sábado, 7 de janeiro de 2012

PESQUISADORES DESENVOLVEM FORMIGAS "SUPERSOLDADOS"

Formigas podem ser programadas com tratamentos hormonais para se transformarem em "supersoldados", indicam pesquisas feitas por uma equipe internacional de cientistas, que creem que as descobertas podem dar novos rumos para os estudos da evolução.

Formiga supersoldado ao lado de formiga soldado (Alex Wild/alexanderwild.com)
Todas as colônias de formigas são feitas de membros de diversas "castas", incluindo soldados e operários. O que os pesquisadores descobriram é que é possível "convencer" as larvas de formigas a, quando crescerem, se converterem em parte de uma rara casta de supersoldados.

O estudo, publicado na revista Science e liderado pelo pesquisador Ehab Abouheif, da Universidade McGill (Canadá), descobriu que tratamentos hormonais durante um período específico do desenvolvimento dessas larvas resulta em formigas supersoldados gigantes.

Os cientistas conseguiram esse resultado em duas espécies de formigas que naturalmente não têm a casta de supersoldados como parte de sua colônia.

Proteger as colônias

Abouheif e sua equipe estudaram as formigas Pheidole, um grande grupo de mais de mil espécies correlatas. Desses grupos, há apenas oito que têm entre seus membros os chamados supersoldados, que ajudam a proteger a colônia usando suas enormes cabeças para bloquear a entrada de invasores.

A ideia de tentar "programar" formigas em desenvolvimento para se tornarem grandes soldados nasceu quando Abouheif percebeu que outra espécie comum de Pheidole, ainda que não tivesse supersoldados entre seus membros, possuía integrantes dotados de cabeças estranhamente grandes.

"Estávamos coletando (formigas) de Long Island, em Nova York, e percebemos algumas com uma aparência monstruosa", disse o cientista.

Essas formigas de aparência mutante se assemelhavam a uma casta rara de supersoldados de uma espécie correlata. Por conta disso, os cientistas se dispuseram a descobrir o que fez com que ganhassem tal forma.

Abouheif explica que, quando uma formiga rainha bota ovos, cada um deles pode se desenvolver em uma casta diferente, dependendo das condições de temperatura e alimentação a que são submetidos.

A chave para "transformá-los" em uma casta específica depende, em grande parte, de um componente químico dos ovos, o chamado hormônio juvenil.

"Sendo assim, se você trata qualquer espécie no momento certo de seu desenvolvimento, com apenas um hormônio, pode induzir o desenvolvimento de uma supersoldado", diz o cientista.

Forma ancestral

Para ele, "o fato de que se possa induzir isso em todas essas espécies diferentes (que não têm naturalmente a casta de supersoldados) significa que um ancestral comum de todas essas espécies tinha (supersoldados)".

Abouheif diz que a descoberta pode ter amplas implicações na forma como os cientistas veem e estudam o processo evolutivo.

Para ele, destravar características evolutivas ancestrais pode ajudar no desenvolvimento de plantas com maior valor nutricional e até mesmo encontrar mecanismos que ajudem no combate de doenças.

"Quem sabe o crescimento de um câncer seja a liberação de algum potencial ancestral", questionou Abouheif. "Se conseguirmos descobrir isso, talvez possamos revertê-lo."

Fonte: BBC Brasil

CONGRESSO DE GINECOLOGIA EM ISRAEL VETA A PARTICIPAÇÃO DE MÉDICAS

Um congresso de ginecologia que será realizado em Jerusalém vem provocando uma onda de protestos por proibir a participação de médicas e por obrigar as mulheres do público a ficarem separadas dos homens.

Foto: AFP
A notícia vem à tona em meio a uma polêmica crescente no país sobre a segregação das mulheres imposta por judeus ultraortodoxos.

ONGs de direitos humanos e cidadãos seculares estão pressionando os médicos que deveriam fazer palestras no congresso para cancelarem sua participação.

A organização do encontro, que discutirá questões de fertilidade e começará no dia 16, incluiu na lista de palestrantes apenas médicos homens e rabinos.

O congresso é organizado pela instituição Puah - nome em hebraico formado com as iniciais das palavras 'fertilidade' e 'Halachá' -, que presta aconselhamento a casais judeus religiosos que sofrem de problemas de fertilidade.

A organização engloba rabinos e médicos para garantir que nenhum procedimento viole a Halachá, o conjunto de leis da religião judaica.

Boicote

Uma das ONGs que mais criticou o congresso é a secular Israel Livre, que divulgou nomes e e-mails dos médicos escalados para palestrar, pedindo que as mulheres "boicotem ginecologistas que boicotam as mulheres".

Yuval Yaron, diretor do departamento de Diagnóstico Genético Pré-Natal do Hospital Ichilov, em Tel Aviv, já cancelou sua participação. "Impedir mulheres de fazer palestras no congresso contradiz totalmente os valores segundo os quais fui educado", afirmou o médico.

"Além de ser um exemplo claro de segregação, não convidar mulheres para falar em um congresso sobre medicina da mulher também é um absurdo do ponto de vista profissional."

O rabino Menachem Burstein, diretor do Puah, minimizou a polêmica e disse que graças ao instituto a legislação rabínica aceita inovações da medicina e assim possibilita o avanço da saúde das mulheres ultraortodoxas.

"Infelizmente há elementos que se aproveitam de maneira cínica e agressiva do clima público atual", afirmou Burstein em referência à polêmica na sociedade israelense sobre a segregação das mulheres.

Isso porque, nas últimas semanas, se intensificou em Israel o debate público sobre a segregação das mulheres em ônibus, calçadas e instituições públicas, praticada em várias cidades, especialmente onde há grandes concentrações de habitantes ultraortodoxos, como Jerusalém, Beit Shemesh e Elad.

O debate tem sido acompanhado por manifestações de seculares e de extremistas e já houve casos de confrontos físicos entre os dois lados.

Fonte: BBC Brasil

PAI É CONDENADO POR SEQUESTRAR FILHA QUE FAZIA FILMES PORNÔ

A Justiça francesa condenou a três meses de prisão quatro membros de uma família origem turca por sequestrar uma parente de 22 anos que trabalha em filmes pornográficos, informou a imprensa francesa.

O pai da jovem, um pedreiro aposentado, alegou à Justiça que a atividade de sua filha é "inconcebível" e que ele temia que o trabalho de atriz pornô "manchasse a honra da família".

Além do pai, a irmã da atriz - cujo nome não foi revelado - e dois cunhados foram condenados pelo sequestro, mas poderão cumprir a pena de prisão em liberdade condicional.

A mulher, que havia feito um curso de formação para trabalhar em institutos de beleza e trabalhado como vendedora, declarou à polícia ter aceitado atuar em filmes pornôs "por vontade própria".

Ela se mudou de Nancy, no leste da França, para a região de Paris para trabalhar como atriz de filmes adultos sem informar a família sobre seu novo endereço.

Descoberta em revistas

Foram fotos da atriz em revistas masculinas, descobertas por um amigo da família, que permitiram aos parentes desvendar suas novas atividades profissionais.

Após inúmeras buscas, membros da família descobriram que ela estava hospedada em um hotel em Aubervilliers, na periferia de Paris.

"Para nós não se tratava de um sequestro. Queríamos tirá-la desse meio onde ela entrou", afirmou a irmã da mulher, durante o julgamento no tribunal de Bar-le-Duc, no leste da França.

A irmã e dois de seus cunhados foram até o hotel e tentaram persuadi-la a deixar a carreira de filmes pornôs e voltar para casa dos pais, segundo o jornal L’Est Républicain.

Como não obtiveram resultado, eles decidiram esperar nos arredores do hotel até que a jovem saísse do local à noite e a levaram à força até o carro, tapando sua boca com as mãos para evitar que ela gritasse.

Agressões

A jovem passou dias trancada em um quarto na casa dos pais e foi agredida a chutes por um de seus irmãos. Quando saía de casa, ela era sempre escoltada por membros da família, conta o jornal.

Foi numa dessas saídas, para buscar seus pertences no hotel na periferia de Paris, que ela conseguiu enviar um torpedo com um celular que havia ficado no local.

A jovem alertou um "conhecido de seu trabalho" sobre o sequestro, que avisou a polícia.

"Ela é maior de idade e as escolhas de vida são da própria pessoa e não de sua família", disse o procurador Yves Bardoc.

"O comportamento (da jovem) talvez seja repreensível do ponto de vista moral da família, mas ela não se encontrava em uma situação de perigo, que tornaria legítima uma ação de seus parentes", afirmou o procurador.

Fonte: BBC Brasil

CRACOLÂNDIA: ESTADO E MUNICÍPIO NÃO GOVERNAM

Alckmin, Kassab e comando da PM não sabiam de início de ação na cracolândia


A Operação Cracolândia foi precipitada por uma decisão do segundo escalão da Polícia Militar (PM) e do governo do Estado. Há dois meses, a ação era planejada em alto nível. O governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e as cúpulas da Segurança Pública, Assistência Social e Saúde das duas esferas de governo estavam acertando tudo para que o trabalho começasse em fevereiro, depois da abertura de um centro de atendimento com capacidade para 1,2 mil usuários de drogas na Rua Prates, no Bom Retiro.
Epitácio Pessoa/AE
Eles queriam evitar, por exemplo, que os dependentes se espalhassem pela cidade depois do cerco à cracolândia. Outro objetivo era evitar que a operação focasse apenas políticas de segurança pública, ampliando-a para as pastas sociais.

Até que na segunda-feira houve uma reunião de segundo escalão, na qual Luís Alberto Chaves de Oliveira, o Laco, coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado da Justiça, disse ao coronel Pedro Borges, comandante da região central de São Paulo, que o governador queria a operação. O coronel disse que poderia fazê-la de imediato, pois tinha acabado de receber 60 homens da escola de soldados.

Assim, na manhã de terça-feira, ele pôs o time em campo sem nem sequer avisar o Comando-Geral da PM, o governador e a Prefeitura. E acabou criando um mal estar entre os dois governos.

No primeiro momento, só a PM participou. A Prefeitura achou que a Segurança Pública queria aparecer sozinha. Kassab conversou com o governo estadual e ouviu as explicações. O próprio coronel teve de se explicar com o Comando. A cúpula da Segurança queria saber por que ele havia feito a operação sem informar ninguém.

Ainda na terça de manhã, quando a operação começou, o governador questionou o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Camilo. Nenhum deles sabia de nada. Já com os policiais na rua, a Prefeitura convocou equipes de limpeza e de assistência social e a PM teve de dar continuidade à operação que só estava prevista para fevereiro.

Reunião

Ontem, o Comando da PM foi convocado para uma reunião de emergência no Palácio dos Bandeirantes. Alckmin queria explicações do comando. Embora estivesse no QG quando todos foram convocados, o coronel Alvaro Camilo não foi ao palácio.

Estiveram na reunião os coronéis Danilo Antão Fernandes (subcomandante-geral) e Marcos Roberto Chaves (comandante do Policiamento da Capital), além do coronel Pedro Borges. A reunião começou tensa, mas terminou sem nenhuma demissão. A história do mal-entendido com Laco prevaleceu.

Entre os coronéis da PM, no entanto, a atuação de Borges tem outra explicação. Muitos acham que sua ação se explica pela mudança obrigatória do Comando-Geral, que ocorrerá em maio. Borges teria antecipado a operação pensando na cadeira de comandante-geral. Só não esperava a reação dos demais envolvidos no caso.

Camilo ficou irritado - viu na atitude do subordinado uma ameaça a seu relacionamento com Kassab - 30 dos 31 subprefeitos de São Paulo são coronéis da PM. O prefeito preferia que a operação fosse deflagrada após 4 de fevereiro, quando planeja inaugurar o galpão que receberia as pessoas que seriam retiradas da cracolândia.

Ao ver a ação da PM, ele considerou que foi como se ela tivesse "resolvido o problema". À Prefeitura, coube então o papel de inoperante. Ontem, novas explicações foram dadas a Kassab para tentar apaziguá-lo. E a ação nas ruas continua em meio a cotoveladas entre os chefes.

Questionado pelo Estado, o governo do Estado negou precipitação. Segundo assessores do governador, Alckmin havia dado chancela para que PM e Coordenadoria de Políticas sobre Drogas escolhessem o momento adequado de pôr a tropa na rua. Mas não negou que ele desconhecia a data de início. Segundo a assessoria, não há mal-estar no governo e na relação com Kassab.

O coronel Borges afirma que tomou a decisão porque no começo de janeiro, quando parte dos paulistanos viaja, caem as taxas de crimes e diminui o trânsito, o que libera o efetivo de policiais para operações de grande vulto. Borges afirma que tomou a decisão "em acordo com as demais pastas da Prefeitura e do Estado". "Mas não sei se a Prefeitura ou o governador foram consultados", disse.

Discurso

O comandante da PM, Álvaro Camilo, que oficialmente estava de férias e só voltaria na próxima semana, confirmou que não sabia da data da ação. E disse que o chefe do centro tinha autonomia para decidir. No governo, há a tentativa de afinar o discurso de que, independentemente do que ocorreu, o que importa é que daqui para frente todos trabalharão juntos.

Fonte: Estadão

ÁRBITRO FAZ DENÚNCIAS CONTRA CHEFE DA COMISSÃO DE ARBITRAGENS DA CBF

Afastado do quadro da Fifa, o árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca levantou suspeitas de corrupção na arbitragem do Campeonato Brasileiro de 2010. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Gutemberg acusou o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Sergio Correa, de intimidar árbitros para que ajudassem o Corinthians durante a competição. O título, porém, ficou com o Fluminense.

Gutemberg contou que nos últimos anos Sergio Correa exigia que os árbitros escalados para o Campeonato Brasileiro mantivessem contato com ele, na CBF, antes da realização das partidas. Essa iniciativa serviria para que os árbitros recebessem recomendações do presidente da comissão. De acordo com Gutemberg, em pelo menos um jogo, apitado por ele, com um recado para que houvesse boa vontade com o Corinthians. Pelo menos foi essa a sua interpretação.

"Eu tenho provas para que essa sujeirada seja lavada. Eu, por exemplo, fui escalado para um jogo entre Corinthians e Goiás, em que o Corinthians ganhou por 5 a 1. E antes do jogo, ele disse assim: "Vai lá, boa sorte. Vai apitar o jogo do Timão, hein!" O que eu posso entender disso? Que se o Corinthians não ganha eu podia para o resto da vida não ser escalado."

Na entrevista, Gutemberg sugeriu que seu afastamento da Fifa foi motivado depois que ele decidiu não telefonar mais para Correa a fim de ouvir recomendações antes dos jogos. O árbitro carioca, de 38 anos, anunciou que está abandonando a carreira.

A Agência Estado tentou em vão contato com a assessoria de imprensa da CBF para repercutir a denúncia. Já o telefone celular de Sergio Correa permaneceu "desligado ou fora da área de cobertura." 

Fonte: Estadão

GOVERNO QUE INTERNET POPULAR NO CELULAR POR R$ 30 POR MÊS

O governo quer lançar este ano um pacote popular de celular e internet para consumidores de baixa renda. A ideia é que as operadoras vendam planos de serviços no valor máximo de R$ 30 por mês, que darão direito a fazer uma quantidade razoável de ligações pelo telefone móvel para qualquer operadora e usar a banda larga pelo aparelho.

"A ideia é que as pessoas possam ligar para outras operadoras, pois franquia para números da própria empresa elas já dão", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Para contratar o pacote, o usuário precisa receber algum benefício social do governo, ou seja, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A proposta está sendo desenvolvida pelo Ministério junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As operadoras já foram sondadas. "Vamos definir no governo a proposta e chamar as empresas para negociar os parâmetros mínimos que aceitaremos", afirmou Bernardo.

A iniciativa do governo, segundo o ministro, busca promover a universalização do serviço para os consumidores que estão de fora da inclusão digital, por não terem condições de pagar nem mesmo o valor de R$ 35 por mês para o pacote de internet de um mega de velocidade comercializado no âmbito no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

"Estamos estudando como a gente pode fazer para ter um pacote de serviços tanto de telefone quanto de internet por um preço mais reduzido, de maneira que todo mundo possa usar o serviço", ressaltou Bernardo.

Complemento

O ministro destacou que o lançamento do pacote é uma medida complementar à proposta de desoneração de 25% para produção de smartphones no País, com o objetivo de realizar o sonho das classes C, D e E de ter conexão de internet no celular.

"Minha empregada compra R$ 25 de crédito por mês, mas a ligação de pré-pago é mais cara (então o crédito acaba rápido). Queremos negociar com as empresas de modo que a gente misture telefone e internet nesse plano e a pessoa tenha um volume suficiente de crédito para ela se virar durante o mês", enfatizou o ministro.

Qual será a quantidade de ligações que a pessoa poderá realizar no período, bem como a franquia de uso a internet, ou seja, o volume permitido para ela baixar conteúdo (download) ou inserir conteúdo (upload) na internet ainda estão sendo estudadas. Para fechar a proposta, talvez o governo tenha que fazer algumas concessões, como isenção fiscal, disse o ministro.

Bolsa celular

A ideia do governo de criar esse pacote não é inédita. No fim de 2009, o então ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou o "Bolsa Celular", um plano para estimular as operadoras a distribuir telefones celulares de graça para os cidadãos quer recebiam Bolsa Família. Os beneficiados pelo programa também teriam direito a um crédito de R$ 7 mensais para fazer ligações. A proposta chegou a ser apresentada ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva mas não prosperou.

Em julho do ano passado, o Ministério e a Anatel fecharam com as empresas o telefone fixo social, que custará R$ 13,30 (valor com impostos) por mês.

A oferta vai se tornar obrigatória pelas concessionárias de telefonia fixa assim que o regulamento do plano, denominado Acesso Individual Classe Social (Aice) for publicado pelo órgão regulador. O plano também é restrito às 20 milhões de famílias inscritas no CadÚnico.

Em novembro do ano passado, havia 236 milhões de celulares no País, o que representava uma densidade de 120,8 acessos por 100 habitantes. Do total, 81,65% eram pré-pagos. Em 12 meses, o crescimento da base foi de 19,5%, segundo a consultoria Teleco.

Fonte: Estadão

NOVOS ATAQUES CONTRA CRISTÃOS NA NIGÉRIA DEIXAM 17 MORTOS

Centenas de pessoas deixaram suas casas no norte da Nigéria neste sábado, em meio a ataques do grupo extremista islâmico Boko Haram que já deixaram pelo menos 31 mortos nos últimos dois dias.

Na sexta-feira, homens armados invadiram uma reunião de um grupo cristão em Mubi, na região de Adamawa, fronteira com Camarões, e abriram fogo, matando pelo menos 17 pessoas.

Nigéria

Depois desse incidente, os extremistas invadiram uma igreja cristã em Yola, capital de Adamawa, e abriram fogo, matando pelo menos outras oito pessoas.

A reunião de integrantes do grupo Igbo, do sul da Nigéria, tinha como objetivo discutir como transportar o corpo de um amigo morto em outro ataque na quinta-feira.

Em circunstâncias semelhantes, o ataque de quinta-feira feira ocorreu no momento em que fiéis cristãos acompanhavam a missa em Gombe. Pelo menos seis pessoas morreram.

Violência sectária

Ao longo desta madrugada, enfrentamentos entre as forças de segurança e integrantes do grupo fizeram centenas de pessoas abandonarem suas casas em Potiskum.

O grupo invadiu a cidade na sexta-feira, lançando bombas e atirando contra as instalações da polícia local. A polícia ainda não determinou o número de vítimas nos tiroteios.

Só no último ano, mais de 500 pessoas foram mortas pelo Boko Haram, que defende a implementação de uma lei islâmica no norte da Nigéria e quer a expulsão dos cristãos do seu território.

Parte do norte do país, está sob estado de emergência decretado há uma semana pelo presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, devido à violência sectária.

No Natal, os extremistas realizaram uma série de ataques a bomba que deixaram 37 mortos só em uma igreja perto do capital, Abuja.

Fonte: Correio do Brasil

800 PESSOAS SÃO REMOVIDAS POR CAUSA DO ROMPIMENTO DE UM DIQUE NA HOLANDA

A polícia e soldados da Holanda removeram 800 pessoas nesta sexta-feira de uma área do norte do país onde a água começou a vazar de um dique que está sob risco de romper-se por causa de fortes chuvas na região.

Rep/Web

A mídia informou que na madrugada desta sexta-feira teve início a remoção de emergência de moradores de quatro vilarejos na província de Groningen, após vários dias de chuvas e depois de o governo ter feito um chamado na quinta-feira para que os moradores deixassem suas casas e propriedades agrícolas nessa região.

Autoridades locais disseram que sua prioridade é levar os habitantes dos vilarejos para áreas mais seguras e que as equipes também se preparavam para retirar milhares de cabeças de gado das fazendas.

Moradores e militares colocavam sacos de areia num trecho de 400 metros do dique para ajudar a conter o vazamento. As estradas da região estavam bloqueadas.

–Nosso temor é que o dique esteja mais fraco do que parece… o risco de se romper ainda não é muito alto, mas se isso acontecer, as consequências serão enormes–, disse Yvonne van Mastrigt, uma autoridade local, à agência holandesa de notícias ANP.

O Ministério da Infraestrutura também alertou para o perigo da elevação do nível da água ao longo da costa por causa das tempestades.

Mais de metade da população da Holanda vive em áreas abaixo do nível do mar, nas quais são produzidos dois terços do PIB do país, segundo dados de uma comissão do governo em 2008.

Fonte: Correio do Brasil

POLÍCIA FEDERAL FAZ A MAIOR APREENSÃO DE CIGARROS DA HISTÓRIA

A Polícia Federal de Foz do Iguaçu fez a maior apreensão de cigarros contrabandeados da história do país. Cerca de 4 mil caixas foram encontradas em uma chácara em Santa Terezinha de Itaipu, às margens do Lago de Itaipu. 

Uma mulher, que se diz cozinheira do lugar, foi detida e encaminhada à delegacia da fronteira.

No local, que já estava sendo monitorado pela Delegacia Especializada da Polícia Marítima (Depom), estavam duas carretas com a mercadoria, uma já carregada. 

Além desses veículos, outros dois caminhões de pequeno porte, utilizados para trazer as caixas das margens do lago até a chácara, foram apreendidos. 

Foram encontrados, ainda, outros produtos contrabandeados do Paraguai, como eletrônicos, motosserras e máquinas de cortar grama falsificadas. 

Segundo o chefe do Depom, Augusto Rodrigues, a apreensão gerou um prejuízo de mais de R$ 2 milhões para os contrabandistas.

Fonte: Jornal do Brasil

ESTUDANTES DEPREDAM 20 ÔNIBUS NO PIAUÍ

Os protestos que ocorrem desde segunda-feira na capital piauiense contra o reajuste de R$ 1,90 para R$ 2,10 na passagem do transporte coletivo deixaram um ônibus incendiado, outros 20 depredados e nove estudantes detidos. Ontem e hoje foram os dias mais críticos, com bloqueios de rua e ocupação da avenida Frei Serafim, a principal via de acesso à cidade. Muitos passageiros ficaram sem ônibus, e motoristas enfrentaram congestionamento de até 40 minutos.

Os principais articuladores do movimento batizado de #contraoaumento pedem a revogação do decreto do prefeito Elmano Férrer (PTB), que autorizou o reajuste na tarifa no dia 1º de janeiro. Os estudantes protestam também contra a integração dos ônibus iniciada pela prefeitura com 42% das linhas. Com a integração, o passageiro paga R$ 2,10 e, no segundo trecho, a passagem fica a R$ 1,05. O movimento defende que a segunda passagem deve ser gratuita, a exemplo de outras capitais que adotam o sistema.

O estudante de História Leandro Oliveira, 22 anos, estava na passeata com nariz de palhaço e justificou. "Essa integração do prefeito é uma farsa e não funciona. Não somos palhaços para engolir isso", disse.

Nadja Carvalho, 24 anos, questiona a falta de paradas adequadas para a integração e critica o tempo de 1 hora estipulado pela prefeitura para o passageiro usar o sistema. "Queremos um canal de negociação com a prefeitura. Se não houver, vamos parar esta cidade como estamos fazendo até o prefeito ceder", disse.

Nesta sexta, os protestos tiveram início às 10h, quando os manifestantes saíram em passeata e bloquearam a Frei Serafim. A ação afetou 60% do tráfego na capital. Com apitaço e palavras de ordem, os manifestantes sentaram no chão e fizeram barricadas com o próprio corpo, evitando a passagem dos veículos.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, 98% da população aprova a integração. O prefeito condenou os "abusos" dos manifestantes e descartou a possibilidade de revogar o decreto.

Com a falta de ônibus, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) ameaçou multar as empresas. Nesta noite, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina negou que tenha tirado coletivos de circulação e atribuiu a carência de ônibus aos protestos, que teriam impedido o tráfego.

Ao encerrarem as atividades desta sexta, os líderes, em assembleia, decidiram manter as manifestações a partir de segunda-feira, até a prefeitura apresentar uma contraproposta.

Fonte: Jornal do Brasil

MINISTRA DO PLANEJAMENTO NEGA HAVER EXISTÊNCIA DE IRREGULARIDADES NA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS EM PERNAMBUCO

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje (6) que não houve irregularidades na utilização de créditos extraordinários para investimentos na construção de barragens em Pernambuco. A decisão de usar parte dos recursos de uma medida provisória que liberava dinheiro para ações de reparação de danos de desastres naturais partiu do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e beneficiou dois projetos de seu estado natal.

Em 2010, Pernambuco e Alagoas foram atingidos por enchentes que deixaram 46 mortos e mais de 98 mil pessoas desalojadas. Segundo Mirian Belchior, após as ações de socorro imediato às famílias atingidas, o governo pediu um estudo sobre a importância das obras para evitar que a tragédia se repetisse. O governo do estado apontou a necessidade da construção de barragens, mas não apresentou os projetos a tempo de incluir os investimentos no Orçamento de 2011.

“Quando a solução foi identificada, não tínhamos dotação específica para 2011, por isso o ministro da Integração usou a dotação de crédito extraordinário. Não há nenhuma irregularidade nisso, é dinheiro de defesa civil utilizado em uma obra de defesa civil”, justificou a ministra, em entrevista à Agência Brasil. Míriam está de férias no Guarujá (SP).

O conjunto de barragens nos rios Una e Sirinhaem vai beneficiar Pernambuco e Alagoas e estão sendo construídas no estado natal do ministro da Integração por questões técnicas, segundo Miriam Belchior. “Não adiantaria fazer as barragens em Alagoas, estão sendo feitas em Pernambuco porque precisam estar mais acima, perto da nascente dos rios”, disse. “São obras que vão solucionar situação em dois estados críticos”, completou.

A ministra disse ainda que a construção de barragens está dentro da nova lógica de investimentos em defesa civil determinada pela presidenta Dilma Rousseff, de priorizar financiamento de ações de prevenção de desastres, o que também inclui drenagem de rios e contenção de encostas.

Desde o começo de 2012, a Região Sudeste enfrenta problemas com chuvas intensas, que atingem principalmente o estado de Minas Gerais, onde 2 milhões de pessoas já foram afetadas, quase dez mil estão desalojadas e 512 desabrigadas. Pelo menos oito pessoas morreram.

Fonte: Agência Brasil

OBAMA PEDE QUE EMPRESAS DOS EUA GEREM EMPREGOS NO PAÍS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu início a um esforço para encorajar as empresas de seu país a manter os empregos em casa ao invés de criá-los no exterior, apresentando um tema de ano eleitoral com o objetivo de agradar a classe média.

Em seu discurso semanal em rádio e vídeo, Obama fez uma prévia do evento que ele realizará na semana que vem com executivos para destacar as vantagens de investir nos EUA.

"Nós ouviremos líderes empresariais que estão trazendo empregos de volta para casa e veremos como nós podemos ajudar outras empresas a seguir esse exemplo", afirmou Obama.

O fórum da Casa Branca sobre "Internalização dos Empregos Americanos" será realizado na quarta-feira. Executivos de mais de uma dúzia de empresas participarão do evento, inclusive a fabricante de cadeados Master Lock, a companhia de móveis Lincolnton Furniture, a desenvolvedora de software GalaxE Solutions e a companhia química DuPont.

A ênfase em manter os empregos nos EUA está em linha com a mensagem econômica populista cunhada por Obama, que pode se dar bem com os sindicalistas, de cujo apoio o presidente democrata precisará para vencer a reeleição em novembro.

A Casa Branca vê uma tendência cada vez maior de empresas decidindo "internalizar" empregos e investir em fábricas nos EUA, de acordo com uma autoridade do governo, e quer encorajar mais empresas a seguir essa tendência.

A prática de empresas norte-americanas transferirem empregos para outros países, como Índia e China, onde a mão de obra é mais barata, é fonte de preocupação para os trabalhadores dos EUA.

O assunto tem forte apelo para Estados industriais do Meio-Oeste, como Ohio e Michigan, que foram golpeados com força não só pela crise econômica de 2007 a 2009, mas também pelos anos de contração do emprego no setor manufatureiro. Muitos destes Estados são campos de batalha vitais para as esperanças de reeleição de Obama.

A Casa Branca foi motivada pelos dados de geração de postos de trabalho em dezembro, divulgado na sexta-feira, que mostrou uma queda na taxa de desemprego para 8,5 por cento - o menor nível em quase três anos.

"Estamos caminhando na direção certa. E não vamos desistir", disse Obama.

Fonte: Reuters

GOVERNO CHINÊS REAGE AS PRETENSÕES ARMAMENTISTAS AMERICANAS NA ÁSIA

A mídia estatal da China reagiu nesta sexta-feira ao anúncio de que a Defesa dos EUA aumentará sua presença na Ásia e no Pacífico advertindo Washington a "não tentar demonstrar sua força" na região.


O alerta foi feito um dia depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, ter anunciado cortes no orçamento do Pentágono que preveem - além de um corte drástico no tamanho das Forças Armadas - um redirecionamento na política de defesa dos EUA, incluindo o fortalecimento da presença militar do país na região da Ásia e do Pacífico.

Em editorial publicado nesta sexta-feira, a agência de notícias oficial Xinhua disse que a decisão de Obama pode aumentar a estabilidade e a prosperidade da região. Mas advertiu que o "militarismo americano" pode pôr em risco a paz.

'Ambiente pacífico'

A Xinhua afirmou ainda que uma presença maior dos EUA na região pode ajudar a China a garantir o "ambiente pacífico" que Pequim precisa para continuar com seu desenvolvimento econômico.

Mas acrescentou: "Ao aumentar sua presença militar na Ásia e no Pacífico, os EUA não devem tentar demonstrar sua força, já que isso não ajudará a resolver disputas regionais", afirmou a Xinhua. "Se os EUA aplicarem de forma indiscriminada seu militarismo na região, será como ter um touro em uma loja de cristais, e isso porá em risco a paz em vez de aumentar a estabilidade regional".

Segundo o analista de Ásia da BBC Charles Scanlon, a decisão americana de focar na Ásia não deve ter pego os líderes chineses de surpresa. Entretanto, para muitos em Pequim, a medida poderia parecer uma estratégia de contenção, com objetivo de coibir o crescimento da China.

O governo chinês não comentou o anúncio de Obama ainda de forma oficial.

No entanto, o jornal do Partido Comunista chinês "Global Times" disse que Washington não pode impedir a ascensão da China, e pediu que Pequim desenvolva armas de mais longo alcance, para deter a Marinha americana.

Fonte: BBC Brasil

NA COSTA RICA AUTORIDADES ENCONTRAM QUASE UMA TONELADA DE COCAÍNA

As autoridades da Costa Rica encontraram nesta sexta-feira em uma praia do país uma carga de cocaína de quase uma tonelada, o que representa o segundo maior confisco de droga do ano.

O Organismo de Investigação Judicial (OIJ) informou em comunicado que a carga foi encontrada na Praia Marisol de Parrita, na província de Puntarenas, 100 quilômetros ao sul de San José.

Segundo o OIJ, a droga estava enterrada e foi localizada graças a denúncias anônimas de moradores da área que viram a droga ser descarregada de uma lancha na praia, cujo paradeiro é desconhecido.

O ministro da Segurança da Costa Rica, Mario Zamora, destacou que este é o segundo grande golpe das autoridades costa-riquenhas ao narcotráfico, pois na quarta-feira passada confiscaram 360 quilos de cocaína que estavam escondidos entre o lixo transportado por um caminhão perto da fronteira com a Nicarágua.

No ano passado, as autoridades costa-riquenhas confiscaram 7,2 toneladas de cocaína em sua rota desde América do Sul rumo ao México e aos Estados Unidos, segundo números oficiais.

Fonte: Folha

JOVEM GUATEMALTECO TENTA RESSUSCITAR A MÃE

Um guatemalteco, que segundo as autoridades apresentava sinais de perturbação, profanou nesta sexta-feira o túmulo de sua mãe falecida há três anos, para "ressuscitá-la" por meio de "poderes" sobrenaturais outorgados por Deus, informou hoje a imprensa local.

O homem, identificado como Jonás Tun Gómez, garantiu que Deus lhe ordenou "que provasse ao mundo" sua existência, por meio de "homens vestidos de roxo" que o perseguiam e lhe asseguravam que "tinha poderes" para devolver a vida à sua mãe.

O fato ocorreu no cemitério de Asintal, no departamento de Retalhuleu, cerca de 270 quilômetros ao sul da capital, onde o indivíduo tirou do túmulo os restos de sua mãe e tentou incendiá-los.

Segundo jornais locais, testemunhas alertaram agentes da Polícia Civil, que impediram que Gómez consumasse seus planos e o prenderam em seguida.

Um juiz da região ordenou que o detido seja submetido a testes psiquiátricos para determinar sua suposta perturbação.

Fonte: Folha

AMERICANA DEPORTADA PARA A COLÔMBIA POR ERRO ABSURDO DA JUSTIÇA AMERICANA RETORNA AOS ESTADOS UNIDOS

A adolescente americana Jakadrien Turner aterrissou nesta sexta-feira em Dallas procedente da Colômbia, após ser deportada por erro de um juiz dos Estados Unidos ao país andino em meados de 2011, informou a rede CNN.

A mãe de Jakadrien, que não falava com a jovem desde 2010, assegurou nesta sexta que "tirou um grande peso do peito" com a localização de sua filha.

A adolescente partiu de Bogotá na manhã desta sexta, após ser entregue às autoridades consulares americanas por funcionários do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) e da Chancelaria colombiana.

Apesar do retorno de Jakadrien aos EUA, ainda é preciso esclarecer muitos pontos obscuros sobre a deportação da jovem, que não fala espanhol, por parte das autoridades americanas que a tomaram por uma cidadã colombiana.

Jakadrien, de 15 anos de idade, segundo seus familiares, e que de acordo com a imprensa colombiana está grávida, chegou a Bogotá em 23 de maio de 2011.

Segundo a imprensa americana, depois do desaparecimento da jovem, em 2010, alguns parentes descobriram através do Facebook que Jakadrien estava na Colômbia e encontraram fotos em que ela aparecia fumando maconha na companhia de vários homens.

Um comunicado da Chancelaria colombiana divulgado nesta quinta-feira detalhou que a jovem "chegou ao país depois de um juiz de imigração americano ter ordenado sua deportação após cometer um delito, argumentando que era uma cidadã colombiana maior de idade que se encontrava ilegalmente nos EUA".

Por sua vez, o Escritório de Imigração e Alfândega americano (ICE, na sigla em inglês) mantém que a jovem foi detida por roubo em Houston e então foi assegurado que se tratava de uma adulta de nacionalidade colombiana, pelo que foi entregue a um juiz de imigração que decretou sua saída do país.

Fonte: Folha