quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TERMINA COM SUCESSO A OPERAÇÃO DE CRISTINA KIRCHNER

Depois de horas de expectativa, o porta-voz da Casa Rosada, Alfredo Scoccimarro anunciou que a operação para remover um tumor da tireoide da presidente Cristina Kirchner, realizada nesta quarta-feira, 4, foi um sucesso. "A cirurgia foi realizada sem inconvenientes nem complicações", disse Scoccimarro, que também explicou que Cristina havia acordado pouco depois da operação.
Marcos Brindicci/Reuters
A cirurgia durou 3 horas e meia, de acordo com o porta-voz. Segundo ele, a presidente deverá permanecer internada ao redor de 72 horas no hospital Austral, localizado na cidade de Pilar, na Grande Buenos Aires. Scoccimarro disse ainda que o próximo relatório médico será anunciado na quinta-feira às 13h (horário de Brasília).

O porta-voz indicou que a equipe, formada por oito médicos, removeu a totalidade da tireoide da presidente. Segundo ele, Cristina Kirchner só poderá falar 48 horas após a operação.

Segurança reforçada

Ao todo, cinco forças de segurança – a Polícia Federal, a da capital, Buenos Aires, a Gendarmería, o Grupo Halcón (serviço especial de franco-atiradores) e guarda-costas da presidência – estão espalhados na área do hospital para evitar eventuais atentados contra Cristina.

Além da segurança, que incluiu soldados nos telhados do hospital administrado pela Opus Dei, o local estava repleto de integrantes do governo Kirchner, entre os quais ministros, secretários e diretores das estatais, além de parlamentares.

Para a política argentina, este cenário é uma novidade, já que pela primeira vez em nove anos um Kirchner não estará no comando direto do país. Nas ocasiões em que o então presidente Néstor Kirchner (2003-2007) esteve internado, sua mulher, a então primeira-dama Cristina, estava cuidando do patrimônio político do casal.

Quando Cristina teve desmaios, precisando de vários dias de repouso, Kirchner tomava as rédeas do governo. No entanto, desde a morte do marido, em outubro de 2010, a presidente Cristina ficou sozinha.

Recuperação

Após sair da internação, Cristina passará o resto de sua licença médica de 20 dias no casarão que possui no vilarejo de El Calafate, na Patagônia. No entanto, especula-se no âmbito político que Cristina poderia passar o período de licença na residência presidencial de Olivos, na zona norte da área metropolitana da capital argentina.

Diversos representantes da oposição, entre eles o deputado Ricardo Alfonsín, ex-candidato presidencial da União Cívica Radical (UCR), enviaram seus desejos de uma rápida recuperação à presidente Cristina.

'Manobra Lula'

A doença de Cristina deu início a um debate inesperado sobre a sucessão presidencial, assunto que era considerado tabu nas fileiras do governo Kirchner. A presidente, a rigor, não pode ser reeleita para um novo mandato, já que a Constituição argentina impede uma segunda reeleição consecutiva.

Ela foi eleita em 2007 e, à sombra da morte do marido, reeleita em 2011. Ela foi reconduzida ao cargo, em seu seu segundo mandato, no dia 10 de dezembro. Mas, apesar desse impedimento, o kirchnerismo carece até o momento de um sucessor presidencial de peso para Cristina. 

Os analistas afirmam que seu vice-presidente, Amado Boudou, não possui base política própria, e portanto, só seria respaldado pelo peronismo como candidato à sua sucessão em 2015 em caso extremo. Eles também afirmam que, caso a presidente consiga manter sua popularidade elevada nos próximos anos, o plano seria implementar a "manobra Lula", como ficou conhecida em Buenos Aires a estratégia do ex-presidente brasileiro de eleger sua "cria", Dilma Rousseff, e manter influência no governo do sucessor.

No entanto, também existem movimentos dentro do kirchnerismo a favor daquilo que a deputada Diana Conti chama de "Cristina Eterna". Isso seria possível com a realização de uma reforma constitucional que permita a eventual segunda reeleição da presidente.

Fonte: Estadão

RADIO DE MINAS ENTREVISTA AMAURY RIBEIRO JUNIOR, AUTOR DE "A PRIVATARIA TUCANA"

A Rádio Itatiaia, do PIG de Minas Gerais, entrevistou Amaury Ribeiro Junior, autor da "Privataria Tucana". A Rádio Itatiaia, também conhecida como a Rádio de Minas, transmitida pelas frequências 610 kHz – AM e 95,7 MHz – FM é a principal emissora radiofônica do estado, e está entre as cinco mais importantes do Brasil. O polêmico e bem humorado jornalista Eduardo Costa entrevistou Amaury e chamou os ouvintes a se indignarem com a "roubalheira".

OUÇA A TODA ENTREVISTA NO LINK ABAIXO

BRASIL REGISTRA O SEGUNDO MAIOR SUPERÁVIT CAMBIAL DA HISTÓRIA

O Brasil registrou em 2011 o segundo maior superávit cambial de toda a história, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quarta-feira, e profissionais do mercado acreditam que o país pode continuar atraindo grandes volumes de capitais neste ano se a situação na Europa não piorar.

O país fechou o ano passado com entradas líquidas de 65,279 bilhões de dólares, a segunda melhor marca da série histórica do BC, iniciada em 1982. O volume de agora ficou atrás apenas de 2007, quando houve ingressos de 87,454 bilhões de dólares, mas é quase 170 por cento maior do que 2010, quando o fluxo ficou em 24,354 bilhões de dólares.

O saldo de 2011 foi composto por superávit de 43,950 bilhões de dólares nas operações comerciais e de 21,329 bilhões na conta financeira.

"Temos condições de manter um fluxo elevado para o Brasil. Vamos crescer mais de 3 por cento no próximo ano e estamos esperando IED (Investimento Estrangeiro Direto) na ordem de 55 bilhões de dólares. São números muito bons considerando que este ano não deve ser fácil para a economia mundial", afirmou o diretor da Ativa Corretora, Álvaro Bandeira, que não fez uma projeção para o fluxo neste ano.

Para o economista, a atratividade da economia brasileira também se deve à elevada taxa básica de juros, hoje em 11,00 por cento ao ano, a despeito de expectativas de queda nos próximos meses.

De acordo com o último relatório Focus do BC, o mercado espera que a economia brasileira cresça 3,30 por cento neste ano e que o IED totalize 55,00 bilhões de dólares. Os agentes apostam ainda que a Selic terminará este ano em 9,5 por cento.

A própria autoridade monetária projeta que o IED ficará em 50 bilhões de dólares em 2012, ano em que a economia crescerá 3,5 por cento. A cifra, ainda que robusta, é menor à previsão de 2011, de 65 bilhões de dólares em IED para o país.

Bandeira ponderou ainda que o fluxo de capitais ao Brasil seguirá dependente do noticiário internacional, sobretudo da crise de dívida na zona do euro. "Se a aversão a risco crescer, o Brasil vai ser afetado e podemos ter uma diminuição desses fluxos."

Em dezembro, o fluxo cambial brasileiro registrou saldo negativo de 1,943 bilhão de dólares, com saldo positivo de 1,681 bilhão de dólares na conta de comércio e negativo de 3,625 bilhões de dólares no segmento financeiro.

CREDIBILIDADE EM ALTA

Para o gerente de câmbio da Treviso Corretora, Reginaldo Galhardo, que não trabalha com um cenário de ruptura no exterior, o ponto forte do Brasil no atual momento econômico é a credibilidade que o país construiu nos últimos anos. "Nossos fundamentos são sólidos, isso faz a diferença", afirmou.

Mesmo com crise, o mercado acredita que ofluxo pode melhorar ainda mais no médio prazo. O diretor de tesouraria do Banco Prosper, Jorge Knauer, enxerga dois momentos para o cenário de fluxo cambial neste ano: um primeiro semestre de ingressos mais contidos, enquanto que nos últimos seis meses do ano o fluxo pode ficar mais forte, em meio à aceleração da economia doméstica e a perspectivas de que não haja um agravamento da crise na Europa.

VOLTA DA POSIÇÃO VENDIDA

Após três meses sustentando posições compradas no mercado à vista, os bancos fecharam dezembro com exposição vendida -quando as apostas são de valorização do real frente ao dólar- de 1,583 bilhão de dólares. Até o dia 16 de dezembro, os bancos tinham posição comprada de 717 milhões de dólares.

Segundo o operador de câmbio de uma corretora paulista, o movimento reflete ajustes nas carteiras das instituições após o BC ter sinalizado que atuará no câmbio se necessário. "Aliviou um pouco o medo do pessoal", afirmou.

Fonte: Reuters

VEJA O NOVO ECOSPORT

2ª geração é maior, mais sofisticada e bem mais atraente ao vivo. Confira imagens exclusivas do crossover

Aerodinâmica foi aprimorada, o que refletirá em mais velocidade, economia e silêncio a bordo

Melhor ao vivo. É assim que o novo EcoSport pareceu ao ser revelado nesta quarta-feira, 4, em Brasília. O conceito é, na verdade, uma maquete do carro, bem feita, é verdade, mas sem detalhes do interior - em seu lugar há apenas "isopor" com traços do painel do New Fiesta.

No teto, rack aerodinâmico e possibilidade de teto solar

O crossover lembra em alguns ângulos o ix35 e em outros, como a frente, o Edge, mas não tenham dúvida: ele vai agradar em cheio ao público e tirar um pouco do brilho momentâneo do Duster, que anda batendo na atual geração do EcoSport. iG Carros produziu as fotos abaixo que mostram algumas novidades do modelo.

O novo EcoSport cresceu um pouco de tamanho, segundo a Ford

Segundo a Ford, o conceito é 99% igual ao carro de série, apenas os faróis serão mais simples e cada versão terá alguns detalhes próprios. Ou seja, nada de luzes de leds, mas a grade, lanternas, estepe e rack são esses mesmos. O entre-eixos do EcoSport agora é o mesmo do New Fiesta com quem compartilha muita coisa. Em outras palavras, o jipinho cresceu um pouco e oferecerá mais espaço interno e porta-malas mais amplo. Por falar nele, a tampa continua abrindo de lado, uma solução prática no dia a dia. A maior sacada é a maçaneta, embutida na lanterna direita no Brasil.

O estepe do lado de fora foi mantido por questões de personalidade

O carro também será mais veloz e silencioso que o anterior, além de receber materiais de melhor qualidade, como adiantou João Marcos Ramos, designer-chefe do projeto. Se guardou mais informações para depois, ao menos a Ford garantiu que o novo EcoSport estreará mundialmente no Brasil por uma questão de respeito.

Fonte: IG

VÍDEO MOSTRA HOMEM SENDO LEVADO PELA CORRENTEZA EM MINAS GERAIS


O vídeo de um homem sendo levado pela correnteza de um rio na cidade de Ponte Nova, a 180 quilômetros de Belo Horizonte, foi postado na página da prefeitura da cidade no Facebook.

Conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o rapaz que se afogou no rio Piranga chama-se Diego Tuler Vieira, de 27 anos. Seu pai, José Francisco Vieira, esteve na prefeitura buscando informações sobre o paradeiro do filho.

"Segundo o seu pai, que se encontra aqui na Ascom (assessoria de comunicação), em busca de informações, o seu filho teria saído em busca de ajuda, subiu no parapeito, apoiou-se na luminária, tomou um choque e caiu dentro do rio", postou a assessoria no Facebook. O corpo de Diego ainda não foi localizado.

Na madrugada desta terça-feira, bombeiros encontraram o corpo de Juliano Alves, de 28 anos. Taxista, ele estava dentro de seu carro, estacionado próximo à rodoviária da cidade de Ouro Preto, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, quando ocorreu o desabamento de um morro. 

Bombeiros interromperam as buscas de um outro taxista que pode estar sob a terra no mesmo local. Com mais chuva, há risco de novos deslizamentos. Denílson Maciel de Araújo, de 31 anos, estaria em outro táxi, segundo relato de sua noiva, informaram os bombeiros. 

Oficialmente, chega a sete o número de mortos pelas chuvas, conforme informações do Governo de Minas Gerais. A última vítima, um homem ainda não identificado, é da cidade de Guidoval, a 290 quilômetros da capital, onde mais de 50% da população está desalojada. 

Fonte: IG

PM SEGUE "LIMPANDO" A CRACOLÂNDIA

Um efetivo de cerca de 100 policiais militares - dos batalhões de área e do Choque, incluindo a Cavalaria - deu continuidade, nesta madrugada de quarta-feira, 4, à operação na região conhecida como Cracolândia, no centro da capital paulista.

Em conjunto com órgãos da Prefeitura, a ação da PM teve início por volta das 8h30 de terça-feira, 3. Nesta madrugada, a maioria dos usuários e alguns traficantes e droga, ao perceberem a chegada dos policiais, dispersavam-se e migravam momentaneamente para as proximidades das estações Luz e Júlio Prestes da CPTM, retornando após a passagem dos policiais.

Segundo o coronel Wagner Rodrigues, que comanda o Policiamento Militar na área central paulistana, o objetivo da PM é sufocar a ação dos traficantes de drogas e inibir nesta região demais crimes, como roubos, assaltos e furtos, oriundos da concentração de usuários e traficantes. Mais de 150 pessoas já foram abordadas pela PM desde o início da operação; três delas, sendo dois traficantes e um homem procurado pela justiça, foram presas.

Armas de brinquedo utilizadas em assaltos também foram apreendidas pelos policiais. Mais de 7 toneladas de lixo que se acumulam nas ruas da Cracolândia foram recolhidas por funcionários da Prefeitura. A operação deve ocorrer até o dia 31 deste mês e faz parte de uma nova fase da "Ação Integrada Centro Legal", iniciada há um ano e meio.

Fonte: Estadão

PESQUISADOR AFIRMA QUE INSCRIÇÃO EM PEDRA É PROJETO DA TORRE DE BABEL


Especialistas que analisaram uma inscrição de 2.600 anos dizem que ela é uma espécie de placa comemorativa da inauguração da Torre de Babel, com detalhes do projeto celebrizado pela Bíblia.

A conclusão está num novo livro de título indigesto, "Cuneiform Royal Inscriptions and Related Texts in the Schoyen Collection" ("Inscrições Reais em Cuneiforme e Textos Relacionados da Coleção Schoyen").

Martin Schoyen é um empresário norueguês, dono de uma coleção de antiguidades que inclui, entre outras coisas, inscrições em cuneiforme (difícil sistema de escrita do antigo Oriente Médio) feitas a mando dos reis da Mesopotâmia, no atual Iraque.

Entre essas inscrições está a estela --essencialmente um poste de pedra-- erigida quando Nabucodonosor 2º governava a Babilônia, entre 605 a.C. e 562 a.C. Coberta com textos e desenhos, a estela relata a construção de uma obra que, se fosse egípcia, teria porte faraônico.
Divulgação
A forma original da estela, uma espécie de pedra comemorativa com inscrições, do reinado de Nabucodonosor
A forma original da estela, uma espécie de pedra comemorativa com inscrições, do reinado de Nabucodonosor

TERRA E CÉU

Seu nome era Etemenanki. Em sumério, idioma que já era arcaico nos tempos de Nabucodonosor 2º, a palavra significa "templo das fundações da terra e do céu". E o rei da Babilônia carrega nas tintas propagandísticas ao descrever como construiu a estrutura, cuja altura, segundo relatos posteriores, chegava a mais de 90 m.

"[Para construí-la] mobilizei todos em todo lugar, cada um dos governantes que alcançaram a grandeza entre todos os povos do mundo. Preenchi a base para fazer um terraço elevado. As estruturas construí com betume e tijolo. Completei-a erguendo seu topo até o céu, fazendo-a brilhar como o Sol", diz a inscrição na pedra.

O templo era dedicado ao deus Marduk, patrono da dinastia de Nabucodonosor.

ZIGURATE

A estrutura, que lembra um pouco uma pirâmide com degraus, encaixa-se na categoria dos zigurates, comum na arquitetura dos templos da antiga Mesopotâmia.

A equipe liderada por Andrew George, especialista em babilônio do University College de Londres, publicou pela primeira vez a descrição detalhada da estela no livro.

Para eles, a probabilidade de que o zigurate gigante tenha sido a inspiração para o relato bíblico da Torre de Babel é considerável. Para começar, já se sabia que "Babel" ("A Porta do Deus") é apenas o nome dado pelos antigos hebreus à Babilônia.

Em segundo lugar, foi Nabucodonosor 2º o responsável por destruir o último reino israelita independente, o de Judá, arrasando o templo de Jerusalém e deportando milhares de pessoas da terra de Israel para a Babilônia no ano 586 a.C.

Os deportados israelitas, portanto, teriam tido a chance de ver de perto a maior das obras de seu opressor, justamente no período em que, segundo a maior parte dos estudiosos atuais, o texto da Bíblia estava sendo editado e consolidado no exílio.

A inspiração para a história do rei que tentou construir uma torre até o céu, portanto, teria vindo nessa época.

Se a hipótese de George e seus colegas estiver correta, a imagem na estela é a mais antiga representação da Torre de Babel, que acabaria inspirando inúmeros artistas da Idade Média até hoje. Uma identificação definitiva, contudo, é difícil de provar sem evidências mais diretas.

Fonte: Folha

VALE LEVA SUPERNAVIO PARA O ALTO-MAR

Após duas tentativas frustradas de retirar parte das sete mil toneladas de combustível de seus tanques nas últimas duas semanas, o navio Vale Beijing, que ameaça naufragar na costa maranhense, foi rebocado para o alto mar, a 64 quilômetros do porto de São Luís. Um mês após apresentar rachaduras no casco, o navio encomendado pela mineradora Vale a um estaleiro sul coreano ainda está longe de ter seu destino definido. Até agora não foi encontrada nenhuma solução para reparar as avarias surgidas na viagem inaugural da embarcação, uma das maiores do mundo. Para se manter estável, o Vale Beijing precisa do auxilio diário de três rebocadores.

Foto: Reuters

Por conta das rachaduras no casco, que permitiram a entrada de água nos tanques de lastro, a popa do navio – a parte de trás da embarcação – está mais afundada do que a proa, o que na teoria poderia causar o rompimento do Vale Beijing ao meio. Por conta disso, ontem a companhia holandesa Smit, contratada para salvar o navio, estava programada para iniciar a transferência de cerca de 25 mil toneladas de minério de ferros do porão traseiro para porões mais próximos à proa do navio, afim de reduzir o risco de um acidente e dar mais estabilidade á embarcação.

Até agora, no entanto, não há nenhuma previsão de quando ou mesmo se será possível reparar o gigantesco navio de mais de 360 metros de comprimento e capaz de carregar quase 400 mil toneladas de minério de ferro, o suficiente para produzir aço para construir três pontes como a Golden Gate, em São Francisco, nos Estados Unidos. Nem a STX Pan Ocean, a dona do navio, ou a Vale, que encomendou a embarcação ao estaleiro sul coreano STX e o arrendou por 25 anos, apresentaram qualquer plano de reparo do Vale Beijing.

As duas empresas também têm se negado a prestar informações publicamente. A Vale, que encomendou 35 navios como o Vale Beijing a estaleiros chineses e sul coreanos recusa-se a tratar do assunto e afirma que toda a responsabilidade pelo ocorrido é da STX Pan Ocean. A empresa coreana, por sua vez, afirma que as informações só serão repassadas à Capitania dos Portos de São Luís.

Já a Capitania informa que ainda não recebeu um plano para reparar a embarcação ou mesmo retirar o combustível que está no navi- o que, em caso de acidente, poderia provocar sérios danos ambientais ao ecossistema marinho da região.

Para comandante da Capitania dos Portos de São Luís, o capitão de Mar e Guerra Nelson Calmon Bahia, a única maneira de retirar o combustível é com o auxílio de um petroleiro. "Com a experiência que tenho de Marinha, consigo enxergar apenas essa possibilidade no momento”, disse ele em entrevista ao jornal Estado do Maranhão, referindo-se às dificuldades da operação por conta da situação do Vale Beijing.

De acordo com o superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão, tanto a Smit quanto a STX Pan Ocean estão tentando conseguir um navio petroleiro com a Petrobras para que a remoção do combustível seja realizada. “Nossa avaliação é de que não há risco imediato, mas queremos retirar o combustível para evitar danos ambientais se a situação evoluir de um incidente para um acidente”.

Fonte: IG

JAPÃO INAUGURA O PRIMEIRO CENTRO DE DESCONTAMINAÇÃO DE FUKUSHIMA

O Governo japonês inaugurou nesta quarta-feira o primeiro centro destinado à descontaminação das zonas afetadas pela alta radiação na cidade de Fukushima, a central que abriu a crise nuclear no Japão em 11 de março.


AFP/Air Photo Service/Ho/Arquivo
Vista aérea dos reatores da usina nuclear de Fukushima

O Ministério do Meio Ambiente japonês confirmou que o escritório terá em um primeiro momento 70 funcionários e servirá para coordenar o Governo com as administrações locais envolvidas na limpeza das áreas com alta radioatividade nuclear, informou a agência local "Kyodo".

A descontaminação das áreas afetadas, incluída a zona de exclusão com raio de 20 quilômetros em torno da usina nuclear de Fukushima Daiichi, começará no fim de janeiro embora até o fim de março não será feita limpeza de grande escala.

O trabalho deverá começar pela limpeza de estradas e sistemas de abastecimento de água e eletricidade e em março a descontaminação de casas e terrenos agrícolas.

Em meados de dezembro, o Governo detalhou que os maiores obstáculos serão obter as permissões dos cerca de 80 mil deslocados pela crise nuclear para limpar suas casas e plantações, assim como a dificuldade de encontrar armazéns temporários para armazenar a terra radioativa.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente japonês, espera-se que o número de trabalhadores do escritório de Fukushima se amplie dos 70 iniciais para cerca de 210 em abril para enfrentar os meses de maior trabalho.

No início de dezembro entrou na zona de exclusão o primeiro contingente de militares para começar a limpeza dos escritórios municipais, com o objetivo de deixá-los prontos para servirem de bases para os trabalhos de descontaminação.

A usina nuclear de Fukushima foi gravemente danificada pelo tsunami de 11 de março, que paralisou os sistemas de refrigeração e abriu a pior crise nuclear dos últimos 25 anos. 

Fonte: EFE

FUERZA MOROCHA! : CRISTINA KIRCHNER SERÁ OPERADA NESTA QUARTA-FEIRA


Centenas de pessoas fazem uma vigília em frente ao Hospital Austral, em Pilar, a 50 quilômetros de Buenos Aires, onde a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, vai ser operada de câncer na tireoide nesta quarta-feira. A cirurgia requer 72 horas de internação e 20 dias de recuperação.
A cirurgia será realizada pelo médico Pedro Saco, chefe do departamento de Cirurgia do Hospital Austral e do Serviço de Cabeça e Colo do Instituto de Oncologia 'Dr. Angel H. Roffo', da Universidade de Buenos Aires.
A doença foi descoberta recentemente e anunciada em 27 de dezembro.
Cristina passou a terça-feira descansando em Buenos Aires, após ter passado o Ano Novo em El Calafate com seus filhos Máximo, de 32 anos, e Florencia, de 24, e outros parentes.
A presidente vai ficar licenciada 20 dias, até 24 de janeiro, período em que vai exercer a Presidência o vice Amado Boudou.
Cristina foi reeleita em outubro com 54% dos votos para um segundo mandato. Seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, morreu no dia 27 de outubro de 2010, aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco.
Ela é a quinta mandatária da América Latina a ser diagnosticada com câncer nos últimos anos.
Fonte: Jornal do Brasil

MINISTRO DA AGRICULTURA DIZ QUE TOMARÁ MEDIDAS CONTRA A ENTRADA DE GADO PARAGUAIO COM AFTOSA


O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse hoje (3) que a sua pasta tomará todas as medidas necessárias para proteger a fronteira do Brasil de uma possível entrada do vírus da febre aftosa confirmado pelo governo do Paraguai no Departamento de San Pedro.

"Agiremos da mesma forma que [agimos] há mais de três meses. Estamos sintonizados com os secretários de agricultura dos estados que têm fronteira com aquele país, e agiremos com a mesma prontidão e eficiência", disse Mendes Ribeiro, se referindo a outro foco de aftosa detectado na mesma região do Paraguai em setembro e que levou à suspensão da entrada de carne bovina paraguaia no território brasileiro.

O ministro disse que ainda não tinha sido desativado o estado de alerta decretado na época do foco anterior e que, se necessário, solicitará apoio logístico do Exército Brasileiro e da Polícia Federal. O ministério informou que até o fim da tarde divulgará uma nota oficial com as medidas que serão tomadas.

Fonte: Agência Brasil

ALIMENTAÇÃO PUXA A ALTA DO IPC-FIPE EM DEZEMBRO


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos (Fipe), que mede a variação de preços na cidade de São Paulo, acelerou ligeiramente para 0,61 por cento na quarta quadrissemana de dezembro, que representa o fechamento do mês.
Na terceira quadrissemana de dezembro, o IPC-Fipe havia subido 0,59 por cento e, em novembro, 0,60 por cento.
Com o resultado de dezembro, o indicador fechou 2011 com alta de 5,81 por cento, abaixo dos 6,40 por cento apurados em 2010.
A maior contribuição para a alta de dezembro veio do grupo Alimentação, que representou 53,75 por cento do indicador e registrou variação de 1,44 por cento no mês. O grupo Despesas Pessoais veio em seguida, com participação de 24,32 por cento na inflação medida pelo IPC-Fipe e alta de 1,25 por cento. O grupo Vestuário registrou inflação de 0,38 por cento, e no item Saúde os preços tiveram alta de 0,24 por cento. Os preços do grupo Transporte subiram 0,23 por cento em dezembro.
As menores variações foram as dos grupos Habitação (alta de 0,17 por cento) e Educação (inflação de apenas 0,04 por cento).
No ano de 2011, a maior elevação de preços foi a do grupo Despesas Pessoais, com alta acumulada de 8,35 por cento. Vieram a seguir os grupos Saúde, com inflação de 7,29 por cento, e Transporte, com elevação de 7,03 por cento. O grupo Educação também subiu mais do que o índice geral, com inflação de 6,72 por cento no ano.
Ficaram abaixo do índice geral as variações dos grupos Alimentação, que registrou inflação de 5,02 por cento no ano, Vestuário, com inflação de 4,75 por cento, e Habitação, com alta acumulada de 4,63 por cento.
Fonte: Reuters

MITT ROMNEY SAI NA FRENTE COM 8 VOTOS DE DIFERENÇA

Por apenas oito votos, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu ontem o caucus de Iowa, primeira etapa oficial da corrida presidencial americana, consolidando sua condição de favorito para disputar a eleição de novembro com o presidente Barack Obama.

O Partido Republicano anunciou que 122 mil eleitores participaram do evento.

Romney ficou com 24,5% dos votos --mesmo percentual do que Rick Santorum, ex-senador da Pensilvânia.

Mas é Santorum, um católico conservador que agrada à ala religiosa do partido mas está em penúltimo lugar nas pesquisas nacionais de intenção de voto, o grande ganhador da noite.

Liderou a apuração em vários momentos e acabou com os mesmos 24,5% de Romney, com apenas oito a menos do que o adversário, que por sua vez ainda visto como indigesto por parte do eleitorado apesar de ser o mais constante nas pesquisas.

Em terceiro lugar, com 21,4%, ficou o deputado libertário Ron Paul, do Texas, que vencera uma simulação eleitoral no Estado.

Os resultados, compilados entre 19h e 21h em assembleias eleitorais chamadas de caucus, levaram mais de quatro horas e meia para ser divulgados, algo incomum.

O Partido Republicano chegou a admitir, à 0:30 de hoje (4:30 no Brasil), não ter conhecimento do paradeiro do 1% final dos votos.

Em um discurso emocionado antes de a apuração terminar, Santorum falou por mais de 15 minutos sobre sua infância, sua religião e sua visão defesa do livre mercado, sem contudo poupar seu partido de críticas pelos problemas no Congresso.

"Não estamos fazendo certo em Washington só cortando impostos e equilibrando o Orçamento", disse.

Agradeceu à mulher, Karen, aos sete filhos e a Deus antes de se dirigir aos eleitores que optaram por ele após uma campanha de baixos custos, mas na qual investiu integralmente seu tempo nas últimas semanas.

Em seguida, Romney também celebrou seus resultados --ainda sem saber qual seria a conclusão da apuração-- e cumprimentou Santorum pelo que "de um jeito ou outro já era uma vitória".

Mas seu discurso foi mais engessado, visando o presidente Barack Obama e carecendo da dose emocional.

O candidato deixou o hotel onde seus simpatizantes acompanhavam os resultados logo após falar, sem esperar o número final.

Aos poucos, o local também foi se esvaziando, e simpatizantes já lamentavam o que imaginavam ter sido uma derrota.

PERRY E BACHMANN

Os resultados de ontem colocam Santorum na disputa, embora não esteja claro quanto fôlego ele teria.

Sua campanha é, por ora, a mais pobre. Iowa tem o poder de mudar o quadro, embora dificilmente ele alcance o caixa de Romney.

Mais do que catapultar Santorum ou sedimentar Romney, porém, os resultados de Iowa podem ter enterrado duas candidaturas: a da deputada ultraconservadora Michele Bachmann, uma líder do movimento Tea Party, e a do governador do Texas, Rick Perry.

Bachmann ficou com pouco mais de 5% dos votos em seu Estado natal, após ter depositado nele suas fichas.

Embora em seu discurso ela tenha prometido persistir e alguns analistas coloquem as prévias da Carolina do Sul, em duas semanas, como seu teste de fogo, o diretor de sua campanha afirmou à rede de TV Fox News que não sabe ainda se há condições para continuar.

Já Perry declarou ele mesmo em seu discurso ontem que reavaliará sua candidatura depois do resultado em Iowa Favorito ao se lançar em agosto, o governador terminou ontem o dia em quinto, com 10% dos votos.

Caso os dois desistam, Santorum é um herdeiro em potencial, por apelar à mesma direita cristã que apoia Bachmann e Perry.

O ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, mais recente líder da corrida, também terá de reavaliar sua estratégia após terminar em quarto, com 13,3% dos votos.

Após uma rápida ascensão, ele se tornou alvo de uma série de anúncios negativos de Romney e Paul, que encontraram material farto em seu passado como deputado por duas décadas, lobistas e em sua vida pessoal, que computa dois casamentos encerrados em adultério.

Fonte: Folha

TERMINA A GREVE DOS POLICIAIS MILITARES NO CEARÁ

Terminou, na madrugada desta quarta-feira, 4, a greve, iniciada no último dia 29, dos cerca de 10 mil policiais militares e bombeiros no Estado do Ceará. As duas associações que representam a categoria decidiram entrar em acordo com o governo estadual e aprovaram um documento, assinado por todas as partes envolvidas no processo.

Parte das reivindicações dos militares foi aceita pelo governador Cid Gomes. No acordo firmado entre governo e policiais, os grevistas devem se apresentar nos seus quartéis até a meia-noite desta quarta-feira, em contrapartida, o governo concede anistia ampla e irrestrita a todos os que participaram do movimento grevista nos últimos cinco dias. Além disso, serão pagos R$ 850,00 a todos os policiais que atuam nos turnos da manhã e tarde. A gratificação era paga apenas aos militares que trabalhavam no turno C (madrugada) das escalas de serviço. O governo também aceitou diminuir de 44 para 40 horas semanais a carga horária na escala de todos os policiais.

Outro item do acordo é o aumento salarial de 7%. Os militares exigiam aumento salarial de 80% até o fim de 2015. Para a categoria também foi prometida a anulação da liminar da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, do Tribunal de Justiça do CE (TJ-CE). A magistrada, em decisão tomada na noite de segunda-feira, 2, ordenou a volta imediata dos militares e multa de R$ 500,00, por dia, para cada um deles em caso de desobediência à ordem judicial, e de R$ 15 mil para as associações que representam a categoria.

Polícia Civil. Na noite que terça-feira, 3, os policiais civis, que também lutam por reajuste salarial, decidiram voltar à greve, desta vez com adesão de 100%. O sindicato da categoria (Sinpoci) alegou que a Polícia Militar conseguiu promessa de aumento, enquanto a categoria, em cinco meses, em 2011, fez a paralisação conforme a lei e não conseguiu êxito.

Em 14 de dezembro de 2011, a mesma desembargadora já havia reconhecido a ilegalidade de uma greve dos policiais civis após o Estado impetrar pedido de liminar. Na ocasião, a magistrada ressaltou que o direito de greve não era absoluto, principalmente no que dizia respeito à prestação de serviço público e, em especial, à segurança pública. Ainda segundo a desembargadora, embora reconhecendo justas as pretensões da categoria em discutir condições de trabalho e remuneração, teria que ser ponderado o interesse público e a necessidade de se dar continuidade ao serviço essencial.

Em relação à greve iniciada na noite de terça-feira, o Sinpoci informou que líderes do movimento estão percorrendo diversas delegacias para convocar inspetores e escrivães a aderirem à paralisação. Eles pretendiam dirigir-se para o prédio da Superintendência da Polícia Civil, onde ocorria uma concentração de grevistas. Apenas os delegados devem permanecer nas delegacias. A paralisação da Polícia Civil é a terceira registrada em menos de um ano. O sindicato da categoria já havia promovido greves em julho e em outubro de 2011.

Na primeira paralisação, os grevistas haviam suspendido a greve após um mês. Já a greve de outubro só terminou em dezembro, após a justiça considerar a greve ilegal, porém, desde dezembro apenas parte (30%) do efetivo da Polícia Civil, o mínimo exigido pela Justiça, estava trabalhando. Segundo o sindicato, a categoria quer a redução da carga horária de oito para seis horas diárias, reajuste salarial e o pagamento de um subsídio equivalente a cerca de 60% do valor pago aos delegados de polícia do Estado.

Fonte: Estadão