quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

POLÍCIA CIVIL PRENDE ANIZ BRAÃO DAVID, PATRONO DA BEIJA-FLOR


Policiais da Corregedoria da Polícia Civil prenderam, na manhã de hoje, em Copacabana, zona sul do Rio, Aniz Abraão David, o Anísio, patrono da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Segundo a assessoria da Polícia Civil, Anísio foi detido em frente a um laboratório médico na Nossa Senhora de Copacabana com Hilário de Gouveia.

De acordo com investigações da Polícia Civil, Anísio seria o dono dos pontos de jogo do bicho na Baixada Fluminense. Ele estava desaparecido desde dezembro quando foi deflagrada a operação Dedo de Deus. A investigação apurou que os bicheiros modificavam os resultados do jogo para prejudicar os apostadores.

Dias depois da operação, Anísio havia obtido um habeas corpus para responder o processo em liberdade. Essa liminar foi cassada pelo Tribunal de Justiça do Rio permitindo a prisão dele.

A operação Dedo de Deus foi deflagrada em dezembro e prendeu, na ocasião, 44 pessoas envolvidas com o jogo do bicho no Rio. Na ocasião, foram apreendidos cerca de R$ 500 mil em dinheiro, sendo R$ 115 mil no barracão da escola de samba Beija-Flor --vencedora do último Carnaval.

Ana Carolina Fernandes - 13.abr.07/Folhapress
Aniz Abraão David (à dir.), patrono da escola de samba Beija-Flor, é levado por policiais após sua prisão no Rio
Aniz Abraão David (à dir.), patrono da escola de samba Beija-Flor, é levado por policiais após sua prisão no Rio


Fonte: Folha

NASA ENCONTRA PLANETA COM DOIS SÓIS


Quando George Lucas instalou Luke Skywalker --protagonista do seu "Guerra nas Estrelas" -- em um planeta que orbitava dois sóis, esse tipo de mundo parecia confinado à ficção. Mais de 30 anos depois, cientistas já provaram que planetas assim são reais e, agora, propõem que eles sejam até comuns.

Ilustração de Lior Taylor
O Kepler-35b orbita uma dupla de estrelas um pouco menor que o nosso Sol; veja outros exoplanetas
O Kepler-35b orbita uma dupla de estrelas um pouco menor que o nosso Sol; veja outros exoplanetas

O telescópio espacial Kepler, da Nasa (agência espacial dos EUA), descobriu dois novos planetas que, como o ficcional Tatooine, orbitam duas estrelas. E eles nem ficam em uma galáxia muito distante.

Batizados de Kepler-34b e Kepler-35b, ambos estão bem aqui, na nossa Via Láctea, na constelação de Cisne.

Os dois são gigantes gasosos (mais ou menos do tamanho de Saturno).

O Kepler-34b orbita suas duas estrelas a cada 289 dias. As estrelas, por sua vez, orbitam uma a outra a cada 28 dias. Já o Kepler-35b orbita uma dupla de estrelas um pouco menor que o nosso Sol a cada 131 dias, elas orbitam uma a outra a cada 21 dias.

Em setembro de 2011, também usando o Kepler, astrônomos descobriram o primeiro planeta do tipo, batizado de Kepler-16b.

Embora o número total de planetas desse tipo conhecidos seja de apenas três, os cientistas já propõem que, dada as características de seus sistemas, eles podem ser muito comuns no Universo. Com milhares de outros existindo por aí.

Alguns, inclusive, na chamada zona habitável --região onde a temperatura permite a existência de água líquida. Os dois novos planetas, porém, são provavelmente quentes demais para isso.

Planetas que orbitam duas estrelas têm uma grande variação na quantidade de energia recebida, o que pode levar a grandes mudanças climáticas na superfície.

"Seria como circular por todas as quatro estações várias vezes por ano, o que provoca variações enormes de temperatura", explicou nesta quarta-feira William Welsh, da Universidade Estadual de San Diego, na apresentação da descoberta na reunião da Sociedade Astronômica Americana, no Texas.

Fonte: Folha

PINTOR BRASILEIRO ANTONIO VERONESE CRITICA O LIXO TELEVISIVO DA GLOBO E DE "O GLOBO"

NO PIAUÍ É ASSIM: PM FAZ ARRASTÃO CONTRA ESTUDANTES


Os estudantes voltaram a protestar na tarde de ontem contra o aumento da passagem e da forma como foi implantado o sistema de integração, desta vez em número menor no primeiro momento fizeram um protesto pacífico, inclusive indo à Prefeitura, mas no final da tarde ao retornar para Avenida Frei Serafim foram surpreendidos por um batalhão de onde aconteceu um novo confronto. Várias pessoas foram detidas. A PM usou 250 homens e disparou bala de borrachas e bombas de efeitos lacrimogêneos.


"Tentamos negociar, não fomos ouvidos e usamos a tropa da PM, como eles não tem equipamento de proteção, tivemos que entrar a tropa de choque que fez o uso mínimo da força", disse o Tenente Coronel Marcio.

 

As palavras da autoridade policial são contraditórias, pois os manifestantes não fizeram uso do vandalismo, como foi constatado inclusive por populares que encararam como covardia a atitude. E a polícia não fez uso mínimo da força, usou bombas de efeito moral, bala de borracha, a cavalaria, arrastou manifestantes pelas ruas depois de espancá-los. Mais de 20 pessoas foram detidas.


No primeiro momento os estudantes marcharam até o Palácio Municipal na tentativa serem recebidos pelo prefeito, mas encontraram a PMT de portas fechadas, contaram apenas com a recepção da Polícia Militar. Ontem os estudantes optaram por não interditar as avenidas como vinha acontecendo nos últimos dias. 

O estudante de direito da UFPI e um dos líderes do movimento estudantil Deolindo Moura justificou o menor número de estudantes a grande repressão que os manifestantes sofreram nos últimos dias. "


Os manifestantes ontem reunidos afirmavam que a Prefeitura e os empresários estão mantendo pessoas infiltradas dentro do movimento para incitar os protestos e promover as depredações, no sentido de acabar o movimento dos estudantes, mas afirmam que as manifestações não vão parar e que a polícia é responsável em punir que está promovendo os atos de vandalismo. 

Hoje os estudantes voltam a se reunir para protestar,mas afirmam que se o Prefeito não receber a comissão, amanhã as manifestações serão intensificadas. A Câmara Municipal está tentando uma audiência com o prefeito para tentar uma negociação, mas até a tarde de ontem ainda não tinha conseguido, como afirmou o presidente da Câmara, Edvaldo Marques.

Ontem a Polícia Civil do Piauí divulgou para imprensa o relatório das atividades realizadas pela Polícia Judiciária nos seis dias de protesto.Segundo o relatório da polícia, foram instaurados 2 inquéritos policiais, 2 boletins circunstanciados de ocorrências, 1 auto de apreensão e 1 Termo Circunstanciado de Ocorrência, também foram realizadas 10 prisões.

No relatório parcial, a Polícia Civil específica o que foi feito durante cada dia de manifestação. Na quarta-feira (4): Foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e três prisões. Já na quinta-feira (5): Foi instaurado um Inquérito Policial em Aberto para apurar um incêndio doloso e um menor foi apreendido.

Na segunda-feira (9): Registrado um auto de prisão em flagrante por dano qualificado; assinado um Boletim Circunstanciado de Ocorrência (BCO); cinco pessoas presas e dois menores apreendidos.

Ontem, o Portal da Clube publicou uma matéria sobre a presença de uma pessoa ligada aos empresários do sistema de transporte infiltrada no movimento. Diz a reportagem que o acusado não era PM, nem policial civil, nem segurança particular e muito menos estudante. 

O homem que foi detectado como infiltrado por manifestantes na última quinta-feira (5), é Joesley Campelo, primo do presidente do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (Setut), Herbert Miura. 

Joesley Campelo, acusado pelos manifestantes de agredir um menor no quarto dia de manifestação, faz parte da terceira geração da Família Campelo que se dedica ao ramo de transportes de passageiros no Piauí. Ele chegou a ser detido pela Polícia Militar na quinta-feira, mas, como não foi formalmente acusado de nenhum crime, escapou ileso de qualquer punição por parte das autoridades policiais. A reportagem do jornal DIÁRIO DO POVO ouviu a Assessoria de Imprensa do Setut, e foi informada que se trata de um caso isolado, se realmente estiver acontecendo isso como vem se comentando nos portais e redes sociais sobre o assunto.
Fonte: Diário do Povo

RIO SERÁ A PRIMEIRA CIDADE A ADOTAR PLANO FEDERAL CONTRA O CRACK

"Usuário de crack não é problema de polícia. É um problema de saúde e assistência", diz a delegada Valeria de Aragão Sádio, de 35 anos, a nova titular da Delegacia de Combate às Drogas do Rio.

Valeria participou de todas as 63 operações realizadas em cracolândias do Rio desde março de 2011, quando assumiu a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. As ações, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Polícia Militar, resultaram no recolhimento de 3.195 pessoas. Desse total, 475 eram crianças ou adolescentes e 104 foram internadas de maneira involuntária.

"Eles não são retirados de suas casas. São retirados das ruas, quando não há parentes por perto e depois que uma equipe médica avalia o grau de dependência química. Não é uma decisão da delegada ou do secretário", diz Valeria. Ela afirma que em nenhuma das operações houve tiro. "Nem de borracha."

No dia 10 de agosto, em uma operação, a delegada se feriu com a agulha de um usuário e precisou tomar coquetel antiaids. "No dia seguinte, estava em outra operação - mesmo vomitando, porque esse coquetel é barra-pesada. Só vou ter alta em fevereiro. Quem trabalha com usuário de crack está sujeito a isso. Ser xingado, agredido, se ferir. Tem de ser vocacionado. É um tema pelo qual me apaixonei."

Antes mesmo de assumir o novo gabinete, ela participou de duas reuniões com representantes do governo federal para dar início no Estado ao Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack, anunciado em dezembro pela presidente Dilma Rousseff.

Para a delegada, o Rio foi escolhido como piloto do programa "não só pela ambiência política favorável". "Há a afinidade entre os governos, mas também por estarmos combatendo seriamente o crack, já fazendo coisas que o plano prevê, como a integração entre órgãos de esferas distintas e a questão do abrigamento involuntário para tratamento."

No dia 28 de dezembro, equipes do governo federal acompanharam uma operação. "Ninguém gostaria que fosse involuntária (a internação), mas em alguns casos não tem jeito."

Questionada sobre a atuação da PM em São Paulo, a delegada desconversa. Segundo ela, já estão em curso no Rio ações de inteligência e articulações entre as Polícias Civil e Federal. Também teve início a seleção de profissionais de saúde e o levantamento das estruturas disponíveis para abrigar usuários e cursos de capacitação.

O plano nacional prevê três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. "A polícia vai atuar no eixo da autoridade, sempre com ações articuladas. É bom não ir sozinho, porque um órgão cuida do outro para que não haja nenhum prejuízo aos direitos humanos", diz a policial.

Fonte: Estadão

FIFA VAI INVESTIGAR DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA CBF

A Fifa investiga a manipulação de resultados no futebol e admite que vai apurar as denúncias feitas pelo ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, que acusa o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, de corrupção.
Sérgio Neves/AE - 04/09/2011
O esforço faz parte de uma operação mundial que tem o objetivo de lutar contra o crime organizado e apostas ilegais que, segundo os especialistas da entidade, movimentam US$ 500 bilhões (R$ 925 bilhões) por ano, valor superior ao PIB de muitos países. Há poucos dias, em entrevista à Rádio Jovem Pan, além de acusar o chefe dos árbitros da CBF, Fonseca insinuou que teria recebido ordens para beneficiar o Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2010. "Estamos interessados em saber mais sobre essa denúncia", indicou o chefe de segurança da Fifa, Chris Eaton.

Segundo ele, juízes têm sido alvo de organizações criminosas em todo o mundo. A Fifa mandou nesta semana um de seus agentes ao Brasil. Confirma também que investigações conduzidas na Itália e na Argentina apontam para o envolvimento de apostas ilegais no Brasil, além de outros crimes que envolvem jogadores e árbitros. As informações se referem a jogos da Segunda Divisão dos campeonatos nacionais e locais. Mas a entidade admite que conta com suspeitas sobre jogos na Série A.

Para os especialistas em segurança da Fifa, não há dúvidas de que grupos criminosos estariam operando na rica do Sul, entre eles asiáticos envolvidos em apostas ilegais. Uma das provas seria o documento escrito a mão por um dos criminosos, já preso, o qual mostra que, em outubro de 2010, um amistoso entre Bolívia e Venezuela foi manipulado. Mas as investigações no Brasil também estariam ganhando proporções importantes, principalmente diante da Copa do Mundo. "Há muito dinheiro no futebol e os criminosos querem esse dinheiro", disse Eaton, que montou escritórios na Colômbia, Jordânia e Indonésia. 

CRIME 

Documentos revelados ontem pela Fifa escancaram o tamanho da infiltração do crime organizado no futebol mundial. Os contratos publicados incluem entendimentos entre criminosos e federações nacionais que estabelecem jogos com resultados acertados para manipular apostas mundiais. "O crime organizado desembarcou com força no futebol", disse Eaton.

Em contrato revelado pela Fifa, a empresa Footy Media, com sede em Londres, fechou acordo com uma federação nacional para a organização de amistosos com resultados já combinados. No contrato era estabelecido que "não haveria cobertura de televisão" justamente para que se evitasse polêmicas.

Pelos acordos, os criminosos estabelecem até número de gols numa partida e deixam claro aos presidentes de federações que receberiam parte dos lucros. Em uma das mensagens interceptadas, a empresa do criminoso Perumal Wilson garantia que pagaria US$ 10 mil (R$ 18,5 mil) aos cartolas locais para facilitar a realização de um jogo. Em outro e-mail, de 2008, US$ 100 mil (R$ 185 mil) seriam dados para um clube em troca de acordo sobre o placar de uma partida da Liga dos Campeões da África. "Queremos dois gols em cada metade do jogo e vocês podem fazer mais um depois do quarto gol", dizia o texto com as instruções.

Na mesma mensagem, o criminoso afirma que poderia influenciar outras partidas da Liga dos Campeões, garantindo a classificação do time em negociação para a próxima fase, prometendo mais US$ 500 mil (R$ 925 mil). O mesmo Wilson chegou a fechar acordos com federações, fornecendo árbitros para garantir resultados em amistosos. Já na prisão, onde cumpre pena de dois anos, Perumal escreveu a punho seu testemunho e admite que chegou a controlar uma liga nacional mais que a federação local.

Mas insiste que foi sua atuação que fez melhorar a situação dos jogadores que viviam na pobreza. Ele compara abertamente jogadores e cartolas corruptos a "prostitutas que vão com quem paga mais". Em outro documento obtido pela Justiça da Finlândia, o criminoso alerta que federações nacionais estão "quebradas" e ávidas por receber dinheiro, mesmo que seja sujo.

PROTEÇÃO

Mas o próprio criminoso alerta: "Eu sou peixe pequeno. Existem peixes muito maiores no mercado". Enquanto a Fifa insiste que o problema no futebol está nas casas de apostas ilegais espalhadas pelo mundo, críticos apontam que o maior problema está dentro da própria casa do futebol. A entidade não divulga o nome das associações nacionais envolvidas nos acordos com os grupos criminosos e nem cogita punições aos cartolas. As cartas e e-mails revelam que tais criminosos atuaram com o apoio dos dirigentes de federações. Jogadores e árbitros que teriam sido alvo de subornos admitem não ter a quem recorrer, uma vez que os próprios dirigentes estariam envolvidos.

SEM MORAL 

Wilson chega a alertar que, se a própria Fifa está atolada em escândalos de corrupção nas mais altas esferas, o problema não está apenas na base do esporte. Para 2012, a Fifa promete criar um disque-denúncia e um serviço de proteção a quem denunciar a corrupção ou apostas ilegais pelo mundo. "Será por meio de jogadores que vamos desmascarar criminosos", completou Eaton.

Fonte: Estadão

DÉFICIT COMERCIAL BRITÂNICO AUMENTOU ACIMA DO ESPERADO EM NOVEMBRO

O deficit comercial do Reino Unido aumentou mais que o esperado em novembro, revertendo a redução recorde do mês anterior, com as exportações em baixa e as importações de petróleo e produtos químicos subindo a máximas históricas, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

A ONS, a agência de estatísticas britânica, informou que o deficit comercial cresceu para 8,644 bilhões de libras em novembro. Esperava-se um saldo negativo de 8,3 bilhões, contra 7,868 bilhões em outubro.

A ONS disse que o aumento foi induzido por exportações menores para países fora da União Europeia e pela importação recorde de químicos.

O deficit britânico com países fora da UE cresceu para 5,021 bilhões de libras em novembro, contra 4,556 bilhões em outubro, em linha com as previsões.

A importação de produtos químicos, inclusive de produtos médicos, subiu 12% no mês, para 4,5 bilhões de libras --o maior valor desde janeiro de 1998.

Já a importação de petróleo aumentou para 4,652 bilhões de libras, outro recorde de alta, embora a balança comercial de petróleo tenha encolhido por conta do aumento das exportações.

Os dados mensais de comércio tendem a ser voláteis, mas os números reforçam a percepção de que a economia britânica está encontrando dificuldade para crescer, podendo até entrar em recessão.

Uma pesquisa nesta semana mostrou que as vendas de exportação das manufatureiras britânicas tiveram a menor expansão desde o fim de 2009, quando o Reino Unido saiu da recessão.

Fonte: Folha

MÁFIA MOVIMENTA 140 BILHÕES DE EUROS E É O MAIOR AGENTE ECONÔMICO DA ITÁLIA

A máfia italiana foi considerada por um estudo publicado na Itália como o "maior agente econômico do país", movendo cerca de 140 bilhões de euros (cerca de R$ 328 bilhões) por ano. De acordo com o relatório As mãos da criminalidade, da organização Sos Impresa, a máfia é "o primeiro banco da Itália, com 65 bilhões de euros [cerca de R$ 1,5 trilhão] de liquidez". Seu lucro, segundo o documento, supera as centenas de bilhões de euros.

máfia
Apenas as atividades comerciais envolvendo a máfia italiana são responsáveis por 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Entre os empreendimentos ligados à máfia italiana estão principalmente bares e restaurantes, mercados, vendedores ambulantes e inclusive hotéis.

Segundo o presidente da Confesercenti, entidade que representa o empresariado italiano, Marco Venturi, "mais de um milhão de empresários são vítimas de algum crime", o que representa um quinto dos empreendedores em atividade na Itália.

Ele avalia que mais de 1.300 negócios comerciais sofram algum golpe da máfia por dia, "praticamente 50 a cada hora, quase um crime por minuto", detalhou.

Venturi ainda observou que, em um momento de crise, a máfia "é o único sujeito econômico-empreendedor em grau de fazer investimentos".

Fonte: Correio do Brasil

BRASIL VAI REGULARIZAR A SITUAÇÃO DE CERCA DE 4 MIL HAITIANOS

O governo brasileiro vai regularizar a situação de cerca de 4 mil haitianos que entraram no Brasil fugindo da situação econômica do país, arrasado por um terremoto em 2010. Cerca de 1,6 mil já receberam vistos de trabalho e os demais terão a situação regularizada nos próximos dias.

O anúncio foi feito hoje (10) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, depois de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, e os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e da Casa Civil, Gleisi Hoffman, no Palácio do Planalto.

A regularização vai valer para os haitianos que já estão no Brasil. Na quinta-feira (12), o governo vai propor ao Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho, uma resolução para aumentar o controle sobre a entrada de haitianos no país. A regra vai restringir a emissão de vistos condicionados a haitianos ao máximo de 100 por mês, e que só poderão ser requeridos diretamente na Embaixada do Brasil no Haiti, na capital, Porto Príncipe.

Os vistos permitirão a permanência no Brasil por cinco anos para quem vier ao país para atividade de trabalho regular, informou Cardozo. “Aqueles que entrarem depois estarão em situação irregular e, como qualquer outro estrangeiro nessa situação, serão notificados e extraditados”, disse o ministro. Se aprovada, a resolução começa a valer ainda nesta semana.

O governo também decidiu que os haitianos não poderão entrar no país na condição de refugiados políticos, por decisão do Conselho Nacional para os Refugiados (Conare), que havia negado os pedidos de entrada no país nessa condição. “O Conare entendeu que não é caso de refúgio político e sim de vulnerabilidade econômica”.

O controle das fronteiras também será reforçado, em parceria com os governos do Peru, Equador e da Bolívia. Segundo Cardozo, a ideia é atacar rotas de imigração ilegal de haitianos e coibir a ação dos chamados coiotes, aliciadores de pessoas.

No Brasil, os haitianos estão concentrados nas cidades de Brasileia, no Acre, e Tabatinga, no Amazonas. Os governos estaduais têm reclamado do caos social provocado pela imigração nas cidades. Cardozo disse que o governo federal vai dar apoio aos governos estaduais na assistência aos estrangeiros.

“O governo federal não ficará indiferente e dará atendimento social aos haitianos. Temos que reconhecer a situação econômica dessas pessoas. Vamos dar apoio aos governos dos estados do Acre e Amazonas, para que possamos, por meio dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e do Trabalho garantir atendimento a essas pessoas”.

Hoje, o governo do Peru começou a exigir visto de haitianos que queiram entrar no país, para conter a imigração.

Fonte: Agência Brasil

ESTUDO DO IPEA APONTA QUE NORTE E NORDESTE TÊM MENOS MÉDICOS DO SUS

A média de médicos por mil habitantes que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS) é 3,1 nas regiões Norte e Nordeste, 1,9 no Sul e 2,4 no Sudeste, indicou a pesquisa o Estado no Brasil, que analisa a atuação do Estado em diversas áreas, divulgada hoje (5), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo a pesquisa os dados permitem concluir que os profissionais mais bem qualificados estão concentrados nas regiões mais desenvolvidas economicamente.

De acordo com o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, a desigualdade na saúde ocorre porque os equipamentos e a presença dos profissionais é diferenciada. “O Estado tem uma atuação bastante complexa do ponto de vista de um país continental e com uma população que é a quinta do mundo. Essa complexidade é maior pelo fato de termos um sistema único de saúde especialmente na atuação pública fazendo com que todo o país seja atendido embora as regiões mais ricas sejam aquelas que possuem melhores equipamentos e maior presença de profissionais, quando os estados mais pobres não têm o mesmo padrão de intervenção”.

Na área da educação o estudo mostrou que a taxa de frequência permanente no ensino fundamental é maior em Mato Grosso do Sul (94,4%), no Ceará (93,5%) e em São Paulo (93,4%) e mais baixa no Pará (87,2%), Sergipe (87,3%) e em Pernambuco (87,6%). Segundo Pochmann, o resultado mostra que o acesso à presença na escola não é universalizado no país.

No caso do ensino médio, o Distrito Federal tem maior permanência com 68,8 % da população na escola, seguido por Goiás (64,1%) e Mato Grosso (60,9%). No outro extremo aparecem Roraima (31,6%), Acre (33,3%) e Amazonas (34,4%). O resultado é 2,2 vezes de diferença entre um extremo e outro. “A taxa de frequência do ensino médio é inaceitável. O Brasil precisa universalizar não apenas o ensino fundamental, mas também o médio, pois eles são requisitos básicos da sociedade de conhecimento e construção”.

A pesquisa também analisou a presença dos bancos públicos nas regiões. Quando se fala em número de agências bancárias por mil habitantes o resultado é que há 5,3 agências no Sul, 3,9 no Centro-Oeste, 3,7 no Sudeste, 2,8 no Nordeste, e 2,6 no Norte. Quanto a cobertura bancária é medida por número de cidades em cada região, o Centro-Oeste tem a maior cobertura com 66% dos municípios atendidos, o Sudeste tem 60,2%, o Sul 56,8%, o Nordeste 39,4% e o Norte 38,3%.

Na área de segurança pública, a polícia civil está presente em 82,4% dos municípios brasileiros, o número de delegacias no país é de 4.660. O Nordeste é a região que concentra o maior número de delegacias (1.794), seguido do Sudeste com 1.668, do Sul com 1.188, do Centro-Oeste com 466 e do Norte com 449.

Fonte: Agência Brasil

ESTADOS UNIDOS ABREM SEU MERCADO PARA A CARNE SUÍNA BRASILEIRA

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou na tarde de hoje (10) a abertura do mercado norte-americano para a carne suína brasileira. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda, na sigla em inglês) reconheceu a equivalência do serviço brasileiro de inspeção de carne suína e autorizou a habilitação de matadouros-frigoríficos de Santa Catarina para exportação de carne suína in natura para o país.

“Isso [abertura do mercado norte-americano] para a economia é extraordinário. Agora vem Japão e Coréia”, disse o ministro por telefone ao governador Raimundo Colombo (PSD), de Santa Catarina, único estado reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem necessidade de vacinação e que concentra grande parte da produção nacional de suínos. “O embargo da Rússia nos atrapalhou muito. Agora estabelecemos um outro patamar”, complementou logo depois a jornalistas recebidos em seu gabinete.

Para os estados livres de aftosa com vacinação, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos autorizou a habilitação de unidades para exportação de carne suína cozida e processada, desde que a industrialização ocorra em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e habilitados como produtores de matéria-prima. Nos demais estados, o Ministério da Agricultura (Mapa) ainda fará uma supervisão nas plantas.

Na próxima semana sairá uma lista oficial com seis plantas, de três empresas, localizadas em Santa Catarina, que estarão habilitadas a começar a vender para os Estados Unidos. Mendes Ribeiro disse que elas já foram selecionadas e receberão um comunicado ainda esta semana.

Apesar de importarem grande quantidade de carne suína, os Estados Unidos também exportam, o que pode dificultar aos produtores brasileiros conseguir exportar grandes volumes para o país. No entanto, o reconhecimento norte-americano pode ajudar a derrubar barreiras nas negociações, que já duram anos, com dois dos maiores importadores mundiais de carne suína: o Japão e a Coréia, mercados de mais de US$ 1 bilhão em importações do produto.

“Os Estados Unidos permitiram que nós escolhêssemos as plantas frigoríficas. Não tem limite de indústrias. Podemos indicar quantas atenderem os requisitos. É um voto de confiança”, disse Luiz Carlos Oliveira, diretor do Departamento Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

O Ministério da Agricultura informou que a principal preocupação dos Estados Unidos dizia respeito à falta de fiscais federais agropecuários nos estabelecimentos habilitados, mas a pasta já se comprometeu a atender a exigência.

Fonte: Agência Brasil

CIENTISTA NUCLEAR IRANIANO MORRE EM EXPLOSÃO EM TEERÃ

A agência semi-oficial Fars noticiou que um homem em uma moto colocou uma bomba no carro de Mostafa Ahmadi Roshan, um professor universitário que também trabalha na usina de enriquecimento de urânio de Natanz.

Este seria o quarto ataque contra um cientista nuclear iraniano nos últimos dois anos. Dois dos ataques anteriores teriam sido realizados da mesma maneira, com motoqueiros colocando as bombas em carros.

Autoridades iranianas culparam os Estados Unidos e a inteligência de Israel.

O Irã vive um momento de tensão com o Ocidente, que impôs sanções contra o país devido a seu programa nuclear.

Fonte: BBC Brasil