quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CUBA AMPLIA FINANCIAMENTO PARA REFORMA E CONSTRUÇÃO DE CASAS

A partir do próximo dia 15, o governo de Cuba vai conceder ajuda financeira para os cidadãos interessados em reformar e até mesmo construir suas casas. Os recursos são para a compra de material de construção e o pagamento de mão de obra, segundo informações do jornal oficial do país, Granma. A iniciativa faz parte de um plano do governo do presidente cubano, Raúl Castro, de abertura da economia interna.
Cuba

De acordo com o diário, a ajuda será destinada a famílias, beneficiadas ou não por programas de assistência social, afetadas por desastres naturais, como ciclones, inundações, deslizamentos de terra e incêndios. Pessoas que vivem em condições vulneráveis e sem renda suficiente para custear uma reforma também serão beneficiadas.

Conforme as regras, os recursos virão da venda dos materiais de construção em cada província da ilha. Ao receber a ajuda, o beneficiário deverá assinar um contrato no qual assume o compromisso de usar o dinheiro somente para reforma da casa ou reconstrução da mesma.

A concessão desse tipo de ajuda está prevista na legislação aprovada no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba. Com essa medida, conforme o diário, o governo cubano quer acabar com o repasse de subsídios indevidos.

A economia cubana passa por um momento bastante delicado, como admitem as autoridades do país. A situação se agravou devido ao embargo norte-americano que atinge operações bancárias, financeiras e econômicas desde 1962.

Fonte: Correio do Brasil

HÉLIO COSTA SOFRE PRINCÍPIO DE ENFARTE

O ex-ministro das Comunicações e ex-senador Hélio Costa (PMDB-MG), de 72 anos, foi internado no Hospital Biocor, em Belo Horizonte, na madrugada de hoje (5), após sofrer um princípio de enfarte. No início da noite ele passava bem e, pelo Twitter, informou que aguardava liberação para ir para casa, o que não ocorreu até o início da noite.

Jornalista por formação, Hélio Costa começou a sentir-se mal em casa ainda na noite de quarta-feira e foi encaminhado para o Hospital. A assessoria do Biocor informou que esperava autorização da família para divulgar detalhes do quadro de saúde do ex-ministro, o que também não havia ocorrido até o início da noite.

No entanto, o próprio Hélio Costa, por meio do microblog, indicava estar melhor e informou que no hospital foi diagnosticado um quadro de angina, que é uma dor no peito normalmente causada por obstrução das artérias coronárias. "Ontem não me senti bem e vim ao Biocor, foi diagnosticado quadro de angina e recomendado cateterismo, o que foi feito com sucesso", postou o ex-ministro no Twitter.

O procedimento é usado para diagnóstico e tratamento cardíacos, mas o hospital ainda não informou qual foi o caso. Pouco antes de informar o que havia ocorrido, o próprio Costa já havia indicado que estava "bem" "Aguardo a liberação para voltar para casa. Agradeço a todos e ao pessoal do Biocor que me atendeu com eficiência e carinho", afirmou, também no microblog.

Fonte: Estadão

QUEDA DE ELEVADOR CAUSA TRÊS MORTES EM CUIABÁ

Morreu na tarde desta quinta-feira mais um trabalhador que havia se ferido na queda de um elevador de serviço em uma obra de Cuiabá.

Fernando Conceição da Silva, 26, foi socorrido pelo Samu e levado ao pronto-socorro municipal de Cuiabá. Ele não resistiu aos ferimentos, segundo a assessoria do hospital.

O operário Washington Luiz Isac, que também ficou ferido, foi transferido para o hospital Santa Helena, onde está internado na UTI em estado grave.

Além de Silva, morreram na queda o operador do elevador, Eurico de Jesus Ferreira, 38, e o mestre de obras Agnaldo Alves dos Santos, 40.

Segundo a assessoria do pronto-socorro, outros dois trabalhadores ficaram feridos na queda. Eles apresentam quadro de confusão mental e sonolência devido à pancada que sofreram na cabeça e continuam internados, em observação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que o elevador estava próximo ao sexto andar do edifício em construção, na região central da cidade, quando despencou.

Os bombeiros estimam que o elevador tenha caído de uma altura entre 16 e 18 metros.

Peritos da Polícia Técnica fizeram na manhã de hoje uma vistoria no local. Será aberto um inquérito policial para apurar a causa da queda.

Fonte: Folha

BRASILEIROS SÃO ACUSADOS NOS ESTADOS UNIDOS ACUSADOS DE ESTUPRAR GAROTA DE 15 ANOS


Dois brasileiros foram presos na terça-feira (3) nos Estados Unidos acusados de estuprar uma garota de 15 anos a bordo de um cruzeiro.

De acordo com a polícia do condado de Broward, no Estado da Flórida, a adolescente relatou ter sido forçada a manter relações sexuais com os dois dentro de uma cabine do navio Allure of the Seas, da empresa Royal Caribbean. Com capacidade para 5.400 hóspedes, o Allure é o maior o transatlântico do mundo.

O navio zarpou da cidade de Fort Lauderdale no Natal para um cruzeiro de nove dias, passou por ilhas do Caribe, e voltou aos EUA no começo da semana.

Segundo o relato da adolescente, que é americana, ela estava na boate do navio na última noite a bordo quando foi convidada por um garoto de 15 anos para uma festa em sua cabine.

Ela disse ter pensado que encontraria amigos, mas, quando os dois entraram na cabine, havia apenas um homem dentro. Os dois não a deixaram sair e, segundo disse a polícia, forçaram relações sexuais com ela.

Divulgação
Navio Allure os the Seas, maior transatlântico do mundo, onde brasileiros foram presos acusados de estupro
Navio Allure os the Seas, maior transatlântico do mundo, onde brasileiros foram presos acusados de estupro

A polícia de Broward identificou o adulto como Luiz Scavone, 20, morador da região do Morumbi (zona oeste de São Paulo). O adolescente disse ser morador de Ponta Grossa (PR).

A garota relatou o caso a funcionários do navio ainda na madrugada de terça. Segundo a Royal Caribbean, a polícia local e o FBI (polícia federal americana) foram acionados e os dois acusados foram presos.

"Desde início, a equipe da Royal Caribbean ofereceu toda a assistência a bordo, incluindo cuidados e acompanhamento médico e continuará prestando todo o auxílio necessário durante a investigação sobre o caso", afirmou a empresa, em nota.

A garota prestou depoimento e foi submetida a exame clínico.

Scavone foi levado ao tribunal local, que determinou fiança de US$ 10 mil (R$ 18,2 mil) e a retenção de seu passaporte. Na audiência, o juiz John Hurley também determinou que ele não poderá sair da região, entrar em aeroportos ou embarcações, ou pedir um passaporte provisório até seu julgamento.

"Este tribunal tem percebido nos últimos dois ou três meses que brasileiros têm muito pouca chance de serem trazidos de volta para os Estados Unidos. O Brasil parece ser uma brecha para as pessoas que querem sair dos EUA", afirmou o juiz.

Mesmo pagando fiança para a acusação de estupro, Scavone não deve ser liberado nos próximos dias devido a pendências com a imigração --o juiz determinou que ele use localizador por GPS caso seja solto.

Segundo informações do tribunal, o brasileiro está detido em um presídio em Fort Lauderdale e teve nova audiência marcada para o dia 10. Já o adolescente, segundo a polícia, prestou depoimento e foi levado a um centro para jovens infratores.

O Consulado-Geral do Brasil em Miami disse que foi informado das prisões e que está prestando assistência aos brasileiros. O órgão, porém, não soube informar se os jovens já constituíram defesa.

Fonte: Folha

BRASIL E ANGOLA PROMOVEM ACORDO DE COOPERAÇÃO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA

A Embaixada do Brasil em Angola promove, de Janeiro a Março, a quinta edição do programa de incentivo à formação científica, no qual o governo de Dilma Rousseff oferece a estudantes angolanos a oportunidade de realizar estágios práticos em universidades brasileiras durante as férias de verão.

O incentivo consta de um protocolo de entendimento entre os governos de Angola e do Brasil, firmado em Luanda, em 2007. No programa participam universidades federais brasileiras que oferecem vagas em áreas como Medicina, Ciências Biológicas, Engenharia, Ciências Humanas e Sociais. O programa tem como objetivo proporcionar a apresentação de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em universidades federais brasileiras a estudantes de Angola. Também possibilita que os estudantes desenvolvam conhecimentos em áreas de pesquisa, tecnologia e inovação. 

Outro objetivo é estimular a ligação da teoria à prática e contribuir para a inclusão tecnológica e científica de Angola.

O programa de incentivo à formação científica já beneficiou 248 estudantes entre 2008 e 2011. 

Este ano participam 50 estudantes selecionados pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnológica, que vão ser distribuídos pelas universidades federais de Grande Dourado, do Mato Grosso do Sul, do Vale do Jequitinhonha, do Mucuri, do Paraná, de Uberlândia e do Rio Grande do Sul.

Fonte: O País Online

OBJETOS DO TITANIC VÃO A LEILÃO EM NOVA YORK

Cem anos após o naufrágio do Titanic, mais de 5.500 objetos encontrados no fundo do oceano, entre louças, baixela, documentos, roupas e também peças do navio legendário, serão leiloados no dia 11 de abril em Nova York, anunciou nesta quinta-feira a casa Guernsey's.

Os objetos serão apresentados num único lote, em virtude de uma decisão judicial que impede sua dispersão.

Trata-se de "preservar a História" para as futuras gerações, declarou Arlen Ettinger, presidente da casa de leilões, durante entrevista à imprensa, destacando "o fascínio" que a história do Titanic continua a exercer, inclusive em seu filho, de 12 anos.

Todas as peças a serem leiloadas, entre elas um pedaço do casco pesando 17 toneladas, foram encontradas no fundo oceano, durante oito expedições realizadas em 25 anos por RMS Titanic no sul da Terra Nova (Canadá) no local onde repousavam os destroços, a 3.800 metros do fundo, em duas partes separadas de cerca de 600 metros.

O valor da coleção foi calculado em 189 milhões de dólares em 2007, com alguns direitos associados.

Algumas peças da baixela de valor diferenciado, segundo a classe dos passageiros, algumas impressas com o nome "White Star Line", a companhia marítima do navio, o colete de um viajante, abotoaduras de ouro, ou ainda um par de binóculos perfeitamente conservado, foram apresentados nesta quinta-feira durante uma entrevista à imprensa.

Todos contam a história da luxuosa cidade flutuante que era o Titanic, naufragado há cem anos, na noite de 14 a 15 de abril de 1912, após ter-se chocado com um iceberg durante sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) a Nova York, explicou nesta quinta-feira Alexandra Klingelhofer, responsável pela coleção.

No total, 2.200 pessoas de 40 nacionalidades estavam a bordo, cheias de "sonhos e de esperanças", e cerca de 1.500 morreram no naufrágio.

"Foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX", acrescentou Alexandra.

Fonte: AFP

PRODUÇÃO DE VEÍCULOS NO BRASIL CRESCEU QUASE 1% EM 2011

A produção brasileira de veículos em 2011 ficou abaixo do esperado pelo setor, enquanto as vendas foram mais lentas do que o previsto para o ano, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea, divulgados nesta quinta-feira.

Enquanto a produção subiu ligeiros 0,7 por cento em 2011, para 3,4 milhões de veículos, as vendas no mercado interno subiram 3,4 por cento, a 3,63 milhões de unidades. Contudo, a Anfavea estimava produção de 3,68 milhões de veículos e vendas de 3,69 milhões de unidades para o ano.

Apenas em dezembro, a produção caiu 4,6 por cento sobre novembro e 1 por cento sobre um ano antes, para 261,98 mil veículos, refletindo dados recentes de desaceleração da economia.

As vendas no mês passado, enquanto isso, cresceram 8,4 por cento sobre novembro e recuaram 8,7 por cento na comparação com um ano antes, a 348,4 mil unidades.

A Anfavea manteve expectativa inicial de alta de 4 a 5 por cento nas vendas no mercado interno em 2012 e divulgou estimativa de crescimento da produção de 1,1 por cento, a 3,49 milhões de unidades.

IMPORTADOS

A participação de importados no total das vendas, enquanto isso, disparou a 27 por cento ante 25,7 por cento em novembro e 21,7 por cento um ano antes.

Apesar do aumento em meados de dezembro do Imposto sobre Produtos Industrializados dos veículos importados, muitos distribuidores comercializaram estoques durante o mês, sem alterações de preços, informou na véspera a associação de concessionárias Fenabrave.

Com isso, as vendas de importados em dezembro subiram mais que as de veículos nacionais, a 14 por cento sobre novembro e a 13,8 por cento no comparativo anual.

As exportações do setor em dezembro somaram 1,34 bilhão de dólares, queda de 2,7 por cento sobre novembro, mas salto de quase 25 por cento sobre um ano antes. No ano, as vendas externas dispararam 20,6 por cento, a 15,48 bilhões de dólares, ficando acima dos 13,1 bilhões de dólares previstos pela Anfavea.

A indústria encerrou dezembro com estoque de 347.348 unidades, equivalente a 30 dias de vendas. Em novembro, o estoque era de 373.573 veículos e 35 dias de vendas.

RANKING

Destaque no ranking das cinco maiores montadoras do país, a Renault encerrou na quinta posição, com um crescimento de 21,2 por cento nas vendas de automóveis e comerciais leves, para 194,3 mil unidades.

Enquanto isso, a Fiat seguiu na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves em 2011, apesar de sofrer queda de 0,8 por cento nos emplacamentos, para 754,3 mil unidades. A Volkswagen apurou vendas de 703,9 mil unidades, alta ligeira de 0,5 por cento na comparação anual.

General Motors registrou licenciamentos de 632,2 mil automóveis e comerciais leves no ano passado, queda anual de 3,8 por cento. Já a Ford vendeu 314 mil unidades, 6,6 por cento menos que em 2010.

Fonte: Reuters

OBAMA ANUNCIA CORTE DE 45O BILHÕES DE DÓLARES NAS FORÇAS ARMADAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira cortes na defesa dos Estados Unidos e admitiu que as Forças Armadas serão menores no futuro.

AFP
Em uma rara aparição no Pentágono, Obama afirmou que as Forças Armadas do país devem sofrer um corte de US$ 450 bilhões nos próximos 10 anos, mas afirmou que os EUA irão manter sua hegemonia militar no mundo.

Obama disse ainda que a "maré da guerra está baixando" e que o país precisa recuperar sua força econômica.

Segundo ele, as forças americanas devem voltar seu foco para a região da Ásia e do Pacífico e reforçar sua parceria com a Otan (a aliança militar do Ocidente).

"Sim, nossas Forças Armadas serão mais esbeltas", disse Obama. "Mas o mundo precisa saber: os EUA vão manter sua superioridade militar com forças armadas que são ágeis, flexíveis e prontas para uma ampla gama de contingências e ameaças", afirmou.

Ele disse ainda que os EUA estavam “virando a página de uma década de guerra” e agora enfrentavam “um momento de transição”.

O presidente não anunciou um número específico de cortes nas tropas - o que deve ser feito no momento do anúncio do orçamento federal, em fevereiro.

No entanto, funcionários do governo disseram que a proposta que vem sendo analisada inclui uma diminuição de 10 a 15% no Exército e Corpo de Fuzileiros na próxima década – o que implicaria na redução de dezenas de milhares de homens.

Iraque e Afeganistão

De acordo com o especialista da BBC em assuntos diplomáticos Jonathan Marcus, a revisão da estratégia militar dos EUA se deve a três fatores mais amplos:

"Há a pressão cada vez maior sobre o orçamento de defesa, em uma era de austeridade. O compromisso das forças de combate dos EUA no Iraque terminou, e a redução em andamento dos números dos EUA no Afeganistão fazem deste um bom momento para uma reavaliação", afirma Marcus.

Segundo Marcus, o Exército e os fuzileiros navais americanos sofrerão cortes, e os fuzileiros voltarão a seu papel tradicional, de força de intervenção rápida.

O foco para o futuro deve se manter na criação de forças capazes de conter em forças militares que vêm ganhando força na Ásia. De acordo com o especialista, apesar de ninguém dizer explicitamente, sabe-se que é a China que eles têm em mente.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, elogiou a nova estratégia dos EUA, especialmente por manter os compromissos do país com a Europa, mesmo com a mudança de foco para a Ásia.

“Em um mundo imprevisível, a garantia de que nossa parceria transatlântica continua indispensável para a segurança dos Aliados é crucial”, disse Rasmussen.

Ele elogiou a decisão de Obama de seguir investindo na Otan “porque a Organização tem demonstrado diversas vezes – mais recentemente na Líbia – que é uma força multiplicadora”.

Fonte: BBC Brasil

CIENTISTAS MODIFICAM O BICHO-DA-SEDA PARA PRODUZIR FIOS MAIS RESISTENTES

Pesquisadores americanos dizem ter criado bichos-da-seda geneticamente modificados para produzir fios muito mais resistentes, como os das teias de aranha.

Segundo os cientistas da Universidade de Wyoming, os resultados do experimento podem levar ao desenvolvimento de materiais revolucionários para a medicina e engenharia, já que a seda produzida pelas aranhas é mais resistente que o aço.

O estudo publicado na revista científica PNAS deixa a ciência um pouco mais perto de reproduzir os artifícios usados pelo homem-aranha nas histórias em quadrinhos.

Tentativas anteriores de criar aranhas para a produção comercial de sua seda fracassaram porque os aracnídeos não produzem quantidades suficientes e têm tendências a comer uns aos outros.

Bichos-da-seda, no entanto, podem ser criados em cativeiro facilmente e produzem grandes quantidades de seda, mas o material é mais frágil.

'Quantidades industriais'

Pesquisadores vêm tentando por anos chegar à produção de seda super-resistente em quantidades industriais, através da inserção de genes das aranhas nos bichos-da-seda, mas os animais geneticamente modificados não haviam produzido seda suficiente até agora.

O estudo da equipe liderada por Don Jarvis estaria gerando um composto de seda de aranha e de bicho-da-seda - tão forte como as teias dos aracnídeos - em vastas quantidades.

Para o professor Christopher Holland, da Universidade de Oxford, a pesquisa pode tornar mais viável a produção de seda fortalecida em escala comercial.

"Essencialmente, o que este estudo mostra é que os cientistas foram capazes de usar um componente da seda de aranha e fazer com que bichos-da-seda o transformassem em uma fibra juntamente com sua própria seda. Eles também provaram que este composto, que contém partes da seda de aranha e da seda do próprio bicho-da-seda, tem propriedades mecânicas melhoradas", explicou ele.

Na área médica, o novo material poderia ser usado para criar suturas, implantes e ligamentos mais fortes. A seda de aranha geneticamente modificada também poderia ser usada como um substituto mais sustentável para os plásticos duros, que usam muita energia em sua produção.

Fonte: BBC Brasil

O ESTADO DE SÃO PAULO: QUANDO SOMENTE DENÚNCIAS VIRAM JORNALISMO


Em 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2012, o ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, tornou-se o primeiro novo alvo do governo Dilma Rousseff, que em doze meses demitiu seis integrantes do primeiro escalão por suspeitas de corrupção – evaporadas das páginas de jornais tão logo deixaram seus assentos.
Com base em levantamento feito pela ONG Contas Abertas, o jornal Estado de S.Paulo destacou, em sua manchete, que o ministro pernambucano beneficiou seu reduto eleitoral ao destinar 90% de verbas de prevenção e preparação de desastres naturais para obras iniciadas em 2011 em Pernambuco, estado governado pelo padrinho político Eduardo Campos (PSB).
O ministro Fernando Bezerra, durante a coletiva. Foto: Agência Brasil
Bezerra, ex-prefeito de Petrolina, acabava de transferir seu domicílio eleitoral para Recife e tem, como se vê, claras chances de disputar a prefeitura da capital – o que desagrada inclusive o PT local, liderado pelo prefeito de Recife, João da Costa.
Nas contas da reportagem do Estado, dos gastos autorizados e pagos em 2011, Pernambuco recebeu 14 vezes mais do que o segundo colocado, o Paraná, onde chuvas fortes provocaram enxurradas e deslizamentos no ano passado.
Por esta rubrica, Pernambuco recebeu 25,5 milhões de reais, contra 1,8 milhão liberado para o Paraná. Ao todo, 28,4 milhões de reais foram pagos em obras autorizadas pelo ministério em 2011 para a prevenção de desastres naturais. São Paulo, por exemplo, não recebeu nada dos 31 milhões de reais previstos para a construção de reservatórios para conter cheias na região metropolitana.
As contas, porém, precisam ser vistas com calma. Isso porque o Ministério da Integração não é a única pasta do governo responsável por obras para prevenção, uma tarefa também de municípios e governos estaduais. Em São Paulo, o estado mais rico da federação, por exemplo, o govenador Geraldo Alckmin (PSDB) só havia conseguido construir quatro dos 23 piscinões anti-enchentes previstos.
O governo federal interfere em áreas de risco com outros recursos – em municípios em situação de emergência, libera recursos para reconstrução (como moradias subsidiadas) e liberação do saque do FGTS para as famílias atingidas pelas chuvas. Caso da região serrana do Rio de Janeiro, que sofreu com enchentes e deslizamentos no início do ano passado.
Pelo governo federal, há programas sob a coordenação do Ministério das Cidades, como o PAC 2, que prevê investimentos de 11 bilhões de reais para contenção de encostas em áreas de risco e obras de drenagem, para evitar enchentes e inundações.
Ainda assim, quando se olha o total dos investimentos apenas do Ministério da Integração, a leitura da denúncia muda de figura. Ao todo, segundo o ministério, a execução financeira da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) foi de 155 milhões de reais para obras de prevenção em 2011. Outros 915 milhões de reais foram investidos na reconstrução e resposta a desastres por meio tanto de recursos provenientes da Lei Orçamentária Anual e de Medidas Provisórias.
De acordo com a nota emitida pelo ministério na terça-feira 3, há investimentos em prevenção por meio de secretarias, como a de Infraestrutura Hídrica (SIH) e obras para canalizações de córregos, dragagem de canais, a construção de galerias pluviais, bocas-de-lobo, pavimentação de ruas, contenção de encostas, desassoreamento e recuperação de sistemas de drenagem. Nada disso foi levado em conta pela reportagem do Estado, que se fiou apenas na rubrica “prevenção” da Defesa Civil.
“Neste programa da SIH foram liberados, só em 2011, 130 milhões de reais, sendo 57 milhões para Bahia, 32 milhões para Rio de Janeiro, 12 milhões para Santa Catarina, 10 milhões para Tocantins, 10 milhões para Roraima, 5,6 milhões para Pernambuco e 1,9 para Rio Grande do Sul”, diz a nota.
Fazendo-se as contas, segundo o ministério, Bezerra explicou que, do total de 98,3 milhões de reais do orçamento para Pernambuco, 70 milhões foram destinados a obras preventivas – e não só os 25 milhões levados em conta pela reportagem.
“Não existe política partidária, miúda, pequena. Não posso aceitar discriminação contra nenhum estado, não se pode discriminar Pernambuco por ser o estado do ministro, não é correto”, defendeu-se Bezerra, que interrompeu suas férias para prestar esclarecimentos em uma entrevista coletiva na quarta-feira 4.
O suposto direcionamento para Pernambuco ganhou, nas páginas do Estadão, cores de “escândalo”. A reportagem também parece ter irritado Dilma Rousseff, que teria “ordenado” a adoção de critérios técnicos para esse tipo de obras (quais, como, quando, não se sabe).
O que se sabe, segundo o Estadão, é que governadores dos estados supostamente prejudicados pelo ministro não entraram no denuncismo. Em Minas Gerais, que vem sofrendo com as chuvas nas últimas semanas, o tucano Antonio Anastasia saiu em defesa do ministro, classificado como “um amigo de Minas”. Sergio Cabral, do Rio, também desconversou, segundo o próprio Estadão: “Não temos o que falar do governo federal, a não ser agradecer”.
Quem também desmentiu a “denúncia” foi Eduardo Campos (PE), o “padrinho” do ministro. Segundo ele, os 25 milhões de reais liberados para Pernambuco foram acertados com a própria Dilma Rousseff em razão de desastres provocados pela chuva na região da Mata Sul. Dilma perguntou como poderia ajudar, Campos disse que tinha um projeto pronto para construção de barragens na localidade (Panelas II e Gatos), e os recursos foram disponibilizados.
Segundo Bezerra, Pernambuco foi o estado que apresentou os projetos mais urgentes e a seleção foi feita com base em critérios técnicos, com aval da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério do Planejamento.
Em 2010, as fortes chuvas na região provocaram 20 mortes e, segundo a nota, cerca de 80 mil pessoas foram desabrigadas e desalojadas. Os prejuízos chegam a mais de 1 bilhão de reais.
Campos lembrou que, naquele ano, quando Bezerra nem era ministro, Pernambuco recebeu 275 milhões de reais da pasta – menos, portanto, do que o estado recebeu no ano seguinte.
Portanto, há meio copo cheio, meio copo vazio nesta história. A imprensa, mais uma vez, só mostrou uma parte.
Fonte: Carta Capital