal Superior de Justiça da província, Victor Nievas, todos os policiais que trabalhavam como guarda-costas do governador – e no momento dom disparo estavam fora da casa – ouviram a confissão da viúva. 

“Não quis matá-lo”, disse Susana após o crime. De acordo com o juiz, o caso está “70% resolvido”.

Nievas indicou que Susana – em suposto estado de choque - teria agido em um estado de “emoção violenta”, fato que poderia implicar em uma menor pena de prisão. O promotor Miguel Angel Fernández Jahde anunciou que pedirá um exame psiquiátrico para determinar se Susana “por acaso tinha noção da criminalidade de seus atos”.

Informações extraoficiais indicam que Susana teria matado o marido após descobrir que ele tinha uma amante. Outros rumores sugerem que ela havia ficado furiosa ao saber que Soria não tinha intenção de levá-la de General Roca, onde residiam, para Viedma, capital da província, onde ela teria funções de primeira-dama.

“As discussões do casal ocorriam desde a campanha para o governo da província”, afirmou o juiz Nievas. “Tiveram intensas discussões. O confronto final foi encerrado com esse homicídio.”

Ciúmes

Susana tinha fama de “ciumenta” e “possessiva” em Rio Negro. Soria era conhecido pela ausência de sutilezas em uma discussão e de ser facilmente irritável.

No dia da morte, o vice-governador Alberto Weretilnek, que assume na terça-feira como o novo governador, tentou colocar panos quentes. Segundo ele, a morte de Soria teria sido “um acidente doméstico”.

O governador foi morto sobre a cama de sua casa, na cidade de General Roca, com um tiro calibre 38 no rosto na madrugada do dia 1º. Seu corpo foi enterrado na segunda-feira à tarde. A cerimônia fúnebre foi presenciada somente pelos parentes e uns poucos amigos da família, já que os filhos rejeitaram a ideia de um funeral público.

Peronista e aliado da presidente Cristina Kirchner, ele foi eleito nas eleito nas eleições gerais de 23 de outubro e assumiu o mandato em 10 de dezembro. Sua vitória colocou fim a 28 anos de domínio da União Cívica Radical (UCR) em Río Negro, uma das províncias da Patagônia.

Fonte: Estadão

FALTAM TÉCNICOS PARA TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL


Operadoras de telefonia e fabricantes de equipamentos de telecomunicação começam a enfrentar, além da escassez de engenheiros, falta de mão de obra técnica.

São instaladores de cabos, operadores de redes e projetistas de infraestrutura que não são formados em volume suficiente.

Estimativas apontam que o deficit será de 15,5 mil profissionais a partir deste ano, considerando operadoras de telefonia fixa e móvel, de infraestrutura de internet e fabricantes de equipamentos.

O problema é considerado grave especialmente diante do aumento nos projetos de telefonia de quarta geração (4G) e de expansão das redes de banda larga previstos para o próximo ano.

Editoria de Arte/Folhapress


Fonte: Folha

CANDIDATO REPUBLICANO AFIRMA QUE EUA NÃO DARÃO 1 DÓLAR PARA AJUDAR A EUROPA

O candidato presidencial republicano Mitt Romney disse a um jornal italiano que a Europa tem de resolver a crise da dívida na zona do euro sem nenhuma ajuda dos Estados Unidos. "Os EUA têm de cuidar da própria crise, e não darão um dólar para salvar a Europa", afirmou ao jornal La Stampa.

Romney, ex-governador do Estado de Massachusetts, disse estar consciente de que um colapso na Europa teria "enorme repercussão" na economia mundial e que é do interesse dos EUA evitar isso.

"Mas não é nosso trabalho evitar isso. Os europeus têm a obrigação de resolver sua crise com os meios à sua disposição", declarou, segundo a edição desta terça-feira do La Stampa.

"Alemanha, França, Itália, todos têm os recursos para arcar com suas dívidas, resolver a crise de confiança, investir e começar a crescer novamente, e de modo ideal por meio de uma autêntica economia de mercado."

Os republicanos do Estado de Iowa iniciam nesta terça-feira a votação nas primárias partidárias para escolher seu candidato à Casa Branca na eleição de 2012. Romney, Rick Santorum e Ron Paul estão empenhados na disputa para ser os escolhidos.

Fonte: Reuters

DUAS PESSOAS SÃO DETIDAS NA ÍNDIA POR SACRIFICAR CRIANÇA DE SETE ANOS POR BOA COLHEITA

A polícia indiana deteve duas pessoas suspeitas de degolar e extrair o fígado de uma menina de sete anos para oferecê-lo aos deuses em troca de boas colheitas, informou nesta terça-feira à agência EFE uma fonte policial.

Identificada pela imprensa como Lalita Tati, a menina desapareceu dois meses atrás em uma região de floresta do distrito de Bijapur, na região de Chattisgarh (centro do país), e seu corpo foi localizado por aldeões dias depois que avisaram seus pais.

"No princípio pensamos que se tratava de um caso de assassinato por causas desconhecidas após um estupro, mas depois soubemos que dois tios da menina, de cerca de 40 anos, foram os responsáveis pela morte em um ritual para terem melhores colheitas", revelou à agência EFE o superintendente do distrito, R. N. Das.

"Os dois camponeses foram detidos na semana passada. Soubemos que degolaram a menina e depois extraíram seu fígado para oferecê-lo a uma deusa local", acrescentou.

Das contou que na região onde ocorreu o assassinato a população acredita que para obter boas colheitas é necessário realizar a cada ano o sacrifício de algum animal, como um frango ou um cordeiro, e de uma menina jovem a cada 12 anos.

Nas áreas tribais da Índia não são incomuns os sacrifícios humanos e os linchamentos de mulheres acusadas de praticar magia negra ou bruxaria, apesar de vários governos regionais fazerem campanhas de sensibilização para acabar com essas práticas.

Algumas correntes da tradição hindu, como o tantrismo, tiveram no passado uma longa tradição - atualmente praticamente erradicada - de rituais com sacrifícios humanos.

Apesar da redução dos casos, alguns casos continuam acontecendo.

Fonte: Terra

NÚMERO DE DESEMPREGADOS NA ESPANHA CRESCEU 7,9% EM 2011

O total de pessoas sem emprego na Espanha cresceu 7,9% em 2011, somando 4,422 milhões de desempregados, segundo dados do Ministério do Emprego e Seguridade Social do país.

No ano, foram registrados 322,3 mil desempregados a mais do que em 2010. 

"Os dados do desemprego registrado no mês de dezembro confirmam a deterioração da situação econômica no segundo semestre do ano", afirmou em nota oficial a secretária de Emprego, Engracia Hidalgo.

Considerando apenas o mês de dezembro, o aumento foi de 0,04% em relação ao mês anterior - que equivale a 1.897 novos desempregados, o quinto mês consecutivo de alta.

No mesmo mês de 2010, o desemprego havia caído em 10.221 pessoas na comparação com novembro.

Entre os jovens com menos de 25 anos o desemprego teve redução de 5,27% em dezembro, e para os maiores de 25 anos houve alta de 0,70%.

O número contratos de trabalho firmados no mês de dezembro atingiu 1,165 milhão, 2,05% a menos do que no mesmo mês de 2010.

Fonte: Brasil Econômico

TAXA DE DESEMPREGO CAI PARA 6,8% NA ALEMANHA

A taxa de desemprego na Alemanha teve em dezembro sua maior queda desde 1991, informou nesta terça-feira a agência estatal de trabalho.

A taxa ajustada caiu de 6,9% em novembro para 6,8% no mês seguinte - o menor nível desde o início das medições, quando a Alemanha foi unificada.

Também segundo a agência estatal, em média, o ano de 2011 teve 2,976 milhões de desempregados. O número equivale a um desemprego médio de 7,1% ao longo do ano, menor do que os 7,7% registrados em 2010.

A notícia provocou altas na bolsa de valores alemã.

Alguns analistas creditaram os bons resultados à indústria exportadora alemã, que conseguiu encontrar outros mercados - além do combalido mercado europeu - para seus produtos.

Mas economistas dizem esperar um crescimento mais lento da Alemanha em 2012, por conta da crise europeia, o que pode afetar a geração de empregos.

Fonte: BBC Brasil

DESLIZAMENTO DE TERRA FAZ SEGUNDA VÍTIMA FATAL EM MINAS GERAIS



Um homem não identificado foi encontrado sem vida pelos bombeiros de Ouro Preto (MG) no final da manhã desta terça-feira soterrado em escombros de um deslizamento de terra. Além dele, um taxista, que também não teve o nome divulgado, morreu na mesma queda de um barranco, que deslizou em uma encostra na entrada da cidade. Até o momento, são seis mortes confirmadas em decorrência dos estragos provocados pelo excesso de chuva em Minas Gerais

Os trabalhos em Ouro Preto são feitos com muita cautela porque há risco de novos deslizamentos. Foto: Eduardo Tropia/Ouropress/Especial para Terra

Dezenas de encostas desabaram em Ouro Preto e ao menos 40 casas estão ameaçadas. As famílias são retiradas e levadas para um abrigo municipal. Segundo o major Sena, da Polícia Militar de Ouro Preto, "a montanha de terra ultrapassou a via pública, atingiu o terminal rodoviário e soterrou os dois carros. Os trabalhos são feitos com muita cautela porque há risco de novos deslizamentos. A rede elétrica da avenida Padre Rolim teve que ser desligada, as vias próximas ao centro histórico foram isoladas e as moradias no entorno esvaziadas. 25 policiais militares e 30 bombeiros da região e de Belo Horizonte trabalham no local".

As duas cidades estão com o acesso pela BR-356 bloqueados por barreiras que caíram durante a madrugada sobre a estrada. Os acessos aos dois municípios pela capital estão fechados pela rodovia. Por volta das 7h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou também que a BR-040 ficou interditada por mais de 16 horas na altura das cidades de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, a 100 km de Belo Horizonte, nos dois sentidos da rodovia que liga a capital mineira ao Rio de Janeiro. Houve problemas também em Itabirito e no sentido Brasília, onde uma árvore caiu e interditou as pistas.

Na BR-381, em Itaguara, a ponte sobre o rio Pará foi interditada durante a madrugada no sentido São Paulo. O trânsito era feito pela pista contrária, mas havia retenções no local. Em São Gonçalo do Rio Abaixo, no sentido Vitória, a queda de uma barreira também interditava o trânsito em uma das pistas. Rios que cortam as duas cidades e outros municípios transbordaram e houve queda de barreiras.

Os Bombeiros e a Defesa Civil também registraram problemas nas cidades de Jeceaba, Ouro Branco, Juatuba, Sabará, Brumadinho, Raposos, Vespasiano, Contagem, Betim, Ponte Nova, entre outras. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto de Meteorologia Clima Tempo, somente nas últimas 72 horas choveu mais de 200 mm em todas as regiões do Estado, mais da metade do volume esperado para todo o mês de janeiro. Cada mm de chuva corresponde a 1 l de água por m². A previsão é que a chuva forte e intensa permaneça até quinta-feira.

Fonte: Terra

GOOGLE REVELA A SUA NOVA PÁGINA DE BUSCAS

O Google revelou uma das maiores modificações já feitas em sua página inicial de buscas.

O novo desenho substituiu a barra preta que horizontalmente no topo da página por uma barra cinza com o logotipo da empresa.

Quando é clicado ou selecionado, o logotipo mostra sete serviços alternativos à página de busca do site, com uma opção de mostrar outros oito.
Foto: Google
Analistas dizem que o redesenho foi feito para promover os outros negócios do Google sem poluir sua página inicial.

A nova cara do site de buscas, que foi anunciada em 2011, ainda está sendo oferecida somente a usuários selecionados.

Um porta-voz da empresa disse que o objetivo do novo design é melhorar a experiência do usuários.

"Revisão e melhorias constantes são parte da nossa filosofia", disse.

"Se você comparar a página original do Google com a versão de hoje, você verá que uma reformulação de tempos em tempos é certamente revigorante".

Semelhança com o Chrome

Chris Green, analista de tecnologia da empresa de consultoria de negócios Davies Murphy Group, disse que as mudanças permitem que o Google use ícones de seus serviços sem que se assemelhem ao design mais cheio do Yahoo.

"Eles estão tentando lidar com uma maneira de mostrar todas as propriedades diferentes do Google sem encher a página, porque o Google é sempre mais inclinado a manter a página inicial simples e minimalista que sempre tiveram", disse.

"A outra coisa que eles estão fazendo com estes menus é deixando a página mais parecida com o sistema operacional Chrome para netbook. Então a interface é a mesma se você estiver usando um Chromebook ou o site do Google."

Anúncios

Outra consequência da decisão é que agora é preciso que o usuário faça dois movimentos para entrar em serviços como a busca por imagens ou por notícias, ao contrário do único clique que era necessário antes.

No entanto, isto pode significar uma vantagem financeira para o site.

"Durante anos todos enaltecemos as virtudes de minimizar o número de cliques, então isso pode parecer um retrocesso", disse Green.

"Mas para preservar a clareza é melhor ter o clique extra. Isso também significa que, para a maior parte das pessoas, a primeira rota para o universo do Google será a volta à barra de busca, o que ajuda a empresa a expor mais pessoas a anúncios."

"Pela busca eles podem colocar anúncios na sua frente, enquanto que na seção de notícias não há anúncios."

Autopromoção

O Google está enfrentando queixas sobre o modo como seus próprios serviços aparecem no resultado das buscas.

No último mês, dois senadores americanos pediram à Comissão Federal de Comércio do país que investigue se o Google está explorando em benefício próprio o fato de ter a maior fatia dos acessos de buscas em PCs e dispositivos móveis.

"A questão principal é se o Google está usando seu poder de mercado para levar os usuários a seus próprios produtos de internet ou serviços secundários e discriminando outros sites com quem comete", escreveram os senadores Herb Kohl e Mike Lee.

De acordo com o jornal Financial Times, a Comissão Europeia também está examinando denúncias de que o Google "rebaixa sites rivais nos resultados das buscas e dá destaque a seus próprios serviços".

A empresa negou que deixa seus rivais em desvantagem deliberadamente.

Segundo um levantamento do instituto de pesquisas de mercado americano Nielsen, o Google foi a marca de internet americana mais acessada em 2011.

Fonte: BBC Brasil